A educação especial surgiu com muitas
lutas, organizações e leis favoráveis aos deficientes e a educação inclusiva
começou a ganhar força a partir da Declaração de Salamanca (1994), a partir da
aprovação da constituição de 1988 e da LDB 1996.
Historicamente, a educação especial tem
sido considerada como educação de pessoas com deficiência, seja ela mental,
auditiva, visual, motora, física múltipla ou decorrente de distúrbios evasivos
do desenvolvimento, além das pessoas superdotadas que também têm integrado o
alunado da educação especial.
A educação especial está contida nos textos
da lei 4024/61 e da 5692/71, hoje substituída pela nova lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional, lei 9394/96.
A educação dá-se em qualquer lugar, na
família, nas indústrias, escolas, instituições esportivas, hospitais, em todos
os cantos do mundo. Nesta perspectiva Freire(1999, p. 25) afirma que: “ensinar
não é transmitir conhecimento, mas criar as possibilidades para sua produção ou
a sua construção”. Nesse sentido deve-se entender a educação como um progresso
dinâmico e flexível, que possibilite ao ser humano interagir diretamente com a
sociedade, desenvolver suas potencialidades, decidir sobre seus objetos e ações
A evolução jurídica que assegura a inclusão
social das pessoas co deficiência na sociedade e na escola em particular é
incontestável, entretanto ainda há aspectos a serem superados no ambiente
escolar. Comente tais aspectos considerando as perspectivas formativas dos
educdores, o comprometimento da direção escolar e a vontade política em cumprir
com as leis existentes.
Formulário
em anexo. Número de linhas livre.
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