ATENÇÃO
TENHO ESSE TRABALHO POR UM PREÇO LEGAL E UM PRAZO BACANA
PAGUE APÓS RECEBER O TRABALHO
SLIDE GRÁTIS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Temática Interdisciplinar: Empresa – “Doces Sensações”
Curso Administração Semestre: 7º e 8º
Disciplinas
integradoras
Diagnóstico e Intervenção Empresarial; Simulação
Empresarial; Sistemas de Informação Gerencial; Estratégia
Empresarial; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II.
Professores Natália Martinêz Ambrogi Woitas; Suzi Bueno Almeida; Henry
Tetsuji Nonaka; Marco Ikuro Hisatomi; Marilza Aparecida
Pavesi.
Conteúdos
interdisciplinares
Diagnóstico empresarial; Ferramentas de diagnóstico,
Intervenção empresarial; Gestão de Negócios.
Processo de decisão. Simulação de ambiente comercial,
industrial e marketing de produtos. Exercícios de tomada de
decisão. Dimensões de processos decisórios. Elementos
racionais e não racionais. Estudos de caso. Teoria dos Jogos.
Competência Capacidade de reconhecer e definir problemas visando sanálos
através da aplicação de ferramentas gerencias.
Habilidades Promover a aplicação do conhecimento teórico dos conceitos
aprendidos para a resolução de problemas do cotidiano
organizacional, focando em diagnosticar e intervir, simular e
aplicar.
Objetivos de
aprendizagem
Interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação
prática dos conteúdos interdisciplinares; integrar de forma
clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a
finalidade de esclarecer a importância dos assuntos
abordados nas disciplinas deste semestre na prática
profissional; elaborar produções científicas aplicando normas
da ABNT.
Prezados Alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá
como temática a empresa de doces finos “Doces Sensações”.
Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre.
No trabalho vocês desenvolverão um material argumentativo que deve
contemplar as indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação-problema
(situação geradora de aprendizagem – SGA) proposta.
Para tanto, a seguir apresentamos as orientações.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Formação dos grupos
Formem um grupo de 02 a 07 integrantes. Atentem que todos os integrantes
devem pertencer à mesma turma e curso.
Leitura e interpretação da SGA
Todos os integrantes do grupo deverão ler atentamente a SGA descrita a
seguir. A SGA é uma situação-problema hipotética criada com base na vivência
real do profissional da Administração. É importante que vocês utilizem os
conhecimentos teóricos a partir das disciplinas desse semestre para interpretar
a SGA. Em grupo, destacarão os pontos importantes para, posteriormente,
produzir o conteúdo.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A empresa “Doces Sensações” foi criada em 2015 por Julia Andrades na
cidade de Londrina – PR, a vontade de empreender iniciou quando a Julia era
solicitada para fazer os docinhos das festas dos amigos e familiares e como
sempre era elogiada pelos seus docinhos a Julia pensou em transformar um
hobbie em trabalho e foi o que ela fez.
A “Doces Sensações” está localizada em um ponto que oferece
estacionamento e uma vista privilegiada da cidade, a empresária Julia busca
oferecer aos seus clientes a melhor sensação possível na sua loja, tudo é
pensado e preparado para que os clientes saiam satisfeito, a sua maior
propaganda até o momento é o marketing boca-a-boca. A doceria oferece
diversos tipos de doces, porém o seu carro chefe são os brigadeiros, que vão
desde o tradicional de chocolate até os mais inusitados sabores como o
brigadeiro de caipirinha e o brigadeiro de vinho.
Como a empresária percebeu que os clientes ficavam na dúvida entre
tantos docinhos para escolher ela teve a ideia de criar um rodízio de brigadeiro
duas vezes por semana, assim os clientes pagam um preço único e podem ter
diversas experiencias sensoriais gastronômicas
A empresa está crescendo muito mais rápido do que a empresária
esperava, e ela está na dúvida se deve expandir a sua loja ou abrir outra loja,
porém a sua maior preocupação é como controlar e fazer a gestão da sua
empresa.
Agora, vocês devem ajudar a Julia a expandir a “Doces Sensações”.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Agora é com vocês!!!
Etapa 1: A partir da leitura do caso, reflitam sobre os itens a seguir:
Etapa 1.1 - Sabemos da importância de se planejar bem um negócio para
expandi-lo. Neste contexto tivemos conhecimento do ciclo PDCA, que visa
ajudar uma empresa em sua gestão!
Para conhecer ainda mais, acesse o artigo "Ciclo PDCA: uma ferramenta
imprescindível ao gerente de projetos", portal Project Builder. Disponível em:
.
Acessado em 02 de Agosto de 2018.
E, também, com este outro artigo do Portal da Endeavor "PDCA: a prática
levando a sua gestão à perfeição". Disponível em:
. Acesse-os e vá ainda mais
além em seus estudos!
Então, vamos ajudar a Julia a gerir e controlar bem uma situação específica a
ser implantada na empresa ou na gestão da empresa atual, que está crescendo
de vento em popa! Sabemos, também, que o PDCA possui quatro quadrantes,
sendo estes:
Plan – Planejar;
Do – Fazer;
Check – Verificar, e;
Act - Ação.
Agora, vocês deverão propor uma solução para a situação de Julia e realizar o
PDCA da mesma. Posteriormente, preencha o ciclo a seguir explicando sobre
como a Julia pode melhorar a gestão da Doce Sensações!
PROPOSTA DE SOLUÇÃO:
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________
_______________________________________________________________.
PDCA:
Referencias
ENDEAVOR. PDCA: a prática levando a sua gestão à perfeição. Portal
Endeavor. Disponível em: .
Acessado em 01 de Agosto de 2018.
PROJECT BUILDER. Ciclo PDCA: uma ferramenta imprescindível ao gerente
de projetos. Portal Project Builder. Disponível em:
.
Acessado em 02 de agosto de 2018.
Etapa 1.2 – É impossível controlar tudo sozinho, é fundamental ter pessoas
engajadas na missão, visão e valores da empresa, para isso é importante saber
contratar bem as pessoas para as atividades que irão desempenhar, mas como
fazer isso, quais estratégias devem ser adotadas para que no momento da
seleção do pessoal a escolha da pessoa seja adequada, para isso se faz o uso
dos simuladores ou jogos, que mostrem o comportamento dos selecionados em
determinadas situações.
Para Gramigna (2007), os jogos de empresa são divididos em cinco grandes
dimensões, sendo elas os jogos de comportamento, os jogos de processo, os
logos de mercado, os jogos funcionais e por fim os jogos sistêmicos.
Vocês têm a tarefa de auxiliar e selecionar o jogo mais adequado para a seleção
dos novos funcionários que serão contratados, você deverá explicar o objetivo
do jogo detalhado minuciosamente (objetivo, estratégia, critério de escolha,
regras do jogo, quantidade de participantes) e em qual seleção segundo a
Gramigna (2007) ele encontra-se, se achar adequado pode selecionar mais de
um jogo.
Referencias
CAMPOS, Ivan Ferreira; ALVES, Adriano Rosa. Simulação Empresarial.
Editora e Distribuidora educacional, 2016.
GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. 2º. Ed. São Paulo: Person, 2007.
Etapa 1.3 - O grupo deve desenvolver um trabalho baseado nas técnicas para
apoiar na estruturação do processo de gestão, incluindo os respectivos Sistemas
de Informações da Doces Sensações. Este trabalho deve apresentar uma
proposta com um plano de implantação de um sistema empresarial
integrando todos os departamentos funcionais. Deve prever um plano de
evoluções dos SI para evitar a obsolescência dos mesmos.
Para desenvolver este plano, o grupo deve pesquisar os conceitos e técnicas
mais usuais em gestão de projetos de TI e de desenvolvimento e manutenção
de TI. Como sugestão seguem os seguintes textos:
a) Com a leitura do tópico 13.3 Gestão de projetos de TI (páginas 404 a
411), do livro “Tecnologia da informação para gestão”, vão ter contato com
os conceitos de projetos em TI.
b) O tópico 5 Planejamento Estratégico da TI (páginas 66 a 79), do livro
“Gestão Estratégica da tecnologia da informação”, trata dos impactos que
o gestor deve conhecer e tratar durante a execução do projeto de TI,
conforme os enfoques ilustrados na figura.
Agora, é com vocês!
Elaborem um plano estratégico de TI para a Doces Sensações, contemplando
os recursos e técnicas de gestão da TI, prevendo uma forma de gestão do projeto
de implantação dos Sistemas de Informações e um plano de estudo de impactos
internos e externos oriundos da implantação dos sistemas de informações.
Referencias
TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da informação para gestão:
em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8. ed. Porto Alegre.
Bookman. 2013.
Link na biblioteca virtual
<
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600160/cfi/415!/4/4@
0.00:14.5 > (Acessado em 13 jul. 2018)
AKABANE, Getulio K. Gestão estratégica da tecnologia da informação:
conceitos, metodologias, planejamento e avaliações. São Paulo. Atlas. 2012.
Link na biblioteca virtual
<
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600160/cfi/415!/4/4@
0.00:14.5 > (Acessado em 13 jul. 2018)
Etapa 1.4- Segundo PINTO (2016) “A primeira etapa do processo de
planejamento estratégico é a análise do ambiente externo e interno. Por meio da
análise do ambiente externo, a organização poderá identificar as ameaças e
oportunidades do ambiente competitivo e, com isso, avaliar os fatores que
podem afetar mais diretamente o atingimento dos objetivos”. Responda as
seguintes questões abaixo:
1 - Observe a seguinte figura abaixo:
As Cinco Forças Competitivas.
Explique cada um dos itens da figura acima:
2 – A “Doces Sensações” sofre influência da concorrência na definição de suas
estratégias... faça a seguinte atividade:
a) Faça uma “pesquisa” com empresas / empreendedores (02 empresas /
empreendedores) que vendem docinhos na sua cidade (vamos imaginar
que essas empresas /empreendedores da sua cidade seriam
concorrentes da “Doces Sensações”).
b) Nessa pesquisa identifique... pontos fortes e pontos fracos desses
concorrentes.
c) A partir da pesquisa e análise desses concorrentes, proponha alguns
objetivos estratégicos para a “Doces Sensações”.
Referencias
MAXIMIANO A. C. A., Introdução a administração. 8. ed. São Paulo: Atlas,
2011.
PINTO, L. F. G., Planejamento estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A. 2016.
PORTER M., Vantagem competitiva. 3. ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 1991.
AGORA É COM VOCÊS
Você e sua equipe deverão elaborar um material (Produção Textual
Interdisciplinar em Grupo - PTG) de forma coesa e coerente e com argumentos
acadêmico-científicos de modo fluido com as seguintes partes:
1. Introdução: Contextualização da SGA apontando de maneira
superficial, principalmente, os conteúdos que serão desenvolvidos ao
longo do texto;
2. Desenvolvimento: O desenvolvimento do material precisa estar na
sequência apresentada pelo roteiro a seguir. Lembrem-se: o trabalho
deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão ao invés
de respostas diretas.
3. Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que o grupo chegou
sobre a SGA será redigida ao considerar, em especial, o título da
temática dessa produção textual.
4. Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram
consultadas sigam as normas da ABNT, conforme as orientações
(Normas Para Elaboração e Entrega da Produção Textual) para a
formatação da produção textual interdisciplinar em grupo.
Assim, a equipe deverá entregar o trabalho finalizado a partir das
normatizações de trabalhos acadêmicos com os seguintes itens:
CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome dos alunos em ordem
alfabética e RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância,
Ano e Cidade)
CONTRA CAPA (Nome dos alunos em ordem alfabética e RA, Título,
Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade)
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 DESENVOLVIMENTO
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS
4 REFERÊNCIAS
ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO
a) CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: A estrutura do trabalho deverá ser
a seguinte: Capa, Folha de rosto, Resolução das Questões Propostas,
Referências (caso necessário); - O trabalho realizar-se-á de acordo com as
normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e
escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para
elaboração de Trabalho Acadêmico”.
b) A atividade deverá ser realizada EM GRUPO DE 2 A 7 ALUNOS, para
semestre cursado como aluno regular e INDIVIDUALMENTE para semestre que
o aluno curse uma ou mais disciplinas em Dependência ou Adaptação.
c) O trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR 14724 –
Trabalhos acadêmicos - Apresentação, disponibilizado na Biblioteca Digital, na
pasta Padronização. Podendo ser utilizado o arquivo, disponibilizado na mesma
pasta, Modelo para elaboração de Trabalho acadêmico.
d) Mesmo que o aluno esteja cursando uma única disciplina no semestre,
deverá fazer individualmente esta produção textual completa, não haverá
produção textual para cada uma das disciplinas.
e) Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual.
Orientamos que a inserção seja feita com pelo menos duas semanas de
antecedência, pois dessa forma o tutor à distância poderá avaliar e orientar para
que o grupo possa fazer as alterações que porventura sejam necessárias e
inserir novamente antes do prazo final, evitando assim prejuízos no conceito.
f) Todos os alunos do grupo devem verificar se a atividade foi inserida
pelo representante do grupo, pois, caso não seja enviada ou obtenha conceito
insuficiente, por não atender as especificidades exigidas (tais como envio
incorreto), o grupo todo ficará sem conceito. A responsabilidade do
acompanhamento é de todos os alunos do grupo.
g) Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto
e relacionadas ao final da atividade.
h) Os tutores à distância e professores deverão ser contatados para
orientações sobre o desenvolvimento da atividade.
i) A atividade, depois de desenvolvida e avaliada pelos tutores à distância,
deverá ser apresentada presencialmente no polo no horário da aula atividade
dos encontros presenciais da disciplina Seminário, com a presença do tutor
presencial dos demais alunos. O tutor presencial deverá lançar o Relatório de
Apresentação no sistema. O grupo que não apresentar ficará SEM CONCEITO
na apresentação.
ATENÇÃO: atente-se para o prazo de envio da atividade.
Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável para cadastrar o grupo
no portfólio, ou seja, para indicar os nomes dos demais membros do grupo;
Somente após cadastrar o grupo, o trabalho deverá ser enviado;
A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo.
É de responsabilidade de todos os alunos que compõem o grupo o
acompanhamento da criação do grupo no ambiente virtual de aprendizagem,
bem como, da inserção da atividade dentro do prazo previsto em
cronograma.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o
conceito a ser dado pelo tutor a distância.
Critério Significado Valor/peso
Coerência,
clareza e
coesão
A produção textual apresenta uma
linguagem de fácil compreensão,
apresentando os argumentos de modo claro
e coeso.
10%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e
argumentações) as ideias apresentam
relação direta com a situação descrita e
explicitam conteúdos trabalhados em
TODAS as disciplinas do semestre.
50%
(10% por
disciplina)
Riqueza de
argumentação
O conteúdo tem relação direta com o tema,
traduzem uma reflexão crítica e contempla
os pontos estabelecidos no roteiro.
20%
Conclusão As considerações finais refletem, de fato, a
resolução da problemática pelo grupo sobre
a SGA sem repetições ou redundâncias.
10%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à
escrita ortográfica e estrutura solicitadas.
10%
ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS
Regras Gerais
O trabalho deverá ser apresentado por todos os membros grupos;
A apresentação acontecerá no período das Aulas Atividades da disciplina
de Seminários conforme especificado no cronograma;
Os tutores de sala são responsáveis por organizar os grupos e inserir as
avaliações nas fichas de apresentação no sistema;
Tempo de apresentação: cada grupo terá no mínimo 10 e no máximo 15
minutos para apresentar os trabalhos;
Todos os alunos deverão participar da apresentação dos trabalhos e
serão avaliados individualmente pelo tutor presencial.
Estrutura da Apresentação
A estrutura da apresentação deverá seguir a ordem de acordo com as
instruções a seguir:
Apresentação
Slide 1 - Nome do Curso / Semestre / Nome dos integrantes da equipe /
Polo - Ano/Semestre (ex: Londrina - 2017/2)
Slide 2 - Objetivos do Trabalho
Introdução - 1 a 2 Slides
Aspectos solicitados no item "Introdução"
Desenvolvimento - 3 a 6 Slides
Aspectos abordados no item “Desenvolvimento”
Considerações Finais - 1 a 2 Slides
Aspectos abordados no item "Considerações Finais"
Referências Bibliográficas – 1 Slide
Orientações Gerais para a elaboração dos Slides
Os slides deverão ser elaborados com fonte ARIAL com tamanho no
mínimo 20;
Cuidado para não sobrecarregar os slides com informações. Prefira
indicar os pontos a serem desenvolvidos por cada integrante da equipe.
Lembrem-se: domínio do conteúdo é essencial para uma boa
apresentação.
Observação
O seu tutor a distância estará à disposição para orientações na sala do tutor e
através de mensagens.
Bom trabalho a todos!
Equipe de professores.
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