Pular para o conteúdo principal

Temática Interdisciplinar: Empresa – “Doces Sensações”




ATENÇÃO TENHO ESSE TRABALHO POR UM PREÇO LEGAL E UM PRAZO BACANA

PAGUE APÓS RECEBER O TRABALHO

SLIDE GRÁTIS














PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: Empresa – “Doces Sensações” Curso Administração Semestre: 7º e 8º Disciplinas integradoras Diagnóstico e Intervenção Empresarial; Simulação Empresarial; Sistemas de Informação Gerencial; Estratégia Empresarial; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II. Professores Natália Martinêz Ambrogi Woitas; Suzi Bueno Almeida; Henry Tetsuji Nonaka; Marco Ikuro Hisatomi; Marilza Aparecida Pavesi. Conteúdos interdisciplinares Diagnóstico empresarial; Ferramentas de diagnóstico, Intervenção empresarial; Gestão de Negócios. Processo de decisão. Simulação de ambiente comercial, industrial e marketing de produtos. Exercícios de tomada de decisão. Dimensões de processos decisórios. Elementos racionais e não racionais. Estudos de caso. Teoria dos Jogos. Competência Capacidade de reconhecer e definir problemas visando sanálos através da aplicação de ferramentas gerencias. Habilidades Promover a aplicação do conhecimento teórico dos conceitos aprendidos para a resolução de problemas do cotidiano organizacional, focando em diagnosticar e intervir, simular e aplicar. Objetivos de aprendizagem Interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares; integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a finalidade de esclarecer a importância dos assuntos abordados nas disciplinas deste semestre na prática profissional; elaborar produções científicas aplicando normas da ABNT. Prezados Alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a empresa de doces finos “Doces Sensações”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. No trabalho vocês desenvolverão um material argumentativo que deve contemplar as indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação-problema (situação geradora de aprendizagem – SGA) proposta. Para tanto, a seguir apresentamos as orientações. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Formação dos grupos Formem um grupo de 02 a 07 integrantes. Atentem que todos os integrantes devem pertencer à mesma turma e curso. Leitura e interpretação da SGA Todos os integrantes do grupo deverão ler atentamente a SGA descrita a seguir. A SGA é uma situação-problema hipotética criada com base na vivência real do profissional da Administração. É importante que vocês utilizem os conhecimentos teóricos a partir das disciplinas desse semestre para interpretar a SGA. Em grupo, destacarão os pontos importantes para, posteriormente, produzir o conteúdo. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A empresa “Doces Sensações” foi criada em 2015 por Julia Andrades na cidade de Londrina – PR, a vontade de empreender iniciou quando a Julia era solicitada para fazer os docinhos das festas dos amigos e familiares e como sempre era elogiada pelos seus docinhos a Julia pensou em transformar um hobbie em trabalho e foi o que ela fez. A “Doces Sensações” está localizada em um ponto que oferece estacionamento e uma vista privilegiada da cidade, a empresária Julia busca oferecer aos seus clientes a melhor sensação possível na sua loja, tudo é pensado e preparado para que os clientes saiam satisfeito, a sua maior propaganda até o momento é o marketing boca-a-boca. A doceria oferece diversos tipos de doces, porém o seu carro chefe são os brigadeiros, que vão desde o tradicional de chocolate até os mais inusitados sabores como o brigadeiro de caipirinha e o brigadeiro de vinho. Como a empresária percebeu que os clientes ficavam na dúvida entre tantos docinhos para escolher ela teve a ideia de criar um rodízio de brigadeiro duas vezes por semana, assim os clientes pagam um preço único e podem ter diversas experiencias sensoriais gastronômicas A empresa está crescendo muito mais rápido do que a empresária esperava, e ela está na dúvida se deve expandir a sua loja ou abrir outra loja, porém a sua maior preocupação é como controlar e fazer a gestão da sua empresa. Agora, vocês devem ajudar a Julia a expandir a “Doces Sensações”. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Agora é com vocês!!! Etapa 1: A partir da leitura do caso, reflitam sobre os itens a seguir: Etapa 1.1 - Sabemos da importância de se planejar bem um negócio para expandi-lo. Neste contexto tivemos conhecimento do ciclo PDCA, que visa ajudar uma empresa em sua gestão! Para conhecer ainda mais, acesse o artigo "Ciclo PDCA: uma ferramenta imprescindível ao gerente de projetos", portal Project Builder. Disponível em: . Acessado em 02 de Agosto de 2018. E, também, com este outro artigo do Portal da Endeavor "PDCA: a prática levando a sua gestão à perfeição". Disponível em: . Acesse-os e vá ainda mais além em seus estudos! Então, vamos ajudar a Julia a gerir e controlar bem uma situação específica a ser implantada na empresa ou na gestão da empresa atual, que está crescendo de vento em popa! Sabemos, também, que o PDCA possui quatro quadrantes, sendo estes:  Plan – Planejar;  Do – Fazer;  Check – Verificar, e;  Act - Ação. Agora, vocês deverão propor uma solução para a situação de Julia e realizar o PDCA da mesma. Posteriormente, preencha o ciclo a seguir explicando sobre como a Julia pode melhorar a gestão da Doce Sensações! PROPOSTA DE SOLUÇÃO: _______________________________________________________________ _______________________________________________________________ _______________________________________________________________. PDCA: Referencias ENDEAVOR. PDCA: a prática levando a sua gestão à perfeição. Portal Endeavor. Disponível em: . Acessado em 01 de Agosto de 2018. PROJECT BUILDER. Ciclo PDCA: uma ferramenta imprescindível ao gerente de projetos. Portal Project Builder. Disponível em: . Acessado em 02 de agosto de 2018. Etapa 1.2 – É impossível controlar tudo sozinho, é fundamental ter pessoas engajadas na missão, visão e valores da empresa, para isso é importante saber contratar bem as pessoas para as atividades que irão desempenhar, mas como fazer isso, quais estratégias devem ser adotadas para que no momento da seleção do pessoal a escolha da pessoa seja adequada, para isso se faz o uso dos simuladores ou jogos, que mostrem o comportamento dos selecionados em determinadas situações. Para Gramigna (2007), os jogos de empresa são divididos em cinco grandes dimensões, sendo elas os jogos de comportamento, os jogos de processo, os logos de mercado, os jogos funcionais e por fim os jogos sistêmicos. Vocês têm a tarefa de auxiliar e selecionar o jogo mais adequado para a seleção dos novos funcionários que serão contratados, você deverá explicar o objetivo do jogo detalhado minuciosamente (objetivo, estratégia, critério de escolha, regras do jogo, quantidade de participantes) e em qual seleção segundo a Gramigna (2007) ele encontra-se, se achar adequado pode selecionar mais de um jogo. Referencias CAMPOS, Ivan Ferreira; ALVES, Adriano Rosa. Simulação Empresarial. Editora e Distribuidora educacional, 2016. GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. 2º. Ed. São Paulo: Person, 2007. Etapa 1.3 - O grupo deve desenvolver um trabalho baseado nas técnicas para apoiar na estruturação do processo de gestão, incluindo os respectivos Sistemas de Informações da Doces Sensações. Este trabalho deve apresentar uma proposta com um plano de implantação de um sistema empresarial integrando todos os departamentos funcionais. Deve prever um plano de evoluções dos SI para evitar a obsolescência dos mesmos. Para desenvolver este plano, o grupo deve pesquisar os conceitos e técnicas mais usuais em gestão de projetos de TI e de desenvolvimento e manutenção de TI. Como sugestão seguem os seguintes textos: a) Com a leitura do tópico 13.3 Gestão de projetos de TI (páginas 404 a 411), do livro “Tecnologia da informação para gestão”, vão ter contato com os conceitos de projetos em TI. b) O tópico 5 Planejamento Estratégico da TI (páginas 66 a 79), do livro “Gestão Estratégica da tecnologia da informação”, trata dos impactos que o gestor deve conhecer e tratar durante a execução do projeto de TI, conforme os enfoques ilustrados na figura. Agora, é com vocês! Elaborem um plano estratégico de TI para a Doces Sensações, contemplando os recursos e técnicas de gestão da TI, prevendo uma forma de gestão do projeto de implantação dos Sistemas de Informações e um plano de estudo de impactos internos e externos oriundos da implantação dos sistemas de informações. Referencias TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8. ed. Porto Alegre. Bookman. 2013. Link na biblioteca virtual < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600160/cfi/415!/4/4@ 0.00:14.5 > (Acessado em 13 jul. 2018) AKABANE, Getulio K. Gestão estratégica da tecnologia da informação: conceitos, metodologias, planejamento e avaliações. São Paulo. Atlas. 2012. Link na biblioteca virtual < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600160/cfi/415!/4/4@ 0.00:14.5 > (Acessado em 13 jul. 2018) Etapa 1.4- Segundo PINTO (2016) “A primeira etapa do processo de planejamento estratégico é a análise do ambiente externo e interno. Por meio da análise do ambiente externo, a organização poderá identificar as ameaças e oportunidades do ambiente competitivo e, com isso, avaliar os fatores que podem afetar mais diretamente o atingimento dos objetivos”. Responda as seguintes questões abaixo: 1 - Observe a seguinte figura abaixo: As Cinco Forças Competitivas.  Explique cada um dos itens da figura acima: 2 – A “Doces Sensações” sofre influência da concorrência na definição de suas estratégias... faça a seguinte atividade: a) Faça uma “pesquisa” com empresas / empreendedores (02 empresas / empreendedores) que vendem docinhos na sua cidade (vamos imaginar que essas empresas /empreendedores da sua cidade seriam concorrentes da “Doces Sensações”). b) Nessa pesquisa identifique... pontos fortes e pontos fracos desses concorrentes. c) A partir da pesquisa e análise desses concorrentes, proponha alguns objetivos estratégicos para a “Doces Sensações”. Referencias MAXIMIANO A. C. A., Introdução a administração. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2011. PINTO, L. F. G., Planejamento estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2016. PORTER M., Vantagem competitiva. 3. ed. Rio de Janeiro: CAMPUS, 1991. AGORA É COM VOCÊS Você e sua equipe deverão elaborar um material (Produção Textual Interdisciplinar em Grupo - PTG) de forma coesa e coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido com as seguintes partes: 1. Introdução: Contextualização da SGA apontando de maneira superficial, principalmente, os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto; 2. Desenvolvimento: O desenvolvimento do material precisa estar na sequência apresentada pelo roteiro a seguir. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas. 3. Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que o grupo chegou sobre a SGA será redigida ao considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual. 4. Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas sigam as normas da ABNT, conforme as orientações (Normas Para Elaboração e Entrega da Produção Textual) para a formatação da produção textual interdisciplinar em grupo. Assim, a equipe deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos acadêmicos com os seguintes itens: CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome dos alunos em ordem alfabética e RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade) CONTRA CAPA (Nome dos alunos em ordem alfabética e RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade) SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 DESENVOLVIMENTO 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4 REFERÊNCIAS ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO a) CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto, Resolução das Questões Propostas, Referências (caso necessário); - O trabalho realizar-se-á de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. b) A atividade deverá ser realizada EM GRUPO DE 2 A 7 ALUNOS, para semestre cursado como aluno regular e INDIVIDUALMENTE para semestre que o aluno curse uma ou mais disciplinas em Dependência ou Adaptação. c) O trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos - Apresentação, disponibilizado na Biblioteca Digital, na pasta Padronização. Podendo ser utilizado o arquivo, disponibilizado na mesma pasta, Modelo para elaboração de Trabalho acadêmico. d) Mesmo que o aluno esteja cursando uma única disciplina no semestre, deverá fazer individualmente esta produção textual completa, não haverá produção textual para cada uma das disciplinas. e) Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Orientamos que a inserção seja feita com pelo menos duas semanas de antecedência, pois dessa forma o tutor à distância poderá avaliar e orientar para que o grupo possa fazer as alterações que porventura sejam necessárias e inserir novamente antes do prazo final, evitando assim prejuízos no conceito. f) Todos os alunos do grupo devem verificar se a atividade foi inserida pelo representante do grupo, pois, caso não seja enviada ou obtenha conceito insuficiente, por não atender as especificidades exigidas (tais como envio incorreto), o grupo todo ficará sem conceito. A responsabilidade do acompanhamento é de todos os alunos do grupo. g) Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e relacionadas ao final da atividade. h) Os tutores à distância e professores deverão ser contatados para orientações sobre o desenvolvimento da atividade. i) A atividade, depois de desenvolvida e avaliada pelos tutores à distância, deverá ser apresentada presencialmente no polo no horário da aula atividade dos encontros presenciais da disciplina Seminário, com a presença do tutor presencial dos demais alunos. O tutor presencial deverá lançar o Relatório de Apresentação no sistema. O grupo que não apresentar ficará SEM CONCEITO na apresentação. ATENÇÃO: atente-se para o prazo de envio da atividade.  Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável para cadastrar o grupo no portfólio, ou seja, para indicar os nomes dos demais membros do grupo;  Somente após cadastrar o grupo, o trabalho deverá ser enviado;  A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo.  É de responsabilidade de todos os alunos que compõem o grupo o acompanhamento da criação do grupo no ambiente virtual de aprendizagem, bem como, da inserção da atividade dentro do prazo previsto em cronograma. CRITÉRIOS AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância. Critério Significado Valor/peso Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10% Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre. 50% (10% por disciplina) Riqueza de argumentação O conteúdo tem relação direta com o tema, traduzem uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. 20% Conclusão As considerações finais refletem, de fato, a resolução da problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. 10% Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitadas. 10% ORIENTAÇÕES PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS Regras Gerais  O trabalho deverá ser apresentado por todos os membros grupos;  A apresentação acontecerá no período das Aulas Atividades da disciplina de Seminários conforme especificado no cronograma;  Os tutores de sala são responsáveis por organizar os grupos e inserir as avaliações nas fichas de apresentação no sistema;  Tempo de apresentação: cada grupo terá no mínimo 10 e no máximo 15 minutos para apresentar os trabalhos;  Todos os alunos deverão participar da apresentação dos trabalhos e serão avaliados individualmente pelo tutor presencial. Estrutura da Apresentação A estrutura da apresentação deverá seguir a ordem de acordo com as instruções a seguir: Apresentação  Slide 1 - Nome do Curso / Semestre / Nome dos integrantes da equipe / Polo - Ano/Semestre (ex: Londrina - 2017/2)  Slide 2 - Objetivos do Trabalho Introdução - 1 a 2 Slides  Aspectos solicitados no item "Introdução" Desenvolvimento - 3 a 6 Slides  Aspectos abordados no item “Desenvolvimento” Considerações Finais - 1 a 2 Slides  Aspectos abordados no item "Considerações Finais" Referências Bibliográficas – 1 Slide Orientações Gerais para a elaboração dos Slides  Os slides deverão ser elaborados com fonte ARIAL com tamanho no mínimo 20;  Cuidado para não sobrecarregar os slides com informações. Prefira indicar os pontos a serem desenvolvidos por cada integrante da equipe. Lembrem-se: domínio do conteúdo é essencial para uma boa apresentação. Observação O seu tutor a distância estará à disposição para orientações na sala do tutor e através de mensagens. Bom trabalho a todos! Equipe de professores.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...