TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver[1]
(Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta,
caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas
sua primeira letra ser escrita em caixa alta)
Insira seu nome completo aqui[2]
(Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta
somente nas iniciais)
Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do
título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A
segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo.
Declaro que o trabalho apresentado
é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo
que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma
taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja
reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de
Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu, com exceção à Engenharia de
Segurança do Trabalho. Em cursos de Complementação Pedagógica e Segunda
Licenciatura a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatória).
(Não remover a informação acima, ou o trabalho não será
corrigido)
RESUMO
Insira aqui um breve resumo do presente trabalho, contendo,
no mínimo, 150 (cento e cinquenta) e, no máximo, 500 (quinhentas) palavras.
Trate de todo o assunto relatado no trabalho de forma sintética, apresentando
o(s) objetivo(s) da produção do texto, a metodologia de pesquisa utilizada
(podendo ser bibliográfica, documental, qualitativa, quantitativa,
quali-quantitativa ou estudo de caso), os resultados da produção e as
conclusões do documento. Não utilize espaçamento de parágrafos, ou espaçamento
entrelinhas, negrito, itálico, sublinhado ou tachado. A primeira frase do
resumo deve ser significativa, explicando o tema central do trabalho de
conclusão de curso. Não numere o título resumo nem o texto escrito. Utilize
sempre frases afirmativas, texto em terceira pessoa e voz ativa nos verbos, que
devem ser apresentados sempre no passado. Evite o uso de citações, contrações, fórmulas,
equações e diagramas, salvo quando seu emprego for essencial para a compreensão
do trabalho, neste caso defina-os na primeira ocorrência. Escreva o resumo de
modo que o leitor possa dispensar a consulta ao original. O resumo deve ser
escrito em tamanho 10.
Palavras-chave: Insira aqui de 3 (três) a 5 (cinco)
palavras que representem o conteúdo do documento, com vocábulos limitados.
Separe as palavras por ponto e finalize também com ponto final.
ABSTRACT
Insira aqui todo o texto do resumo
vertido para a língua inglesa.
Keywords: Insira
aqui as palavras-chave vertidas para a língua inglesa.
1 INTRODUÇÃO
A construção do
Trabalho de Conclusão de Curso é uma etapa primordial para o desenvolvimento de
habilidades de pesquisa, sendo este um dos mais importantes trabalhos na vida
acadêmica dos alunos. Sua escrita deve ser de alto nível, respeitando sempre a
norma culta da língua portuguesa, conforme Novo Acordo Ortográfico em vigência.
A numeração deve começar a ser visível nesta parte do trabalho. O trabalho deve
possuir de 10 a 20 páginas de conteúdo, isto é, contando da introdução à
conclusão. Trabalhos com menos de 10 páginas não serão corrigidos e caso você
ultrapasse as 20 páginas deverá solicitar à tutoria o modelo de monografia para
alterar a formatação do trabalho, podendo utilizar mais páginas.
O tema a ser
abordado deve possuir relação com seu curso ou com sua área de estudos. Utilize
seus conhecimentos prévios e aqueles que foram adquiridos no contato com nossos
materiais didáticos, aulas e explicações de tutores, mas não se esqueça de
buscar bons referenciais teóricos como embasamento para o trabalho, de modo que
o texto seja apoiado por autores e organizações públicas e privadas que já
abordaram o tema, contribuindo para o assunto em questão. O setor solicita no
mínimo 5 autores como referencial teórico. Caso não possua firmeza com relação
ao tema escolhido entre em contato com os tutores para maiores esclarecimentos
e informações.
Na introdução
você deve expor o tema, relacioná-lo com a literatura consultada, incluir
objetivos, hipóteses, justificativas e demonstração de como o trabalho foi
desenvolvido. É uma breve descrição de todas as partes do trabalho. Descreva
cada capítulo do Trabalho de Conclusão de Curso, indicando seu objetivo e alcance.
Parágrafos
curtos, inferiores a 4 (quatro) linhas, devem ser evitados, assim como frases
soltas. O trabalho deve ser coerente e possuir coesão, desenvolvendo sempre uma
linha de raciocínio em uma estrutura contínua e progressiva. Para a introdução
desenvolva no mínimo 5 (cinco) parágrafos bem desenvolvidos. Escreva de modo
impessoal e formal conjugando os verbos sempre na terceira pessoa e no passado,
visto que a pesquisa já foi realizada. Evite utilizar citações de outros
autores na introdução, afinal, você é quem deve introduzir seu trabalho.
Lembrando que menção não é o mesmo que citação, você pode mencionar autores e
documentos, mas não é aconselhado que cite seus trabalhos.
No primeiro
parágrafo apresente seu trabalho e informe o motivo da escolha do tema. No
segundo parágrafo apresente sua justificativa mencionando sua importância,
relevância do assunto e sua contribuição para o campo do conhecimento. No
terceiro parágrafo informe qual o problema da pesquisa, ou seja, o que pretende
responder com a produção acadêmica. O quarto parágrafo deve ser utilizado para
conceituar quais são os objetivos do trabalho, sejam gerais ou específicos, de
modo linear. Cada objetivo resultará na criação de um capítulo do trabalho. No
quinto parágrafo descreva a metodologia abordada: autores utilizados e métodos
de pesquisa.
2 DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento do trabalho
científico deve ser composto por capítulos que evidenciem os objetivos
específicos elencados na introdução. Caso haja a necessidade, faça a divisão dos
títulos em subtítulos, sempre possuindo relação direta com o capítulo de
origem. Lembre-se que “DESENVOLVIMENTO” não é um título a ser utilizado, pois
você deve substituí-lo por temas que abranjam a área do seu trabalho.
Não inicie um subtítulo sem introduzi-lo.
O tópico 2.1 não deve ser utilizado caso não se tenha o contexto geral do
tópico 2 bem definido. Exemplo:
2
APLICAÇÕES DA FÍSICA NA MEDICINA Muitas são
as aplicações da física na vida cotidiana. Entre elas, destaca-se sua
importância no desenvolvimento de ferramentas que auxiliam na melhoria da
qualidade de vida e em tratamentos médicos especializados desenvolvidos a
partir de tecnologias físicas, dentre as quais, para fins de estudo neste
trabalho, destacam-se: radioterapia [...] 2.1
Radioterapia A
radioterapia surgiu [...]
Cada capítulo (tópicos 1, 2, 3
etc) deve iniciar em uma nova página. Em caso de subtítulos (tópicos 2.1, 2.2,
2.2.1 etc) deve-se manter a continuidade da página. Dê um espaço de uma linha
antes e outro depois do título, ou subtítulo, e evite utilizar espaços
desnecessários em todo o corpo do trabalho. Trabalhos que não forem formatados
conforme este modelo não serão aceitos para a correção.
É muito importante embasar o
trabalho por meio de citação de autores que são referência no assunto a ser
explorado. Lembre-se que antes de você outros pensadores e até mesmo
instituições já se debruçaram sobre o assunto e é importante levar em consideração
o que já foi produzido sobre o assunto para que não se “redescubra a roda”.
Não inicie ou termine tópicos
com citações de outros autores. Sempre que citados, as obras devem ser
introduzidas e comentadas. As citações podem ser indiretas ou diretas. Citações
diretas se dividem em diretas curtas e diretas longas. Verifique a seguir
modelos de como realizar estas citações.
Dante
Alighieri, em sua obra intitulada A
Divina Comédia, descreve nove círculos do inferno [...] [...] o que
leva a um insight sobre a real
participação ativa [...]
Não utilize negrito, itálico, sublinhado,
tachado ou qualquer outro tipo de marcação desnecessária no trabalho
científico. O itálico deve ser utilizado para mencionar palavras em língua
estrangeira que não foram aportuguesadas ou para se referir a títulos de obras
citadas. Exemplo:
Palavras que foram incorporadas à
língua portuguesa como: balé, xampu, escanear, biquíni, drinque, currículo,
entre outras, devem ser escritas em sua grafia na sua língua vernácula, ou
seja, a língua portuguesa, evitando a utilização desnecessária de palavras de
outros idiomas.
O texto de sua autoria deve ser
escrito em fonte Times New Roman, com espaçamento de 1,5cm, tamanho 12 e cor
automática (preto). O espaçamento no início de cada novo parágrafo é de 1,25cm.
As margens devem ser: 3cm para superior e esquerda, 2cm para inferior e
direita. O texto deve possuir coesão, coerência, uma sequência lógica de
conteúdos, concordância verbal e nominal e ortografia corretas.
Evite a utilização de
abreviaturas comuns ao texto utilizado em redes sociais e demais fontes da
internet como: vc (você), tbm (também), mto (muito) etc. Ao utilizar termos que
serão abreviados, mencione o significado da sigla em sua primeira ocorrência,
não sendo necessário reproduzir o nome por extenso outras vezes. Exemplo:
Conforme o Código de Ética e Disciplina
da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) [...] Logo, o antigo Código de Ética e
Disciplina, revogado pela OAB [...]
Imagens, fotografias, gráficos e
tabelas devem ser evitados, sendo inseridos somente quando sua utilização é
primordial para o entendimento do trabalho científico. Quando inseridos sempre
devem possuir numeração, título e fonte. A fonte deve ser inserida mesmo que a
imagem, fotografia, gráfico ou tabelas tenham sido desenvolvidas por você. A
numeração e o título devem constar sobre a imagem com fonte tamanho 10,
espaçamento simples e em negrito. A fonte deve ser inserida logo abaixo, também
com fonte tamanho 10, espaçamento simples e sem negrito (A palavra “Fonte:”
fica em negrito, mas não a fonte em si. Ambos devem ser centralizados. Exemplo:
Imagem 1. Pintura “El ángel caído”,
de Alexandre Cabanel, 1847
Fonte: História Arte[3]
Tais recursos visuais, quando
empregados, assim como as citações diretas, devem ser precedidos de informações
introdutórias no parágrafo anterior e sucedidos de explicações ou comentários,
sempre em terceira pessoa, no parágrafo subsequente. A utilização de gráficos
ou tabelas, normalmente, se dá por meio de pesquisa
qualitativa/quantitativa/quali-quantiva realizada pelo próprio autor, todavia,
quando extraídos de outro autor deve ser indicado, evitando a classificação
como plágio.
2.1 Citação indireta
A citação indireta ocorre quando
se lê determinado autor e deseja utilizar-se de suas ideias, sem, contudo,
reproduzir palavra por palavra do texto original. Nenhuma citação indireta deve
ser idêntica a outra já existente, visto que, dois leitores, ao analisar um
mesmo texto base nunca o reproduzirão da mesma forma.
Em caso de citações indiretas
similares às encontradas em outras obras será constatado o plágio, sendo
passível de reprovação. Não transcreva textos de outros autores alterando
palavras por sinônimos, pois a verificação é realizada por meio de um programa
pago que detecta tais alterações. Citações indiretas, visando evitar o plágio,
também devem informar nome do autor, ano de publicação e página onde a
informação pode ser encontrada no original. Exemplo: TRECHO
DA OBRA A SER CITADA: “O avanço
mais importante no entendimento da estrutura atômica começou em 1924, cerca
de dez anos após o modelo de Bohr, com uma hipótese lançada pelo físico francês
de origem nobre, o príncipe Louis de Broglie. Seu pensamento, parafraseado
livremente, foi mais ou menos o seguinte: a natureza ama as simetrias. A
luz possui uma natureza dual, comportando-se em algumas situações como onda
e em outras, como partícula. Se a natureza é simétrica, essa dualidade também
deveria ser válida para a matéria. Elétrons e prótons, que são geralmente
consideradas partículas, podem em algumas situações se comportar como
ondas. ” (YOUNG e FREEDMAN, 2009, p. 218) (Continua na próxima página)
(Continuação) CITAÇÃO
INDIRETA REALIZADA A PARTIR DO TRECHO ACIMA: No início
do século 20 o físico de Broglie revolucionou o entendimento sobre a física
ao propor que toda matéria, em semelhança à luz, possui um comportamento
dual, ora sendo visualizado como onda, ora como partícula. (YOUNG e
FREEDMAN, 2009) OUTRO
EXEMPLO DE CITAÇÃO INDIRETA: Young e
Freedman, afirmam que no início do século 20 o físico de Broglie
revolucionou o entendimento sobre a física ao propor que toda matéria, em
semelhança à luz, possui um comportamento dual, ora sendo visualizado como
onda, ora como partícula. (2009)
Perceba que as ideias centrais
do texto foram mantidas, mas ouve uma reorganização nas palavras utilizadas,
podendo ser substituídas por sinônimos, desde
que se indique autor, data e paginação. A ordem da frase também pode ser
alterada, desde que isto não traga prejuízos ao entendimento do conteúdo
proposto pelo autor.
2.2 Citação direta
A citação direta ocorre quando o
pensamento do autor e também o texto por ele escrito são reproduzidos de modo
integral ou parcial no trabalho científico. Não utilize citações para descrever
o óbvio, como: “o mundo está cada vez mais conectado” ou “a globalização tornou
a comunicação entre países mais fácil”, mas busque textos que corroborem com a
escrita de seu trabalho e com as ideias nele abordadas.
Citações diretas podem ser
dividas em citações diretas curtas e citações diretas longas, a depender do
espaço que ocupam no trabalho. Citações que preenchem até três linhas, total ou
parcialmente, são citações diretas curtas. Aquelas que ocupam mais de três
linhas, de modo parcial ou total, são citações diretas longas. Ambas devem
informar autor, ano de publicação e página onde a citação se encontra no
documento de origem. Citações diretas curtas devem possuir aspas demarcando
onde começam e terminam, a fonte deve estar em tamanho 12, espaçamento de 1,5cm
e sem recuo. Citações diretas longas não possuem aspas ou espaçamento de
parágrafo, a fonte deve estar em tamanho 10 e o espaçamento deve ser simples,
ou seja, 1cm. O recuo de citações diretas longas deve ser de 4cm. Exemplos:
CITAÇÃO
DIRETA LONGA: Uma das
leis mais importantes para a educação em solo brasileiro é a LEI Nº 9.394,
que em seu Artigo 11 estabelece: Art. 11. Os Municípios
incumbir-se-ão de: I - organizar, manter e
desenvolver os órgãos e instituições oficiais dos seus sistemas de ensino,
integrando-os às políticas e planos educacionais da União e dos Estados; II - exercer ação
redistributiva em relação às suas escolas; III - baixar normas
complementares para o seu sistema de ensino; IV - autorizar,
credenciar e supervisionar os estabelecimentos do seu sistema de ensino; V - oferecer a educação
infantil em creches e pré-escolas, e, com prioridade, o ensino fundamental,
permitida a atuação em outros níveis de ensino somente quando estiverem
atendidas plenamente as necessidades de sua área de competência e com
recursos acima dos percentuais mínimos vinculados pela Constituição Federal
à manutenção e desenvolvimento do ensino. VI - assumir o
transporte escolar dos alunos da rede municipal.
CITAÇÃO
DIRETA CURTA: Uma das
confissões reformadas mais adotadas por igrejas calvinistas é a Confissão
de Fé de Westminster, que em seu capítulo cinco diz: “Na sua providência
ordinária Deus emprega meios; todavia, ele é livre para operar sem eles,
sobre eles ou contra eles, segundo o seu arbítrio.” (ASSEMBLEIA DE
WESTMINSTER, 2019, p. 64)
Sempre que utilizar citações
diretas longas, você deve introduzir o assunto e comentar após a citação seu
entendimento, em terceira pessoa, de modo impessoal. Textos demasiadamente
longos não devem ser inseridos no corpo do texto e devem ser evitados. Caso o
texto seja primordial para o entendimento do trabalho cite-o em “ANEXOS”, um
campo opcional que deve ser inserido após as referências bibliográficas.
Caso utilize questionários ou
pesquisa documental crie um campo após as referências com o nome “APÊNDICES”,
onde você deve inserir fotos, documentos, tabelas, planos etc. Tal tópico,
assim como os ANEXOS, não contam como páginas do trabalho. Lembre-se: apêndices
devem ser de sua autoria, já os anexos de outros autores.
Caso queira citar leis, normas,
regulamentos ou documentos semelhantes dê preferência às citações diretas, pois
uma citação indireta, nestes casos, pode trazer um entendimento do documento,
que não é consenso no meio jurídico ou acadêmico.
Cuide em referenciar cada
documento e autor mencionado, evitando que seu trabalho científico seja
reprovado pela presença de plágio. Lembre-se que o plágio não se caracteriza
apenas por copiar e reproduzir a obra de outro autor sem mencioná-lo, mas
também pela apropriação indevida de ideias e conceitos, mesmo que ditos com
suas palavras.
3 CONCLUSÃO
Para a conclusão insira, no
mínimo, três parágrafos bem elaborados contendo informações sobre o que foi
proposto no trabalho. A que ponto as pesquisas levaram? Os objetivos foram
alcançados? O problema foi resolvido? Essas são perguntas que devem ser
respondidas neste tópico.
A conclusão pode trazer
informações importantes já elencadas na introdução, mas não deve ser idêntica a
ela. Não utilize expressões como: “conclui-se que”, “chegou-se à conclusão”
etc, pois este tópico é justamente para concluir seu trabalho.
O campo conclusão, em semelhança
à introdução, deve ser numerado. Tópicos a partir da conclusão não devem
possuir numeração, tais como: referências bibliográficas, anexos e/ou apêndices
(quando se fizer[em] necessário[s]).
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Young, Hugh D. Física
IV: Ótica e física moderna / Young e Freedman; [colaborador A. Lewis Ford];
tradução Cláudia Martins. São Paulo: Addison Wesley, 2009, p. 218. Título
original: Sear and Zemansky' s University physics. 12. ed. americana.
ASSEMBLEIA DE WESTMINSTER. A Confissão de Fé de Westminster. 1ª ed. São Paulo - SP: Cultura
Cristã - SP, 2019. 240 p.
APÊNDICES
COMO REFERENCIAR OBRAS:
Seguem exemplificações das formas de referência mais
utilizadas em trabalhos acadêmicos.
Livro com um autor:
SOBRENOME (CAIXA ALTA), nome do autor. Título (negrito):
subtítulo (se houver – sem realce de negrito). Cidade: editora, ano de
publicação.
Exemplo:
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola,
2007.
Livro com dois ou três autores (separados por ponto e
vírgula):
SOBRENOME (CAIXA ALTA), nome do autor; SOBRENOME (CAIXA
ALTA), nome do autor. Título (negrito): subtítulo (se houver – sem realce de
negrito). Cidade: editora, ano de publicação.
Exemplo:
AMARAL, Emília; SEVERINO, Antônio; PATROCÍNIO, Mauro
Ferreira do. Novo manual de redação:
gramática, literatura, interpretação de texto. São Paulo: Círculo do Livro,
1995.
Livros com quatro ou mais autores (acompanhado do termo et
al.):
SOBRENOME (CAIXA ALTA), nome do autor. et al. Título
(negrito): subtítulo (se houver – sem realce de negrito). Cidade: editora, ano
de publicação.
Exemplo:
URANI, André. et al. Constituição
de uma matriz de contabilidade social para o Brasil. Brasília: IPEA, 1994.
Capítulo de coletânea (livro organizado que contém
contribuições de vários autores):
SOBRENOME (CAIXA ALTA), nome do autor do capítulo. Título do
capítulo. In: SOBRENOME DO ORGANIZADOR DO LIVRO (CAIXA ALTA), nome do
organizador do livro (org.). Título da obra em negrito. Local: Editora, ano,
página inicial – página final do capítulo.
Exemplo:
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, Jean. et al. (Orgs). A Pesquisa Qualitativa: Enfoques
epistemológicos e metodológicos, 3° ed. Rio de Janeiro: Petrópolis, Editora
Vozes, 2012, pp. 295-316.
Para artigos publicados em periódicos (revistas acadêmicas),
o nome dos autores segue a mesma estrutura das referências anteriores,
entretanto o nome da revista é que fica em negrito, e não da obra. Exemplos:
MASETTO, Marcos Tarciso. Inovação curricular no ensino superior. Revista e-curriculum, São
Paulo, v. 7, n. 2, p. 1 -20, ago 2011.
LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção
do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katálysis,
Florianópolis, v. 10 n. esp. p. 37-45, 2007. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rk/v10nspe/a0410spe>.
Acesso em: 14 de maio de 2021.
Documentos oficiais e/ou jurídicos (Leis, decretos,
portarias, diretrizes governamentais, relatórios de instituições públicas e/ou
privadas, entre outros). Obs.: a referência se inicia pelo órgão responsável
pelo documento (Brasil, ONU, Paraná, entre outros). Segue abaixo três exemplos,
sendo o primeiro de lei, o segundo de decreto de lei e o último de documento
oficial de uma Organização não governamental (ONG.).
PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Lei número (em destaque de
negrito), data (dia, mês e ano). Ementa (é o resumo que fica na própria lei
logo abaixo do título). Cidade: (local da publicação), ano. Disponível em:
(Link do documento) (Acessado em data).
Exemplo:
BRASIL. Ato
Institucional nº 17, de 14 de outubro de 1969. Autoriza o Presidente da
República a transferir para reserva, por período determinado, os militares que
hajam atentado ou venham a atentar contra a coesão das Forças Armadas.
Brasília: Casa Civil, 1969. Disponível
em: <http://www.planalto.gov.br//CCIVIL_03/AIT/ait-17-69.htm>. Acesso em:
14 de maio de 2021
PAÍS, ESTADO ou MUNICÍPIO. Decreto de Lei, número, data
(dia, mês e ano). Ementa (é o resumo que fica na própria lei logo abaixo do
título). Dados da publicação que publicou (com destaque no nome de veículo de
publicação negrito).
Exemplo:
BRASIL. Decreto-lei
n° 2423, de 7 de abril de 1998. Estabelece critérios para pagamento de
gratificações e vantagens pecuniárias as titulares de cargos e empregos da
Administração Federal direta e autárquica e dá outras providências. Diário
Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, D.F., 8 abr. 1998. Seção
1, pt. 1, p. 6009.
AUTOR (entidade coletiva responsável pelo documento). Nome
do documento (com destaque em negrito), data (dia, mês e ano). Ementa (quando
houver). Dados da Publicação. Disponível em: (Link do documento) (data de
acesso).
ONU –
Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos, 10 de
dezembro de 1948. Adotada e proclamada pela resolução 217 A (III) da Assembleia
Geral das Nações Unidas. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0013/001394/139423por.pdf>.
Acesso em 14 de maio de 2021.
Trabalhos acadêmicos (dissertações e teses):
SOBRENOME, Nome. Título do trabalho (com destaque em
negrito). Ano. Número de folhas. Natureza do Trabalho (Nível – Mestrado,
Doutorado ou Livre Docência – e área do curso) - Unidade de Ensino,
Instituição, Local, Ano de defesa.
Exemplo:
NIEL, Marcelo. Anestesiologistas
e uso de drogas: um estudo qualitativo. 2006. 149 f. Dissertação (Mestrado
em Ciências) – Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo,
São Paulo, 2006.
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