Pular para o conteúdo principal

Temática Interdisciplinar: Organização e reestruturação da Gestão da empresa - “Sabor Londrinense”.

ATENÇÃO TENHO ESSE TRABALHO POR UM PREÇO LEGAL E UM PRAZO BACANA

PAGUE APÓS RECEBER O TRABALHO

SLIDE GRÁTIS






























ATENÇÃO TENHO ESSE TRABALHO POR UM PREÇO LEGAL E UM PRAZO BACANA PAGUE APÓS RECEBER O TRABALHO SLIDE GRÁTIS PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: Organização e reestruturação da Gestão da empresa - “Sabor Londrinense”. Curso Administração Semestre: 7º e 8º Disciplinas DiagnósticoeIntervençãoEmpresarial;Simulação integradoras Empresarial; Sistemas de Informação Gerencial; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II. Professores Natália Martinêz Ambrogi Woitas; Suzi Bueno Almeida; Henry Tetsuji Nonaka; Marco Hisatomi; Marilza Aparecida Pavesi. Conteúdos Diagnóstico empresarial; Ferramentas de diagnóstico, interdisciplinares Intervenção empresarial; Gestão de Negócios. Processo de decisão. Simulação de ambiente comercial, industrial e marketing de produtos. Exercícios de tomada de decisão. Dimensões de processos decisórios. Elementos racionais e não racionais. Estudos de caso. Teoria dos Jogos. Competência Elaboração de um diagnóstico empresarial baseado na real situação da empresa para que a intervenção seja a mais adequada, para isso será utilizado a ferramenta de diagnóstico como a Matriz SWOT, e para entender melhor o processo de intervenção e as suas possíveis consequências a simulação empresarial auxiliará em todo esse processo. Habilidades Interpretar uma situação-problema e a partir dela implementar ações de Diagnóstico e Intervenção Empresarial; da organização e do trabalho do gestor. Simulação Empresarial focando em analisar o ambiente e criar cenários. Sistemas de Informação Gerencial dominando os sistemas mais adequados a serem implementados conforme a necessidade diagnosticada na empresa, entender o processo como um todo e buscar melhorias a serem inseridas na gestão da organização. Objetivos de aprendizagem Interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares; integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a finalidade de esclarecer a importância dos assuntos abordados nas disciplinas deste semestre na prática profissional; elaborar produções científicas aplicando normas da ABNT. Prezados Alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a organização e reestruturação da Gestão da empresa “Sabor Londrinense”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. No trabalho vocês desenvolverão um material argumentativo que deve contemplar as indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação-problema (situação geradora de aprendizagem – SGA) proposta. Para tanto, a seguir apresentamos as orientações. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1) Formação dos grupos Formem um grupo de 02 a 07 integrantes. Atentem que todos os integrantes devem pertencer à mesma turma e curso. 2) Leitura e interpretação da SGA Todos os integrantes do grupo deverão ler atentamente a SGA descrita a seguir. A SGA é uma situação-problema hipotética criada com base na vivência real do profissional da Administração. É importante que vocês utilizem os conhecimentos teóricos a partir das disciplinas desse semestre para interpretar a SGA. Em grupo, destacarão os pontos importantes para, posteriormente, produzir o conteúdo. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Sra. Cecília Sanches, 47 anos, é a fundadora e proprietária da “Sabor Londrinense”, sua empresa fabrica pães de queijo congelados. Ela abriu sua empresa há 7 anos e desde então vem ganhando mercado e tendo uma boa aceitabilidade de seu público-alvo, frente ao fato de seus pães de queijo serem saborosos e feitos com ingredientes de qualidade, pela qual ela preza muito. Com o crescimento ela buscou inovar e hoje possui pães de queijos congelados recheados, seus sabores salgados são: requeijão, calabresa, frango e bacon. Ela, também possui os doces, como: chocolate, romeu e julieta (queijo com goiabada) e doce de leite. Cecília começou a empreender por necessidade, havia perdido seu emprego e possuía dois filhos pequenos, ela precisava arriscar! Como sempre foi boa cozinheira, começou a fazer os seus deliciosos pães de queijo, receita de família, que aprendera com sua avó. Todos os amigos e conhecidos para quem ela vendia gostavam muito e, cada vez mais, ela se tornava conhecida e se estruturava como podia para atender todas as suas vendas, a empresa evoluiu e se tornou uma empresa de porte médio! A Sabor Londrinense cresceu rapidamente e Cecília buscou se estruturar com alguma organização, contudo, isso não foi possível. A sua empresa encontra-se extremamente desorganizada, Cecília se dedica muito à qualidade do seu produto e gosta de se envolver no processo de fabricação sempre que pode, mas isto a fez pagar um alto preço, ela deixou a gestão da empresa desamparada. A desorganização na área de gestão teve como consequência, além de outras situações, a incidência de uma alta carga tributária, fazendo com que a empresa tenha um dispêndio maior do que o necessário para bancar esses encargos. Além disso, se ela implantar um processo de gestão eficiente, terá possibilidade de viabilizar seu grande sonho, o de ampliar sua área de atuação e passar a atender a cidade de Maringá, que, segundo pesquisas já realizadas, da mesma forma que Londrina, local da sede da empresa, também possui poucos concorrentes neste setor. A gestão da empresa pode estar desorganizada, já os produtos da Sabor Londrinense possuem atenção total de Cecília e têm tanta qualidade, que os concorrentes não conseguem alcançar, mas, devido à sua busca por qualidade, Cecília é muito rígida com os fornecedores e são pouquíssimos os que a atendem à altura. A gestão da Sabor Londrinense, atualmente, se encontra muito desorganizada, com um fluxo de informações que apresenta falhas de comunicação e, muitas vezes, essas informações não são compartilhadas e ficam todas presas na mente de Cecília, travando processos e rotinas administrativas necessárias. Isso faz com que tudo se torne muito mais demorado, provocando alguns atrasos nas entregas, o que não está desagradando os clientes. Agora, vocês devem ajudar a Sra. Cecília a reestruturar e organizar a gestão de sua valorosa empresa, para que ela possa otimizar seus processos internos e ter fluidez de informações e de ações em seu dia-adia, podendo ganhar tempo, agilizar entregas e possibilitar a ida de Cecília ao setor de fabricação, que ela tanto valoriza. 3) Agora, é com vocês! Você e sua equipe deverão elaborar um material (Produção Textual Interdisciplinar em Grupo - PTG) de forma coesa e coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido com as seguintes partes: 1. Introdução: Contextualização da SGA apontando de maneira superficial, principalmente, os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto; 2. Desenvolvimento: O desenvolvimento do material precisa estar na sequência apresentada pelo roteiro a seguir. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas. ROTEIRO DE CONTEÚDOS: Para vocês conseguirem ajudar Cecília a organizar melhor a gestão da Sabor Londrinense, é muito importante que vocês tenham noção da real situação da empresa. Para tal, inicialmente, realizem um diagnóstico empresarial para compreender o que se passa na organização, para, posteriormente, proponham a intervenção mais indicada e de acordo com a realidade pela qual a empresa tem passado. Para ajudá-lo a compreender melhor a elaboração de um diagnóstico empresarial você pode consultar, além do livro da disciplina, o seguinte material: • BIAGIO, Luiz Arnaldo, BATOCCHIO, Antonio. Plano de Negócios: Estratégia para Micro e Pequenas Empresas, 2 ed. São Paulo: Manole, 2012. • LIMA, Rinaldo José Barbosa. Gestão de Negócios. Londrina: UNOPAR, 2014 176p. Vamos construir um diagnóstico adequado utilizando uma ferramenta muito útil para a organização, que é a Matriz SWOT! Ela é uma ferramenta utilizada para fazer análise e avaliação de cenários e é muito eficaz na identificação da situação atual do ambiente organizacional, seja interno ou externo. Internamente analisa os pontos fortes e fracos, já externamente analisa as oportunidades e ameaças. Ela ajuda a formatar o planejamento estratégico e o diagnóstico organizacional mais adequadamente. Orienta as empresas a como melhorar sua administração de capacidades e recursos. Indica os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de uma organização. Agora que nós temos o conteúdo necessário, mãos à obra, vamos fazer a Matriz SWOT da Sabor Londrinense! Preencha o quadro com dois pontos em cada um dos quatro quadrantes, lembrando de buscar informações necessárias em nossa SGA. OPORTUNIDADES AMEAÇAS - - - - FORÇAS (PONTOS FORTES) FRAQUEZAS (PONTOS FRACOS) - - - - O grupo deve desenvolver um trabalho baseado nas técnicas para apoiar na reestruturação e reorganização dos dados e dos Sistemas de Informações da Sabor Londrinense. Este trabalho deve apresentar uma proposta com um plano de manutenção dos sistemas existentes, necessitando da melhoria com evoluções dos atuais SI, e até mesmo a substituição de sistemas, quando verificada a obsolescência dos mesmos. Para desenvolver este plano, o grupo deve pesquisar os conceitos e técnicas mais usuais em gestão de projetos de TI e de desenvolvimento e manutenção de TI. Como sugestão seguem os seguintes textos: a) Com a leitura do tópico 13.3 Gestão de projetos de TI (páginas 404 a 411), do livro “Tecnologia da informação para gestão”, vão ter contato com os conceitos de projetos em TI. b) O tópico 5 Planejamento Estratégico da TI (páginas 66 a 79), do livro “Gestão Estratégica da tecnologia da informação”, trata dos impactos que o gestor deve conhecer e tratar durante a execução do projeto de TI. O grupo deve elaborar um plano estratégico de TI para a Sabor Londrinense, contemplando os recursos e técnicas de gestão da TI, quanto a gestão de um projeto de TI e um plano de estudo de impactos internos e externos oriundos da implantação dos sistemas de informações. Referencias TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8. ed. Porto Alegre. Bookman. 2013. Link na biblioteca virtual < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600160/cfi/415!/4/4@ 0.00:14.5 > (Acessado em 13 jul. 2018) AKABANE, Getulio K. Gestão estratégica da tecnologia da informação: conceitos, metodologias, planejamento e avaliações. São Paulo. Atlas. 2012. Link na biblioteca virtual < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600160/cfi/415!/4/4@ 0.00:14.5 > (Acessado em 13 jul. 2018) Segundo PINTO (2016, p. 36) "A primeira etapa do processo de planejamento estratégico é a análise do ambiente externo e interno. Por meio da análise do ambiente externo, a organização poderá identificar as ameaças e oportunidades do ambiente competitivo e, com isso, avaliar os fatores que podem afetar mais diretamente o atingimento dos objetivos. Uma das metodologias que podem ser utilizadas é a análise do ambiente geral, ou seja, a análise dos fatores demográficos, econômicos, sociais, político-legais e tecnológicos". Comente sobre as seguintes questões abaixo: 1 - Com relação ao Ambiente Geral, o que são "componentes/ fatores demográficos"? Cite exemplos de componentes demográficos. Quais são os componentes demográficos presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? 2 – Com relação ao Ambiente Geral, o que são "componentes / fatores econômicos"? Cite exemplos de componentes econômicos. Quais são os componentes econômicos presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? 3– Com relação ao Ambiente Geral, o que são "componentes / fatores socioculturais"? Cite exemplos de componentes socioculturais. Quais são os componentes socioculturais presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? 4– Com relação ao Ambiente Geral, o que são componentes / fatores tecnológicos? Cite exemplos de componentes tecnológicos. Existem componentes tecnológicos presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? Quais seriam esses componentes? 5– Com relação ao Ambiente Geral, o que são componentes / fatores político-legais? Cite exemplos de componentes político-legais. Existem componentes político-legais presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? Quais seriam esses componentes? 6 – Quais são as oportunidades para a "Sabor Londrinense" encontradas a partir da análise do Ambiente Geral da "Sabor Londrinense". 7 – Comente sobre as estratégias genéricas: 'Liderança em Custos", "Diferenciação" e "Enfoque (foco)". 8 – A partir da Análise do Ambiente Geral e das oportunidades encontradas para a "Sabor Londrinense", qual a estratégia genérica (Liderança em Custos, Diferenciação ou Enfoque) que você recomendaria que a "Sabor Londrinense" adotasse? Por quê? Referências: BATEMAN T. S., SNELL S. A. Administração – 2ª Ed – Porto Alegre: AMGH, 2012. MAXIMIANO A. C. A., Introdução a Administração – 8ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2011. PORTER M., Vantagem Competitiva – 3ª Ed. – Rio de Janeiro: CAMPUS, 1991. Para poder crescer e ter sucesso organizacional é fundamental saber o que se deseja medir, para poder entender o que se espera, segundo Deming (1990) autor da seguinte frase "Não se gerencia o que não se mede; não se mede o que não se define; não se define o que não se entende; não há sucesso no que não se gerencia” explica muito bom a importância de compreender o que se deseja gerenciar, Nortan e Kaplan (1997) são autores da notável frase “medir é importante: o que não é medido não é gerenciado”, com isso temos três grandes autores expondo a dimensão da gestão e dos indicadores. A empresa "Sabor Londrinense" tenciona em reestruturar a gestão do seu negócio assim como ter fluidez de informações, para isso é importante ter parâmetros para que possam ser medidos, portanto, analise e indique quais indicadores internos serão interessantes para essa nova fase da "Sabor Londrinense", e explique como devem ser implantados esses indicadores e de que maneira os simuladores podem auxiliar em todo o processo de desenvolvimento da organização. Referencias CAMPOS, Ivan Ferreira; ALVES, Adriano Rosa. Simulação Empresarial. Editora e Distribuidora educacional, 2016. GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. 2º. Ed. São Paulo: Person, 2007. 3. Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que o grupo chegou sobre a SGA será redigida ao considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual. 4. Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas sigam as normas da ABNT, conforme as orientações (Normas Para Elaboração e Entrega da Produção Textual) para a formatação da produção textual interdisciplinar em grupo. Assim, a equipe deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos acadêmicos com os seguintes itens: CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome dos alunos em ordem alfabética e RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade) CONTRA CAPA (Nome dos alunos em ordem alfabética e RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade) SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 DESENVOLVIMENTO 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4 REFERÊNCIAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual interdisciplinar em grupo deverá ser postada no ambiente virtual. Para isso: - Este trabalho deve ser realizado com participação de 2 a 7 integrantes em cada grupo. Ao formar o grupo, um aluno (líder) deverá ficar responsável para cadastrar o grupo no portfólio, ou seja, para indicar os nomes dos demais membros do grupo; somente após cadastrar o grupo deverá enviar o trabalho. Apenas um aluno cadastra o grupo e envia o trabalho do seu grupo. A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo. - Ao definir quem serão os participantes do grupo, informem seu tutor de sala. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembre-se que é responsabilidade de cada aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (líder) bem como acompanhar a inserção da atividade; - Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo grupo fica prejudicado. Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido; - Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade direta de sua área restrita; - A produção textual deve ter no mínimo 7 e no máximo 10 laudas (páginas), incluindo (como já comentado acima) introdução, desenvolvimento e considerações finais. As referências não serão contadas entre as laudas; - A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT. Acesse a “Biblioteca Digital”, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; - A produção textual deve ser cadastrada em arquivo Word; - A produção textual Interdisciplinar em grupo deverá, obrigatoriamente, ser apresentada à turma no momento da aula atividade da disciplina de Seminário do Projeto Integrado IV; - Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, o aluno deverá buscar orientações na sala do tutor; - Atenção aos prazos de postagens! CRITÉRIOS AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância. Critério Significado Valor/peso Coerência, A produção textual apresenta uma linguagem de 10% clareza e fácil compreensão, apresentando os argumentos coesão de modo claro e coeso. Aplicação dos No texto escrito (com as justificativas e 50% conteúdos argumentações) as ideias apresentam relação (10% por interdisciplinares direta com a situação descrita e explicitam disciplina) no texto conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas argumentativo do semestre. Riqueza de O conteúdo tem relação direta com o tema, 20% argumentação traduzem uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. Conclusão As considerações finais refletem, de fato, a 10% resolução da problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita 10% ortográfica e estrutura solicitadas. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur