Pular para o conteúdo principal

Temática Interdisciplinar: Organização e reestruturação da Gestão da empresa - “Sabor Londrinense”.

ATENÇÃO TENHO ESSE TRABALHO POR UM PREÇO LEGAL E UM PRAZO BACANA

PAGUE APÓS RECEBER O TRABALHO

SLIDE GRÁTIS






























ATENÇÃO TENHO ESSE TRABALHO POR UM PREÇO LEGAL E UM PRAZO BACANA PAGUE APÓS RECEBER O TRABALHO SLIDE GRÁTIS PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: Organização e reestruturação da Gestão da empresa - “Sabor Londrinense”. Curso Administração Semestre: 7º e 8º Disciplinas DiagnósticoeIntervençãoEmpresarial;Simulação integradoras Empresarial; Sistemas de Informação Gerencial; Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais II. Professores Natália Martinêz Ambrogi Woitas; Suzi Bueno Almeida; Henry Tetsuji Nonaka; Marco Hisatomi; Marilza Aparecida Pavesi. Conteúdos Diagnóstico empresarial; Ferramentas de diagnóstico, interdisciplinares Intervenção empresarial; Gestão de Negócios. Processo de decisão. Simulação de ambiente comercial, industrial e marketing de produtos. Exercícios de tomada de decisão. Dimensões de processos decisórios. Elementos racionais e não racionais. Estudos de caso. Teoria dos Jogos. Competência Elaboração de um diagnóstico empresarial baseado na real situação da empresa para que a intervenção seja a mais adequada, para isso será utilizado a ferramenta de diagnóstico como a Matriz SWOT, e para entender melhor o processo de intervenção e as suas possíveis consequências a simulação empresarial auxiliará em todo esse processo. Habilidades Interpretar uma situação-problema e a partir dela implementar ações de Diagnóstico e Intervenção Empresarial; da organização e do trabalho do gestor. Simulação Empresarial focando em analisar o ambiente e criar cenários. Sistemas de Informação Gerencial dominando os sistemas mais adequados a serem implementados conforme a necessidade diagnosticada na empresa, entender o processo como um todo e buscar melhorias a serem inseridas na gestão da organização. Objetivos de aprendizagem Interpretar uma situação-problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares; integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a finalidade de esclarecer a importância dos assuntos abordados nas disciplinas deste semestre na prática profissional; elaborar produções científicas aplicando normas da ABNT. Prezados Alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a organização e reestruturação da Gestão da empresa “Sabor Londrinense”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. No trabalho vocês desenvolverão um material argumentativo que deve contemplar as indagações do roteiro de conteúdos sobre a situação-problema (situação geradora de aprendizagem – SGA) proposta. Para tanto, a seguir apresentamos as orientações. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1) Formação dos grupos Formem um grupo de 02 a 07 integrantes. Atentem que todos os integrantes devem pertencer à mesma turma e curso. 2) Leitura e interpretação da SGA Todos os integrantes do grupo deverão ler atentamente a SGA descrita a seguir. A SGA é uma situação-problema hipotética criada com base na vivência real do profissional da Administração. É importante que vocês utilizem os conhecimentos teóricos a partir das disciplinas desse semestre para interpretar a SGA. Em grupo, destacarão os pontos importantes para, posteriormente, produzir o conteúdo. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Sra. Cecília Sanches, 47 anos, é a fundadora e proprietária da “Sabor Londrinense”, sua empresa fabrica pães de queijo congelados. Ela abriu sua empresa há 7 anos e desde então vem ganhando mercado e tendo uma boa aceitabilidade de seu público-alvo, frente ao fato de seus pães de queijo serem saborosos e feitos com ingredientes de qualidade, pela qual ela preza muito. Com o crescimento ela buscou inovar e hoje possui pães de queijos congelados recheados, seus sabores salgados são: requeijão, calabresa, frango e bacon. Ela, também possui os doces, como: chocolate, romeu e julieta (queijo com goiabada) e doce de leite. Cecília começou a empreender por necessidade, havia perdido seu emprego e possuía dois filhos pequenos, ela precisava arriscar! Como sempre foi boa cozinheira, começou a fazer os seus deliciosos pães de queijo, receita de família, que aprendera com sua avó. Todos os amigos e conhecidos para quem ela vendia gostavam muito e, cada vez mais, ela se tornava conhecida e se estruturava como podia para atender todas as suas vendas, a empresa evoluiu e se tornou uma empresa de porte médio! A Sabor Londrinense cresceu rapidamente e Cecília buscou se estruturar com alguma organização, contudo, isso não foi possível. A sua empresa encontra-se extremamente desorganizada, Cecília se dedica muito à qualidade do seu produto e gosta de se envolver no processo de fabricação sempre que pode, mas isto a fez pagar um alto preço, ela deixou a gestão da empresa desamparada. A desorganização na área de gestão teve como consequência, além de outras situações, a incidência de uma alta carga tributária, fazendo com que a empresa tenha um dispêndio maior do que o necessário para bancar esses encargos. Além disso, se ela implantar um processo de gestão eficiente, terá possibilidade de viabilizar seu grande sonho, o de ampliar sua área de atuação e passar a atender a cidade de Maringá, que, segundo pesquisas já realizadas, da mesma forma que Londrina, local da sede da empresa, também possui poucos concorrentes neste setor. A gestão da empresa pode estar desorganizada, já os produtos da Sabor Londrinense possuem atenção total de Cecília e têm tanta qualidade, que os concorrentes não conseguem alcançar, mas, devido à sua busca por qualidade, Cecília é muito rígida com os fornecedores e são pouquíssimos os que a atendem à altura. A gestão da Sabor Londrinense, atualmente, se encontra muito desorganizada, com um fluxo de informações que apresenta falhas de comunicação e, muitas vezes, essas informações não são compartilhadas e ficam todas presas na mente de Cecília, travando processos e rotinas administrativas necessárias. Isso faz com que tudo se torne muito mais demorado, provocando alguns atrasos nas entregas, o que não está desagradando os clientes. Agora, vocês devem ajudar a Sra. Cecília a reestruturar e organizar a gestão de sua valorosa empresa, para que ela possa otimizar seus processos internos e ter fluidez de informações e de ações em seu dia-adia, podendo ganhar tempo, agilizar entregas e possibilitar a ida de Cecília ao setor de fabricação, que ela tanto valoriza. 3) Agora, é com vocês! Você e sua equipe deverão elaborar um material (Produção Textual Interdisciplinar em Grupo - PTG) de forma coesa e coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido com as seguintes partes: 1. Introdução: Contextualização da SGA apontando de maneira superficial, principalmente, os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto; 2. Desenvolvimento: O desenvolvimento do material precisa estar na sequência apresentada pelo roteiro a seguir. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas. ROTEIRO DE CONTEÚDOS: Para vocês conseguirem ajudar Cecília a organizar melhor a gestão da Sabor Londrinense, é muito importante que vocês tenham noção da real situação da empresa. Para tal, inicialmente, realizem um diagnóstico empresarial para compreender o que se passa na organização, para, posteriormente, proponham a intervenção mais indicada e de acordo com a realidade pela qual a empresa tem passado. Para ajudá-lo a compreender melhor a elaboração de um diagnóstico empresarial você pode consultar, além do livro da disciplina, o seguinte material: • BIAGIO, Luiz Arnaldo, BATOCCHIO, Antonio. Plano de Negócios: Estratégia para Micro e Pequenas Empresas, 2 ed. São Paulo: Manole, 2012. • LIMA, Rinaldo José Barbosa. Gestão de Negócios. Londrina: UNOPAR, 2014 176p. Vamos construir um diagnóstico adequado utilizando uma ferramenta muito útil para a organização, que é a Matriz SWOT! Ela é uma ferramenta utilizada para fazer análise e avaliação de cenários e é muito eficaz na identificação da situação atual do ambiente organizacional, seja interno ou externo. Internamente analisa os pontos fortes e fracos, já externamente analisa as oportunidades e ameaças. Ela ajuda a formatar o planejamento estratégico e o diagnóstico organizacional mais adequadamente. Orienta as empresas a como melhorar sua administração de capacidades e recursos. Indica os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças de uma organização. Agora que nós temos o conteúdo necessário, mãos à obra, vamos fazer a Matriz SWOT da Sabor Londrinense! Preencha o quadro com dois pontos em cada um dos quatro quadrantes, lembrando de buscar informações necessárias em nossa SGA. OPORTUNIDADES AMEAÇAS - - - - FORÇAS (PONTOS FORTES) FRAQUEZAS (PONTOS FRACOS) - - - - O grupo deve desenvolver um trabalho baseado nas técnicas para apoiar na reestruturação e reorganização dos dados e dos Sistemas de Informações da Sabor Londrinense. Este trabalho deve apresentar uma proposta com um plano de manutenção dos sistemas existentes, necessitando da melhoria com evoluções dos atuais SI, e até mesmo a substituição de sistemas, quando verificada a obsolescência dos mesmos. Para desenvolver este plano, o grupo deve pesquisar os conceitos e técnicas mais usuais em gestão de projetos de TI e de desenvolvimento e manutenção de TI. Como sugestão seguem os seguintes textos: a) Com a leitura do tópico 13.3 Gestão de projetos de TI (páginas 404 a 411), do livro “Tecnologia da informação para gestão”, vão ter contato com os conceitos de projetos em TI. b) O tópico 5 Planejamento Estratégico da TI (páginas 66 a 79), do livro “Gestão Estratégica da tecnologia da informação”, trata dos impactos que o gestor deve conhecer e tratar durante a execução do projeto de TI. O grupo deve elaborar um plano estratégico de TI para a Sabor Londrinense, contemplando os recursos e técnicas de gestão da TI, quanto a gestão de um projeto de TI e um plano de estudo de impactos internos e externos oriundos da implantação dos sistemas de informações. Referencias TURBAN, Efraim; VOLONINO, Linda. Tecnologia da informação para gestão: em busca do melhor desempenho estratégico e operacional. 8. ed. Porto Alegre. Bookman. 2013. Link na biblioteca virtual < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600160/cfi/415!/4/4@ 0.00:14.5 > (Acessado em 13 jul. 2018) AKABANE, Getulio K. Gestão estratégica da tecnologia da informação: conceitos, metodologias, planejamento e avaliações. São Paulo. Atlas. 2012. Link na biblioteca virtual < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788582600160/cfi/415!/4/4@ 0.00:14.5 > (Acessado em 13 jul. 2018) Segundo PINTO (2016, p. 36) "A primeira etapa do processo de planejamento estratégico é a análise do ambiente externo e interno. Por meio da análise do ambiente externo, a organização poderá identificar as ameaças e oportunidades do ambiente competitivo e, com isso, avaliar os fatores que podem afetar mais diretamente o atingimento dos objetivos. Uma das metodologias que podem ser utilizadas é a análise do ambiente geral, ou seja, a análise dos fatores demográficos, econômicos, sociais, político-legais e tecnológicos". Comente sobre as seguintes questões abaixo: 1 - Com relação ao Ambiente Geral, o que são "componentes/ fatores demográficos"? Cite exemplos de componentes demográficos. Quais são os componentes demográficos presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? 2 – Com relação ao Ambiente Geral, o que são "componentes / fatores econômicos"? Cite exemplos de componentes econômicos. Quais são os componentes econômicos presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? 3– Com relação ao Ambiente Geral, o que são "componentes / fatores socioculturais"? Cite exemplos de componentes socioculturais. Quais são os componentes socioculturais presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? 4– Com relação ao Ambiente Geral, o que são componentes / fatores tecnológicos? Cite exemplos de componentes tecnológicos. Existem componentes tecnológicos presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? Quais seriam esses componentes? 5– Com relação ao Ambiente Geral, o que são componentes / fatores político-legais? Cite exemplos de componentes político-legais. Existem componentes político-legais presentes no Ambiente Geral da "Sabor Londrinense"? Quais seriam esses componentes? 6 – Quais são as oportunidades para a "Sabor Londrinense" encontradas a partir da análise do Ambiente Geral da "Sabor Londrinense". 7 – Comente sobre as estratégias genéricas: 'Liderança em Custos", "Diferenciação" e "Enfoque (foco)". 8 – A partir da Análise do Ambiente Geral e das oportunidades encontradas para a "Sabor Londrinense", qual a estratégia genérica (Liderança em Custos, Diferenciação ou Enfoque) que você recomendaria que a "Sabor Londrinense" adotasse? Por quê? Referências: BATEMAN T. S., SNELL S. A. Administração – 2ª Ed – Porto Alegre: AMGH, 2012. MAXIMIANO A. C. A., Introdução a Administração – 8ª Ed. – São Paulo: Atlas, 2011. PORTER M., Vantagem Competitiva – 3ª Ed. – Rio de Janeiro: CAMPUS, 1991. Para poder crescer e ter sucesso organizacional é fundamental saber o que se deseja medir, para poder entender o que se espera, segundo Deming (1990) autor da seguinte frase "Não se gerencia o que não se mede; não se mede o que não se define; não se define o que não se entende; não há sucesso no que não se gerencia” explica muito bom a importância de compreender o que se deseja gerenciar, Nortan e Kaplan (1997) são autores da notável frase “medir é importante: o que não é medido não é gerenciado”, com isso temos três grandes autores expondo a dimensão da gestão e dos indicadores. A empresa "Sabor Londrinense" tenciona em reestruturar a gestão do seu negócio assim como ter fluidez de informações, para isso é importante ter parâmetros para que possam ser medidos, portanto, analise e indique quais indicadores internos serão interessantes para essa nova fase da "Sabor Londrinense", e explique como devem ser implantados esses indicadores e de que maneira os simuladores podem auxiliar em todo o processo de desenvolvimento da organização. Referencias CAMPOS, Ivan Ferreira; ALVES, Adriano Rosa. Simulação Empresarial. Editora e Distribuidora educacional, 2016. GRAMIGNA, Maria Rita. Jogos de Empresa. 2º. Ed. São Paulo: Person, 2007. 3. Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que o grupo chegou sobre a SGA será redigida ao considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual. 4. Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas sigam as normas da ABNT, conforme as orientações (Normas Para Elaboração e Entrega da Produção Textual) para a formatação da produção textual interdisciplinar em grupo. Assim, a equipe deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos acadêmicos com os seguintes itens: CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome dos alunos em ordem alfabética e RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade) CONTRA CAPA (Nome dos alunos em ordem alfabética e RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade) SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 DESENVOLVIMENTO 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4 REFERÊNCIAS NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual interdisciplinar em grupo deverá ser postada no ambiente virtual. Para isso: - Este trabalho deve ser realizado com participação de 2 a 7 integrantes em cada grupo. Ao formar o grupo, um aluno (líder) deverá ficar responsável para cadastrar o grupo no portfólio, ou seja, para indicar os nomes dos demais membros do grupo; somente após cadastrar o grupo deverá enviar o trabalho. Apenas um aluno cadastra o grupo e envia o trabalho do seu grupo. A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo. - Ao definir quem serão os participantes do grupo, informem seu tutor de sala. Isto é importante para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados. Lembre-se que é responsabilidade de cada aluno acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (líder) bem como acompanhar a inserção da atividade; - Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo grupo fica prejudicado. Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido; - Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e a inserção da atividade direta de sua área restrita; - A produção textual deve ter no mínimo 7 e no máximo 10 laudas (páginas), incluindo (como já comentado acima) introdução, desenvolvimento e considerações finais. As referências não serão contadas entre as laudas; - A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT. Acesse a “Biblioteca Digital”, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; - A produção textual deve ser cadastrada em arquivo Word; - A produção textual Interdisciplinar em grupo deverá, obrigatoriamente, ser apresentada à turma no momento da aula atividade da disciplina de Seminário do Projeto Integrado IV; - Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, o aluno deverá buscar orientações na sala do tutor; - Atenção aos prazos de postagens! CRITÉRIOS AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância. Critério Significado Valor/peso Coerência, A produção textual apresenta uma linguagem de 10% clareza e fácil compreensão, apresentando os argumentos coesão de modo claro e coeso. Aplicação dos No texto escrito (com as justificativas e 50% conteúdos argumentações) as ideias apresentam relação (10% por interdisciplinares direta com a situação descrita e explicitam disciplina) no texto conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas argumentativo do semestre. Riqueza de O conteúdo tem relação direta com o tema, 20% argumentação traduzem uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. Conclusão As considerações finais refletem, de fato, a 10% resolução da problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita 10% ortográfica e estrutura solicitadas. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis