Pular para o conteúdo principal

As lutas enquanto conteúdo da educação física escolar unopar ed fisica








Curso de Graduação em Educação Física Disciplinas: Fisiologia do Exercício; Metodologia do Ensino de Handebol; Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol; Metodologia do Ensino de Lutas; Seminários da Prática: Metodologia do Ensino da Educação Física - Jogos coletivos e Lutas; Semestre: 5º Flex 6º Regular 2018 Prof.: Prof. Lúcio Caldeira; Prof. Raphael Testa; Prof. Márcio Teixeira; Prof. Anderson Nascimento; Prof. Douglas Kratki. Produção Textual Interdisciplinar em Grupo Estamos iniciando mais um semestre do curso de graduação de Licenciatura em Educação Física. Escolhemos um tema bastante motivador e relevante para o ensino fundamental e suas práticas. Trata-se da pedagogia das modalidades coletivas, lutas e abordagens de ensino da educação física. A equipe deverá seguir todos os passos do trabalho, que envolvem leitura, discussão, análise e construção de ideias para possíveis situações de aprendizagem interdisciplinares, já que neste semestre você cursará metodologias de ensino em: Fisiologia do exercício, Handebol, Futsal e Futebol, Lutas, e Seminário da prática com enfoque reflexivo e teórico-prático sobre a pedagogia e métodos pedagógicos das modalidades coletivas e lutas. Objetivos:  Compreender as lutas enquanto um relevante conteúdo da educação física escolar;  Refletir sobre as diferentes possibilidades de metodologias de ensino das modalidades coletivas, e as especificidades de cada método ou corrente pedagógica.  Elaborar um plano de aula visando o desenvolvimento de modalidades coletivas. Curso de Graduação em Educação Física Caro(a) aluno(a): Nesse semestre vocês estão tendo a oportunidade de conhecer a intervenção pedagógica da educação física escolar no ensino de modalidades coletivas e lutas. Atualmente é responsabilidade do professor de educação física o desenvolvimento de modalidades esportivas (handebol, futsal, lutas, dentre outras). Sendo assim, propomos nesse trabalho em grupo uma atividade interdisciplinar que contemple os conhecimentos da temática do conteúdo de lutas e métodos de ensino no desenvolvimento das diferentes modalidades coletivas. Esse trabalho é composto de três partes especificadas a seguir: ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em três momentos. 1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO 1 TEMA: As lutas enquanto conteúdo da educação física escolar.  Realizem pesquisas em sites confiáveis (sites das federações nacionais e internacionais de determinada modalidade), em livros e em periódicos científicos sobre a temática proposta (ex: google acadêmico, scielo, lilacs, pubmed, entre outros).  O texto produzido deve contemplar os seguintes temas/conteúdos: - as lutas enquanto conteúdo da educação física escolar; - a importância das lutas como conteúdo da educação física escolar; - competências do profissional de educação física e os desafios no trabalho com as lutas na escola; - possibilidades de abordagens no contexto escolar: (nesse aspecto seria importante contemplar as características regionais, o resgate e a manutenção da cultura local); - argumentos sobre modalidade de lutas e violência na educação física escolar; Curso de Graduação em Educação Física Orientações específicas: - Elaborar um texto de no mínimo 2 (duas) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito. - Estes dois textos (com os links de acesso listados a seguir) podem ser utilizados como referência em sua produção textual. Mas não podem ser os únicos a serem utilizados. Texto 1: O ensino de Lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Disponível no link: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5264/3965 Texto 2: A tematização das Lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Disponível no link: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567/1968 2º PARTE – PESQUISA DE CAMPO: Aula e entrevista na escola TEMA: O desenvolvimento de modalidades coletivas nas aulas de educação física.  Nesse momento, vocês deverão ir a campo com o intuito de levantar dados sobre a realidade do trabalho pedagógico dos professores de educação física no desenvolvimento de modalidades coletivas e também conhecer atividades propostas pelos professores de acordo com o objetivo das aulas. Procure uma escola para a realização da entrevista e análise da aula.  As entrevistas devem ser registradas. Anotem as respostas respeitando ao máximo as falas dos professores entrevistados.  O roteiro da aula também deve ser registrado, tomando nota das principais atividades utilizadas pelo professor e seu objetivo durante a aula (três atividades). Lembrando que as atividades relatadas devem ser para o desenvolvimento de modalidades coletivas. Curso de Graduação em Educação Física Segue o roteiro para a entrevista:  Qual método ou abordagem de ensino você utiliza em suas aulas para o desenvolvimento do aprendizado de modalidades coletivas?  Por que você considera este o método mais adequado para o desenvolvimento destas modalidades?  Você também considera aspectos importantes de outros métodos de ensino, além do que você costuma utiliza, para tornar o aprendizado dos alunos um processo mais prazeroso e eficaz?  Além do método que você utiliza com maior frequência, sobre quais outros métodos você têm conhecimento?  Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse os diferentes métodos de ensino de modalidades coletivas?  Você se sente preparado para trabalhar o ensino de modalidades coletivas com seus alunos?  Como você prepara os exercícios e atividades que propõe em sua aula? Você trabalha com a progressão dos movimentos para a construção pedagógica de suas aulas? Após a entrevista:  Transcreva as entrevistas (copiem as perguntas e as respostas dos professores) para um arquivo (.doc) Word ou equivalente (mínimo de 2 laudas).  Transcreva os 3 (três) principais exercícios e atividades utilizados na aula para o desenvolvimento de modalidades coletivas.  Reflitam sobre as respostas dadas pelo professor e elaborem um texto de no máximo 2 (duas) páginas, contendo as considerações do grupo sobre a fala dos professores e a relação com os estudos e referências utilizadas pelo grupo. Curso de Graduação em Educação Física 3º PARTE – Produção do plano de aula  Este é o momento do trabalho no qual vocês devem colocar em prática tudo o que foi discutido e analisado. Deve ser elaborado um plano de aula (ver modelo nos anexos), de acordo com o modelo disponível ao final das orientações para o trabalho. As atividades da aula devem visar o desenvolvimento das modalidades esportivas. Vocês podem fazer atividades que desenvolvam as modalidades coletivas em geral, ou podem visar uma modalidade específica (ex: lutas). Nas atividades para determinadas modalidades, não se esqueçam de colocar o objetivo e qual modalidade está sendo trabalhada. O plano de aula deve conter de 3 a 5 atividades. Observações Gerais: - Os alunos devem realizar o trabalho em grupo (mínimo 2 e máximo 7 alunos). - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. - A FORMATAÇÃO DO TRABALHO deverá ficará assim: 1. Capa: com nome da instituição, nome das disciplinas, nome de todos os professores desse semestre e nome completo dos todos os alunos do grupo. 2. Introdução: Apresentar o objetivo e o que foi realizado no trabalho (uma página). 3. Desenvolvimento: deve constar as três partes do trabalho descrito acima. 4. Conclusão: Apresentar suas considerações sobre o trabalho realizado. 5. Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo com as normas da ABNT. 6. ANEXO: transcrição das entrevistas. - Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável por cadastrá-lo no portfólio, ou seja, indicar os nomes dos demais membros do grupo; somente após o cadastro o trabalho deverá ser enviado. Apenas um aluno cadastra as informações do grupo e realiza o envio do trabalho. - Devem participar dos grupos somente os alunos do mesmo semestre e da mesma turma. Curso de Graduação em Educação Física - O trabalho deve ser postado no portfolio, na pasta específica, no prazo estipulado no Colaborar. - Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na Sala do Tutor. Um ótimo trabalho! Professores do 5º Semestre Flex/ 6º Semestre Regular Curso de Graduação em Educação Física Procedimentos didáticos: Atividade 1: Descrever aqui a sequência das atividades dadas na aula.    Avaliação: descrever aqui se os objetivos foram atingidos com um comentário sobre o motivo. PLANO DE AULA NÚMERO                  Observação                                      Coparticipação                                          Intervenção Data:   Horário:   Ano:                        Turma: Nº de alunos:    Tema da aula:                                                                                                                    Conteúdo: Objetivo:   Recursos materiais: 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis