Curso de Graduação em Educação Física Disciplinas: Fisiologia do Exercício; Metodologia do Ensino de Handebol; Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol; Metodologia do Ensino de Lutas; Seminários da Prática: Metodologia do Ensino da Educação Física - Jogos coletivos e Lutas; Semestre: 5º Flex 6º Regular 2018 Prof.: Prof. Lúcio Caldeira; Prof. Raphael Testa; Prof. Márcio Teixeira; Prof. Anderson Nascimento; Prof. Douglas Kratki. Produção Textual Interdisciplinar em Grupo Estamos iniciando mais um semestre do curso de graduação de Licenciatura em Educação Física. Escolhemos um tema bastante motivador e relevante para o ensino fundamental e suas práticas. Trata-se da pedagogia das modalidades coletivas, lutas e abordagens de ensino da educação física. A equipe deverá seguir todos os passos do trabalho, que envolvem leitura, discussão, análise e construção de ideias para possíveis situações de aprendizagem interdisciplinares, já que neste semestre você cursará metodologias de ensino em: Fisiologia do exercício, Handebol, Futsal e Futebol, Lutas, e Seminário da prática com enfoque reflexivo e teórico-prático sobre a pedagogia e métodos pedagógicos das modalidades coletivas e lutas. Objetivos: Compreender as lutas enquanto um relevante conteúdo da educação física escolar; Refletir sobre as diferentes possibilidades de metodologias de ensino das modalidades coletivas, e as especificidades de cada método ou corrente pedagógica. Elaborar um plano de aula visando o desenvolvimento de modalidades coletivas. Curso de Graduação em Educação Física Caro(a) aluno(a): Nesse semestre vocês estão tendo a oportunidade de conhecer a intervenção pedagógica da educação física escolar no ensino de modalidades coletivas e lutas. Atualmente é responsabilidade do professor de educação física o desenvolvimento de modalidades esportivas (handebol, futsal, lutas, dentre outras). Sendo assim, propomos nesse trabalho em grupo uma atividade interdisciplinar que contemple os conhecimentos da temática do conteúdo de lutas e métodos de ensino no desenvolvimento das diferentes modalidades coletivas. Esse trabalho é composto de três partes especificadas a seguir: ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em três momentos. 1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO 1 TEMA: As lutas enquanto conteúdo da educação física escolar. Realizem pesquisas em sites confiáveis (sites das federações nacionais e internacionais de determinada modalidade), em livros e em periódicos científicos sobre a temática proposta (ex: google acadêmico, scielo, lilacs, pubmed, entre outros). O texto produzido deve contemplar os seguintes temas/conteúdos: - as lutas enquanto conteúdo da educação física escolar; - a importância das lutas como conteúdo da educação física escolar; - competências do profissional de educação física e os desafios no trabalho com as lutas na escola; - possibilidades de abordagens no contexto escolar: (nesse aspecto seria importante contemplar as características regionais, o resgate e a manutenção da cultura local); - argumentos sobre modalidade de lutas e violência na educação física escolar; Curso de Graduação em Educação Física Orientações específicas: - Elaborar um texto de no mínimo 2 (duas) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito. - Estes dois textos (com os links de acesso listados a seguir) podem ser utilizados como referência em sua produção textual. Mas não podem ser os únicos a serem utilizados. Texto 1: O ensino de Lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Disponível no link: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5264/3965 Texto 2: A tematização das Lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Disponível no link: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567/1968 2º PARTE – PESQUISA DE CAMPO: Aula e entrevista na escola TEMA: O desenvolvimento de modalidades coletivas nas aulas de educação física. Nesse momento, vocês deverão ir a campo com o intuito de levantar dados sobre a realidade do trabalho pedagógico dos professores de educação física no desenvolvimento de modalidades coletivas e também conhecer atividades propostas pelos professores de acordo com o objetivo das aulas. Procure uma escola para a realização da entrevista e análise da aula. As entrevistas devem ser registradas. Anotem as respostas respeitando ao máximo as falas dos professores entrevistados. O roteiro da aula também deve ser registrado, tomando nota das principais atividades utilizadas pelo professor e seu objetivo durante a aula (três atividades). Lembrando que as atividades relatadas devem ser para o desenvolvimento de modalidades coletivas. Curso de Graduação em Educação Física Segue o roteiro para a entrevista: Qual método ou abordagem de ensino você utiliza em suas aulas para o desenvolvimento do aprendizado de modalidades coletivas? Por que você considera este o método mais adequado para o desenvolvimento destas modalidades? Você também considera aspectos importantes de outros métodos de ensino, além do que você costuma utiliza, para tornar o aprendizado dos alunos um processo mais prazeroso e eficaz? Além do método que você utiliza com maior frequência, sobre quais outros métodos você têm conhecimento? Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse os diferentes métodos de ensino de modalidades coletivas? Você se sente preparado para trabalhar o ensino de modalidades coletivas com seus alunos? Como você prepara os exercícios e atividades que propõe em sua aula? Você trabalha com a progressão dos movimentos para a construção pedagógica de suas aulas? Após a entrevista: Transcreva as entrevistas (copiem as perguntas e as respostas dos professores) para um arquivo (.doc) Word ou equivalente (mínimo de 2 laudas). Transcreva os 3 (três) principais exercícios e atividades utilizados na aula para o desenvolvimento de modalidades coletivas. Reflitam sobre as respostas dadas pelo professor e elaborem um texto de no máximo 2 (duas) páginas, contendo as considerações do grupo sobre a fala dos professores e a relação com os estudos e referências utilizadas pelo grupo. Curso de Graduação em Educação Física 3º PARTE – Produção do plano de aula Este é o momento do trabalho no qual vocês devem colocar em prática tudo o que foi discutido e analisado. Deve ser elaborado um plano de aula (ver modelo nos anexos), de acordo com o modelo disponível ao final das orientações para o trabalho. As atividades da aula devem visar o desenvolvimento das modalidades esportivas. Vocês podem fazer atividades que desenvolvam as modalidades coletivas em geral, ou podem visar uma modalidade específica (ex: lutas). Nas atividades para determinadas modalidades, não se esqueçam de colocar o objetivo e qual modalidade está sendo trabalhada. O plano de aula deve conter de 3 a 5 atividades. Observações Gerais: - Os alunos devem realizar o trabalho em grupo (mínimo 2 e máximo 7 alunos). - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. - A FORMATAÇÃO DO TRABALHO deverá ficará assim: 1. Capa: com nome da instituição, nome das disciplinas, nome de todos os professores desse semestre e nome completo dos todos os alunos do grupo. 2. Introdução: Apresentar o objetivo e o que foi realizado no trabalho (uma página). 3. Desenvolvimento: deve constar as três partes do trabalho descrito acima. 4. Conclusão: Apresentar suas considerações sobre o trabalho realizado. 5. Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo com as normas da ABNT. 6. ANEXO: transcrição das entrevistas. - Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável por cadastrá-lo no portfólio, ou seja, indicar os nomes dos demais membros do grupo; somente após o cadastro o trabalho deverá ser enviado. Apenas um aluno cadastra as informações do grupo e realiza o envio do trabalho. - Devem participar dos grupos somente os alunos do mesmo semestre e da mesma turma. Curso de Graduação em Educação Física - O trabalho deve ser postado no portfolio, na pasta específica, no prazo estipulado no Colaborar. - Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na Sala do Tutor. Um ótimo trabalho! Professores do 5º Semestre Flex/ 6º Semestre Regular Curso de Graduação em Educação Física Procedimentos didáticos: Atividade 1: Descrever aqui a sequência das atividades dadas na aula. Avaliação: descrever aqui se os objetivos foram atingidos com um comentário sobre o motivo. PLANO DE AULA NÚMERO Observação Coparticipação Intervenção Data: Horário: Ano: Turma: Nº de alunos: Tema da aula: Conteúdo: Objetivo: Recursos materiais:
Curso de Graduação em Educação Física Disciplinas: Fisiologia do Exercício; Metodologia do Ensino de Handebol; Metodologia do Ensino do Futsal e Futebol; Metodologia do Ensino de Lutas; Seminários da Prática: Metodologia do Ensino da Educação Física - Jogos coletivos e Lutas; Semestre: 5º Flex 6º Regular 2018 Prof.: Prof. Lúcio Caldeira; Prof. Raphael Testa; Prof. Márcio Teixeira; Prof. Anderson Nascimento; Prof. Douglas Kratki. Produção Textual Interdisciplinar em Grupo Estamos iniciando mais um semestre do curso de graduação de Licenciatura em Educação Física. Escolhemos um tema bastante motivador e relevante para o ensino fundamental e suas práticas. Trata-se da pedagogia das modalidades coletivas, lutas e abordagens de ensino da educação física. A equipe deverá seguir todos os passos do trabalho, que envolvem leitura, discussão, análise e construção de ideias para possíveis situações de aprendizagem interdisciplinares, já que neste semestre você cursará metodologias de ensino em: Fisiologia do exercício, Handebol, Futsal e Futebol, Lutas, e Seminário da prática com enfoque reflexivo e teórico-prático sobre a pedagogia e métodos pedagógicos das modalidades coletivas e lutas. Objetivos: Compreender as lutas enquanto um relevante conteúdo da educação física escolar; Refletir sobre as diferentes possibilidades de metodologias de ensino das modalidades coletivas, e as especificidades de cada método ou corrente pedagógica. Elaborar um plano de aula visando o desenvolvimento de modalidades coletivas. Curso de Graduação em Educação Física Caro(a) aluno(a): Nesse semestre vocês estão tendo a oportunidade de conhecer a intervenção pedagógica da educação física escolar no ensino de modalidades coletivas e lutas. Atualmente é responsabilidade do professor de educação física o desenvolvimento de modalidades esportivas (handebol, futsal, lutas, dentre outras). Sendo assim, propomos nesse trabalho em grupo uma atividade interdisciplinar que contemple os conhecimentos da temática do conteúdo de lutas e métodos de ensino no desenvolvimento das diferentes modalidades coletivas. Esse trabalho é composto de três partes especificadas a seguir: ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em três momentos. 1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO 1 TEMA: As lutas enquanto conteúdo da educação física escolar. Realizem pesquisas em sites confiáveis (sites das federações nacionais e internacionais de determinada modalidade), em livros e em periódicos científicos sobre a temática proposta (ex: google acadêmico, scielo, lilacs, pubmed, entre outros). O texto produzido deve contemplar os seguintes temas/conteúdos: - as lutas enquanto conteúdo da educação física escolar; - a importância das lutas como conteúdo da educação física escolar; - competências do profissional de educação física e os desafios no trabalho com as lutas na escola; - possibilidades de abordagens no contexto escolar: (nesse aspecto seria importante contemplar as características regionais, o resgate e a manutenção da cultura local); - argumentos sobre modalidade de lutas e violência na educação física escolar; Curso de Graduação em Educação Física Orientações específicas: - Elaborar um texto de no mínimo 2 (duas) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito. - Estes dois textos (com os links de acesso listados a seguir) podem ser utilizados como referência em sua produção textual. Mas não podem ser os únicos a serem utilizados. Texto 1: O ensino de Lutas nas aulas de Educação Física Escolar. Disponível no link: https://online.unisc.br/seer/index.php/cinergis/article/view/5264/3965 Texto 2: A tematização das Lutas na Educação Física Escolar: restrições e possibilidades. Disponível no link: http://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/3567/1968 2º PARTE – PESQUISA DE CAMPO: Aula e entrevista na escola TEMA: O desenvolvimento de modalidades coletivas nas aulas de educação física. Nesse momento, vocês deverão ir a campo com o intuito de levantar dados sobre a realidade do trabalho pedagógico dos professores de educação física no desenvolvimento de modalidades coletivas e também conhecer atividades propostas pelos professores de acordo com o objetivo das aulas. Procure uma escola para a realização da entrevista e análise da aula. As entrevistas devem ser registradas. Anotem as respostas respeitando ao máximo as falas dos professores entrevistados. O roteiro da aula também deve ser registrado, tomando nota das principais atividades utilizadas pelo professor e seu objetivo durante a aula (três atividades). Lembrando que as atividades relatadas devem ser para o desenvolvimento de modalidades coletivas. Curso de Graduação em Educação Física Segue o roteiro para a entrevista: Qual método ou abordagem de ensino você utiliza em suas aulas para o desenvolvimento do aprendizado de modalidades coletivas? Por que você considera este o método mais adequado para o desenvolvimento destas modalidades? Você também considera aspectos importantes de outros métodos de ensino, além do que você costuma utiliza, para tornar o aprendizado dos alunos um processo mais prazeroso e eficaz? Além do método que você utiliza com maior frequência, sobre quais outros métodos você têm conhecimento? Na sua graduação, você teve alguma disciplina que abordasse os diferentes métodos de ensino de modalidades coletivas? Você se sente preparado para trabalhar o ensino de modalidades coletivas com seus alunos? Como você prepara os exercícios e atividades que propõe em sua aula? Você trabalha com a progressão dos movimentos para a construção pedagógica de suas aulas? Após a entrevista: Transcreva as entrevistas (copiem as perguntas e as respostas dos professores) para um arquivo (.doc) Word ou equivalente (mínimo de 2 laudas). Transcreva os 3 (três) principais exercícios e atividades utilizados na aula para o desenvolvimento de modalidades coletivas. Reflitam sobre as respostas dadas pelo professor e elaborem um texto de no máximo 2 (duas) páginas, contendo as considerações do grupo sobre a fala dos professores e a relação com os estudos e referências utilizadas pelo grupo. Curso de Graduação em Educação Física 3º PARTE – Produção do plano de aula Este é o momento do trabalho no qual vocês devem colocar em prática tudo o que foi discutido e analisado. Deve ser elaborado um plano de aula (ver modelo nos anexos), de acordo com o modelo disponível ao final das orientações para o trabalho. As atividades da aula devem visar o desenvolvimento das modalidades esportivas. Vocês podem fazer atividades que desenvolvam as modalidades coletivas em geral, ou podem visar uma modalidade específica (ex: lutas). Nas atividades para determinadas modalidades, não se esqueçam de colocar o objetivo e qual modalidade está sendo trabalhada. O plano de aula deve conter de 3 a 5 atividades. Observações Gerais: - Os alunos devem realizar o trabalho em grupo (mínimo 2 e máximo 7 alunos). - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. - A FORMATAÇÃO DO TRABALHO deverá ficará assim: 1. Capa: com nome da instituição, nome das disciplinas, nome de todos os professores desse semestre e nome completo dos todos os alunos do grupo. 2. Introdução: Apresentar o objetivo e o que foi realizado no trabalho (uma página). 3. Desenvolvimento: deve constar as três partes do trabalho descrito acima. 4. Conclusão: Apresentar suas considerações sobre o trabalho realizado. 5. Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo com as normas da ABNT. 6. ANEXO: transcrição das entrevistas. - Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável por cadastrá-lo no portfólio, ou seja, indicar os nomes dos demais membros do grupo; somente após o cadastro o trabalho deverá ser enviado. Apenas um aluno cadastra as informações do grupo e realiza o envio do trabalho. - Devem participar dos grupos somente os alunos do mesmo semestre e da mesma turma. Curso de Graduação em Educação Física - O trabalho deve ser postado no portfolio, na pasta específica, no prazo estipulado no Colaborar. - Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na Sala do Tutor. Um ótimo trabalho! Professores do 5º Semestre Flex/ 6º Semestre Regular Curso de Graduação em Educação Física Procedimentos didáticos: Atividade 1: Descrever aqui a sequência das atividades dadas na aula. Avaliação: descrever aqui se os objetivos foram atingidos com um comentário sobre o motivo. PLANO DE AULA NÚMERO Observação Coparticipação Intervenção Data: Horário: Ano: Turma: Nº de alunos: Tema da aula: Conteúdo: Objetivo: Recursos materiais:
Comentários
Postar um comentário