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Expansão de mercado no ramo da indústria de confecção feminina.



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Temática Interdisciplinar: Expansão de mercado no ramo da indústria de confecção feminina. Curso Tecnologia em Processos Gerenciais Semestre: 3º Flex / 4º Regular/ 4º Flex adaptado Disciplinas integradoras Gestão do Conhecimento; Gestão Organizacional; Planejamento e Inteligência de Marketing; Macroeconomia; Planejamento Financeiro e Orçamentário. Professores Dalila Gimenes – Gestão do Conhecimento Natália Woitas – Gestão Organizacional Dayane Freire Romagnolo – Planejamento e Inteligência de Marketing Alexander Luis Montini – Macroeconomia Wellington Bueno – Planejamento Financeiro e Orçamentário. Conteúdos interdisciplinares Conhecer os fundamentos das disciplinas do semestre. Competências Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências: • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. • Promover formação teórico-prática, possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva. • Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. • Capacitar os indivíduos para que possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. • Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Habilidades Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes habilidades: ✓ Desenvolver a capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelando-se um profissional adaptável. Objetivos de aprendizagem Por meio da temática proposta, objetivamos possibilitar a aprendizagem interdisciplinar, criticidade e capacidade analítica, bem como o exercício das competências gerenciais essenciais para o exercício das atividades profissionais. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática: a “Expansão de mercado para uma indústria de confecções feminina”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA a) Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA): “Expansão de mercado para uma indústria de confecções feminina". b) Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto, para realizar as tarefas previstas. Por isso, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, webaulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: Expandir o mercado no ramo da indústria de confecção feminina pode ser algo altamente rentável, eis que, segundo dados econômicos divulgados1 , o setor de indústria têxtil e da confecção é o 2º maior empregador da indústria no país. A Associação Brasileira da Indústria Têxtil e da Confecção (ABIT), em 2016, revelou que o Brasil é uma grande aposta para os próximos anos. O 1 Disponível em: https://economia.estadao.com.br/noticias/releases-ae,industria-textile-da-confeccao-e-o-2-maior-empregador-da-industria-de-transformacao,10000094811. Acesso em: 16 jul. 2018. Brasil ocupa o 4° lugar no ranking de produtores de confecção do mundo e o 5° lugar na produção têxtil. O Brasil também é o 2° maior produtor de jeans e o 3° maior consumidor desse tipo de tecido no mundo. Com o avanço da tecnologia e o estilo moderno de ir às compras, a opção por fazê-las on-line, até mesmo através de smartphones, cresce a cada dia, tanto pela comodidade como pelos preços e variedades que, muitas vezes, são diferentes do que se encontra nas lojas físicas. Aliado a isso, as mídias sociais também influenciam na divulgação de lojas de roupa on-line, e a parceria com blogueiras e artistas famosas fazem com que o setor ganhe ainda mais destaque. Porém, por se tratar de mercado competitivo, ter habilidades empreendedoras e investir em produtos diferenciados podem trazer sucesso para esse negócio. Ter um negócio exige dedicação por parte do empreendedor e tempo. É interessante pesquisar sobre o mercado para checar todas as condições favoráveis e as desfavoráveis para expandir o negócio. Entender como o cliente pensa é fundamental para ter um ótimo gerenciamento. A pesquisa de mercado também fornece dados de como promover melhor a empresa para se diferenciar dos concorrentes e atrair novos clientes. Planejar a estrutura e a gestão da empresa também é essencial. É preciso definir o tamanho da indústria na nova região, a documentação necessária para a expansão, como registro/averbação na junta comercial, prefeitura e corpo de bombeiros, custos para contratação e treinamento de funcionários e escolha do local que favoreça a industrialização. Elaborar práticas de gestão do conhecimento, tais como a produção, retenção, disseminação, compartilhamento e utilização do conhecimento dentro da organização, também pode gerar uma vantagem competitiva em relação ao mercado externo e interno. É preciso, ainda, elaborar um planejamento orçamentário e financeiro, tendo em vista que uma empresa não pode viver de imprevistos. Aliás, empresas bem organizadas sabem da importância e das vantagens de um bom planejamento de suas atividades, custos, recursos e riscos. Os indicadores macroeconômicos também interferem no planejamento de uma empresa, e devem ser levados em conta no momento de expandir o negócio. Também não se podem esquecer os custos administrativos e contábeis. Os impostos e outros custos fixos estarão sempre entrando e saindo da empresa, sendo necessário um bom capital de giro para manter o negócio saudável e lucrativo. Fonte: https://economia.estadao.com.br/noticias/releases-ae,industria-textil-eda-confeccao-e-o-2-maior-empregador-da-industria-detransformacao,10000094811. Acesso em: 16 jul. 2018. Agora, é com você! O desafio a fazer é apresentar um planejamento para a expansão de uma indústria de confecção feminina para uma nova região, considerando os aspectos pertinentes às disciplinas de Gestão do Conhecimento; Gestão Organizacional; Planejamento e Inteligência de Marketing; Macroeconomia; Planejamento Financeiro e Orçamentário. Agora, que você já sabe desta missão, elabore um relatório de planejamento, o qual deverá ser apresentado conforme os passos descritos na sequência: Passo 1 – Gestão do Conhecimento Para iniciarmos o estudo desta expansão da indústria de confecção feminina para uma nova região é fundamental desenvolver um planejamento desta empresa que evolui, com base em dados e informações pertinentes à real situação do setor, da economia, da potencialidade de investimentos dos sócios. Enfim, é importante analisar o ambiente no qual esta empresa está se inserindo e conhecê-lo bem, para que um passo equivocado não venha condenar a empresa ao fracasso. Devemos ter estratégias que irão nortear as ações desta nova empresa, mas antes ela precisa conhecer bem o ambiente no qual estará atuando. Logo, para o desenvolvimento de estratégias é fundamental realizarmos análises sobre o ambiente de atuação desta nova empresa, intitulado de ambiente externo, contudo, também é muito relevante analisarmos o ambiente interno da organização. Para realizarmos esta análise ambiental, utilizamos a Matriz SWOT, a qual funciona como um diagnóstico da sua empresa ou de um projeto. No nosso caso em questão, será o diagnóstico de um projeto, a expansão da nossa indústria! Agora, você terá que realizar a Matriz SWOT acerca do projeto de expansão, analisando como é o ambiente externo no qual ela estará inserida, com suas oportunidades e ameaças. E, neste caso, também iremos analisar o ambiente interno da empresa, para que você possa, através deste exercício, já delinear o projeto de gestão dela, colocando na Matriz SWOT os possíveis pontos fortes e pontos fracos que a indústria possui hoje, nesta fase de planejamento e estruturação do projeto. Deixe sua imaginação fluir e sinalize os possíveis pontos na Matriz. Preencha o quadro com três pontos em cada um dos quatro quadrantes. OPORTUNIDADES AMEAÇAS - - - - - - FORÇAS (PONTOS FORTES) FRAQUEZAS (PONTOS FRACOS) - - - - - - Passo 2 – Gestão do Conhecimento No papel de gestores, sabemos que, na sociedade atual, o conhecimento é considerado fator de produção e que todos que fazem parte da organização são fornecedores de conhecimento e competências capazes de agregar valor ao negócio, à empresa e ao cliente. O aprendizado individual e entre as equipes contribui para o aprendizado organizacional que leva à formação de conhecimento nas organizações. Esta reunião de conhecimento é o que permite que as inovações possam emergir, em um processo contínuo e necessário, gerando vantagens competitivas para empresa. Para que todo o conhecimento gerado na empresa possa levar a processos de inovação é de fundamental importância que processos de gestão do conhecimento estejam presentes. Sabendo que a gestão do conhecimento oferece uma série de ferramentas de apoio ao processo de gerenciamento da inovação, você deve indicar três ferramentas de gestão do conhecimento que podem ser utilizadas na empresa em expansão, apontando seus objetivos e características. Você também deve justificar a escolha das ferramentas considerando o contexto da situação geradora de aprendizagem que propõe um cenário de expansão de uma indústria de confecção feminina para uma nova região. Passo 3 – Planejamento e Inteligência de Marketing Estudos mostram que os consumidores buscam informações on-line antes de realizar suas compras. Sites de buscas e plataformas de redes sociais são as principais formas utilizadas para isso; os usuários conversam ou compartilham informações antes de adquirir o produto desejado. No entanto, o perfil de público com o qual trabalha a indústria de confecção feminina é bem mais estratégico. São, em sua maioria, pessoas jurídicas, que compram diretamente da indústria para revender no varejo. Logo, essa indústria atua com o modelo B2B (business to business), realizando transações comerciais entre empresas. Cientes dessas informações, os gestores de marketing da indústria de confecção acreditam que, ainda sim, é possível construir uma marca forte na nova região de atuação da empresa, que seja reconhecida pelas empresas e vendedores. Para isso, consideram que a maneira mais rápida e com menor investimento de se conseguir o reconhecimento da marca de roupas femininas confeccionadas pela indústria, neste mercado B2B, é através da comunicação on-line, investindo em campanhas nas plataformas de redes sociais, desenvolvendo ações para aumentar cotidianamente a visibilidade da marca por esse público específico. Para isso, você auxiliará a área de marketing da indústria na elaboração desse projeto de comunicação on-line, ao coletar informações e apontar sugestões, com base nos seguintes itens: 3.1 Plataformas de redes sociais on-line Neste item, você deve: - apresentar dois exemplos de plataforma de redes sociais on-line (Facebook, Instagram, LinkedIn, Pinterest, etc.) nas quais os produtos confeccionados pela indústria poderiam ser divulgados, bem como os motivos de sua decisão, levando em conta as informações apresentadas na SGA, os produtos e o perfil de clientes; - explicar o que é “visibilidade” no contexto das redes sociais on-line, citando três formas específicas de medir e analisar a quantidade de pessoas que visualizaram as publicações realizadas pela empresa em cada uma dessas plataformas escolhidas por você. 3.2 Notoriedade da marca (brand awareness) Neste item, você deve: - explicar o que é “brand awareness” e qual a sua importância para a marca na nova região de expansão da indústria; - apresentar o significado de cada nível de brand awareness (unaware of brand; brand recognition; brand recall; top of mind) e indicar em qual nível se encontra a marca de roupas femininas confeccionadas pela indústria atualmente, na nova região de atuação, e o porquê; - apresentar e exemplificar três soluções que poderiam ser seguidas pela empresa, para que a marca avançasse para outros níveis de brand awareness, de forma que os gestores de marketing consigam monitorar os resultados. Lembre-se: os materiais referentes à disciplina de Planejamento e Inteligência de Marketing o auxiliará neste desafio, mas é importante e necessário o uso de outras fontes de consulta/estudo (livros, artigos, sites, etc.) para enriquecer os tópicos solicitados. A utilização de imagens e exemplos visuais é bem-vinda e pode contribuir para o estudo. FARIA, Priscilla Santos; BORGES, Luciana Guimarães Naves Lemos. Planejamento e inteligência de marketing. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 216 p. Passo 4 – Macroeconomia Na disciplina de Macroeconomia você aprendeu os conceitos básicos sobre a abordagem macroeconômica e sua importância na tomada de decisão empresarial. Ficou claro que o desempenho de qualquer organização não depende, somente, do seu gestor, muitas variáveis exógenas podem afetar o desempenho da empresa estudada, no nosso caso uma indústria de confecção feminina. Assim, a proposta é que você faça uma pesquisa em bancos de dados para levantar informações/dados atualizados sobre os principais indicadores da economia brasileira (PIB, Inflação e desemprego), não se esquecendo de colocar a fonte de onde retirou as informações (texto, tabela ou gráficos). Depois de coletar essas informações, você deve inseri-las no contexto do seu trabalho, ou seja: como uma indústria de confecção feminina pode fazer uso de tais informações para a tomada de decisão estratégica? Bibliografia: MALASSISE, R. L. S.; SALVALAGIO, W. Introdução à economia. Londrina: UNOPAR, 2014. VILGA, V. F.; SPROGIS, M. de F. G. V. Macroeconomia. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015. Passo 5 – Planejamento Financeiro e Orçamentário O Planejamento Financeiro e Orçamentário é uma maneira de se adequar as atividades empresariais à demanda projetada para um determinado período. Neste contexto, é necessário elaborar as demonstrações projetadas e, assim, possibilitar aos gestores uma análise sobre a situação futura da empresa (a expansão de uma indústria de confecção). Com este objetivo, esta parte do trabalho foi dividida em seis (6) etapas, visando à obtenção, na última etapa, de uma Demonstração do Resultado do Exercício projetada. Preencha a planilha correspondente a cada etapa, utilizando os dados disponíveis na própria planilha e no enunciado. Etapa 1 A Previsão de vendas, geralmente, é obtida por meio de informações disponibilizadas pelo Departamento Comercial (Marketing). Pode-se, ainda, utilizar valores históricos disponíveis no sistema da empresa. Para a Tabela 1, considere que há uma expectativa de sazonalidade para o período de outubro a dezembro. Desta maneira, para o valor de novembro, deve ser considerado um aumento na demanda de 10% em relação a outubro. Para dezembro, se espera um aumento na demanda de 10% com relação ao mês de novembro. Etapa 2 O preenchimento da Tabela 2 leva em consideração que: Receita = Preço de venda x Quantidade. Para isto, obtenha a quantidade prevista para cada produto na Tabela 1 e preencha o restante da planilha de projeção das Receitas. Por questão de simplificação acadêmica, estamos considerando que a empresa atende somente a encomendas, portanto, não há estoques de produtos acabados. Etapa 3 No Orçamento de Capacidade Produtiva é verificado se a empresa possui a capacidade instalada para atender à demanda projetada. Outra informação relevante deste orçamento é a estimativa de custo com a utilização de máquinas e equipamentos (Custo HM) e de Mão de obra direta (Custo HH). Obtenha as quantidades previstas na Tabela 1 e preencha a tabela considerando os valores fornecidos para o consumo e para o custo por hora. Considere ainda que, o custo (R$) é obtido por: Total (horas) x Custo (por hora). Etapa 4 O Orçamento dos Gastos Variáveis é utilizado de acordo com o Custeio Variável, utilizado pela Análise de Custos, para identificar o custo variável de cada produto somado às despesas variáveis. Cabe ressaltar que, de acordo com a regra de apropriação de custos, no Custeio Variável os custos (variáveis) são somados às despesas variáveis para formar os gastos variáveis, enquanto os custos fixos são alocados diretamente ao resultado, não sendo necessário a utilização de critério de rateio, como normalmente ocorre no Custeio por Absorção. Preencha a planilha de cada produto, obtendo as quantidades previstas na Tabela 1, os custos com HM e HH da Tabela 3. O custo da matéria-prima é, geralmente, obtido nas fichas de controle de estoque de cada item, enquanto o consumo é uma medida de quanto se consome de cada item de matéria-prima para a confecção de uma calça jeans, esses valores são obtidos por meio de controles internos utilizados pela Gestão da Produção. Para finalizar esta etapa, é necessário transportar os Gastos Variáveis de cada produto para a tabela abaixo e obter o Gasto Variável Total de cada mês. Etapa 5 Os Gastos fixos são compostos pelos Custos Fixos e pelas Despesas Fixas. Esta classificação é utilizada pelo Custeio Variável para determinar os valores que serão deduzidos diretamente do resultado, portanto, a utilização de um critério de rateio é desnecessária. Esta técnica, apesar de não cumprir as exigências contábeis legais, é perfeitamente aplicável às técnicas de gestão que visam à obtenção de informações para a tomada de decisões pelos gestores, de forma rápida e sem depender de rigorosos critérios contábeis. Desta maneira, na tabela de Gastos Fixos estão previstos os valores para o mês de outubro. Calcule os valores para novembro, considerando uma expectativa de inflação para o mês de 0,6%. Para o mês de dezembro, considere a mesma expectativa de inflação, utilizando como base para o cálculo o mês de novembro. Etapa 6 Nesta etapa, vamos finalizar a elaboração do Planejamento Orçamentário elaborando uma Demonstração do Resultado do Exercício Projetada. Este demonstrativo é fundamental para a análise dos gestores visto que proporciona uma visão da situação (retorno) caso as condições de mercado (demanda) e produção se mantenham conforme o planejado. O preenchimento desta tabela requer a obtenção de diversos valores: o Receitas – Etapa 2 o Gastos Variáveis – última tabela da Etapa 4 o Gastos Fixos e Despesas Fixas – Etapa 5 NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo (contendo todos os passos, bem como etapas), que deverá ser postado no ambiente virtual. - Este trabalho deve ser realizado individualmente, grupos não serão aceitos. O aluno deve se cadastrar e somente após o cadastro, enviar o trabalho. A capa do trabalho deverá conter o nome do aluno. Lembre-se que é responsabilidade de cada aluno acompanhar o cadastro do mesmo, bem como acompanhar a inserção da atividade; - Quando o aluno não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, fica prejudicado. Neste texto, você deverá obedecer às normas a seguir: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; b) Este relatório deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura; introdução (apresentação do tema e proposta da atividade); desenvolvimento (descrição separada de cada um dos itens solicitados na Situação Problema (SP), seguindo os passos indicados); conclusão (considerações finais do trabalho); Referências bibliográficas. c) O trabalho finalizado deverá ser postado no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); d) Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido; e) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações na sala do tutor. f) A produção textual deve ser cadastrada em arquivo Word; g) Atenção aos prazos de postagens! CRITÉRIOS AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico: Critério Significado Valor/ peso Coerência interna O texto apresenta uma argumentação crítica e fundamentada. 10% Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação geradora de aprendizagem e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara. 20% Riqueza de argumentação As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista. 20% Abrangência da argumentação As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com a situação exposta, incluindo tudo o que deveria ser dito, ou seja, na resposta nada importante foi deixado de fora. 20% Conclusão Todo o registro de ideias foi feito com um 10% mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. 20% Um ótimo trabalho! Equipe de professores

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