Pular para o conteúdo principal

In Wood Móveis Personalizados PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Semestre: 5º Disciplinas: Legislação Tributária; Contabilidade Geral; Empreendedorismo; Planejamento Estratégico; Seminário Interdisciplinar – Estratégia Empresaria.











PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Semestre: 5º Disciplinas: Legislação Tributária; Contabilidade Geral; Empreendedorismo; Planejamento Estratégico; Seminário Interdisciplinar – Estratégia Empresarial Professores André Machado, Regis Garcia, Indiara Beltrame, Henry Nonaka e Clévia Israel Faria França Competências: Desenvolver a capacidade de pensamento estratégico por meio do exercícios da aprendizagem do planejamento estratégico em consonância com as demandas da gestão financeira estratégica, assim como as articulação com as disciplinas de legislação tributária; contabilidade geral; empreendedorismo; planejamento estratégico; seminário interdisciplinar – estratégia empresarial. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir (MEC, 2016, p.1):  Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.  Desenvolver a capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.  Desenvolver a iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, bem como a vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.  Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelandose profissional adaptável.  Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual terá como temática In Wood Móveis Personalizados. Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre. Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina. A seguir apresentamos as orientações. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL O trabalho deverá ser realizado INDIVIDUALMENTE. 1. Leitura e interpretação da SGA a) Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) In Wood Móveis Personalizados. b) Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. c) Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) In Wood Móveis Personalizados A In Wood Móveis Personalizados nasceu em 1978, fruto do empreendedorismo familiar. Design de qualidade, produtos exclusivos e o oferecimento de soluções práticas para o dia-a-dia fazem parte do conceito da empresa, que procura sempre aliar desenho arrojado a bons preços. Atualmente a empresa atua somente na cidade e região. Missão da empresa é: “Oferecer produtos de bom desenho e pronta retirada a um preço justo, para todos os espaços que o homem habita”. Tem como visão: “ Ser reconhecida pela criatividade, qualidade e inovação nos produtos, pela excelência no atendimento aos clientes. E os valores que pautam as ações da empresa são:  Talento: compromisso com desenvolvimento das pessoas  Senso de Urgência: capacidade de mobilização de esforços e recursos  Resultado: criatividade a serviço de resultados sustentáveis para clientes e acionistas  Management: trabalhamos regidos pela filosofia da simplicidade, eficiência e meritocracia.  Atitude de Dono: paixão pelo nosso negócio e cumplicidade com nosso cliente. Agilidade e criatividade são inerentes à filosofia da empresa, o que pode ser comprovado pelo ritmo de lançamento de produtos: mais de oito produtos novos são colocados por dia nas prateleiras, contabilizando uma coleção de mais de 1 mil itens inspirados nas últimas tendências internacionais em decoração. Dentro do conceito de "Pronta Retirada", a empresa oferece ao cliente embalagens seguras e toda a estrutura para o transporte de produtos por conta própria, no porta-malas do automóvel. São móveis empilháveis e desmontáveis, fornecidos em caixas de dimensões e peso limitados. A exclusividade de grande parte dos móveis que compõem a coleção é um ponto forte da empresa. A parceria com designers tem como resultado produtos com design de qualidade a preços acessíveis, onde é possível adquirir uma peça assinada por um preço convidativo. A empresa atua somente na cidade e região. No entanto após análise de uma consultoria da área de produção, existe a possibilidade, de com um investimento relativamente baixo, a empresa ampliar sua produção em 30%. Os gestores querem continuar a corrida de crescimento e por essa razão perceberam que estão em uma encruzilhada. Investir na melhoria da produção e ampliar a capacidade? Ou abrir uma outra unidade? Qual seria a melhor forma de a empresa agir diante desse cenário da consultoria de produção. Agora, é com você! Tendo em vista isso, a empresa resolveu contratar uma consultoria de planejamento estratégico cuja a incumbência é preparar um projeto apresentando qual alternativa seria a mais estratégica e viável para que a empresa saia dessa encruzilhada e tire o melhor proveito possível dessa situação. Assim, a partir de agora você é a empresa responsável pela consultoria de planejamento estratégico. Sua missão é apresentar para os gestores da empresa uma proposta contendo os seguintes itens descritos a seguir: a) Planejamento Estratégico O BSC é uma evolução dos indicadores de desempenho tradicionais em razão de utilizar de forma integrada os indicadores financeiros e operacionais, o que permite o alinhamento estratégico da organização em todos os níveis da estratégia, ou seja, permite o alinhamento entre o planejamento estratégico e as atividades operacionais exercidas na organização. Para isso, a missão e a estratégia são desdobradas em objetivos e medidas (ou indicadores) de desempenho, que permitem alinhar as atividades dos funcionários aos objetivos estratégicos. Figura 1 - As quatro perspectivas do Balanced Scorecard Fonte: Pinto (2010). Vamos tomar como referência a empresa In Wood Móveis Personalizados. A empresa adota a estratégia genérica de diferenciação, isto é, ela possui uma estrutura de inovação que oferece soluções aos seus clientes por meio do desenvolvimento de produtos e serviços que atendem às suas necessidades, permitindo que pratique preços superiores aos dos concorrentes em razão de não haver produtos similares, ou com a mesma qualidade e funcionalidade de seus produtos. O seu primeiro desafio é definir um objetivo e a respectiva medida de desempenho¹ para cada uma das quatro perspectivas do BSC, lembrando que ambos devem estar alinhados à missão e à estratégia genérica da In Wood Móveis Personalizados de diferenciação. Depois, você deverá demonstrar a relação de causa e efeito entre cada uma das medidas de desempenho definidas. ¹Quadro de Objetivos e medidas de desempenho In Wood Móveis Personalizados Perspectiva Objetivo Medida de Desempenho Financeira Do cliente De Processos De aprendizado e crescimento Após você definir um objetivo e a respectiva medida de desempenho (segundo desafio) para as quatro perspectivas do BSC, da empresa In Wood Móveis Personalizados, alinhados a sua missão e a estratégia genérica de diferenciação. Além disso, você descreveu a relação de causa e efeito entre as medidas definidas para as quatro perspectivas. Agora o seu desafio será elaborar um painel de desempenho estratégico². Para isso, com base nas informações do Quadro de Objetivos e medidas de desempenho da In Wood Móveis Personalizados, você deverá definir uma meta e uma iniciativa para os objetivos e medidas de desempenho de cada uma das quatro perspectivas do BSC, inclusive para as duas novas medidas incluídas nas perspectivas do cliente e de processos internos. ²Painel de desempenho estratégico In Wood Móveis Personalizados Perspectiva Objetivo Medida de Desempenho Metas Inciativas Financeira Do cliente De Processos De aprendizado e crescimento Por fim (terceiro desafio), com base nos objetivos do painel de desempenho, você deverá elaborar um mapa estratégico In Wood Móveis Personalizados. Figura 3 - Mapa estratégico Fonte: Pinto (2010). b) Empreendedorismo Na parte da disciplina de empreendedorismo você realizará estudos relacionados à Pesquisa de Marketing e à Análise SWOT. Segundo JULIANO (2016, P. 99), “A pesquisa de marketing é um estudo formal sobre uma situação específica cuja dinâmica consiste na elaboração de um método de coleta e análise de dados a fim de conhecer as variáveis atuantes, sendo indicada para descobrir novos nichos de mercado, para levantar os motivos de satisfação ou insatisfação dos clientes, tendências de consumo, entre outras coisas”. Segue a representação do Processo de Pesquisa de Marketing. Segundo JULIANO “A Análise SWOT é uma ferramenta administrativa de fácil e simples aplicação que investiga e levanta as ameaças e oportunidades presentes no ambiente externo da empresa, assim como os seus pontos fortes e fracos”. Responda as seguintes questões:  Qual a importância da pesquisa de Marketing para o desenvolvimento das organizações?  Qual a importância da Análise SWOT para o desenvolvimento das organizações?  Pesquise casos de empresas que aplicaram a Análise SWOT e a Pesquisa de Marketing. Apresente quais foram os principais resultados obtidos por essas empresas após aplicarem a Pesquisa e a Análise SWOT.  Comente sobre cada uma das etapas do Processo de Pesquisa de Marketing.  Já que a empresa deseja crescer, ELABORE UM QUESTIONÁRIO com perguntas que poderiam ser realizadas pela “In Wood Móveis Personalizados” para conhecer melhor seu cliente. (Uma pesquisa de marketing pode ajudar a conhecer os gostos e comportamentos de compra dos clientes).  Realize uma Análise SWOT para a empresa “In Wood Móveis Personalizados”. c) Legislação tributária Ótimo, você, até o momento, visualizou o planejamento estratégico do empreendimento da In Wood. Vamos agora pensar na viabilidade tributária destas estratégias. Como você viu, os administradores da empresa estão em dúvida entre duas soluções possíveis para a melhoria do empreendimento: (a) incrementar a produção e ampliar a capacidade operativa no local em que se encontra atualmente ou (b) abrir uma outra unidade. Considere que atualmente a In Wood possui um único estabelecimento comercial, situado no Município Londrina, no Estado do Paraná. Neste único local ela fabrica os móveis e realiza a revenda ao consumidor final que, como exposto no problema, retira os produtos na loja disponíveis para “pronta entrega”. Considere, ainda, que a empresa In Wood possui receita bruta anual de R$3.360.000,00 (três milhões, trezentos e sessenta mil reais) e que, caso ela decida por manter uma única unidade e ampliar sua produção, haverá incremento de sua receita bruta anual, já no primeiro ano de ampliação (2018), no patamar de 30% (trinta por cento). Considere que a pessoa jurídica In Wood não se enquadra em qualquer das vedações para adesão ao regime de tributação da Lei Complementar 123/2006, sendo, atualmente, optante por esta forma de recolhimento. Por fim, considere que, caso a In Wood decida abrir uma nova pessoa jurídica em outro Município, a opção mais viável, após análise de mercado, seria aloca-la em uma localidade perto de sua unidade atual, mas em outro estado. Assim, esta pessoa jurídica seria aberta no Município de Assis, no estado de São Paulo, local em que a In Wood já detém uma propriedade imobiliária urbana. Caso opte por esta via, a receita bruta anual será ampliada em até 40% (quarenta por cento). Levando-se em consideração os dados acima, responda, fundamentadamente, aos questionamentos abaixo: a) caso a empresa In Wood opte pela opção “a”, ou seja, não abrir outra unidade e apenas ampliar a produção, qual o regime de tributação, em uma primeira análise, lhe seria mais favorável? Por quê? b) caso a empresa In Wood decida abrir a filial no Município de Assis, qual regime de tributação lhe será, em primeira análise, mais viável? Haverá impostos municipais e estaduais a serem pagos em razão desta nova ampliação? d) Contabilidade geral Em 2017 a Empresa In Wood Móveis Personalizados apresentou os seguintes saldos das contas:  Aluguéis a Receber: R$ 105.500,00;  Banco: R$ 100.400,00;  Caixa: R$ 57.200,00;  Computadores: R$ 38.200,00;  Duplicatas a Pagar: R$ 125.000,00;  Duplicatas a Receber : R$ 210.000,00;  Edifícios: R$ 210.000,00;  Empréstimos a pagar: R$ 67.890,00;  Estoque: R$ 110.000,00;  Fornecedores: R$ 149.700,00;  Imóveis: R$ 200.000,00;  Impostos a Pagar: R$ 81.300,00;  Máquinas: R$ 66.200,00;  Móveis: R$ 44.900,00;  Salários a Pagar: R$ 110.000,00;  Veículos: R$ 122.000,00. De acordo com os dados informados nessa data. a) Qual é o valor do Patrimônio Líquido? b) Qual fórmula foi utilizada para encontrar o Patrimônio Líquido da empresa? c) Identifique cada um dos Bens e a soma total dessas contas; d) Identifique cada um dos Direitos e a soma total dessas contas; e) Identifique cada uma das Obrigações e a soma total dessas contas. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO  O trabalho será realizado individualmente.  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos.  O aluno deve postar o trabalho na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.  É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;  Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);  A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).  Na parte do “Desenvolvimento”, o trabalho deverá ser realizado conforme as orientações propostas.  É importante que o trabalho desenvolvido não seja apenas o de responder aos tópicos solicitados pelos professores, mas sim que na parte do desenvolvimento (planejamento), o aluno discorra um texto buscando analisar, interpretar, comentar, fundamentar os assuntos pesquisados e solicitados pelos professores.  CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: mínimo 7 e no máximo 20 páginas; A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto, Resolução das Questões Propostas, Referências (caso necessário); - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; ESTRUTURA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT, incluindo os elementos pré e pós textuais (quando houver). Veja a seguir algumas orientações: 1. INTRODUÇÃO Na introdução você deverá apresentar um breve panorama do estudo e avaliação a ser realizada sobre situação econômico e financeiro da companhia. 2. DESENVOLVIMENTO No desenvolvimento você deverá abordar todos os aspectos solicitados em cada uma das etapas que foram propostas. Portanto, é nessa parte do relatório que você irá apresentar os resultados, interpretações e informações necessários para o cumprimento das atividades que foram estabelecidas nas etapas. Para o embasamento teórico e desenvolvimento dos cálculos você deverá utilizar os Livros Textos das disciplinas do curso, web aulas, teleaulas, materiais complementares disponibilizados juntamente com as teleaulas e aulas atividades, materiais disponibilizados na biblioteca digital e as bibliografias sugeridas pelos professores. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nas considerações finais você deverá fazer uma análise dos principais aspectos discutidos ao longo do trabalho e, com isso destacar os aspectos relevantes da situação econômico e financeira da companhia. 4. REFERÊNCIAS Aqui devem constar todos os materiais consultados e referenciados na PTI. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELO TUTOR A DISTÂNCIA Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito empregado pelo tutor à distância. Critério Significado Coerência, clareza e coesão Possui uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. Aplicação dos conteúdos interdisciplinares As ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em cada disciplina do semestre. Riqueza de argumentação Apresenta relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos solicitados. Conclusão Contempla os pontos essenciais da pesquisa/entrevista, apresenta de fato a resolução da problemática pelo aluno sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada. Bom trabalho a todos! Equipe de professores semestre – 2018/2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis