Pular para o conteúdo principal

In Wood Móveis Personalizados PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Semestre: 5º Disciplinas: Legislação Tributária; Contabilidade Geral; Empreendedorismo; Planejamento Estratégico; Seminário Interdisciplinar – Estratégia Empresaria.











PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Curso: Superior de Tecnologia em Gestão Financeira Semestre: 5º Disciplinas: Legislação Tributária; Contabilidade Geral; Empreendedorismo; Planejamento Estratégico; Seminário Interdisciplinar – Estratégia Empresarial Professores André Machado, Regis Garcia, Indiara Beltrame, Henry Nonaka e Clévia Israel Faria França Competências: Desenvolver a capacidade de pensamento estratégico por meio do exercícios da aprendizagem do planejamento estratégico em consonância com as demandas da gestão financeira estratégica, assim como as articulação com as disciplinas de legislação tributária; contabilidade geral; empreendedorismo; planejamento estratégico; seminário interdisciplinar – estratégia empresarial. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir (MEC, 2016, p.1):  Reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão.  Desenvolver a capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações organizacionais com o advento da tecnologia da informação.  Desenvolver a iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, bem como a vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional.  Desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e da experiência cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, e diferentes modelos organizacionais, revelandose profissional adaptável.  Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual terá como temática In Wood Móveis Personalizados. Com essa temática objetivamos possibilitar a você, estudante, a aprendizagem interdisciplinar de conteúdos contemplados nas disciplinas desse semestre. Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos e quantitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina. A seguir apresentamos as orientações. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL O trabalho deverá ser realizado INDIVIDUALMENTE. 1. Leitura e interpretação da SGA a) Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) In Wood Móveis Personalizados. b) Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. c) Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) In Wood Móveis Personalizados A In Wood Móveis Personalizados nasceu em 1978, fruto do empreendedorismo familiar. Design de qualidade, produtos exclusivos e o oferecimento de soluções práticas para o dia-a-dia fazem parte do conceito da empresa, que procura sempre aliar desenho arrojado a bons preços. Atualmente a empresa atua somente na cidade e região. Missão da empresa é: “Oferecer produtos de bom desenho e pronta retirada a um preço justo, para todos os espaços que o homem habita”. Tem como visão: “ Ser reconhecida pela criatividade, qualidade e inovação nos produtos, pela excelência no atendimento aos clientes. E os valores que pautam as ações da empresa são:  Talento: compromisso com desenvolvimento das pessoas  Senso de Urgência: capacidade de mobilização de esforços e recursos  Resultado: criatividade a serviço de resultados sustentáveis para clientes e acionistas  Management: trabalhamos regidos pela filosofia da simplicidade, eficiência e meritocracia.  Atitude de Dono: paixão pelo nosso negócio e cumplicidade com nosso cliente. Agilidade e criatividade são inerentes à filosofia da empresa, o que pode ser comprovado pelo ritmo de lançamento de produtos: mais de oito produtos novos são colocados por dia nas prateleiras, contabilizando uma coleção de mais de 1 mil itens inspirados nas últimas tendências internacionais em decoração. Dentro do conceito de "Pronta Retirada", a empresa oferece ao cliente embalagens seguras e toda a estrutura para o transporte de produtos por conta própria, no porta-malas do automóvel. São móveis empilháveis e desmontáveis, fornecidos em caixas de dimensões e peso limitados. A exclusividade de grande parte dos móveis que compõem a coleção é um ponto forte da empresa. A parceria com designers tem como resultado produtos com design de qualidade a preços acessíveis, onde é possível adquirir uma peça assinada por um preço convidativo. A empresa atua somente na cidade e região. No entanto após análise de uma consultoria da área de produção, existe a possibilidade, de com um investimento relativamente baixo, a empresa ampliar sua produção em 30%. Os gestores querem continuar a corrida de crescimento e por essa razão perceberam que estão em uma encruzilhada. Investir na melhoria da produção e ampliar a capacidade? Ou abrir uma outra unidade? Qual seria a melhor forma de a empresa agir diante desse cenário da consultoria de produção. Agora, é com você! Tendo em vista isso, a empresa resolveu contratar uma consultoria de planejamento estratégico cuja a incumbência é preparar um projeto apresentando qual alternativa seria a mais estratégica e viável para que a empresa saia dessa encruzilhada e tire o melhor proveito possível dessa situação. Assim, a partir de agora você é a empresa responsável pela consultoria de planejamento estratégico. Sua missão é apresentar para os gestores da empresa uma proposta contendo os seguintes itens descritos a seguir: a) Planejamento Estratégico O BSC é uma evolução dos indicadores de desempenho tradicionais em razão de utilizar de forma integrada os indicadores financeiros e operacionais, o que permite o alinhamento estratégico da organização em todos os níveis da estratégia, ou seja, permite o alinhamento entre o planejamento estratégico e as atividades operacionais exercidas na organização. Para isso, a missão e a estratégia são desdobradas em objetivos e medidas (ou indicadores) de desempenho, que permitem alinhar as atividades dos funcionários aos objetivos estratégicos. Figura 1 - As quatro perspectivas do Balanced Scorecard Fonte: Pinto (2010). Vamos tomar como referência a empresa In Wood Móveis Personalizados. A empresa adota a estratégia genérica de diferenciação, isto é, ela possui uma estrutura de inovação que oferece soluções aos seus clientes por meio do desenvolvimento de produtos e serviços que atendem às suas necessidades, permitindo que pratique preços superiores aos dos concorrentes em razão de não haver produtos similares, ou com a mesma qualidade e funcionalidade de seus produtos. O seu primeiro desafio é definir um objetivo e a respectiva medida de desempenho¹ para cada uma das quatro perspectivas do BSC, lembrando que ambos devem estar alinhados à missão e à estratégia genérica da In Wood Móveis Personalizados de diferenciação. Depois, você deverá demonstrar a relação de causa e efeito entre cada uma das medidas de desempenho definidas. ¹Quadro de Objetivos e medidas de desempenho In Wood Móveis Personalizados Perspectiva Objetivo Medida de Desempenho Financeira Do cliente De Processos De aprendizado e crescimento Após você definir um objetivo e a respectiva medida de desempenho (segundo desafio) para as quatro perspectivas do BSC, da empresa In Wood Móveis Personalizados, alinhados a sua missão e a estratégia genérica de diferenciação. Além disso, você descreveu a relação de causa e efeito entre as medidas definidas para as quatro perspectivas. Agora o seu desafio será elaborar um painel de desempenho estratégico². Para isso, com base nas informações do Quadro de Objetivos e medidas de desempenho da In Wood Móveis Personalizados, você deverá definir uma meta e uma iniciativa para os objetivos e medidas de desempenho de cada uma das quatro perspectivas do BSC, inclusive para as duas novas medidas incluídas nas perspectivas do cliente e de processos internos. ²Painel de desempenho estratégico In Wood Móveis Personalizados Perspectiva Objetivo Medida de Desempenho Metas Inciativas Financeira Do cliente De Processos De aprendizado e crescimento Por fim (terceiro desafio), com base nos objetivos do painel de desempenho, você deverá elaborar um mapa estratégico In Wood Móveis Personalizados. Figura 3 - Mapa estratégico Fonte: Pinto (2010). b) Empreendedorismo Na parte da disciplina de empreendedorismo você realizará estudos relacionados à Pesquisa de Marketing e à Análise SWOT. Segundo JULIANO (2016, P. 99), “A pesquisa de marketing é um estudo formal sobre uma situação específica cuja dinâmica consiste na elaboração de um método de coleta e análise de dados a fim de conhecer as variáveis atuantes, sendo indicada para descobrir novos nichos de mercado, para levantar os motivos de satisfação ou insatisfação dos clientes, tendências de consumo, entre outras coisas”. Segue a representação do Processo de Pesquisa de Marketing. Segundo JULIANO “A Análise SWOT é uma ferramenta administrativa de fácil e simples aplicação que investiga e levanta as ameaças e oportunidades presentes no ambiente externo da empresa, assim como os seus pontos fortes e fracos”. Responda as seguintes questões:  Qual a importância da pesquisa de Marketing para o desenvolvimento das organizações?  Qual a importância da Análise SWOT para o desenvolvimento das organizações?  Pesquise casos de empresas que aplicaram a Análise SWOT e a Pesquisa de Marketing. Apresente quais foram os principais resultados obtidos por essas empresas após aplicarem a Pesquisa e a Análise SWOT.  Comente sobre cada uma das etapas do Processo de Pesquisa de Marketing.  Já que a empresa deseja crescer, ELABORE UM QUESTIONÁRIO com perguntas que poderiam ser realizadas pela “In Wood Móveis Personalizados” para conhecer melhor seu cliente. (Uma pesquisa de marketing pode ajudar a conhecer os gostos e comportamentos de compra dos clientes).  Realize uma Análise SWOT para a empresa “In Wood Móveis Personalizados”. c) Legislação tributária Ótimo, você, até o momento, visualizou o planejamento estratégico do empreendimento da In Wood. Vamos agora pensar na viabilidade tributária destas estratégias. Como você viu, os administradores da empresa estão em dúvida entre duas soluções possíveis para a melhoria do empreendimento: (a) incrementar a produção e ampliar a capacidade operativa no local em que se encontra atualmente ou (b) abrir uma outra unidade. Considere que atualmente a In Wood possui um único estabelecimento comercial, situado no Município Londrina, no Estado do Paraná. Neste único local ela fabrica os móveis e realiza a revenda ao consumidor final que, como exposto no problema, retira os produtos na loja disponíveis para “pronta entrega”. Considere, ainda, que a empresa In Wood possui receita bruta anual de R$3.360.000,00 (três milhões, trezentos e sessenta mil reais) e que, caso ela decida por manter uma única unidade e ampliar sua produção, haverá incremento de sua receita bruta anual, já no primeiro ano de ampliação (2018), no patamar de 30% (trinta por cento). Considere que a pessoa jurídica In Wood não se enquadra em qualquer das vedações para adesão ao regime de tributação da Lei Complementar 123/2006, sendo, atualmente, optante por esta forma de recolhimento. Por fim, considere que, caso a In Wood decida abrir uma nova pessoa jurídica em outro Município, a opção mais viável, após análise de mercado, seria aloca-la em uma localidade perto de sua unidade atual, mas em outro estado. Assim, esta pessoa jurídica seria aberta no Município de Assis, no estado de São Paulo, local em que a In Wood já detém uma propriedade imobiliária urbana. Caso opte por esta via, a receita bruta anual será ampliada em até 40% (quarenta por cento). Levando-se em consideração os dados acima, responda, fundamentadamente, aos questionamentos abaixo: a) caso a empresa In Wood opte pela opção “a”, ou seja, não abrir outra unidade e apenas ampliar a produção, qual o regime de tributação, em uma primeira análise, lhe seria mais favorável? Por quê? b) caso a empresa In Wood decida abrir a filial no Município de Assis, qual regime de tributação lhe será, em primeira análise, mais viável? Haverá impostos municipais e estaduais a serem pagos em razão desta nova ampliação? d) Contabilidade geral Em 2017 a Empresa In Wood Móveis Personalizados apresentou os seguintes saldos das contas:  Aluguéis a Receber: R$ 105.500,00;  Banco: R$ 100.400,00;  Caixa: R$ 57.200,00;  Computadores: R$ 38.200,00;  Duplicatas a Pagar: R$ 125.000,00;  Duplicatas a Receber : R$ 210.000,00;  Edifícios: R$ 210.000,00;  Empréstimos a pagar: R$ 67.890,00;  Estoque: R$ 110.000,00;  Fornecedores: R$ 149.700,00;  Imóveis: R$ 200.000,00;  Impostos a Pagar: R$ 81.300,00;  Máquinas: R$ 66.200,00;  Móveis: R$ 44.900,00;  Salários a Pagar: R$ 110.000,00;  Veículos: R$ 122.000,00. De acordo com os dados informados nessa data. a) Qual é o valor do Patrimônio Líquido? b) Qual fórmula foi utilizada para encontrar o Patrimônio Líquido da empresa? c) Identifique cada um dos Bens e a soma total dessas contas; d) Identifique cada um dos Direitos e a soma total dessas contas; e) Identifique cada uma das Obrigações e a soma total dessas contas. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO  O trabalho será realizado individualmente.  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos.  O aluno deve postar o trabalho na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.  É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;  Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);  A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).  Na parte do “Desenvolvimento”, o trabalho deverá ser realizado conforme as orientações propostas.  É importante que o trabalho desenvolvido não seja apenas o de responder aos tópicos solicitados pelos professores, mas sim que na parte do desenvolvimento (planejamento), o aluno discorra um texto buscando analisar, interpretar, comentar, fundamentar os assuntos pesquisados e solicitados pelos professores.  CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: mínimo 7 e no máximo 20 páginas; A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto, Resolução das Questões Propostas, Referências (caso necessário); - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; ESTRUTURA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT, incluindo os elementos pré e pós textuais (quando houver). Veja a seguir algumas orientações: 1. INTRODUÇÃO Na introdução você deverá apresentar um breve panorama do estudo e avaliação a ser realizada sobre situação econômico e financeiro da companhia. 2. DESENVOLVIMENTO No desenvolvimento você deverá abordar todos os aspectos solicitados em cada uma das etapas que foram propostas. Portanto, é nessa parte do relatório que você irá apresentar os resultados, interpretações e informações necessários para o cumprimento das atividades que foram estabelecidas nas etapas. Para o embasamento teórico e desenvolvimento dos cálculos você deverá utilizar os Livros Textos das disciplinas do curso, web aulas, teleaulas, materiais complementares disponibilizados juntamente com as teleaulas e aulas atividades, materiais disponibilizados na biblioteca digital e as bibliografias sugeridas pelos professores. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nas considerações finais você deverá fazer uma análise dos principais aspectos discutidos ao longo do trabalho e, com isso destacar os aspectos relevantes da situação econômico e financeira da companhia. 4. REFERÊNCIAS Aqui devem constar todos os materiais consultados e referenciados na PTI. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS PELO TUTOR A DISTÂNCIA Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito empregado pelo tutor à distância. Critério Significado Coerência, clareza e coesão Possui uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. Aplicação dos conteúdos interdisciplinares As ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em cada disciplina do semestre. Riqueza de argumentação Apresenta relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos solicitados. Conclusão Contempla os pontos essenciais da pesquisa/entrevista, apresenta de fato a resolução da problemática pelo aluno sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada. Bom trabalho a todos! Equipe de professores semestre – 2018/2

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...