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PEDAGOGIA PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPAL Temática Interdisciplinar: Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Curso Pedagogia Semestre: 5º e 6º semestre


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PEDAGOGIA PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR GRUPAL Temática Interdisciplinar: Organização do Espaço Educativo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Curso Pedagogia Semestre: 5º e 6º semestre Disciplinas integradoras Organização e Didática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Avaliação da Aprendizagem e Ação Docente Ensino de Ciências Naturais e Saúde Infantil Prática Pedagógica Interdisciplinar: Ensinar e Aprender na Educação de Jovens e Adultos (ONLINE) Educação de Jovens e Adultos Seminário Interdisciplinar VI Estágio Curricular Obrigatório I: Educação Infantil Professores Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro Mari Clair Moro Nascimento Mirela Ramos Moimaz Juliana Bicalho de Carvalho Barrios Vilze Vidotte Costa Natalia Germano Gejão Dias Natália Gomes dos Santos/Vilze Vidotte Costa Conteúdos interdisciplinares Educação; Planejamento e Plano de Aula; Organização dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Avaliação da Aprendizagem. Competência Compreender os pressupostos teóricos e fundamentos legais que embasam a Base Nacional Comum Curricular para o trabalho pedagógico a ser desenvolvido nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Habilidades Elaborar um texto reflexivo acerca dos pressupostos teóricos e fundamentos legais que embasam a Base Nacional Comum Curricular para o trabalho pedagógico a ser desenvolvido nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos de aprendizagem Refletir sobre o que a Base Nacional Comum Curricular propõe para o trabalho pedagógico a ser desenvolvido nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar (PT) terá como temática analisar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no que se refere aos pressupostos teóricos que PEDAGOGIA fundamentam o processo de ensinar e de aprender nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A partir das reflexões realizadas neste semestre, nas diferentes disciplinas, vocês irão perceber a importância das pessoas terem acesso à escola para aquisição do conhecimento científico, visto que é por meio dele que o sujeito poderá compreender o contexto social em que vive, para nele intervir, se necessário. Na incumbência do ato de ensinar, visto que vocês se encontram no processo de formação para a docência, cabe-lhes o desafio de compreender como a educação vem sendo proposta em documentos oficiais, especialmente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Então, vamos lá realizar as reflexões e a atividade proposta! Para isso é importante conhecer a situação geradora de aprendizagem, a situação problema, fazer as leituras indicadas, refletir sobre elas, articular os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre e produzir a atividade solicitada. Desse modo, pouco a pouco vocês adquirem saberes docentes. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Formação dos grupos Para realizar a atividade de portfólio, vocês deverão formar grupos entre 2 e 7 alunos do mesmo semestre e do mesmo curso. Refletir sobre o material disponibilizado e criar um texto de própria autoria. Toda a proposta deve ser realizada de acordo com as normas da ABNT. Para isso, acessem: http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/. Ao acessarem a Biblioteca Digital na parte inferior direita da página inicial clique em “Padronização” e escolham a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico” e siga a estrutura e orientações que se encontram descritas. 2. Leitura e interpretação da SGA Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Em uma escola, os professores atuantes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, no momento de reunião pedagógica, sentiram necessidade de aprofundarem os estudos, acerca do que propõe a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), visto ser um documento que, ao englobar todas as fases da educação básica, tem por objetivo nortear o que será ensinado nas escolas de todo o país. PEDAGOGIA A partir da leitura do documento os professores adquiriram conhecimentos sobre o que é a BNCC, sua finalidade, os fundamentos legais e pedagógicos que a embasam e ainda, acerca do que está proposto para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Estudo que possibilitou a eles maior aprofundamento sobre como deverá ocorrer a prática docente. 3. Situação-problema: Após refletirem sobre a BNCC, na próxima reunião, os professores irão elaborar um texto que sintetize o estudo realizado. O texto deverá abordar as seguintes ideias: - O que é a BNCC? - Qual sua finalidade? - Quais os fundamentos legais e pedagógicos que embasam a BNCC? Para responderem a essas perguntas será preciso fazer a leitura da BNCC da página 07 à página 21, acessando o documento pelo site: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/06/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf - O que retrata a BNCC acerca dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental? Essa compreensão pode ser adquirida lendo o documento da página 55 à 60. Agora, imaginem que vocês também são professores da escola, leram o que foi indicado, participaram das reflexões e deverão elaborar o texto sobre a BNCC. O que vocês (alunos) deverão realizar: a) Refletir sobre a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) e a Situação Problema (SP). b) Com base na SGA e na SP, elaborar um texto entre 3 e 4 páginas, cujo tema está voltado para conhecimentos acerca das (1) finalidades da BNCC, (2) fundamentos legais e (3) pedagógicos que a embasam e (4) o que ela retrata acerca dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Tais reflexões são necessárias para vocês pensarem sobre a prática docente, porque é preciso superar aquelas centradas no professor, sendo essencial que o aluno esteja ativo no processo de aprender. Para isso, contemplem no texto, além dos aspectos acima, (5) qual o papel do professor enquanto mediador no processo de aprendizagem. Como embasamento teórico, indicamos: 1. Os livros das disciplinas estudadas no semestre (Encontram-se na Biblioteca Virtual). 2. A BNCC, disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wpcontent/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf PEDAGOGIA 3. A leitura do artigo: “A relação professor aluno e o processo ensino aprendizagem”, disponível no link: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1534- 8.pdf NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens: - Introdução: Apresentação do que será desenvolvido ao longo do trabalho (1 página). - Desenvolvimento: Apresentação do texto (3 e 4 páginas) acerca das (1) finalidades da BNCC, (2) dos fundamentos legais e (3) pedagógicos que a embasam, (4) o que ela retrata acerca dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e (5) qual o papel do professor enquanto mediador no processo de aprendizagem. - Considerações Finais: Apresentação da relevância da realização do trabalho para a prática docente (1 página). - Referências Bibliográficas: Com base na ABNT, deve-se realizar as referências de todas as produções científicas que embasaram a elaboração do portfólio. Um ótimo trabalho! Equipe de professores PEDAGOGIA Critérios avaliativos Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância. Critério Significado Valor/peso Coerência interna O texto apresenta uma argumentação crítica e fundamentada 10% Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação-problema e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara 20% Riqueza de argumentação As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista. 20% Abrangência da argumentação As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com a situação-problema incluindo tudo o que deveria ser dito, ou seja, na resposta nada importante foi deixado de fora. 20% Conclusão Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de termos, sem repetições ou redundâncias. 10% Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada. 20%

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