Pular para o conteúdo principal

Produção Textual Interdisciplinar em Grupo Curso de Graduação em Educação Física Disciplinas: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Fundamentos do Movimento Humano; Jogos, Brinquedos e Brincadeiras; Aptidão Física, Saúde e Esporte; Metodologia Científica Semestre: 1º Flex 2º Regular 2018








Curso de Graduação em Educação Física Disciplinas: Crescimento e Desenvolvimento Humano; Fundamentos do Movimento Humano; Jogos, Brinquedos e Brincadeiras; Aptidão Física, Saúde e Esporte; Metodologia Científica Semestre: 1º Flex 2º Regular 2018 Prof.: Prof. Me. Túlio Moura, Prof. Ma. Margarete Brolesi, Prof. Dra. Luana Cristine Franzini, Prof. Ma. Alessandra Beggiato Porto, Prof. Me. Thiago Viana Camata Produção Textual Interdisciplinar em Grupo Objetivos: • Compreender os testes motores aplicados na Educação Física; • Ter conhecimento sobre os testes relacionados às capacidades físicas na Educação Física; • Refletir sobre como o profissional de Educação Física incorpora os testes motores e testes de capacidades físicas durante as práticas. Caro(a) aluno(a): Neste semestre, vocês vivenciam diferentes conhecimentos, advindos das disciplinas ofertadas neste período letivo. Assim, conhecimentos acerca de Metodologia Científica, Crescimento do Desenvolvimento Humano, Fundamentos do Movimento Humano, Aptidão Física, Saúde e Esporte, além de Jogos, Brinquedos e Brincadeiras, irão auxiliar em seu desenvolvimento acadêmico, profissional e desenvolver a autonomia de estudos, a qual é importante para o EaD. As disciplinas presentes no curso, tanto em sua parte teórica, como no desenvolvimento de atividades práticas, contribuem para sua formação acadêmica, de forma que vocês possam aplicar tais conhecimentos como futuros profissionais. Desta forma, propomos neste trabalho em grupo uma atividade interdisciplinar que contemple as disciplinas pertinentes ao semestre vigente. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A parte do DESENVOLVIMENTO do trabalho será estruturada em três momentos. Curso de Graduação em Educação Física 1º PARTE – PRODUÇÃO DE TEXTO 1 TEMA: Revisão de Literatura sobre os testes motores e testes de capacidades físicas. Fazer a leitura (obrigatória) dos textos disponibilizados: PEREIRA, E.S. Importância da Aptidão Física relacionada à Saúde e Aptidão Motora em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 7, n.39, p. 309-316, 2013. SILVA, J.A.O. et al. Teste MABC: aplicabilidade da lista de checagem na região sudeste do Brasil. Rev. Port. Cien. Desp. v. 6, n.3, p.356-361, 2006. Fazer a discussão destas referências em grupo; Após leitura e discussão dos textos propostos e realização de pesquisas adicionais, redigir uma produção textual, em forma de revisão de literatura, com o tema: Testes Motores e Testes de Capacidades Físicas em crianças e adolescentes. Além dos textos de leitura obrigatória, será possível acrescentar informações a respeito do tema desta etapa de produção de texto com artigos científicos de fontes confiáveis, livros e publicações de trabalhos em anais de congresso. Para auxiliar no desenvolvimento, são disponibilizados mais dois textos (leitura opcional): SILVA, R.J.S. Capacidades Físicas e os testes motores voltados à promoção da saúde em crianças e adolescentes. Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano. v.5, n.1, p. 75-84, 2003. Curso de Graduação em Educação Física MEDINA-PAPST, J.; MARQUES, I. Avaliação do desenvolvimento motor de crianças com dificuldades de aprendizagem. Revista Brasileira de Cineantropometria e Desempenho Humano, v.12, n.1, p. 36-42, 2010. Orientações específicas: - Elaborar um texto de no mínimo 2 (duas) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT. 2º PARTE – Entrevista com o profissional de Educação Física TEMA: Atividades adotadas durante a prática de atividade física e exercício físico para crianças e adolescentes. Nesse momento, vocês deverão ir a campo com o objetivo de entrevistar um profissional de Educação Física a respeito das atividades adotadas durante a prática de atividade física e exercício físico para crianças e adolescentes, Para a Educação Física Licenciatura: Procure uma (1) escola para a realização da entrevista. Escolha um (1) professor de Educação Física para aplicação do questionário. Para a Educação Física Bacharelado: Procure uma instituição que oferece uma modalidade esportiva de seu interesse para crianças e adolescentes. Escolha um (1) profissional de Educação Física para aplicação do questionário. Anotem as respostas, reproduzindo ao máximo a fala do profissional entrevistado. O questionário a ser utilizado para entrevista pode ser encontrado a seguir: Curso de Graduação em Educação Física Questionário para entrevista Nome completo: ________________________ Data de Nascimento: ___/____/____ Instituição em que trabalha: ______________________________________________ Formação acadêmica: ___________________________________________________ 1. Quando suas aulas são planejadas, você leva em consideração as fases do desenvolvimento motor das crianças? Se sim, como? Se não, por que não leva em consideração? 2. Você realiza ou já realizou testes de aptidão física e testes motores com seus alunos? Se sim, quais? Se não, por que não aplica os testes? Como faz para avaliar sua população-alvo? 3. De acordo com as suas experiências prévias, o processo maturacional das crianças afeta em sua aprendizagem de novas habilidades? Comente sobre. 4. Na sua opinião, quais as principais barreiras para aplicação de testes motores e testes de aptidão física? 5. No planejamento das aulas, você considera importante utilizar outras atividades corporais como os jogos, as brincadeiras, atividades expressivas e rítmicas para ensinar as capacidades físicas, visando o desenvolvimento da aptidão física? Por quê? 6. Qual jogo popular marcou sua infância? Neste jogo, os aspectos da aptidão física e desenvolvimento motor eram contemplados? Após a entrevista: Transcreva a entrevista (copiem as perguntas e as resposta do entrevistado) para um arquivo Word. Curso de Graduação em Educação Física 3º PARTE – Produção Textual TEMA: Importância dos testes motores e de capacidades físicas (testes de aptidão física) na Educação Física Nesta parte, você deverá analisar o texto que você construiu (1º parte) e as respostas fornecidas pelo entrevistado na 2º parte. Após a análise, realize uma produção textual refletindo sobre a importância dos testes motores e de capacidades físicas. Dentro de sua produção textual responda (em formato de texto): Como o profissional de Educação Física deve planejar sua aula em relação à prática, testes motores e testes de capacidades? A importância da aplicação destes testes foi refletida na entrevista? Com base nas possibilidades de se trabalhar a corporeidade (jogos, atividades rítmicas, de expressão corporal e danças) é possível desenvolver a aptidão física? Explique de que forma estas atividades permitem o desenvolvimento. Orientações específicas: - Elaborar um texto de no mínimo 2 (duas) e no máximo 3 (três) páginas de conteúdo escrito, sem tópicos. Redigir de acordo com as normas da ABNT. Observações Gerais: - Os alunos devem realizar o trabalho em grupo (mínimo 2 e máximo 7 alunos). - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. - A formatação do trabalho deverá ser realizada da seguinte forma: 1. Capa: com nome da instituição, nome das disciplinas do semestre, nome de todos os professores desse semestre e nome completo dos todos os alunos do grupo. Curso de Graduação em Educação Física 2. Introdução: Apresentar o objetivo e o que foi realizado no trabalho (uma página). 3. Desenvolvimento: deve constar as três partes do trabalho descrito acima. 4. Conclusão: Apresentar suas considerações finais sobre o trabalho realizado. 5. Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo com as normas da ABNT. - Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável por cadastrá-lo no portfólio, ou seja, indicar os nomes dos demais membros do grupo; somente após o cadastro o trabalho deverá ser enviado. Apenas um aluno cadastra o grupo e envia o trabalho. - Devem participar dos grupos somente os alunos do mesmo semestre e da mesma turma. - O trabalho deve ser postado no portfolio, na pasta específica, no prazo estipulado no Colaborar. - Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações entrando em contato direto com o Tutor a distância. - Os alunos do 1º Semestre Flex e 2º Semestre Regular deverão apresentar a Revisão de Literatura (1º Parte), resultados da entrevista (2ª parte) e produção textual (3ª parte) nas aulas atividades da disciplina de Seminário Interdisciplinar II. Bom trabalho! Professores do 1º Semestre Flex/ 2º Semestre Regular

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur