Pular para o conteúdo principal

“Ferramentas da Educação Física escolar aplicadas na saúde, desenvolvimento e desempenho motor”


 1 Disciplinas: Metodologia Científica; Medidas e Avaliação em Educação Física; Metodologia do Ensino da Natação; Fundamentos do Treinamento Desportivo; Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Física e Seminário da Prática -Tópicos Especiais. Semestre: 7º regular 2019 Professores: Mário Carlos Welin Balvedi; Marcio Teixeira Lucio Flavio Soares Caldeira Eloise Werle De Almeida Produção interdisciplinar de grupo Objetivos:  Contribuir para que o discente obtenha conhecimentos substanciais sobre a avaliação no desempenho motor em Educação Física, extraídas das ‘Medidas e Avaliação em Educação Física” e “Treinamento Desportivo””.  Conhecer sobre os desafios da modalidade individual “natação” pode influenciar no desenvolvimento motor, em aspectos morfológicos e fisiológicos da criança por meio de uma prática lúdica e prazerosa em ambiente escolar.  Compreender sobre a metodologia cientifica e um projeto de pesquisa são um dos maiores desafios por parte dos alunos, pois é neste período da graduação que os alunos são inseridos ao centro da pesquisa. Caro(a) aluno(a): A proposta de Produção Textual em Grupo (PTG) terá como temática “Ferramentas da Educação Física escolar aplicadas na saúde, desenvolvimento e desempenho motor”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre, assim como, proporcionar a experiência de levantamento de dados básicos para uma pesquisa voltada à Educação Física escolar aplicadas na saúde, desenvolvimento e desempenho motor. 2 Nessa atividade vocês terão a possibilidade de obter informações extraídas das disciplinas e de textos que são direcionadas a medidas e avaliação em educação física, natação e treinamento desportivo, consolidadas na pesquisa científica. As informações serão divididas nas disciplinares que são contempladas neste seminário. Com esse trabalho composto de duas partes, vocês irão aprofundar os conceitos relacionados a ferramentas da Educação Física escolar aplicadas na saúde, desenvolvimento e desempenho motor, além de aspectos da pesquisa científica que estarão inseridas no contexto do trabalho. A seguir essas partes serão especificadas: 1ª PARTE – LEITURA DO TEXTO Nessa etapa, você deverá realizar a leitura do material indicado e produzir um texto a partir das ideias principais apontadas em cada texto. Para lhes auxiliar na elaboração de seu trabalho, você deve realizar as seguintes etapas: Leitura dos seguintes materiais: A)Leia o artigo relacionado a “Importância da natação para o desenvolvimento da criança e seus benefícios” e receba informações sobre: Como a natação pode influenciar no desenvolvimento motor, em aspetos morfológicos e fisiológicos da criança por meio de uma prática lúdica e prazerosa. Texto disponível em: http://sudamerica.edu.br/argumentandum/artigos/argumentandum_volume_5/Texto_ 5_Larice.pdf B) Leia o artigo “A influência da iniciação ao treinamento esportivo sobre o Desenvolvimento motor na infância: um estudo de caso” e receba informações sobre: O papel da criança no contexto da prática da atividade física e do esporte partindo da conduta dos objetivos pedagógicos, que enviesam a esfera dos processos desenvolvimentistas, os aspectos biofísicos e socioculturais da criança. Texto disponível: http://www.motricidade.com.br/pdfs/artigos/2010,%20ROCHA,%20ROCHA,%20BER TOLASCE.pdf 3 C) Leia o texto: “Aptidão física em crianças e adolescentes de diferentes estágios maturacionais” e se informe sobre: A avaliação física em crianças e adolescentes de diferentes níveis maturacionais. Texto disponível: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2944757 (texto poderá ser aberto em pdf) 2ª PARTE – ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL Após o processo de leitura e reflexão, dê início à elaboração de sua produção textual, organizando-a com base nos seguintes critérios: Passo 1: Com base nas leituras indicadas e nos materiais das disciplinas semestrais desenvolva uma produção de no mínimo 4 e no máximo 6 páginas (sem contar introdução, considerações finais e referências). Passo 2: Sua produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Passo 3: Contemple as questões abaixo e relacione com os materiais indicados. O seu texto não deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas para as questões abaixo. Essas questões devem ser usadas para nortear a produção do texto. 1. Quais as contribuições da iniciação esportiva para o desenvolvimento motor de crianças? 2. Como a natação pode influenciar no desenvolvimento motor, em aspectos morfológicos e fisiológicos da criança por meio de uma prática lúdica e prazerosa? 3. Para avaliar a aptidão física em escolares, são necessários aplicar diversos métodos e procedimentos de testes e medidas em avaliação física. A partir disso, a análise de resultados deverá considerar inúmeros fatores influenciadores para realizar uma avaliação precisa por parte do professor de Educação Física. Neste sentido, o que explica a influência da maturação biológica sobre os parâmetros da avaliação da aptidão física em escolares? Observações Gerais: - Os alunos devem realizar o trabalho em grupo (mínimo 2 e máximo 7 alunos). - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. - O trabalho deverá conter um total de até 6 páginas. 4 - O trabalho deverá conter Capa e Sumário, sendo que ambos não serão contabilizados no total de páginas. - Os tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Aspectos da medidas e avaliação na Educação Física, Natação e Treinamento Desportivo, Considerações Finais e Referências Bibliográficas deverão compor o trabalho e serão contabilizados no total de páginas. - Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável por cadastrar o grupo no Ambiente Virtual, dentro da Disciplina de Atividades Interdisciplinares (Portfólio), ou seja, ele deverá indicar os nomes dos demais membros do grupo; somente após cadastrar o grupo, deverá ser enviado o trabalho. A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo. - O trabalho deve ser postado no Portfólio, na pasta específica, dentro do prazo estipulado no Colaborar. - Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o tutor presencial e tutor a distância. - Os alunos do 7º semestre deverão apresentar o roteiro de trabalho completo nas aulas atividades da disciplina de Seminário da prática – tópicos especiais. Um ótimo trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis