Pular para o conteúdo principal

“Ferramentas da Educação Física escolar aplicadas na saúde, desenvolvimento e desempenho motor”


 1 Disciplinas: Metodologia Científica; Medidas e Avaliação em Educação Física; Metodologia do Ensino da Natação; Fundamentos do Treinamento Desportivo; Projeto de Ensino e Pesquisa em Educação Física e Seminário da Prática -Tópicos Especiais. Semestre: 7º regular 2019 Professores: Mário Carlos Welin Balvedi; Marcio Teixeira Lucio Flavio Soares Caldeira Eloise Werle De Almeida Produção interdisciplinar de grupo Objetivos:  Contribuir para que o discente obtenha conhecimentos substanciais sobre a avaliação no desempenho motor em Educação Física, extraídas das ‘Medidas e Avaliação em Educação Física” e “Treinamento Desportivo””.  Conhecer sobre os desafios da modalidade individual “natação” pode influenciar no desenvolvimento motor, em aspectos morfológicos e fisiológicos da criança por meio de uma prática lúdica e prazerosa em ambiente escolar.  Compreender sobre a metodologia cientifica e um projeto de pesquisa são um dos maiores desafios por parte dos alunos, pois é neste período da graduação que os alunos são inseridos ao centro da pesquisa. Caro(a) aluno(a): A proposta de Produção Textual em Grupo (PTG) terá como temática “Ferramentas da Educação Física escolar aplicadas na saúde, desenvolvimento e desempenho motor”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre, assim como, proporcionar a experiência de levantamento de dados básicos para uma pesquisa voltada à Educação Física escolar aplicadas na saúde, desenvolvimento e desempenho motor. 2 Nessa atividade vocês terão a possibilidade de obter informações extraídas das disciplinas e de textos que são direcionadas a medidas e avaliação em educação física, natação e treinamento desportivo, consolidadas na pesquisa científica. As informações serão divididas nas disciplinares que são contempladas neste seminário. Com esse trabalho composto de duas partes, vocês irão aprofundar os conceitos relacionados a ferramentas da Educação Física escolar aplicadas na saúde, desenvolvimento e desempenho motor, além de aspectos da pesquisa científica que estarão inseridas no contexto do trabalho. A seguir essas partes serão especificadas: 1ª PARTE – LEITURA DO TEXTO Nessa etapa, você deverá realizar a leitura do material indicado e produzir um texto a partir das ideias principais apontadas em cada texto. Para lhes auxiliar na elaboração de seu trabalho, você deve realizar as seguintes etapas: Leitura dos seguintes materiais: A)Leia o artigo relacionado a “Importância da natação para o desenvolvimento da criança e seus benefícios” e receba informações sobre: Como a natação pode influenciar no desenvolvimento motor, em aspetos morfológicos e fisiológicos da criança por meio de uma prática lúdica e prazerosa. Texto disponível em: http://sudamerica.edu.br/argumentandum/artigos/argumentandum_volume_5/Texto_ 5_Larice.pdf B) Leia o artigo “A influência da iniciação ao treinamento esportivo sobre o Desenvolvimento motor na infância: um estudo de caso” e receba informações sobre: O papel da criança no contexto da prática da atividade física e do esporte partindo da conduta dos objetivos pedagógicos, que enviesam a esfera dos processos desenvolvimentistas, os aspectos biofísicos e socioculturais da criança. Texto disponível: http://www.motricidade.com.br/pdfs/artigos/2010,%20ROCHA,%20ROCHA,%20BER TOLASCE.pdf 3 C) Leia o texto: “Aptidão física em crianças e adolescentes de diferentes estágios maturacionais” e se informe sobre: A avaliação física em crianças e adolescentes de diferentes níveis maturacionais. Texto disponível: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=2944757 (texto poderá ser aberto em pdf) 2ª PARTE – ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL Após o processo de leitura e reflexão, dê início à elaboração de sua produção textual, organizando-a com base nos seguintes critérios: Passo 1: Com base nas leituras indicadas e nos materiais das disciplinas semestrais desenvolva uma produção de no mínimo 4 e no máximo 6 páginas (sem contar introdução, considerações finais e referências). Passo 2: Sua produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Passo 3: Contemple as questões abaixo e relacione com os materiais indicados. O seu texto não deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas para as questões abaixo. Essas questões devem ser usadas para nortear a produção do texto. 1. Quais as contribuições da iniciação esportiva para o desenvolvimento motor de crianças? 2. Como a natação pode influenciar no desenvolvimento motor, em aspectos morfológicos e fisiológicos da criança por meio de uma prática lúdica e prazerosa? 3. Para avaliar a aptidão física em escolares, são necessários aplicar diversos métodos e procedimentos de testes e medidas em avaliação física. A partir disso, a análise de resultados deverá considerar inúmeros fatores influenciadores para realizar uma avaliação precisa por parte do professor de Educação Física. Neste sentido, o que explica a influência da maturação biológica sobre os parâmetros da avaliação da aptidão física em escolares? Observações Gerais: - Os alunos devem realizar o trabalho em grupo (mínimo 2 e máximo 7 alunos). - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. - O trabalho deverá conter um total de até 6 páginas. 4 - O trabalho deverá conter Capa e Sumário, sendo que ambos não serão contabilizados no total de páginas. - Os tópicos: Introdução, Desenvolvimento, Aspectos da medidas e avaliação na Educação Física, Natação e Treinamento Desportivo, Considerações Finais e Referências Bibliográficas deverão compor o trabalho e serão contabilizados no total de páginas. - Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável por cadastrar o grupo no Ambiente Virtual, dentro da Disciplina de Atividades Interdisciplinares (Portfólio), ou seja, ele deverá indicar os nomes dos demais membros do grupo; somente após cadastrar o grupo, deverá ser enviado o trabalho. A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo. - O trabalho deve ser postado no Portfólio, na pasta específica, dentro do prazo estipulado no Colaborar. - Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o tutor presencial e tutor a distância. - Os alunos do 7º semestre deverão apresentar o roteiro de trabalho completo nas aulas atividades da disciplina de Seminário da prática – tópicos especiais. Um ótimo trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...