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Temática Interdisciplinar: “A família Silva & Silva”




PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: “A família Silva & Silva” Curso Nutrição Semestre:4°/5° Disciplinas integradoras Bases da dietoterapia; Educação alimentar e nutricional; Avaliação nutricional; Nutrição e dietoterapia obstetrícia e pediátrica; Nutrição e dietoterapia do adulto e idoso. Professores Naiara Lourenço Mari, Lilian Lopes, Flávia Maronesi. Conteúdos interdisciplinares Conhecer os fundamentos e processos pertinentes as disciplinas de Bases da dietoterapia; Educação alimentar e nutricional; Avaliação nutricional; Nutrição e dietoterapia obstetrícia e pediátrica; Nutrição e dietoterapia do adulto e idoso. Competência Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências: 1. Aprender sobre os conceitos da dietoterapia, reconhecer as competências e habilidades do nutricionista da área clínica, entender os diferentes métodos de avaliação nutricional e sua relevância para realizar o diagnóstico nutricional e de intervenção. 2. Conhecer e compreender os aspectos relacionados à Educação Alimentar e Nutricional para propor estratégias de aconselhamento e educação/reeducação alimentar e nutricional. Identificar elementos teóricos e metodológicos adequados para aplicação em projetos coletivos de Educação Alimentar. 3. Entender os aspectos relacionados às técnicas de avaliação nutricional nos diferentes ciclos de vida e em situações especiais. Aprender os métodos e protocolos de avaliação nutricional, assim como, suas respectivas recomendações de aplicação. 4. Conhecer as características da criança, dos processos de crescimento e desenvolvimento e suas repercussões sobre as necessidades nutricionais. Aplicar os fundamentos científicos dos guias alimentares e das orientações para a promoção da saúde, prevenção e manejo de problemas nutricionais na infância. 5. Conhecer os aspectos relacionados às técnicas de avaliação nutricional e dietoterapia voltados ao adulto e ao idoso. Conhecer os diversos aspectos envolvidos na promoção da saúde para adultos e idosos, assim como, a importância e a influência das escolhas alimentares na redução de riscos à saúde. Habilidades Analisar e Interpretar conteúdos textuais e gráficos; Ser criativo; Trabalhar em equipe; Tomar decisões; Raciocinar de forma lógica; Raciocinar de forma crítica e analítica. Objetivos de aprendizagem Entender de forma sistêmica: 1. Conhecer os aspectos relacionados à indicação da dietoterapia. 2. Os aspectos e estratégias relacionados à Educação Alimentar e Nutricional para propor estratégias de aconselhamento e educação/reeducação alimentar e nutricional. 3. Conhecer os métodos e protocolos de avaliação nutricional, assim como suas respectivas recomendações de aplicação. 4. Sobre os conceitos e fundamentos da dietoterapia, avaliação nutricional e recomendações nutricionais para crianças. 5. Conhecer os conceitos e fundamentos da dietoterapia, avaliação nutricional e recomendações nutricionais para adultos e idosos. Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “A família Silva & Silva”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL • O trabalho será realizado em grupos composto por no mínimo 2 e, no máximo, 7 integrantes. • A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos. • A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos ou grupos. • É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre. • A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc). • Todos os alunos deverão participar da apresentação dos trabalhos e serão avaliados individualmente pelo tutor de presencial. Tempo de apresentação: cada grupo terá no mínimo 10 e no máximo 20 minutos para apresentar os trabalhos. 1. Leitura e interpretação da SGA Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). No segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e embasem-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês). SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM Situação-problema: Marina, enfermeira, 41 anos, casada com Vicente e mãe de Guilherme, precisou se afastar do emprego no Hospital Municipal da sua cidade para cuidar da sua família que passa por um período delicado, onde seu pai encontra-se internado na UTI do Hospital Universitário. Por outro lado, seu esposo e seu filho, também precisam de uma atenção especial. Seu Joaquim, pai de Marina tem 74 anos e mora com sua esposa Dona Amélia, nos últimos 2 meses vem tratando de uma gripe persistente, onde os medicamentos não estão surtindo o efeito esperado e o paciente não vem apresentando melhora. Nos últimos 15 dias ele começou a sentir falta de ar e febre alta, foi internado com suspeita de pneumonia. Devido à demora do paciente em procurar ajuda médica o quadro de pneumonia já estava bem avançado. Vicente, 45 anos é caminhoneiro há 25 anos e durante todo esse tempo devido a carga de trabalho excessiva, ele não consegue manter hábitos alimentares saudáveis e muito menos praticar atividade física, uma vez que passa mais de 12 horas/dia sentado, dirigindo. Devido a sua rotina/hábitos de vida, há 9 anos ele foi diagnosticado com Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2), mas não conseguiu fazer nenhuma mudança nos seus hábitos alimentares, conforme foi instruído pela Nutricionista da UBS e vem “tentando” controlar sua glicemia apenas com o uso de medicamentos prescritos pelo médico. No entanto, há 6 meses, ele vem sentindo fortes dores de cabeças, mas não deu muita importância pois achava que isso era consequência do excesso de trabalho e privação de sono, até o dia que sua esposa o convenceu de fazer uma consulta com o médico e ele descobriu que além da DM2 agora era hipertenso e com os exames de rotina (lipidograma, glicose, ácido úrico, etc) todos alterados. Devido à ausência do pai por ficar longos períodos fora de casa e o trabalho excessivo da mãe com diversos plantões durante a semana, Guilherme de 7 anos passa muito tempo na casa dos avós e apesar de gostar muito, ele sente muita falta dos pais. Nos últimos meses, Guilherme está muito irritado, vem reclamando de dores na região da “barriga” e após as refeições sente um incômodo, ao ser questionado por sua família para comentar como se sente depois que come, ele relata que o alimento “volta”. Sua Avó percebeu que devido a isso, ele não vem se alimentado adequadamente. Tarefa 1 Senhor Joaquim foi admitido no hospital com um quadro de pneumonia já em estado avançado, devido sua demora em procurar ajuda e consequentemente um atraso no início da administração da medicação os médicos estão desconfiando que o paciente está entrando em um quadro de sepse. A sepse é uma das doenças mais desafiadoras da medicina, e a causa mais comum de admissão em unidades de terapia intensiva (UTI) não coronarianas (HENKIN, et al.,2009). 1 ) Imaginando que você faça parte da Equipe Multiprofissional responsável pela enfermaria masculina onde o Senhor Joaquim está internado é recomendável que se realize a avaliação nutricional até 24h da admissão do paciente. a) Pensando nisso, quais os métodos você utilizaria para avaliar o estado nutricional do Senhor Joaquim? Lembrando que o paciente quando deu entrada no hospital e até o momento da avaliação nutricional estava consciente e deambulado. b) Na avaliação antropométrica, quais os dados que devem ser obtidos para colaborar com o diagnóstico nutricional do paciente? 2) Após as 36 horas da admissão do paciente ao hospital, houve uma piora na sua condição clínica e o mesmo foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A Equipe Multiprofissional depois de avaliar o diagnóstico clínico e nutricional decidiu por iniciar a Terapia Nutricional Enteral, por um período inicial de 15 dias até que o estado de sepse seja revertido. a) Qual a melhor via de acesso para este paciente considerando que o mesmo apresenta o trato gastrointestinal funcionante? Qual o motivo da sua escolha? b) Qual o método de administração da dieta mais adequado para este paciente? c) Qual a dieta enteral indicada para o paciente levando em consideração seu estado clínico de pneumonia e sepse ? Descreva a forma dos macronutrientes encontrada neste tipo de dieta. d) Qual a necessidade energética diária do Senhor Joaquim, levando em consideração seu quadro clínico com uma temperatura corporal de 40°C nas últimas 72 h? e) Qual a necessidade diária de macronutrientes e hídrica do Senhor Joaquim? f) Pensando que o estado de sepse foi revertido e o Senhor Joaquim obteve um restabelecimento da sua saúde, após o período do uso da Terapia Nutricional Enteral o paciente voltará a se alimentar por via oral. Qual a forma mais indicada para se fazer a transição de dietas? OBS: Os cálculos deverão ser elaborados de forma clara e salvos em formato pdf. Logo após, deverão ser inseridos no arquivo final que será postado no AVA. Tarefa 2 Vicente acabou deixando a saúde de lado, realidade muito comum entre os motoristas que trabalham em horários irregulares, e acabam adotando hábitos alimentares não saudáveis como “beliscar”, principalmente alimentos que constituem fontes de lipídeos, bebidas cafeinadas e álcool, mais frequentemente no período noturno. Os restaurantes de beira de estrada, onde os motoristas costumam fazer suas refeições diariamente, nem sempre oferecem preparações nutritivas. Na maioria das vezes, elas são de alto valor calórico (Cavagioni et al.,2008). Agora com o diagnóstico de Hipertensão arterial e com a Diabetes Mellitus tipo 2 descompensada, consequências do excesso de peso ele precisa urgente de ajuda. Marina sua esposa, recomendou que ele ficasse 1 mês em casa de “férias” para cuidar da sua saúde. Após a consulta com o médico da UBS ele foi encaminhado para a Nutricionista. 1) Imaginando que você fosse a Nutricionista responsável pelo tratamento do Vicente quais os procedimentos a serem adotados: a) Você considera importante a avaliação nutricional do paciente Vicente? Se sim, por que? b) Considerando que Vicente tem 1,70m de altura e pesa 102kg. Em qual diagnóstico nutricional ele se encaixa? c) Para estimar a quantidade de gordura corporal do Vicente, vamos utilizar o Índice de Adiposidade Corpórea (IAC). Qual valor e diagnóstico encontrado, considerando que Vicente tem 110cm de circunferência de quadril? 2) Após os cálculos da necessidade energética total do Vicente, obteve-se um Valor energético total (VET) de 2500 Kcal. a) Qual a necessidade diária de macronutrientes (percentual), segundo as DRIs levando em consideração o gênero (masculino) e a faixa etária (45 anos)? b) De acordo com o percentual adequado de macronutrientes, calcule o valor calórico e a quantidade de gramas/diária recomendado ao Vicente (2500 Kcal). c) As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), entre as quais: Acidente Vascular Cerebral, Infarto, Hipertensão Arterial, Câncer, Diabetes e Doenças Respiratórias Crônicas, constituem ao problema de saúde de maior magnitude e correspondem a cerca de 70% das causas de mortes no Brasil. A melhor forma de tratamento é com certeza a prevenção primária, onde temos um melhor custo benefício uma vez que a realização das ações que a envolvem tem um custo bem mais baixo em saúde pública. Pensando que o Vicente é um paciente com DCNT, uma vez que o mesmo apresenta DM2 e hipertensão arterial, consequência com certeza da obesidade, maus hábitos alimentares e sua rotina de trabalho, elabore um folder com dicas de uma alimentação saudável voltada para o Vicente, um caminhoneiro obeso, com DM2 e hipertensão arterial. Sugestão: Você pode utilizar como base teórica o Guia Alimentar da População Brasileira (2014). Tarefa 3 Com a informação de que Guilherme não estava se alimentando bem e que quando comia reclamava de algumas dores, o que o impedia de sentir vontade de comer adequadamente, Marina procurou a Unidade Básica de Saúde no seu bairro para agendar uma consulta com a Nutricionista, e assim verificar o que poderia estar acontecendo com seu filho, pois Guilherme precisava voltar a se alimentar bem novamente para não prejudicar seu desenvolvimento nessa fase importante da vida. a) Com base no aprendizado sobre dietoterapia pediátrica e nas informações descritas anteriormente sobre Guilherme, considere ser a nutricionista que atendeu Marina e seu filho em uma primeira consulta com nutricionista, quais seriam as ações necessárias para conseguir avaliar a condição nutricional analisar o possível diagnóstico de Guilherme? Qual seria o possível diagnóstico de Guilherme? Quais seriam as orientações dietéticas para Marina seguir com o filho? b) No dia da consulta Guilherme estava com 7 anos e 6 meses, 18 kg e 1,15 metros de altura. Considerando esses dados antropométricos, realize a avaliação nutricional do filho de Marina, considerando como base o escore z. Após a avaliação nutricional determine as necessidades energéticas de Guilherme de acordo com o cálculo de Necessidade Estimada de Energia, calcule também a recomendação de proteínas, carboidratos, lipídios e necessidade hídrica. c) Ao finalizar a consulta, a nutricionista informou que por ter mais pacientes semelhantes ao caso de Guilherme, ela irá elaborar um projeto de educação alimentar e nutricional (EAN) para auxiliar no tratamento e acompanhamento dessas crianças. Imaginando ser essa Nutricionista da UBS, elabore um projeto completo de EAN para essa situação apresentada. Considere que a Nutricionista precisará trabalhar nesse primeiro momento sem a equipe multidisciplinar da UBS, pois após ter um resultado desse projeto poderá apresentar e elaborar novas propostas de EAN. Referências BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed., 1. reimpr. Brasília: Ministério da Saúde, 2014. 156 p. Disponível em: . Acesso em: 01 fevt. 2019. Cavagioni LC; Bensenõr IM; Halpern A. et al. Síndrome metabólica em motoristas profissionais de transporte de cargas da rodovia BR-116 no trecho Paulista-Régis Bittencourt. Arq Bras Endocrinol Metab. 2008; 52(6):1015-23. Henkin, C S ; Coelho, J C ; Paganell, M C. et al. Sepse: uma visão atual. Scientia Medica, Porto Alegre, v. 19, n. 3, p. 135-145, jul./set. 2009. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO  A atividade deverá ser desenvolvida em equipes de dois a sete integrantes.  A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor presencial sobre a melhor maneira para a formação dos mesmos.  Para o desenvolvimento do trabalho, a equipe deverá consultar e se fundamentar nas tele aulas, web aulas e no livro texto disponível na Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância na Sala do Tutor.  O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT. Para conhecê-las acesse o livro didático: BOTELHO, Joacyr Machado; CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.142p. Disponível na Biblioteca Digital.  O trabalho deve ser postado no portfólio, na pasta específica.  Lembre-se que seu tutor a distância postará informações importantes no sistema de mensagens, para ajudá-los na estruturação e no desenvolvimento.  Em dias a serem definidos pelo polo, no horário da aula-atividade do Seminário Interdisciplinar V, os alunos matriculados no regime regular, deverão apresentar os trabalhos para o restante da turma.  Fazer a Produção Textual com antecedência é fundamental; assim, vocês terão tempo de revisá-la várias vezes, e isto é importante para o sucesso do trabalho acadêmico.  O trabalho deve conter no mínimo 5 e no máximo 10 laudas. ATENÇÃO: atente-se para o prazo de envio da atividade. a) Ao formar o grupo, um aluno (líder) deverá ficar responsável para cadastrar o grupo no portfólio, ou seja, deverá indicar os nomes dos demais. b) Somente após cadastrar o grupo, o trabalho deverá ser enviado. c) Apenas o líder cadastra o grupo e envia o trabalho realizado pelos membros do grupo. d) A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo. e) Lembre-se: é responsabilidade de todos os alunos que compõem o grupo o acompanhamento e a criação do mesmo no ambiente virtual de aprendizagem, bem como, a inserção da atividade dentro do prazo estabelecido na área restrita. f) No caso de dúvidas, solicite a orientação do seu tutor presencial e à distância. Observações complementares: a) Após coletar todas as informações necessárias vocês devem desenvolver uma Produção Textual em Grupo, abordando as informações solicitadas e detalhando a realidade observada. b) Acesse a Biblioteca Digital para conhecer as normas de padronização e formatação do trabalho. c) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; d) Lembre-se: os membros do grupo deverão realizar uma apresentação onde todos os integrantes devem participar. Essa apresentação acontecerá no final do semestre em dia e horário agendado pelo tutor presencial. ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO  A produção textual deverá ser desenvolvida de acordo com as Normas ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, etc.).  Na Introdução, o aluno deverá citar o que será desenvolvido, o objetivo geral e objetivos específicos do trabalho.  No desenvolvimento o aluno deverá colocar todo o conteúdo do trabalho, seguindo os itens relatados anteriormente.  Na conclusão deve ser destacado de que forma os objetivos descritos na introdução foram atingidos e qual foi a contribuição que o trabalho proporcionou para o crescimento dos alunos.  Por fim, os alunos devem relacionar todas as referências bibliográficas utilizadas e devidamente citadas durante a realização do trabalho. ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO POLO 1. Regras Gerais  As apresentações acontecerão no período das aulas atividades do Seminário conforme data especificada na área restrita.  Os tutores presenciais são responsáveis por organizar os grupos e inserir as avaliações nas fichas de apresentação no sistema.  Tempo de apresentação: cada grupo terá no mínimo 20 e no máximo 25 minutos para apresentar o seu trabalho.  Todos os alunos deverão participar da apresentação dos trabalhos e serão avaliados individualmente pelo tutor presencial. 2. Estrutura da Apresentação: A estrutura da apresentação deverá seguir as instruções abaixo: Apresentação: Slide 1 - Nome do Curso / Semestre / Nome dos integrantes da equipe / Polo - Ano/Semestre (ex: Londrina – 2019/1)  Slide 2 - Tema do Trabalho Introdução: 1 a 2 Slides  Caracterização do objeto de estudo. Desenvolvimento: 3 a 6 Slides Conclusão: 1 a 2 Slides  Considerações Finais Informações Complementares: 1 Slide  Apresentação das referências bibliográficas 3. Orientações Gerais:  Os slides deverão ser elaborados com fonte ARIAL com tamanho no mínimo 20.  Cuidado para não sobrecarregar os slides com informações. Prefira indicar os pontos a serem desenvolvidos por cada integrante da equipe. Lembre-se: domínio do conteúdo é essencial para uma boa apresentação. Observação:  Lembre-se que seu tutor a distância estará à disposição para orientações pelo sistema de mensagens.  Atente-se ao prazo de envio da atividade. “Uma mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original” (Albert Einstein) Bom trabalho a todos! Equipe de professores.

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