Pular para o conteúdo principal

Temática Interdisciplinar Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro Curso Administração Semestre: 6º/7ºse

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Temática Interdisciplinar Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro Curso Administração Semestre: 6º/7ºsem Disciplinas integradoras Empreendedorismo Gestão de Projetos Negócios Internacionais Administração da Produção e Logística Seminário Interdisciplinar: Tópicos Especiais I Conteúdos interdisciplinares Panorama do Empreendedorismo; Gerenciamento de Riscos Modais de transporte; Distribuição e qualidade do produto; Transporte internacional; Operações no comércio exterior. Competência  Capacidade para empreender, planejar, implementar e gerenciar.  Compreensão para planejar a operação e avaliação de sistemas de distribuição logística;  Ter visão analítica e compreensão do mercado internacional. Habilidades Ser capaz de compreender ferramentas empresariais dando suporte as negociações internacionais. Objetivos de aprendizagem Utilizar os conhecimentos de Empreendedorismo, Gestão de projetos, Negócio internacional e Administração da produção e logística relacionados à busca de novas tendências para o comércio exterior, bem como capacitar o aluno para a tomada de decisão. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL O que devo fazer? a) Na Produção Textual em Individual (PTI) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Novas Tendências para o Comércio Internacional Brasileiro”. b) Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar as tarefas, siga as orientações fornecidas neste material e paute-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, tele aulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Contextualização O Brasil tende cada vez mais a se especializar na exportação de produtos manufaturados e na importação de produtos básicos no comércio com seus sócios do Mercosul, segundo estudo do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). A conclusão do pesquisador Constantino Cronemberger Mendes baseou-se na análise das pautas de importação e de exportação do Brasil em relação a seus três sócios desde 1992. Essa avaliação apontou que 82% do total de produtos brasileiros exportados à Argentina, Paraguai e Uruguai no ano passado traziam a classificação de manufaturados. Esse percentual representa US$ 5,990 bilhões. Durante 2016, as exportações brasileiras totalizaram US$ 47,747 bilhões, das quais US$ 7,305 bilhões tiveram como destino os três países vizinhos. Em primeiro lugar aparecem os produtos do grupo material de transportes (automóveis, autopeças e partes), que responderam por 20,61% ou US$ 1,505 bilhões do total exportado aos sócios do Brasil. Em seguida, surgem os eletrônicos (19,52%), os produtos químicos (11,35%), os produtos metalúrgicos (9,03%), os plásticos e borrachas (8,44%), alimentos e bebidas (7,41%) e os têxteis (5,58%). De acordo com o estudo, o peso desses produtos nas exportações brasileiras se manteve nos últimos cinco anos. No entanto, houve variações na performance dos grupos de produtos. Em 2012, os materiais de transportes tinham participação maior, de 26,24%, nas exportações para o Mercosul. O mesmo ocorria com os produtos metalúrgicos, de 12,41%. Já as vendas externas de produtos químicos para aqueles mercados cresceram 3,21 pontos percentuais no mesmo período. (Fonte: MARIN, Denise. Brasil vende mais manufaturados aos sócios. Folha de São Paulo, 27 de abril de 2017. Disponível em: . Acesso em: 30 jan. 2019.). Entretanto, o novo governo brasileiro, que assumiu em 01 de janeiro de 2019, na figura do Ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou que “O Mercosul não será uma prioridade no governo”. As declarações repercutiram como um alarme entre veículos de imprensa dos países-membros do bloco, que é composto pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e foram encaradas como um possível sinal de enfraquecimento do Mercosul. Na Argentina, o jornal La Nacion destacou em sua manchete essas falas, enquanto o jornal uruguaio El Pais disse que a posição “pode trazer efeitos dramáticos para a relação do Brasil com a região”. Segundo Guedes, o Brasil “ficou prisioneiro de alianças ideológicas” e que isso é ruim para a economia. Nós vamos comercializar com o mundo, serão mais países. Vamos fazer comércio”. (Fonte: RUIC, Gabriela. Paulo Guedes afirmou que Mercosul não será prioridade. Isso é ruim? Revista Exame, 30 out. 2018. Disponível em: Acesso em: 30 jan. 2019). Situação-problema: Seu grupo de trabalho é o proprietário da Empresa TecBrasil, que possui diversos clientes nos países do Mercosul (Argentina, Paraguai, Uruguai e Venezuela - Países Membros). Contudo, no atual cenário nacional (2019) temos um novo presidente da República no Brasil, e o discurso desta nova gestão mostra uma tendência de reduzir a importância do Mercosul para o Brasil (leia reportagem publicada em “O Globo”, intitulada: “Após encontro com Macri, Bolsonaro defendo Mercosul ‘enxuto’”. Disponível no link: ). Frente a essa situação, sua empresa vê-se diante de uma nova realidade, pois, grande parte de seus negócios tem como foco os países do Mercosul. É necessário, então, que sua organização procure diversificar seus negócios, buscando encontrar novos mercados para seus produtos. A questão da internacionalização é um aspecto muito importante para empresa e segundo KOTLER (2016, p. 672), muitos fatores estão levando mais e mais empresas ao mercado internacional:  A empresa descobre que alguns mercados internacionais apresentam oportunidades de lucro maiores que as do mercado interno.  A empresa precisa de uma base de clientes maior para atingir economias de escala.  A empresa quer ser menos dependente de um único mercado.  Empresas globais que ofereçam melhores produtos ou preços mais baixos podem atacar o mercado nacional. A empresa pode desejar contra-atacar essas concorrentes em seus mercados internos. Para que uma empresa atenda ao mercado internacional é muito importante a questão do seu preparo no que diz respeito a:  Produto condizente com as exigências dos clientes internacionais.  Levar em conta a cultura e costumes dos outros países.  Considerar os custos de exportação.  Estudar quais os processos que devem ser realizados para as atividades de exportação. A partir dessas informações, você deverá preparar sua empresa para encontrar novos clientes no mercado internacional. Para esta Produção Textual você deverá identificar quais são os cuidados e as ações necessárias para que uma determinada empresa busque diversificar e expandir seus negócios para mercados internacionais. Agora, é com você! Seu desafio, considerando as disciplinas de Empreendedorismo; Gestão de Projetos; Negócios Internacionais; Administração da Produção e Logística, é determinar quais serão os futuros passos para a empresa TecBrasil, uma fabricante de produtos eletrônicos que tem no Mercosul seus principais parceiros comerciais. Agora que você já sabe desta missão, elabore um relatório onde deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos conformes descritos na sequência: Passo 1: Considerando que os produtos eletrônicos representam praticamente 20% do volume de exportação do Brasil para o Mercosul e, tendo como base as novas tendências do governo brasileiro de não priorizar o comércio com o Mercosul, a empresa TecBrasil, que, atualmente, tem 80% de seus produtos comercializados nesse mercado (Mercosul), precisa ampliar seu campo de atuação e você, como potencial empreendedor, deverá fazer um levantamento, destacando potenciais mercados alternativos para seus produtos. Passo 2: De acordo com os mercados identificados, determine os modais de transporte mais adequados para a exportação dos seus produtos desde a origem até o destino, considerando os continentes onde se localizam os potenciais importadores, escolhendo, inclusive, o Incoterm que será utilizado (considerando somente os termos de chegada). Escolha, pelo menos, dois países, localizados em continentes diferentes, desconsiderando a América do Sul e América Central, ou seja, você deverá selecionar dois, um em cada continente, considerando a Ásia, Europa, Oceania ou Continente Norte Americano, para propor os modais de transporte. Passo 3: Um dos principais desafios que uma empresa enfrenta ao internacionalizar seus negócios são os riscos desconhecidos que este novo país “oferece”. Uma das formas mais corretas de “enfrentar” esses desafios é lançar mão do conhecimento de Gestão de Projetos e da área de conhecimento Gerenciamento de Riscos. Para Paes e Vilga (2016) risco é a incerteza. Assumir riscos está relacionado com ser ousado ao realizar alguma atividade. Dessa forma, ao juntarmos os dois sentidos de risco, podemos defini-lo como sendo o conjunto de incertezas encontradas quando ousamos fazer algo, e não apenas como problema. Segundo o PMI (2009), risco é o evento ou condição incerta que se ocorrer, tem um efeito positivo ou negativo no projeto. Observe que a definição de risco do PMI (2009) abrange os impactos positivos e negativos da ocorrência de um evento. No dia a dia, é comum falarmos em impactos negativos como sendo riscos, enquanto os impactos positivos são tratados como oportunidades. Porém, a definição do PMI (2009) nos mostra uma condição oposta. O gerenciamento de riscos de um projeto é composto por 5 passos, conforme vemos na figura (figura 1) a seguir: Figura 1 – Etapas da Gestão de Riscos A identificação dos riscos é essencial é o processo tanto de determinação dos riscos, que podem afetar o projeto (para que seja possível uma antecipação a eles), como da documentação de suas características. O resultado ou saída dessa fase é a elaboração de uma lista de riscos refinada e atualizada do projeto, que deverá ser revisada e atualizada durante toda a execução do mesmo. Uma abordagem comum para se identificar os riscos é discutir ideias em que o gerente de projetos envolve os principais membros da equipe para identificar os riscos do empreendimento. A análise qualitativa dos riscos é o processo de priorização de riscos para análise ou ação adicional através da avaliação e combinação de sua probabilidade de ocorrência e impacto. O principal benefício deste processo é habilitar os gerentes de projetos a reduzir o nível de incerteza e focar os riscos de alta prioridade. A análise quantitativa dos riscos é o processo de analisar numericamente o efeito dos riscos identificados nos objetivos gerais do projeto. O principal benefício desse processo é a produção de informações quantitativas dos riscos para respaldar a tomada de decisões, a fim de reduzir o grau de incerteza dos projetos. Planejar as respostas aos riscos é o processo de desenvolvimento de opções e ações para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças aos objetivos do projeto. O principal benefício deste processo é a abordagem dos riscos por prioridades, injetando recursos e atividades no orçamento, no cronograma e no plano de gerenciamento do projeto, conforme necessário. a) Analisando a teoria de Gestão de Riscos e as questões relativas a internacionalização empresarial, quais seriam os principais riscos associados à exportação e à internacionalização das empresas? b) Quais são os riscos que preocupam mais as empresas nacionais? Porquê? Cite ao menos três tipos de risco, explique-os e identifique a estratégia de resposta ao risco mais adequada. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: 1. CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: mínimo 8 e no máximo 15 páginas; A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto, Resolução das Questões Propostas, Referências (caso necessário); - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. Acompanha a Produção Textual Interdisciplinar em grupo o material da disciplina de Metodologia Científica que aborda os itens no trabalho: capa, folha de rosto, sumário, citação e referências nas normas técnicas da ABNT com objetivo de auxiliá-los na elaboração e formatação do PTG. 2. Haverá apresentação da produção textual individual, você deve seguir as instruções para apresentação do trabalho. 3. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. Um ótimo trabalho! Equipe de professores



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur