DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – SÉRIE: 8ª DISCIPLINAS NORTEADORAS: EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO.
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DESAFIO PROFISSIONAL
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS – SÉRIE: 8ª
DISCIPLINAS NORTEADORAS: EMPREENDEDORISMO; COMPORTAMENTO
ORGANIZACIONAL; TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO; DESENVOLVIMENTO
PESSOAL E PROFISSIONAL; GESTÃO DO CONHECIMENTO.
O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem
por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo dirigido a distância.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes
Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos
relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.
Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio
Profissional ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as
disciplinas norteadoras. A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento
de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e
habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:
Aplicar modos de ensinar diferentes linguagens: de forma interdisciplinar e adequada
às diferentes fases do desenvolvimento humano.
Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do
conhecimento.
Desenvolver a capacidade crítico-analítica de avaliação, quanto às implicações
organizacionais.
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Desenvolver a iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa,
bem como a vontade de aprender.
Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres
e perícias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.
OBJETIVO DO DESAFIO
Analisar o caso “Le Chef Gatô: criação e expansão de uma empresa de doces e chocolates
‘finos’”, evidenciando aspectos relacionados à gestão estratégica do negócio. Destacando as
principais características e problemas enfrentados pelos gestores da empresa, com objetivo de
apresentar alternativas e soluções para a melhoria do negócio.
PRODUÇÃO ACADÊMICA
Elaboração de um texto argumentativo descritivo acerca do caso “Le Chef Gatô: criação e
expansão de uma empresa de doces e chocolates ‘finos’” destacando seus desdobramentos
no que diz respeito aspectos relacionados à gestão estratégica do negócio.
DESAFIO PROFISSIONAL
O caso destacado a seguir, servirá de base para a resolução deste Desafio Profissional. Tratase de um recorte de texto, referente ao artigo intitulado: “Le Chef Gatô: criação e expansão
de uma empresa de doces e chocolates ‘finos’”, elaborado por Fernando Coelho Martins
Ferreira, Letícia Fantinato Menegon e José Eduardo Amato Balian, publicado na Revista
Brasileira de Casos de Ensino em Administração (GV Casos) em 2017 – referências ao final.
Contudo, para realização deste Desafio Profissional, selecionamos apenas alguns fragmentos
deste artigo/case (com adaptações), com o objetivo de ampliar a discussão sobre temas
retratados nas disciplinas norteadoras. Dessa forma, por meio da análise do caso e, seguindo
os 05 passos elencados logo na seqüência da leitura do texto, teremos a oportunidade de
vincular algumas questões teóricas desenvolvidas durante o semestre, com a situação proposta
neste desafio. Mãos a obra e bons estudos!
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Caso: Le Chef Gatô: criação e expansão de uma empresa de doces e chocolates ‘finos’
Autores: Ferreira, Menegon e Balian (2017).
Resumo: fundada em 2011, a Le Chef Gatô tornou-se um sucesso comercial produzindo
doces e chocolates finos. Desde então, a empresa tem mantido uma trajetória consistente de
crescimento e começa a pavimentar o caminho para um novo ciclo de expansão. Esse novo
estágio, no entanto, requererá mudanças fundamentais na forma como a empresa gerencia
suas operações e demais processos, sob o risco de não se alcançarem as metas desenhadas
para os próximos.
Introdução: o ano de 2015 foi bastante difícil para a economia do Brasil, apresentando um
recuo de 3,8% no Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao ano anterior. O patamar da
economia brasileira, em valores reais, chegou ao nível do primeiro trimestre de 2011, segundo
o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar dos dados negativos da
economia, Ednei e sua esposa e sócia, Claudia, vivenciavam um momento diferente: o
crescimento de seu negócio, a doceria Le Chef Gatô. Nesse ano, já contavam com três lojas
próprias, sendo duas gerenciadas por pessoas de sua confiança num contrato de concessão. Os
empreendedores sabiam que ainda havia muito espaço para o crescimento de seu negócio, já
que concentravam suas atividades somente na cidade de São Paulo. Entretanto, enfrentavam
alguns problemas para crescer: escassez de capital e capacidade de expansão limitada por
dificuldades operacionais e administrativas. A expansão do negócio era um assunto recorrente
na vida dos dois. Sabiam que não poderiam esperar muito para esse processo acontecer, mas
tinham dificuldade para tomar a decisão.
Da concepção à criação: os laços de Ednei Fernando Bruno, fundador da Le Chef Gatô, com
a fabricação de brigadeiros e outros doces de chocolate remontam à sua adolescência. Entre
essa primeira experiência com o público e a criação de sua empresa, houve, contudo, um hiato
de décadas, período no qual a ideia de abrir um negócio relacionado à produção de doces e
bolos foi amadurecendo. Durante essa fase, enquanto se dedicava à vida corporativa,
trabalhando na área de investimentos de um banco, Ednei começou a fazer, como hobby,
brigadeiros e bombons de morango para as festas de seus amigos. Ednei decidiu deixar o
universo corporativo para dar vazão à sua vertente empreendedora. Em 2011, antes das
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celebrações da Páscoa, Ednei iniciou as atividades da Le Chef Gatô. O nome, um evidente
trocadilho entre as palavras gato e gâteau (bolo, em francês), é uma referência à paixão de sua
esposa, Claudia, por gatos, de modo que tal tributo se refletiu diretamente no logotipo da
empresa (imagem 01).
Imagem 01: Logotipo da Le Chef Gatô
Fonte: Ferreira, Menegon e Balian (2017).
O uso do “Le Chef” vem da admiração de ambos pela França, especialmente pelos doces
franceses e todo o cuidado que o país tem com a doceria. Fazendo uso de sua receita especial,
de autoria própria, Ednei planejou a abertura da Le Chef Gatô para a Páscoa de 2011.
Entretanto, o empreendedor teve de enfrentar um importante revés: sua primeira loja, no
Paraíso (bairro de classe média alta situado próximo à Avenida Paulista), não ficou pronta a
tempo. Como alternativa, começou a vender os doces e ovos pela internet. A primeira
experiência de vendas ao público, com entregas realizadas por um motoboy, foi considerada
um sucesso. Em junho de 2011, a loja finalmente foi inaugurada, comercializando 10 tipos
diferentes de brigadeiros e ovos de Páscoa com recheio de brigadeiro. Todos esses itens eram
produzidos em uma cozinha montada no mesmo espaço físico em que se encontrava a loja. O
ponto de 40 m2 de área foi dividido entre loja, produção e escritório. Ednei chefiava a cozinha
– contando com dois funcionários –, e toda a operação da loja, que contava com mais dois
atendentes.
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Os primeiros desafios do crescimento: com o aumento do volume de vendas da loja,
Claudia decidiu sair da empresa em que trabalhava no ano de 2012, a fim de se dedicar
integralmente às atividades do Le Chef Gatô. Dessa maneira, Ednei ficava totalmente
dedicado à função de chocolatier, responsável pela produção e desenvolvimento de novos
produtos, enquanto Claudia passou a assumir a maior parte das funções administrativas e de
suporte operacional. Foi durante esse ciclo de crescimento inicial da empresa que os primeiros
desafios relacionados à gestão do negócio começaram a surgir. O crescimento gradual das
vendas também foi acompanhado de uma enorme expansão na oferta de produtos ao longo
dos primeiros anos. No caso dos brigadeiros, por exemplo, as 10 opções do produto pularam
para mais de 70. Tanta variedade, no entanto, trouxe problemas tais como:
Relacionadas ao processo de gerenciamento do negócio;
Com as rotinas burocráticas-administrativas;
A respeito da precificação (preços de produtos);
Relacionados à mão de obra (falta de funcionário; treinamento; processo de seleção;
qualificação);
Problemas relacionados ao atendimento aos clientes;
Controle inadequado de estoque; problemas com a manutenção; limpeza da loja.
Desperdício de matéria-prima e produtos acabados.
Expansão e consolidação: o ano de 2013 foi especialmente bom para a Le Chef Gatô. Em
maio de 2013, receberam o convite para a abertura de uma loja, em parceria, no shopping
D&D, centro de compras paulistano em que predominam as classes média alta e alta,
composto principalmente de lojas de decoração e móveis para o lar. Em setembro e outubro
desse mesmo ano, receberam convites semelhantes de frequentadores assíduos e abriram mais
duas lojas em bairros com alto poder aquisitivo, na Zona Oeste de São Paulo: Itaim e
Pinheiros. A ambientação das lojas: espaços relativamente pequenos, porém modernos e
aconchegantes, para que os clientes possam degustar, eventualmente acompanhados de um
café, os doces, bolos e brigadeiros concebidos por Ednei. O maior chamariz das lojas, no
entanto, está nas vitrines, fartamente decoradas e coloridas pelos produtos recém-fabricados.
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Imagem 02: Ambiente das lojas da Le Chef Gatô
Fonte: Ferreira, Menegon e Balian (2017).
Dentro do conjunto de serviços oferecidos pela empresa, podem-se citar a venda on-line, que
disponibiliza uma menor variedade produtos, soluções customizadas para eventos
empresariais e sociais (festas de fim de ano, casamentos etc.) e o sistema de delivery com
pedidos feitos diretamente às lojas. A expansão da empresa veio também acompanhada pelo
aumento dos tipos de doces produzidos pela Le Chef Gatô, entre os quais se destacam:
Brigadeiros: são o carro-chefe da empresa e também o produto mais barato e o de maior
margem de contribuição para a Le Chef Gatô. São oferecidas regularmente de 20 a 25
variedades, entre as quais se destacam o brigadeiro tradicional, o de frutas vermelhas,
pistache, limão-siciliano, caramelo. Essa quantidade ofertada pode variar em função de
algumas matérias-primas disponíveis em determinadas épocas do ano;
Coxinha de morango: um dos grandes sucessos de venda, trata-se de uma variedade de
brigadeiro em formato de coxinha, recheada com morango;
Bolos: com alta demanda, é um dos produtos que requerem maior destreza para ter o belo
acabamento que possuem. Destacam-se nesse grupo os bolos de morango, três leites e
limão-siciliano;
Doces Especiais: trata-se, essencialmente dos potinhos de chocolate e os verrines, que são
potes recheados de brigadeiro disponíveis nas opções tradicional e frutas vermelhas;
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Produtos De Época: tais como os ovos de Páscoa, ricamente recheados e com ampla
gama de opções, e os panetones e pães de mel, mais comuns nas festividades de fim de
ano.
Além desses doces, acessórios associados à marca, tais como aventais infantis e adultos e
cordões com os pingentes do gato símbolo da empresa, também são comercializados.
Imagem 03: linha de produtos da Le Chef Gatô
Fonte: Ferreira, Menegon e Balian (2017).
Concorrência: a proposta de valor da Le Chef Gatô, uma “experiência gustativa”
caracterizada por produtos de alta qualidade, a posiciona de maneira distinta das duas maiores
franquias nacionais de chocolate: a Brasil Cacau e a Cacau Show. Não caindo no mérito da
qualidade do que produzem, o enfoque dessas empresas está muito mais no produto do que no
serviço em si. Os proprietários da Le Chef Gatô consideram a Brigaderia, a São Brigadeiros e
a Kopenhagen suas principais concorrentes, por apresentarem componentes de produto e de
serviço mais semelhantes aos da empresa. As duas primeiras, evidentemente especializadas na
produção de brigadeiros, possuem uma atuação mais circunscrita à cidade de São Paulo e à
região metropolitana, enquanto o escopo de atuação da Kopenhagen é nacional.
Reestruturando as operações: A expansão dos pontos de venda e do portfólio de produtos
da Le Chef Gatô não permitia mais que a produção se mantivesse concentrada exclusivamente
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na cozinha da loja do bairro Paraíso. Para lidar com a demanda crescente e a maior
complexidade dos produtos, decidiu-se alugar uma ampla casa na Zona Leste de São Paulo,
distante da loja do Paraíso, para convertê-la em uma linha de produção dos principais doces
da Le Chef Gatô. Trata-se de uma unidade de produção com poucos funcionários, localizada
distante dos pontos de venda, mas com custo de locação relativamente baixo.
Reduzindo o desperdício: para boa parte das empresas que atuam no setor alimentício, os
produtos perecíveis são a maior fonte de desperdício, em função do risco de obsolescência.
No caso da Le Chef Gatô, os estoques de matérias-primas e de produtos acabados são os
pontos em que há maior exposição a esse risco.
O relacionamento com o cliente: o nível de satisfação dos clientes da Le Chef Gatô é
sensivelmente influenciado pela forma como eles e os funcionários de linha de frente (front
office) se relacionam. Os clientes têm uma relação de fidelidade em função do atendimento
que a empresa proporciona, segundo os proprietários. Nesse sentido, os funcionários são
qualificados a dar a sugestão mais apropriada de doce aos clientes, quando solicitado. O fato
de trabalharem com um público mais exigente também demanda que sejam discretos na
abordagem e falem português corretamente, sem erros de expressão, de concordância e
tampouco uso de gírias. Se os clientes desejarem conversar com os funcionários, eles são
orientados a ouvi-los educada e pacientemente, dando a eles a atenção que demandam.
Parcialmente em função de seu porte, a Le Chef Gatô ainda não possui uma estrutura de
sistemas e tecnologias que lhe permita gerenciar o relacionamento com o cliente de modo
mais eficaz, visando soluções específicas e aumento de rentabilidade da empresa. Os
proprietários afirmam que a taxa de clientes recorrentes é alta, superior a 60%, mas não há
como aferir a precisão dessa taxa.
A gestão da empresa: a expansão da Le Chef Gatô levou o casal Ednei e Claudia a cuidar de
atividades distintas da empresa. Enquanto Ednei se dedicou mais ao desenvolvimento e
fabricação dos produtos, Claudia deu maior enfoque às funções administrativas e burocráticas.
Toda essa divisão de tarefas, no entanto, não os afastou da linha de frente. Ambos são
responsáveis pela maior parte dos processos de gestão; apenas alguns são delegados a
funcionários ou terceiros, como o processo de compras, que foi delegado à nutricionista, mas
ainda sob forte supervisão de Claudia, e as atividades de marketing, que têm suporte de uma
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empresa especializada. Os processos financeiros estão sob total responsabilidade do casal.
Isso, evidentemente, traz a eles uma sobrecarga. A quantidade de demandas que recaem sobre
eles impede, por exemplo, que Claudia conclua um importante projeto de mapeamento dos
processos da Le Chef Gatô. Ambos acreditam que uma gestão mais eficiente dos Recursos
Humanos, em todos os níveis organizacionais, aprimoraria muito os processos
organizacionais.
Agora é com você!
O seu Desafio Profissional é analisar do caso “Le Chef Gatô: criação e expansão de uma
empresa de doces e chocolates finos”, destacando seus desdobramentos no que diz respeito
aos aspectos relacionados à gestão estratégica do negócio.
Considere que você e sua equipe foram contratados pelos proprietários da Le
Chef Gatô, para prestar um serviço de Consultoria Estratégica. Eles esperam que
vocês apontem os riscos, ameaças e oportunidades que a empresa pode enfrentar
e as sugestões de ações para que a empresa mantenha seu ritmo de crescimento.
Para construir o seu Desafio Profissional será necessário seguir os seguintes passos, todos
relacionados ao caso apresentado e sintonizados com os temas trabalhados nos materiais do
semestre. Utilize os cadernos das disciplinas norteadoras para subsídio teórico, além de outros
materiais disponíveis na biblioteca virtual.
PASSO 01: Empreendedorismo
Modelo de negócio: descreva as principais características do empreendimento (marca;
produtos; serviços; infraestrutura; segmento; público-alvo; concorrentes; etc.) e a
estrutura organizacional da Le Chef Gatô (divisão de trabalho, serviços contratados,
etc.).
Problemas: descreva os principais problemas enfrentados pelos gestores, no decorrer
do processo de expansão da Le Chef Gatô. Além disso, aponte possíveis alternativas,
para que os gestores possam implementar e trabalhar, no sentido de proporcionar
melhorias e soluções para os problemas selecionados.
PASSO 02: Negociação e comportamento organizacional
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Negociação: descreva como a Le Chef Gatô poderia lidar com as negociações junto
aos seus fornecedores: alianças, contratos, parcerias, exclusividade, etc. Detalhando
quais são as condições, as características e as estratégias que a Le Chef Gatô poderia
implementar para melhorar o processo de negociação com seus principais
fornecedores.
Concorrentes: cite no mínimo 03 concorrentes, destacando algumas características,
diferenças e semelhanças importantes e que possam ser comparadas a Le Chef Gatô.
PASSO 03: Desenvolvimento profissional e gestão do conhecimento.
Desenvolvimento de pessoas: descreva sobre a importância e os problemas, que os
gestores da Le Chef Gatô, poderão enfrentar para desenvolver e capacitar sua equipe
de trabalho, em todas as áreas do seu negócio (vendas, produção, marketing, gestão,
etc.).
Qualificação: Destaque no mínimo, duas ferramentas, metodologias, técnicas e/u
tecnologias disponíveis, em termos de gestão de pessoas e desenvolvimento
profissional, que os empreendedores poderão utilizar dentro do seu negócio, para
melhorar a qualificação de sua equipe e reduzir os problemas com mão-de-obra.
PASSO 04: Análise SWOT da Le Chef Gatô
Estratégia: elabore uma Matriz SWOT da empresa Le Chef Gatô, destacando assim
seus pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades. Desenhe a matriz ou elabore
uma estrutura de tópicos.
Quadro 1 – Matriz SWOT (modelo)
Fonte: Adaptado de Kotler e Armstrong (2007)
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PASSO 05: Proposta de Consultoria Estratégica
Consultoria: para que o trabalho seja concluído com êxito, tendo por base as
informações do texto e utilizando-se dos dados analisados sobre o caso até então,
elabore uma Proposta de Consultoria Estratégica (sugestões de melhorias:
inovação, investimento, vendas, promoção, distribuição, mídias sociais, e-commerce,
etc.) que você e sua equipe irá propor para a os gestores da Le Chef Gatô,
considerando os pontos observado na matriz SWOT e nos aspectos observados nos
passos anteriores.
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Para ajudar você na elaboração deste Desafio Profissional é importante a leitura do artigo: “A
busca da competitividade nas empresas”, da Revista de Administração de Empresas
(http://www.scielo.br/pdf/rae/v35n2/a03v35n2.pdf). A consulta aos cadernos referente as
disciplinas norteadoras, também são fundamentais para o desenvolvimento deste desafio.
POSTAGEM DO DESAFIO PROFISSIONAL
Postar no Ambiente Virtual a versão final do Desafio Profissional em arquivo único no
formato .doc / .docx, (Word), para a avaliação e do tutor a distância.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Desafio Profissional: Nota – 0 a 4 pontos.
Observância a padronização e às orientações para a construção do projeto.
PADRONIZAÇÃO
A atividade deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização:
1. Em páginas de formato A4;
2. com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;
3. fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta;
4. espaçamento de 1,5 entre linhas;
5. se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um
recuo de 4cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas;
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6. com capa, contendo:
6.1. nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas;
6.2. nome completo e RA do (a) aluno (a);
6.3. título da atividade;
6.4. nome do Tutor (a) a Distância (EAD);
6.5. cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
FERREIRA, Fernando Coelho Martins; MENEGON, Letícia Fantinato; BALIAN, José
Eduardo Amato. Le Chef Gatô: criação e expansão de uma empresa de doces e chocolates
finos. Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração, [S.l.], p. c10, dez. 2017.
Disponível em: .
Acesso em: 20 Ago. 2018.
KOTLER, Philip; ARMSTRONG, Gary. Princípios de marketing. 12. ed. São Paulo:
Pearson Prentice Hall, 2007.
COMO CITAR ESTE DESAFIO PROFISSIONAL
NOGUEIRA, Eduardo de Faria. Desafio Profissional do Curso Superior de Tecnologia em
Administração – 8ª Série. [Online]. Valinhos, 2018, p. 01-12. Disponível em:
. Acesso em: ago. 2018.
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