Pular para o conteúdo principal

“Interdisciplinaridade na Educação Física Escolar”.Semestre: 4º Flex / 5ºRegular

 1 Disciplinas: Anatomia Aplicada a Educação Física Ciências Moleculares e Celulares Educação de Jovens e adultos Libras – Língua Brasileira de Sinais Práticas Pedagógicas: identidade Docente Psicologia da Educação e da Aprendizagem Semestre: 4º Flex / 5ºRegular 2019 Professores: Jorge de Barros Pires Produção Textual em Grupo Prezado(a) Aluno(a) A proposta de Produção Textual em Grupo (PTG) terá como temática “Interdisciplinaridade na Educação Física Escolar”. Neste semestre a Produção Textual em Grupo (PTG) possibilitará a você perceber a relevância de aspectos biológicos, psicológicos e pedagógicos da Educação Física como conhecimento interdisciplinar imprescindível para a atuação profissional. Proporcionará, também, a experiência de levantamento de dados básicos para uma pesquisa voltada à Educação Física escolar. É importante que a equipe siga todos os passos do trabalho, que envolvem leitura, discussão, análise e construção de ideias para possíveis situações de aprendizagem interdisciplinares. Objetivos: • Contribuir para que o discente obtenha conhecimentos substanciais sobre aspectos fundamentais da área de educação física – licenciatura; • Compreender a educação física como um conteúdo da educação escolar e suas potencialidades e dificuldades na intervenção; • Refletir sobre a realidade enfrentada pelos professores de educação física no campo escolar; • Compreender como a interdisciplinaridade pode contribuir para uma ação profissional mais completa e efetiva. 2 Com esse trabalho composto de duas partes, vocês irão aprofundar temas relacionados com as disciplinas deste semestre e que servirão de base para a sua atuação profissional. A seguir essas partes serão especificadas: 1ª PARTE – LEITURA DO TEXTO Nessa etapa, você deverá realizar a leitura do material indicado, analisar seu conteúdo com base nos conhecimentos das disciplinas do semestre (Anatomia Aplicada a Educação Física, Ciências Moleculares e Celulares, Educação de Jovens e adultos, Libras – Língua Brasileira de Sinais, Práticas Pedagógicas: identidade Docente, Psicologia da Educação e da Aprendizagem), refletir a respeito das principais ideias encontradas, a fim de debater essas ideias com os integrantes do grupo e com isso estar apto a construir coletivamente o texto solicitado na 2º parte do trabalho. Para lhes auxiliar na elaboração de seu trabalho, você deve realizar as seguintes etapas: Leitura dos seguintes materiais: A) Leia o artigo relacionado “A Interdisciplinaridade na Educação Física Escolar”. Você terá informações sobre a importância da interdisciplinaridade dentro do ambiente escolar, como um instrumento influenciador para a Educação Física. Texto disponível em: http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/2126/4147 B) Leia o texto: “Relações entre biologia e educação física: o olhar de especialistas sobre uma proposta de sequência didática” você terá informações, a partir do pressuposto teórico da interdisciplinaridade, a respeito de uma sequência didática visando à integração das disciplinas de biologia e educação física. Texto disponível: https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&cad=rja&ua ct=8&ved=2ahUKEwj50Ozdr4LhAhW6GLkGHVtyBoUQFjAJegQICRAC&url=http%3A %2F%2Fsite.veracruz.edu.br%2Finstituto%2Frevistaveras%2Findex.php%2Frevistav eras%2Farticle%2Fdownload%2F119%2F110&usg=AOvVaw0vaTQuG5rye6Q5C2_ Mcsvv C) Veja o vídeo: “Educação Física para Todos” e se informe sobre a dimensão da Educação Física no currículo atual. Partindo de uma perspectiva histórica, especialistas e professores contam como a Educação Física saiu da exclusão para a inclusão, passando pela evolução da legislação brasileira em relação à disciplina. O 3 que era a aula de Educação Física quando a disciplina foi instituída como componente curricular no Brasil e o que é hoje. Texto disponível: https://www.youtube.com/watch?v=UvZA_Mo9HXc&list=PL_VB5OhqV329tEcUGyiKf U_73RgCxF74Z D) Leia a entrevista: “A psicologia da aprendizagem na prática do professor” você terá informações sobre como a psicologia da aprendizagem contribui na prática profissional do professor, nas relações sociais no trabalho e inclusive na participação da família na escola. Texto disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5753 2ª PARTE – ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL Após o processo de leitura e reflexão, dê início à elaboração de sua produção textual, organizando-a com base nos seguintes critérios: Passo1: Com base nas leituras indicadas e nos materiais das disciplinas semestrais desenvolva uma produção de no mínimo 4 e no máximo 6 páginas (sem contar introdução, considerações finais e referências). Passo 2: Sua produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento, considerações finais e referências. Passo 3: Contemple as questões abaixo e relacione com os materiais indicados. O seu texto não deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas para as questões abaixo. Essas questões devem ser usadas para nortear a produção do texto. Lembre-se de citar os autores utilizados e sempre de preferência em escrever o texto com suas palavras. Caso seja necessário fazer uma citação direta, respeite as normas da ABNT. 1. Historicamente a Educação Física Escolar vem passando por profundas mudanças, como isso vem afetando a ação do professor nas aulas? 2. O que se entende por interdisciplinaridade na Educação Física? 3. Como a visão interdisciplinar pode integrar os conhecimentos de áreas tidas como “distantes” como a anatomia e ciências moleculares e celulares com a área pedagógica? 4. Propostas de sequências didáticas integradoras podem auxiliar o estudante na construção de um conhecimento mais amplo sobre o que é o movimento corporal? 5. Como as teorias da aprendizagem podem auxiliar o professor a integrar mais adequadamente os diferentes tipos de conhecimento tratados nas aulas de educação física. 4 Observações Gerais: • Os alunos devem realizar o trabalho em grupo (mínimo 2 e máximo 7 alunos). • O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. • A formatação do trabalho deverá ser realizada da seguinte forma: o Capa - com nome da instituição (logomarca), nome das disciplinas do semestre, nome de todos os professores desse semestre e nome completo dos todos os alunos; o Introdução - Apresentar o objetivo e o que foi realizado no trabalho (uma página); o Desenvolvimento - deve constar as duas partes do trabalho descrito acima (mínimo 4 e no máximo 6 páginas); o Conclusão - Apresentar suas considerações finais sobre o trabalho realizado (uma página); o Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo com as normas da ABNT. • Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável para cadastrar o grupo no portfólio, ou seja, para indicar os nomes dos demais membros do grupo, somente após cadastrar o grupo deverá enviar o trabalho. Apenas um aluno cadastra o grupo e envia o trabalho do seu grupo. A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo. • O trabalho deve ser postado no Portfólio, na pasta específica, dentro do prazo estipulado no Colaborar. Lembre-se que o arquivo deve estar em Word ou PDF. • Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o tutor presencial e tutor a distância. Um ótimo trabalho!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur