1
Disciplinas: Anatomia Aplicada a Educação Física
Ciências Moleculares e Celulares
Educação de Jovens e adultos
Libras – Língua Brasileira de Sinais
Práticas Pedagógicas: identidade Docente
Psicologia da Educação e da Aprendizagem
Semestre:
4º Flex /
5ºRegular 2019
Professores: Jorge de Barros Pires
Produção Textual em Grupo
Prezado(a) Aluno(a)
A proposta de Produção Textual em Grupo (PTG) terá como temática
“Interdisciplinaridade na Educação Física Escolar”. Neste semestre a Produção
Textual em Grupo (PTG) possibilitará a você perceber a relevância de aspectos
biológicos, psicológicos e pedagógicos da Educação Física como conhecimento
interdisciplinar imprescindível para a atuação profissional. Proporcionará, também, a
experiência de levantamento de dados básicos para uma pesquisa voltada à
Educação Física escolar. É importante que a equipe siga todos os passos do trabalho,
que envolvem leitura, discussão, análise e construção de ideias para possíveis
situações de aprendizagem interdisciplinares.
Objetivos:
• Contribuir para que o discente obtenha conhecimentos substanciais sobre
aspectos fundamentais da área de educação física – licenciatura;
• Compreender a educação física como um conteúdo da educação escolar e
suas potencialidades e dificuldades na intervenção;
• Refletir sobre a realidade enfrentada pelos professores de educação física no
campo escolar;
• Compreender como a interdisciplinaridade pode contribuir para uma ação
profissional mais completa e efetiva.
2
Com esse trabalho composto de duas partes, vocês irão aprofundar temas
relacionados com as disciplinas deste semestre e que servirão de base para a sua
atuação profissional. A seguir essas partes serão especificadas:
1ª PARTE – LEITURA DO TEXTO
Nessa etapa, você deverá realizar a leitura do material indicado, analisar seu conteúdo
com base nos conhecimentos das disciplinas do semestre (Anatomia Aplicada a
Educação Física, Ciências Moleculares e Celulares, Educação de Jovens e adultos,
Libras – Língua Brasileira de Sinais, Práticas Pedagógicas: identidade Docente,
Psicologia da Educação e da Aprendizagem), refletir a respeito das principais ideias
encontradas, a fim de debater essas ideias com os integrantes do grupo e com isso
estar apto a construir coletivamente o texto solicitado na 2º parte do trabalho.
Para lhes auxiliar na elaboração de seu trabalho, você deve realizar as seguintes
etapas:
Leitura dos seguintes materiais:
A) Leia o artigo relacionado “A Interdisciplinaridade na Educação Física
Escolar”. Você terá informações sobre a importância da interdisciplinaridade dentro
do ambiente escolar, como um instrumento influenciador para a Educação Física.
Texto disponível em:
http://www.fiepbulletin.net/index.php/fiepbulletin/article/view/2126/4147
B) Leia o texto: “Relações entre biologia e educação física: o olhar de
especialistas sobre uma proposta de sequência didática” você terá informações,
a partir do pressuposto teórico da interdisciplinaridade, a respeito de uma sequência
didática visando à integração das disciplinas de biologia e educação física. Texto
disponível:
https://www.google.com/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=10&cad=rja&ua
ct=8&ved=2ahUKEwj50Ozdr4LhAhW6GLkGHVtyBoUQFjAJegQICRAC&url=http%3A
%2F%2Fsite.veracruz.edu.br%2Finstituto%2Frevistaveras%2Findex.php%2Frevistav
eras%2Farticle%2Fdownload%2F119%2F110&usg=AOvVaw0vaTQuG5rye6Q5C2_
Mcsvv
C) Veja o vídeo: “Educação Física para Todos” e se informe sobre a dimensão da
Educação Física no currículo atual. Partindo de uma perspectiva histórica,
especialistas e professores contam como a Educação Física saiu da exclusão para a
inclusão, passando pela evolução da legislação brasileira em relação à disciplina. O
3
que era a aula de Educação Física quando a disciplina foi instituída como componente
curricular no Brasil e o que é hoje. Texto disponível:
https://www.youtube.com/watch?v=UvZA_Mo9HXc&list=PL_VB5OhqV329tEcUGyiKf
U_73RgCxF74Z
D) Leia a entrevista: “A psicologia da aprendizagem na prática do professor”
você terá informações sobre como a psicologia da aprendizagem contribui na
prática profissional do professor, nas relações sociais no trabalho e inclusive na
participação da família na escola. Texto disponível em:
http://www.educacao.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=5753
2ª PARTE – ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Após o processo de leitura e reflexão, dê início à elaboração de sua produção textual,
organizando-a com base nos seguintes critérios:
Passo1: Com base nas leituras indicadas e nos materiais das disciplinas semestrais
desenvolva uma produção de no mínimo 4 e no máximo 6 páginas (sem contar
introdução, considerações finais e referências).
Passo 2: Sua produção textual deverá conter: introdução, desenvolvimento,
considerações finais e referências.
Passo 3: Contemple as questões abaixo e relacione com os materiais indicados. O
seu texto não deve ser apresentado em forma de perguntas e respostas para as
questões abaixo. Essas questões devem ser usadas para nortear a produção do texto.
Lembre-se de citar os autores utilizados e sempre de preferência em escrever o texto
com suas palavras. Caso seja necessário fazer uma citação direta, respeite as normas
da ABNT.
1. Historicamente a Educação Física Escolar vem passando por profundas
mudanças, como isso vem afetando a ação do professor nas aulas?
2. O que se entende por interdisciplinaridade na Educação Física?
3. Como a visão interdisciplinar pode integrar os conhecimentos de áreas tidas
como “distantes” como a anatomia e ciências moleculares e celulares com a
área pedagógica?
4. Propostas de sequências didáticas integradoras podem auxiliar o estudante na
construção de um conhecimento mais amplo sobre o que é o movimento
corporal?
5. Como as teorias da aprendizagem podem auxiliar o professor a integrar mais
adequadamente os diferentes tipos de conhecimento tratados nas aulas de
educação física.
4
Observações Gerais:
• Os alunos devem realizar o trabalho em grupo (mínimo 2 e máximo 7 alunos).
• O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a
Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para
elaboração de Trabalho Acadêmico”.
• A formatação do trabalho deverá ser realizada da seguinte forma:
o Capa - com nome da instituição (logomarca), nome das disciplinas do
semestre, nome de todos os professores desse semestre e nome
completo dos todos os alunos;
o Introdução - Apresentar o objetivo e o que foi realizado no trabalho (uma
página);
o Desenvolvimento - deve constar as duas partes do trabalho descrito
acima (mínimo 4 e no máximo 6 páginas);
o Conclusão - Apresentar suas considerações finais sobre o trabalho
realizado (uma página);
o Referências: citar todas as fontes pesquisadas e utilizadas de acordo
com as normas da ABNT.
• Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável para cadastrar o grupo
no portfólio, ou seja, para indicar os nomes dos demais membros do grupo,
somente após cadastrar o grupo deverá enviar o trabalho. Apenas um aluno
cadastra o grupo e envia o trabalho do seu grupo. A capa do trabalho deverá
conter os nomes de todos os alunos do grupo.
• O trabalho deve ser postado no Portfólio, na pasta específica, dentro do prazo
estipulado no Colaborar. Lembre-se que o arquivo deve estar em Word ou PDF.
• Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar
orientações com o tutor presencial e tutor a distância.
Um ótimo trabalho!
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário