PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Temática Interdisciplinar:
Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
Curso
Embelezamento e Imagem Pessoal
Semestre:
1º
Disciplinas
integradoras
Conceitos de Práticas em Imagem Pessoal
Ética, política e sociedade
Alimentação e qualidade de vida
Biossegurança em centros de beleza
Seminário Interdisciplinar I
Professores Juliana Lima Arruda
Flávia Maronesi
José Adir Lins Machado
Silvia P. R. Albanese
Vânia Terra
Conteúdos
interdisciplinares
O impacto da autoimagem na qualidade de vida. Conceito sobre a
alimentação na qualidade de vida. A Formação do pensamento e
da moral ocidental, a política e a evolução das concepções de
mundo, a disputa contemporânea entre as concepções de mundo.
Conceito de biossegurança
Competência Ao concluir as etapas proposta, você terá desenvolvido as seguintes
competências:
Refletir sobre o impacto da autoimagem na construção da
identidade;
Conhecer e aprender sobre a importância da alimentação para
a qualidade de vida.
Desenvolver a autonomia, agindo e decidindo de forma
responsável dentro do ambiente social, na perspectiva pessoal
e coletiva.
Compreender como aplicar a biossegurança nos centros de
beleza.
Habilidades Ao concluir as etapas propostas, você terá desenvolvido as
seguintes habilidades:
Relacionar a imagem pessoal a qualidade de vida.
O impacto da autoimagem na qualidade de vida.
Identificar os aspectos relevantes na atuação profissional,
verificando a aplicabilidade dos conceitos estudados sobre
alimentação e qualidade de vida.
Participar do confronto de posições por meio de um debate,
com tomada, defesa e mudança de posições em função da
exposição de argumentos.
Buscar a construção de uma visão interdisciplinar sobre os
conteúdos específicos das diferentes áreas.
Realizar um trabalho seguro para o cliente, profissional e meio
ambiente.
Objetivos de
aprendizagem
Refletir sobre as possíveis relações entre imagem pessoal,
moda e qualidade de vida.
Conhecer e aprender sobre a importância da alimentação
saudável como parte do processo que pode influenciara
qualidade de vida.
Refletir filosoficamente por meio de questionamentos e
argumentos a partir da análise do momento histórico atual
com seus problemas e desafios humanos e sociais.
Compreender a aplicabilidade da biossegurança durante a
prática como profissional do Embelezamento e Imagem
Pessoal.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da situação geradora de aprendizagem (SGA)
Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, num primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “O que é qualidade de vida?"
Num segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para
realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e busquem
embasamento em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web
aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou
pesquisados por vocês).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Situação-problema:
Em seu aniversário de 35 anos, Joana reflete sobre tudo que a trouxe até aqui,
e conclui que a vida lhe trouxe grandes coisas, entre elas, um bom trabalho e uma
família linda, composta por marido e dois filhos – Davi de 14 anos e Beatriz de 3.
Ainda assim, ao olhar-se no espelho, ela se vê infeliz com sua imagem, pois
não se identifica com os contornos que seu corpo possui naquele momento.
Acometida por esse pensamento, Joana - após duas gestações, anos de trabalho e
de cuidado com aqueles que ama -toma uma decisão: a de mudar radicalmente e ir
em busca de si mesma, de reconstruir-se, de gostar-se.
Sua primeira atitude foi mudar seus hábitos alimentares, e para tanto,
comprou revistas, buscou informações nas redes sociais, e entre as opções que lhe
pareceram mais atrativas, escolheu sua nova dieta: aquela que prometia
emagrecimento rápido.
A partir dali, Joana passou a consumir apenas proteínas e fez uma restrição
total de carboidratos. Apoiando-se em perfis no Instagram de pessoas que perderam
10, 15, 20kg em poucos meses, durante a semana Joana seguia rigidamente a dieta
e consumia água apenas quando sentia sede. Ao perceber que estava emagrecendo,
focou ainda mais na dieta, afinal seu objetivo era a perca de 10 kg. Na segunda
semana, um mal-estar começou a se estabelecer, percebia-se com fraqueza e notou
que seus cabelos estavam caindo além do habitual, suas unhas mais quebradiças e
não tinha disposição para realizar suas atividades cotidianas. Após um mês de dieta,
à beira de alcançar seu objetivo, Joana foi hospitalizada. Com 7 kg a menos,
alterações significativas em seus exames sanguíneos, inapta a realizar sua profissão
e ainda, infeliz com sua imagem.
Aconselhada por sua mãe, Joana busca ajuda profissional. De imediato, a
nutricionista foi incisiva e orientou:
- Uma dieta alimentar para emagrecimento deve ser realizada sempre com o
acompanhamento de um profissional habilitado, que vai elaborar um cardápio
adequado e personalizado!
Agora, vamos relacionar o caso de Joana aos conteúdos interdisciplinares do
semestre?
.
Etapa 1
Sabemos que a imagem corporal é um tema em evidência em diferentes
áreas, tais como a áreas jurídica, midiática e científica. Segundo o neurologista Paul
Schilder, a
“imagem corporal [é] a figuração de nosso corpo formada em
nossa mente; ou seja, o modo pelo qual o corpo se apresenta
para nós (...) O esquema corporal é a imagem tridimensional que
todos têm de si mesmo. Neste aspecto tridimensional temos os
aspectos psicológicos, sociológicos e fisiológicos (...). A imagem
corporal, em seu resultado final, é uma unidade. Mas esta
unidade não é rígida, e sim passível de transformação. E todos
os sentidos estão sempre colaborando para a criação do
esquema corporal. Ou seja, as percepções visuais influenciam
fortemente a imagem corporal”.
(SCHILDER, Paul. Imagem do Corpo: as energias construtivas
da psique. São Paulo: Martins Fontes, 1994, pp. 11-35).
A auto percepção, isso é, a percepção que temos de nós mesmos integra os
níveis físico, emocional e mental. Pensando nisso, construam um texto que reflita e
responda as questões propostas abaixo relacionando-as ao caso de Joana:
I. Como se constrói uma imagem pessoal?
II. Qual a relação entre imagem pessoal e identidade?
III. O que são distúrbios de imagem? E como eles estão inseridos nesse processo?
IV. Como a moda pode contribuir para a qualidade de vida?
V. Formule um plano de trabalho. Pense em como você, poderia utilizar seus
aprendizados na disciplina de Conceitos e Práticas em Imagem Pessoal para
ajudar Joana a melhorar sua qualidade de vida.
Etapa 2
Como um profissional de Embelezamento e Imagem Pessoal, descreva se
consideram adequada a atitude inicial da Joana, que foi buscar atingir seu objetivo
sem o acompanhamento de um profissional habilitado. Considerando o aprendizado
sobre alimentação e qualidade de vida, qual seria a orientação, para pessoas como a
Joana, para auxiliar na melhoria e recuperação da queda de cabelo e enfraquecimento
de unha?
Etapa 3
Ética, política e sociedade
Cuidar do próprio corpo e da própria aparência tanto pode ser uma atitude de
sensatez quanto de obsessão. O que diferencia uma da outra é o propósito e a
intensidade com que isso é feito. A primeira (a sensatez) se vincula à racionalidade e
consciência da necessidade de autopreservação, enquanto a segunda (a obsessão)
indica o contrário, sinalizando uma ação induzida de modo inconsciente e
heterônomo, e se aproximando do apregoado pela Ditatura da Beleza. De acordo com
alguns filósofos, ações heterônomas não são livres e demonstram que agimos à
semelhança de escravos, coagidos e forçados, embora, possamos não perceber
muito claramente.
Leia o texto A diferença entre amor-próprio e amor de si mesmo, segundo
Rousseau (disponível em http://zeadir.blogspot.com/2018/07/a-diferenca-entre-amorproprio-e-amor.html) e depois redija um texto crítico explicando os dois conceitos e
apresentando os pontos positivos do amor de si e os negativos do amor-próprio. Por
fim, descreva como isso impacta economicamente em nossa sociedade.
(Caso o artigo seja citado nas referências deverá constar como:
A diferença entre amor-próprio e amor de si mesmo, segundo Rousseau. Disponível em
http://zeadir.blogspot.com/2018/07/a-diferenca-entre-amor-proprio-e-amor.htmlAcesso em
00.aaa.19).
.
Etapa 4
Qual o conceito de biossegurança pode ser aplicado a prática de Embelezamento e
Imagem Pessoal?
1. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A produção textual interdisciplinar em grupo deverá ser postada no ambiente
virtual. Para isso:
- Este trabalho deve ser realizado com participação de 2 a 7 integrantes em
cada grupo. Ao formar o grupo, um aluno (líder) deverá ficar responsável para
cadastrar o grupo no portfólio, ou seja, para indicar os nomes dos demais
membros do grupo; somente após cadastrar o grupo deverá enviar o trabalho.
Apenas um aluno cadastra o grupo e envia o trabalho do seu grupo. A capa do
trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo.
- Ao definir quem serão os participantes do grupo, os alunos deverão informar
você, tutor de sala. É importante que você acompanhe e saiba quem são os
grupos que já estão formados. Lembre-se que é responsabilidade do aluno
acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (líder), bem como
acompanhar a inserção da atividade.
- Quando o aluno responsável pelo cadastro do grupo e pelo cadastro de
atividade não realiza os procedimentos dentro do prazo devido, todo grupo fica
prejudicado. Interessante lembra-los dos prazos.
- Salientamos que todos os alunos devem acompanhar a formação do grupo e
a inserção da atividade direta de sua área restrita.
- A produção textual deve ter no mínimo 5 e no máximo 10 laudas (páginas),
incluindo introdução, desenvolvimento e conclusões. As referências
bibliográficas não serão contadas entre as laudas;
- A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT. Os alunos
devem acessar a “Biblioteca Digital”, clicar em “Padronização” e escolher as
opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de
Trabalho Acadêmico”;
- A Produção Textual Interdisciplinar em grupo deverá, obrigatoriamente, ser
apresentada à turma no momento da aula atividade da disciplina de Seminário
Integrador.
- Introdução: O grupo deverá fazer uma pesquisa bibliográfica sobre o caso
apresentado. Não façam cópias de trechos do material pesquisado. Lembremse de referenciar as frases ou parágrafos do texto de acordo com as normas
da ABNT (no máximo 2 páginas).
- Desenvolvimento: Deve conter em forma de texto corrido as respostas dos
questionamentos descritos sobre a SGA.
- Conclusão: Em um único parágrafo, a conclusão que o grupo chegou sobre a
SGA será redigida ao considerar, em especial, o título da temática dessa
produção textual.
- Referências bibliográficas: Para fazer a lista das referências das obras que
foram consultadas sigam as normas da ABNT, conforme as orientações para a
formatação da produção textual interdisciplinar em grupo.
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores do 1° Semestre
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário