PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Curso AGRONOMIA Semestre: 1º
Disciplinas
integradoras
Homem, Cultura e Sociedade
Metodologia Científica
Agronomia, Ciência e Profissão
Métodos Quantitativos
Seminário Interdisciplinar I
Conteúdos
interdisciplinares
Cientificidade do Conhecimento. Tipos de Produção
Científica. Projeto de Pesquisa. Normas e Padronização
científica. Agronomia e profissão. Estatística.
Competência Reconhecer os questionamentos, pesquisar teorias e
respostas que possam embasar a construção do
pensamento, refletir sobre o conteúdo abordado, pensar
criticamente, definir os principais direcionamentos para
elaborar as respostas finais.
Preparar o aluno para cumprir os requisitos formais de
construção de um trabalho científico.
Habilidades Aumentar a capacidade de adquirir conhecimentos
científicos, elaborar pensamento crítico e unir essas
situações às experiências cotidianas ampliando os
conteúdos que serão aplicados em seu futuro campo de
atuação profissional.
Aptidão para construção de textos científicos.
Objetivos de
aprendizagem
Por meio da temática deste trabalho objetivamos
possibilitar a aprendizagem interdisciplinar, criticidade e
capacidade analítica nos alunos.
Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá
como temática “Agronomia, mitos ou verdades?”. Escolhemos esta temática
para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos
nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Vocês deverão se reunir em grupo de no mínimo 2 e máximo 5
alunos. A proposta de trabalho dessa produção textual está em
vocês realizarem a leitura das 10 afirmações, apresentadas a seguir,
classificando-as em verdades ou mitos. Vocês deverão comentar
cada afirmação com meia página do word, ou seja, o trabalho
completo terá 5 páginas (sem considerar os gráficos). O objetivo
dessa atividade é que vocês pesquisem e esclareçam sobre os
assuntos propostos quanto às verdades ou mitos referentes à
profissão do agrônomo. Acredita-se que será uma excelente forma
de conhecer assuntos que serão trabalhados posteriormente no
curso. Vocês deverão analisar as afirmações a seguir, decidindo
com base em pesquisas confiáveis se são verdadeiras ou mitos.
Também poderão usar conteúdo das aulas, textos jornalísticos,
resenhas, filmes, documentários ou outros materiais. Vamos iniciar?
Leia a seguir as afirmações:
AGRONOMIA – MITOS OU VERDADES?
1) É correto afirmar que “agrônomo” e “engenheiro agrônomo” são profissionais
com diferentes formações acadêmica e atribuições?
2) O engenheiro agrônomo é um profissional que trabalha exclusivamente com
sistemas agroecológicos de produção.
3) Todo engenheiro agrônomo é obrigado a trabalhar com agrotóxicos.
4) As atividades pecuárias (por exemplo a bovinocultura, a suinocultura e a
piscicultura, entre outras) são áreas de atuação proibidas ao engenheiro
agrônomo.
5) A Agronomia é uma ciência que trabalha exclusivamente com o reino vegetal,
através do cultivo de plantas de interesse econômico, como a soja, o trigo, o
milho e o café.
6) Orientar os agricultores no manejo integrado de pragas, doenças e plantas
invasoras é uma das atribuições do engenheiro agrônomo.
7) Com uma agricultura expressiva, tanto em área plantada como em
produtividade, o Brasil é o país que menos utiliza defensivos agrícolas (ou
agrotóxicos), e por isso não tem nenhuma legislação sobre o assunto.
8) O agrônomo é um profissional que, devido à sua formação acadêmica restrita,
pode trabalhar apenas em atividades de pesquisa agropecuária.
9) É mito dizer que o engenheiro agrônomo é proibido de elaborar e implantar
projetos de construções rurais.
10) A extensão rural é uma das áreas de atuação do engenheiro agrônomo.
Após a leitura das afirmações, conversem sobre as mesmas. Para
alcançar os resultados propostos nessa atividade, vocês deverão seguir as
instruções e contar com a orientação do Tutor Presencial e do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras do semestre. A participação do grupo,
nesta proposta, é essencial para o desenvolvimento de competências e
habilidades requeridas nas suas atuações profissionais.
Como forma de entender a opinião das pessoas sobre o curso de
Agronomia e o perfil profissional do bacharel em Agronomia façam uma pesquisa
estatística. Para tanto, sigam as orientações a seguir:
1. Peçam para que algumas pessoas (no mínimo 15 e no máximo 20)
respondam o questionário a seguir.
Quadro 1 – Questionário: Mitos ou verdades?
As afirmações abaixo são mitos ou
verdades?
(Marque com “x” a sua opinião)
Mito Verdade Não sei
1. O agrônomo e o engenheiro
agrônomo são profissionais que
possuem as mesmas atribuições.
2. O engenheiro agrônomo é
profissional que trabalha
exclusivamente com sistemas
agroecológicos de produção.
3. Todo engenheiro agrônomo é
obrigado a trabalhar com
agrotóxicos.
4. As atividades pecuárias (por
exemplo a bovinocultura, a
suinocultura e a piscicultura, entre
outras) são áreas de atuação
proibidas ao engenheiro agrônomo.
5. A Agronomia é uma ciência que
trabalha exclusivamente com o reino
vegetal, através do cultivo de plantas
de interesse econômico, como a
soja, o trigo, o milho e o café.
6. Orientar os agricultores no manejo
integrado de pragas, doenças e
plantas invasoras é uma das
atribuições do engenheiro
agrônomo.
7. Com uma agricultura expressiva,
tanto em área plantada como em
produtividade, o Brasil é o país que
menos utiliza defensivos agrícolas
(ou agrotóxicos), e por isso não tem
nenhuma legislação sobre o assunto
8. O agrônomo é um profissional que,
devido à sua formação acadêmica
restrita, pode trabalhar apenas em
atividades de pesquisa
agropecuária.
9. O engenheiro agrônomo é proibido
de elaborar e implantar projetos de
construções rurais.
10. A extensão rural é uma das áreas de
atuação do engenheiro agrônomo.
Fonte: O próprio autor.
2. Apresentem os resultados obtidos para cada uma das afirmações, através
de gráficos de setores construídos na Planilha Eletrônica Excel.
3. Lembrem de construir os gráficos respeitando as normas da ABNT.
4. Exemplo de representação:
Gráfico – Afirmação 1 – Mito ou verdade?
Fonte: O próprio autor.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1) Realizar a leitura das afirmações.
2) Pesquisar para responder ou se posicionar quanto à afirmação ser
verdadeira ou falsa. Para isso devem buscar por bibliografias em
cada área que a questão solicitar.
3) Responder aos questionamentos, inclusive devem embasar as
respostas do grupo mediante autores da área.
4) Realizar a aplicação do questionário com 15 a 20 entrevistados.
5) Construir gráficos de setores, no Excel, com as respostas obtidas
nos questionários. Vocês só deverão apresentar as respostas que
coletaram mediante os gráficos (não precisa anexar tabelas
respondidas). Os gráficos devem possuir título, legenda e fonte,
conforme o modelo.
A atividade deve ser estruturada de acordo com as normas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas - ABNT conforme as instruções descritas
no anexo “Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio” para
facilitar a realização. O seu tutor eletrônico estará à disposição para
orientações e atente-se para o prazo de envio da atividade.
1. Em páginas de formato A4;
2. Margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm;
3. Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta;
4. Espaçamento de 1,5 entre linhas;
5. Capa, contendo:
5.1. Nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas;
5.2. Nome completo e nº EAD do aluno;
5.3. Título da atividade;
5.4. Nome do Tutor (a) a Distância (EAD);
5.5. Cidade e data da entrega, apresentação ou publicação.
6. Desenvolvimento – Que deve ser iniciado por uma introdução básica,
acerca da atividade desenvolvida. (Na sequência vocês deverão colocar
as perguntas/afirmações e suas respostas).
7. Considerações finais (escrever o que vocês esperam da profissão de
agrônomo).
Em caso de dúvidas sobre formatação de trabalhos acadêmicos, acesse
o link “padronização” da Biblioteca Digital.
6) Não serão aceitas cópias de textos ou trabalhos. O grupo deverá
RESPONDER ÀS AFIRMAÇÕES e construir seus gráficos.
7) As normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT são
obrigatórias neste trabalho seguindo o anexo intitulado “Apresentação
formal de um trabalho científico – portfólio”.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o
conceito a ser dado pelo tutor eletrônico.
Critério Significado Valor/peso
Coerência
interna
O trabalho apresenta uma argumentação crítica e
fundamentada.
20%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No trabalho escrito (RESPOSTAS COM
JUSTIFICATIVAS E ARGUMENTAÇÕES) as
ideias apresentam relação direta com as
questões/afirmações.
20%
Riqueza de
argumentação
As ideias apresentadas no trabalho (com as
justificativas, gráficos e argumentações) têm
relação direta com o tema e traduzem uma
perspectiva crítica e variedade de pontos de vista.
20%
Abrangência da
argumentação
As ideias apresentadas no trabalho (com as
justificativas e argumentações) têm relação direta
com as afirmações, incluindo tudo o que deveria
ser dito, ou seja, na resposta nada importante foi
deixado de fora.
20%
Conclusão Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo
de termos, sem repetições ou redundâncias.
10%
Normas da
ABNT
Respeito às normas da ABNT para a elaboração do
trabalho, bem como escrita clara e objetiva.
10%
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário