PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: “As manifestações culturais e artísticas na Educação Infantil
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO
Temática Interdisciplinar: “As manifestações culturais e artísticas na
Educação Infantil
Curso Pedagogia Semestre: 4ºflex/5ºsemestre
Disciplinas
integradoras
Educação e Artes
Letramentos e Alfabetização
Literatura Infantojuvenil
Ludicidade e Educação
Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de
Alfabetização e Letramento
Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil
Professores Andressa Aparecida Lopes;
Edneia de Cassia Santos Pinho;
Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro;
Natália da Silva Bugança;
Natália Gomes dos Santos;
Tatiane Mota dos Santos Jardim.
Luciane Batistella Bianchini.
Conteúdos
interdisciplinares
Manifestações culturais/artísticas, histórias infantis, escrita e
leitura convencional e não-convencional.
Competência Elaborar uma proposta de trabalho de ensino, tendo como
princípio a interdisciplinaridade das áreas de conhecimento.
Habilidades
Organizar atividades adequadas ao nível escolar educação
infantil. Compreender aspectos relacionados à ludicidade, à
arte, à literatura infantojuvenil, ao letramento e à alfabetização.
Objetivos de
aprendizagem
Possibilitar ao aluno reflexões sobre situações reais do
contexto escolar e construção de uma proposta de trabalho de
ensino, refletindo sobre a atuação do pedagogo; Ler e analisar
criticamente os textos e os vídeos sugeridos.
Prezado (a) aluno (a),
Seja bem-vindo (a) a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar terá como temática: “As
manifestações culturais/artísticas na Educação Infantil. Escolhemos este
assunto para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos
desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a
reflexão sobre a prática em sala de aula.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada,
vocês devem elaborar uma proposta de trabalho de ensino, tendo como
princípio a interdisciplinaridade das áreas de conhecimento estudadas, visando
a aprendizagem efetiva dos alunos da educação infantil.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Para refletir sobre a formação docente, tome como exemplo o caso que
apresentaremos a seguir:
No Centro de Educação Infantil “Sítio do Pica Pau Amarelo”, a diretora
Fernanda, juntamente com a pedagoga Rosa, realizou uma reunião com os
professores da instituição para comunicar que haverá, em breve, uma Semana
Cultural na escola. Explicaram a todos que a Semana Cultural será organizada
mediante a exposição de atividades e apresentações relacionadas às áreas do
teatro, da música, da dança, das artes visuais e da literatura. Lembraram,
inclusive, que todas as ações deverão estar em consonância com o
planejamento dos professores e com os conteúdos trabalhados em sala.
Também foi pontuado que os trabalhos e apresentações deverão
assumir um caráter interdisciplinar, favorecendo a compreensão das relações
existentes entre os conteúdos estudados. Visando o alinhamento e a
organização da programação, uma nova reunião foi marcada para que os
docentes apresentem suas ideias e as propostas detalhadas para o evento.
Situação-problema:
Carolina é uma das professoras do Centro de Educação Infantil e sua turma é
formada por crianças de cinco anos de idade. Ela esteve atenta a todas as
orientações dadas sobre a Semana Cultural e está ciente de que a proposta,
deve ser elaborada de forma interdisciplinar, visando a ampliação dos
conhecimentos dos alunos. Frente a esse desafio, Carolina, que é sempre
motivada, começou a questionar-se: De que modo posso relacionar as áreas
envolvidas? Quais atividades posso propor? Como posso ampliar a formação
cultural do meu aluno? Quaisquer atividades são adequadas para essa faixa
etária?
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Para o desenvolvimento deste trabalho, vocês deverão se colocar no lugar de
Carolina, a professora do caso mencionado, e estruturar uma proposta de
trabalho de ensino para ser apresentado no dia da reunião marcada. Para
auxiliar na elaboração do trabalho, vocês devem realizar as seguintes etapas:
1. Leiam o artigo “A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento
da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do
SESC DOCA” de Marise Teles Condurú e Ana Cristina da S. Santos,
que analisa a contribuição da literatura no desenvolvimento cognitivo da
criança.
Disponível em:
http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/27035
2. Assistam ao vídeo “Alfaletrar – Educação infantil: alfabetização e
letramento” que trata sobre os processos de alfabetização e letramento na
Educação Infantil e que apresenta como as diversas áreas estão envolvidas
neste processo de vivências e aprendizagens nesta faixa etária.
Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T7M9ZThtwow
3. Leiam o texto “Qual o papel da arte na educação infantil?”, que
apresenta alguns aspectos relevantes para a compreensão sobre o
trabalho a ser desenvolvido, bem como o papel do professor ao
trabalhar as várias linguagens artísticas na educação infantil.
Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12590/qual-o-papelda-arte-na-educacao-infantil . Acesso em: 07 nov. 2018.
4. Acessem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é um
documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e
progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem
desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.
Neste caso, sugerimos a leitura das páginas que tratarão da temática
que deve ser abordada por vocês: Páginas para leitura: 16 a 20; 23 a
26; 33 a 41; 42 a 50; 51 a 53.
Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base
Após o processo de reflexão, deem início à elaboração da proposta de
trabalho de ensino, organizando-a com base nos seguintes critérios:
1. Elaborem um texto teórico que apresente a relevância de se trabalhar as
diferentes áreas do conhecimento (Letramentos e Alfabetização;
Educação e Artes; Literatura Infanto-Juvenil e Ludicidade e Educação)
de forma interdisciplinar para o desenvolvimento e aprendizagem da
criança.
2. Construam uma proposta de trabalho de ensino para ser desenvolvida
com os alunos para a apresentação na Semana Cultural. A proposta
deve conter de 3 a 5 atividades. Elas precisam ser elaboradas em uma
perspectiva interdisciplinar, articulando, no mínimo, duas áreas do
conhecimento (Letramentos e Alfabetização; Arte e Educação; Literatura
Infanto-Juvenil e Ludicidade e Educação).
Segue o modelo para a construção da proposta (modelo com
explicações de como pode ser construída a proposta da produção
textual):
Proposta de trabalho de ensino
Identificação da escola: Você deverá colocar o nome de uma escola fictícia.
Período de realização: Defina em dias.
Turma: P5 ou outra nomenclatura utilizada em sua região.
Título/tema da atividade: Dê um nome a sua atividade que esteja relacionado
à temática escolhida.
Objetivo geral da atividade: objetivo que se pretende atingir ao longo do
desenvolvimento da atividade, (colocar um ou dois objetivos gerais).
Objetivos específicos da atividade: objetivos que se pretende atingir em
cada etapa da atividade (colocar de 2 a 5 objetivos).
Percurso metodológico: Descreva aqui cada uma das etapas a serem
realizadas de forma detalhada.
Recursos: Apresente os recursos materiais e didáticos necessários
(Datashow, cartolina, tesoura, revistas, textos, vídeos, entre outros). Se optar
por utilizar textos, vídeos ou imagens deverá colocá-los em anexos na íntegra
ou a indicação do link para acesso.
Avaliação: Descreva como os alunos serão avaliados ao decorrer da atividade.
Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens,
fotografias ou registros.
Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na
elaboração da atividade.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, à
serem considerados pelo acadêmico:
1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, o
grupo também poderá utilizar para a elaboração do texto os materiais
disponibilizados pelas disciplinas do semestre.
2º) Elaborar a Introdução da produção textual, neste tópico, vocês deverão
fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no
trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização.
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, o grupo deve elaborar uma breve
fundamentação teórica que apresente a relevância do trabalho interdisciplinar,
relacionando os conteúdos trabalhados nas áreas de conhecimento e sua
proposta de trabalho de ensino conforme modelo apresentado
4º) Para finalizar, vocês deverão fazer suas Considerações Finais, em até 1
página, apresentando a conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos
discutidos em seu projeto. Manifeste seus pontos de vista e opiniões sobre o
assunto trabalhado. Apresentem as contribuições que o trabalho trouxe para o
seu aprendizado.
5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que
utilizaram para desenvolver o trabalho.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no
máximo.
2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos.
3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar os
integrantes e postar o trabalho finalizado no AVA, obedecendo ao
prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do
curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
4. O trabalho que será postado no ambiente virtual de aprendizagem
deve conter de 07 até, no máximo, 10 laudas (considerando-se
apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento
e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).
5. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do
curso de Letras, sendo organizado no que tange à sua apresentação
visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta
de citações e referências, entre outros elementos importantes).
6. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto,
não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros grupos ou com
reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na
atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime,
com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no
âmbito acadêmico.
7. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos
enviados em PDF.
8. Haverá apresentação da produção textual em grupo, conforme
cronograma do curso, e vocês devem seguir as instruções para a
apresentação do trabalho.
A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que
nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção
textual:
Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT.
Respeito ao número de páginas solicitadas.
Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta
apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão).
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção,
atendendo à norma-padrão.
Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando
os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade,
originalidade e autenticidade.
Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos
autores eventualmente citados.
Instruções para a apresentação do trabalho:
Regras gerais
Os trabalhos deverão ser apresentados por todos os integrantes do
grupo.
As apresentações acontecerão no período das aulas-atividade,
conforme especificado no cronograma.
Os Tutores Presenciais são responsáveis por organizar os grupos e
inserir as avaliações nas fichas de apresentação no sistema.
Cada grupo terá de 10 a, no máximo, 15 minutos para apresentar os
trabalhos.
Estrutura da apresentação
Nome do curso; semestre; nome dos integrantes da equipe; polo;
ano/semestre (1 slide).
Tema do trabalho (1 slide).
Introdução (1 a 2 slides).
Desenvolvimento, com síntese das reflexões (3 a 6 slides).
Considerações finais (1 a 2 slides).
Informações complementares (1 slide).
Referências utilizadas (1 slide).
Lembrem-se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do
Tutor para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações
sempre que vocês precisarem. Aproveitem esta oportunidade para realizar um
trabalho com a qualidade exigida por uma atividade acadêmica.
Bom trabalho a todos!
Equipe de professores
Comentários
Postar um comentário