Pular para o conteúdo principal

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: “As manifestações culturais e artísticas na Educação Infantil

 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: “As manifestações culturais e artísticas na Educação Infantil Curso Pedagogia Semestre: 4ºflex/5ºsemestre Disciplinas integradoras Educação e Artes Letramentos e Alfabetização Literatura Infantojuvenil Ludicidade e Educação Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil Professores Andressa Aparecida Lopes; Edneia de Cassia Santos Pinho; Jackeline Rodrigues Gonçalves Guerreiro; Natália da Silva Bugança; Natália Gomes dos Santos; Tatiane Mota dos Santos Jardim. Luciane Batistella Bianchini. Conteúdos interdisciplinares Manifestações culturais/artísticas, histórias infantis, escrita e leitura convencional e não-convencional. Competência Elaborar uma proposta de trabalho de ensino, tendo como princípio a interdisciplinaridade das áreas de conhecimento. Habilidades Organizar atividades adequadas ao nível escolar educação infantil. Compreender aspectos relacionados à ludicidade, à arte, à literatura infantojuvenil, ao letramento e à alfabetização. Objetivos de aprendizagem Possibilitar ao aluno reflexões sobre situações reais do contexto escolar e construção de uma proposta de trabalho de ensino, refletindo sobre a atuação do pedagogo; Ler e analisar criticamente os textos e os vídeos sugeridos. Prezado (a) aluno (a), Seja bem-vindo (a) a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar terá como temática: “As manifestações culturais/artísticas na Educação Infantil. Escolhemos este assunto para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e, também, para consolidar a reflexão sobre a prática em sala de aula. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês devem elaborar uma proposta de trabalho de ensino, tendo como princípio a interdisciplinaridade das áreas de conhecimento estudadas, visando a aprendizagem efetiva dos alunos da educação infantil. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Para refletir sobre a formação docente, tome como exemplo o caso que apresentaremos a seguir: No Centro de Educação Infantil “Sítio do Pica Pau Amarelo”, a diretora Fernanda, juntamente com a pedagoga Rosa, realizou uma reunião com os professores da instituição para comunicar que haverá, em breve, uma Semana Cultural na escola. Explicaram a todos que a Semana Cultural será organizada mediante a exposição de atividades e apresentações relacionadas às áreas do teatro, da música, da dança, das artes visuais e da literatura. Lembraram, inclusive, que todas as ações deverão estar em consonância com o planejamento dos professores e com os conteúdos trabalhados em sala. Também foi pontuado que os trabalhos e apresentações deverão assumir um caráter interdisciplinar, favorecendo a compreensão das relações existentes entre os conteúdos estudados. Visando o alinhamento e a organização da programação, uma nova reunião foi marcada para que os docentes apresentem suas ideias e as propostas detalhadas para o evento. Situação-problema: Carolina é uma das professoras do Centro de Educação Infantil e sua turma é formada por crianças de cinco anos de idade. Ela esteve atenta a todas as orientações dadas sobre a Semana Cultural e está ciente de que a proposta, deve ser elaborada de forma interdisciplinar, visando a ampliação dos conhecimentos dos alunos. Frente a esse desafio, Carolina, que é sempre motivada, começou a questionar-se: De que modo posso relacionar as áreas envolvidas? Quais atividades posso propor? Como posso ampliar a formação cultural do meu aluno? Quaisquer atividades são adequadas para essa faixa etária? ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Para o desenvolvimento deste trabalho, vocês deverão se colocar no lugar de Carolina, a professora do caso mencionado, e estruturar uma proposta de trabalho de ensino para ser apresentado no dia da reunião marcada. Para auxiliar na elaboração do trabalho, vocês devem realizar as seguintes etapas: 1. Leiam o artigo “A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA” de Marise Teles Condurú e Ana Cristina da S. Santos, que analisa a contribuição da literatura no desenvolvimento cognitivo da criança. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/RICI/article/view/27035 2. Assistam ao vídeo “Alfaletrar – Educação infantil: alfabetização e letramento” que trata sobre os processos de alfabetização e letramento na Educação Infantil e que apresenta como as diversas áreas estão envolvidas neste processo de vivências e aprendizagens nesta faixa etária. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T7M9ZThtwow 3. Leiam o texto “Qual o papel da arte na educação infantil?”, que apresenta alguns aspectos relevantes para a compreensão sobre o trabalho a ser desenvolvido, bem como o papel do professor ao trabalhar as várias linguagens artísticas na educação infantil. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/12590/qual-o-papelda-arte-na-educacao-infantil . Acesso em: 07 nov. 2018. 4. Acessem a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), que é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Neste caso, sugerimos a leitura das páginas que tratarão da temática que deve ser abordada por vocês: Páginas para leitura: 16 a 20; 23 a 26; 33 a 41; 42 a 50; 51 a 53. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base Após o processo de reflexão, deem início à elaboração da proposta de trabalho de ensino, organizando-a com base nos seguintes critérios: 1. Elaborem um texto teórico que apresente a relevância de se trabalhar as diferentes áreas do conhecimento (Letramentos e Alfabetização; Educação e Artes; Literatura Infanto-Juvenil e Ludicidade e Educação) de forma interdisciplinar para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. 2. Construam uma proposta de trabalho de ensino para ser desenvolvida com os alunos para a apresentação na Semana Cultural. A proposta deve conter de 3 a 5 atividades. Elas precisam ser elaboradas em uma perspectiva interdisciplinar, articulando, no mínimo, duas áreas do conhecimento (Letramentos e Alfabetização; Arte e Educação; Literatura Infanto-Juvenil e Ludicidade e Educação). Segue o modelo para a construção da proposta (modelo com explicações de como pode ser construída a proposta da produção textual): Proposta de trabalho de ensino Identificação da escola: Você deverá colocar o nome de uma escola fictícia. Período de realização: Defina em dias. Turma: P5 ou outra nomenclatura utilizada em sua região. Título/tema da atividade: Dê um nome a sua atividade que esteja relacionado à temática escolhida. Objetivo geral da atividade: objetivo que se pretende atingir ao longo do desenvolvimento da atividade, (colocar um ou dois objetivos gerais). Objetivos específicos da atividade: objetivos que se pretende atingir em cada etapa da atividade (colocar de 2 a 5 objetivos). Percurso metodológico: Descreva aqui cada uma das etapas a serem realizadas de forma detalhada. Recursos: Apresente os recursos materiais e didáticos necessários (Datashow, cartolina, tesoura, revistas, textos, vídeos, entre outros). Se optar por utilizar textos, vídeos ou imagens deverá colocá-los em anexos na íntegra ou a indicação do link para acesso. Avaliação: Descreva como os alunos serão avaliados ao decorrer da atividade. Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou registros. Referências: Apresentar todas as fontes utilizadas para consulta na elaboração da atividade. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, à serem considerados pelo acadêmico: 1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, o grupo também poderá utilizar para a elaboração do texto os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre. 2º) Elaborar a Introdução da produção textual, neste tópico, vocês deverão fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização. 3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, o grupo deve elaborar uma breve fundamentação teórica que apresente a relevância do trabalho interdisciplinar, relacionando os conteúdos trabalhados nas áreas de conhecimento e sua proposta de trabalho de ensino conforme modelo apresentado 4º) Para finalizar, vocês deverão fazer suas Considerações Finais, em até 1 página, apresentando a conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos discutidos em seu projeto. Manifeste seus pontos de vista e opiniões sobre o assunto trabalhado. Apresentem as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. 5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizaram para desenvolver o trabalho. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. O trabalho será realizado em grupos, de 02 a 07 alunos, no máximo. 2. A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos. 3. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar os integrantes e postar o trabalho finalizado no AVA, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 4. O trabalho que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 07 até, no máximo, 10 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 5. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso de Letras, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). 6. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros grupos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 7. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. 8. Haverá apresentação da produção textual em grupo, conforme cronograma do curso, e vocês devem seguir as instruções para a apresentação do trabalho. A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise do Tutor a Distância para atribuir o conceito à produção textual: Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. Respeito ao número de páginas solicitadas. Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma-padrão. Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Instruções para a apresentação do trabalho: Regras gerais Os trabalhos deverão ser apresentados por todos os integrantes do grupo. As apresentações acontecerão no período das aulas-atividade, conforme especificado no cronograma. Os Tutores Presenciais são responsáveis por organizar os grupos e inserir as avaliações nas fichas de apresentação no sistema. Cada grupo terá de 10 a, no máximo, 15 minutos para apresentar os trabalhos. Estrutura da apresentação Nome do curso; semestre; nome dos integrantes da equipe; polo; ano/semestre (1 slide). Tema do trabalho (1 slide). Introdução (1 a 2 slides). Desenvolvimento, com síntese das reflexões (3 a 6 slides). Considerações finais (1 a 2 slides). Informações complementares (1 slide). Referências utilizadas (1 slide). Lembrem-se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveitem esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por uma atividade acadêmica. Bom trabalho a todos! Equipe de professores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur