Temática Interdisciplinar: Construção do Conjunto Habitacional Parque das Cachoeiras Curso Engenharia Civil Semestre: 6º.Fex/ 7º. Regular Disciplinas integradoras ▪ Gestão de Projetos. ▪ Fundamentos da Mecânica dos Solos. ▪ Estruturas Hiperestáticas. ▪ Materiais de Construção Civil II. ▪ Hidráulica e Hidrometria. ▪ Seminário Interdisciplinar VII.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: Construção do Conjunto Habitacional Parque das Cachoeiras Curso Engenharia Civil Semestre: 6º.Fex/ 7º. Regular Disciplinas integradoras ▪ Gestão de Projetos. ▪ Fundamentos da Mecânica dos Solos. ▪ Estruturas Hiperestáticas. ▪ Materiais de Construção Civil II. ▪ Hidráulica e Hidrometria. ▪ Seminário Interdisciplinar VII.
Professores
▪ Alessandra Petrechi De Oliveira;
▪ Amanda Regina Foggiato Christoni;
▪ Gabriel Trindade Caviglione;
▪ Nicole Schwantes Cezario;
▪ Valdemir Antunes.
Conteúdos
interdisciplinares
- A importância da Gestão de Projetos para a construção civil e as suas
aplicabilidades.
- Saber identificar o tipo de solo e conhecer suas propriedades através de uma
sondagem SPT.
- Grau de estaticidade estrutural, modelo estático, Análise estrutural.
- Materiais utilizados no acabamento de obras, revestimento argamassado, patologia
em revestimentos.
- Tipos de regime de escoamento, Processos de medição de vazão e Perda de Carga
Distribuída e Localizada.
Competência
Ao final deste trabalho, o aluno deverá:
- Identificar e analisar os itens do escopo de um projeto na construção civil.
- Aplicar os conhecimentos da mecânica dos solos na identificação das propriedades
do solo e aplicação destes na construção.
- Identificar e analisar estruturas hiperestáticas, abstrair e elaborar o modelo estático,
determinar grau de hiperestaticidade.
- Entender as etapas que envolvem a execução de revestimentos argamassados, os
cuidados que devem ser tomados na execução e o que ocorre caso a execução seja
realizada de forma inadequada.
- Compreender o comportamento dos regimes de escoamentos e conhecer as
melhores técnicas e dispositivos de medição de vazão.
Habilidades
Analisar e Interpretar conteúdos textuais e gráficos; Saber Liderar; Ser criativo;
Trabalhar em equipe; Tomar decisão; Raciocinar de forma lógica; Raciocinar de
forma crítica e analítica.
Objetivos de
aprendizagem
- Conhecer a estrutura de elaboração da gestão de escopo em um projeto de
construção civil. Apresentar ao aluno as principais características da gestão de
escopo.
- Compreender as características e uso do solo como material de sustentação de
edificações da construção civil.
- Avaliar o comportamento estrutural de vigas hiperestáticas.
- Busca-se compreender aspectos importantes sobre os revestimentos
argamassados e o assentamento de pisos, seu processo executivo, cuidados e
possíveis manifestações patológicas.
- Desenvolver competências gerais ou de fundamentos da área de Hidráulica e
hidrometria, com foco nas habilidades necessárias para a atuação profissional.
Prezados alunos,
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a “Construção
do conjunto habitacional Parque das Cachoeiras”. Esta temática visa trabalhar de forma interdisciplinar
os conteúdos das disciplinas do semestre corrente, demonstrando a relação prática dos mesmos nas
atividades que serão desenvolvidas no cotidiano profissional de um Engenheiro Civil.
Nesta situação proposta, você e seus colegas de equipe trabalham em uma empresa que venceu
uma licitação e ficará responsável por realizar a construção do conjunto habitacional Parque das Cachoeiras.
Vocês deverão pensar em como gerenciar o projeto, qual tipo de estrutura será utilizada, os principais
materiais empregados na construção das casas, as características do solo local e também aspectos da
hidráulica e ou hidrometria utilizada nos projetos.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Formação dos grupos
O trabalho será realizado em grupos composto por no mínimo 2 e, no máximo, 7 integrantes.
A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as
orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos.
A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de
outros alunos de outros grupos.
É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha
de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).
Todos os alunos deverão participar da apresentação dos trabalhos. Tempo de apresentação: cada
grupo terá no mínimo 10 e no máximo 20 minutos para apresentar os trabalhos.
2. Leitura e interpretação da SGA
Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Construção do conjunto habitacional Parque das Cachoeiras”.
Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem
(SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as
orientações fornecidas nesse material e embasem-se em fundamentações teóricas diversas (livros das
disciplinas, tele-aulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos
professores ou pesquisados por vocês).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Situação-problema: “Construção do conjunto habitacional Parque das Cachoeiras”.
A construção do conjunto habitacional Parque das Cachoeiras é uma obra do governo do seu estado,
que se resume na construção de 200 casas populares de mesma planta, além da infraestrutura do local. O
governo tem pressa na execução desta obra, pois há um grande déficit habitacional a ser sanado. Nesse
sentido sua equipe precisa pensar em soluções práticas e econômicas, de maneira a simplificar a execução
da obra, mas não deixando de atender aos requisitos durabilidade.
O projeto arquitetônico destas residências visa sanar as necessidades básicas de uma família de 4
pessoas, por isso contempla 02 quartos, 01 sala, 01 cozinha e 01 banheiro, totalizando 65 m² de área
construída. O sistema construtivo adotado será de concreto armado, moldado in loco, com o fechamento em
alvenaria de blocos cerâmicos.
Lembre-se que você e a sua equipe são os responsáveis técnicos pela construção do conjunto
habitacional Parque das Cachoeiras, portanto qualquer problema estrutural ou de patologia que ocorrer na
edificação será da responsabilidade de vocês.
As tarefas a serem solicitadas, neste trabalho, estão relacionadas com as disciplinas a serem
abordadas neste semestre. Você e sua equipe deverão redigir um relatório com o desenvolvimento das
atividades propostas e por fim, elaborar a apresentação com os resultados obtidos.
Então, mãos à obra...
Lembre-se, o resultado final só depende da dedicação de vocês.
TAREFAS
Partindo da situação-problema o grupo deverá elaborar uma Produção Textual, fundamentada teórica
e metodologicamente, com tema “Construção do Conjunto Habitacional Parque das Cachoeiras”
Realize a leitura dos materiais sugeridos, utilize outras referências (se for o caso), assista aos vídeos
indicados e articule esta temática com a sua área de conhecimento. Seu trabalho deverá conter, no mínimo
5 (cinco) e, no máximo, 10 (dez) páginas, apresentando: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, sem
contar as Referências.
Em seu texto você deve procurar atender aos seguintes questionamentos (tarefas):
Passo 1 – Gestão de Projetos
Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao ESCOPO de um projeto. A construção civil tem
utilizado cada vez mais a metodologia de Gestão de Projetos. Porém, a Construção Civil tem um conjunto
particular de características, de natureza do processo produtivo e do próprio mercado, em que a aplicação
dos conceitos e procedimentos trazidos pelas modernas teorias de gestão encontra uma série de
dificuldades e deve sofrer adaptações, para permitir sua implementação.
A gestão de projetos engloba a coordenação de recursos de diferentes tipos, como recursos
humanos, materiais, financeiros, políticos, equipamentos, e de esforços necessários para obter-se o produto
final desejado, em particular o caso da construção civil, obra construída, deve atender a parâmetros
preestabelecidos de prazo, custo, qualidade e risco.
As construtoras que utilizam a metodologia de gestão de projetos para seus empreendimentos
adotam as seguintes etapas (CORRÊA, 2018):
1) Identificam as necessidades da empresa (pontos fracos da organização como: atrasos na
execução das obras, obras entregues acima do custo orçado, obras entregues sem padrão de qualidade,
não obtenção do retorno financeiro pelos investidores, falhas constantes de comunicação gerando conflitos
frequentes).
2) Identificam a maturidade da empresa no gerenciamento de projetos por meio de diagnóstico
técnico, como o OPM3 e criam um plano de melhorias.
3) identificam as necessidades de melhoria e de treinamento e então investem em treinamento,
impedindo que os processos sejam iniciados com falhas na forma do trabalho ou no uso das ferramentas de
gerenciamento de projetos.
4) Definem a metodologia de gerenciamento de projetos a ser usada, sempre alinhada com a
realidade da empresa e sua estratégia.
5) Após a implantação, as empresas devem fazer a avaliação críticas dos processos adotados,
levantando as falhas e promovendo as ações corretivas.
6)Promovem e incentivam o benchmarking em empresas do mesmo ramo, pois assim a construtora
pode se aprimorar cada vez mais, buscando desenvolvimento da equipe e a melhoria contínua dos
processos de gestão, crescendo na escala de maturidade.
A utilização de Gestão de Projetos oferece diversos benefícios a construção civil, como: alcance das
metas básicas de prazos, custo e qualidade, a melhor comunicação interna e externa, gerando menos
conflitos, melhor gestão dos diferentes contratos e aquisições, desenvolvimento constante da equipe e
menores surpresas na execução das obras devido a prévia análise de riscos, entre outros.
São diversas as metodologias que podem ser utilizadas para o gerenciamento de projetos, sendo a
metodologia do Guia PMBOk a mais utilizada no mundo todo. Esta metodologia prevê que um projeto tem
um ciclo de vida (início – planejamento – execução – monitoramento e controle - encerramento) e abrange
10 áreas de conhecimento em gestão de projetos. Uma destas áreas é o Gerenciamento de Escopo.
Nos projetos, podemos dividir o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto. O
escopo do produto é o que se faz no projeto para atender as necessidades do cliente, ou seja, o escopo do
produto é definido como as características e funcionalidades que o produto final feito do projeto irá
apresentar, tais como: definições, especificações, medidas e cores.
O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas: contexto; objetivos da informação;
função e desempenho; premissas e restrições.
Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a decomposição do problema.
Esta decomposição pode ser aplicada em duas áreas principais: (1) Funcionalidade que precisa ser entregue
e (2) Processo que será usado para entregá-la.
Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento chamado declaração
de escopo, que é validado e assinado pelo cliente, patrocinador do projeto e pelo próprio gerente do projeto.
Essa declaração contém os itens descritos na Tabela 1 seguir:
Tabela 1 - Declaração de escopo
DECLARAÇÃO DE ESCOPO
Descrição do escopo do produto: Características técnicas do produto a ser entregue (também chamado
de entregável).
Critérios de aceitação do produto: Descrição dos controles de qualidade e condições de aceitação do
cliente.
Entregas do projeto: Podem ser divididas em: primárias (produtos, serviços ou resultados contratados)
e secundárias (relatórios, gráficos, manuais, desenhos homologados etc.).
Exclusões do projeto: Esclarecem o que não será entregue, pois muitas vezes nos deparamos com o
“pensei que estivesse no escopo”, e isso atrapalha muito a relação entre os stakeholders.
Restrições do projeto: São os limites que o projeto deve respeitar, tais como: normas técnicas a serem
seguidas, datas-chave de entrega, legislação, orçamentos fechados etc.
Premissas do projeto: São as pré-verdades (fatores que, por incapacidade de definição, são assumidos
como verdadeiros para o planejamento), ou seja, algo que eu tenho como verdade que ainda não ocorreu,
por exemplo: a promessa de recursos, a participação de especialistas no projeto que ainda não foram
contratados etc. Há um ditado que diz: “A premissa é a mãe do risco”.
Considerando a Declaração de Escopo apresentada acima, a TAREFA de sua equipe é a elaboração
de uma DECLARAÇÃO DE ESCOPO do Projeto de Construção do Conjunto Habitacional Parque das
Cachoeiras.
A Declaração de Escopo que vocês vão elaborar para o projeto deve apresentar os cinco itens
(Descrição do escopo do produto, Critérios de aceitação do produto, Entregas do projeto, Exclusões do
projeto, Restrições do projeto e Premissas do projeto), de forma detalhada.
Referências Recomendada
CORRÊA, Luiz Eduardo P. Gestão de Projetos aplicados à construção civil. REVISTA TECHOJE. Disponível
em: . Acesso em janeiro de 2019.
LIMA, Guilherme Pereira. Gestão de projetos: como estruturar logicamente as ações futuras. Rio de
Janeiro: LTC, 2009. Disponível em: . Acesso em: janeiro de 2019.
MOLINARI, Leonardo. Gestão de projetos: teoria, técnicas e práticas. São Paulo: Érica, 2010. Disponível
em: . Acesso em:
janeiro de 2019.
PAES, Evandro Silva. VILGA, Fermoseli. Gestão de Projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2016. Disponível em:
. Acesso em:
janeiro de 2019
Passo 2 – Fundamentos da Mecânica dos Solos
No terreno a ser construído o conjunto habitacional Parque das Cachoeiras, foi realizada uma
sondagem de simples reconhecimento SPT com coleta de amostras deformadas do perfil de solo argilo-
siltoso variando a silte-argiloso, até a rocha sã de basalto, conforme Figura 1 abaixo.
Figura 1 – Perfil de solo obtido da sondagem SPT.
Fonte: do autor.
Acerca dos seus conhecimentos adquiridos na disciplina de Fundamentos da Mecânica dos Solos,
responda as perguntas a seguir.
a) Neste perfil foram identificados componentes dos horizontes A (1 m a 13 m), B (13 m a 15 m) e C
(15 m). Segundo a literatura, quais são as principais características destes horizontes?
b) Foi realizada a coleta deste solo argiloso a 2 m de profundidade para determinação dos índices
físicos em laboratório. O corpo de prova de argila úmida é cilíndrico de 38 mm de diâmetro, 76 mm de
comprimento e 183,4 g de massa. Após secagem em estufa, a massa foi reduzida para 157,7 g. Determine
a massa específica, massa específica seca e o teor de umidade deste solo.
c) O solo argiloso desta amostra coletada a 2 m de profundidade possui baixa permeabilidade. Se
este solo fosse utilizado na construção de uma barragem por exemplo, poderia ser empregado em qualquer
elemento da obra? Explique.
Passo 3 – Estruturas Hiperestáticas
Na figura abaixo temos o projeto estrutural da residência, o qual sua equipe está elaborando para
executar as casas.
Figura 2 – Projeto estrutural.
Fonte: do
autor.
Para o projeto da estrutura desta residência, será necessário descobrir os esforços internos
solicitantes de vigas hiperestáticas A-V113 e B-V109. Nesse sentido, você e sua equipe devem elaborar o
esquema mecânico das vigas A e B e classificá-las quanto ao grau de hiperestaticidade das mesmas.
Considere que P9 e P24 são apoios de segundo gênero (vertical e horizontal) e que P13, P18, P23, P25 e
P26 são apoios do primeiro gênero (vertical)
Passo 4 – Materiais de Construção Civil II
Imagine que os elementos estruturais (vigas, pilares e lajes) das residências do Conjunto Habitacional
Parque das Cachoeiras já estão prontos e a alvenaria de vedação em tijolos cerâmicos já foi finalizada.
Agora, você e a sua equipe precisam realizar um treinamento com os funcionários que irão executar
o revestimento argamassado. Lembre-se que se tem um grande número de repetições de edificações, pois
são 200 casas. Logo, você e sua equipe de trabalho precisam controlar com rigor as obras e a sua qualidade,
para que não se tenham problemas de manifestações patológicas no futuro. Não se esqueça da sua
responsabilidade como engenheiro civil, caso as edificações tenham problemas, você e sua equipe são
responsáveis por solucioná-los.
Para tanto, você e a sua equipe deverão elaborar um roteiro de execução das atividades, indicando
como cada etapa do revestimento argamassado devem ser realizadas, que materiais devem ser
empregados, os cuidados que devem ser tomados na execução, os tempos que se deve aguardar entre uma
etapa e outra e também devem apresentar aos funcionários o que pode acontecer caso a execução seja
feita de forma incorreta, apresentando exemplos de manifestações patológicas pela execução inadequada
do revestimento argamassado.
Passo 5 – Hidráulica e Hidrometria.
De acordo com a ABNT NBR 5626, existe uma maneira para definir o tamanho certo dos
reservatórios.
A função da caixa d’água é ser um reservatório para dois dias de consumo (por precaução para
eventuais faltas de abastecimento público de água), sendo que o reservatório inferior deve ser 3/5 e o
superior 2/5 do total de consumo para esse período. No caso de prédios, ainda deve ser acrescentar de 15
a 20% desse total para reserva de incêndio.
Figura 3 – Modelo de caixa dágua.
Fonte: do Autor
Por exemplo: Vamos supor um prédio com reservatório superior de 5000 litros. Neste caso teríamos
1000 litros para reserva de incêndio, ou seja:
5000 x 20/100 = 1000 litros
Tabela 2 - Estimativa de consumo por pessoa
Fonte: do Autor
O consumo diário poderá ser calculado utilizando a equação.
CD = P x consumo per capita
Onde: P é a população ocupante da edificação.
Importante: Quando não se sabe quantas pessoas vão morar na casa, devemos utilizar os dados da
tabela 2:
Observação: Recomendamos o uso do bom senso nos casos onde a capacidade calculada da caixa
ultrapassar as condições financeiras do consumidor e as condições técnicas da obra (estrutura por exemplo),
que deverá resistir ao peso da caixa. Lembre-se que 1000 litros = 1000 kg.
E também o espaço existente no telhado.
Tabela 3 - Número de pessoas por ambientes
Fonte: do Autor
Agora, responda as seguintes questões.
a) Com o uso da tabela 1 e 2 e a NBR 5626, dimensione a caixa d’água para uma residência no
conjunto habitacional, supondo que o aluno e sua família morasse em uma delas, caso a família for maior
que 4 pessoas, considere a sua residência oficial ou de algum parente. (lembrando que o reservatório tem
que atender 2 dias)
b) Com base na NBR 5626 e a aula 1 de hidráulica, o chuveiro poderia ser instalado em qualquer
altura em relação a caixa d'água? Explique.
ORIENTAÇÕES
Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos, que sejam apresentados no
relatório um conjunto de tópicos a serem apresentados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT:
1. Título: Título do trabalho.
2. Introdução: Façam uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais
importantes referentes ao nosso tema: análise da qualidade do produto em uma fábrica de autopeças
e como as disciplinas estudadas auxiliam na resolução das tarefas. (mínimo uma página)
3. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos
cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos, etc.
4. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados,
fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo
do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do
relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.
5. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser citada.
Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.
6. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja
importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do
experimento, etc.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que
deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir:
a) Documento no formato Word/ PDF seguindo as normas da ABNT.
b) A Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) deverá ser apresentada à turma no momento
da aula atividade da disciplina de Seminário Interdisciplinar VI.
c) Ao definir quem serão os participantes do grupo, informe seu tutor presencial. Isto é importante
para ele acompanhar e saber quem são os grupos que já estão formados.
d) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações do tutor presencial
e do seu tutor à distância.
e) Faça a postagem do arquivo final relacionado a PTG no AVA em um único arquivo para cada
disciplina que você cursou no respectivo semestre.
f) Atenção aos prazos de postagens!
Critérios avaliativos: Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito
a ser dado pelo tutor a distância:
Critério Significado Valor/peso
Coerência, clareza
e coesão
A produção textual apresenta uma linguagem
de fácil compreensão, apresentando os
argumentos de modo claro e coeso.
10%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
no texto
argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e
argumentações) as ideias apresentam relação
direta com a situação descrita e explicitam
conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma
clara.
50% (10%
por passo)
Riqueza de
argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as
justificativas e argumentações) têm relação
direta com o tema e traduzem uma perspectiva
crítica e variedade de pontos de vista.
20%
Conclusão
Todo o registro de ideias foi feito com um
mínimo de termos, sem repetições ou
redundâncias.
10%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita
ortográfica e estrutura solicitada. 10%
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores
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