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Agentes Penitenciários: desafios da prática profissional Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Semestre: 1º/4º

PROPOSTA TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Curso Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Semestre: 1º/4º Disciplinas integradoras Comportamento Organizacional; Responsabilidade Social e Ambiental; Gestão de Projetos; Homem, Cultura e Sociedade Empreendedorismo; Seminário de Projeto Integrado I 


Professores Ana Céli Pavão; Luísa Maria Sarábia Cavenaghi; Alessandra Petrechi de Oliveira; Juliana Aparecida de Lima Arruda Indiara Beltrame Brancher; Mayra Campos Frâncica dos Santos Conteúdos interdisciplinares Entender de que maneira o comportamento organizacional pode influenciar e/ou ser influenciado pelo meio social e ambiental, além de compreender como a cultura pode afetar o comportamento deste homem perante sua sociedade, além dos projetos que podem ser elaborados para elucidação de problemas. Competências Compreender as implicações pelas quais perpassam os profissionais de segurança pública, contextualizada com base na rotina dos agentes penitenciários, por meio da forma de organização e da rotina desses profissionais e quais os reflexos do Estado neste processo. Habilidades Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades:  Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.  Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.  Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.  Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.  Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.  Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações.  Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações Objetivos de aprendizagem A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezado aluno(a): Seja bem-vindo(a) a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática: “Agentes Penitenciários: desafios da prática profissional”. Esta temática fora escolhida, tendo em vista a estressante rotina que permeiam os profissionais da carreira da segurança pública. No entanto, realizamos um recorte da temática, para contextualizar a rotina dos agentes penitenciários. De certo, que as ações conjuntas e as situações estressantes que afetam a atuação desses profissionais, podem ser vistas em todas as carreiras atinentes a segurança pública. Assim, com o intuito de que você possa adquirir novos saberes de forma a possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre e ainda fomentar práticas que visem minimizar as situações aqui apresentadas. Vamos lá? ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leia a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA): “Agentes Penitenciários: desafios da prática profissional” Sabe-se a importância que o trabalho tem para a vida dos seres humanos: é através dele que os indivíduos atuam sobre o mundo, modificandoo, e é também através dele que o sujeito se constitui, psicologicamente falando, e se socializa. Desta forma, não há como pensar o homem, sua saúde, sua subjetividade sem analisar seu contexto de trabalho, isto é, suas possibilidades e os desafios que ele impõe. Dejours (1993), grande estudioso da psicodinâmica do trabalho, afirma que este é o principal elemento no processo de construção da subjetividade humana, isto porque é através do trabalho que o indivíduo pode sofrer e adoecer, entretanto, contraditoriamente, ele também é essencial para a saúde, para o processo de subjetividade e para a sociabilidade humana. Por conta disto, sempre que se for analisar a relação homem-trabalho é preciso questionar se este trabalho favorece ou prejudica o equilíbrio psíquico do trabalhador (SANTIAGO et al., 2016). Entretanto, é sabido que a cada dia a violência no Brasil aumenta de forma considerável (SILVA, 2011, p. 2 apud BONEZ, DAL MORO, SEHNEM, 2013) sendo este um tema de muita importância tanto para a população, que sofre com os efeitos desta, como para os órgãos públicos do país, encarregados por manter a ordem. Frente a isto, o sistema prisional coloca-se como um órgão público destinado à manutenção desta ordem, sendo os agentes penitenciários os profissionais responsáveis pela segurança interna dos presídios. Além desta função, cabe aos agentes penitenciários “revistar presos, celas, visitantes, conduzir presos, realizar a vigilância interna da Unidade e disciplinar a refeição dos presos” (FERNANDES et al., 2002). Porém, estes sujeitos estão expostos a situações estressantes neste ambiente de trabalho, isto deve-se ao fato de manterem o contato direto com os internos que, na grande maioria das vezes, os enxergam como sendo os responsáveis por seu confinamento, passando a intimidá-los, ameaçá-los e, até mesmo, agredi-los, além do risco de se tornarem reféns e morrerem, no caso de eventuais rebeliões. Assim, para que se possa compreender os efeitos do trabalho sobre a subjetividade humana é necessário, antes de mais nada, analisar a instituição em que este funcionário se encontra inserido (SANTIAGO et al., 2016). Diante disto, estudos apontam que “em instituições prisionais há uma elevada presença de casos de adoecimento entre os servidores, principalmente ligados aos fatores psíquicos” (COSTA, 2002; LOURENÇO, 2010; RUMIN, BARROS, CARDOZO, CAVALHERO, & ATELLI, 2011; SANTIAGO, SILVA-ROOSLI, & DI OSTI, 2017 apud SANTIAGO et al., 2016). Outros estudiosos afirmam ainda que o sofrimento psíquico é massificado em instituições fechadas, como as instituições prisionais, que apresentam protocolos rígidos e repetitivos para a realização do trabalho, assim como para o cotidiano institucional como um todo, isto em um meio que favorece fortemente o contato direto dos servidores com a violência e suas várias formas, bem como a constante exposição ao risco físico e o frágil sentimento de realização profissional (...) (COSTA, 2002; LOURENÇO, 2010; RUMIN et al., 2011; Santiago et al., 2017 apud SANTIAGO et al., 2016). Assim sendo, mediante esta apresentação da SGA para compreender e analisar melhor a situação dos agentes prisionais, vamos conhecer a situaçãoproblema. Você deverá interpretá-la, realizar as leituras indicadas, refletir sobre elas para elaborar uma Produção Textual Teórica, com fundamentação das disciplinas cursadas no semestre. Referências: BONEZ, A.; DAL MORO, E.; SEHNEM, S. B. Saúde mental de agentes penitenciários de um presídio catarinense. Psicol. Argum. 2013 jul./set., 31(74), 507-517 FERNANDES, R. C. P. et al. Trabalho e cárcere: um estudo com agentes penitenciários da Região Metropolitana de Salvador, Brasil. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 18(3):807-816, mai-jun, 2002. SANTIAGO, E. et al. O sentimento de medo no cotidiano de trabalho na vigilância prisional e seus impactos sobre a subjetividade dos agentes penitenciários Cadernos de Psicologia Social do Trabalho, 2016, vol. 19, n. 2, p. 161-175 – DOI:10.11606/issn.1981- 0490.v19i1p161-175. Situação-problema: 1. Reflita sobre a seguinte situação-problema: Marcelo, 39 anos, trabalhou grande parte de sua vida em uma empresa privada no setor alimentício, sendo responsável por maquinários. Entretanto, em decorrência da grande crise econômica pela qual o país se encontrava, vários funcionários foram demitidos e Marcelo estava entre estes. Desesperado, sem emprego e com uma família (esposa e filhos) para sustentar, este começa a procurar emprego. Um amigo lhe informa que está aberto o concurso para Agente Penitenciário Estadual. Marcelo fica interessado e resolve ler o Edital que descreve o perfil da profissão: “o Agente Penitenciário realiza um importante serviço público por salvaguardar a sociedade civil contribuindo através do tratamento penal, da vigilância e custódia da pessoa presa no sistema prisional durante a execução da pena de prisão, ou de medida de segurança, conforme determinadas pelos instrumentos legais”. Marcelo resolve fazer o concurso. Marcelo então, passa a dedicar-se aos estudos com afinco, e sua grande dedicação, culminou em sua aprovação no concurso. Logo em seguida, foi convocado e tomou posse em seu cargo, iniciando assim, seu trabalho. Foi alocado em uma instituição prisional com mais de 15 anos de existência, apresentando pouco mais de 50 celas, com capacidade para receber 200 detentos, ou seja, no máximo de 4 detentos por cela. Entretanto, na prática, as coisas não funcionavam bem assim: a instituição contava com, aproximadamente, 300 detentos, isto é, uma média de 6 detentos por cela. Além disso, o número de Agentes Penitenciários também era muito baixo, sendo 22 agentes efetivos e 36 com contratos provisórios que se dividiam pelos turnos de trabalho. Com relação à jornada de trabalho, os agentes penitenciários cumpriam turnos de trabalho de 12 horas trabalhadas compensadas por 36 horas de descanso. Quanto à função dos Agentes Penitenciários do sexo masculino, esta gira em torno de supervisionar as celas, os blocos e os corredores da instituição prisional; são eles também os responsáveis por manter a organização física de modo a supervisionar brigas e desentendimentos (o que acontece muito), ou seja, as funções requerem agentes bem preparados, pois lidam diretamente com a força e contenção física, o que torna o trabalho muito tenso e desgastante, sendo o maior responsável pelos danos à saúde do servidor, tanto física quanto psíquica (emocional). Assim sendo, frente a sua nova rotina de trabalho, Marcelo se mostrou bastante entusiasmado. Porém, conforme os anos foram se passando, Marcelo foi tendo contato com muitas situações de risco ali dentro, por exemplo: barras de ferro, cadeados, a própria estrutura do prédio, todos estes que são fatores geradores de insegurança e medo. Marcelo, que sempre foi uma pessoa tranquila, carinhosa e querida por todos foi, aos poucos, se tornando uma pessoa quieta, fechada, ríspida e totalmente sem paciência. Certo dia, ao chegar em casa cansado após 12 intensas horas de trabalho, Marcelo se deparou com a esposa ainda preparando o jantar e os filhos brincando de carrinho na sala. Ao entrar e perceber tal situação, Marcelo se descontrolou: gritou com os filhos que estavam fazendo muito barulho e “partiu para cima” da esposa que não estava com o jantar pronto. Diante desta situação, todos ficaram muito assustados, inclusive Marcelo, que jamais tivera tal comportamento em toda sua vida. Mais tarde, após ter tomado um banho e relaxado um pouco, Marcelo vai se desculpar com sua esposa e seus filhos. Depois, senta-se para conversar com sua esposa e percebe o quanto está sem controle de si mesmo e começa então a refletir sobre seu trabalho e sua vida: até que ponto seu emprego tem influência sobre este comportamento que acabara de apresentar? Quando foi que começou a ser uma pessoa violenta? Até que ponto a violência apresentada dentro da instituição prisional em que trabalha está interferindo em sua vida pessoal? Quais são as possíveis atitudes que pode tomar para que esta situação seja revertida? Aliás, até que ponto as esferas do Governo são responsáveis por garantir sua integridade física e psíquica (emocional)? Em seu texto você deve atender aos seguintes questionamentos: 1. COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL: Diante da situação apresentada, podemos inferir que Marcelo esteja vivendo altos índices de Estresse no trabalho, o que certamente interfere em sua qualidade de vida. Nessa perspectiva, escreva por que é pertinente deduzirmos que o Estresse esteja presente na relação de Marcelo com o seu trabalho (para isso, deve-se antes, definir o que é o Estresse), e sugira uma alternativa de enfrentamento desse problema, considerando o conceito de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), e que seja coerente com as necessidades apresentadas por Marcelo. Portanto, justifique a alternativa de enfrentamento sugerida por você. 2. EMPREENDEDORISMO: Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos ao empreendedorismo. Conforme Juliano (2016) a ONU preocupou-se em identificar qual seria o perfil ideal de um empreendedor, realizando uma pesquisa com empresários de sucesso e objetivando levantar comportamentos comuns entre eles e que os levaram ao êxito em seus empreendimentos. O resultado dessa pesquisa mostrou que existem dez comportamentos essenciais para que um empreendedor tenha sucesso, e foi com base nela que a entidade criou um programa de capacitação para formar empreendedores. Considerando a Seção 1.2 - Perfil empreendedor (p.21-33) do livro da disciplina de Empreendedorismo, relate como o desenvolvimento dos comportamentos empreendedores pode contribuir para a gestão desafios da prática profissional dos profissionais de Segurança: Agente Penitenciário. Considerando os conjuntos de Características de Comportamentos Empreendedores (CCEs) que são: Conjunto Realização, Conjunto Planejamento e Conjunto Poder apresente propostas para incentivar o desenvolvimento de um perfil, com as características empreendedoras, e como essas podem melhorar as atividades desses profissionais justificando suas escolhas com base na seção Perfil do empreendedor (p.21-33). 3. HOMEM, CULTURA E SOCIEDADE: A sociologia é uma ciência que nasceu na tentativa de compreender os problemas da sociedade no final do século XIX, problemas geridos a partir do desenvolvimento de uma sociedade industrial capitalista. Dentre os principais cânones da sociologia - e que estabeleceram as bases dessa ciência, está o francês Émilie Durkheim (1858-1917). Esse sociólogo define a própria sociologia como a ciência “das instituições, da sua gênese e do seu funcionamento”, ou seja, de “toda crença, todo comportamento instituído pela coletividade”. Dessa forma a intenção de Durkheim era analisar os novos códigos propostos pela sociedade pós Revolução Industrial, através daquilo que a compõe essa sociedade, os fatos sociais. Sendo que, ao falar de fatos sociais, Durkheim queria nos dizer que a sociedade existe “lá fora” (exteriormente às consciências individuais), e constitui uma força invisível, mas real que atua sobre todos nós, de um modo ou outro. Para compreendermos o que Marcelo está passando em seu emprego e se isso reflete ou não no seu comportamento familiar, vamos trazer as discussões de Durkheim para a análise, posto que, para o sociólogo a violência é um fato social. E assim sendo deve ser considerado normal, pois não há sociedade sem ela. Por outro lado, há algumas características que, obrigatoriamente, na concepção de Durkheim, devem ser consideradas: a generalidade do fato (ocorre em toda sociedade); exterioridade desse fato (o desejo de praticá-lo é exterior ao indivíduo); e a coercitividade (inconscientemente as pessoas são impulsionadas a fazer). Pensando nisso, elabore um texto que reflita sobre a situação-problema vivida por Marcelo, a partir do estabelecimento de uma correlação sobre a “A violência como um fato social” e os conceitos de Émilie Durkheim. 4. RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL: A sustentabilidade e a economia são coisas que estão intrinsicamente relacionadas. A economia reflete em nosso estilo de vida, ou seja, o que fazemos, desejamos, pensamos, consumimos, o que nos leva a sermos pessoas sustentáveis ou não. “A supervalorização do indivíduo e do consumo representa um dos piores legados da sociedade ocidental moderna no que concerne à sua relação com o ambiente natural” (Wilson Cabral, 2016). Essa maneira de ver o mundo, sob o ponto de vista da economia, pensando nos problemas apenas sob o ponto de vista do “capital”, faz com que a sociedade se torne cada vez mais individualista, buscando resolver seus próprios interesses, sem se preocupar com as consequências que esse consumo desenfreado pode trazer para o planeta, sem se preocupar com as pessoas que estão à sua volta. Mas o que isso tem a ver com a história do Marcelo? Marcelo trabalhava em uma empresa, que em meio à crise econômica, teve como primeira solução demitir funcionários, pois o atual sistema econômico, faz com que as pessoas e as empresas priorizem o lucro como primeiro plano. Foi trabalhar em um presídio em que as pessoas que estão cumprindo suas penas, em sua maioria, priorizaram resolver seus problemas trazendo sérias consequências para vida de outras pessoas. O próprio Marcelo, em um primeiro momento, quando resolveu prestar o concurso também priorizou resolver seu problema econômico e não imaginou que sua decisão traria outros problemas graves para sua qualidade de vida. Entretanto, tudo isto está relacionado: ao meio ambiente, a sociedade e a economia. Diante desse contexto, explique: I. Qual a importância de relacionar os três pilares para um desenvolvimento sustentável? II. Como as decisões implicam um pensar a respeito dessas três esferas e interferem em nossa qualidade de vida? III. O que você entende por desenvolvimento sustentável? IV. Quem é responsável pela busca de um desenvolvimento sustentável? 5. GESTÃO DE PROJETOS: Nessa etapa vamos analisar os fatores relativos a Gestão de Projetos. O Diretor do Presídio onde Marcelo trabalha tem observado que seus agentes penitenciários estão enfrentando situações como a que Marcelo vivenciou, como excesso de violência no trato com familiares e com os presos, falta de motivação no trabalho, uso de álcool e drogas, estresse, ansiedade e depressão, entre outros problemas. Diante deste fato, o Diretor do Presídio entra em contato com a Secretária de Segurança Pública e solicita autorização para iniciar um Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT). Este projeto seguirá a metodologia de Gestão de Projetos apresentada no PMBOk e contará com 10 áreas de conhecimento de projeto, conforme a figura a seguir: O diretor do presídio monta uma equipe que será responsável por elaborar e executar o projeto e CONTRATA A SUA EQUIPE como gerente deste projeto. A primeira tarefa de sua equipe é a elaboração do Escopo do Projeto e Escopo do Produto (Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho). Nos projetos, podemos dividir o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto. O escopo do produto é o que se faz no projeto para atender as necessidades do cliente, ou seja, o escopo do produto é definido como as características e funcionalidades que o produto final feito do projeto irá apresentar, tais como: definições, especificações, medidas e cores. O escopo do produto deve contemplar as seguintes premissas: contexto; objetivos da informação; função e desempenho; premissas e restrições. Uma ferramenta importante para a definição do escopo do produto é a decomposição do problema. Esta decomposição pode ser aplicada em duas áreas principais: (1) Funcionalidade que precisa ser entregue e (2) Processo que será usado para entregá-la. Para assegurar que tudo sobre o escopo está acordado, temos um documento chamado declaração de escopo, que é validado e assinado pelo cliente, patrocinador do projeto e pelo próprio gerente do projeto. Essa declaração contém os itens descritos a seguir: DECLARAÇÃO DE ESCOPO Descrição do escopo do produto: Características técnicas do produto a ser entregue (também chamado de entregável). Critérios de aceitação do produto: Descrição dos controles de qualidade e condições de aceitação do cliente. Entregas do projeto: Podem ser divididas em: Primárias (produtos, serviços ou resultados contratados) Secundárias (relatórios, gráficos, manuais, desenhos homologados etc.) Exclusões do projeto: Esclarecem o que não será entregue, pois muitas vezes nos deparamos com o “pensei que estivesse no escopo”, e isso atrapalha muito a relação entre os stakeholders. Restrições do projeto: São os limites que o projeto deve respeitar, tais como: normas técnicas a serem seguidas, datas-chave de entrega, legislação, orçamentos fechados etc. Premissas do projeto: São as pré-verdades (fatores que, por incapacidade de definição, são assumidos como verdadeiros para o planejamento), ou seja, algo que eu tenho como verdade que ainda não ocorreu, por exemplo: a promessa de recursos, a participação de especialistas no projeto que ainda não foram contratados etc. Há um ditado que diz: “A premissa é a mãe do risco”. Considerando a Declaração de Escopo apresentada acima, a TAREFA de sua equipe é a elaboração de uma DECLARAÇÃO DE ESCOPO do Projeto de Qualidade de Vida no Trabalho, que é o primeiro passo do planejamento de um projeto. A Declaração de Escopo que vocês vão elaborar para o projeto deve apresentar os cinco itens (Descrição do escopo do produto, Critérios de aceitação do produto, Entregas do projeto, Exclusões do projeto, Restrições do projeto e Premissas do projeto), de forma detalhada. 6. CONCLUSÃO: Por fim, deverá ser elaborada uma proposta com ações que visem minimizar a questão da violência nos presídios e o consequente impacto desta sobre a vida pessoal dos trabalhadores desta área. Materiais sugeridos:  Vídeo: Documentário Carcereiros. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=QfObGpTCKXU. Acesso em: 19/12/2018.  Reportagem: Agente que viu massacre do Carandiru diz que corrupção atinge carcereiros e direção de presídio. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2017/01/15/ja-vipreso-oferecer-r-100-mil-para-fugir-diz-agente-que-viu-massacre-docarandiru.htm. Acesso em: 19/12/2018.  JULIANO, Márcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S. A., 2016.  Vídeo: CABRAL, Wilson. Economia e Sustentabilidade: Casos, mitos e caos. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_un2hGEpHK8. Acesso em 20 de dez. 2018.  A violência no Brasil explicada por Sergio Adorno. Nexo Jornal, 2017. Disponível em: Acesso em: 29.01.2019.  Clássicos da Sociologia: Emile Durkheim (Documentário). Disponível em: Acesso em: 28.01.2019.  CORRÊA, Sérgio Luís de Castro Mendes. Conceito de Crime em Durkheim. Disponível em: . Acesso em: 30/01/2019.  LENARDÃO, Elsio. A Violência como Desvio Social: Bases Gerais da interpretação positivista Durkheimiana sobre a violência. Mediações - Revista de Ciências Sociais. v. 5, n. 2 (2000). Disponível em: . Acessado em: 27/01/2019.  MELIN FILHO, Oscar. O Crime e a Pena no Pensamento de Émile Durkheim. Intellectus. Ano VI | Nº. 13. Disponível em: . Acesso em: 30/01/2019.  CINTRA, Josiane & DALBEM, Eloísa. Comportamento Organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.  Vídeo: Qualidade de Vida no Trabalho. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qoxW13XryFM&t=11s Acesso em: 19/12/2018.  Estresse. Dráuzio Varella. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/entrevistas-2/estresse/ Acesso em: 19/12/2018.  JACQUES, Maria da Graça Corrêa. Abordagens teórico-metodológicas em Saúde/Doença Mental & Trabalho. Psicologia & Sociedade; 15 (1): 97-116; jan./jun.2003. Disponível em: . Acesso em: 19/12/2018. (sobre Estresse: páginas 101, 102, 103). ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO  O trabalho será realizado individualmente;  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos;  O trabalho deve ser postado na pasta específica (pasta atividades interdisciplinares), obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;  É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;  Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);  A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).  O texto deve ser corrido, ou seja, não poderá ser redigido na forma de perguntas e respostas; ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO  CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: mínimo 8 e no máximo 15 páginas; A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto; Sumário. Apresentar o relatório contendo um diagnóstico dos fatos analisando detalhadamente os aspectos pertinentes a cada disciplina; Referências;  O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. Lembre-se que seu tutor à distância está à disposição na sala do tutor para lhe atender em suas dúvidas e também repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida de um trabalho acadêmico de nível universitário. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor à Distância à produção textual:  Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. Para isso, acesse: http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/. Ao acessar a Biblioteca Digital na parte inferior direita da página inicial clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico” e siga a estrutura e orientações que se encontram descritas.  Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.  Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.  Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Bom trabalho a todos! Equipe de professores

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