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Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Semestre: Recursos Humanos 2 e 3 TRABALHO ORIGINAL, APENAS ENVIAR






Cidade 2019 ALUNO SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO CST - NÚCLEO COMUM PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Cidade 2019 ALUNO PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Trabalho de produção textual em grupo apresentado à Universidade Pitágoras UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplina de Orientador: ALUNO TENHO ESSE TRABALHO NOTA GARANTIDA TRABALHO DE QUALIDADE PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO Temática Interdisciplinar: Gestão e Aspectos Sociais Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Semestre: Recursos Humanos 2 e 3 Disciplinas Recrutamento e Seleção (R&S) integradoras Práticas Trabalhistas Gestão do Conhecimento Auditoria e Consultoria em RH Comportamento Organizacional Seminário Interdisciplinar III Professores Cláudia Cardoso Moreira Napoli Alcides José da Costa Filho Mônica Maria Silva Rinaldo José Barbosa Lima Hadassa O. G. Gabillaud Elisete A. Z. Oliveira Conteúdos A relevância do conhecimento, do comportamento interdisciplinares organizacional, das práticas de recrutamento e seleção e trabalhistas, assim como os aspectos legais, as questões humanas, culturais e sociais que permeiam o ambiente organizacional. Competência Compreender e aplicar conceitos de comportamento organizacional, da gestão do conhecimento e as práticas trabalhistas, através da compreensão do processo de auditoria e consultoria na área de recursos humanos, assim como entender os aspectos humanos que envolvem os processos de Recrutamento e Seleção. Habilidades Os alunos deverão ser capazes de identificar a situação problema e, a partir dela, compreender os desdobramentos possíveis por meio da aplicação teórica e prática dos conteúdos estudados, elaborando a produção textual seguindo as instruções e as normas da ABNT. Objetivos de Levar o discente a refletir e analisar o papel do gestor de aprendizagem RH e suas atividades no âmbito organizacional, compreendendo os aspectos organizacionais, aspectos humanos, culturais e trabalhistas, que influenciam a dinâmica social no âmbito organizacional. Prezados alunos, Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática a análise de práticas de gestão de pessoas adotadas por organizações já estabelecidas e de credibilidade no mercado. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Assim, a atividade será baseada no estudo de caso desenvolvido pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing junto à empresa GE Celma. ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing. GE Celma. Central de Cases ESPM. Dezembro, 2009. Disponível em: Disponível em: Acesso em: 25/01/2018 Na atividade de produção textual, vocês deverão seguir as instruções e questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a situação-problema (situação geradora de aprendizagem– SGA) proposta. Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Formação dos grupos Os alunos devem formar grupos de 02 a 07 integrantes. Atenção: todos os integrantes devem pertencer à mesma turma, assim os alunos matriculados no 2ª semestre somente poderão pertencer aos grupos que contenham alunos do 2º semestre. Atenção: Após definir quem serão os participantes do grupo, os alunos deverão informar o tutor presencial, pois é essencial que o tutor presencial acompanhe e saiba quem são os grupos que já estão formados, haja vista que é responsabilidade do tutor presencial acompanhar o cadastro do grupo pelo aluno responsável (líder), bem como acompanhar a inserção da atividade. 2. Leitura e interpretação da SGA A empresa GE CELMA, unidade de negócios da GE – General Electric, localizada em Petrópolis, Rio de Janeiro, possui aproximadamente 1000 colaboradores, é especializada em reparo e revisão de turbinas aeronáuticas. A missão da GE CELMA é: “Liderar os negócios de revisão e reparo de turbinas aeronáuticas na América Latina, realizando nossos serviços com padrões de absoluta conformidade, em prazos adequados e com atendimento diferenciado em relação aos nossos concorrentes, criando para nossos clientes em todo o mundo, a certeza de que a GE Celma vai ao encontro de suas necessidades, aonde quer que eles estejam, sempre com soluções eficazes e obtendo disso resultados capazes de assegurar o nosso crescimento com a lucratividade esperada por nossos acionistas.” Já a visão da empresa é: “Um time sem fronteiras, operando no suporte ao cliente com tecnologia, produtos e serviços de motores excepcionais”. Em 2008 recebeu o Prêmio gestão com pessoas Luis Carlos Campos na categoria Pequena e Micro Empresa em 2008 – concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – a ABRH-RJ. Dentre as principais práticas de gestão de pessoas adotadas pela GE CELMA, podemos destacar: - política de recrutamento e seleção que privilegia o recrutamento interno, dando oportunidade de crescimento aos colaboradores, - política de treinamento e desenvolvimento visando desenvolver as potencialidades e competências dos colaboradores; - coaching, mentoring e plano de carreira; - forte política de benefícios; - qualidade de vida, bem-estar, ergonomia, segurança e saúde; - relacionamento com sindicato e terceiros; - esforço de recolocação Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: A empresa GE CELMA foi premiada em 2008 pelas práticas adotadas em gestão de pessoas. Dez anos se passaram e você e sua equipe foram contratados com o desafio de analisar as práticas adotadas, relatadas no estudo de caso, e sugerir práticas atuais que levem a GE a se manter na vanguarda da gestão de pessoas, conforme os direcionamentos das disciplinas do semestre. 3. Estrutura da PTG O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, etc.) e na capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos integrantes do grupo, conforme a estrutura descrita a seguir: 3.1 Introdução Na introdução, o grupo deverá apresentar o objetivo da atividade e uma breve apresentação da empresa descrita no estudo de caso. 3.2 Desenvolvimento No item desenvolvimento o grupo deverá resolver os desafios propostos, conforme a seguir. Para o embasamento teórico, o grupo deverá utilizar os Livros Textos das disciplinas do curso, teleaulas, bibliografias recomendadas pelos professores, além de materiais disponibilizados na Biblioteca Virtual, lembrando-se de referenciá-los no item “Referências Bibliográficas”. Para isso, podem acessar: . DESAFIO 1 – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO Fontes de Recrutamento De acordo com o artigo, a GE Celma adotava as seguintes fontes de recrutamento: "A GE Celma privilegia, sempre que possível, o desenvolvimento interno de seu time. Desta forma, as vagas são divulgadas internamente nos quadros de aviso e através de e-mail corporativo. Além disso, vagas que potencialmente, podem ser ocupadas por outros colaboradores da GE de outras unidades de negócios também são divulgadas para todos os Colaboradores da GE através de um sistema mundial chamado COS – Career Opportunity System. - Considerando que a GE Celma prioriza o recrutamento interno, discuta quais são os aspectos que o profissional de RH, juntamente com o gestor da área com vaga em aberto, precisam analisar antes de escolher um candidato interno para promoção ou transferência? Considerando o uso da tecnologia nos processos de recrutamento, a prática adotada pela empresa GE Celma, de acordo com o estudo de caso é: "Além disso, para a captação de talentos de fora da empresa, no site da GE Celma há um link onde candidatos que tem interesse em uma carreira na Organização podem cadastrar seu currículo." - O que é o recrutamento online? Quais são as vantagens e desvantagens dessa prática? - Qual a opinião do grupo sobre o uso das redes sociais e profissionais na captação de talentos? Processo de Seleção De acordo com o artigo, no ano de 2011 os processos de seleção da empresa GE Celma eram conduzidos da seguinte forma: "As etapas do processo seletivo variam de acordo com a posição em questão. Os candidatos são entrevistados pela área de recursos humanos e pela área requisitante. Podem ser utilizadas dinâmicas de grupo e testes de conhecimentos específicos para posições que exigem nível superior." Considerando as práticas de seleção adotadas pela empresa GE Celma, discuta: - Qual o objetivo e o que se espera da entrevista no processo de seleção? - Quais itens fazem devem fazer parte de um roteiro de entrevista? - Descreva o que é a entrevista online, como deve ser o seu preparo e quando utilizar num processo de seleção. - Indique oportunidades para a utilização da entrevista online no processo de seleção da GE Celma? Atualmente existe uma tendência de perguntas inusitadas na entrevista ou etapas inusitadas nos processos de seleção. - Qual o objetivo dessa prática? O grupo recomenda a adoção dessa prática nos processos de seleção da GE Celma? Justifique. Entrevista de Desligamento Em relação ao processo de desligamento de colaboradores, a GE Celma adota a seguinte prática, conforme relatado no estudo de caso: "De acordo com a política de demissões e recolocação, a entrevista de desligamento é realizada em todos os casos nos quais o empregado solicita seu afastamento. A entrevista é feita por um profissional de RH e os dados são enviados para análise da gerência da área. Trimestralmente as entrevistas são compiladas e os dados apresentados ao grupo gerencial." - Descreva o que é a entrevista de desligamento, quais são seus objetivos e a importância das empresas adotarem esta prática no universo da gestão de pessoas. DESAFIO 2 – PRÁTICAS TRABALHISTAS O processo da prática trabalhista do profissional da área de Recursos Humanos, dentro de uma empresa, visa destacar o conhecimento da Legislação Trabalhista que vem se tornando um retalho de emendas, recepcionado pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). A última alteração significativa inserida nas Leis trabalhistas ocorreu com a tão comentada reforma trabalhista, com a promulgação da Lei 13.467 de 13 de julho de 2017 passando a vigorar em 11 de novembro de 2017. Entre as muitas alterações que foram inseridas na CLT podemos destacar a compreensão de salário de remuneração. Fundamentada pela definição clássica da prática trabalhista existe uma diferença entre salário e remuneração. Portanto, com base nesse contexto, responda as questões a seguir. Remuneração e Salário Conforme descrito no estudo de caso a empresa GE Celma, trabalha com uma política de remuneração fixa e variável. Como remuneração variável existe a Participação nos Resultados (PPR) e o Bônus. O PPR de 2007, pago em 2008, atingiu o valor de 1.44 salários e a meta máxima era de 1.8 salários, neste todos os funcionários da empresa são beneficiados. As metas do PPR são negociadas no início de cada ano pela comissão de funcionários junto à diretoria da empresa, homologado no sindicato e divulgada para toda organização. Mensalmente, junto com o contracheque, é enviado a todos os funcionários um folheto explicativo de acompanhamento das metas. O bônus é uma remuneração variável para os cargos gerenciais. Os cargos gerenciais são agrupados em bandas de senioridade de posição, para cada banda existem metas específicas e de acordo com o alcance dessas metas e do desempenho individual de cada funcionário do corpo gerencial da empresa é feito o cálculo do bônus, podendo chegar, nos cargos mais seniores, 4.5 salários. Anualmente a empresa compra pesquisas salariais de consultoria de renome internacional e a cada 2 anos compra uma pesquisa customizada para os cargos específicos de sua área de atuação. Com base nestas pesquisas são feitas revisões anuais nas faixas salariais. Com base no esclarecimento do texto que define a política de remuneração da empresa GE Celma, cabe a você e sua equipe definir com clareza aos dirigentes: - O que distingue salário de remuneração? - Esclareça se o PPR pago pela empresa pode ser considerado remuneração. Participação nos Resultados Um dos componentes que fazem parte da remuneração dos funcionários na empresa GE Celma são os valores referentes ao Programa de Participação nos Resultados (PPR). - De que forma e quando o empregado tem direito à participação nos resultados da empresa? Justifique, com base na legislação. De acordo com o estudo de caso, O PPR de 2007, pago pela empresa GE Celma em 2008, atingiu o valor de 1.44 salários e a meta máxima era de 1.8 salários. - Considerando um colaborador que recebe mensalmente o piso nacional de salário mínimo no valor de R$ 998,00, calcule o quanto ele recebeu no mês, com o pagamento da Participação dos Resultados, tendo em vista que o valor atingido foi de 1,44. SALÁRIO PISO NACIONAL PPR 1,44 SALÁRIO RECEBIDO Tributação sobre benefícios Conforme o estudo de caso, a empresa GE Celma oferece uma grande relação de benefícios aos colaboradores. São eles: Benefícios • Plano de saúde – para todos os empregados e dependentes diretos. • Plano odontológico • Reembolso de medicamento – Os empregados e seus dependentes diretos têm direito a reembolso de 80 % na compra de medicamentos, com receitas médicas. • Previdência privada – Este plano é custeado pela empresa e pelo funcionário. O percentual da empresa varia de 150 a 300 % sobre a contribuição do funcionário, dependendo de sua idade. • Plano de compra de ações da GE – este é um plano internacional de compra de ações onde a empresa participa com 15 % sobre o valor investido pelo funcionário. • Transporte contratado – visando facilitar o deslocamento da residência para o trabalho e vice-versa. • Refeitório – os empregados têm à disposição um restaurante que oferece café-da-manhã, refeições e lanches. • Programa Apoiar – programa de aconselhamento, orientação e encaminhamento de problemas de ordem psicológica, jurídica, econômica, financeira e social. • Berçário – benefício oferecido gratuitamente a filhos de funcionárias. • Lazer – oferecemos uma área de lazer c/ espaço para televisão, mesa de sinuca, totó e tênis de mesa que pode ser utilizado pelos funcionários durante os intervalos das refeições. • Seguro de vida – está disponível a todos os funcionários uma apólice de seguro de vida. - Com base na Lei complementar 13467/2017 determine se os benefícios que a empresa GE Celma oferece, podem ser pagos em holerite sem que haja incidência de tributação sobre os valores. DESAFIO 3 – GESTÃO DO CONHECIMENTO Em sua missão a GE Celma explicita que tem como objetivo ser líder no negócio de revisão e reparo de turbinas aeronáuticas, para tanto ela deve se manter constantemente atualizada com as novas tecnologias dentro deste setor. A gestão do conhecimento é um fator estratégico para a organização. - Sendo assim, para auxiliá-la, descreva o que é conhecimento tácito e explícito? - Quais são os conhecimentos tácitos e explícitos que a GE Celma utiliza ou pode utilizar em sua atuação? - De que forma eles podem ser acessados no ambiente interno e externo da organização para a criação de redes de conhecimento? Ainda em sua missão, a GE Celma assume a certeza de ir ao encontro das necessidades de seus clientes com soluções eficazes, o que demonstra a importância do processo de inovação para que ela possa assegurar o alcance dessas soluções e crescer com a lucratividade esperada pelos seus acionistas. Diante disto, responda as seguintes questões: DESAFIO 4 – AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH Os valores da GE Celma demonstram o quanto a empresa é preocupada com o desempenho baseado na integridade, valor número um da empresa. Ao conquistar novos negócios que se expandem para novas regiões, estabelecendo um marco sólido de crescimento sustentado, a empresa constrói uma reputação internacional de conduta legal e ética. De acordo com o estudo de caso, os princípios balizadores de conduta da GE Celma estão descritos a seguir: • Obedeça às leis e regulamentos aplicáveis à nossa conduta nos negócios em todo o mundo; • Seja honesto, justo e confiável em todas as suas atividades e relacionamentos na GE; • Evite qualquer conflito de interesse entre assuntos profissionais e pessoais; • Estimule uma atmosfera na qual práticas trabalhistas justas se estendam a todos os membros da diversificada comunidade GE; • Esforce-se para criar um local de trabalho seguro, assim como proteger o meio ambiente; • Através da liderança em todos os níveis, mantenha uma cultura na qual a conduta ética seja reconhecida, valorizada e exemplificada por todos os colaboradores. Diante desses princípios de valores, sua equipe realizou uma auditoria no sistema de RH e identificaram algumas inconsistências: Multas por atrasos de rescisões A empresa vem pagando multas por atraso na quitação das rescisões de alguns funcionários, como citados abaixo: Funcionário Multa Antônio Carlos Shinoga R$4.500,00 Madalena Silva Castro R$6.300,00 Rogério Braga de Holanda R$5.500,00 Complete com as informações da auditoria: - Qual a Infração cometida? - Quais são as penalidades previstas para esse tipo de infração? - Quais são as recomendações do grupo para a empresa? Salário Família - Documentação O grupo verificou também através da auditoria a existência de pendências, quanto a documentação necessária para concessão do benefício do salário família. Funcionário Documentos pendentes -Falta ficha de salário família Jair Roneli Pompeu -Não possui Termo de Responsabilidade para fins de Salário Família -Não apresentada caderneta de vacinação -Não apresentado comprovante da Ademar Mangoni frequência escolar do filho com idade a partir de 07 anos João Carlos Figueiredo -Não apresentada anualmente a caderneta de vacinação do filho menor de 06 anos Complete com as informações da auditoria: - Qual a Infração cometida? - Quais são as penalidades previstas para esse tipo de infração? - Quais são as recomendações do grupo para a empresa? Excesso de Jornada de trabalho Foi identificado, também através da auditoria, que em alguns casos, os funcionários vêm prorrogando, num mesmo dia, sua jornada de trabalho em até 5 horas. Funcionário Data Jornada Total Marcos Antônio Tescaro 12/07/2018 12 horas e 55 minutos Fernanda Mendonça 16/07/2018 12 horas e 37 minutos Cesar Braga Novaes 16/07/2018 12 horas e 22 minutos Tereza Nunes 16/07/2018 13 horas Complete com as informações da auditoria: - Qual a Infração cometida? - Quais são as penalidades previstas para esse tipo de infração? - Quais são as recomendações do grupo para a empresa? DESAFIO 5 - COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Liderança e Desenvolvimento de Líderes Foi possível verificar, através do artigo, o quanto a empresa GE Celma é focada na atuação ética e responsável da liderança, bem como na identificação e desenvolvimento da próxima geração de líderes. Inclusive, a área de recursos humanos atua em parceria com a liderança da companhia, buscando definir a estratégia que apoiará o crescimento do negócio. Então, diante dessa perspectiva, responda: - Qual é a definição de liderança que mais de adéqua à missão, visão e valores da GE Celma? - Descreva qual é a relevância de possuir e desenvolver uma equipe de líderes atuante e forte para o crescimento, bom desempenho dos negócios e reputação da empresa GE Celma? De acordo com o artigo, a empresa GE Celma oferece aos seus colaboradores treinamentos comportamentais voltados à liderança. Além disso, como é relatado no artigo, é prática da companhia que todo gestor Sênior tem obrigação de dar Coaching a pelo menos dois funcionários anualmente. E também há o programa formal de Mentoring para o time da oficina. Sendo assim: - Descreva qual é a diferença conceitual entre esses dois processos de desenvolvimento pessoal e profissional: o Coaching e o Mentoring. - Qual é a vantagem (ou vantagens) para os futuros líderes da companhia participarem de um plano de Coaching e também do programa formal de Mentoring? Quais os benefícios para a empresa como um todo? - Foi solicitado ao seu grupo que dê ideias sobre um programa de treinamento comportamental voltado para a liderança da empresa GE Celma. Qual seria a sugestão do grupo? Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) Sobre programas de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), a empresa GE Celma tem se destacado consideravelmente, oferecendo importantes serviços de apoio a seus trabalhadores através do projeto Apoiar, como já foi mencionado, que disponibiliza assessoria jurídica, psicológica, financeira e de assistência social aos colaboradores da companhia e seus dependentes. Além disso, a empresa se preocupa com a ergonomia, segurança e saúde (física, mental e espiritual) de toda sua equipe de trabalhadores. - Mantendo essa tradição de cuidar da qualidade de vida de seus funcionários e considerando as múltiplas dimensões que englobam a qualidade de vida no trabalho (biológica, psíquica, social e organizacional), seu grupo deverá propor um novo programa de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) para a GE Celma, que seja coerente com o perfil e as necessidades da empresa, descrevendo seu projeto através das seguintes etapas: a) Proposta de um programa de QVT: esse programa atenderá quais necessidades da empresa? Justifique. b) Objetivo(s) do programa de QVT: o que se pretende alcançar com a realização desse programa? c) Como será desenvolvido o programa de QVT: quais métodos e procedimentos serão utilizados? De que maneira será realizado? Quais estratégias para envolver todos os colaboradores? Quem será o responsável (ou responsáveis)? Quais os prazos a serem cumpridos (cronograma)? d) Resultados esperados: que efeitos concretos são esperados? 3.3 Conclusão Essa é a oportunidade que o grupo tem de apresentar um parecer/recomendação sobre as práticas de gestão de pessoas adotadas pela empresa GE Celma, abordando os seguintes aspectos: - a política de recrutamento e seleção adotada pela GE Celma, contribui para sua “employer branding” (marca de boa empresa empregadora)? - a política adotada pela empresa GE Celma oferecendo aos colaboradores a Participação no Resultado e demais benefícios torna a empresa de vanguarda nas práticas de gestão de pessoas? - A gestão do conhecimento e as práticas de gestão de pessoas adotadas na empresa favorecem a inovação? - a prática da auditoria traz benefícios para a gestão de pessoas na empresa? - os programas de desenvolvimento de líderes, bem como as práticas relacionadas à Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), realizados pela GE Celma oportunizam aos colaboradores o desenvolvimento pessoal e profissional, resultando em benefícios para a própria organização? 3.4 Referências Bibliográficas Aqui devem constar todos os materiais consultados e referenciados na PTG, conforme recomendado pelos professores das disciplinas. Bibliografia Recomendada BASTOS, A. V. B., GONDIM, S. M. G. & LOIOLA, E. Aprendizagem organizacional versus organizações que aprendem: características e desafios que cercam essas duas abordagens de pesquisa. R. Adm., São Paulo, v. 39, n. 3, p. 220-230, jul./ago./set., 2004. CHIAVENATO, Idalberto. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. 3. ed. São Paulo: Manole, 2014. CINTRA, Josiane; DALBEM, Eloísa. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. CINTRA, Josiane et al. Auditoria e consultoria em recursos humanos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Disponível em: http://anhanguera.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788584825509/pages/2 COSTA, José Manoel; MACHADO, Vania de Almeida Silva. Legislação e práticas trabalhistas.Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014. Disponível em: http://anhanguera.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788568075791/pages/-2 FAGNANI, Angela Maria; MANZOKI, Simone Luiza. Auditoria em recursos humanos. Curitiba: Intersaberes, 2014. Disponível em: http://anhanguera.bv3.digitalpages.com.br/users/publications/9788582129487/pages/5 Lima, Rinaldo José Barbosa. Auditoria em recursos humanos: - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009 https://bv4.digitalpages.com.br/?term=rinaldo&searchpage=1&filtro=todos&from=busca&pa ge=-7§ion=0#/legacy/1019 MARQUES, José. Conheça o conceito de employer branding para atrair os melhores talentos do mercado. Portal IBC, 12-04-2017. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/conheca-o-conceito-de-employer-brandingpara-atrair-os-melhores-talentos-do-mercado/ Acesso em: 29/01/2019 NAPOLI, Cláudia Cardoso Moreira et al. Recrutamento e Seleção. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2014 NONAKA & TAKEUCHI. Criação do conhecimento na empresa. Rio de Janeiro: Campus, 1997. NONAKA, H. T. Gestão do conhecimento e educação corporativa: recursos humanos IV/ Henry TetsujiNonaka, Mônica Maria Silva & Adriana VinholiRampazzo. São Paulo: Pearson Addison Wesley, 2011. OZAKI, Y. Gestão do conhecimento / Yaeko Ozaki & Marcia Eloisa Avona. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. POVOA, Sergio. Employer Branding: a estratégia que fez a Netshoes ser uma das melhores empresas para trabalhar. Endeavor, 24-07-2018. Disponível em: https://endeavor.org.br/pessoas/employer-branding-estrategia-que-fez-netshoes-seruma-das-melhores-empresas-para-trabalhar/ Acesso em: 29/01/2019 TORTORETTE, Mariara. Recrutamento Online: uma grande conquista para a empresa e o profissional. Carreira e Sucesso. 11/06/2010. Disponível em: http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/sem-categoria/recrutamento-online-umagrande-conquista-para-a-empresa-e-o-profissional Acesso em: 31/01/2019. SILVA, Flávia Saad Guimarães. Recrutamento e Seleção: a internet como um novo instrumento. (EM)CENA. 23/02/2015. Disponível em: http://encenasaudemental.net/comportamento/insight/recrutamento-e-selecao-ainternet-como-um-novo-instrumento/ Acesso em: 31/01/2019 SOUSA, Julia de. Recrutamento Online: vantagens e desvantagens. EKONOMISTA. 15/12/2014. Disponível em: http://www.ekonomista.pt/artigo/recrutamento-online/ Acesso em: 31/01/2019 NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL Essa produção textual deve contemplar todos os tópicos solicitados no item 3, Estrutura da PTG, contendo no mínimo 10 páginas e máximo 20 páginas, incluindo Introdução, Desenvolvimento e Conclusão, excluindo os elementos pré e pós textuais (capa, folha de rosto, sumário, referências, anexos e outros). Somente serão aceitos trabalhos feitos no editor de texto WORD. Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com seu tutor a distância (tutor eletrônico), preferencialmente através da sala do tutor. Fique atento ao prazo de inserção da PTG no sistema, pois quem não postar no prazo, automaticamente ficará para recuperação e não conseguirá o conceito máximo no trabalho. Critérios de avaliação dos trabalhos pelo tutor à distância Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito empregado pelo tutor à distância. Critério Significado Valor/peso Coerência, Possui uma linguagem de fácil compreensão, 10% clareza e coesão apresentando os argumentos de modo claro e coeso. Aplicação dos As ideias apresentam relação direta com a situação 40% conteúdos descrita e explicitam conteúdos trabalhados em interdisciplinares cada disciplina do semestre. Riqueza de Apresenta relação direta com o tema, traduz uma 20% argumentação reflexão crítica e contempla os pontos solicitados. Conclusão Contempla os pontos essenciais da análise do 20% estudo de caso (práticas adotadas e sugeridas); apresenta de fato a resolução da problemática pelo grupo sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita 10% ortográfica e estrutura solicitada. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

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