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Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar 2º / 3º Semestres Hospital Bom Coração

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR Curso Superior de Tecnologia em Gestão Hospitalar 2º / 3º Semestres Disciplinas integradoras Contabilidade Marketing de Produtos e Serviços Análise de Custos Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras Planejamento Financeiro e Orçamentário Seminário de Projeto Integrado III



Professores Prof. Regis Garcia Prof. Aleksander Roncon Prof. Valdeci Silva Prof. Wellington Bueno Profa. Suzi Bueno de Almeida Profa. Emília Yoko Okayama. Competência Esse processo visa capacitar e qualificar o aluno para o mercado de trabalho, cenário de sua futura atuação profissional. Habilidades Promover a aplicação prática dos principais temas estudados nas disciplinas do semestre. Objetivos de aprendizagem Trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivar a interatividade e a regionalidade, bem como:  Implementar a integralidade dos conteúdos desenvolvidos no semestre em possível cenário de trabalho do profissional de Gestão Hospitalar.  Desenvolver no aluno a capacidade de identificar os aspectos relevantes de cada disciplina na atuação profissional, ou seja, verificar a aplicabilidade dos conceitos estudados. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo a este semestre! A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI) terá como temática: “Hospital Bom Coração”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. A seguir, apresentamos as orientações gerais para elaboração do trabalho. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Hospital Bom Coração O Hospital Bom Coração é reconhecido como um centro regional de saúde e está passando por um processo de reestruturação incluindo a mudança de direção. No processo de diagnóstico da situação do hospital, antes de assumir, algumas informações foram levantadas pela nova diretoria. O centro cirúrgico conta com três salas de cirurgia devidamente equipadas e aparelhadas, com medicamentos e materiais hospitalares necessários. Entretanto, a sala 1 (um) está interditada devido a um vazamento de água no teto envolvendo adicionalmente o risco de danos elétricos e consequente risco de incêndio. Por esse motivo a equipe de trabalho dessa sala foi remanejada para outras áreas do hospital. Já a sala 2 (dois) e a sala 3 (três) estão totalmente operacionais, ou seja, funcionam nos dois turnos. É justamente na sala interditada que o hospital pretende – aproveitando a necessidade de reforma – melhorar a estrutura do centro de excelência em cirurgias de baixa complexidade. Todavia, tendo em vista a demanda de pacientes para esse tipo de procedimento, o hospital está estudando concomitantemente a abertura de uma quarta sala para a qual necessitará investir em equipamentos e contratação de pessoal. Sabe-se que cirurgias de baixa complexidade duram em torno de duas horas e que há a demanda de 35 cirurgias a serem realizadas diariamente, de segunda a sexta. Este período de duas horas compreende o tempo necessário para a preparação do paciente, a realização do procedimento e remoção do mesmo para uma sala de observação, além da limpeza da sala, após cada procedimento. Apesar desse contratempo de interdição em uma das salas de cirurgia, o hospital Bom Coração mantém o atendimento a pacientes de planos de saúde e particulares com muita qualidade. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR Priorizando a excelência nos serviços que presta à população, a nova direção entendeu que há a necessidade de melhoria em algumas áreas de atendimento. Essa decisão da nova diretoria se deve ao fato de se tratar de uma instituição com mais de 80 anos que passou ao longo dessas oito décadas por várias crises políticas e econômicas com reflexos negativos para o setor de saúde na região onde o hospital atua. Nesse sentido, uma das áreas mais afetadas diz respeito ao atendimento de cirurgias de baixa complexidade. Os novos gestores consideraram imprescindível que o Hospital seja referência nesse tipo de atendimento. Para isso deverá ser elaborado um projeto de investimento envolvendo principalmente as ações listadas a seguir:  Avaliar a situação das imobilizações atuais desse setor/área determinando o valor contábil dos bens nele alocados.  Desenvolver um plano de comunicação sobre o início da reestruturação e sobre as novidades em termos de investimentos em busca da excelência em cirurgias de baixa complexidade.  Definir um plano de custos específicos para o setor/área contemplando os elementos mínimos necessários para seu funcionamento.  A partir da demonstração do resultado e do balanço patrimonial do último período, apresentar uma análise sobre o capital de giro e sobre a estrutura de endividamento do hospital a fim de justificar os novos investimentos.  Analisar as formas mais indicadas de financiamento a ser utilizado para a reestruturação do hospital. Todas essas ações envolverão o trabalho de profissionais específicos contratados pela direção do hospital, portanto, em cada uma delas haverá a aplicação de conteúdos interdisciplinares contemplando as áreas de contabilidade, marketing, custos, além de análises financeiras e orçamentárias. A equipe mínima para a realização de uma cirurgia é comporta pelo Cirurgião, pelo Anestesista, pelo Instrumentador (geralmente um Profissional de Enfermagem) e pelo Auxiliar de enfermagem. O cirurgião e o anestesista CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR recebem seus honorários diretamente dos planos de saúde, ou quando se tratar de atendimento particular, o repasse referente aos honorários médicos é geralmente realizado diretamente a esses profissionais. O instrumentador e o auxiliar de enfermagem são colaboradores, contratados pela instituição, de acordo com a legislação trabalhista. O salário base de um auxiliar de enfermagem no Bom Coração é de 1.450,00 e do Enfermeiro de 2.560,00, os encargos trabalhistas (1/3 das Férias, 13º, FGTS, Adicional noturno, Adiciona Insalubridade...) totalizam em média 32% sobre o salário base. O regime de trabalho é por escala com turnos do tipo 12/36 horas. Cada sala cirúrgica exige 4 equipes de trabalho para poder funcionar 24 horas. Entretanto, no Hospital Bom Coração, não são realizadas cirurgias das 24:00 as 06:00, exceto em caso de emergência. Neste contexto, cada sala cirúrgica pode atender até 10 cirurgias por dia, desde que, esteja liberada para utilização. Para a sala um foi orçado um gasto de 50.000,00 para realizar as obras necessárias e os procedimentos de higienização e esterilização para que a sala possa ser novamente utilizada. A equipe de trabalho, que foi realocada para outras áreas poderá retornar as atividades normais assim que necessário. Para a sala dois, a formação da equipe noturna depende apenas da contratação de instrumentadores e auxiliares de enfermagem, uma vez que cirurgiões e anestesistas estão disponíveis no corpo clínico do hospital. A sala três está em pleno funcionamento, entretanto, para atender a demanda será necessário estruturar uma quarta sala de cirurgia, o que compreende: a reforma e adequação física, orçado em 80.000,00; a aquisição dos equipamentos cirúrgicos; a contratação de pessoal; e a aquisição de medicamentos e materiais hospitalares. Outra situação a ser analisada é a de que, cada sala de cirurgia consome em média 10.000,00 mensais em medicamentos, materiais hospitalares e gastos com esterilização, tanto do ambiente, quando dos materiais e equipamentos. Bem! Como teremos áreas distintas envolvidas, a direção do hospital precisará que algumas das ações listadas no projeto de viabilização do novo centro cirúrgico de excelência sejam explicadas conceitualmente e com exemplos para que os profissionais de uma CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR determinada área compreendam as ações das demais áreas com as quais trabalharão no contexto do projeto de investimento. É nesse sentido que a nova diretoria lhe pede o auxílio na execução das atividades listadas a seguir: DESAFIOS PROPOSTOS Atividade 1- (Planejamento Financeiro e Orçamentário) O planejamento financeiro e orçamentário deve considerar todas as funções da organização, o orçamento é um valioso instrumento de planejamento e controle das operações da empresa. Com a finalidade de que todos os envolvidos do hospital possam inteirar-se e compreender o processo de reestruturação e as novas diretrizes do hospital Bom Coração, pede-se que: a. Elabore uma breve análise relacionando a importância do planejamento financeiro e orçamentário na organização e a relação existente entre o planejamento financeiro e orçamentário com o planejamento estratégico. b. Com base na tabela de “Equipamentos para nova sala de cirurgia” defina de quem os produtos devem ser comprados para a instalação da quarta sala de cirurgia e quais tipos de financiamentos são mais adequados para essa aquisição. Explique o financiamento que acredita ser o mais apropriado e porquê. Equipamentos para instalar na nova sala de cirurgia: Descrição Quantidade Empresa A Empresa B Empresa C Empresa D Mesa Cirúrgica 1 45.000 46.500 48.000 47.200 Foco de luz cirúrgica (Teto) 1 cúpula com 4 Bulbos 1 12.000 11.800 9.000 10.500 Equipamento para anestesia 1 16.800 15.000 17.200 19.500 Mesa auxiliar para instrumentação 3 2.550 2.720 2.800 2.400 Mesa auxiliar pequena 1 910 820 780 650 Carrinho de medicação / emergência 1 5.200 4.000 4.400 4.650 Monitor cardíaco multiparametrico 1 25.000 28.200 28.650 31.290 Desfibrilador 1 15.200 13.000 14.100 13.850 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR Bomba de infusão 1 5.000 5.500 5.890 6.630 Eletrocauterio (Bisturi Elétrico) 1 30.240 28.870 26.000 27.300 Aspirador de secreções 1 4.000 4.890 5.600 6.790 Arco Cirúrgico 1 79.230 82.660 60.100 65.800 Orçamento para equipamentos Descrição Quantidade Empresa Preço Valor Mesa Cirúrgica Foco de luz cirúrgica (Teto) 1 cúpula com 4 Bulbos Equipamento para anestesia Mesa auxiliar para instrumentação Mesa auxiliar pequena Carrinho de medicação / emergência Monitor cardíaco multiparametrico Desfibrilador Bomba de infusão Eletrocauterio (Bisturi Elétrico) Aspirador de secreções Arco Cirúrgico Valor Total Atividade 2- (Marketing de Produtos e Serviços) Trabalhar com marketing envolve a predisposição das pessoas em aceitar e praticar de fato, o princípio maior de satisfazer as necessidades, anseios e expectativas dos clientes. É saber proporcionar um diferencial no trabalho oferecido, de uma forma ágil, e eficiente. O marketing tem definições amplas, que se aplicam a diferentes organizações, pois umas vendem produtos e outras vendem serviços. Um produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para criar atenção, ser adquirido, usado ou consumido, satisfazendo um desejo ou uma necessidade (KOTLER; KELLER, 2012). Os conceitos utilizados para definir produtos giram em torno do bem físico, ou não, mas um bem tangível. No caso do marketing de serviços é uma série de atividades de natureza intangível. Mas vale ressaltar que em todas as empresas, pequenas ou grandes prestam algum serviço. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR Serviço é toda atividade ou benefício, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulte na posse de algum bem (KOTLER; KELLER, 2012). A contextualizando apresentada na Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) demonstra uma série de problemas de gestão que se espalham pelas três salas cirúrgicas do hospital e precisam ser analisados para que o Bom Coração possa atender sua demanda de cirurgias. Um dos caminhos que o marketing utiliza para isso é uma ferramenta chamada 7Ps, divididos em Mix de Marketing ou 4Ps e 3Ps de serviços apresentados a seguir: 1. P de Praça: Onde o produto/serviço será comercializado. A escolha deve ser pautada em estudos que viabilizem o negócio, incluindo o layout do local. Canais de distribuição, logística e relacionamento com o mercado determinam sua disponibilidade pensando sempre no estoque, armazenagem e transporte até o cliente. 2. P de Preço: Quanto o produto/serviço vai custar no mercado. Este é o “P” crucial, pois dele depende toda a estratégia de vendas e afeta diretamente a receita e os lucros. Pode ter descontos de acordo com o canal de distribuição e deve ser feito após análises comparativas de concorrência e viabilidade. 3. P de Promoção: De que forma você vai estimular a venda de seu produto ou serviço, incluindo a divulgação. A comunicação é a responsável por fazer chegar a seu cliente todas as informações sobre seu produto, quais são as condições de pagamento e outros benefícios para captação de clientes, gerando o lucro para a empresa. Avaliar qual o público-alvo é necessário para saber como atingir este público e torná-lo fiel ao seu produto. 4. P de Produto: Alvo de todas as suas ações. O produto é um bem disponível em um mercado e pode ser classificado como tangível (material) ou intangível (não material), durável ou não durável. Pode soar estranho, mas até mesmo pessoas podem ser consideradas produtos, como é o caso de atletas, políticos e artistas que vivem do trabalho de suas próprias imagens. Dentro disso, outros conceitos devem ser considerados na apresentação do produto: como você pretende apresentar sua história ao mercado, qual o ciclo de vida e qualidade do seu produto, os benefícios que ele traz ao cliente, como é a sua marca e CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR quais serviços podem ser associados a esse produto. Um carro, por exemplo, pode ser associado à sua garantia ou a um seguro. 5. P de Pessoas: Atender os hábitos existentes ou de desejo dos consumidores deve ser a premissa de seu negócio e parte primordial de seu plano de ação. É importante lembrar também que em algum momento do processo, o cliente terá contato, seja pessoalmente ou por telefone. Sem os seus colaboradores, o processo não fica completo, são eles os responsáveis pela interação com os clientes. Por isso, é preciso considerar e investir em treinamento de seus funcionários. O bom atendimento é a premissa básica para lidar com eles, pois essa equipe transmite a imagem da empresa e pode ser um diferencial competitivo no mercado. 6. P de Processos: Diz respeito às ações a serem tomadas para satisfazer seus clientes. Do início ao pós-venda, o processo descreve todo o fluxo de atividades. Neste ciclo, o cliente deve se sentir próximo da empresa, que por sua vez, deve aproximá-lo dos fluxos. Todos os mecanismos e ações de execução de um serviço pode ser considerado um processo. Quando mal realizados, eles afetam o cumprimento dos serviços, a produtividade e, consequentemente, a satisfação dos clientes. 7. P de Percepção (Ambiente Palpável): Perceber o que os consumidores pensam ou esperam de você são orientações a serem consideradas na elaboração de estratégias de fidelização. Para isso, as evidências tangíveis são fonte de avaliações para os clientes para que verifiquem a qualidade de tudo aquilo que está ligado ao produto ou serviço, como o design do local onde é comercializado, as facilidades oferecidas (como estacionamento), equipamentos usados para atende-lo, etc. Muitos preferem chamar esse P de “Evidências Físicas”, tradução do Inglês Physical Evidences. Os 7Ps de serviços são considerados como variáveis de decisões importantes em um plano de Marketing e são ferramentas muito úteis para influenciar os clientes. Desse modo, preencha as lacunas das figuras a seguir considerando cada característica dos problemas (tanto para produtos como para serviços) descritos na contextualização do Hospital Bom Coração: CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR Fonte: Desenvolvido pelo professor. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson, 2012. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR PORTER, M. E. Estratégia competitiva: técnicas para análise de indústrias e da concorrência. Campus, 1986. TORRES, C. A bíblia do marketing digital: tudo o que você queria saber sobre marketing e publicidade na internet e não tinha a quem perguntar. São Paulo: Novatec, 2009, 15-83. Atividade 3- (Contabilidade) Como se observou na descrição de nossa Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), o Hospital Bom Coração está precisando do seu auxílio em uma ação voltada para avaliar a situação das imobilizações atuais desse setor/área determinando o valor contábil dos bens nele alocados. Para que os demais profissionais não relacionados à área responsável pelos bens do ativo imobilizado possam entender essa ação, pedimos que você execute as seguintes tarefas: a) Busque em materiais como no pronunciamento técnico disponível em: < http://static.cpc.aatb.com.br/Documentos/316_CPC_27_rev%2013.pdf> os conceitos envolvendo: i) ATIVO IMOBILIZADO; e ii) DEPRECIAÇÃO. Para melhor compreensão sobre esses dois temas, sugerimos que busquem em outros materiais como livros e artigos não apenas o conceito (citar pelo menos duas fontes pesquisadas), mas também as características e a finalidade dos ativos imobilizados e da depreciação. b) Em sua pesquisa você perceberá que a depreciação envolve a aplicação de técnicas e percentuais específicos, portanto, pede-se que você consulte materiais e resuma o que vem a ser: i) método linear de depreciação; e ii) método das unidades produzidas. Não se esqueça que na sua pesquisa você deverá explicar a forma como o método é aplicado utilizando-se de um exemplo de aplicação. c) Por último, pesquisa e indique qual o percentual de depreciação das seguintes imobilizações: i) Veículos; ii) Edificações; e iii) Máquinas e Equipamentos utilizando como fonte o Regulamento do Imposto de Renda, como o disponível em: < CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/anexoOutros.action?idArqui voBinario=36085>. Atividade 4- (Análise de Custos) Considere os seguintes aspectos (apenas para a quarta sala):  Salário e encargos trabalhistas mensais dos instrumentadores e dos auxiliares de enfermagem.  Gastos mensais com medicamentos, materiais hospitalares e esterilização.  Gastos mensais com energia elétrica, água, materiais de limpeza, lavanderia (lavagem das roupas dos profissionais, dos pacientes...) estão orçados em R$ 5.300,00. Para o cálculo do procedimento de cirurgia a gestão de custos é uma ferramenta imprescindível. A partir das informações apresentadas determine o custo de cada cirurgia na quarta sala, levando em consideração que ela estará disponível para os procedimentos durante 22 dias do mês e com sua nova estrutura poderá atender 10 cirurgias de baixa complexidade. Atividade 5- (Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras) Na Atividade 1 foi identificado o valor do investimento (recursos de longo prazo) necessário para viabilizar a reestruturação do centro cirúrgico do Hospital Bom Coração. Entretanto, para viabilizar as operações é necessário que a instituição aumente seu capital de giro (recurso de curto prazo). Uma estratégia que pode ser adotada é adição do aumento no capital de giro no financiamento de longo prazo a ser realizado para a reestruturação do centro cirúrgico, desta maneira, calcule o aumento necessário ao capital de giro, para que a instituição tenha condições de tornar a nova sala de cirurgia operacional. A diretoria do Bom Coração definiu que o capital de giro inicial deve ser CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR o suficiente para suportar seis meses de operação. Desta forma, verifique: Qual é o valor do capital de giro necessário para que a nova sala de cirurgia esteja operacional? Qual será o investimento total necessário para a reestruturação do centro cirúrgico? ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO  Para o desenvolvimento do trabalho, você deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas, web aulas e no livro texto disponível na Biblioteca Digital bem como contar com a orientação dos tutores a distância.  O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT. Para conhecê-las acesse o livro didático: BOTELHO, Joacyr Machado; CRUZ, Vilma Aparecida Gimenes da. Metodologia Científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.142 p. Disponível na Biblioteca Digital.  O trabalho deve ser postado, na pasta específica portfólio.  Lembrem-se que seu tutor a distância postará informações importantes, para ajudá-los na estruturação e no desenvolvimento.  Fazer a Produção Textual com antecedência é fundamental; assim, você terá tempo de revisá-la várias vezes, e isto é importante para o sucesso do trabalho acadêmico.  O trabalho deve conter no mínimo 7 e no máximo 15 laudas. ATENÇÃO: atentem-se para o prazo de envio da atividade. a) No caso de dúvidas, solicite a orientação do seu tutor presencial. Observações: a) Após coletar todas as informações necessárias você devá desenvolver uma Produção Textual em Individual, abordando as informações solicitadas a partir da Situação Geradora de Aprendizagem. CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO HOSPITALAR b) Acessem a Biblioteca Digital para conhecer as normas de padronização e formatação do trabalho. ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO  A produção textual deverá ser desenvolvida de acordo com as Normas ABNT (Capa, Folha de Rosto, Sumário etc.).  Na Introdução, o aluno deverá citar o que será desenvolvido, o objetivo geral e objetivos específicos do trabalho.  No desenvolvimento o aluno deverá colocar todo o conteúdo do trabalho, seguindo os itens relatados anteriormente.  Na conclusão deve ser destacado de que forma os objetivos descritos na introdução foram atingidos e qual foi a contribuição que o trabalho proporcionou para o crescimento do aluno.  Por fim, o aluno deve relacionar todas as referências bibliográficas utilizadas e devidamente citadas durante a realização do trabalho. Observação  Lembre-se que seu tutor a distância também estará à disposição para orientações na. Bom trabalho a todos! Equipe de professores.

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