PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR: Curso: Teologia Semestre: 1º Semestre Disciplinas Integradoras: Filosofia da Educação; História Antiga; Homem, Cultura e Sociedade; Metodologia Científica; Ética, Política e Cidadania.
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL
TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR:
Curso: Teologia
Semestre: 1º Semestre
Disciplinas
Integradoras:
Filosofia da Educação;
História Antiga;
Homem, Cultura e Sociedade;
Metodologia Científica;
Ética, Política e Cidadania.
Professores: Stefany Ferreira Feniman
José Osvaldo Henrique Corrêa
Márcio Gutuzo Saviani
Regina Celia Adamuz
José Adir Lins Machado
Conteúdos
Interdisciplinares:
Cientificidade do Conhecimento. Tipos de Produção
Científica. Projeto de Pesquisa. Normas e Padronização
científica.
Formação da moral ocidental. Formação da política
ocidental. A explicação sociológica da vida coletiva. A
construção da sociedade global.
Competência: Conhecer os conteúdos de sua área específica e relacionálos a situações cotidianas.
Preparar o aluno para cumprir os requisitos formais de
construção de um trabalho científico.
Promover a reflexão filosófica, através dos questionamentos e
da formulação de argumentos a partir da análise do momento
histórico atual com seus problemas e desafios humanos e
sociais.
Habilidades: Elaborar um texto de caráter dissertativo-argumentativo
explicitando com clareza os resultados de sua reflexão,
correlacionando uma Situação-Problema proposta com
conteúdos das disciplinas estudadas no semestre.
Aptidão para construção de textos científicos.
Objetivos de
Aprendizagem:
Interpretar uma Situação-Problema para exercitar a aplicação
prática dos conteúdos interdisciplinares; integrar de forma
clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a
finalidade de esclarecer a importância dos assuntos
abordados nas disciplinas deste semestre na prática
profissional; elaborar produções científicas aplicando normas
da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Ser parte da sua formação intelectual e de sua preparação
para atuar como teólogo.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A Produção Textual Interdisciplinar é uma atividade relacionada aos
conteúdos trabalhados no conjunto de materiais didáticos, como teleaula, webaula,
material didático e bibliografia indicada neste material que tem por objetivo
estabelecer a relação entre a teoria e a prática, e a aplicação dos conteúdos à
realidade.
Nesta Produção Textual Interdisciplinar Individual, você é convidado a refletir
e interpretar uma Situação-Problema — relacionada a temas fundamentais que
possuem conexão com as disciplinas deste semestre letivo — que retrata um
acontecimento da realidade cotidiana. Um acontecimento a partir do qual, você, futuro
profissional da área poderia atuar, compreendendo como problemáticas diversas
podem estar intimamente relacionadas entre si e como podem incidir em sua formação
intelectual e atuação profissional como teólogo.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A leitura da Situação Geradora de Aprendizagem, a seguir, fornecerá
elementos para que você realize uma produção textual com base nas questões
propostas na sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
As disciplinas deste primeiro semestre do curso Teologia visam, entre outras
coisas, fornecer bases importantes para sua formação intelectual e, também,
profissional. Sendo assim, a seguir, apresentaremos uma Situação Geradora de
Aprendizagem que lhe servirá como ponto de partida para refletir sobre os assuntos
que fazem parte dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre, buscando
estabelecer uma relação entre eles. Na sequência, haverá questões que deverão ser
respondidas por meio de uma produção textual como parte desta atividade.
SITUAÇÃO PROBLEMA
Leia e interprete a reportagem a seguir:
À frente do Albergue Santa Luíza de Marillac por 24 anos, o presidente foi
afastado a pedido do Ministério Público e o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti,
assumiu a direção. A Promotoria investiga irregularidades no local existente desde
março de 1959.
Dom Anuar Battisti contou que recebeu a notícia para assumir o albergue às
12h desta quarta-feira (7), com surpresa. Porém, comemorou o retorno dos trabalhos
da Igreja Católica na casa, fundada pelo ex-arcebispo dom Jaime Coelho.
O arcebispo de Maringá preferiu não falar sobre os motivos que levaram ao
afastamento da então direção. O Ministério Público faz uma auditoria no Albergue
Santa Luíza Marillac, com denúncias de maus-tratos aos atendidos, empréstimos
irregulares e também problemas com doações.
A investigação está nas mãos dos promotores José Lafaiete Barbosa
Tourinho e Maurício Kalache. Dom Anuar ainda ‘toma pé’ da situação, mas convida
os apoiadores do albergue para que ajudem na transição. Além disso, marcou uma
missa para este domingo (11), às 8h, aberta à comunidade.
ALMEIDA, PAULINE. MP investiga irregularidades em albergue de Maringá e
afasta direção; Dom Anuar assume. Disponível em: .
Acesso em: 08 fev. 2019.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Agora é com você!
Neste trabalho de produção textual, você deve analisar a situação
apresentada no tópico ‘Situação Geradora de Aprendizagem’ e produzir UM
ÚNICO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO1 de, no mínimo, 2 e, no
1 Esse tipo de produção textual possui três características principais: a apresentação do ponto
de vista; a discussão dos argumentos; a análise crítica do texto. Nesse tipo de texto, você
deve se valer de argumentos, fatos e dados, que servirão para que você justifique as ideias
que irá desenvolver.
Atenção!: não deve haver um texto para cada questão, mas um único texto que contemple
as respostas de todas as questões.
máximo, 4 laudas, que responda às questões a seguir, buscando relacionar com
os materiais indicados para leitura e as disciplinas do semestre.
1. Conforme relatado na Situação-Problema, o presidente do albergue foi afastado
devido às acusações de irregularidades. Hoje isso é possível e até normal, mas
até o fim da Idade Média havia quem defendia que as autoridades deveriam ser
sempre respeitadas, fossem elas boas ou más (em conformidade com o preceito
descrito em Romanos 13,1-5).
Tomás de Aquino (1225-1274) representou uma revolução política ao defender
que autoridades injustas poderiam ser legalmente depostas; e John Locke (1632-
1704) foi além defendendo o direito à rebelião, ou seja, pode ser deposto e nem
precisa ser legalmente, pode ser até mesmo à força. Contudo, essa não é uma
tese defendida por Thomas Hobbes (1588-1679).
Pesquise (no livro da disciplina, ou outros livros ou, ainda, em sites; mas não
esqueça de referenciá-los) e apresente o modo como deveriam ser tratados os
reis tiranos, de acordo com a visão de Thomas Hobbes.
2. A reflexão sobre a educação é ampla e muitos foram os pensadores que se
dedicaram a ela. De acordo com o pensador frankfurtiano, Theodor Adorno (1903-
1969), a educação deve ter como objetivo promover a emancipação humana, para
que o indivíduo possa pensar de forma autônoma e vivencie experiências dotadas
de sentido.
Tomando o pensamento deste autor como referência, responda: De que maneira
a educação para a emancipação ajuda a refletir sobre a notícia exposta na
Situação-Problema? Procure relacionar este pensamento com a situação narrada.
3. A corrupção, que apesar de existir desde a Antiguidade, ainda permanece como
um dos grandes problemas que ocorre em nossa sociedade. Percebemos que ela
está em toda parte, nas diversas instituições, sejam religiosas, políticas e sociais.
Utilizando das teorias dos pensadores clássicos da sociologia, que podem ser
encontradas na Unidade 2, do livro Homem, cultura e sociedade, analise a
corrupção em nossa sociedade segundo o pensamento sociológico de:
a) Émile Durkheim (Fato Social);
b) Max Weber (Ação Social).
c) Karl Marx (As contradições do sistema capitalista e das classes sociais).
NORMAS PARA ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
a) A capa do trabalho deverá conter o seu nome;
b) você deverá postar o trabalho na pasta especifica, no prazo estipulado no
Colaborar;
c) a Sala do Tutor é o ambiente indicado para que as dúvidas que surgirem
durante a execução da atividade sejam solucionadas;
d) o trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da Associação
Brasileira de Normas Técnicas - ABNT conforme as instruções descritas
no anexo ‘Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio’, para
facilitar a realização. O seu tutor eletrônico estará à disposição para
orientações e atente-se para o prazo de envio da atividade.
e) o formato do trabalho deverá ser Word.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão
a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a distância à produção textual:
a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT.O
trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR 14724 – Trabalhos
acadêmicos – seguindo o anexo intitulado ‘Apresentação formal de um
trabalho científico – portfólio’.
b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada.
c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção,
atendendo à norma padrão.
d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão.
e) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos
textos e sites citados.
Apresentamos a você os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o
conceito a ser dado pelo Tutor a distância:
CRITÉRIO SIGNIFICADO VALOR/PESO
Coerência interna
O texto apresenta uma argumentação crítica
e fundamentada.
20%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares no
texto argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e
argumentações) as ideias apresentam
relação direta com a situação-problema e
explicitam conteúdos trabalhados nas
disciplinas de forma clara.
20%
Riqueza de
argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as
justificativas e argumentações) têm relação
direta com o tema e traduzem uma
perspectiva crítica e variedade de pontos de
vista.
20%
Abrangência da
argumentação
As ideias apresentadas no texto (com as
justificativas e argumentações) têm relação
direta com a Situação-Problema incluindo
tudo o que deveria ser dito, ou seja, na
resposta nada importante foi deixado de
fora.
20%
Normalização
Respeito às normas da ABNT, respeito a
escrita ortográfica e estrutura solicitada.
20%
Tenha um excelente trabalho!
Atenciosamente, professores do semestre
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