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PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR: Curso: Teologia Semestre: 1º Semestre Disciplinas Integradoras: Filosofia da Educação; História Antiga; Homem, Cultura e Sociedade; Metodologia Científica; Ética, Política e Cidadania.

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL TEMÁTICA INTERDISCIPLINAR: Curso: Teologia Semestre: 1º Semestre Disciplinas Integradoras: Filosofia da Educação; História Antiga; Homem, Cultura e Sociedade; Metodologia Científica; Ética, Política e Cidadania. 


Professores: Stefany Ferreira Feniman José Osvaldo Henrique Corrêa Márcio Gutuzo Saviani Regina Celia Adamuz José Adir Lins Machado Conteúdos Interdisciplinares: Cientificidade do Conhecimento. Tipos de Produção Científica. Projeto de Pesquisa. Normas e Padronização científica. Formação da moral ocidental. Formação da política ocidental. A explicação sociológica da vida coletiva. A construção da sociedade global. Competência: Conhecer os conteúdos de sua área específica e relacionálos a situações cotidianas. Preparar o aluno para cumprir os requisitos formais de construção de um trabalho científico. Promover a reflexão filosófica, através dos questionamentos e da formulação de argumentos a partir da análise do momento histórico atual com seus problemas e desafios humanos e sociais. Habilidades: Elaborar um texto de caráter dissertativo-argumentativo explicitando com clareza os resultados de sua reflexão, correlacionando uma Situação-Problema proposta com conteúdos das disciplinas estudadas no semestre. Aptidão para construção de textos científicos. Objetivos de Aprendizagem: Interpretar uma Situação-Problema para exercitar a aplicação prática dos conteúdos interdisciplinares; integrar de forma clara e coesa os tópicos do roteiro de conteúdos com a finalidade de esclarecer a importância dos assuntos abordados nas disciplinas deste semestre na prática profissional; elaborar produções científicas aplicando normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ser parte da sua formação intelectual e de sua preparação para atuar como teólogo. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A Produção Textual Interdisciplinar é uma atividade relacionada aos conteúdos trabalhados no conjunto de materiais didáticos, como teleaula, webaula, material didático e bibliografia indicada neste material que tem por objetivo estabelecer a relação entre a teoria e a prática, e a aplicação dos conteúdos à realidade. Nesta Produção Textual Interdisciplinar Individual, você é convidado a refletir e interpretar uma Situação-Problema — relacionada a temas fundamentais que possuem conexão com as disciplinas deste semestre letivo — que retrata um acontecimento da realidade cotidiana. Um acontecimento a partir do qual, você, futuro profissional da área poderia atuar, compreendendo como problemáticas diversas podem estar intimamente relacionadas entre si e como podem incidir em sua formação intelectual e atuação profissional como teólogo. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL A leitura da Situação Geradora de Aprendizagem, a seguir, fornecerá elementos para que você realize uma produção textual com base nas questões propostas na sequência. SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) As disciplinas deste primeiro semestre do curso Teologia visam, entre outras coisas, fornecer bases importantes para sua formação intelectual e, também, profissional. Sendo assim, a seguir, apresentaremos uma Situação Geradora de Aprendizagem que lhe servirá como ponto de partida para refletir sobre os assuntos que fazem parte dos conteúdos trabalhados nas disciplinas deste semestre, buscando estabelecer uma relação entre eles. Na sequência, haverá questões que deverão ser respondidas por meio de uma produção textual como parte desta atividade. SITUAÇÃO PROBLEMA Leia e interprete a reportagem a seguir: À frente do Albergue Santa Luíza de Marillac por 24 anos, o presidente foi afastado a pedido do Ministério Público e o arcebispo de Maringá, dom Anuar Battisti, assumiu a direção. A Promotoria investiga irregularidades no local existente desde março de 1959. Dom Anuar Battisti contou que recebeu a notícia para assumir o albergue às 12h desta quarta-feira (7), com surpresa. Porém, comemorou o retorno dos trabalhos da Igreja Católica na casa, fundada pelo ex-arcebispo dom Jaime Coelho. O arcebispo de Maringá preferiu não falar sobre os motivos que levaram ao afastamento da então direção. O Ministério Público faz uma auditoria no Albergue Santa Luíza Marillac, com denúncias de maus-tratos aos atendidos, empréstimos irregulares e também problemas com doações. A investigação está nas mãos dos promotores José Lafaiete Barbosa Tourinho e Maurício Kalache. Dom Anuar ainda ‘toma pé’ da situação, mas convida os apoiadores do albergue para que ajudem na transição. Além disso, marcou uma missa para este domingo (11), às 8h, aberta à comunidade. ALMEIDA, PAULINE. MP investiga irregularidades em albergue de Maringá e afasta direção; Dom Anuar assume. Disponível em: . Acesso em: 08 fev. 2019. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL Agora é com você! Neste trabalho de produção textual, você deve analisar a situação apresentada no tópico ‘Situação Geradora de Aprendizagem’ e produzir UM ÚNICO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO1 de, no mínimo, 2 e, no 1 Esse tipo de produção textual possui três características principais: a apresentação do ponto de vista; a discussão dos argumentos; a análise crítica do texto. Nesse tipo de texto, você deve se valer de argumentos, fatos e dados, que servirão para que você justifique as ideias que irá desenvolver. Atenção!: não deve haver um texto para cada questão, mas um único texto que contemple as respostas de todas as questões. máximo, 4 laudas, que responda às questões a seguir, buscando relacionar com os materiais indicados para leitura e as disciplinas do semestre. 1. Conforme relatado na Situação-Problema, o presidente do albergue foi afastado devido às acusações de irregularidades. Hoje isso é possível e até normal, mas até o fim da Idade Média havia quem defendia que as autoridades deveriam ser sempre respeitadas, fossem elas boas ou más (em conformidade com o preceito descrito em Romanos 13,1-5). Tomás de Aquino (1225-1274) representou uma revolução política ao defender que autoridades injustas poderiam ser legalmente depostas; e John Locke (1632- 1704) foi além defendendo o direito à rebelião, ou seja, pode ser deposto e nem precisa ser legalmente, pode ser até mesmo à força. Contudo, essa não é uma tese defendida por Thomas Hobbes (1588-1679). Pesquise (no livro da disciplina, ou outros livros ou, ainda, em sites; mas não esqueça de referenciá-los) e apresente o modo como deveriam ser tratados os reis tiranos, de acordo com a visão de Thomas Hobbes. 2. A reflexão sobre a educação é ampla e muitos foram os pensadores que se dedicaram a ela. De acordo com o pensador frankfurtiano, Theodor Adorno (1903- 1969), a educação deve ter como objetivo promover a emancipação humana, para que o indivíduo possa pensar de forma autônoma e vivencie experiências dotadas de sentido. Tomando o pensamento deste autor como referência, responda: De que maneira a educação para a emancipação ajuda a refletir sobre a notícia exposta na Situação-Problema? Procure relacionar este pensamento com a situação narrada. 3. A corrupção, que apesar de existir desde a Antiguidade, ainda permanece como um dos grandes problemas que ocorre em nossa sociedade. Percebemos que ela está em toda parte, nas diversas instituições, sejam religiosas, políticas e sociais. Utilizando das teorias dos pensadores clássicos da sociologia, que podem ser encontradas na Unidade 2, do livro Homem, cultura e sociedade, analise a corrupção em nossa sociedade segundo o pensamento sociológico de: a) Émile Durkheim (Fato Social); b) Max Weber (Ação Social). c) Karl Marx (As contradições do sistema capitalista e das classes sociais). NORMAS PARA ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL a) A capa do trabalho deverá conter o seu nome; b) você deverá postar o trabalho na pasta especifica, no prazo estipulado no Colaborar; c) a Sala do Tutor é o ambiente indicado para que as dúvidas que surgirem durante a execução da atividade sejam solucionadas; d) o trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT conforme as instruções descritas no anexo ‘Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio’, para facilitar a realização. O seu tutor eletrônico estará à disposição para orientações e atente-se para o prazo de envio da atividade. e) o formato do trabalho deverá ser Word. CRITÉRIOS AVALIATIVOS A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a distância à produção textual: a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT.O trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos – seguindo o anexo intitulado ‘Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio’. b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada. c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão. e) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados. Apresentamos a você os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo Tutor a distância: CRITÉRIO SIGNIFICADO VALOR/PESO Coerência interna O texto apresenta uma argumentação crítica e fundamentada. 20% Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação-problema e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara. 20% Riqueza de argumentação As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com o tema e traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista. 20% Abrangência da argumentação As ideias apresentadas no texto (com as justificativas e argumentações) têm relação direta com a Situação-Problema incluindo tudo o que deveria ser dito, ou seja, na resposta nada importante foi deixado de fora. 20% Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita ortográfica e estrutura solicitada. 20% Tenha um excelente trabalho! Atenciosamente, professores do semestre

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