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Agroindústria Bela Citrus



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI CURSO: Ciências Contábeis PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso: Ciências Contábeis Semestre: 5º - 6º Disciplinas: • Estrutura das Demonstrações. • Análise de Investimento e Fontes • Contabilidade do Agronegócio • Contabilidade Social e Ambiental • Contabilidade do Setor Público • Seminário Interdisciplinar VI Professores • Alcides José da Costa Filho • Renato J. da Silva • Valdeci da Silva Araújo • Dirceu Carneiro de Araujo • Eric Ferreira dos Santos • Eduardo Camargo de Aguiar Competências: • Compreender conceitos relacionados às demonstrações contábeis; • Administrar informações relacionadas às práticas econômicas; • Explorar a atividade rural; • Compreender e analisar gastos públicos; • Demonstrar o impacto social da empresa. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. • Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva. • Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. • Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. • Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Prezado aluno Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Agroindústria Bela Citrus”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL  O trabalho deverá ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.  É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre e, além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);  O trabalho deverá ser desenvolvido inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc). Vá até a “Biblioteca Digital”, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”.  A produção textual deve ter, no mínimo, 8 e, no máximo, 15 laudas (páginas). No entanto, as referências não compõem o número de laudas especificadas.  Importante: A produção textual deve ser cadastrada em arquivo Word. Não serão aceitos trabalhos enviados em PDF.  A produção interdisciplinar é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. Para o desenvolvimento do trabalho, recomenda-se consultar e se fundamentar nas tele aulas, web aulas, sugestões de leitura e no livro-texto disponível na Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância por meio do sistema de mensagens. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI 1. Leitura e interpretação da SGA Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético da Agroindústria Bela Citrus apresentado na sequência. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: Agroindústria – Bela Citrus O faturamento da Bela Citrus provém integralmente do processamento e fabricação do suco de laranja que é fonte rica em vitaminas, minerais e flavonoides. A empresa se preocupa com a valorização de seus profissionais, o aproveitamento de 100% da fruta na produção do suco e de seus ingredientes, a reutilização da água retirada do suco concentrado, a utilização de energia renovável. A filosofia da Bela Citrus é crescer de maneira sustentável e melhorar a vida da comunidade. A diretoria executiva da Bela Citrus está em busca de novas oportunidades de negócios que venha garantir a sustentabilidade empresarial da agroindústria, expressa pelo crescimento contínuo da produção, receitas e lucro a longo prazo, bem como no atendimento satisfatório aos anseios da comunidade. A Bela Citrus deseja crescer. Para isso, ela precisa analisar um projeto de investimento para ampliação no setor de processamento para adequar a demanda à capacidade produtiva. A melhoria na capacidade produtiva pode viabilizar outras oportunidades. A Bela Citrus, atualmente, analisa a oportunidade em participar de processos licitatórios de prefeituras das regiões em que atua e identificou que o município Jarra Branca está buscando empresas para o fornecimento de suco concentrado líquido para uso na composição da merenda escolar em sua rede municipal. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Diante desse contexto você é convidado a conhecer algumas situações da empresa. Ajude a empresa projetando, analisando, elaborando demonstrações e analisando conceitos. 2. Agora que você já conhece a situação da empresa Bela Citrus, vamos iniciar os trabalhos. O principal gargalo produtivo está no processamento, uma vez que a unidade industrial está próxima da sua capacidade máxima. Além disso, uma possível vitória nas licitações levará a agroindústria a ampliar seu setor produtivo. O investimento inicial no projeto de ampliação no setor de processamento está estimado em R$2.000.000,00. Para financiar o projeto, será utilizado capital de terceiro. Logo, agroindústria irá incorrer em despesas financeiras. A melhor opção de financiamento do projeto de investimento, no Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A proposta do (BNDES) pode ser visualizado no quadro abaixo: Quadro 1 - Proposta de financiamento do BNDES Fonte: elaborado pelos autores. Sendo assim, com base nos orçamentos de custos e aquisições dos projetos, bem como das receitas esperadas, foi elaborado a projeção de fluxo de caixa para período de 5 anos. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Quadro 2 - Projeção de Fluxo de caixa projeto Fonte: elaborado dos autores. Com base nessas informações você deverá apontar a viabilidade econômicofinanceira dos investimentos. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, calcule para o projeto: ATIVIDADE 1 a) Valor Presente Líquido (VPL); b) Taxa Interna de Retorno (TIR). c) Com base nos resultados encontrados, determine se o projeto é viável ou não. Visto a análise de viabilidade para investimentos, a Bela Citrus analisa a oportunidade de participar da licitação do município Jarra Branca que busca a terceirização no fornecimento de suco concentrado líquido para uso na composição da merenda escolar em sua rede municipal. A diretoria tem dúvidas se a empresa deve ou não participar do processo licitatório por ainda não saber claramente a capacidade de pagamento da entidade pública para a satisfação das necessidades básicas. Por essa razão, ela solicitou aos profissionais da empresa, que lidam com a análise de proposta, inclusive você, para analisar a condição financeira da entidade pública por meio de indicadores, a fim de determinar se vale a pena ou não participar do processo licitatório. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Sob a perspectiva dos gastos públicos, a análise inicia-se pela compreensão da conexão entre gastos e satisfação das necessidades básicas da população. A administração realizou o levantamento de dados necessários para analisar viabilidade de participar da licitação. Neste sentido, o Quadro 3 destaca os indicadores de análises voltados para os gastos públicos. A ideia é avaliar, por meio de indicadores a condição financeira do Município de Jarra Branca sob a perspectiva dos gastos públicos, compreendendo as despesas operacionais com o custeio do governo, as despesas com o serviço da dívida e os investimentos para o período janeiro a março de 2019, a fim de determinar a capacidade de pagamento da entidade pública. As principais informações necessárias à avaliação do comportamento dos gastos públicos são extraídas diretamente do balanço orçamentário (veja Quadro 4). As informações analíticas são extraídas do Relatório Resumido da Execução Orçamentária (RREO), especificamente no Anexo I – Balanço Orçamentário. As informações sobre as variáveis econômicas, demográficas e operacionais são obtidas nas bases de dados do IBGE. Os dados foram corrigidos monetariamente, utilizando-se como indexador o IGP-DI da Fundação Getúlio Vargas. O Quadro 5 sintetiza esses dados. Quadro 3 - Indicadores de análise dos gastos públicos Fonte: elaborado dos autores. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Quadro 4 - Informações para análise dos gastos do Município de Jarra Branca INFORMAÇÕES FINANCEIRAS Jan/2019 Fev/2019 Mar/2019 Gasto total 68.021.573 77.536.736 89.404.697 Gasto operacional 58.855.499 67.088.770 77.062.403 Investimentos 7.416.222 8.589.938 10.518.448 Inversão financeira 331.637 166.956 185.070 Juros e encargos da dívida 992.940 1.101.762 1.192.856 Amortização da dívida 1.418.215 1.691.072 1.638.776 Despesas com pessoal 29.190.711 33.641.899 39.301.328 Despesas não relacionadas a gastos com pessoal 38.830.862 43.894.837 50.103.369 Despesas com a função educação 17.566.398 19.560.008 22.792.353 Despesas com a função saúde 11.913.295 12.156.795 14.648.542 Benefícios previdenciários 2.709.113 3.844.958 4.486.957 Gastos extraordinários 180.054 289.056 345.096 Receita corrente líquida 63.582.689 73.569.236 83.440.883 Fonte: elaborado dos autores. Quadro 5 - Informações para econômicas demográficas e operacionais para análise dos gastos do Município de Jarra Branca INFORMAÇÕES ECONÔMICAS, DEMOGRÁFICAS E OPERACIONAIS Jan/2019 Fev/2019 Mar/2019 População 35.250 35.795 36.326 Renda 350.172.090 379.979.675 416.465.966 Crescimento (Variação) da renda – 8,5% 9,6% PIB 593.094.000 598.042.000 601.087.000 Número de funcionários 1.320 1.356 1.405 Crescimento da Receita Corrente Líquida – 15,70% 13,42% Fonte: elaborado dos autores. Com base nas informações evidenciadas no Quadro 4 e 5: ATIVIDADE 2 a) calcule os principais indicadores de análise dos gastos do Município de Jarra Branca para o período de janeiro a março de 2019, preenchendo seus valores nos Quadros 6, 7 e 8; Quadro 6 – Indicadores de análise dos gastos do Município Jarra Branca em janeiro de 2019 INDICADORES CÁLCULO – Jan/2019 a Gasto per capita b Elasticidade do gasto Incalculável por falta de dados do período anterior c Crescimento do gasto Incalculável por falta de dados do período anterior d Tamanho do setor público e Participação dos gastos operacionais f Representatividade do serviço da dívida g Flexibilidade dos gastos PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Quadro 7 – Indicadores de análise dos gastos do Município de Jarra Branca em fevereiro de 2019 INDICADORES CÁLCULO – Fev/2019 a Gasto per capita b Elasticidade do gasto c Crescimento do gasto d Tamanho do setor público e Participação dos gastos operacionais f Representatividade do serviço da dívida g Flexibilidade dos gastos Quadro 8 – Indicadores de análise dos gastos do Município de Jarra Branca em março de 2019 INDICADORES CALCULO – Mar/2019 a Gasto per capita b Elasticidade do gasto c Crescimento do gasto d Tamanho do setor público e Participação dos gastos operacionais f Representatividade do serviço da dívida g Flexibilidade dos gastos ATIVIDADE 3 b) apresente um exemplo de análise sob o ponto de vista de um analista externo da Bela Citrus, comentando pelo menos três tipos de indicadores, entre as informações disponíveis e calculadas. Se possível, demonstre uma possível conclusão ou um indicativo sobre a capacidade financeira do município. Se for o caso, você pode comentar algumas restrições como limitações das análises: i) limitação dos dados publicados; ii) ausência de informações sobre fatores importantes dos gastos que afetam a condição financeira do município. Para que a gestão da empresa possa tomar decisão assertiva, mediante a movimentação da empresa, o departamento contábil da Bela Citrus deverá apresentar três demonstrações, as quais são fundamentais na evidenciação dos fatos contábeis ocorridos no período: Balanço Patrimonial, Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) e Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Para elaborar as três demonstrações você deverá atentar-se as seguintes informações e orientações: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Conforme observa-se no Quadro 9, em relação a DRE projetada, no primeiro ano a empresa até superou as expectativas, realizando vendas acima dos valores almejados pela empresa. O Quadro 9 demonstra as vendas realizadas e todos os demais eventos que fizeram parte dos processos transacionais da empresa. Neste caso, a contabilidade deve levantar e apurar, sob as normas e Legislação contábil a Demonstração do Resultado do Exercício – DRE. Quadro 9 - Evidenciação de Receitas e Despesas Lista de receitas e despesas realizadas Valor (R$) Vendas de Produtos agrícolas 3.610.447,20 Devoluções de Vendas 68.000,00 Abatimentos 40.000,00 Impostos e Contribuições Incidentes sobre Vendas 454.080,00 Fretes e carretos 180.000,00 Custo de Armazenamento 80.000,00 Custo dos produtos 140.000,00 Despesas Com Vendas 88.000,00 Despesas Administrativas 155.000,00 Depreciação 220.000,00 Despesas Financeiras 30.000,00 (-) Receitas Financeiras 60.000,00 Fonte: elaborado pelos autores. No que diz respeito ao lucro a ser apurado pela contabilidade, deve-se evidenciar a provisão para o Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e Contribuição Social Sobre o Lucro (CSSL) levando em consideração as seguintes alíquotas:  15% sobre o lucro para IRPJ e;  9% para CSSL. Ainda, é necessário calcular o valor do Adicional de IRPJ sob alíquota de 10% considerando como base de cálculo o valor do Lucro menos o múltiplo de 3 x R$ 20.000,00, uma vez que a empresa apura os impostos trimestralmente. Feito a apuração do Resultado do Exercício, deve apresentar também o Balanço Patrimonial, o qual evidenciará os saldos das contas patrimoniais conforme já apurado pela contabilidade (vídeo Quadro 10). Para ajuda-lo nisso, segue abaixo a relação de saldos contas, conforme seus respectivos grupos e subgrupos e outras informações necessária ao preparo das demonstrações. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Quadro 10 - Saldo das Contas Patrimoniais Saldos e contas patrimoniais Valor (R$) Caixa 621.695,15 Bancos 200.000,00 Aplicação Financeira 786.000,00 Duplicatas a Receber 800.000,00 Estoque de produtos agrícolas (Laranja) 600.000,00 Plantação de Laranjas 3.000.000,00 Realizável A Longo Prazo Empréstimos a sócios (pagamento após 36 meses) 100.000,00 Investimento Imobilizado Móveis e Utensílios 130.000,00 Veículos 700.000,00 (-) Depreciação Acumulada 220.000,00 Fornecedores 467.604,40 Contas A Pagar 359.552,80 Financiamentos de Veículos (Curto Prazo) 642.395,60 Financiamentos de Veículos (Longo Prazo) 880.000,00 Capital Social 2.500.000,00 Outras informações A conta de reserva de Capital vem com um saldo não proveniente da movimentação da empresa. 400.000,00 Do valor do lucro apurado na DRE deve ser destinado o valor mencionado para as seguintes reservas: 1 - Reserva Legal 120.000,00 2 - Reserva Estatutária 120.000,00 3 - Reserva de Contingência 600.000,00 4 - O restante deverá ser distribuído integralmente como dividendos Fonte: elaborado pelos autores. Dado a movimentação da empresa e mutações que ocorreram no Grupo Patrimônio Líquido (PL), a contabilidade deverá também apresentar uma Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL) (veja Quadro 11). Para isto deve se observar as movimentações apresentadas no Balanço Patrimonial e também na DRE para identificar os valores que influenciaram nas mutações do patrimônio. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Quadro 11 - Estrutura das Mutações ocorridas no PL DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LIQUIDO Capital Social Integralizad o Reserva de Capital Reservas de Lucro Lucros ou Prejuízos Acumulad os TOTAL Legal Estatutária Contingê ncia Saldo inicial em 31/12/x1 2.500.000 400.000 2.900.000 Ajustes de Exercício Anterior Aumento de Capital com Reservas Resultado Líquido do Exercício Constituição de reservas: Reserva Legal Reserva de Contingência Reserva Estatutária Dividendos propostos Saldo final em 31/12/x2 Conforme Balanço Patrimonial, foi movimentado nas contas de reservas de lucro valores provenientes do lucro apurado na DRE. O valor de R$ 400.000,00, referente à reserva de capital, corresponde a um saldo que não originou da movimentação da empresa. O aumento de capital será realizado com o valor do saldo constante na conta reserva de capital. Fonte: elaborado pelos autores. As Demonstrações Contábeis têm como função apresentar de forma clara os eventos ocorridos na empresa. Por isso, demonstrações como Balanço Patrimonial e DRE devem apresentar os subtotais dos grupos e subgrupos. Assim, é de fundamental importância que o Balanço Patrimonial apresente o valor do total de cada grupo Circulante e Não Circulante, bem como valor do Patrimônio Líquido. Por sua vez, a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) deve evidenciar valores de Receitas Líquida, Lucro Bruto, Lucro antes do IR e Lucro Líquido. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI ATIVIDADE 4 Assim, tendo em vista as informações apresentadas, elabore: a) o Balanço Patrimonial; b) a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), e; c) a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). O Brasil é o maior exportador global de suco de laranja. Esse fato chama a atenção dos gestores da empresa Bela Citrus que pensam em elevar o negócio a outro nível. Para fazer isso, eles precisam compreender a mensuração e identificação dos ativos biológicos para realizarem corretamente a contabilização dos fatos contábeis, gerando as demonstrações contábeis com informações relevantes e de forma fidedigna. ATIVIDADE 5 Foram apresentadas algumas dúvidas que você pode ajudar a esclarecer: a) Qual é a diferença entre ativos biológicos consumíveis ou de produção e culturas permanentes e temporárias? b) Cite pelo menos dois exemplos, sendo um de ativo biológico consumível e e a outra de cultura permanente ou temporária, para facilitar o entendimento. c) Os gestores querem saber mais sobre as plantas portadoras e suas particularidades. Explique sobre isso. O cuidado com a natureza está no DNA da Bela Citrus. A empresa vem desde o planejamento de suas atividades, direcionando suas operações de forma responsável, tendo como diretrizes ambientais a preservação da biodiversidade, o uso responsável dos recursos e a mitigação dos riscos. Além disso, ela tem priorizando investimentos que apresentem alternativas renováveis, realizando o monitoramento constante de seus impactos e viabiliza o aumento da eficiência de seus processos. Na atividade de extração de suco cítricas a empresa teve no último período uma grande geração de resíduo de bagaço de laranja e um aumento no consumo de água na irrigação dos laranjais. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI ATIVIDADE 6 a) Sabendo da necessidade da integração da produção com a evidenciação dos impactos sociais e ambientais na contabilidade, você é chamado a apresentar os conceitos de: i) Meio ambiente; ii) Recuperação de créditos carbono, e; iii) Estudo de impacto ambiental. b) Sugira pelo menos uma forma de aproveitamento do bagaço de laranja pela Bela Citrus, como parte de sua responsabilidade ambiental e social. 3. Elaboração do trabalho Para finalizar seu trabalho, efetue um relatório que contemple as atividades de 1 a 6, devendo este ser constituído de: (I) Introdução; (II) Desenvolvimento; (III) Considerações Finais, conforme segue:  I. Introdução  Parte inicial onde se deve expor a finalidade e os objetivos da atividade e outros elementos que situam a atividade proposta, bem como, sua relevância, problemáticas observadas e a metodologia/base de dados efetuada neste.  II. Desenvolvimento (Resolução das Atividades Propostas) É o eixo central do relatório. Neste item, deve-se discorrer sobre todas análises e resultados contidos nas atividades de 1 a 6. Nessa parte é importante que você apresente na íntegra todas as tarefas solicitadas. III. Considerações Finais (Resultados) Nesta parte do relatório deve apresentar um breve resumo dos principais pontos conclusivos das tarefas realizadas. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI 4. Critérios avaliativos Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a pontuação a ser dados pelo tutor a distância. Critério Significado Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre. Riqueza de argumentação O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. Organização dos conteúdos O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. Observação: O seu tutor a distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI 5. Referências BRITO, Antônio Jairi. Contabilidade do Agronegócio. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A. 2018. CAMARGO, Camila. Análise de investimento e demonstrativos financeiros. Curitiba: Ibpex, 2007. 256p. COSTA FILHO, Alcides José da; PROENÇA, Fábio Rogério. Estrutura das demonstrações contábeis. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013. CREPALDI, Silvio Aparecido. Contabilidade rural: uma abordagem decisorial. São Paulo: Atlas, 2016. (Minha Biblioteca). GITMAN, Lawrence J.; JOEHNK, Michael D. Princípios de investimentos. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2005. 456p. MARION, José Carlos. Contabilidade rural: contabilidade agrícola, contabilidade da pecuária, imposto de renda pessoa jurídica. – 14. ed. São Paulo: Atlas, 2014. (Minha Biblioteca). MELO, Moisés Moura; BARBOSA, Sergio Correia. Demonstrações Contábeis. Rio de Janeiro: Frita Bastos Editora, 2018. REBELATTO, Daisy (Org.). Projeto de investimento: com estudo de caso completo na área de serviços. Barueri: Manole, 2004. SAPORITO, Antônio. Analise da Estrutura das Demonstrações Contábeis. Curitiba: Editora Intersaberes, 2015. STOPATTO, Mauro. Análise de investimentos e fontes de financiamento. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 244 p. ZUIN, Luís Fernando Soares; QUEIROZ, Timóteo Ramos. Agronegócios: gestão, inovação e sustentabilidade. São Paulo: Saraiva, 2015. (Minha Biblioteca). Bom trabalho a todos! Equipe de professores.

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