PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
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Tecnologia em Gestão Financeira
Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira
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Curso: Tecnologia em Gestão Financeira Semestre: 3º flex / 4º reg
Disciplinas: Análise de Crédito, Cobrança e Risco
Elaboração e Análise de Projetos
Planejamento Tributário
Mercado de Capitais
Capital de Giro e Análise das Demonstrações Financeiras
Seminário de Projeto Integrado IV
Professores Cleverson Neves
Clévia Israel Faria França
Regis Garcia
Magno Gomes
Alessandra Petrechi
Wellington Bueno
Competências: Aplicar na prática um modelo de previsão de insolvência;
Analisar a viabilidade de expansão de um negócio;
Compreender diferentes regimes tributários;
Analisar opções de investimentos no mercado financeiro;
Aplicar o cálculo e análise de índices financeiros.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido
as seguintes competências e habilidades:
Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo,
promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e
integração do espírito de equipe.
Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social, político,
cultural e econômico.
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Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva.
Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar.
Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões
complexas com ética e responsabilidade.
Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de
forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado
eficiente e eficaz.
Promover o estudo dirigido a distância.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto
aprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas
pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia
do Ministério da Educação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de
problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
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Prezados alunos,
Bem-vindos a este semestre! A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo
(PTG) está fundamentada no seguinte tema: “Análise de um projeto de expansão e outras
alternativas de investimentos”. A seleção desse eixo temático está pautada na possibilidade dessa
proposta viabilizar a abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste
semestre. A seguir, apresentamos as orientações gerais para elaboração do trabalho.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Para a elaboração de sua Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG), vocês deverão
seguir as etapas descritas na sequência, iniciando pela leitura da situação geradora de aprendizagem,
a qual será a base para o desenvolvimento da proposta descrita nas orientações específicas para a
execução do trabalho.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
João Augusto acaba de receber uma herança de seus avós no valor de R$70.000,00. Uma grata
surpresa para quem se esforçou muito para chegar onde está. João possui uma Hamburgueria
Gourmet chamada “Du Chef”, localizada na região Norte do Brasil. Seus negócios até que vão bem,
mas o dinheiro que recebeu o fez pensar em diferentes possibilidades de investimento. A primeira
ideia que lhe veio à cabeça foi de aplicar o dinheiro no mercado financeiro, mais especificamente em
renda variável. Outra opção seria de expandir seu empreendimento montando o Food Truck “Du
Chef”, em outra região da cidade. E como terceira opção, pensou em investir no ramo de produtos
de limpeza com seu primo Marcelo, que está em busca de recursos. Desta maneira, João está em
dúvida entre expandir a “Du Chef” ou optar por outra alternativa de investimento. Sua equipe foi
contratada para identificar qual decisão tem mais possibilidades de ganho e menos risco. A partir
deste dilema, o presente trabalho será desenvolvido no sentido de auxiliar João Augusto a tomar a
melhor decisão possível quanto ao uso de seus recursos de acordo com sua perspectiva de ganho.
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Passo 1 – Analisando a solvência da Hamburgueria Gourmet “Du Chef”
Caso a alternativa escolhida por João exija um investimento maior do que o valor disponível
(R$70.000,00), ele precisará buscar crédito junto ao seu banco, e caso isso ocorra, quer saber
antecipadamente, se possui condições para tal. Ou seja, antes de tomar qualquer decisão quanto ao
rumo dos seus negócios, João quer saber como anda sua condição de acesso ao crédito. Procurou
então seu gerente, o Sr. Manoel, que lhe orientou que para verificar se a empresa possui suporte
financeiro para realizar os investimentos, faz-se necessário avaliar a sua situação financeira,
observando aspectos de solvência. Logo, o Sr. Manoel levou o caso ao setor de ponderações de
crédito do banco, para que os assessores pudessem realizar uma análise baseada em um modelo de
discriminação linear.
O gestor do setor sugeriu que seja efetuada a análise de discriminação Linear baseada no
modelo de previsão de insolvência de Kanitz como ferramenta para estabelecer o grau de solvência
financeira da empresa. Para isto, foi solicitada a Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) e o
Balanço Patrimonial (BP) anual. Não obstante, o Sr. João apresentou os seguintes dados:
Tabela 1 – Informações da DRE e BP da Hamburgueria “Du Chef”
INFORMAÇÕES COLETADAS VALORES
Lucro líquido R$ 102.000,00
Patrimônio líquido R$ 80.000,00
Ativo circulante R$ 50.000,00
Ativo realizável a longo prazo R$ 60.000,00
Exigível total = Passivo Circulante + Passivo Não Circulante R$ 80.000,00
Estoque R$ 10.000,00
Passivo circulante R$ 60.000,00
Exigível a longo prazo R$ 20.000,00
É importante frisar que este modelo tem como base cinco índices extraídos de demonstrações
contábeis e tem como objetivo prever em um futuro próximo os problemas nas gestões econômicofinanceiras das organizações.
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Modelo Econométrico analítico de discriminação Linear:
Z Kanitz = 0,05 X1 + 1,65 X2 + 3,55 X3 – 1,06 X4 – 0,33 X5
Legenda:
X1 - (lucro líquido/patrimônio líquido)
X2 - (ativo circulante + ativo realizável a longo prazo/ exigível total)
X3 - (ativo circulante - estoque / passivo circulante)
X4 - (ativo circulante / passivo circulante)
X5 - (exigível a longo prazo / patrimônio líquido)
Os analistas de crédito do Banco buscarão com a sua ajuda a partir do modelo de Kanitz,
revelar a situação financeira da empresa para o gerente do banco tomar a decisão acerca da liberação
do crédito, bem como, as condições de pagamento que esta possui, considerando suas dívidas de
curto e longo prazo, tendo como função explicitar a previsibilidade de insolvência do negócio.
Sendo assim, após empregar os dados no Modelo Econométrico analítico de discriminação
Linear, será encontrado o valor de Z Kanitz, e após encontrado tal valor, utilizem a Figura 1 para
nortear qualitativamente e quantitativamente seu relatório.
Figura 1 - Escala do modelo de Kanitz
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Escala Z: Faixa de valores - Classificação
Entre (0 e 7) - Empresas sem problemas financeiros - solventes
Entre (0 e –3) - Empresas com situações financeiras indefinidas
Entre (-3 e –7) - Empresas enfrentando problemas financeiros – insolventes
Com base nas informações apresentadas, elaborar um relatório qualitativo e quantitativo
para o gerente do Banco, identificando e explicitando informações sobre o grau de solvência e
situação financeira econômica da “Du Chef” ponderando positiva ou negativamente a liberação do
empréstimo.
Passo 2 – Calculando a taxa de retorno de um investimento em renda variável
O modelo Capital Asset Pricing Model (CAPM), também conhecido como Modelo de
Precificação de Ativos Financeiros, é um modelo que o mercado financeiro utiliza para determinar
uma taxa de retorno apropriada de um determinado ativo em relação a um portfólio de
investimentos perfeitamente diversificados. Desta maneira, o modelo CAPM tem por missão calcular
a taxa de retorno esperado diante do risco não diversificável.
Lembre-se:
Uma das alternativas de investimento consideradas por João Augusto, envolve a possibilidade
de aplicar o dinheiro em renda variável, de maneira mais específica, em ações da Gourmet Food S.A.
(FDTK4), que apresenta um beta de 1,2, ou seja, risco sistemático 20% acima do mercado, com taxa
livre de risco de 7% e a expectativa de que a carteira de mercado atinja 14%. Para auxiliar João na
escolha pela melhor alternativa de investimento, determinar a taxa mínima exigida pelo investidor
da ação da empresa FDTK4.
Risco é a incerteza da ocorrência de eventos futuros. O risco é parte integrante de investimentos.
Investidores aplicam seu capital com a intenção de obter maior remunerações a seus investimentos, por
isso aceitam determinados riscos. Quanto maior o retorno esperado de um título, maior será sua
exposição ao risco. O modelo CAPM permite verificar se os riscos não diminuídos com a diversificação de
títulos de uma carteira serão remunerados de forma justa ao risco exposto.
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Passo 3 – Analisando o projeto de expansão Food Truck “Du Chef”
Caso João decida utilizar o dinheiro recebido para ampliar seu negócio e colocar em atividade
o Food Truck “Du Chef”, faz-se necessário conhecer seu Valor Presente Líquido e sua Taxa Interna de
Retorno, que subsidiarão sua tomada de decisão. Primeiramente, deve-se considerar que é
necessário investir o valor de R$ 55.000,00 em um novo veículo, com vida útil de 7 anos, sem valor
residual. Com base em algumas pesquisas de mercado, João concluiu que a previsão de venda é de
900 sanduíches por mês, com preço de venda médio de R$ 22,00 por unidade. Com custos variáveis
de R$ 7,00 por unidade. O custo fixo total é de R$ 2.000,00 mensais (Gastos com limpeza, gás, seguro,
manutenção...).
De acordo com a estrutura da DRE, é necessário elaborar o fluxo de caixa mensal e determinar
o VPL (valor presente líquido) e a TIR (taxa interna de retorno), considerando o período de exploração
do negócio de 7 anos. Considere também a depreciação como linear em 84 meses, e como Taxa
Mínima de Atratividade, utilizar a taxa encontrada pelo modelo CAPM (passo 2), que pode ser
considerado o menor retorno esperado para o investimento em renda variável. Para desenvolver a
DRE, utilize a tabela 2 abaixo.
Tabela 2 – Demonstrativo do Resultado do Exercício projetada para Food Truck “Du Cheff”
DRE Projeção
Receita Bruta (PV x Quantidade)
(-) Impostos sobre o faturamento (8%)
(=) Receita líquida
(-) CV total (CV x Quantidade)
(=) Margem de contribuição
(-) Custos fixos totais
(-) Depreciação mensal
(=) LAIR
(-) Impostos sobre o lucro (5% sobre a LAIR)
(=) Lucro líquido
(+) Depreciação mensal
(=) Fluxo de caixa mensal
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Com base nos números encontrados acima, calcular o Fluxo de caixa mensal, o VPL e a TIR do
projeto Food Truck “Du Chef”. Feito isso, comparar com o ganho esperado no mercado de capitais
previsto com o investimento nas ações da empresa FDTK4.
Passo 4 – Compreendendo os regimes tributários
O planejamento tributário é fundamental para que os novos empreendimentos tenham
maiores chances de sucesso. Os custos dos tributos, em especial no Brasil, podem representar
impactos financeiros significativos sobre as operações das empresas.
Espera-se que quanto mais informações sobre as operações, maiores as chances de se evitar
surpresas desagradáveis no tocante à gestão de caixa, por exemplo. Saber o impacto dos tributos
sobre as operações empresariais, pode evitar que haja o consumo descontrolado de recursos
financeiros. Assim, conhecer os tributos e as formas de tributação pode ajudar no planejamento, na
execução e no controle das atividades empresariais, além, de fazer parte do processo orçamentário.
A escolha do regime tributário exerce influência sobre os valores de tributos a serem pagos.
João Augusto, certamente, irá avaliar suas projeções orçamentárias a fim de aumentar a
garantia de que seu Food Truck seja viável econômica e financeiramente, portanto, é necessária uma
análise quanto aos tributos. Nesse sentido:
1. Pesquise e defina as três possibilidades de regimes de tributação a seguir, dessa forma João
Augusto poderá avaliar em qual sua empresa se enquadra, quantificando adequadamente
seus tributos.
a) Regime Simples Nacional (conceito e principais características).
b) Regime de Lucro Real (conceito e principais características).
c) Regime de Lucro Presumido (conceito e principais características).
2. Depois de apresentar o conceito e as principais características dos regimes tributários acima,
considerando a pesquisa realizada, defina em qual dos regimes tributários a “Du Chef”
poderia se enquadrar, considerando seu porte e volume de vendas projetadas.
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Passo 5 – O uso de indicadores financeiros para a tomada de decisões
Como alternativa aos investimentos apresentados, João Augusto tem a possibilidade de
mudar de ramo e investir nos negócios de seu primo Marcelo Teobaldo, proprietário da LIMPEZA
TOTAL, uma pequena fábrica de produtos de limpeza que para crescer necessita de novos
investimentos. Marcelo, sabendo que João possui recursos para investir, propõe a seu primo que se
torne seu sócio. João acha que a oportunidade pode ser boa e decide analisar as contas da empresa
de seu primo para tomar uma decisão: ficar sócio de Marcelo, expandir a “Du Chef” ou investir no
mercado financeiro.
As contas da Limpeza Total estão desorganizadas, e primeiramente faz-se necessário
organizá-las em um Balanço Patrimonial e uma Demonstração de Resultado do Exercício.
Tabela 3 - Balanço Patrimonial da empresa LIMPEZA TOTAL (contas desorganizadas)
ATIVO 2018 PASSIVO 2018
ATIVO CIRCULANTE 23.256 PASSIVO CIRCULANTE 25.290
Aplicações financeiras 2.903 Fornecedores 8.832
Importações em trânsito 4.011
Imobilizado 22.503 Empréstimos e financiamentos 4.709
Depósitos judiciais 65 Obrigações fiscais 3.186
Outros valores receber 956 Contas a pagar 1.100
Clientes (valor líquido) 7.284
Dividendos propostos 897
ATIVO NÃO CIRCULANTE 23.648 Provisões diversas 1.928
Controladas e coligadas 627 PASSIVO NÃO CIRCULANTE 4.556
Investimentos 518 Empréstimos e financiamentos 1.887
Estoque 12.048 Salários e contribuições sociais 627
Intangível 0 Obrigações fiscais 2.669
PATRIMÔNIO LÍQUIDO 17.058
Total 46.904 Total 46.904
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Tabela 4 – Balanço Patrimonial da empresa LIMPEZA TOTAL (contas organizadas)
ATIVO 2018 PASSIVO 2018
ATIVO CIRCULANTE 23.256 PASSIVO CIRCULANTE 25.290
ATIVO NÃO CIRCULANTE 23.648
PASSIVO NÃO CIRCULANTE 4.556
PATRIMÔNIO LÍQUIDO 17.058
Total 46.904 Total 46.904
Tabela 5 - Demonstração de Resultado do Exercício (contas desorganizadas)
DRE LIMPEZA TOTAL 2018
RECEITA OPERACIONAL BRUTA 54.875
(-) Custo de produtos vendidos (40.828)
(-) Vendas (5.496)
(=) RECEITA OPERACIONAL LÍQUIDA 14.047
DESPESAS OPERACIONAIS 11.401
(-) Despesas financeiras (4.109)
(-) Honorários dos administradores (5.780)
(-) Gerais e administrativas (85)
RECEITAS OPERACIONAIS 3.267
(+) Receitas financeiras 3.267
(=) RESULTADO OPERACIONAL 5.913
(-) Despesas não operacionais 0
(-) Outras despesas operacionais (40)
(+) Receitas 290
RESULTADO LÍQUIDO DOS EXERCÍCIOS 2.094
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Tabela 6 - Demonstração de Resultado do Exercício (contas organizadas)
DRE LIMPEZA TOTAL 2018
RECEITA OPERACIONAL BRUTA 54.875
(=) RESULTADO OPERACIONAL 5.913
RESULTADO LÍQUIDO DOS EXERCÍCIOS 2.094
Agora que o Balanço Patrimonial e a DRE estão com as contas devidamente organizadas, calcule
os seguintes índices financeiros da empresa:
a) Índice de Liquidez Corrente
b) Índice de Liquidez Seca
c) Composição do Endividamento
Com os índices da Limpeza Total calculados, elabore um parecer sobre a empresa, apontando
o significado de cada índice calculado, indicando se esta pode ou não ser uma boa opção para João
Augusto investir. Concluído o 5º passo, elaborar o relatório final que deverá ser apresentado na
conclusão, conforme descrito na Etapa final a seguir.
Parabéns!
O trabalho está ficando
ótimo!
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ETAPA FINAL - CONCLUSÃO
Na etapa final de conclusão, deverá ser apresentado um relatório descrevendo qual a melhor
alternativa de investimento para João Augusto, considerando os cinco (5) itens abaixo.
1. Qual o grau de solvência da Hamburgueria “Du Chef”, ponderando positivamente ou
negativamente a liberação do empréstimo.
2. Qual a possibilidade de ganho da aplicação do recurso disponível em renda variável.
3. Qual o VPL e a TIR encontrada no projeto de expansão do Food Truck “Du Chef”, deixando
claro se o projeto é viável ou não.
4. Citar qual o regime de tributação adequado para o Food Truck “Du Chef”.
5. Apresentar os índices financeiros da empresa LIMPEZA TOTAL, expondo se a mesma
oferece boas perspectivas de retorno.
6. Concluir o relatório apontando a melhor opção de investimento para João Augusto, com
base nos números encontrados.
REFERÊNCIAS INDICADAS
CARDOSO JÚNIOR, Leuter Duarte. Análise de crédito, cobrança e risco – 1.ed - Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2015.
CHAVES, Francisco Coutinho. Planejamento tributário na prática: gestão tributária aplicada /
Francisco Coutinho Chaves. – 4. ed. – São Paulo: Atlas, 2017.
FRANÇA, Clévia Israel Faria. Elaboração e Análise de Projetos – 1.ed - Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
SINATORA, José Roberto Pereira. Mercado de Capitais – 1.ed - Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
SILVA, Adriana Barbosa Sousa. Capital de giro e análise financeira – 1 ed. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
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NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Este trabalho deve ser realizado com participação de 2 a 7 integrantes em cada grupo. Ao
formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável pelo cadastro do grupo no portfólio. Somente
após o cadastro o grupo deverá enviar o trabalho. Assim, apenas um aluno deverá cadastrar o grupo
e enviar o trabalho do seu grupo. Importante: O cadastro do trabalho deverá obedecer ao prazo
limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a
postagem da atividade, portanto, todos os alunos do grupo devem verificar se a atividade foi
inserida pelo representante, pois, caso não seja enviada ou obtenha conceito insuficiente, por não
atender as especificidades exigidas (tais como envio incorreto), o grupo todo ficará sem conceito.
A responsabilidade do acompanhamento é de todos os alunos do grupo.
A capa do trabalho deverá conter os nomes de todos os alunos do grupo.
Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido.
A produção textual deve ter, no mínimo, 7 e, no máximo, 15 laudas (páginas).
A produção textual deve ser cadastrada em arquivo Word.
O trabalho apresentado deve conter: Capa; Sumário; Parte I – analisando o mercado;
Parte II - descritivo do processo de criação; Parte III - apresentação das peças criadas.
A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT. Os alunos devem
acessar a “Biblioteca Digital”, clicar em “Padronização” e escolher as opções “Trabalhos
acadêmicos - Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”.
Para o desenvolvimento do trabalho, vocês deverão consultar e se fundamentar nas
teleaulas, webaulas, sugestões de leitura e no livro-texto disponível na Biblioteca Digital,
bem como contar com a orientação dos Tutores a Distância por meio do sistema de
mensagens.
É importante que vocês leiam os materiais disponíveis das disciplinas do semestre.
Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembrem-se de que a Biblioteca Digital
tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. A pesquisa é fundamental para o
bom desenvolvimento do trabalho.
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CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser
atribuído pelo Tutor a Distância ao seu trabalho:
Critério Significado Peso/Pontos
A.C. (%)
Coerência, clareza
e coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão,
apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
No texto escrito (com as justificativas e argumentações), as ideias
apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam
conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre.
10%
Riqueza de
argumentação
O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão
crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. 10%
Passo 1
Cálculo do índice de solvência e elaboração de relatório qualitativo
e quantitativo
10%
Passo 2 Analisar a taxa de retorno esperado no investimento em renda
variável 10%
Passo 3 Desenvolvimento dos demonstrativos e cálculo de VPL e TIR do
projeto de expansão 10%
Passo 4 Pesquisa sobre os regimes tributários. 10%
Passo 5
Organizar as contas da empresa Limpeza Total, calcular os índices e
emitir parecer sobre a situação financeira da empresa. 10%
Conclusão Relatório com o resultado sobre a melhor opção de investimento. 10%
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e
estrutura solicitada. 10%
Observações:
A Produção Textual Interdisciplinar em Grupo deverá, obrigatoriamente, ser apresentada à
turma no momento da aula-atividade da disciplina de Seminário de Projeto Integrado
IV, utilizando o formato PowerPoint.
O arquivo PowerPointservirá apenas para a apresentação da Produção Textual no Polo, portanto
não deverá ser enviado ao Tutor a Distância.
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ORIENTAÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO NO POLO
1. Regras Gerais
Tempo de apresentação: cada grupo terá, no mínimo, 10 e, no máximo, 15 minutos para
apresentar o seu trabalho.
Todos os alunos deverão participar da apresentação dos trabalhos e serão avaliados
individualmente pelo tutor presencial.
2. Estrutura da Apresentação
A estrutura da apresentação deverá seguir as instruções a seguir:
Apresentação
Slide 1 - Dados de identificação do grupo (polo, semestre, ano, etc.)
Slide 2 - Tema do Trabalho
Introdução - 1 a 2 Slides
Caracterização do objeto de estudo.
Desenvolvimento - 3 a 6 Slides
Síntese da proposta de resolução da situação-problema (Partes I, II e III).
Conclusão - 1 a 2 Slides
Apresentação das considerações finais do grupo.
Informações Complementares - 1 Slide
Apresentação das referências utilizadas.
Observação:
O seu Tutor a Distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio
do sistema de mensagens.
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores.
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
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