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Aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos na Educação Infantil



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Pedagogia CURSO: Licenciatura em Pedagogia PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Pedagogia Curso: Licenciatura em Pedagogia Semestre: 3º /.4º Disciplinas: • Sociologia da Educação • Legislação Educacional • Teorias e Práticas do Currículo • Filosofia da Educação • Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Condições de Aprendizagem na Educação Infantil Competências: • Compreender a concepção de sujeito a ser formado a partir dos fundamentos teóricos que embasam a etapa da Educação Infantil na Base Nacional Comum Curricular – BNCC; • Articular aspectos filosóficos e sociológicos à prática docente, tendo em vista a formação do sujeito crítico e autônomo. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Estabelecer a relação teoria e prática no instante do planejamento de atividades, de modo que elas atendam aos conhecimentos e saberes a serem desenvolvidos nos campos de experiência indicados na BNCC; • Possibilitar a vivência de trabalho em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe; • Promover uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva sobre o que acontece no dia a dia da escola; • Formar professores que tenham capacidade de adaptação e flexibilidade para atuação na perspectiva interdisciplinar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Pedagogia Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos indicados; • Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido na Educação Infantil; • Entender que as atividades planejadas na produção textual podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular e da escola, quando do exercício da profissão docente. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta desta Produção Textual Interdisciplinar intitulada Aspectos filosóficos, sociológicos e pedagógicos na Educação Infantil tem por objetivos abordar os conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas do semestre, possibilitando a articulação com o que está proposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) (BRASIL, 2017), documento norteador dos saberes a serem contemplados nas práticas pedagógicas efetivadas no contexto da Educação Básica. No entanto, ressalta-se que neste contexto serão tecidas reflexões sobre a organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil, tendo em vista oportunizar-lhe um olhar mais ampliado para ações que favoreçam a articulação dos conhecimentos advindos da convivência extraescolar com aqueles sistematizados na escola, nomeados por científicos. Para isso, faz-se necessário planejar atividades que oportunizem o desenvolvimento dos saberes e conhecimentos propostos nos campos de experiência, conforme apresentados na BNCC (1. O eu, o outro e o nós; 2. Corpo, gestos e movimentos; 3. Traços, sons, cores e formas; 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação). (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.) PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Pedagogia Ao embasar as práticas docentes nos campos de experiência é possível proporcionar às crianças o desenvolvimento da fala, necessária para a construção da linguagem que se reflete em pensamento e imaginação, condições necessárias para a formação do sujeito crítico e reflexivo. Além deste aspecto, é importante também desencadear o aprimoramento do saber ouvir, porque essa ação faz parte do desenvolvimento da capacidade do respeito ao outro e, portanto, está intrínseca à formação de valores que sustentam as escolhas no âmbito da ética e da moral. Ao concretizar a ação docente voltada para tais questões, tem-se no dia a dia da sala de aula os pressupostos filosóficos e sociológicos, essenciais no processo de ensinar e de aprender. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, vocês devem elaborar um texto e a atividade solicitada para o campo de experiência eu, o outro e nós, conforme orientações posteriores, tendo como base o material disponibilizado. Não se esqueça de que o trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto de conhecimentos, competências e habilidades que devem ser aprendidas e desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Frente ao exposto, consta na BNCC orientações acerca de como deverá ser desenvolvida a ação educativa na Educação Infantil, visto ser a primeira etapa deste nível de educação que precisa articular no seu dia a dia as ações de cuidar e educar. A BNCC prevê também que na Educação Infantil as crianças vivenciem suas experiências por meio dos eixos interações e brincadeiras e que a organização curricular se dê por meio dos campos de experiência. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Pedagogia Logo, ao ser um documento normativo, necessita ser estudado e compreendido pelos Centros de Educação Infantil, porque sabe-se que até o ano de 2020 todas as escolas devem adequar seus currículos aos fundamentos apresentados na BNCC. Considerando as adequações a serem realizadas, os professores de um Centro de Educação Infantil estão estudando a BNCC e outros textos que tratam de como essa etapa da Educação Básica está apresentada no referido documento, pois eles devem elaborar seus planos de aula a partir dos pressupostos nele apresentados. Ao perceberem a necessidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os campos de experiência decidiram organizar um grupo de estudos para que, a partir da interação, pudessem compreender melhor quais atividades poderiam ser desenvolvidas em cada campo de experiência. A professora Juliana, que compõe essa equipe, ficou responsável por apresentar ao grupo a descrição de uma sequência de atividades relacionadas ao campo de experiência O eu, o outro e o nós, para crianças em idade pré-escolar, de 4 e 5 anos. Situação-problema (SP) Atentando para o que consta na BNCC, que deve nortear o currículo da escola, as práticas pedagógicas devem se voltar para a formação do sujeito crítico e reflexivo. Pensando em propostas relacionadas ao campo de experiência Eu, o outro e nós, a professora Juliana começou a refletir sobre os princípios presentes do referido campo. A partir de seus estudos verificou a necessidade de contemplar em sua proposta aspectos relacionados ao convívio com o outro, o respeito as diferenças, a importância da inclusão, e demais aspectos filosóficos e sociológicos da relação do eu com o outro. Antes de apresentar aos professores a atividade sobre o campo de experiência Eu, o outro e nós, a professora Juliana achou relevante explanar como a etapa da Educação Infantil e os campos de experiência estão fundamentados na BNCC. Agora, imaginem que o grupo de vocês devem realizar a mesma atividade desenvolvida pela professora Juliana, ou seja: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Pedagogia 1.Elaborar um texto que exponha sobre os aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos presentes na Etapa da Educação Infantil na BNCC, abordando as especificidades do trabalho a ser desenvolvido e articulando o conteúdo apresentado com as reflexões realizadas nas disciplinas ao longo do semestre. 2.Ao tratar dos campos de experiência, além de descrever a compreensão sobre o que cada campo apresenta (1. O eu, o outro e o nós; 2. Corpo, gestos e movimentos; 3. Traços, sons, cores e formas; 4. Escuta, fala, pensamento e imaginação; 5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações), o grupo deverá descrever uma sequência de atividades relacionadas ao campo de experiência Eu, o outro e nós, para crianças em idade pré-escolar, de 4 e 5 anos. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Após análise da situação-problema, você deverá realizar as seguintes etapas: 1º) Realização da leitura dos textos sugeridos abaixo. Além dessas sugestões, o acadêmico também poderá utilizar para a elaboração do projeto os materiais disponibilizados pelas disciplinas de semestre BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: educação é a base. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79601-anexotexto-bncc-reexportado-pdf-2&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: jul. 2019. (etapa da Educação Infantil – p. 33-50) OLIVEIRA Zilma de Moraes Ramos. Campos de experiência: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. Ministério da Educação. São Paulo: Fundação Santillana, 2018. Disponível em: http://movimentopelabase.org.br/acontece/os-campos-de-experiencia-da-educacao-infantil/ Acesso em: jul. 2019. 2º) Após a leitura e as reflexões realizadas sobre os textos propostos, deverá ser elaborado um texto, a respeito de como a Educação Infantil se apresenta na BNCC, atentando para os fundamentos teóricos apresentados nos campos de experiência. Posteriormente deverá ser PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Pedagogia elaborada uma atividade para o campo de experiência eu o outro e o nós, considerando os aspectos sociológicos, filosóficos e pedagógicos inerentes a prática docente. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL Você deverá elaborar um material (Produção Textual Interdisciplinar Individual - PTI) de forma coesa e coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido com as seguintes partes: Introdução: Contextualização da SGA apontando de maneira superficial, principalmente, os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto; Desenvolvimento: O desenvolvimento da produção textual é a parte dos elementos-textuais na qual se concentram a fundamentação teórica, a apresentação dos dados coletados pelo autor e o desenvolvimento das ideias. Nessa parte o autor precisa ser o mais claro possível. Não é necessário ser breve, as ideias podem ser explicadas com calma e em detalhes, para que o entendimento dos leitores seja o máximo possível. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas. Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que você chegou sobre a SGA será redigida ao considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual. Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas siga as normas da ABNT, conforme as orientações (Normas Para Elaboração e Entrega da Produção Textual) para a formatação da produção textual interdisciplinar individual. Assim, você deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos acadêmicos com os seguintes itens: CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome do aluno, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade) CONTRA CAPA (Nome do aluno, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade) SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 DESENVOLVIMENTO PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Pedagogia 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4 REFERÊNCIAS ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DO TRABALHO CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO O trabalho realizar-se-á de acordo com as normas da ABNT de acordo com as instruções descritas no anexo “Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio” para facilitar a realização. O seu tutor eletrônico estará à disposição para orientações e atente-se para o prazo de envio da atividade. A atividade deverá ser realizada individualmente. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e relacionadas ao final da atividade. Os tutores à distância deverão ser contatados para orientações sobre o desenvolvimento da atividade. ATENÇÃO: fiquem atentos para o prazo de envio da atividade. CRITÉRIOS AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a nota a ser atribuída pelo tutor a distância. • Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. • Respeito ao número de páginas solicitadas. • Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Pedagogia • Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu/sua Tutor/a à Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

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