Pular para o conteúdo principal

análise de práticas de gestão adotadas pela empresa Farmácia de Manipulação QUINTESSÊNCIA

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST CURSO: Núcleo Comum – CST PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST Curso: CST em: Empreendedorismo; Gestão Comercial; Gestão Financeira; Gestão Hospitalar; Gestão da Produção Industrial; Gestão Pública; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de Turismo; Logística; Marketing; Marketing Digital; Processos Gerenciais Semestre 1º / 2º Disciplinas: • Planejamento Estratégico; • Metodologia Científica; • Matemática Financeira; • Responsabilidade Social e Ambiental - ONLINE; • Gestão de Pessoas; • Seminário de Projeto Integrado II. Professores: • Natália Martinez A. Woitas; • Regina Celia Adamuz; • Marcelo Silva de Jesus; • Luisa Maria S. Cavenaghi; • Mônica Maria Silva; • Henry Tetsuji Nonaka. Competências: • Fazer com que as organizações alcancem seus objetivos por meio de planejamento estratégico eficaz implementado nas organizações; • Desenvolver e aplicar conceitos de metodologias de acordo com as normas da ABNT; • Utilizar conhecimentos relacionados à Juros Compostos em contextos financeiros, fazendo estimativas e reflexões que contribuam para tomadas de decisões; • Compreender a necessidade de as empresas se envolverem nas questões socioambientais, possibilitando a preservação mínimas para a continuidade da espécie humana, da fauna, da flora e dos recursos naturais com vistas a um futuro sustentável e harmônico; • Elaborar e realizar um programa de integração de pessoal; Planejar programa de recrutamento e seleção; Elaborar e realizar pesquisa de clima organizacional; • Planejar programa de recrutamento e seleção e elaborar/realizar pesquisa de clima organizacional. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST • Possibilitar o desenvolvimento do trabalho, promovendo a capacidade de avaliação, interpretação e comunicação. • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. • Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva. • Formar profissional com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. • Capacitar para que os indivíduos possa tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem; • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz; • Promover o estudo dirigido a distância; • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado; • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem; • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação; • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão; • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezado(a) aluno(a), Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI) terá como temática a análise de práticas de gestão adotadas pela empresa Farmácia de PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST Manipulação QUINTESSÊNCIA. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Orientações • O trabalho será realizado em INDIVIDUALMENTE. • A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos. • Deve-se obedecer o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. • É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre; • Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho); 2. Leitura e interpretação da SGA a. Na Produção Textual INDIVIDUAL (PTI) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Avaliação das Práticas de Gestão". b. Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embasem-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A empresa Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA que possui unidades de negócios em Bonsucesso, Tijuca, Méier, Flamengo e Barra da Tijuca, fundada em 1986 por PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST quatro jovens que queriam montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita à manipulação dos medicamento, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com médicos fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente. Assim, a QUINTESSÊNCIA atualmente possui cinco lojas, dois laboratórios, uma para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos. Uma equipe de 15 farmacêuticos e cerca de 100 funcionários no total. Sua Missão é: “Promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.” Já a Visão da empresa é: “A Farmácia Quintessência será líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.” Seus Valores estão estabelecidos da seguinte forma: - Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade; - Excelência na gestão; - Direcionamento para o cliente; - Exigência de rigor nos processos; - Foco em Resultados; - Valorização das pessoas; Nestes 22 anos no mercado, a empresa recebeu alguns prêmios e certificações por sua atuação tanto na área farmacêutica (Certificação SINAMM-Sistema Nacional de Aperfeiçoamento Magistral- 2008) quanto na área de gestão de pessoas (Prêmio gestão com pessoas Luís Carlos Campos - 2008). A empresa possui algumas estratégias em PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST consolidação e sente cada vez mais a necessidade de construir e disseminar uma arquitetura corporativa fundamentada na gestão e na capacitação de seus profissionais. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A empresa Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA gostaria de contar com para através de uma consultoria, assumir o desafio de avaliar as práticas adotadas, relatadas no estudo de caso, e sugerir práticas atuais que levem a QUINTAESSÊNCIA a se manter na vanguarda da gestão estratégica empresarial, promovendo e desenvolvendo pessoas, tornando a organização cada vez mais sustentável e competitiva, conforme os direcionamentos das disciplinas do semestre. Essa produção textual está baseada no estudo de caso desenvolvido pela ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing junto à empresa Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA. Para auxiliá-lo na realização dessa atividade acesse o link abaixo. http://www2.espm.br/sites/default/files/quintessencia.pdf Acesso em:01/07/2019 Agora, é com você! Desafio 1 - Planejamento Estratégico Sabemos que as etapas que compõem o processo de planejamento estratégico são cinco, sendo estas: a análise do ambiente externo e interno; o estabelecimento da diretriz organizacional; a formulação da estratégia; a implementação da estratégia; e, por fim, o controle estratégico. Para uma empresa se posicionar de maneira estratégica no mercado é necessário que ela realize um planejamento de acordo com a realidade do mercado e da empresa em questão, ou seja ela deve analisar o ambiente interno e externo. Posteriormente, é necessário o estabelecimento de uma diretriz organizacional, a qual engloba, inicialmente, a missão, a visão e os valores da organização, como já vimos o da QUINTAESSÊNCIA. E é PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST nesta etapa que focaremos nossos esforços para ofertar uma consultoria eficaz direcionada à QUINTAESSÊNCIA. Sua atividade é responder: a. O que simbolizam a missão, a visão e os valores de uma empresa? Descreva o que são cada um destes conceitos. b. A missão, a visão e os valores impactam nos objetivos organizacionais? Por quê? c. A missão, a visão e os valores da QUINTAESSÊNCIA atendem aos conceitos destes termos? Demonstre o porquê? d. Sabemos que é fundamental que o objetivo de uma organização esteja diretamente relacionado à sua missão, isto é, a razão pela qual a organização existe. Dentro da missão da QUINTAESSÊNCIA, quais objetivos você pode identificar? Descreva-os. Referências PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento Estratégico. Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Desafio 2 – Matemática Financeira Com a intenção de investir no Marketing de vendas, aumentar a competitividade no mercado, e consequentemente atender as necessidades da Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA, que se vê com ótimas possibilidades de evolução, você e a sua equipe de consultoria sugeriram a busca por um empréstimo empresarial, pois a empresa não possui recursos financeiros necessários para tal crescimento. Três propostas de empréstimo empresarial, à juros compostos, foram apresentadas para análise. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST Quadro 1 – Propostas a serem analisadas BANCO INVISTA FÁCIL Capital: R$100.000,00 Taxa de juros: 3,69% a.m Período: 2 anos BANCO CONTRATO CERTO Capital: R$100.000,00 Taxa de juros: 2,54% a.m Período: 2 anos e meio. BANCO BOM NEGÓCIO Capital: R$100.000,00 Taxa de juros: 2,37% a.m Período: 3 anos Fonte: do autor. Considerando que a empresa decidiu por realizar o empréstimo de R$100.000,00, o necessário para alavancar os negócios da empresa, avalie qual dos três bancos apresenta a melhor proposta, ou seja, aquela que apresenta o menor juro ao final do financiamento. Para tanto, cumpra com o que é solicitado em cada um dos itens a seguir: a. Determine o montante, considerando o regime de juros compostos, para cada uma das três propostas apresentadas. b. A partir dos montantes encontrados no item a, determine os juros a serem pagos em cada uma das três propostas apresentadas. c. A partir dos valores encontrados no item b, decida pela melhor proposta. Justifique a decisão. Obs.: Para os itens a e b, apresente todos os cálculos, e considere para os arredondamentos quatro casas decimais. Referências ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e Suas Aplicações. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2012. 281 p.(Minha Biblioteca). OLIVEIRA, Gustavo Faria de. Matemática Financeira Descomplicada. São Paulo: Editora Atlas S.A. 2013. 189 p. (Minha Biblioteca). Santos, João Carlos dos. Matemática Financeira. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 216 p. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST Desafio 3 – Responsabilidade Social e Ambiental A Quintessência se mostra uma empresa preocupada com as questões ambientais e sociais. Realiza algumas ações como o tratamento e coleta de resíduos farmacêuticos, por meio do convênio com a empresa Residuo- All; - Projeto “Estou vidrado nessa ideia”, que consiste na doação de vidros de medicamentos a serem reciclados por uma grande indústria do mercado de vidros, resultando em cerca de 8 cestas básicas que são doadas mensalmente a entidades carentes. Este projeto foi desenvolvido há 5 anos e foi um dos selecionados para participar do vídeo produzido para a noite de premiação do Prêmio Destaque Responsabilidade Socioambiental da ASCOFERJ - Associação do Comércio Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro-2008. - Parceria com a ONG “Ação Pelo Semelhante”, com a visão de ampliar os benefícios da Homeopatia a comunidade carente do Morro dos Cabritos – em Copacabana; - Apoio à ONG “Médicos Solidários”, uma vertente da ONG “Médicos Sem Fronteiras”, formada por uma equipe multidisciplinar que atende a pessoas de diferentes comunidades carentes. Dentro desse contexto, analisando as ações praticadas pela Quintessência responda: a. Se a empresa está cumprindo a sua Função Social Empresarial explicando o conceito que você aprendeu nas aulas e no livro didático. b. Em relação a Imagem Empresarial ou Corporativa, qual a importância dessas ações para empresa, explique utilizando o conceito de Imagem Empresarial e exemplificando. c. Em relação ao ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, você acredita que a Quintessência pode participar do ISE? Justifique sua resposta. d. Em relação a Responsabilidade Social e Ambiental, cite um exemplo de uma empresa em sua cidade que não cumpre com sua Função Social Empresarial, traçando estratégias de como essa empresa poderia melhorar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST Referências BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. (Minha Biblioteca). DELBONO, B. de F. Responsabilidade social e ambiental. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. (Biblioteca Virtual Kroton). TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de negócios focadas na realidade brasileira. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2015. (Minha Biblioteca). Desafio 4 – Gestão de Pessoas Os diretores e gerentes da Quintessência possuem conhecimentos profundos e aplicados para as atividades relacionadas à gestão farmacêutica, porém existe uma deficiência no que concerne à realização da prática de gestão de pessoas. Para as atividades relacionadas aos recursos humanos, a empresa adotava o modelo tradicional, com ênfase em administração de RH e não de gestão de pessoas. Toda loja dispõe de uma equipe de funcionários treinados para exercer as atividades e responsabilidades requeridas e padronizadas por função. Contudo, observa-se desníveis no conhecimento, habilidades e atitudes destes funcionários, que podem ter consequências na qualidade do atendimento ao cliente, considerada uma importante vantagem competitiva para a empresa. A troca de conhecimento é feita a partir de treinamentos presenciais, atendendo a duas demandas principais: • Informar o funcionário novo sobre todos os procedimentos técnicos e organizacionais da Quintessência; • Retreinar funcionários dentro das necessidades detectadas a partir das auditorias internas; porém não existem medidas nem indicadores de efetividade destes retreinamentos periódicos. • Existem também informativos internos veiculados através de murais ou distribuídos para todos os funcionários com informações sobre novas iniciativas da empresa em serviços e produtos. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST Diante do contexto acima apresentado, responda as seguintes questões: a. Qual a importância de a Quintessência modificar o modelo mais tradicional focado na administração de recurso humanos para a gestão de pessoas? O que essas diferentes denominações indicam? b. São observados desníveis no conhecimento, habilidades e atitudes dos funcionários que podem comprometer a qualidade do atendimento ao cliente, como a empresa pode enfrentar esse problema através dos processos de recrutamento e seleção? Explique a diferença entre recrutamento e seleção. c. Uma das demandas da empresa é: “informar o funcionário novo sobre todos os procedimentos técnicos e organizacionais da Quintessência”. Como que essa demanda pode ser atendida pelo processo de integração? Explique o que é um programa de integração e quais os conteúdos podem ser abordados e quando ele pode ser utilizado. Referências AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2015. 224p. CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014. DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São Paulo: Atlas, 2009. VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006. Desafio 5 – Metodologia Científica Desenvolver o trabalho de acordo com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas da ABNT- Segue em anexo o material intitulado “Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio” para consulta e facilitar a realização da atividade. Referências BASTOS, Maria Clotilde Pires; FERREIRA, Daniela Vitor. Metodologia Científica. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL Você deverá elaborar um material (Produção Textual Interdisciplinar INDIVIDUAL - PTI) de forma coesa e coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido com as seguintes partes: 1. Introdução: Contextualização da SGA apontando de maneira superficial, principalmente, os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto; 2. Desenvolvimento: O desenvolvimento do material precisa estar na sequência apresentada pelo roteiro a seguir. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas. 3. Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que você chegou sobre a SGA será redigida ao considerar, em especial, o título da temática dessa produção textual. 4. Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas sigam as normas da ABNT, conforme as orientações (Normas Para Elaboração e Entrega da Produção Textual) para a formatação da produção textual interdisciplinar INDIVIDUAL. Você deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos acadêmicos com os seguintes itens: • CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome dos alunos em ordem alfabética e Registro Acadêmico - RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade). • CONTRA CAPA (Nome do aluno e o Registro Acadêmico - RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST • SUMÁRIO INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO CONSIDERAÇÕES FINAIS REFERÊNCIAS ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO 1. O trabalho deve ser realizado INDIVIDUALMENTE. Importante: O cadastro do trabalho deverá obedecer ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 2. A produção textual deve ter no mínimo 7 e no máximo 10 laudas (páginas). Obs.: Capa, sumário, referências bibliográficas NÃO serão consideradas laudas. 3. CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto, Resolução das Questões Propostas, Referências (caso necessário); - O trabalho realizar-se-á de acordo com as normas da ABNT de acordo com as instruções descritas no anexo “Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio” para facilitar a realização. O seu tutor eletrônico estará à disposição para orientações e atente-se para o prazo de envio da atividade. 4. O trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos – seguindo o anexo intitulado “Apresentação formal de um trabalho científico – portfólio”. 5. Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e relacionadas ao final da atividade. 6. Importante: A produção interdisciplinar é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo o aluno PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST reprovado na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 7. Importante: somente serão aceitos trabalhos feitos no editor de texto WORD, não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. Critérios Avaliativos Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor a distância. Critério Significado Peso / Pontos na A.C. % PTG (3.500) PTI-Seminário (9.500) PTG c/ AP (500) PTI-Seminário c/ AP (6.500) Coerência, clareza e coesão Possui uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10% 350 950 50 650 Aplicação dos conteúdos interdisciplinares As ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em cada disciplina do semestre. 40% 1.400 3.800 200 2.600 Riqueza de argumentação Apresenta relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os 20% 700 1.900 PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Núcleo Comum – CST pontos solicitados. 100 1.300 Conclusão Contempla os pontos essenciais da análise do estudo de caso (práticas adotadas e sugeridas); apresenta de fato a resolução da problemática pelo aluno sobre a SGA sem repetições ou redundâncias. 20% 700 1.900 100 1.300 Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. 10% 350 950 50 650 Observação O seu tutor a distância estará à disposição para orientações na sala do tutor e através de mensagens. Um ótimo trabalho! Equipe de professores 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

RESPOSTA AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA

  AVALIAÇÃO – METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Segundo Kauark, Manhães, & Medeiros, existem várias formas de classificar as pesquisas com base em seus objetivos gerais e procedimentos técnicos. Do ponto de vista dos autores as formas clássicas de pesquisas podem ser, da sua natureza: – Pesquisa Aplicada: objetiva gerar novos conhecimentos, úteis para o avanço da ciência sem aplicação prática prevista. Envolve verdades e interesses universais. – Pesquisa Básica: objetiva gerar novos conhecimentos para aplicação prática, dirigida à solução de problemas específicos. Envolve verdades e interesses locais. Resposta Marcada : Falsa TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Enumere as questões correspondentes: (1) Pesquisa Aplicada  (2) Pesquisas exploratórias  (3) Pesquisas descritivas  (4) Pesquisas explicativas   (  ) Buscam proporcionar uma abordagem do problema pelo levantamento de informações ou a constituição de hipóteses, envolvendo levantamento bibliográfico e documental, entrevis