PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Núcleo Comum – CST
CURSO: Núcleo Comum – CST
PRODUÇÃO TEXTUAL
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INDIVIDUAL – PTI
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Curso: CST em: Empreendedorismo; Gestão Comercial; Gestão
Financeira; Gestão Hospitalar; Gestão da Produção Industrial;
Gestão Pública; Gestão de Recursos Humanos; Gestão de
Turismo; Logística; Marketing; Marketing Digital; Processos
Gerenciais
Semestre
1º / 2º
Disciplinas:
• Planejamento Estratégico;
• Metodologia Científica;
• Matemática Financeira;
• Responsabilidade Social e Ambiental - ONLINE;
• Gestão de Pessoas;
• Seminário de Projeto Integrado II.
Professores:
• Natália Martinez A. Woitas;
• Regina Celia Adamuz;
• Marcelo Silva de Jesus;
• Luisa Maria S. Cavenaghi;
• Mônica Maria Silva;
• Henry Tetsuji Nonaka.
Competências:
• Fazer com que as organizações alcancem seus objetivos por meio
de planejamento estratégico eficaz implementado nas
organizações;
• Desenvolver e aplicar conceitos de metodologias de acordo com
as normas da ABNT;
• Utilizar conhecimentos relacionados à Juros Compostos em
contextos financeiros, fazendo estimativas e reflexões que
contribuam para tomadas de decisões;
• Compreender a necessidade de as empresas se envolverem nas
questões socioambientais, possibilitando a preservação mínimas
para a continuidade da espécie humana, da fauna, da flora e dos
recursos naturais com vistas a um futuro sustentável e harmônico;
• Elaborar e realizar um programa de integração de pessoal; Planejar
programa de recrutamento e seleção; Elaborar e realizar pesquisa
de clima organizacional;
• Planejar programa de recrutamento e seleção e elaborar/realizar
pesquisa de clima organizacional.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as
seguintes competências e habilidades:
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• Possibilitar o desenvolvimento do trabalho, promovendo a capacidade
de avaliação, interpretação e comunicação.
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o
acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e
econômico.
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta
nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise
crítico-reflexiva.
• Formar profissional com visão integral, capacidade de adaptação e
flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.
• Capacitar para que os indivíduos possa tomar decisões complexas
com ética e responsabilidade.
Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva,
promovendo melhorias nas organizações.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem
que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem;
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e
eficaz;
• Promover o estudo dirigido a distância;
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto
aprendizado;
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem;
• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo
Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério
da Educação;
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de
problemas práticos relativos à profissão;
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
Prezado(a) aluno(a),
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Individual (PTI) terá como
temática a análise de práticas de gestão adotadas pela empresa Farmácia de
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Manipulação QUINTESSÊNCIA. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Orientações
• O trabalho será realizado em INDIVIDUALMENTE.
• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos
idênticos ao de outros alunos.
• Deve-se obedecer o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do
curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
• É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
• Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital
tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental
para o bom desenvolvimento do trabalho);
2. Leitura e interpretação da SGA
a. Na Produção Textual INDIVIDUAL (PTI) você deverá, num primeiro momento,
conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) “Avaliação das Práticas de
Gestão".
b. Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas.
Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e
embasem-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas,
web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos
professores ou pesquisados por você).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A empresa Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA que possui unidades de
negócios em Bonsucesso, Tijuca, Méier, Flamengo e Barra da Tijuca, fundada em 1986 por
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quatro jovens que queriam montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a
assistência farmacêutica desde a recepção da receita à manipulação dos medicamento,
fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com
médicos fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.
Assim, a QUINTESSÊNCIA atualmente possui cinco lojas, dois laboratórios, uma
para manipulação de medicamentos homeopáticos e outro de alopáticos. Uma equipe de 15
farmacêuticos e cerca de 100 funcionários no total.
Sua Missão é: “Promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de seus
clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética,
responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um
crescimento sustentável.”
Já a Visão da empresa é: “A Farmácia Quintessência será líder no mercado de
manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus
produtos e serviços.”
Seus Valores estão estabelecidos da seguinte forma:
- Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade;
- Excelência na gestão;
- Direcionamento para o cliente;
- Exigência de rigor nos processos;
- Foco em Resultados;
- Valorização das pessoas;
Nestes 22 anos no mercado, a empresa recebeu alguns prêmios e certificações por
sua atuação tanto na área farmacêutica (Certificação SINAMM-Sistema Nacional de
Aperfeiçoamento Magistral- 2008) quanto na área de gestão de pessoas (Prêmio gestão com
pessoas Luís Carlos Campos - 2008). A empresa possui algumas estratégias em
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consolidação e sente cada vez mais a necessidade de construir e disseminar uma
arquitetura corporativa fundamentada na gestão e na capacitação de seus profissionais.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A empresa Farmácia de Manipulação QUINTAESSÊNCIA gostaria de contar com
para através de uma consultoria, assumir o desafio de avaliar as práticas adotadas, relatadas
no estudo de caso, e sugerir práticas atuais que levem a QUINTAESSÊNCIA a se manter
na vanguarda da gestão estratégica empresarial, promovendo e desenvolvendo pessoas,
tornando a organização cada vez mais sustentável e competitiva, conforme os
direcionamentos das disciplinas do semestre.
Essa produção textual está baseada no estudo de caso desenvolvido pela ESPM -
Escola Superior de Propaganda e Marketing junto à empresa Farmácia de Manipulação
QUINTAESSÊNCIA. Para auxiliá-lo na realização dessa atividade acesse o link abaixo.
http://www2.espm.br/sites/default/files/quintessencia.pdf
Acesso em:01/07/2019
Agora, é com você!
Desafio 1 - Planejamento Estratégico
Sabemos que as etapas que compõem o processo de planejamento estratégico são
cinco, sendo estas: a análise do ambiente externo e interno; o estabelecimento da diretriz
organizacional; a formulação da estratégia; a implementação da estratégia; e, por fim, o
controle estratégico.
Para uma empresa se posicionar de maneira estratégica no mercado é necessário
que ela realize um planejamento de acordo com a realidade do mercado e da empresa em
questão, ou seja ela deve analisar o ambiente interno e externo. Posteriormente, é
necessário o estabelecimento de uma diretriz organizacional, a qual engloba, inicialmente,
a missão, a visão e os valores da organização, como já vimos o da QUINTAESSÊNCIA. E é
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nesta etapa que focaremos nossos esforços para ofertar uma consultoria eficaz direcionada
à QUINTAESSÊNCIA.
Sua atividade é responder:
a. O que simbolizam a missão, a visão e os valores de uma empresa? Descreva o que
são cada um destes conceitos.
b. A missão, a visão e os valores impactam nos objetivos organizacionais? Por quê?
c. A missão, a visão e os valores da QUINTAESSÊNCIA atendem aos conceitos destes
termos? Demonstre o porquê?
d. Sabemos que é fundamental que o objetivo de uma organização esteja diretamente
relacionado à sua missão, isto é, a razão pela qual a organização existe. Dentro da
missão da QUINTAESSÊNCIA, quais objetivos você pode identificar? Descreva-os.
Referências
PINTO, Luiz Fernando Gomes. Planejamento Estratégico. Londrina : Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
Desafio 2 – Matemática Financeira
Com a intenção de investir no Marketing de vendas, aumentar a competitividade no
mercado, e consequentemente atender as necessidades da Farmácia de Manipulação
QUINTAESSÊNCIA, que se vê com ótimas possibilidades de evolução, você e a sua equipe
de consultoria sugeriram a busca por um empréstimo empresarial, pois a empresa não
possui recursos financeiros necessários para tal crescimento.
Três propostas de empréstimo empresarial, à juros compostos, foram apresentadas
para análise.
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Quadro 1 – Propostas a serem analisadas
BANCO INVISTA FÁCIL
Capital: R$100.000,00
Taxa de juros: 3,69% a.m
Período: 2 anos
BANCO CONTRATO CERTO
Capital: R$100.000,00
Taxa de juros: 2,54% a.m
Período: 2 anos e meio.
BANCO BOM NEGÓCIO
Capital: R$100.000,00
Taxa de juros: 2,37% a.m
Período: 3 anos
Fonte: do autor.
Considerando que a empresa decidiu por realizar o empréstimo de R$100.000,00, o
necessário para alavancar os negócios da empresa, avalie qual dos três bancos apresenta
a melhor proposta, ou seja, aquela que apresenta o menor juro ao final do financiamento.
Para tanto, cumpra com o que é solicitado em cada um dos itens a seguir:
a. Determine o montante, considerando o regime de juros compostos, para cada uma
das três propostas apresentadas.
b. A partir dos montantes encontrados no item a, determine os juros a serem pagos
em cada uma das três propostas apresentadas.
c. A partir dos valores encontrados no item b, decida pela melhor proposta. Justifique
a decisão.
Obs.: Para os itens a e b, apresente todos os cálculos, e considere para os arredondamentos
quatro casas decimais.
Referências
ASSAF NETO, Alexandre. Matemática Financeira e Suas Aplicações. 14. ed. São Paulo:
Atlas, 2012. 281 p.(Minha Biblioteca).
OLIVEIRA, Gustavo Faria de. Matemática Financeira Descomplicada. São Paulo: Editora
Atlas S.A. 2013. 189 p. (Minha Biblioteca).
Santos, João Carlos dos. Matemática Financeira. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016. 216 p.
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Desafio 3 – Responsabilidade Social e Ambiental
A Quintessência se mostra uma empresa preocupada com as questões ambientais
e sociais. Realiza algumas ações como o tratamento e coleta de resíduos farmacêuticos, por
meio do convênio com a empresa Residuo- All; - Projeto “Estou vidrado nessa ideia”, que
consiste na doação de vidros de medicamentos a serem reciclados por uma grande indústria
do mercado de vidros, resultando em cerca de 8 cestas básicas que são doadas
mensalmente a entidades carentes. Este projeto foi desenvolvido há 5 anos e foi um dos
selecionados para participar do vídeo produzido para a noite de premiação do Prêmio
Destaque Responsabilidade Socioambiental da ASCOFERJ - Associação do Comércio
Farmacêutico do Estado do Rio de Janeiro-2008. - Parceria com a ONG “Ação Pelo
Semelhante”, com a visão de ampliar os benefícios da Homeopatia a comunidade carente
do Morro dos Cabritos – em Copacabana; - Apoio à ONG “Médicos Solidários”, uma vertente
da ONG “Médicos Sem Fronteiras”, formada por uma equipe multidisciplinar que atende a
pessoas de diferentes comunidades carentes.
Dentro desse contexto, analisando as ações praticadas pela Quintessência
responda:
a. Se a empresa está cumprindo a sua Função Social Empresarial explicando o
conceito que você aprendeu nas aulas e no livro didático.
b. Em relação a Imagem Empresarial ou Corporativa, qual a importância dessas ações
para empresa, explique utilizando o conceito de Imagem Empresarial e
exemplificando.
c. Em relação ao ISE – Índice de Sustentabilidade Empresarial, você acredita que a
Quintessência pode participar do ISE? Justifique sua resposta.
d. Em relação a Responsabilidade Social e Ambiental, cite um exemplo de uma
empresa em sua cidade que não cumpre com sua Função Social Empresarial,
traçando estratégias de como essa empresa poderia melhorar.
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Referências
BARBIERI, J. C.; CAJAZEIRA, J. E. R. Responsabilidade social empresarial e empresa
sustentável: da teoria à prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. (Minha Biblioteca).
DELBONO, B. de F. Responsabilidade social e ambiental. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016. (Biblioteca Virtual Kroton).
TACHIZAWA, T. Gestão ambiental e responsabilidade social corporativa: estratégias de
negócios focadas na realidade brasileira. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2015. (Minha Biblioteca).
Desafio 4 – Gestão de Pessoas
Os diretores e gerentes da Quintessência possuem conhecimentos profundos e
aplicados para as atividades relacionadas à gestão farmacêutica, porém existe uma
deficiência no que concerne à realização da prática de gestão de pessoas. Para as
atividades relacionadas aos recursos humanos, a empresa adotava o modelo tradicional,
com ênfase em administração de RH e não de gestão de pessoas. Toda loja dispõe de uma
equipe de funcionários treinados para exercer as atividades e responsabilidades requeridas
e padronizadas por função. Contudo, observa-se desníveis no conhecimento, habilidades e
atitudes destes funcionários, que podem ter consequências na qualidade do atendimento ao
cliente, considerada uma importante vantagem competitiva para a empresa.
A troca de conhecimento é feita a partir de treinamentos presenciais, atendendo a
duas demandas principais:
• Informar o funcionário novo sobre todos os procedimentos técnicos e organizacionais
da Quintessência;
• Retreinar funcionários dentro das necessidades detectadas a partir das auditorias
internas; porém não existem medidas nem indicadores de efetividade destes
retreinamentos periódicos.
• Existem também informativos internos veiculados através de murais ou distribuídos
para todos os funcionários com informações sobre novas iniciativas da empresa em
serviços e produtos.
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Diante do contexto acima apresentado, responda as seguintes questões:
a. Qual a importância de a Quintessência modificar o modelo mais tradicional focado
na administração de recurso humanos para a gestão de pessoas? O que essas
diferentes denominações indicam?
b. São observados desníveis no conhecimento, habilidades e atitudes dos
funcionários que podem comprometer a qualidade do atendimento ao cliente,
como a empresa pode enfrentar esse problema através dos processos de
recrutamento e seleção? Explique a diferença entre recrutamento e seleção.
c. Uma das demandas da empresa é: “informar o funcionário novo sobre todos os
procedimentos técnicos e organizacionais da Quintessência”. Como que essa
demanda pode ser atendida pelo processo de integração? Explique o que é um
programa de integração e quais os conteúdos podem ser abordados e quando ele
pode ser utilizado.
Referências
AVONA, Marcia Eloisa. Gestão de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2015. 224p.
CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas
organizações. 4. ed. Barueri: Manole, 2014.
DUTRA, J. S. Gestão de pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas. São
Paulo: Atlas, 2009.
VERGARA, S. C. Gestão de pessoas. São Paulo: Atlas, 2006.
Desafio 5 – Metodologia Científica
Desenvolver o trabalho de acordo com as normas da Associação Brasileira de
Normas Técnicas da ABNT- Segue em anexo o material intitulado “Apresentação formal de
um trabalho científico – portfólio” para consulta e facilitar a realização da atividade.
Referências
BASTOS, Maria Clotilde Pires; FERREIRA, Daniela Vitor. Metodologia Científica.
Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
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NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Você deverá elaborar um material (Produção Textual Interdisciplinar INDIVIDUAL -
PTI) de forma coesa e coerente e com argumentos acadêmico-científicos de modo fluido
com as seguintes partes:
1. Introdução: Contextualização da SGA apontando de maneira superficial,
principalmente, os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto;
2. Desenvolvimento: O desenvolvimento do material precisa estar na sequência
apresentada pelo roteiro a seguir. Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão,
portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas.
3. Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que você chegou sobre a SGA
será redigida ao considerar, em especial, o título da temática dessa produção
textual.
4. Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas
sigam as normas da ABNT, conforme as orientações (Normas Para Elaboração e
Entrega da Produção Textual) para a formatação da produção textual interdisciplinar
INDIVIDUAL.
Você deverá entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos
acadêmicos com os seguintes itens:
• CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome dos alunos em ordem
alfabética e Registro Acadêmico - RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores
presencial e a distância, Ano e Cidade).
• CONTRA CAPA (Nome do aluno e o Registro Acadêmico - RA, Título, Disciplinas,
Nomes dos Tutores, Ano e Cidade).
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• SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
DESENVOLVIMENTO
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO
1. O trabalho deve ser realizado INDIVIDUALMENTE. Importante: O cadastro do
trabalho deverá obedecer ao prazo limite de postagem, conforme disposto no
cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.
2. A produção textual deve ter no mínimo 7 e no máximo 10 laudas (páginas). Obs.:
Capa, sumário, referências bibliográficas NÃO serão consideradas laudas.
3. CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte:
Capa, Folha de rosto, Resolução das Questões Propostas, Referências (caso
necessário); - O trabalho realizar-se-á de acordo com as normas da ABNT de acordo
com as instruções descritas no anexo “Apresentação formal de um trabalho científico
– portfólio” para facilitar a realização. O seu tutor eletrônico estará à disposição para
orientações e atente-se para o prazo de envio da atividade.
4. O trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR 14724 – Trabalhos
acadêmicos – seguindo o anexo intitulado “Apresentação formal de um trabalho
científico – portfólio”.
5. Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e
relacionadas ao final da atividade.
6. Importante: A produção interdisciplinar é um trabalho original e, portanto, não poderá
haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais
extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo o aluno
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reprovado na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime,
com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
7. Importante: somente serão aceitos trabalhos feitos no editor de texto WORD, não
serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
Critérios Avaliativos
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser
dado pelo tutor a distância.
Critério Significado Peso / Pontos
na A.C.
% PTG (3.500) PTI-Seminário
(9.500)
PTG c/ AP (500) PTI-Seminário c/
AP (6.500)
Coerência, clareza
e coesão
Possui uma
linguagem de fácil
compreensão,
apresentando os
argumentos de
modo claro e
coeso.
10% 350 950
50 650
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
As ideias
apresentam
relação direta com
a situação descrita
e explicitam
conteúdos
trabalhados em
cada disciplina do
semestre.
40% 1.400 3.800
200 2.600
Riqueza de
argumentação
Apresenta relação
direta com o tema,
traduz uma
reflexão crítica e
contempla os
20% 700 1.900
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pontos
solicitados.
100 1.300
Conclusão Contempla os
pontos essenciais
da análise do
estudo de caso
(práticas adotadas
e sugeridas);
apresenta de fato
a resolução da
problemática pelo
aluno sobre a SGA
sem repetições ou
redundâncias.
20% 700 1.900
100 1.300
Normalização Respeito às
normas da ABNT,
respeito à escrita
ortográfica e
estrutura
solicitada.
10% 350 950
50 650
Observação
O seu tutor a distância estará à disposição para orientações na sala do tutor e através de
mensagens.
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
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