Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO WPP 27 99253-1748

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Matemática CURSO: Licenciatura em Matemática PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Matemática Curso: Licenciatura em Matemática Semestre: 3º flex / 4º reg Disciplinas:  Elementos da Matemática I;  História da Matemática;  Geometria Plana;  Geometria Espacial;  Geometria Analítica;  Práticas Pedagógicas em Matemática: Olhar Lógico-Matemático para o Cotidiano. Professores  Alessandra Negrini Dalla Barba;  Daiany Cristiny Ramos;  Mariana da Silva Nogueira Ribeiro;  Debora Cristiane Barbosa Kirnev;  Keila Tatiana Boni. Competências:  Desenvolver tarefas focando o letramento matemático para auxiliar na aprendizagem dos conceitos geométricos nos anos finais do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas, você deverá ser capaz de elaborar e resolver tarefas envolvendo conceitos geométricos relacionando os conteúdos e refletindo sobre futuras práticas profissionais. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Elaborar tarefas envolvendo conceitos geométricos promovendo o letramento matemático visando um caráter motivador ou informativo. Além disso, reconhecer o potencial interdisciplinar dos conteúdos abordados nas disciplinas do semestre. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Matemática Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em individual (PTI) terá como temática “o letramento matemático”. Esta temática irá possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões relacionados a uma situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina. A seguir apresentamos as orientações. Orientações da Produção Textual 1. Formação dos grupos: após compor os participantes do grupo, informe ao seu tutor presencial. 2. Leitura e interpretação da SGA: Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, num primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: Você é professor de matemática do Ensino Fundamental e Médio do colégio Delta e pretende desenvolver tarefas envolvendo o letramento em Matemática. Para preparar essas tarefas, você tem algumas etapas a serem realizadas. Ao iniciar uma pesquisa sobre o tema, encontrou o seguinte texto sobre o assunto: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Matemática Letramento em matemática é novo desafio da BNCC Segundo o documento do MEC, o saber matemático não pode se limitar ao conhecimento da terminologia, dos dados e dos procedimentos. Os alunos devem conseguir combinar esses elementos para atender necessidades do cotidiano. A mudança trazida pela Base Nacional Comum Curricular implica em um novo paradigma para professores e estudantes, defende Kátia Stocco Smole [...] Embora a proposta da BNCC proponha vários elementos novos, Kátia acredita que o letramento é o principal deles, pois traz a necessidade de uma nova postura para professores e alunos dentro de sala de aula. “Normalmente a criança espera que em matemática não tenha leitura, por exemplo. Muitos também acreditam ser importante responder rapidamente. Existe esse senso comum de que, se você não sabe a resposta logo de cara, não é bom em matemática”, afirma. Ao ter como pressuposto que a disciplina de matemática promova o letramento matemático, a Base muda essas ideias e contribui para que os estudantes desenvolvam a criticidade, explica Kátia. “Não basta não só aprender conceitos, mas também usar esse conhecimento em problemas da vida real, ser criativo, ter pensamento crítico”, diz. As crianças e jovens vão continuar resolvendo problemas, mas além de encontrar a resposta certa, devem aprender a justificar, explicar porque fez de certa forma, mostrar o raciocínio para o outro. “Alunos devem aprender a falar sobre a matemática e perseverar frente aos desafios”, afirma a professora. [...] Disponível em: https://www.revistaeducacao.com.br/letramento-em-matematica-e-novo-desafioda-bncc/ . Acesso em 10 jul. 2019. Agora, é com você! Com base na situação problema, o principal objetivo desta produção textual é propor tarefas sobre geometria e justificar as resoluções, por escrito, dos conceitos matemáticos envolvidos, apresentando uma justificativa dedutiva para cada resolução. Diante do contexto apresentado, você deverá realizar as três etapas para elaborar a produção textual, a saber: ETAPA 1 – Texto reflexivo; ETAPA 2 – Resenha crítica; ETAPA 3 – Desenvolvimento de tarefas; Conforme as orientações apresentadas a seguir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Matemática ETAPA 1 Nesta etapa você deverá elaborar um texto reflexivo, que tenha como questão norteadora: Que contribuições a História da Matemática pode apresentar ao ser utilizada para justificar os conceitos matemáticos, principalmente os geométricos? Para realizar essa etapa, você deve assistir ao vídeo "A História da Matemática" e estudar o artigo "Um olhar sobre a história nas aulas de matemática" de autoria de Lidiane Schimitz Lopes, André Luis Andrejew Ferreira. Com base nesse estudo, escreva um texto autêntico, justificando suas ideias com base nas referências estudadas.  Vídeo: A História da Matemática. Documentário BBC Londres. 58'13''. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Ztz6VX0kIPc . Acesso em: 10 jul. 2019.  Artigo: LOPES, Lidiane Schimitz; FERREIRA, André Luis Andrejew. Um olhar sobre a história nas aulas de matemática. Abakós, Belo Horizonte, v. 2, n. 1, p. 75–88, nov. 2013. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/abakos/article/view/P.2316- 9451.2013v2n1p75/5784 . Acesso em: 10 jul. 2019. ETAPA 2 Nesta etapa você deverá justificar o tema de produção textual, por meio de uma fundamentação teórica, seguindo a normatização da ABNT para as devidas referências. Para realizar essa etapa, você deverá estudar os seguintes trabalhos e escrever uma resenha crítica expondo os principais aspectos tratados nos trabalhos e se posicionando a respeito disso.  Minicurso: TINOCO, Lucia; SILVA, Marina Martins da. Argumentação no Ensino de Matemática. Disponível em: http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/03/MC02128926734.pdf . Acesso em: 10 jul. 2019.  Artigo: BARBOSA, Kelly C. Betereli A; NACARATO, Adair Mendes; PENHA, Paulo César da Penha. A escrita nas aulas de matemática revelando crenças e produção de significados pelos alunos. Disponível em: http://www.gpec.ucdb.br/serie-estudos/index.php/serieestudos/article/viewFile/218/278 . Acesso em: 10 jul. 2019. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Matemática ETAPA 3 Com base nos estudos realizados a partir das etapas anteriores, você deverá elaborar tarefas, com TRÊS QUESTÕES, com a estrutura semelhante às das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), sendo uma de geometria plana, uma de geometria espacial e outra de geometria analítica. Antes de elaborar essas tarefas você deve buscar nas provas do ENEM, a partir de 2009 para verificar a estrutura empregada neste tipo de avaliação, cada questão deverá contemplar a seguinte estrutura: Figura 1 – exemplo da estruturação de questões Fonte: dos autores (2019). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Matemática Observação: as questões elaboradas deverão ser inéditas e, em caso de plágio, a tarefa será desconsiderada. Normas para elaboração e entrega da produção textual As etapas da proposta de tarefas deverão ser registradas em um único texto compondo a produção textual que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; b) Este texto deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição de cada etapa indicada e referências. c) O trabalho deve contemplar a seguinte estrutura:  Introdução (máximo 1 página): Parte da produção textual na qual você deve apresentar a finalidade e os objetivos do trabalho.  Desenvolvimento: o Etapa 1: texto refletivo a respeito do ensino de geometria associado à História da Matemática (máximo 1 página); o Etapa 2: resenha crítica sobre argumentação e escrita em matemática (de 1 a 2 páginas); o Etapa 3: elaboração de questões envolvendo os conceitos da geometria (de 3 a 5 páginas).  Considerações finais (máximo 1 página): Parte final da produção textual na qual devem ser elaboradas as reflexões sobre a realização da proposta de tarefas, indicando os pontos relevantes de trabalhar com o letramento matemático em aulas de Matemática.  Referências. Observações:  O trabalho será realizado individualmente. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Licenciatura em Matemática  O cadastro do trabalho deverá ser feito na pasta específica, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei nº 9.610/98), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.  Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. Haverá duas oportunidades de entrega da PTI, cujas datas devem ser conferidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nestas duas entregas, vocês poderão entregar todo o conteúdo do trabalho e alcançar a pontuação máxima desta atividade. Caso na primeira entrega você obtenha resultado que considere satisfatório, não existe a obrigatoriedade de realizar a segunda entrega, desde que atenda aos requisitos de aprovação, logo a observação é de responsabilidade do aluno. Uma vez finalizado o prazo constante no AVA, não há possibilidade do encaminhamento por outros meios que não sejam pelo AVA. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para atender suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Um ótimo trabalho! Equipe de professores do semestre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...