Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO CURSO: Ciências Contábeis Manual do Futuro Profissional da Contabilidade (2016)


PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado CURSO: Ciências Contábeis PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado Curso: Ciências Contábeis Semestre: 7º flex / 8º reg Competências:  Explorar, conhecer e compreender a estrutura e as informações de um Balanço Social  Compreender práticas da atuação profissional contábil através de uma entrevista direcionada por questionário. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades:  Possibilitar o desenvolvimento pessoal, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração profissional.  Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.  Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.  Formar um profissional com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atue de forma interdisciplinar.  Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.  Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado Prezado aluno (a), Sejam bem-vindo a este semestre! O texto apresentado a seguir foi retirado do Livro Digital: Manual do Futuro Profissional da Contabilidade (2016), produzido pelo Conselho Regional de Contabilidade do estado do Paraná. “Contador é o profissional da contabilidade bacharel em Ciências Contábeis. Ele está capacitado, habilitado e possui o conhecimento necessário sobre assuntos econômicos, financeiros, tributários, organizacionais e comportamentais para direcionar as conclusões da lógica contábil, sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Mais do que apenas registrar os atos e fatos dos gestores das empresas, ele deve nortear os empreendimentos e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista. Para desempenhar essas funções com a máxima competência, sua formação deve conter noções sólidas de finanças, economia e gestão e, também, de ciências humanas, ética e responsabilidade social. (Acessado em 22 de julho de 2019, https://www.crcpr.org.br/new/content/download/2019_03_29_manual_futuro_pr ofissional.pdf). Partindo da leitura do texto apresentado acima, podemos observar que os horizontes da contabilidade vão além da simples elaboração de relatórios contábeis obrigatórios, eles simplesmente extrapolam os “limites” físicos da empresa, impactando, em algum momento, na sociedade e no meio que se apresentam. As atividades propostas neste trabalho têm como objetivo, traduzir este cenário. Na primeira atividade você desenvolverá uma análise sobre o Balanço Social de uma empresa e, com isso será possível você entender um pouco mais sobre o impacto social das empresas no ambiente onde ela atua. Em nossa segunda atividade, você deverá entrevistar um profissional contábil, essa atividade irá lhe proporcionar uma aproximação das atividades desenvolvidas dentro de um escritório contábil, conhecendo suas principais rotinas e práticas. Na terceira atividade, utilizando informações sobre as práticas e a vivência dentro da organização contábil escolhida por você (Relatório de Estágio Supervisionado), desenvolva uma narrativa sobre os principais destaques que considerar relevante. Bom trabalho! Equipe de Professores! PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado Atividade 01 – Balanço Social – Uma análise de relatórios não híbridos Caro aluno, sabemos que a tendência da Contabilidade atualmente é aproximar-se de áreas que extrapolam os aspectos financeiros das organizações. Estamos falando, por exemplo, das informações divulgadas em demonstrações híbridas. Com informações financeiras e não financeiras. O Relatório de sustentabilidade é um exemplo desses novos instrumentos, portanto, precisamos conhecê-lo e saber interpretá-lo. É nesse sentido que propomos nesta atividade do seu estágio, as seguintes etapas: Etapa 1 - O acesso a um relatório de sustentabilidade “real”, ou seja, divulgado oficialmente por uma empresa que tenha ações comercializadas na B3. Etapa 2 - A identificação das principais informações constantes no relatório de sustentabilidade. Etapa 3 - Análise de alguns pontos sobre o Balanço Social, que está divulgado no relatório de sustentabilidade. Etapa 4 - Localize você mesmo o relatório de sustentabilidade anterior publicado pela Copel S/A. Indique qual o link de acesso a esse relatório, no mesmo formato que apresentamos o link do relatório de 2018 abaixo. Utilize o relatório localizado para fazer a comparação com o balanço social de 2018. Siga os passos a seguir para executar as atividades. Para executar a Etapa 1, acesse o link a seguir: Relatório de Sustentabilidade da COPEL S/A – 2018. Disponível em: . Acesso em: 22 jul. 2019. Para executar a Etapa 2, abra o relatório e responda os seguintes pontos: a) Para que serve o referido relatório? b) Qual a periodicidade de emissão e publicação do relatório? c) Quais os principais tópicos apresentados no relatório, explicando o que cada um propõe evidenciar (demonstrar) aos usuários da informação contábil. d) A quem se destina o relatório? PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado Para executar a Etapa 3, abra o relatório e responda os seguintes pontos: a) Em quais páginas do relatório de sustentabilidade constam o balanço social? b) Quais os grupos de contas do balanço social? Explique resumidamente o que cada grupo evidencia. c) Defina o que seria a distribuição do Valor Adicionado. Qual o objetivo dessas informações? Para executar a Etapa 4, abra os relatórios (2018 e anterior), e responda os seguintes pontos: a) Comparando o Balanço Social de 2018 com o Balanço Social de 2017, qual o grupo de contas apresentou maior evolução? Apresente os números e a evolução observada, e explique se essa variação é considerada positiva ou negativa e o motivo b) Comparando o Balanço Social de 2018 com o Balanço Social de 2017, qual o grupo de contas apresentou menor evolução? Apresente os números, a evolução observada, e explique se essa variação é considerada positiva ou negativa e o motivo. PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado Atividade 02 – Entrevista com profissional contábil direcionada por questionário Nesta atividade o principal objetivo é a sua aproximação ao contexto profissional vivenciado em um escritório de contabilidade. Nesse sentido, você deverá entrevistar um profissional contábil que esteja em plena atividade e com registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) devidamente ativo na jurisdição em que atua com o seu escritório contábil, preferencialmente proprietário/gestor. A entrevista poderá acontecer de forma presencial ou à distância por telefone e/ou outras ferramentas de comunicação, e deverá ser orientada pelo questionário apresentado a seguir. Após a coleta dos dados, faça análise descritiva de no mínimo 10 linhas, com base nas informações coletadas. Observação: Não se esqueça de pegar a assinatura na secretaria de seu polo, na carta de apresentação. – Disponível na pasta da disciplina de estágio. QUESTIONÁRIO PARA ENTREVISTA DO PROFISSIONAL CONTÁBIL (CONTATOR) Seção 01 - Identificação do Entrevistado Esta seção tem como objetivo, definir o perfil do entrevistado: 1. Qual é o seu gênero? ( ) Masculino ( ) Feminino 2. Faixa etária ( ) 20 à 30 ( ) 31 à 40 ( ) 41 à 50 ( ) 51 à 60 ( ) acima de 60 3. Grau de escolaridade ( ) Técnico Contábil ( ) Graduado ( ) Especialização ( ) Mestrado ( ) Doutorado 4. Quantos anos de formação na área contábil você possível ( ) 0 – 5 ( ) 6 – 10 ( ) 11 – 15 ( ) 16 - 20 ( ) acima de 20 PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado 5. Estado em que atua profissionalmente? Resposta: __________ 6. Atualmente, qual é o número total de empregados do escritório? Resposta: __________ 7. Atualmente, qual a quantidade de clientes (ativos com contabilidade): Resposta: __________ Seção 02 – Coleta de dados sobre às práticas funcionais de um escritório contábil Esta seção tem como objetivo, coletar as informações referente às rotinas e práticas profissionais utilizadas pelo entrevistado, em sua atuação profissional dentro do escritório contábil. 1. Em relação ao porte de seus clientes, classifique a participação percentual de acordo cada porte empresarial: ME: _____ % EPP: _____ % Grande Porte: _____ % Sociedade Anônima: _____ % 2. Em relação a quantidade de clientes ativos, identifique o percentual de participação em relação aos Regimes Tributários? Lucro Real: _____ % Lucro Presumido: _____ % Simples Nacional: _____ % MEI: _____ % 3. Quanto à utilização de sistemas de gestão pelos clientes ativos, qual a participação considerando os seguintes critérios de utilização a seguir? Apenas para Emissão de Notas Fiscais: _____ % Apenas para Controle de Estoques: _____ % Apenas para o Controle Financeiro: _____ % Gestão Completa (Emissão de NF´s, Controle de estoques, Controle Financeiro): _____ % 4. Em relação à adoção de uma contabilidade gerencial (interna) por parte dos clientes, quantos utilizam? ( ) 00 à 10 empresas ( ) 11 à 20 empresas ( ) 21 à 30 empresas ( ) 31 à 40 empresas ( ) Acima de 41 empresas 5. Em relação ao lançamento das notas fiscais no sistema do escritório, à alimentação dos dados se dá: ( ) de forma manual ( ) importação de arquivos PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado 6. Em relação aos lançamentos contábeis (movimentação financeira dos clientes) no sistema do escritório, à alimentação dos dados se dá: ( ) de forma manual ( ) importação de arquivos 7. Em relação aos eventos que compõe à folha de pagamento, no sistema do escritório, à alimentação dos dados se dá: ( ) de forma manual ( ) importação de arquivos 8. Em relação Às Demonstrações Contábeis oficiais apresentadas junto ao Livro Diário/ECD, das empresas optantes pelo Simples Nacional assinalar quais são os demonstrativos apresentados pelo escritório: ( ) BP ( ) DRE ( ) DLPA ( ) DMPL ( ) DRA ( ) DFC ( ) DVA ( ) Notas Explicativas ( ) Outros: __________________ 9. Em relação às Demonstrações Contábeis oficiais apresentadas junto ao Livro Diário/ECD, das empresas optantes pelo Lucro Presumido assinalar quais são os demonstrativos apresentadas pelo escritório: ( ) BP ( ) DRE ( ) DLPA ( ) DMPL ( ) DRA ( ) DFC ( ) DVA ( ) Notas Explicativas ( ) Outros: __________________ 10. Em relação às Demonstrações Contábeis oficiais apresentadas junto ao Livro Diário/ECD, das empresas optantes pelo Lucro Real assinalar quais são os demonstrativos apresentadas pelo escritório: ( ) BP ( ) DRE ( ) DLPA ( ) DMPL ( ) DRA ( ) DFC ( ) DVA ( ) Notas Explicativas ( ) Outros: __________________ PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado 11. Qual a periodicidade dos fechamentos contábeis para as empresas, considerando o regime tributário: 11.a) Simples Nacional 11.b) Luro Presumido 11.c) Lucro Real ( ) Mensal ( ) Trimestral ( ) Semestral ( ) Anual ( ) Mensal ( ) Trimestral ( ) Semestral ( ) Anual ( ) Mensal ( ) Trimestral ( ) Semestral ( ) Anual 12. Seu escritório, oferece outros serviços aos seus clientes: ( ) Perícia Contábil ( ) Auditoria Contábil ( ) Assessoria Financeira ( ) Controladoria ( ) Outros (especificar): ________________ 13. O que você entende por Contabilidade Digital (selecionar apenas uma alternativa)? ( ) Emissão de Notas Fiscais em sistemas de gestão ( ) Cumprimento de obrigações assessorias ao fisco (Sped, E-Social, EFD, ECD) ( ) Utilização de ferramentas tecnológicas que visam melhorar meu desempenho profissional ( ) Importação, para o sistema do contábil, das Notas Fiscais, emitidas e recebidas pelos cliente. 14. Como você classifica a utilização de ferramentas para troca de informações e documentos entre você e seu cliente? ( ) Necessário ( ) Desnecessário ( ) Impraticável devido a cultura dos clientes ( ) Impraticável devido ao custo de implantação e controle PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado Atividade 03 – Atividades do Estágio em Campo 1. Ficha de Acompanhamento do Estágio - (Anexo I) Durante o desenvolvimento do Estágio em Campo o aluno deverá preencher, diariamente, a Ficha de Acompanhamento do Estágio. Esta Ficha deverá conter todas as atividades desenvolvidas pelo aluno. 2. Ficha de Avaliação de Estágio - (Anexo II) A Ficha de Avaliação de Estágio deverá ser preenchida pelo Supervisor de Campo, com o resumo das atividades desenvolvidas pelo aluno. Atenção para as Fichas de Acompanhamento do Estágio e Avaliação de Estágio: Após assinada pelos respectivos responsáveis, e carimbada pelo Supervisor de Campo, esta ficha deverá ser digitalizada e inserida no sistema pelo próprio aluno. 3. Relatório do Estágio Supervisionado (Vivência no Estágio) Nessa atividade, elabore um breve relato de sua vivência bem como das atividades de Estágio desenvolvidas na organização escolhida por você. Neste item o acadêmico deverá relatar os resultados do Estágio, as principais políticas, aspectos, técnicas, pontos fortes e pontos fracos em relação à área vivenciada na empresa, tais como: • Considerações a respeito da realidade da área na empresa em relação aos conceitos estudados em aula (teoria x prática); • Expor as dificuldades encontradas para colher dados e/ou vivenciar a realidade da empresa; • Listar a contribuição da empresa para o alcance dos resultados traçados para o estágio; • Listar a relevância do estágio realizado para a formação acadêmica do futuro Contador. PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado Divisão da carga horária A disciplina de Estágio Supervisionado possui uma carga horária de 160h dividida da seguinte forma: Local de realização Atividade Carga horária Empresa/Entidade (Campo) Atividade 1: Visita à entidade que será realizado o Estágio Supervisionado - para apresentação. 04 horas Em casa Atividade 2: Leitura do texto sugerido nas orientações do trabalho. 14 horas Em casa Atividade 3: Análise do texto sugerido nas orientações do trabalho. 20 horas Em casa Atividade 4: Atividades realizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem / Orientação Tutor à Distância e Professor Orientador. 10 horas Em casa Atividade 5: Pesquisa/Seleção de um Escritório Contábil para aplicação da pesquisa 12 horas Escritório Contábil Atividade 6: Pesquisa com o Empresário Contábil, conforme roteiro disponibilizado nas orientações do Trabalho. 5 horas Em casa Atividade 7: Preencher relatório da pesquisa realizada com o Empresário Contábil conforme roteiro disponibilizado nas orientações do Trabalho. 5 horas Polo de Apoio Presencial Atividade 8: Atividade de orientação com o tutor Presencial 10 horas Empresa/Entidade (Campo) Atividade 9: Desenvolvimento das atividades do Estágio em campo, conforme alinhado com o Supervisor de Campo. OBS: A carga horária diária não poderá ultrapassar 6 horas diárias. 30 horas Em casa Atividade 10: Preenchimento das Fichas de Acompanhamento e Avaliação do Estágio Supervisionado. 5 horas Empresa/Atividade (Campo) e Polo de Apoio Presencial Atividade 11: Assinatura e validação das Fichas de Acompanhamento e Avaliação do Estágio Supervisionado. 5 horas Em casa Atividade 12: Desenvolvimento do Relatório do Estágio Supervisionado 10 horas Em casa Atividade 6: Elaboração do trabalho de estágio 30 horas Carga horária total: 160 horas PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado Atenção: 1) A carga horária na Empresa/Entidade (Campo) é de 30 horas. 2) A tabela acima apresenta a carga horária total das atividades, mas a ficha de acompanhamento deve ser preenchida somente com as atividades desenvolvidas em campo, de forma detalhada: deve ser discriminada/descrita cada atividade realizada com a data de realização e a sua respectiva carga horária, de acordo com o exemplo a seguir: DATA CH ATIVIDADES DESENVOLVIDAS 10/MM/AA 4 Acompanhamento de lançamento de Nota Fiscal no sistema contábil. 11/MM/AA 2 Apontamento de Cartão ponto 12/MM/AA 6 Conciliação Contábil (Conciliação de extratos bancários e contas contábeis de clientes e fornecedores) ... ..... ... ..... Soma 30 Observações: PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO Você deverá elaborar o Relatório de Estágio de forma coesa e coerente e com argumentos acadêmicocientíficos de modo fluído com as seguintes partes: Introdução: Contextualização apontando de maneira superficial, principalmente, os conteúdos que serão desenvolvidos ao longo do texto; Desenvolvimento: O desenvolvimento do material precisa estar na sequência apresentada pelo roteiro a seguir: - Resolução da atividade 1 - Resolução da atividade 2 - Relatório do Estágio Supervisionado (Vivência no Estágio) Lembrem-se: o trabalho deverá ter coesão, portanto, deve apresentar uma discussão ao invés de respostas diretas. Conclusão: Em um único parágrafo - a conclusão que você chegou sobre o trabalho desenvolvido, considerando todas as atividades desenvolvidas em seu estágio. Referências: Para fazer a lista das referências das obras que foram consultadas sigam as normas da ABNT, conforme as orientações (Normas Para Elaboração e Entrega da Produção Textual) para a formatação da produção textual interdisciplinar em grupo. Assim, você deve entregar o trabalho finalizado a partir das normatizações de trabalhos acadêmicos com os seguintes itens: CAPA (Deve conter: Nome da Instituição, Curso, Nome do aluno e Registro Acadêmico - RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores presencial e a distância, Ano e Cidade) CONTRA CAPA (Nome do aluno e Registro Acadêmico - RA, Título, Disciplinas, Nomes dos Tutores, Ano e Cidade). SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 2 DESENVOLVIMENTO 3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 4 REFERÊNCIAS PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado ORIENTAÇÕES PARA A FORMATAÇÃO DO TRABALHO CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto, Resolução das Questões Propostas, Referências (caso necessário); O seu tutor à distância estará à disposição para orientações e atente-se para o prazo de envio da atividade. A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE. O trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos – que consta na Biblioteca Digital. Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e relacionadas ao final da atividade. Os tutores à distância e professores deverão ser contatados para orientações sobre o desenvolvimento da atividade. ATENÇÃO: fiquem atentos para o prazo de envio da atividade. CRITÉRIOS AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a nota a ser atribuída pelo tutor a distância. • Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. • Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. • Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembrem-se de que seu/sua Tutor/a à Distância está à disposição para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveitem esta PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Observação O seu tutor a distância estará à disposição para orientações na sala do tutor e através de mensagens. Um ótimo trabalho! Equipe de professores PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado ANEXOS PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado FICHA DE ACOMPANHAMENTO DO ESTÁGIO (Anexo I) Aluno: Matrícula: Polo de apoio presencial: Empresa (Razão Social): Supervisor de Campo: Cargo e Form. Acadêmica: CPF e CRC: Estágio Período de estágio: Carga Horária Total Cumprida: DATA CH ATIVIDADES DESENVOLVIDAS Soma Observações: De acordo com a Lei 11.788/2008 em seu Art. 10 Inciso II, a carga horária máxima diária é de 6 horas. A SOMA das horas cumpridas deverá ser de 30 horas. Assinatura do Aluno Assinatura e Carimbo do Supervisor de Campo Assinatura do Tutor Presencial Atenção: Após assinada pelos respectivos responsáveis, e carimbada pelo Supervisor de Campo, esta ficha deverá ser digitalizada e inserida no sistema pelo próprio aluno. PRODUÇÃO TEXTUAL Estágio Supervisionado FICHA DE AVALIAÇÃO DE ESTÁGIO (Anexo II) Aluno: Matrícula: Polo de apoio presencial: Empresa (Razão Social): Supervisor de Campo: Cargo e Form. Acadêmica: CPF e CRC: Estágio Período de estágio: Carga Horária Total Cumprida: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS E AVALIAÇÃO Resumo das atividades desenvolvidas pelo aluno estagiário Avaliação do Supervisor de Campo Assinatura do Aluno Assinatura e Carimbo do Supervisor de Campo Assinatura do Tutor Presencial Atenção: Após assinada pelos respectivos responsáveis, e carimbada pelo Supervisor de Campo, esta ficha deverá ser digitalizada e inserida no sistema pelo próprio aluno.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...