TRABALHO PRONTO WPP 27 99253-1748 As cidades antigas e as cidades medievais Curso: Licenciatura em História Semestre: 3º/ 4º
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Licenciatura em História
CURSO: História ‐ Licenciatura
PRODUÇÃO TEXTUAL
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EM GRUPO – PTG
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Licenciatura em História
Curso: Licenciatura em História Semestre: 3º/ 4º
Disciplinas: Historiografia
História Antiga
Fundamentos Filosóficos
História Medieval
Práticas Pedagógicas em Ciências Humanas
Competências: Refletir, articular e sistematizar conhecimentos teórico‐
metodológicos e empíricos necessários à prática do
profissional em História.
Habilidades: Compreender o processo de construção da historiografia.
Analisar as relações e tensões das ações dos sujeitos e as
dinâmicas dos processos históricos, percebendo a
historicidade das manifestações sociais e culturais.
Entender a temporalidade do objeto histórico para além da
simplessucessão cronológica:suas continuidades, rupturas e
ritmos diferentes.
Estabelecer a interdisciplinaridade.
Objetivos da
Aprendizagem: Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado
eficiente e eficaz.
Desenvolver estudos independentes, sistemáticos e o auto
aprendizado.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de
problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
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PREZADOS ALUNOS,
Sejam bem‐vindos a este semestre!
A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) possui como
temática: As cidades antigas e as cidades medievais. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
De início, cabe ressaltar que cidade é um conceito histórico e, enquanto tal, seu significado se
modifica com o passar do tempo. Nesse sentido, vale transcrever alguns trechos do dicionário de
conceitos históricos:
Noção considerada por muitos atrelada ao próprio conceito de civilização, a
cidade constituiu um objeto privilegiado para aqueles que se preocupam com
temas como as origens do Estado, das antigas civilizações e do mundo
contemporâneo.
[...]
As formas de abordar a cidade são múltiplas. A Geografia, a Arquitetura, o
Urbanismo e a Sociologia estudam o espaço urbano de diferentes ângulos.
Em geral, arqueólogos e historiadores que trabalham com o surgimento das
civilizações e dos Estados estão entre os que mais se preocupam com a
constituição do espaço urbano. Para muitos desses estudiosos,
principalmente os especialistas em Antiguidade, como Gordon Childe e
Arnold Toynbee, a cidade, que apareceu primeiro na Mesopotâmia e no Egito
Antigo, constitui um pré‐requisito para a existência de civilização. Em obra
hoje clássica, o arqueólogo Gordon Childe, em meados do século XX, definiu
a revolução urbana, o fenômeno a partir do qual as cidades nasceram e se
desenvolveram no Oriente Próximo, como o processo que conduziu a
humanidade da tribo à civilização. Para ele, esse processo foi fundamental
para o desenvolvimento da história, uma vez que só na civilização há culturas
complexas, diversificadas, estatais, estratificadas e normalmente possuidoras
de escrita. Para esse autor, uma cidade se distinguiria das aldeias – ou seja,
das aglomerações humanas mais básicas – devido a seu tamanho e
população, pela cobrança de tributos, pela estratificação social visível na
especialização profissional, pela construção em larga escala e pelo
surgimento de uma classe governante. Já para o sociólogo Max Weber, o
critério para a definição das cidades deveria considerar a existência de um
mercado, de heterogeneidade social, de relações impessoais e de divisão de
trabalho. Por sua vez, o historiador Ciro Flamarion Cardoso afirma que a
noção de cidade varia de acordo com o ambiente, a sociedade e a época de
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cada uma. Isso nos impediria, por exemplo, de empregar a definição de
Childe, construída para o Egito Antigo e para a Mesopotâmia, para
compreender as cidades em outras culturas, como as da América pré‐
colombiana.1
De uma maneira simplificada, podemos afirmar que as cidades possuem algumas
características, tais como: concentração, permanência no território e heterogeneidade populacional;
proporção significativa da população urbana ativa dedicada a ocupações não‐agrícolas; posição em
relação à área circundante (maior ou menor isolamento); local de encontro e de troca entre todos os
agentes econômicos. Mas será que esses elementos podem ser verificados igualmente nas cidades
antigas e nas cidades medievais?
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação‐Problema fornecerá os
elementos necessários para a produção textual proposta na sequência.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Guilherme é historiador e foi contratado recentemente por uma editora de livros didáticos
para contribuir na construção do livro de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao
9º ano). Sua primeira tarefa é escrever sobre as cidades antigas e as cidades medievais, mostrando
assemelhanças e as diferenças, no intuito de demonstrar a organização espacial, política, econômica
e cultural das sociedades nos referidos períodos históricos.
Apesar de Guilherme ter estudado algo sobre o tema na graduação, ainda lhe faltam
conhecimentos suficientes para a elaboração de um bom texto. Nesse sentido, inicia uma pesquisa a
partir de um levantamento bibliográfico sobre o tema e se depara com diversos artigos que tratam
especificamente sobre as cidades medievais, tendo em vista as suas peculiaridades, notadamente
após o renascimento urbano (ocorrido concomitantemente ao renascimento comercial) na baixa
Idade Média. Guilherme sabe que as cidades não desapareceram durante a alta Idade Média, mas
suas funções eram diferentes em relação ao período anterior no Império Romano.
1 SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H.. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 51‐52)
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Após o levantamento bibliográfico, Guilherme achou melhor delimitar a temática, enfocando
em seu texto as diferenças entre as cidades antigas no Império Romano e as cidades medievais
ocidentais. Mas ainda falta aprimorar ler os materiais levantados e redigir o texto solicitado pela
editora.
Situação‐Problema
O desafio de Guilherme, então, é elaborar um texto que trate das características das cidades
antigas no Império Romano e das cidades medievais. Tal texto será incorporado na construção do
livro didático de História do Ensino Fundamental da editora que o contratou. Nesse sentido, o texto
deve conter citações de autores utilizados como fonte de conhecimento, deve ser dissertativo e deve
seguir o padrão da norma culta da língua portuguesa.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
A partir da leitura da situação‐problema apresentada, seu desafio é se colocar no lugar de
Guilherme e produzir um texto dissertativo sobre as características das cidades antigas romanas e as
cidades medievais, baseando‐se na leitura de artigos e/ou livros científicos. A seguir, apresentamos
algumas questões relevantes para nortear a reflexão sobre o caso relatado:
No Império Romano, as cidades desempenhavam importante papel de centro político,
administrativo, militar e, em segundo plano econômico.
Durante a Alta Idade Média, “as cidades foram reduzidas quase que exclusivamente à função
política e administrativa – ela própria atrofiada. As mais prósperas deviam sua relativa
importância menos à presença de um soberano (em constante deslocamento e mais afeito à
vida aldeã) ou de algum funcionário (os poucos que havia não tinham muitos seguidores fora
dos “palácios” reais), do que a presença de um bispo.” 2
Na Baixa Idade Média, a Europa ocidental conheceu movimento urbano de tal magnitude que
permitiu aos estudiosos classificá‐lo como um renascimento. A rigor, o que aconteceu de mais
significativo foi o nascimento de cidades. Quais fatores contribuíram para a sua formação;
2
LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2005.
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como se deu esse processo; que tipo de relação envolveu os diferentes segmentos da
sociedade medieval com o nascimento e o desenvolvimento dos centros urbanos?
O nascimento e o desenvolvimento das cidades medievais foram resultado de um “conjunto
complexo de estímulos” e, sobretudo, da ação de “diversos grupos sociais”. Destaque‐se,
também, a importância da relação entre a cidade e o campo, como movimento propulsor da
autonomia e do dinamismo que as cidades acabaram alcançando3
.
Após a reflexão sobre essas questões, seguem orientações para o desenvolvimento do trabalho:
1. Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição.
2. Introdução: A introdução (ao menos 1 lauda) deve contemplar:
a. Apresentação do tema;
b. Contextualização do tema;
c. O que será discutido ao longo do texto.
3. Desenvolvimento: Para o desenvolvimento de seu trabalho (de 3 a 5 laudas), você deve
realizar:
a. Discussão do tema levantado na introdução;
b. Fundamentação teórica que apresente fatos, conceitos, elementos e problemas
relacionados ao tema.
4. Conclusão: Para concluir seu texto, você deve apresentar as suas considerações finais acerca
do tema. (1 lauda)
5. Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou
registros.
6. Referências: Apresentartodas asfontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas.
As leituras a seguir são sugestões que podem ajudar na elaboração do seu trabalho:
3 LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2005.
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Texto 01:
BARROS, José D’Assunção. Delineamentos para uma compreensão da cidade medieval. Alétheia
Revista de Estudos sobre Antiguidade e Medievo, v. 1, n. 1, p. 12‐32, 2013. Disponível em:
Acesso em 16 jul. 2019.
Texto 02:
CARLAN. Cláudio Umpierre. História, cidades e fronteiras: o Império Romano e as invasões. Revista
Mosaico, v.3, n.2, p.169‐177, jul./dez. 2010. Disponível em:
Acesso em 15 jul.
2019.
Texto 03:
FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e Romanização no Império Romano: o Caso das Cidades
Planejadas a Partir do Padrão Linear. Espaço Aberto, PPGG ‐ UFRJ, v. 2, n.2, p. 169‐186, 2012.
Disponível em: Acesso
em 17 jul. 2019.
Texto 04.
LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1989. Disponível em:
Acesso em: 16 jul. 2019.
Texto 05:
PIRENNE, Henri. As Cidades na Idade Média. Lisboa: Publicações Europa‐ América, 1973. Disponível
em: < https://www.academia.edu/32016082/Henri_Pirenne_‐_As_Cidades_Da_Idade_Media>
Acesso em: 17 jul. 2019.
OBSERVAÇÃO:
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Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca
Digital, na Biblioteca Virtual e nos materiais das disciplinas.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O grupo deverá ser composto por no mínimo 03 e no máximo 05 integrantes.
2. Importante: O grupo deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na
pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da
atividade.
3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 05
até, no máximo, 08 laudas (considerando‐se apenas a produção textual em si, com
introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando‐se os elementos pré e pós‐textuais).
4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no
que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes). Essas orientações estão disponíveis na Biblioteca
Digital da instituição e podem ser acessadas no link “Padronização”.
5. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da
internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade.
Lembre‐se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610),
e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
6. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
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A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para
o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual:
a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT.
b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada.
c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos:
clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
e) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados.
INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Regras gerais
Os trabalhos deverão ser apresentados por todos os grupos.
As apresentações acontecerão no período das aulas‐atividade da disciplina de Seminário,
conforme especificado no cronograma.
Os Tutores Presenciais são responsáveis por organizar os grupos e inserir as avaliações
nas fichas de apresentação no sistema.
Tempo de apresentação: cada grupo terá de 10 a, no máximo, 15 minutos para
apresentar os trabalhos.
Estrutura da apresentação
Apresentação
Nome do curso; semestre; nome dosintegrantes da equipe; polo; ano/semestre (1 slide).
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Tema do trabalho (1 slide).
Introdução (1 a 2 slides).
Desenvolvimento, com síntese das reflexões (3 a 6 slides).
Considerações finais (1 a 2 slides).
Informações complementares (1 slide).
Referências utilizadas (1 slide).
Lembrem‐se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhes atender
em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveitem
esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de
nível universitário.
Ótimo trabalho a todos!
Equipe de professores
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