Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO WPP 27 99253-1748 DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 7ª E 8ª empresa Retificadora Ltda


1 DESAFIO PROFISSIONAL CURSO: ADMINISTRAÇÃO SÉRIE: 7ª E 8ª DISCIPLINAS NORTEADORAS: Administração de Materiais e Logística Estratégia e Dinâmica Competitiva Gestão da Qualidade Jogos de Empresas Pesquisa Operacional O Desafio Profissional é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o autoaprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Para atingir estes objetivos, você deverá seguir as instruções na elaboração do Desafio Profissional ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação nesta proposta é essencial para o desenvolvimento de competências e habilidades requeridas na sua atuação profissional. 2 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir:  Aplicar os conhecimentos adquiridos em Administração de materiais e logística;  Aplicar o pensamento e a ação estratégica sobre o mercado de atuação empresarial;  Planejar as estratégias de melhoria na qualidade por meio de metodologias diversas;  Desenvolver competências de tomada de decisão com base nos conceitos de jogos empresariais;  Aplicar os conhecimentos de pesquisa operacional para resolução de problemas. OBJETIVO DO DESAFIO Desenvolver um relatório de consultoria organizacional para uma empresa do setor de retífica automotiva. Esta atividade tem o objetivo de estimular o pensamento crítico e holístico na gestão de empresas. PRODUÇÃO ACADÊMICA Construção de um projeto de consultoria organizacional, considerando um cenário hipotético de uma empresa do setor de retificação de motores veiculares. DESAFIO PROFISSIONAL O dono da empresa Retificadora Ltda. propôs que você fizesse uma consultoria organizacional em sua empresa familiar, pois o mercado estava em expansão e ele não quer perder a chance de crescer e se tornar o líder de seu segmento na região em que atua. 3 A empresa Retificadora Ltda. é uma empresa de pequeno porte, de natureza jurídica sociedade empresária limitada, do setor de retificação de motores, que foi criada pelo avô de Antônio há mais de 40 anos. Segundo dados retirados do Sintegra – Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, a empresa Retificadora Ltda. tem como atividade primária o comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores, com atividade core business a reparação e retificação de motores. A retificação de motores normalmente é realizada quando o veículo está com falta de potência, ruído metálico ao acelerar ou baixa compressão nos cilindros, ou seja, quando o motor se encontra “cansado” devido à utilização com o passar dos anos. A empresa fica em uma área aproximada de 800m², que engloba o galpão das máquinas, local usado na retificação dos motores, o balcão de atendimento aos clientes, um estoque de peças de giro rápido, um estoque de peças de baixo giro, um escritório para atividades financeiras e armazenamento de documentos e um pátio nos fundos para os veículos que serão retificados. O layout da Retificadora Ltda. está apresentado na imagem a seguir: Figura 1 – Layout da Retificadora Ltda. Fonte: Elaborada pela autora (2019). 4 Em relação ao estoque, a empresa possui um alto número de peças com baixa rotatividade e/ou peças que já saíram de circulação, e a procura no mercado é extremamente rara. Analisando esse estoque, percebe-se que a maior parte foi adquirida nos anos 1990, período em que a empresa possuía um poder superior de compra e espaço físico disponível, então procurou adquirir peças e produtos que considerava baratos para a época e que acreditava que iria movimentar rapidamente, fato que não se confirmou com a maioria dos produtos. A empresa, em todo o seu tempo de funcionamento, nunca elaborou seus norteadores estratégicos (missão, visão e valores), assim, as estratégias para o curto prazo da empresa costumam ser elaboradas em uma reunião bimestral ou trimestral entre o Antônio e seus três filhos que trabalham com ele na empresa. Considerando que o setor de serviços de retificação de motores é direcionado para veículos com alta quilometragem (acima de 200 mil km), o aumento nas vendas de carros no final de 2018, devido a uma liberação de crédito por parte do governo incentivando o setor automobilístico, fortaleceu o setor. Porém, o número de retificadoras de motores na região da empresa Retificadora Ltda. tem crescido cada vez mais. Hoje já são oito empresas concorrentes em uma área industrial do município da empresa estudada. A Retificadora Ltda. é a segunda em market share entre as 9 concorrentes. Suponha que você é um consultor contratado para profissionalizar e ajudar a empresa Retificadora Ltda. a se manter lucrativa diante desse cenário de crescimento dos serviços. Para construir o seu Desafio Profissional será necessário seguir os seguintes passos. Passo 01 Analisando e fazendo um diagnóstico da empresa, você percebeu que há muito desperdício de dinheiro com o estoque de baixo giro, que foi outro nome dado pelo Antônio para “um lugar onde raramente se encontra e vende alguma coisa”. Para demonstrar isso, calcule o custo total de manutenção desse estoque em relação a uma peça de motor, considerando que a demanda anual é de 100 unidades, que o produto, 5 com correção monetária (pois foi comprado há mais de 20 anos), custa R$250,00, numa taxa de juros correntes de 25% ao ano, os custos anuais de armazenagem estão em torno de R$8,00 por unidade, e os custos invariáveis anuais para esse item são estimados em R$76,00. Os custos de obtenção são de R$12,00 por pedido. Calcule o custo total de estocagem para o estoque de 1.000 unidades presente na Retificadora Ltda. Passo 02 Considerando que a Retificadora Ltda. está buscando se tornar a líder no setor de retífica em sua região de atuação e que uma possível estratégia seja equiparação de preço com a líder pelo mesmo tipo de serviço, utilize o quadro abaixo e a lógica de raciocínio da teoria dos jogos para explicar as consequências de cada opção para as duas empresas. Defina qual seria a estratégia mais assertiva. Além disso, modele este jogo utilizando a árvore de jogos. Retificadora Ltda. Equipara Barato Concorrente líder Equipara (9,7) (6,8) Barato (6,6) (3,4) Passo 03 Neste passo, você vai visualizar a Retificadora Ltda. considerando seu contexto, sua história, setor de atuação, para criar possíveis norteadores estratégicos (missão, visão e valores) para a empresa. Atente-se que, antes de formular os norteadores, você precisa definir qual das seguintes será a estratégia genérica adotada pela retificadora do seu Antônio: liderança em custo, foco em diferenciação ou uma combinação dos dois. Você deve entregar, neste passo: a) uma definição do que é a missão, a visão e os valores da organização; 6 b) definir qual estratégia será adotada; c) criar, de acordo com a estratégia escolhida, uma possível missão, visão e valores da Retificadora Ltda. Passo 04 Enquanto você estava na empresa fazendo suas observações e diagnósticos, notou que a gestão de entregas da Retificadora Ltda. era uma “bagunça”. Eles pediram para você auxiliá-los na escolha de que fornecedor buscar os materiais comprados, porque nenhum dos dois entregava; você não tinha pressa em relação aos produtos comprados, mas queria, de forma matemática, definir a melhor resolução para o problema. Considere que você comprou do fornecedor Amigo 47 peças de 20kg, que ocupam um espaço de 25m³ no caminhão, pesam 940 kg e trarão uma receita de R$12.230,00 após vendidas. Do fornecedor Filho você comprou 124 peças de 7kg, que ocupam um espaço de 22m³, pesam 868kg e trarão uma receita de R$11.960,00. A carga deve pesar no máximo 950kg e o caminhão possui um espaço de 30m³. Defina o objetivo, variáveis de decisão, restrições do problema, modelo de PL e função-objetivo. Passo 05 A empresa Retificadora Ltda. é uma empresa familiar. O seu Antônio contratou duas pessoas para trabalharem no escritório e uma pessoa para trabalhar no setor das máquinas, realizando a retífica. Em uma busca pela profissionalização e pela garantia de que está sendo realizado um serviço de qualidade, a empresa iniciou um projeto de implementação da qualidade, denominado Retifiquali. Quais são os meios formais e não formais que se aplicam no fortalecimento desse programa dentro da Retificadora Ltda.? 7 ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA Para ajudar você na elaboração deste Desafio Profissional é importante realizar a leitura das referências bibliográficas. Além disso, para ampliar o conhecimento sobre as diferentes áreas da Administração, é recomendado que conheça os trabalhos abaixo: HEIN, N. OLIVEIRA, R. C. LUNARDELLI, P. A. Sobre o uso da teoria dos jogos na tomada de decisões estratégicas. XXIII Encontro Nac. de Eng. de Produção - Ouro Preto, MG, Brasil, 21 a 24 de out. de 2003. Disponível em: . Acesso em: 05 fev. 2019. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 5.ed. São Paulo: Atlas, 2007. RODRIGUES, L. H. et al. Pesquisa operacional: programação linear passo a passo. Coleção EAD, Editora Unisinos, 2014. Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2019. AROZO, Rodrigo. Monitoramento de desempenho na gestão de estoque. Revista Tecnologística, v. 85, n. 48-53, 2002. Disponível em: . Acesso em: 06 fev. 2019. VASCONCELOS, Flávio C.; CYRINO, Álvaro B. Vantagem competitiva: os modelos teóricos atuais e a convergência entre estratégia e teoria organizacional. Revista de Administração de empresas, v. 40, n. 4, p. 20-37, 2000. Disponível em: 8 . Acesso em: 07 fev. 2019. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir: 1. O trabalho deve ser realizado em grupos com no mínimo 2 e, no máximo, 7 integrantes. Ao formar o grupo, um aluno deverá ficar responsável pelo cadastro do grupo no portfólio. Somente após o cadastro o grupo deverá enviar o trabalho. Assim, apenas um aluno deverá cadastrar o grupo e enviar o trabalho do seu grupo. Importante: O cadastro do trabalho deverá ser feito na pasta específica, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 2. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter mínimo 8 e no máximo 15 páginas (considerando-se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais). 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). 4. Importante: A produção interdisciplinar é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 9 5. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. PADRONIZAÇÃO A atividade deve ser estruturada de acordo com a seguinte padronização: 1. Em páginas de formato A4; 2. Com margens esquerda e superior de 3 cm, direita e inferior de 2 cm; 3. Fonte Times New Roman ou Arial tamanho 12, cor preta; 4. Espaçamento de 1,5 entre linhas; 5. Se houver citações com mais de três linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4 cm da margem esquerda e espaçamento simples entre linhas; 6. Com capa, contendo: 6.1.nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplinas; 6.2.nome completo e RA do (a) aluno (a); 6.3.título da atividade; 6.4.nome do(a) Tutor(a) a Distância (EAD); 6.5.cidade e data da entrega, apresentação ou publicação. REFERÊNCIAS BARBOSA, E. R.; BRONDANI, G. Planejamento estratégico organizacional. Revista Eletrônica de Contabilidade. São Paulo, v. 1, n. 2, p. 107-123, 2005. CARVALHO, Ivonete Melo de. Pesquisa Operacional: Solução de Problemas de Programação Linear – Parte I. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014. _______________. Pesquisa Operacional: Solução de problemas de Programação Linear – Parte II. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014. 10 CARVALHO, José Vieira. Administração de Materiais e Logística: Administração de Materiais – Estoques. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014. ________________. Administração de Materiais e Logística: Aquisição de Recursos Materiais e Patrimoniais. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014. DIAS, Jefferson. Jogos de Empresas: Interação Estratégica e o Equilíbrio de Nash. Caderno de Atividades. Anhanguera Educacional: Valinhos, 2014. ________________. Jogos de Empresas: Estratégias Mistas e Jogos Sequenciais. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Administração estratégica na prática: a competitividade para administrar o futuro das empresas. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007. SILVA, E. B. Gestão da Qualidade: Controle Estatístico do Processo e Abordagem Econômica. Caderno de atividades. Valinhos: Anhanguera Educacional, 2014. TENÓRIO, Fernando G. (Org.) et al. Gestão de ONGs: principais funções gerenciais. 5. ed. São Paulo: FGV, 2001. YADA, Lumi Nathália. Estratégia e Dinâmica Competitiva: Formulação de Estratégias. Caderno de Atividades. Anhanguera Publicações: Valinhos, 2014. COMO CITAR ESTE DESAFIO PROFISSIONAL MOSTAGI, Nicole Cerci. Desafio Profissional de Administração [online]. Valinhos, 2019, p. 01-10. Disponível em: . Acesso em: fev. 2019. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...

AP – Unidade 1, 2, 3 e 4

  AP – Unidade I Dentre as múltiplas competências a serem desenvolvidas pelo gestor educacional, deve-se citar sua atuação na construção de uma escola inclusiva. Partindo dessa premissa, leia o Artigo intitulado O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (VIOTO, J. R. B.; VITALIANO, C. R. O papel da gestão pedagógica frente ao processo de inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais. Dialogia, São Paulo, n. 33, p. 47-59, set./dez. 2019. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13671/7838. Acesso em: 22/12/2022). Tendo por base as contribuições apresentadas no Artigo, elabore um texto discursivo (de 25 a 30 linhas), discutindo como o gestor educacional pode contribuir com o processo de organização de uma escola inclusiva. Destaca-se que não serão aceitas reproduções de autores sem a devida menção à fonte. Caso utilize textos para embasar as reflexões, é essencial fazer as dev...

resposta 10/10 AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE

  AVALIAÇÃO – EDUCAÇÃO DO DEFICIENTE FÍSICO E DO MÚLTIPLO DEFICIENTE Segundo o ponto de vista sensorial de Miles e Riggio, surdocegos podem ser: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 São comportamentos da criança surdo cega: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 PONTOS RECEBIDOS   1 Os professores principalmente e outros profissionais ligados na área da educação enfrentam o desafio da inclusão, o que não poderia ser chamado assim, pois na verdade a etapa da adaptação a essa nossa realidade já deveria ter sido superada. As escolas deveriam estar adequadas ás necessidades de todos os alunos que necessitam dessas adaptações e apresentam a minoria dentro das escolas. Essas adequações vêm de encontro à acessibilidade, de acordo com o Dischinger e Machado (2006), esta se apresenta nas seguintes dimensões: Resposta Marcada : Todas as respostas estão corretas. TOTAL DE PONTOS: 1 P...