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Matemática Semestre: 7º


PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Matemática CURSO: Matemática PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Matemática 
Curso: Matemática Semestre: 7º Disciplinas: • Geometria Plana; • Geometria Analítica; • Metodologia Científica – Licenciatura; • Educação de Jovens e Adultos; • Seminário da Prática III. Professores • Mariana da Silva Nogueira Ribeiro; • Keila Tatiana Boni; • Hallynnee Héllenn Pires Rossetto; • Jenai Oliveira Cazetta; • Patricia Benetti. Competências:  Refletir a respeito do enfoque Etnomatemático no ensino de Matemática para jovens e adultos;  Relacionar conceitos de Geometria Plana e Geometria Analítica, bem como reconhecer aplicabilidade desses conceitos em situações reais;  Aplicar conhecimentos de Metodologia Científica na elaboração de trabalho acadêmico, na forma de artigo científico. Habilidades: O aluno deverá ser capaz de elaborar uma proposta de ensino com enfoque Etnomatemático para a Educação de Jovens e Adultos, abrangendo conceitos de Geometria Analítica e Geometria Plana, relacionando os conteúdos e refletindo sobre futuras práticas profissionais. Objetivos da Aprendizagem: Refletir a respeito de possibilidades de práticas pedagógicas para o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, bem como compreender a forma de organização de ideias, métodos, técnicas, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Matemática processos e resultados na forma de artigo científico. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “O enfoque etnomatemático em propostas de ensino de Geometria Plana e Geometrias Analítica para a Educação de Jovens e Adultos”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Neste trabalho, você desenvolverá a atitude de investigação, sistematizando julgamentos baseados em critérios e padrões qualitativos relacionados a uma situação geradora de aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina. A seguir apresentamos as orientações. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. A Produção Textual deverá ser elaborada individualmente. 2. Leitura e interpretação da SGA: Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá, primeiramente, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Num segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, tele aulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Matemática SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA) Você é um professor de Matemática recém contratado em uma escola que atende a Educação de Jovens e Adultos, a qual proporciona a esse público a oportunidade de concluir a Educação Básica. Você substituirá, por tempo determinado, o professor Claudemir que está em um período de licença médica e, portanto, precisará dar continuidade ao planejamento já proposto por ele. Antes de assumir essa função, você conversou com o professor Claudemir, visando ter uma ideia de como ele costuma desenvolver suas aulas. Ele te orientou a considerar os conhecimentos e as experiências que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos já possuem, com o objetivo de desenvolver práticas pedagógicas que estejam relacionadas ao cotidiano deles, sobretudo, às suas práticas profissionais, para que os conceitos matemáticos em estudo tenham sentido e sejam atrativos para eles. Diante disso, você decidiu pesquisar quem são seus alunos e descobriu que boa parte deles já desenvolve atividades laborais. Dentre eles, você lecionará Matemática para profissionais de carpintaria, de construção e instalações residenciais, cozinheiros, comerciantes, agricultores, jardineiros, entre outros. AGORA, É COM VOCÊ! Diante do contexto apresentado, suponha que você tenha optado pela elaboração de uma proposta de ensino com enfoque etnomatemático, abrangendo conceitos de Geometria Plana e Geometria Analítica. Satisfeito com os resultados de aprendizagem alcançados, você decidiu divulgar sua proposta de ensino em um evento da área de Educação Matemática, por meio de um artigo científico. Na construção do artigo, os seguintes tópicos devem ser apresentados:  Título do artigo.  Nome do autor (aluno); PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Matemática  Resumo: nesse item você deve situar o leitor sobre o trabalho desenvolvido, assim deverá colocar quais foram os objetivos do artigo, quais foram os materiais e métodos utilizados, alguns resultados e suas conclusões. Lembre-se que este item deve ser uma breve descrição do seu artigo e não deve conter mais que 200 palavras. Na formatação, considere fonte Times New Roman 11, justificado, espaço simples.  Palavras-chave: indique de 3 a 5 palavras-chave que destaquem os principais temas abordados no artigo, separadas por vírgula, em minúsculas, Times New Roman 11, alinhado à esquerda, espaço simples.  Introdução: apresente uma breve contextualização do trabalho, destacando o tema estudado, a importância de sua abordagem e mencionando quais os objetivos com o estudo realizado.  Fundamentação teórica: escreva um texto que contemple a fundamentação teórica que subsidiou a elaboração de sua proposta de ensino. Para isso, recorra a artigos, dissertações ou teses sobre os temas, e contemple os seguintes pontos: a) O que é a Etnomatemática e quais suas implicações para o contexto educacional? Para essa abordagem, pesquise artigos, livros, etc., embasados no autor Ubiratan D’Ambrósio. b) Escreva a respeito da Educação de Jovens e Adultos. c) Quais as possíveis potencialidades e limitações relacionadas ao desenvolvimento de propostas de ensino com enfoque etnomatemático na Educação de Jovens e Adultos? (ATENÇÃO: esses três pontos podem ser abordados em um único texto ou podem ser subdivididos em seções).  Procedimentos metodológicos: escreva um texto descrevendo a proposta de ensino com enfoque etnomatemático que você elaborou. Essa descrição deve ser detalhada, enfatizando: a) Os materiais utilizados (se for o caso); b) O contexto sociocultural que a proposta abrange; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Matemática c) Os conceitos de Geometria Plana e Geometria Analítica abordados e como serão abordados; d) Os objetivos de aprendizagem que se espera atingir com a aplicação dessa proposta; e) Os encaminhamentos metodológicos de aplicação dessa proposta, enfatizando o papel do professor e o papel dos alunos durante essa aplicação; f) De que maneira será realizada uma avaliação da proposta de ensino, no sentido de evidenciar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos.  Considerações finais: elabore uma síntese das reflexões empreendidas ao longo do desenvolvimento do trabalho, defendendo seu posicionamento crítico a respeito do enfoque etnomatemático na Educação de Jovens e Adultos e a importância do estudo realizado para a Educação Matemática.  Referências: indique todas as referências consultadas para a execução das tarefas propostas, segundo normas ABNT. Para auxiliar na construção do artigo, você deve considerar as normas para apresentação de trabalhos, conforme estudado na disciplina de Metodologia Científica. Principalmente, ao utilizar ideia ou trecho de algum texto, não se esqueça de realizar devidamente a citação. Caso contrário, será caracterizado plágio e seu trabalho será invalidado! A proposta de ensino com enfoque etnomatemática a ser elaborada deverá ser original, ou seja, produzida por você. Não serão aceitos trabalhos idênticos e nem copiados da Internet ou outras fontes de consulta. Para que você tenha uma ideia de como organizar o seu artigo científico, seguem alguns modelos:  http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8170_4362_ID.pdf. Acesso em: 10 jul. 2019.  https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/download/37558/28850. Acesso em: 10 jul. 2019.  http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS/RELATOS/autores/REA038 .PDF. Acesso em: 10 jul. 2019. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Matemática FORMATAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO  Resumo do trabalho: o resumo deve conter, no máximo, 200 palavras, em fonte Times New Roman, tamanho 11.  O texto completo deve conter de 8 a 12 páginas.  Margens: deve-se usar margens de 3 cm nas bordas superior e esquerda, 2 cm nas bordas inferior e direita.  Fontes: para o texto corrente do artigo, use apenas a fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5 cm e parágrafo 1,25 cm.  Título da seção: em negrito, alinhado à esquerda, com espaço antes e após o título.  Notas de Rodapé: devem ser preferencialmente evitadas; caso sejam necessárias, devem ser sintéticas e reduzidas ao máximo; devem vir ao final da página, numeradas em sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento Justificado e espaçamento entre linhas Simples.  Legendas: para as legendas das figuras e tabelas, utilize fonte Times New Roman, tamanho 10, negrito; espaço simples entre linhas; espaçamento de 6 pontos antes do parágrafo; alinhamento Centralizado; estilo Legenda.  Referências: de acordo com as normas da ABNT. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL  O trabalho será realizado individualmente.  O cadastro do trabalho deverá ser feito na pasta específica, obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Matemática prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei nº 9.610/98), e deve ser evitada no âmbito acadêmico.  Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual:  Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT;  Respeito ao número de páginas solicitadas;  Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão);  Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão;  Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade;  Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Haverá duas oportunidades de entrega da PTI, cujas datas devem ser conferidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nestas duas entregas, vocês poderão entregar todo o conteúdo do trabalho e alcançar a pontuação máxima desta atividade. Caso na primeira entrega você obtenha resultado que considere satisfatório, não existe a obrigatoriedade de realizar a segunda entrega, desde que atenda aos requisitos de aprovação, logo a observação é de responsabilidade do aluno. Uma vez finalizado o prazo constante no AVA, não há possibilidade do encaminhamento por outros meios que não sejam pelo AVA. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para atender suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Um ótimo trabalho! Equipe de professores do semestre.

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