PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Matemática
CURSO: Matemática
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Matemática
Curso: Matemática Semestre: 7º
Disciplinas:
• Geometria Plana;
• Geometria Analítica;
• Metodologia Científica – Licenciatura;
• Educação de Jovens e Adultos;
• Seminário da Prática III.
Professores
• Mariana da Silva Nogueira Ribeiro;
• Keila Tatiana Boni;
• Hallynnee Héllenn Pires Rossetto;
• Jenai Oliveira Cazetta;
• Patricia Benetti.
Competências:
Refletir a respeito do enfoque Etnomatemático no ensino
de Matemática para jovens e adultos;
Relacionar conceitos de Geometria Plana e Geometria
Analítica, bem como reconhecer aplicabilidade desses
conceitos em situações reais;
Aplicar conhecimentos de Metodologia Científica na
elaboração de trabalho acadêmico, na forma de artigo
científico.
Habilidades:
O aluno deverá ser capaz de elaborar uma proposta de ensino com
enfoque Etnomatemático para a Educação de Jovens e Adultos,
abrangendo conceitos de Geometria Analítica e Geometria Plana,
relacionando os conteúdos e refletindo sobre futuras práticas
profissionais.
Objetivos da
Aprendizagem:
Refletir a respeito de possibilidades de práticas pedagógicas para o
ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, bem como
compreender a forma de organização de ideias, métodos, técnicas,
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Matemática
processos e resultados na forma de artigo científico.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “O
enfoque etnomatemático em propostas de ensino de Geometria Plana e Geometrias Analítica para
a Educação de Jovens e Adultos”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem
interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Neste trabalho, você desenvolverá a atitude de investigação, sistematizando julgamentos
baseados em critérios e padrões qualitativos relacionados a uma situação geradora de
aprendizagem (SGA) e embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina.
A seguir apresentamos as orientações.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. A Produção Textual deverá ser elaborada individualmente.
2. Leitura e interpretação da SGA: Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá,
primeiramente, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA). Num segundo momento,
você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse
contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas
nesse material e embase-se em fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, tele aulas,
web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou
pesquisados por você).
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Matemática
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Você é um professor de Matemática recém contratado em uma escola que atende a
Educação de Jovens e Adultos, a qual proporciona a esse público a oportunidade de concluir a
Educação Básica. Você substituirá, por tempo determinado, o professor Claudemir que está em um
período de licença médica e, portanto, precisará dar continuidade ao planejamento já proposto por
ele.
Antes de assumir essa função, você conversou com o professor Claudemir, visando ter uma
ideia de como ele costuma desenvolver suas aulas. Ele te orientou a considerar os conhecimentos e
as experiências que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos já possuem, com o objetivo de
desenvolver práticas pedagógicas que estejam relacionadas ao cotidiano deles, sobretudo, às suas
práticas profissionais, para que os conceitos matemáticos em estudo tenham sentido e sejam
atrativos para eles.
Diante disso, você decidiu pesquisar quem são seus alunos e descobriu que boa parte deles
já desenvolve atividades laborais. Dentre eles, você lecionará Matemática para profissionais de
carpintaria, de construção e instalações residenciais, cozinheiros, comerciantes, agricultores,
jardineiros, entre outros.
AGORA, É COM VOCÊ!
Diante do contexto apresentado, suponha que você tenha optado pela elaboração de uma
proposta de ensino com enfoque etnomatemático, abrangendo conceitos de Geometria Plana e
Geometria Analítica. Satisfeito com os resultados de aprendizagem alcançados, você decidiu
divulgar sua proposta de ensino em um evento da área de Educação Matemática, por meio de um
artigo científico.
Na construção do artigo, os seguintes tópicos devem ser apresentados:
Título do artigo.
Nome do autor (aluno);
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Matemática
Resumo: nesse item você deve situar o leitor sobre o trabalho desenvolvido, assim deverá
colocar quais foram os objetivos do artigo, quais foram os materiais e métodos utilizados,
alguns resultados e suas conclusões. Lembre-se que este item deve ser uma breve descrição
do seu artigo e não deve conter mais que 200 palavras. Na formatação, considere fonte
Times New Roman 11, justificado, espaço simples.
Palavras-chave: indique de 3 a 5 palavras-chave que destaquem os principais temas
abordados no artigo, separadas por vírgula, em minúsculas, Times New Roman 11, alinhado
à esquerda, espaço simples.
Introdução: apresente uma breve contextualização do trabalho, destacando o tema
estudado, a importância de sua abordagem e mencionando quais os objetivos com o estudo
realizado.
Fundamentação teórica: escreva um texto que contemple a fundamentação teórica que
subsidiou a elaboração de sua proposta de ensino. Para isso, recorra a artigos, dissertações
ou teses sobre os temas, e contemple os seguintes pontos:
a) O que é a Etnomatemática e quais suas implicações para o contexto educacional?
Para essa abordagem, pesquise artigos, livros, etc., embasados no autor Ubiratan
D’Ambrósio.
b) Escreva a respeito da Educação de Jovens e Adultos.
c) Quais as possíveis potencialidades e limitações relacionadas ao desenvolvimento de
propostas de ensino com enfoque etnomatemático na Educação de Jovens e
Adultos?
(ATENÇÃO: esses três pontos podem ser abordados em um único texto ou podem
ser subdivididos em seções).
Procedimentos metodológicos: escreva um texto descrevendo a proposta de ensino com
enfoque etnomatemático que você elaborou. Essa descrição deve ser detalhada,
enfatizando:
a) Os materiais utilizados (se for o caso);
b) O contexto sociocultural que a proposta abrange;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Matemática
c) Os conceitos de Geometria Plana e Geometria Analítica abordados e como serão
abordados;
d) Os objetivos de aprendizagem que se espera atingir com a aplicação dessa proposta;
e) Os encaminhamentos metodológicos de aplicação dessa proposta, enfatizando o
papel do professor e o papel dos alunos durante essa aplicação;
f) De que maneira será realizada uma avaliação da proposta de ensino, no sentido de
evidenciar se os objetivos de aprendizagem foram atingidos.
Considerações finais: elabore uma síntese das reflexões empreendidas ao longo do
desenvolvimento do trabalho, defendendo seu posicionamento crítico a respeito do
enfoque etnomatemático na Educação de Jovens e Adultos e a importância do estudo
realizado para a Educação Matemática.
Referências: indique todas as referências consultadas para a execução das tarefas
propostas, segundo normas ABNT.
Para auxiliar na construção do artigo, você deve considerar as normas para apresentação de
trabalhos, conforme estudado na disciplina de Metodologia Científica. Principalmente, ao utilizar
ideia ou trecho de algum texto, não se esqueça de realizar devidamente a citação. Caso contrário,
será caracterizado plágio e seu trabalho será invalidado!
A proposta de ensino com enfoque etnomatemática a ser elaborada deverá ser original, ou
seja, produzida por você. Não serão aceitos trabalhos idênticos e nem copiados da Internet ou
outras fontes de consulta.
Para que você tenha uma ideia de como organizar o seu artigo científico, seguem alguns
modelos:
http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/pdf/8170_4362_ID.pdf. Acesso em: 10 jul.
2019.
https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/download/37558/28850. Acesso
em: 10 jul. 2019.
http://sbemparana.com.br/arquivos/anais/epremxii/ARQUIVOS/RELATOS/autores/REA038
.PDF. Acesso em: 10 jul. 2019.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Matemática
FORMATAÇÃO DO ARTIGO CIENTÍFICO
Resumo do trabalho: o resumo deve conter, no máximo, 200 palavras, em fonte Times New
Roman, tamanho 11.
O texto completo deve conter de 8 a 12 páginas.
Margens: deve-se usar margens de 3 cm nas bordas superior e esquerda, 2 cm nas bordas
inferior e direita.
Fontes: para o texto corrente do artigo, use apenas a fonte Times New Roman, tamanho 12,
espaçamento 1,5 cm e parágrafo 1,25 cm.
Título da seção: em negrito, alinhado à esquerda, com espaço antes e após o título.
Notas de Rodapé: devem ser preferencialmente evitadas; caso sejam necessárias, devem
ser sintéticas e reduzidas ao máximo; devem vir ao final da página, numeradas em
sequência, em fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento Justificado e
espaçamento entre linhas Simples.
Legendas: para as legendas das figuras e tabelas, utilize fonte Times New Roman, tamanho
10, negrito; espaço simples entre linhas; espaçamento de 6 pontos antes do parágrafo;
alinhamento Centralizado; estilo Legenda.
Referências: de acordo com as normas da ABNT.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
O trabalho será realizado individualmente.
O cadastro do trabalho deverá ser feito na pasta específica, obedecendo ao prazo limite de
postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a
postagem da atividade.
A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos
aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos
plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembrem-se de que a
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Matemática
prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei nº 9.610/98), e deve ser
evitada no âmbito acadêmico.
Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o
conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual:
Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT;
Respeito ao número de páginas solicitadas;
Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão);
Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma
padrão;
Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos:
clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade;
Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Haverá duas oportunidades de entrega da PTI, cujas datas devem ser conferidas no
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nestas duas entregas, vocês poderão entregar todo o
conteúdo do trabalho e alcançar a pontuação máxima desta atividade. Caso na primeira entrega
você obtenha resultado que considere satisfatório, não existe a obrigatoriedade de realizar a
segunda entrega, desde que atenda aos requisitos de aprovação, logo a observação é de
responsabilidade do aluno. Uma vez finalizado o prazo constante no AVA, não há possibilidade do
encaminhamento por outros meios que não sejam pelo AVA.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição para atender suas dúvidas e,
também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para
realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário.
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores do semestre.
Comentários
Postar um comentário