TRABALHO PRONTO I. TEMA DA ATIVIDADE DE PRÁTICA CURRICULAR: Revisitando a História da Educação e projetando Perspectivas futuras.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
PROPOSTA
DE PRÁTICA CURRICULAR - 2019
I.
TEMA DA
ATIVIDADE DE PRÁTICA CURRICULAR: Revisitando a História da Educação e
projetando Perspectivas futuras.
II-
OBJETIVOS:
·
Identificar as características do desenvolvimento físico-motor,
afetivo-emocional, intelectual ou social em crianças
·
Desenvolver um relatório sobre a observação
·
Relacionar teoria e prática
III-
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS
- Desenvolver
visão panorâmica da Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem por
meio dos referências teóricos estudados nas aulas
- Entender
as relações entre educação, desenvolvimento biológico e aprendizagem
- Aplicar de modo reflexivo paradigmas e
conceitos estudados na disciplina para a construção de práticas de
educação, que tornem mais equilibradas as relações entre a sociedade e o
meio ambiente.
- Observar participativamente e analisar as
diferentes interações estabelecidas pelas comunidades com os recursos
naturais do entorno sociopolítico cultural onde vive e convive.
- Aplicar
na prática conceitos da Sociologia e da Antropologia relacionados às
práticas de educação e desenvolvidos pela disciplina Aspectos
Antropológicos e Sociológicos da Educação, adotando postura de futuro (a)
professor (a).
IV-
MEDIAÇÃO TEORIA PRÁTICA
Para realizar a atividade curricular
articulando teoria e prática, considere as seguintes etapas a serem vivenciadas
por você:
PARA REALIZAR ESSA ATIVIDADES VOCÊ DEVERÁ:
1. Observar e coletar dados - você irá observar uma
criança que pode ter de 3 meses até 12 por alguns dias e estabelecer a relação entre
os aspectos psicossocial, biossocial e cognitivo dessa criança
2. Estabelecer a relação entre o que
está coletando e as leituras realizadas nas aulas
3. Escrita do relatório - escrever um texto acadêmico, com referências
bibliográficas e Ilustrar esse texto com exemplos advindos da observação
realizada na criança. Não deixe de fazer a relação com as referências vistas
nas aulas.
3 - PRAZO DE ENTREGA: Poste
seu trabalho pelo ambiente Trabalhos a Concluir até o dia determinado no sistema.
MODELO
DO RELATÓRIO
Capa
do Relatório
Deve
conter os seguintes itens:
Nome da Universidade
Nome do Departamento
Nome da Disciplina
Título do Relatório
Nome e matrícula do aluno(a)
Data
Corpo
do Relatório
1 – Objetivos: Mencionar de forma clara e
resumida quais são os principais objetivos do Relatório.
2 – Introdução Teórica: Este item deverá conter
informações teóricas ou históricas importantes sobre o assunto abordado, com
conteúdo escrito de forma direta, preferencialmente com períodos curtos de
construção gramatical e obedecendo as regras tradicionais da escrita. Utilizar
autores das aulas e outros trazidos de novas leituras.
3 – Procedimentos Metodológicos: Descrever de forma dissertativa
quais foram os materiais e métodos empregados na aula prática para a sua
execução.
4 – Resultados e Conclusão: Apresentar os resultados
obtidos na observação e a relação estabelecida entre os procedimentos
metodológicos e a discussão teórica.
5 – Referências Bibliográficas: Colocar as obras literárias
utilizadas para a preparação do Relatório tais como: livros, normas técnicas,
artigos de revistas ou outras obras, sempre respeitando as normas padrões para
elaboração das referências bibliográficas da ABNT.
Comentários
Postar um comentário