TRABALHO PRONTO WPP 27 99253-1748 As cidades antigas e as cidades medievais Curso: Licenciatura em História Semestre: 3º/ 4º
‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História CURSO: História ‐ Licenciatura PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG ‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História Curso: Licenciatura em História Semestre: 3º/ 4º Disciplinas: Historiografia História Antiga Fundamentos Filosóficos História Medieval Práticas Pedagógicas em Ciências Humanas Competências: Refletir, articular e sistematizar conhecimentos teórico‐ metodológicos e empíricos necessários à prática do profissional em História. Habilidades: Compreender o processo de construção da historiografia. Analisar as relações e tensões das ações dos sujeitos e as dinâmicas dos processos históricos, percebendo a historicidade das manifestações sociais e culturais. Entender a temporalidade do objeto histórico para além da simplessucessão cronológica:suas continuidades, rupturas e ritmos diferentes. Estabelecer a interdisciplinaridade. Objetivos da Aprendizagem: Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Desenvolver estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. ‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História PREZADOS ALUNOS, Sejam bem‐vindos a este semestre! A presente proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) possui como temática: As cidades antigas e as cidades medievais. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. De início, cabe ressaltar que cidade é um conceito histórico e, enquanto tal, seu significado se modifica com o passar do tempo. Nesse sentido, vale transcrever alguns trechos do dicionário de conceitos históricos: Noção considerada por muitos atrelada ao próprio conceito de civilização, a cidade constituiu um objeto privilegiado para aqueles que se preocupam com temas como as origens do Estado, das antigas civilizações e do mundo contemporâneo. [...] As formas de abordar a cidade são múltiplas. A Geografia, a Arquitetura, o Urbanismo e a Sociologia estudam o espaço urbano de diferentes ângulos. Em geral, arqueólogos e historiadores que trabalham com o surgimento das civilizações e dos Estados estão entre os que mais se preocupam com a constituição do espaço urbano. Para muitos desses estudiosos, principalmente os especialistas em Antiguidade, como Gordon Childe e Arnold Toynbee, a cidade, que apareceu primeiro na Mesopotâmia e no Egito Antigo, constitui um pré‐requisito para a existência de civilização. Em obra hoje clássica, o arqueólogo Gordon Childe, em meados do século XX, definiu a revolução urbana, o fenômeno a partir do qual as cidades nasceram e se desenvolveram no Oriente Próximo, como o processo que conduziu a humanidade da tribo à civilização. Para ele, esse processo foi fundamental para o desenvolvimento da história, uma vez que só na civilização há culturas complexas, diversificadas, estatais, estratificadas e normalmente possuidoras de escrita. Para esse autor, uma cidade se distinguiria das aldeias – ou seja, das aglomerações humanas mais básicas – devido a seu tamanho e população, pela cobrança de tributos, pela estratificação social visível na especialização profissional, pela construção em larga escala e pelo surgimento de uma classe governante. Já para o sociólogo Max Weber, o critério para a definição das cidades deveria considerar a existência de um mercado, de heterogeneidade social, de relações impessoais e de divisão de trabalho. Por sua vez, o historiador Ciro Flamarion Cardoso afirma que a noção de cidade varia de acordo com o ambiente, a sociedade e a época de ‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História cada uma. Isso nos impediria, por exemplo, de empregar a definição de Childe, construída para o Egito Antigo e para a Mesopotâmia, para compreender as cidades em outras culturas, como as da América pré‐ colombiana.1 De uma maneira simplificada, podemos afirmar que as cidades possuem algumas características, tais como: concentração, permanência no território e heterogeneidade populacional; proporção significativa da população urbana ativa dedicada a ocupações não‐agrícolas; posição em relação à área circundante (maior ou menor isolamento); local de encontro e de troca entre todos os agentes econômicos. Mas será que esses elementos podem ser verificados igualmente nas cidades antigas e nas cidades medievais? ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL A Leitura da Situação Geradora de Aprendizagem e da Situação‐Problema fornecerá os elementos necessários para a produção textual proposta na sequência. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Guilherme é historiador e foi contratado recentemente por uma editora de livros didáticos para contribuir na construção do livro de História para os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Sua primeira tarefa é escrever sobre as cidades antigas e as cidades medievais, mostrando assemelhanças e as diferenças, no intuito de demonstrar a organização espacial, política, econômica e cultural das sociedades nos referidos períodos históricos. Apesar de Guilherme ter estudado algo sobre o tema na graduação, ainda lhe faltam conhecimentos suficientes para a elaboração de um bom texto. Nesse sentido, inicia uma pesquisa a partir de um levantamento bibliográfico sobre o tema e se depara com diversos artigos que tratam especificamente sobre as cidades medievais, tendo em vista as suas peculiaridades, notadamente após o renascimento urbano (ocorrido concomitantemente ao renascimento comercial) na baixa Idade Média. Guilherme sabe que as cidades não desapareceram durante a alta Idade Média, mas suas funções eram diferentes em relação ao período anterior no Império Romano. 1 SILVA, Kalina V.; SILVA, Maciel H.. Dicionário de conceitos históricos. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 51‐52) ‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História Após o levantamento bibliográfico, Guilherme achou melhor delimitar a temática, enfocando em seu texto as diferenças entre as cidades antigas no Império Romano e as cidades medievais ocidentais. Mas ainda falta aprimorar ler os materiais levantados e redigir o texto solicitado pela editora. Situação‐Problema O desafio de Guilherme, então, é elaborar um texto que trate das características das cidades antigas no Império Romano e das cidades medievais. Tal texto será incorporado na construção do livro didático de História do Ensino Fundamental da editora que o contratou. Nesse sentido, o texto deve conter citações de autores utilizados como fonte de conhecimento, deve ser dissertativo e deve seguir o padrão da norma culta da língua portuguesa. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A partir da leitura da situação‐problema apresentada, seu desafio é se colocar no lugar de Guilherme e produzir um texto dissertativo sobre as características das cidades antigas romanas e as cidades medievais, baseando‐se na leitura de artigos e/ou livros científicos. A seguir, apresentamos algumas questões relevantes para nortear a reflexão sobre o caso relatado: No Império Romano, as cidades desempenhavam importante papel de centro político, administrativo, militar e, em segundo plano econômico. Durante a Alta Idade Média, “as cidades foram reduzidas quase que exclusivamente à função política e administrativa – ela própria atrofiada. As mais prósperas deviam sua relativa importância menos à presença de um soberano (em constante deslocamento e mais afeito à vida aldeã) ou de algum funcionário (os poucos que havia não tinham muitos seguidores fora dos “palácios” reais), do que a presença de um bispo.” 2 Na Baixa Idade Média, a Europa ocidental conheceu movimento urbano de tal magnitude que permitiu aos estudiosos classificá‐lo como um renascimento. A rigor, o que aconteceu de mais significativo foi o nascimento de cidades. Quais fatores contribuíram para a sua formação; 2 LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2005. ‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História como se deu esse processo; que tipo de relação envolveu os diferentes segmentos da sociedade medieval com o nascimento e o desenvolvimento dos centros urbanos? O nascimento e o desenvolvimento das cidades medievais foram resultado de um “conjunto complexo de estímulos” e, sobretudo, da ação de “diversos grupos sociais”. Destaque‐se, também, a importância da relação entre a cidade e o campo, como movimento propulsor da autonomia e do dinamismo que as cidades acabaram alcançando3 . Após a reflexão sobre essas questões, seguem orientações para o desenvolvimento do trabalho: 1. Capa e folha de rosto: Utilizar capa e folha de rosto padronizadas da instituição. 2. Introdução: A introdução (ao menos 1 lauda) deve contemplar: a. Apresentação do tema; b. Contextualização do tema; c. O que será discutido ao longo do texto. 3. Desenvolvimento: Para o desenvolvimento de seu trabalho (de 3 a 5 laudas), você deve realizar: a. Discussão do tema levantado na introdução; b. Fundamentação teórica que apresente fatos, conceitos, elementos e problemas relacionados ao tema. 4. Conclusão: Para concluir seu texto, você deve apresentar as suas considerações finais acerca do tema. (1 lauda) 5. Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou registros. 6. Referências: Apresentartodas asfontes utilizadas para consulta na elaboração das propostas. As leituras a seguir são sugestões que podem ajudar na elaboração do seu trabalho: 3 LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. Bauru, SP: EDUSC, 2005. ‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História Texto 01: BARROS, José D’Assunção. Delineamentos para uma compreensão da cidade medieval. Alétheia Revista de Estudos sobre Antiguidade e Medievo, v. 1, n. 1, p. 12‐32, 2013. Disponível em: Acesso em 16 jul. 2019. Texto 02: CARLAN. Cláudio Umpierre. História, cidades e fronteiras: o Império Romano e as invasões. Revista Mosaico, v.3, n.2, p.169‐177, jul./dez. 2010. Disponível em: Acesso em 15 jul. 2019. Texto 03: FREITAS, João Carlos de Mattos. Território e Romanização no Império Romano: o Caso das Cidades Planejadas a Partir do Padrão Linear. Espaço Aberto, PPGG ‐ UFRJ, v. 2, n.2, p. 169‐186, 2012. Disponível em: Acesso em 17 jul. 2019. Texto 04. LE GOFF, Jacques. O apogeu da cidade medieval. São Paulo: Martins Fontes, 1989. Disponível em: Acesso em: 16 jul. 2019. Texto 05: PIRENNE, Henri. As Cidades na Idade Média. Lisboa: Publicações Europa‐ América, 1973. Disponível em: < https://www.academia.edu/32016082/Henri_Pirenne_‐_As_Cidades_Da_Idade_Media> Acesso em: 17 jul. 2019. OBSERVAÇÃO: ‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História Você pode – e deve – consultar outras fontes (textos, artigos e afins) sobre o tema, na Biblioteca Digital, na Biblioteca Virtual e nos materiais das disciplinas. NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. O grupo deverá ser composto por no mínimo 03 e no máximo 05 integrantes. 2. Importante: O grupo deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 05 até, no máximo, 08 laudas (considerando‐se apenas a produção textual em si, com introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando‐se os elementos pré e pós‐textuais). 4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes). Essas orientações estão disponíveis na Biblioteca Digital da instituição e podem ser acessadas no link “Padronização”. 5. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Lembre‐se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico. 6. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF. CRITÉRIOS AVALIATIVOS ‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História A seguir, apresentamos a vocês alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual: a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada. c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. e) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados. INSTRUÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DO TRABALHO Regras gerais Os trabalhos deverão ser apresentados por todos os grupos. As apresentações acontecerão no período das aulas‐atividade da disciplina de Seminário, conforme especificado no cronograma. Os Tutores Presenciais são responsáveis por organizar os grupos e inserir as avaliações nas fichas de apresentação no sistema. Tempo de apresentação: cada grupo terá de 10 a, no máximo, 15 minutos para apresentar os trabalhos. Estrutura da apresentação Apresentação Nome do curso; semestre; nome dosintegrantes da equipe; polo; ano/semestre (1 slide). ‘PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Licenciatura em História Tema do trabalho (1 slide). Introdução (1 a 2 slides). Desenvolvimento, com síntese das reflexões (3 a 6 slides). Considerações finais (1 a 2 slides). Informações complementares (1 slide). Referências utilizadas (1 slide). Lembrem‐se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhes atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que vocês precisarem. Aproveitem esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Ótimo trabalho a todos! Equipe de professores
Comentários
Postar um comentário