Adicionar legenda |
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL DE ESTÁGIO Estágio Supervisionado Ensino Fundamental Carga horária - 100 horas 2 APRESENTAÇÃO “Quando se une a prática com a teoria tem-se a ação criadora e modificadora da realidade”. (Paulo Freire) Prezado(a) acadêmico(a), Parabéns! Você alcançou mais uma etapa de extrema relevância para sua vida profissional: o estágio. Em cumprimento à Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, que: Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164- 41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências (BRASIL, 2008, s.p.). Além disso, e em apoio à Estratégia 15.8 do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei 13005/2014), busca-se “valorizar as práticas de ensino e os estágios nos cursos de formação de nível médio e superior dos profissionais da educação, visando ao trabalho sistemático de articulação entre a formação acadêmica e as demandas da educação básica [...]” (BRASIL, 2014, s.p.). A Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER apresenta o manual com as orientações para a realização do Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental para a elaboração do memorial reflexivo do estágio supervisionado, relacionado ao seu curso de Licenciatura em Educação Física. Destaca-se que, para a realização de tais atividades, é imprescindível a leitura integral do presente documento. Este manual foi elaborado para guiar seus estudos, com orientações para todas as etapas do Estágio Supervisionado. Bons estudos práticos! Coordenação Curso Licenciatura em Educação Física Coordenação Núcleo de Pesquisa e Prática Pedagógica SUMÁRIO 1 EXPLICANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO............................................................................. 5 2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL................................. 6 3 TEORIA E PRÁTICA ........................................................................................................................ 7 4 POR QUE TODOS DEVEM REALIZAR O ESTÁGIO? .................................................................... 8 5 ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL ............................................................................................................................................................. 9 5.1 ORGANIZAÇÃO INICIAL............................................................................................................ 9 5.2 LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ........................................ 9 5.3 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO............ 10 5.4 PLANO DE AULA PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO..................................................... 11 5.4.1 Modelo do plano de aula.................................................................................................... 11 5.4.2 Entrega, correção e validação pelo tutor de Educação Física do polo de apoio presencial .................................................................................................................................................... 12 5.4.3 Aplicação............................................................................................................................ 13 6 ÉTICA: COMO PORTAR-SE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO ................................. 14 7 ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO........................................................................................................................... 15 7.1 CAPA E FOLHA DE ROSTO.................................................................................................... 18 7.2 SUMÁRIO................................................................................................................................. 18 7.3 INTRODUÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO ........................................ 18 7.4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA............................................................................................................................. 19 7.5 REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSOR(A) .... 19 7.6 CONCLUSÕES: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES ............................................................... 20 7.7 REFERÊNCIAS ........................................................................................................................ 20 7.8 APÊNDICES............................................................................................................................. 21 7.9 ANEXOS................................................................................................................................... 21 8 ORIENTAÇÕES SOBRE A DOCUMENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO ENSINO FUNDAMENTAL................................................................................................................................ 22 8.1 CARTA DE APRESENTAÇÃO ................................................................................................. 22 4 8.2 TERMO DE COMPROMISSO OBRIGATÓRIO........................................................................ 22 8.3 FICHA DE FREQUÊNCIA E DESEMPENHO DE ESTÁGIO.................................................... 22 REFERÊNCIAS ................................................................................................................................. 25 ANEXOS............................................................................................................................................ 26 5 1 EXPLICANDO O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Etimologicamente, o vocábulo “estágio” origina-se do Latim medieval stagium, e significa “residência, morada” (HOUAISS, 2017, s.p.). O dicionário eletrônico Houaiss (2017, s.p.) define estágio como “período de prática em posto, serviço ou empresa para que um médico, um advogado etc. se habilite a exercer bem sua profissão.”. De acordo com a Lei 11.788/2008, Art. 1o , Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (BRASIL, 2008, s.p.). Pode-se também compreender o estágio como uma atividade de investigação, compreensão, reflexão, análise, interpretação e intervenção na realidade, que enriquece e consolida a formação profissional dos alunos. O estágio supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do diploma no curso de Licenciatura em Educação Física, conforme previsto nas suas Diretrizes Curriculares Nacionais. Trata-se de um elemento relevante para a formação inicial do aluno, pois aproxima o discente do contexto em que atuará futuramente. Em nossa instituição o ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO está regulamentado pela Resolução nº 50/2012 do CEPE, que trata da necessidade de o aluno, durante o curso, estabelecer a relação da teoria com a prática para realizar sua formação profissional. Para a realização do Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental, é imprescindível a leitura integral deste documento, que apresenta as orientações para a realização do estágio supervisionado e para a elaboração de seu planejamento e posterior memorial reflexivo. 6 2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL O Estágio terá, como finalidade a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação, investigação, planejamento e docência no Ensino Fundamental. A realização de um estágio, cujo objeto de estudo é o Ensino Fundamental, terá as atividades focadas nos seguintes aspectos: Análise de princípios e critérios para a organização de atividades de ensino adotados pelos professores; Análise dos processos de ensino e aprendizagem; Planejamento e docência – aplicação de plano de aula; Elaboração, análise e discussão de diagnósticos realizados no estágio. 7 3 TEORIA E PRÁTICA Dois elementos constitutivos do trabalho estão presentes tanto nos meios acadêmicos quando no mundo do trabalho: a teoria, própria da atividade acadêmica, e a prática, implementada pela instituição. O papel do futuro professor de Educação Física, em relação a esses dois elementos, constitui-se em uni-los, conjugá-los, de modo que essa experiência agregue conhecimento, criatividade e crescimento em sua atividade profissional. Durante todo o período de estágio, o aluno também deverá articular teoria e prática, utilizando, para a elaboração do memorial reflexivo do estágio, os referenciais bibliográficos indicados pelo professor da disciplina de Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental, obras por ele pesquisadas, bem como conhecimentos acumulados durante o desenvolvimento de outras disciplinas do curso. Enfim, o estágio deverá propiciar aos alunos, iniciantes ou não no contexto específico do estágio em questão, aprofundamento científico e vivência de práticas profissionais fundamentadas em atitude crítica e criativa, frente à realidade em transformação e deve, em última instância, revelar a íntima relação entre teoria e prática. 8 4 POR QUE TODOS DEVEM REALIZAR O ESTÁGIO? I. Para poder aliar a teoria à prática, no que tange à sua formação profissional e pedagógica. II. Porque a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 determina essa exigência. III. Porque as diretrizes do curso indicam a carga de estágio curricular estipulada para a sua realização durante a graduação. IV. Para os que já atuam na profissão e buscam aperfeiçoamento, certificação e/ou progressão na carreira, o estágio significa: espaço de formação contínua; reflexão sobre a própria prática; análise de outras práticas a partir das teorias estudadas. 9 5 ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO FUNDAMENTAL 5.1 ORGANIZAÇÃO INICIAL O estágio pode ser realizado individualmente ou em grupo. No caso da realização do estágio em grupo, tanto o memorial reflexivo quanto o plano de aula deverão ser construídos colaborativamente pela equipe. As experiências individuais de cada um dos membros da equipe, vivenciadas durante a aplicação do mesmo planejamento, irão compor o texto do memorial reflexivo. É importante ressaltar que, caso o memorial reflexivo seja feito em grupo, o número máximo de participantes será de quatro estagiários. Além disso, todos devem pertencer ao mesmo número de oferta, ou seja, terem entrado no mesmo mês e ano no curso de Licenciatura em Educação Física. O memorial reflexivo deverá ser postado no AVA para ser avaliado pelo Setor de Estágios em Curitiba, PR. No caso de o memorial reflexivo ter sido elaborado em grupo, a postagem será feita somente por um dos membros da equipe. Ele será o responsável por vincular o RU dos demais colegas, no momento da postagem no AVA. Ao se pensar na elaboração do memorial reflexivo de estágio em grupo, alguns pontos precisam ser avaliados: a. Todos os integrantes podem e têm acesso à instituição escolhida para o estágio? b. Todos os alunos pertencem ao mesmo número de oferta? c. Trabalhar em grupo pode ser um grande desafio. Portanto, a escolha dos colegas para compor uma equipe de estágio deve ser criteriosa. Somente a amizade não pode ser critério de escolha, é preciso considerar se os integrantes conseguirão trabalhar em equipe. d. O planejamento e o memorial reflexivo do estágio podem ser feitos em grupo; porém, a ficha de frequência e a ficha de avaliação de desempenho são individuais. ATENÇÃO: MESMO EM GRUPO, A PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA ALUNO É INDISPENSÁVEL NO PROCESSO. 5.2 LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO 10 A cada etapa da disciplina Estágio Supervisionado no curso de Licenciatura em Educação Física, o aluno deverá ficar atento aos locais para a realização do estágio. No Estágio supervisionado: Ensino Fundamental, os locais deverão ser: Escolas de Ensino Fundamental da rede pública ou particular de ensino (séries iniciais ou finais). 5.3 ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO O Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental deverá possibilitar a inserção do futuro professor de Educação Física no contexto de atuação, de modo a compreender dinâmicas de funcionamento das escolas como ambientes educativos, conhecer e aprofundar aspectos da docência na escola. As principais atividades a serem realizadas durante o estágio supervisionado são apresentadas a seguir: a) Observação em turmas de Ensino Fundamental. b) Elaboração, correção e validação de um plano de aula de Educação Física para o Ensino Fundamental. c) Realização de docência: colocar em prática o plano de aula elaborado. Obs.: a docência é individual e não é opcional. Esta atividade, assim como as demais, é obrigatória no estágio. d) Elaboração do memorial reflexivo do estágio. Total da carga horária das atividades de estágio: 100h, distribuídas em: 40h em campo, sendo: 2 horas de atividades nas quais o aluno deverá entrar em contato com as instituições ou escola. 8 horas para entrevista e verificação de informações pertinentes ao estágio (projeto pedagógico). 30 horas de visitas à escola para observação participativa em atividades de planejamentos, reuniões de professores, palestras, eventos, apresentação e aplicação do plano de aula (docência de 4 horas/aula). 11 60h das demais atividades Videoaulas no AVA; Leituras; Elaboração do plano de aula; Correção e validação do plano de aula pelo tutor do polo; Elaboração do memorial reflexivo; Postagem do memorial reflexivo no AVA. 5.4 PLANO DE AULA PARA O ESTÁGIO SUPERVISIONADO No Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental, você deverá propor um plano de aula para o local em que está estagiando. Para elaborar o plano de aula para o Ensino Fundamental, leve em consideração o período de observação do estágio e também as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), bem como a Base Nacional Curricular Comum (BNCC) no que se refere à Educação Física para o Ensino Fundamental. Você pode acessar as orientações no site do MEC. Ao finalizar o plano de aula, apresente-o ao seu tutor do polo de apoio presencial. Ele poderá validar a proposta ou solicitar alterações, que deverão ser realizadas. Na versão final, o tutor irá carimbar e assinar. Com essa versão, converse e combine com os responsáveis para aplicar seu plano de aula na escola. 5.4.1 Modelo do plano de aula Seu plano de aula deve seguir o modelo disponível no seu AVA. Você pode consulta-lo em anexo a este manual. O modelo de plano de aula contém as etapas de A à I: A- IDENTIFICAÇÃO: preencha com o nome e RU do aluno (ou dos alunos, caso seja feito em grupo), além do nome e endereço do local de estágio e a turma e idade dos alunos para qual sua aula será planejada. B- CONTEÚDO: Especificar o conteúdo que será trabalhado na aula. 12 C- OBJETIVOS: GERAL (APENAS 1): o objetivo deve ser escrito no sentido de indicar a proposta da sua aula. Lembre-se que você deve construir apenas um objetivo geral e ele deve sempre começar com um verbo no infinitivo, indicando uma ação (identificar, produzir, compreender, etc.); OBJETIVOS ESPECÍFICOS (MÍNIMO 3 E MÁXIMO 5): os objetivos específicos são etapas para alcançar o objetivo geral. Devem ser redigidos de maneira breve e clara, especificando o que se pretende atingir por meio das ações propostas. D- MATERIAIS UTILIZADOS/RECURSOS: Especificar quais são os recursos didáticos ou meios materiais necessários para o bom desenvolvimento da aula. E- SÍNTESE DO ASSUNTO (PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DO TEMA ABORDADO): Neste item, apresente a fundamentação teórica do conteúdo indicado (autores ou documentos em que a aula está baseada). F- ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO: Condução do processo didático, experiências de ensino-aprendizagem, como será trabalhado cada item do plano, (criação das condições adequadas para o trabalho educativo, superando a improvisação). Apresentar resumidamente o roteiro da aula. G- AVALIAÇÃO: Avalie se cada um dos objetivos específicos estabelecidos foi alcançado e aponte as formas de avaliar cada um deles. H- REFERÊNCIAS: Apresente, de acordo com as normas técnicas da ABNT, todas as obras e sites utilizados para a preparação da aula. I- VALIDAÇÃO PELO TUTOR DO POLO DE APOIO PRESENCIAL: antes de apresentar e aplicar o plano de aula no local de estágio, ele deve ser validado pelo tutor de Educação Física do polo de apoio presencial. Seu tutor pode indicar correções, por isso apenas apresente ao local do estágio na versão final, com a validação do tutor com o nome, RU, CREF e carimbo. 5.4.2 Entrega, correção e validação pelo tutor de Educação Física do polo de apoio presencial Todo plano de aula, para ser válido, precisa passar pela validação do tutor de Educação Física do seu polo de apoio presencial. A leitura do tutor é fundamental para qualificar seu plano de aula, permitindo melhorar a proposta antes mesmo da apresentação e aplicação no local de estágio. Sendo assim, envie a proposta elaborada para o tutor e receba as correções e sugestões em uma 13 perspectiva de melhorá-la. Após todas as correções e adequações, o tutor preencherá a etapa IVALIDAÇÃO PELO TUTOR DO POLO DE APOIO PRESENCIAL. O plano de aula validado deverá ser anexado com o memorial reflexivo do estágio, em uma única postagem no AVA, com os demais documentos. Caso o plano não tenha a validação do tutor, seu memorial reflexivo será indeferido. 5.4.3 Aplicação A docência é individual e não é opcional. A aplicação do plano de aula é obrigatória no Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental. 14 6 ÉTICA: COMO PORTAR-SE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sugere-se que o(a) estagiário(a) se atente aos seguintes pontos: 1. Respeitar as normas da instituição onde se realizará o estágio; 2. Ter comprometimento com as atividades e tarefas previstas; 3. Comportar-se com discrição e ética profissional diante de fatos e situações observadas durante o estágio; 4. Cumprir o seu planejamento de estágio; 5. Realizar as tarefas que lhe forem solicitadas pela instituição que estejam relacionadas ao estágio, com seriedade e responsabilidade; 7. Entregar ao local de estágio e postar no AVA Univirtus todos os documentos que lhe forem solicitados, SEM RASURAS; 8. Respeitar os horários, os assuntos sigilosos da instituição e as normas por ela estabelecidas, bem como tratar de forma cortês seus funcionários e usuários; 9. Abster-se de utilizar telefones celulares, internet, mensagens telefônicas, etc., durante o estágio; 10. Vestir-se adequadamente tendo cuidado na escolha da roupa. A vestimenta deve estar de acordo com o ambiente de trabalho (utilize agasalho). 15 7 ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO MEMORIAL REFLEXIVO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO O memorial reflexivo é um documento construído tendo como principal base a coleta dos dados da OBSERVAÇÃO e PRÁTICA. O Memorial não se reduz à descrição das observações imediatas do campo de estágio, por isso não basta descrever a rotina observada e incluí-la, na íntegra, no memorial. É preciso que sejam destacados os aspectos mais interessantes de cada momento. Devem ser relatados de forma reflexiva e não apenas descritos. A formulação do memorial está contemplada na carga horária das demais atividades voltadas ao estágio (60 horas). Formatação Para tal documento, você deverá respeitar as normas de formatação a seguir: A formatação do texto a ser entregue é um critério bastante valioso na graduação. Seguir padrões e estruturas acadêmicas faz com que seu trabalho tenha um caráter acadêmico, fundamental para ser compreendido na área universitária. No Brasil, seguimos a estrutura de textos indicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Será a partir desta padronização que o orientador saberá se os seus trabalhos estão em conformidade com padrões à sua apresentação gráfica. Assim, devem ser seguidas algumas recomendações referentes ao formato, margens e paginação (normas da versão NBR 14724: 2011). O trabalho acadêmico deve ser em folha tamanho A4. A fonte utilizada deve ser Arial tamanho 12. Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3 cm à esquerda, 2 cm à direita, 3 cm na parte superior e 2 cm na parte inferior. O texto deve ser digitado com espaço 1,5. Os parágrafos devem iniciar a 1,25 cm a partir da margem esquerda (ou um TAB do computador). Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples). 16 Todas as páginas após a folha de rosto devem ser numeradas, a partir do número 2 (a folha de rosto é contada; porém, não é numerada). ATENÇÃO: Seu MEMORIAL REFLEXIVO deverá ser postado PREFERENCIALMENTE no formato Word (extensão .doc ou .docx). No caso de utilizar um software livre, salvar o arquivo no formato RTF. Postagem em outros formatos podem inviabilizar a correção. ATENÇÃO: Em todo o corpo do texto do trabalho, você poderá incluir fotos para ilustrar o que está sendo descrito. Entretanto, os rostos das pessoas não podem aparecer nas fotos. Podem ser fotos dos espaços de aula ou das pessoas de costas, das atividades ou dos trabalhos desenvolvidos. OBS.: Arquivos que excedem 20mb não são aceitos pelo sistema, por isso verifique o tamanho do arquivo antes do envio. O que é o memorial reflexivo? Para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos futuros professores de Educação Física, a escrita pode ser considerada um momento ou estratégia fundamental para a formação. Nesta direção, a escrita de um tipo de narrativa (o memorial reflexivo) pode contribuir para os processos de investigação e formação inicial dos alunos do curso de Licenciatura em Educação Física. De modo geral, podemos dizer que o memorial é: “documento de natureza autobiográfica, onde o narrador retoma sua trajetória de vida, a partir de objetivos previamente definidos” (BRAGANÇA; MAURÍCIO, 2008, p. 263). De modo específico, como um memorial reflexivo sobre o estágio, este documento tem a função de relatar, na forma de uma narrativa, as experiências vivenciadas pelo aluno do curso de Educação Física no campo de realização do estágio. O memorial possibilita que o aluno relate suas impressões e reflexões sobre: a. As contribuições do estágio para a formação acadêmica do aluno de Educação Física. b. As contribuições do estágio para a prática pedagógica da escola e da turma estagiada. 17 É importante ressaltar que estas reflexões serão construídas num duplo movimento, na busca de estabelecer relações da teoria com a prática pedagógica escolar e da análise da prática a partir dos fundamentos teóricos. Portanto, suas afirmações ou reflexões devem ser fundamentadas teoricamente, com base nos autores estudados na disciplina e no curso como um todo. Como escrever o memorial reflexivo sobre o estágio? O memorial é um texto narrado geralmente na primeira pessoa do singular com base em uma sequência definida e com o objetivo de descrever os aspectos especificados. Em geral, podemos dizer que é uma reflexão crítica sobre suas aprendizagens, possibilitando que você desenvolva a capacidade de produção escrita e da percepção necessária para o professor de Educação Física refletir sobre as suas práticas. Trata-se de uma reflexão teórico-prática sobre o estágio. A partir das suas percepções sobre o estágio realizado e, com base na fundamentação teórica estudada durante a UTA e o curso como um todo, busque relatar os avanços e os limites, os problemas enfrentados, as reflexões realizadas e as mudanças ocorridas. Estas relações podem contribuir para a sua trajetória acadêmica/profissional, além de possibilitar que faça a autoavaliação do seu aprendizado. Sugerimos que você elabore o memorial reflexivo, imediatamente após a realização de cada etapa do seu estágio: observação, participação ou docência. Desta forma, você realizará o registro escrito (memorial) sobre suas percepções a respeito do que foi vivenciado na escola em cada uma das etapas do estágio. Isto também possibiliatará estabelecer um paralelo entre a sua prática docente antes e depois da realização deste estágio. O relatório deverá conter todos os itens apresentados abaixo: Capa Folha de rosto Sumário Introdução: contextualização do local de estágio; Atividades desenvolvidas durante o período de observação participativa; A realização da docência: os desafios de aprender a ser professor; Conclusões: dificuldades e superações; Referências; Apêndices para o relatório; 18 Anexos (ficha de frequência e plano de aula). A seguir, segue a explicação de cada item: 7.1 CAPA E FOLHA DE ROSTO No final deste documento, você encontrará um modelo para cada um destes itens. 7.2 SUMÁRIO O sumário deve indicar cada item do relatório, bem como o número da página em que inicia. 7.3 INTRODUÇÃO: CONTEXTUALIZAÇÃO DO LOCAL DE ESTÁGIO Neste item, você irá descrever o local de realização do estágio, apresentando dados como: a. Nome e localização da instituição (rua, número, bairro, CEP, cidade, estado, telefone, site, email). b. Horário de funcionamento. c. Níveis/etapas e/ou modalidade de atendimento (Ensino Fundamental, anos iniciais do ensino fundamental, ensino fundamental II – modalidade normal, ensino médio, educação profissional). d. Número de alunos(as) na turma. e. Número de alunos(as) em processo de inclusão na turma. f. Quem é o professor(a). g. Espaços e materiais disponíveis para as aulas de Educação Física. h. Período de realização do estágio. i. Outros aspectos que considerar importantes. Lembre-se que não é uma mera descrição, você precisa exercitar a capacidade de relacionar estes aspectos com o processo de ensino-aprendizagem. EXEMPLO de memorial reflexivo fazendo uso de linguagem discursiva: 19 O Estágio Supervisionado: Ensino Fundamental foi realizado na instituição ______________, situada à rua __________, número ___, no bairro ____, CEP______, localizada na cidade de ____, no estado ______. O contato com a instituição pode ser realizado por meio do telefone ( ) ______ e do e-mail ________. A instituição oferta atendimento no período matutino, vespertino e noturno. A instituição atende a um total de _____ pessoas. O estágio foi realizado no período de ___ de _____ de ____ a ___ de ____ de _____ no período ____, sendo observadas atividades de ______. 7.4 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O PERÍODO DE OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA Neste item você irá relatar as atividades que desenvolveu durante o período de observação participativa no estágio. Por exemplo: auxílio ao professor em aula, atendimento aos alunos, participação nos recreios, correção de atividades dos alunos, rotina das aulas da Ensino Fundamental, entre outras coisas. Destaque a consulta ao projeto político pedagógico da escola/instituição ou a realização de entrevista com o pedagogo ou com o professor para identificar a concepção de educação adotada pela escola quanto à compreensão de educação, de sociedade, do papel do professor, a função social da escola/instituição. Também pode escrever sobre o que chamou mais a sua atenção em relação à postura profissional do professor da turma: metodologias por ele utilizadas, maneira como interage com os alunos, forma como age em relação às dificuldades no dia a dia na sala de aula. Em geral, você irá relatar suas experiências no período de observação, reflexões e transformações na sua prática e no seu entendimento sobre a prática pedagógica. Não esqueça de dizer qual foi a importância da observação participativa na sua preparação para a docência. 7.5 REALIZAÇÃO DA DOCÊNCIA: OS DESAFIOS DE APRENDER A SER PROFESSOR(A) Neste item, você vai descrever como foi a experiência de realização da docência na Ensino Fundamental. Explique como foi este processo, desde a seleção do tema / conteúdo para a aula, a realização do plano de aula, o estudo do conteúdo abordado, a escolha da metodologia de ensino até a realização da aula propriamente dita. Alguns pontos sobre os quais você pode escrever: quais foram as dificuldades encontradas para colocar o plano de aula em prática; quais foram os pontos 20 positivos da sua docência; como foi a interação com os alunos e quais os recursos didáticos utilizados e se foram condizentes com a proposta inicial. 7.6 CONCLUSÕES: DIFICULDADES E SUPERAÇÕES Para finalizar o memorial reflexivo, você deve apresentar suas considerações finais sobre o estágio realizado. Ou seja, você deve escrever uma síntese a respeito da experiência vivenciada, das questões que lhe foram mais desafiadoras, dos problemas enfrentados e das superações que conseguiu. Relate o que de fato aprendeu e como este estágio contribuiu com a sua formação acadêmica e profissional. Neste ponto, você também pode dar sugestões para a melhoria dos estágios e novas atividades que podem contribuir com sua formação. 7.7 REFERÊNCIAS Apresentar, em ordem alfabética e de acordo com a formatação estabelecida pelas Normas Acadêmicas do Centro Universitário Internacional UNINTER, as referências utilizadas na produção escrita do relatório. Listar apenas as referências que foram citadas no corpo do texto do relatório. Na lista de referências, podem ser relacionados: livros, sites, textos publicados na internet, revistas, jornais, documentos internos da instituição pesquisada, entre outros tipos de publicações. Exemplos de referências: Revista: LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-28, jan/abr., 2002. Livros: AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. 21 ILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2009. LAGO, Samuel Ramos (ed.) PCNs da leitura à prática. Campina Grande do Sul: Lago, 1998. SOARES, Magda. Letramento: um tema de Três Gêneros – 2ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Texto retirados da internet: ANDRADE, C. D. A palavra mágica. Disponível em:
Comentários
Postar um comentário