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Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística Prointer _ III MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL

1 Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso Superior de Tecnologia em Logística Prointer _ III MANUAL DE ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS: PARCIAL E FINAL Coordenação – Curso Superior de Tecnologia EAD Campo Grande 2 I. Apresentação Caro acadêmico, A presente disciplina tem por finalidade contextualizar todo o conhecimento que você vem adquirindo durante as aulas, nas disciplinas estudadas, observando a importância desse conhecimento na sua vida profissional para a tomada de decisões enquanto gestor logístico. A logística, antes vista como mero setor operacional, atualmente exerce papel de fundamental importância nas organizações contemporâneas. Isso se dá pelo fato de que esse setor desempenha uma série de funções que têm como finalidade organizar todo o fluxo de materiais, mão de obra e os demais recursos necessários para que uma organização possa atingir seus objetivos de maneira eficaz, com baixo custo e, consequentemente, maior lucratividade. Portanto, caro aluno, esse material foi elaborado com o objetivo principal de inseri-lo nesse ambiente que em muitas situações pode-se mostrar bastante arriscado e agressivo, proporcionando-lhe a experiência de relacionar a teoria ora verificada em seus estudos com a prática que o mercado requer. Bons estudos! II. Introdução A logística consiste em uma série de procedimentos que tem por finalidade sistematizar todo o fluxo de informações, materiais e mão de obra necessários para atender à demanda produtiva de um bem ou serviço, a fim de contribuir para que a organização atinja seus objetivos com agilidade e 3 qualidade. A logística empresarial engloba todos os procedimentos de mercadorias e o deslocamento de informações. Contudo, para que isso aconteça com eficiência, o gerenciamento deve ocorrer de modo integrado. O aprimoramento de cada uma das etapas do fluxo é muito importante para o desenvolvimento de todo o sistema. Somente assim é possível garantir excelência no gerenciamento empresarial. De acordo com Bertaglia (2010), a logística é o setor que corresponde ao conjunto de processos requeridos para obter materiais, dando-lhes valor de acordo com a visão dos clientes, bem como consumidores, e disponibilizar os produtos para o lugar (onde) e para a data (quando) que os clientes e consumidores desejarem. Existem várias definições ligadas à logística. Não obstante, Faria e Costa (2005) acreditam que a definição mais aceita pelos profissionais dessa área é a do Conselho dos Profissionais de Gestão da Cadeia de Suprimentos (Council of Supply Chain Management Professionals-CSCMP), que trata a logística como parte da SCM que esquematiza, implementa e controla ativamente o envio reverso de fluxos e armazenagem de produtos, serviços e informações referentes ao ponto de origem e ao ponto de consumo, a fim de atender às necessidades dos clientes. Anteriormente, a logística era encarada exclusivamente como o setor que tinha sobre sua responsabilidade o transporte de mercadorias, envolvendo o fornecedor, o fabricante e o cliente. Todavia, determinados fatores fizeram com que essa ideia ficasse ultrapassada, passando esse departamento para um nível relevantemente estratégico dentro e fora das organizações, capaz de otimizar a produtividade, a lucratividade e os serviços oferecidos ao cliente. Por sua vez, Fleury, Wanke e Figueiredo (2009) atestam que as mudanças econômicas estão modificando a maneira com os empresários 4 enxergam a logística, elevando-a ao status de diferencial estratégico e competitivo, e não mais só operacional, como era considerada antes. III. Orientações Este trabalho será desenvolvido em duas etapas: O objetivo do Prointer IV a ser desenvolvido nesta primeira etapa é: O cenário atual requer cada vez mais daqueles que se dedicam à logística. E habilidades como iniciativa, organização, planejamento e uma ampla gama de conhecimentos específicos são fundamentais. Como já Objetivo: Embasamento teórico sobre os conceitos pertinentes à Logística Empresarial; Planejamento, Programação e Controle da Produção; Gestão de Custos Logísticos; Gestão de Marketing; Modais, Intermodalidade, Multimodalidade e Cabotagem. ETAPA 1 Relatório Parcial => Entrega de um relatório contendo:  Revisão teórica sobre os conceitos, funções e aplicabilidades da logística e suas diferenciações em relação à cadeia de suprimentos.  Análise bibliográfica sobre os conceitos, importância, objetivos e aplicabilidades do Planejamento, Programação e Controle da Produção.  Pesquisa teórica sobre os principais custos logísticos e a importância de gerenciá-los.  Revisão bibliográfica sobre os conceitos, objetivos e importância do Planejamento Estratégico e Análise SWOT.  Pesquisa bibliográfica multimodalidade, intermodalidade e cabotagem. 5 mencionado, informação e planejamento são de substancial importância no que se refere a aumentar a chance de sucesso de uma empresa. Neste PROINTER, você terá a oportunidade de se aprofundar acerca dos elementos essenciais ao empreendedorismo e aplicá-los na prática. IV. Das Atividades Previstas A seguir, são apresentadas as atividades que deverão ser desenvolvidas nessa primeira etapa. Da constituição de grupo  Conforme as Diretrizes – PROINTER – 2016/1. a) Desenvolver as etapas das atividades previstas neste manual de elaboração (etapas 1 e 2). b) Ao final desta etapa 1, apresentar um Relatório (parcial) dentro do modelo proposto, a saber: I. Capa contendo o logo da instituição, o título do trabalho e o nome do curso. II. Nome do acadêmico e respectivo RA. III. Nome dos tutores (presencial e a distância). IV. Nome da disciplina: Projeto Interdisciplinar Aplicado Curso Superior de Tecnologia em Logística – 3ª Série. V. Polo presencial. VI. Conteúdo do Relatório Parcial. 6 V. Conteúdo do Relatório Parcial A partir de pesquisas você deverá:  Analisar e interpretar as informações coletadas.  Buscar embasamento teórico nas obras/livros indicados.  Pesquisar em fontes variadas o que dizem os estudiosos sobre o assunto.  Utilizar mais de uma referência bibliográfica para gerar senso analítico e crítico, citando trechos de autores.  Utilizar as normas NBR’s1 para a confecção de seu trabalho. Relatório Parcial Ao final desta etapa, elaborar um Relatório Parcial, que deverá conter: a. Revisão teórica sobre os conceitos, funções e aplicabilidades da logística e suas diferenciações em relação à cadeia de suprimentos. b. Análise bibliográfica sobre os conceitos, importância, objetivos e aplicabilidades do Planejamento, Programação e Controle da Produção. c. Pesquisa teórica sobre os principais custos logísticos e a importância de gerenciá-los. 1 NBR é uma abreviação adotada pela ABNT(Associação Brasileira de Normas Técnicas), que é o conjunto de regras de uso relativas às características de um produto ou de um método, compiladas com o objetivo de uniformizar e de garantir o seu modo de funcionamento e a sua segurança. 7 d. Revisão bibliográfica sobre os conceitos, objetivos e importância do Planejamento Estratégico e Análise SWOT. e. Pesquisa bibliográfica sobre multimodalidade, intermodalidade e cabotagem. Lembrando que: devem-se utilizar como material para consulta os conteúdos das aulas, livros e também pesquisas elaboradas sobre o assunto, reforçando assim os conceitos aprendidos. No PROINTER III, você terá a oportunidade de elaborar uma pesquisa sobre os principais conceitos, fundamentos, importância e aplicabilidades referentes à logística e a suas diferenciações em relação à cadeia de suprimentos. Tal pesquisa também contemplará o planejamento, programação e controle da produção; os principais custos logísticos e a importância de gerenciá-los; conceitos, objetivos e importância do Planejamento Estratégico e Análise SWOT e, ainda, conhecimentos sobre os modais de transporte, multimodalidade, intermodalidade e cabotagem. Portanto, tal pesquisa contribuirá para uma tomada de decisão mais eficiente em relação à gestão logística de um empreendimento. Considerações Finais: Diante da situação relatada, apresente as considerações finais acerca da primeira etapa desse estudo. Considerações Finais: As considerações finais, além de resgatar as ideias fundamentais sobre o assunto, devem apontar para questões futuras, decorrentes de tudo o que foi investigado até o momento, contribuindo com possibilidades de um melhor entendimento por parte dos leitores sobre determinado tema, deixando o mesmo em aberto para outras discussões futuras. 8 Este relatório deverá conter a citação das referências bibliográficas2. Obs.: A postagem do trabalho no AVA (moodle) deverá ser realizada através da sua área restrita de estudos, na data prevista em cronograma, para a avaliação e atribuição de nota pelo tutor. Do Prazo de Entrega O trabalho deverá ser confeccionado conforme as orientações deste manual de elaboração. (#) Conforme Calendário Acadêmico Relatório Parcial => Entrega de um relatório contendo:  Revisão teórica sobre os conceitos, funções e aplicabilidades da logística e suas diferenciações em relação à cadeia de suprimentos.  Análise bibliográfica sobre os conceitos, importância, objetivos e aplicabilidades do Planejamento, Programação e Controle da Produção.  Pesquisa teórica sobre os principais custos logísticos e a importância de gerenciá-los.  Revisão bibliográfica sobre os conceitos, objetivos e importância do Planejamento Estratégico e Análise SWOT.  Pesquisa bibliográfica sobre multimodalidade, intermodalidade e cabotagem. 2 Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos – Apresentação ABNT. Disponível em: . Acesso: 07 mar. 2015. 9 Da Avaliação Etapa 1 – Relatório Parcial De 0,0 (zero) a 3,0 (três) pontos – atribuídos pelo tutor a distância. Do Acompanhamento Durante o período da realização você deverá interagir com o tutor, que estará dirimindo todas as suas dúvidas na realização das atividades. Caro acadêmico, Depois de finalizada a primeira etapa desta atividade, chegou o momento de aplicar os conhecimentos adquiridos para elaborar um plano de reestruturação logística, financeira e mercadológica da Empresa Inovare Ltda. Utilize todo o conhecimento que vem sendo adquirido ao longo das aulas e mãos à obra! Nesta segunda etapa você dará continuidade ao PROINTER 3ª Série a partir dos estudos do relatório parcial desenvolvendo as seguintes atividades: ESTUDO DE CASO A Inovare Confecções Ltda é uma empresa que fabrica camisas e calças sociais a fim de atender às classes A, B e C. Atualmente, enfrenta uma ETAPA 2 RELATÓRIO FINAL: Elaborar um plano de reestruturação para a Empresa Inovare Confecções Ltda. 10 situação bastante complicada, já que vem perdendo uma substancial parcela de seu mercado para seus concorrentes. Um fato que fica bastante evidente é que essa perda se dá em virtude de a empresa não possuir clara e definida uma estrutura financeira, logística e de produção que lhe dê o devido suporte e que possa contribuir para enfrentar o crescimento e a agressividade do mercado em que atua. Num primeiro momento, especializou-se em produzir somente calças e camisas, porém, no último ano passou a fabricar também ternos. A Inovare Ltda é uma empresa familiar que possui hoje um total de 200 funcionários e conta com um faturamento médio mensal que orbita na casa de 5.000.000,00. Assustados com a redução das receitas e lucros da empresa, os gestores optaram por contratar uma empresa de consultoria, que, após analisar os relatórios, Demonstrações dos Resultados do Exercício (DRE) e o Balanço Patrimonial (BP) dos últimos três anos, pôde concluir que parte relevante desses resultados ruins se dá em virtude de uma grande desorganização em relação aos seus procedimentos logísticos, ou seja, tanto sua cadeia de suprimentos quanto seu sistema de produção apresentam erros e falhas que, na conjuntura econômica atual, já não são mais passíveis de aceitação. A empresa foi idealizada e estruturada pelo Sr. Vital, que ficou à frente de seu comando durante 30 anos e agora, já bastante cansado, quer se afastar e passar a administração da Inovare para os filhos. Maria Luisa, a caçula, é especialista em marketing e mestre em Administração de Empresas. Ana Carolina, a filha mais velha, graduou-se em Economia e por influência do pai especializou-se em Logística Integrada e também é especialista em Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos. Já Brígida, a filha do meio, também se formou em Economia, porém se especializou em Finanças e Controladoria. É consenso entre o presidente e os futuros herdeiros da Inovare Ltda que a empresa necessita inadiavelmente de procedimentos que embasem uma 11 reestruturação total, ou seja, que abranjam não somente seus procedimentos logísticos, mas que também possam reorganizar seu sistema de produção e, ainda, que os possibilitem aprender a gerir eficientemente seu lead time. Por conta desse elemento, o lead time, por várias vezes já houve falta de suprimentos necessários à produção, como, por exemplo, matérias-primas e insumos secundários. Outras decisões que necessitam eminentemente serem tomadas é a aplicação de procedimentos que visem à gestão de seus custos logísticos e à adoção de um sistema de custeio a fim de que a formação de seus preços de venda ao consumidor final ocorra da forma mais correta possível. Entre as análises feitas, verificou-se também a necessidade de a empresa ser melhor conhecida no mercado em que atua. E, como é da área de marketing, Maria Luisa sugeriu aos demais administradores da Inovare Ltda que fossem incluídas algumas ações que objetivassem divulgar os produtos da empresa e que contribuíssem também para identificar novos mercados e oportunidades que resultem no crescimento da organização e, consequentemente, de sua lucratividade e competitividade. Outra decisão a ser tomada pela empresa é quanto ao transporte de parte de seus insumos que chegam ao Brasil pelo Porto de Paranaguá e depois são levados até a empresa por caminhões, ou seja, através do Modal Rodoviário. Ana Carolina argumenta que, em caso dos insumos com menor urgência, quando transportados por ferrovias, poderiam baratear os custos de transporte e, dessa forma, o custo final do produto, tornando-o mais competitivo. Portanto, caro aluno, é nesse cenário que você irá atuar no sentido de colaborar para que os novos gestores da Inovare Confecções Ltda possam reestruturá-la. Para isso, você deve seguir os passos: 12 1ª ETAPA - Como já mencionado, a empresa apresenta uma série de problemas em todos os elos de sua cadeia de suprimentos. A fim de que possam ser sugeridas algumas melhorias, é de fundamental importância que se conheçam amplamente os principais conceitos relacionados a alguns elementos fundamentais. Portanto, neste primeiro passo é necessário que se proceda a uma pesquisa bibliográfica que compreenda: a) Os conceitos de cadeia de suprimentos puxada e empurrada; b) As definições de postponement; c) Os conceitos de outsourcing dos processos logísticos e suas respectivas contribuições; d) Como fazer a gestão dos fornecedores e sua importância; e) Principais canais de distribuição, vantagens e desvantagens; f) O que é um projeto de rede na cadeia de suprimentos (Conceitos, aplicabilidades e importância); g) Conceitos de lead time de compra e lead time de produção. 2ª ETAPA - Caro aluno, nesta fase você deve: a) Elaborar para os gestores da Inovare um passo a passo de como preparar um plano de produção que tenha como finalidade organizar e otimizar o processo produtivo da empresa. b) Controlar o estoque e a quantidade de insumos estocados é um grande desafio para qualquer organização. É necessário que se tenha cuidado para que não haja excesso de matérias-primas e dos demais insumos estocados. Porém, deve-se ter cuidado para que não haja falta de insumos. Uma eficiente maneira de controlar estoque e mantê-lo em níveis aceitáveis é o denominado just in time. Nesse sentido, você deve apresentar aos gestores os principais conceitos e vantagens dessa teoria de forma a justificar a sua implantação na empresa. 13 3ª ETAPA - Gerenciar os custos logísticos é de suma importância para que a organização não incorra em gastos desnecessários e aumente sua lucratividade. Para que esse gerenciamento se mostre correto, é necessário que a empresa adote um sistema de custeio a fim de atribuir os custos ao seu produto. Portanto, nessa etapa você deve elaborar uma pesquisa sobre os conceitos e os principais custos logísticos. A pesquisa também deve abordar quais são os sistemas de custeio mais comuns. Por fim, sugira um desses métodos à empresa procedendo a uma breve justificativa de o porquê de sua escolha. 4ª ETAPA - A propaganda é a alma do negócio, e uma das futuras ações da Inovare consiste em elaborar um plano de marketing que tenha por objetivo primaz divulgar de forma mais abrangente os produtos fabricados pela empresa. Nessa etapa, você deve elaborar um plano de marketing para que possa ser seguido pelos gestores. Esse plano deve conter uma análise SWOT a fim de identificar quais são as forças, as fraquezas, as oportunidades que podem ser aproveitadas e eventuais ameaças relacionadas aos produtos da organização. Essa análise é importante para verificar quais elementos devem ser evidenciados em campanhas de marketing e quais fatores precisam ser melhorados. Num segundo momento, deve-se segmentar o mercado de atuação da empresa com o intuito de que as campanhas realizadas atinjam realmente o público a quem os produtos possam interessar. Nesse caso você deve discorrer sobre o conceito de segmentação de mercado e sua importância. Posteriormente, relacione alguns canais em que podem ser realizadas as campanhas, como, por exemplo, TV, feiras especializadas, etc., e sugira aos novos gestores quais canais seriam mais indicados. 14 5ª ETAPA - Por meio desse processo de reestruturação, a empresa Inovare Confecções Ltda planeja diversificar a forma como sua matéria-prima chega até a empresa, já que uma parcela relevante dos insumos usados em seu processo produtivo, como alguns tecidos, linha, zíperes e corantes, é importada da China e chega ao país através do Porto de Paranaguá. Porém, para escolher entre os modais disponíveis é necessário conhecê-los bem. Nesse caso, pesquise sobre os modais rodoviário, ferroviário, aquaviário e aéreo elencando seus conceitos, vantagens e desvantagens. Obs.: Além de utilizar o livro principal das disciplinas norteadoras, pesquise outros autores e materiais de críticos sobre o assunto. Ao final, redija suas considerações finais sobre a experiência de elaboração desse plano de reestruturação. Tome cuidado: não dê a entender que você está concluindo, e sim realizando suas contribuições para melhorar o entendimento sobre o tema. Do Relatório Final3 Você terminou as atividades previstas em seu trabalho; é hora de confeccionar o RELATÓRIO FINAL correspondente ao seu PROINTER IV. Esse Relatório Final deverá conter o conteúdo completo deste trabalho, ou seja: Etapa I e Etapa II, contemplando os seguintes aspectos: - Capa contendo os nomes e RA. - Contracapa. - Resumo. - Introdução. 3 Consulte o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em: .Acesso em 03 Set. 2013. 15 - Utilidade da pesquisa salarial. - Tipos de amostras que são utilizadas. - Cuidados que devem ser tomados na coleta de dados. - Pesquisa de cargos e salários. - Escolha dos cargos a ser pesquisados. - Escolha das empresas. - Elaboração das planilhas. - Tabulação dos dados. - Análise dos resultados. - Relato às empresas participantes. - Considerações Finais. - Referências. Nota: Ilustre seu trabalho com figuras, gráficos e tabelas, se necessário. Se o projeto (PROINTER IV) contiver fotos, elas deverão ser salvas na extensão “jpeg”. Obs.: O arquivo final deverá conter no máximo 15 (quinze) páginas no total. Do Prazo de Entrega O trabalho deverá ser postado conforme já mencionado no ambiente virtual dentro do prazo previsto, de acordo com cronograma de postagem, a ser divulgado em comunicado posterior: (#) Conforme Calendário Acadêmico Relatório Final completo referente ao Plano de Reestruturação da Empresa de Confecções Inovare Ltda. 16 Da Avaliação Etapa 2 – Relatório Final De 0,0 (zero) a 7,0 (sete) pontos – atribuídos pelo tutor a distância. Orientações gerais O trabalho deverá seguir a estrutura indicada acima, porém, para mantermos um modelo-padrão para o PROINTER IV, os tópicos abaixo deverão ser considerados, a saber: Capa e contracapa: devem ser inseridos no início do trabalho. Resumo: é a apresentação consistente e seletiva de um texto. Deve ressaltar, de forma clara e sintética, a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes. Deve concluir-se num texto redigido de forma cursiva, concisa e objetiva, respeitando a estrutura do original e reproduzindo, apenas, suas informações mais significativas. Não deve ser uma simples enumeração de tópicos, e a 1ª frase deve ser significativa e explicar o tema principal do trabalho. No corpo do resumo não se devem usar parágrafos, frases negativas, símbolos, tabelas, quadros, figuras e ilustrações, assim como fórmulas e equações. Recomenda-se que os resumos tenham uma média de 300 a 500 palavras. Introdução Ilustra brevemente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como as relações com outros trabalhos existentes, não 17 devendo repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões e recomendações contidas ou decorrentes do estudo. Apesar de figurar no início do trabalho, é a última parte a ser redigida em definitivo, visto constituir uma síntese de caráter didático das ideias e da matéria tratada. A introdução deve situar o leitor no contexto do tema pesquisado, pondoo a par dos antecedentes, tendências, pontos críticos, preocupações, justificativas e razões do trabalho, para, em seguida, colocar as questões de pesquisa ou perguntas a ser respondidas, assim como as possíveis contribuições esperadas do estudo e suas implicações. 1. Referências É um conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual. A elaboração das referências deve obedecer a Normas Técnicas da ABNT, com relação à edição e à formatação de trabalhos (NBR). 2. Anexos O anexo é um documento, que pode ou não ser do autor do estudo, que serve de fundamentação, comprovação ou ilustração do estudo ou de suas partes. Ex.: questionários, mapas, fotos (com extensão ‘jpeg’), tabelas, entre outros. Bom trabalho! 18 Referências Básicas BOWERSOX, Donald J., Closs, David J.. Logistica Empresarial. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2014. CHOPRA, Sunil; MEINDL, Peter. Gestão da cadeia de suprimentos: estratégia, planejamento e operações. 4 ed. São Paulo: Pearson, 2011. SLACK, Nigel; BRANDON-JONES, Alistair; JOHNSTON, Robert. Princípios da Administração da produção. São Paulo, 2013. NOVAES, Antônio Galvão. Logística e gerenciamento da cadeia de distribuição. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007. Complementares DORIGON, Vanderlei Carlos. "O passo-a-passo do planejamento de produção". Revista O Confeccionista. 25 ed. Disponível em: . Acesso em 12 de out de 2017. NISHIZAWA, André Jun. "Planejamento da produção". Disponível em: . Acesso em 12 de out de 2017. LIMA, Madson Denes Romário. "O que é Just in Time?". Disponível em: . Acesso em 10 de out de 2017. PRESTEX ENCOMENDAS EXPRESSAS. " Just In Time: Entenda os benefícios do JIT na logística". Disponível em: < https://www.prestex.com.br/blog/just-in-time-entenda-os-beneficios-do-jit-nalogistica/>. Acesso em 14 de out de 2017. LUNELLI, Reinaldo Luiz. "Principais métodos de custeio". Disponível em: . Acesso em 16 de out de 2017.     19 Anexo I Curso Superior de Tecnologia em Logística FICHA DESCRITIVA DO PROINTER_III Campo Grande 20 CURSO Superior de Tecnologia em Logística Responsável pelo Desenvolvimento do PROINTER - Núcleo Docente Estruturante (NDE) - EAD; - Coordenação Pedagógica - EAD; - Coordenação de Cursos - EAD. Componente Curricular PROINTER_III Semestre de Vigência 3º Série Disciplinas Norteadoras Logística Empresarial; Planejamento, Programação e Controle de Produção; Gestão de Custos Logísticos; Gestão em Marketing; Intermodais. Competências / Habilidades Profissionais a ser desenvolvidas Competência profissional, de acordo com a Resolução CNE/CP nº 3/2002, pode ser compreendida como a capacidade pessoal de mobilidade e articulação, a ser desenvolvida pelo discente, para colocar em prática conhecimentos, habilidades, atitudes e valores que serão necessários e relevantes para o eficaz e eficiente desempenho das atividades profissionais. Relativo às Habilidades: Lidar com modelos de gestão inovadores; Resolver situações com criatividade, flexibilidade e adaptação diante de problemas e desafios organizacionais; Ordenar atividades e programas, decidir entre alternativas; identificar e dimensionar riscos; Selecionar estratégias adequadas de ação, visando a atender interesses interpessoais e institucionais; Selecionar procedimentos que privilegiem formas de atuação em prol de objetivos comuns. Foco obrigatório do Projeto Elaboração de uma pesquisa de cargos e salários para a manutenção do programa de Cargos e Salários de uma empresa. 21 Referência bibliográfica Vide Manual de Elaboração do Prointer – “Referências”. Instrumentos de Avaliação Relatório Parcial: De 0,0 (zero) a 3,0 (três) pontos – atribuídos pelo tutor a distância. Relatório Final: Cumprimento das atividades (Cronograma) + Relatório Final. De 0,0 (zero) a 7,0 (sete) pontos – atribuídos pelo tutor a distância. Sistema de Avaliação Maior ou igual a 7,00 (sete) = Suficiente Menor que 7,00 (sete) = Insuficiente Obs.: o acadêmico que reprovar deverá realizar a disciplina novamente. 

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