Manual de Estágio
dos
Cursos de Licenciatura
SUMÁRIO
1. NATUREZA DO ESTÁGIO ...........................................................................................................................3
1.1 Objetivos do estágio............................................................................................................................... 3
1.2 Estrutura, duração e desenvolvimento do estágio................................................................................. 3
1.3 Postura do estagiário na escola ............................................................................................................. 3
2. PARTICIPANTES DO ESTÁGIO....................................................................................................................5
2.1 Coordenador do Curso ........................................................................................................................... 5
2.2 Setor de Estágio ..................................................................................................................................... 5
2.3 Tutor a Distância.................................................................................................................................... 5
2.4 Polo de Apoio Presencial........................................................................................................................ 5
2.5 Supervisor de Campo ............................................................................................................................. 5
2.6 Estudante ............................................................................................................................................... 6
3. DOCUMENTAÇÃO DO ESTÁGIO ................................................................................................................7
3.1 Carta de Apresentação de Estágio ......................................................................................................... 7
3.2 Documentos de convênio ....................................................................................................................... 7
3.3 Ficha de Acompanhamento ................................................................................................................... 7
3.4 Ficha de Avaliação ................................................................................................................................. 8
3.5 Relatório do Estágio............................................................................................................................... 8
4. CARGA HORÁRIA E ATIVIDADES DO ESTÁGIO...........................................................................................9
5. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES .................................................................9
6. ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO.............................................................................................10
6.1 Orientações gerais para elaboração do relatório ................................................................................ 10
7. POSTAGEM DO RELATÓRIO E DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA.........................................................11
7.1 Data de entrega do Relatório de Estágio ............................................................................................. 11
7.2 Postagem da documentação pedagógica............................................................................................ 11
8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO..........................................................................12
8.1 Normalização....................................................................................................................................... 12
8.2 Linguagem ........................................................................................................................................... 12
8.3 Estrutura .............................................................................................................................................. 12
9. INFORMAÇÕES IMPORTANTES ...............................................................................................................13
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MANUAL DE ESTÁGIO DOS CURSOS DE LICENCIATURA
Caro aluno,
Este é o seu Manual de Estágio Curricular Obrigatório.
Antes de iniciar suas atividades, é imprescindível que você leia este documento na
íntegra, localizando as especificidades relacionadas ao seu curso (graduação, formação
pedagógica ou segunda licenciatura) e ao seu semestre.
Ao surgir qualquer dúvida relacionada ao seu estágio, é essencial que você verifique
se a informação necessária para solucioná-la não está descrita neste Manual. Caso contrário,
você conta com os tutores para lhe atender, por meio dos canais adequados.
Por fim, lembre-se de que o estágio é uma atividade individual, realizada em escolas
(públicas ou privadas) da rede regular de ensino. Assim, não é permitida a realização do
estágio na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Bom estágio!
A coordenação.
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1. NATUREZA DO ESTÁGIO
O Estágio Curricular Obrigatório busca a associação das dimensões teóricas e
práticas do currículo. Dessa forma, articula interdisciplinarmente os conteúdos, por meio de
observação, reflexão, docência supervisionada, investigação da realidade escolar ou de
atividades práticas de regência
1.1 Objetivos do estágio
São objetivos do estágio:
a) observar a instituição escolar (campo de estágio e de atuação profissional);
b) reconhecer as semelhanças e diferenças de abordagem entre as diversas séries
da Educação Básica;
c) analisar, criticamente, o processo de ensino e aprendizagem.
1.2 Estrutura, duração e desenvolvimento do estágio
• As atividades de estágio serão desenvolvidas em escolas da rede pública ou
privada, desde que devidamente cadastradas junto à Universidade.
• O Estágio compreende uma carga horária total específica por semestre/curso, e
as atividades devem ser realizadas conforme Planos de Trabalho descritos neste
Manual.
• Sendo o estágio uma atividade curricular obrigatória por lei, a não totalização da
carga horária a ser cumprida em cada semestre do curso implica reprovação.
• O Estágio deve ser realizado individualmente.
1.3 Postura do estagiário na escola
Ao longo do desenvolvimento das atividades de estágio, o estagiário deve:
• dirigir-se à direção da escola ou ao responsável, solicitando permissão para
desenvolver as atividades previstas neste Manual de Estágio;
• preencher o formulário de cadastro da empresa (escola) e entregar ao polo para
que seja associado o aluno à escola, em sistema;
• editar o cadastro de estágio no AVA, após a liberação da associação do aluno
pelo polo;
• vestir-se adequadamente e com roupas condizentes com o local de estágio;
• ser discreto, ouvir atentamente e manifestar-se em momentos propícios ou
quando solicitado;
• respeitar horários e regras estabelecidas pela escola em que está estagiando;
• cumprir e respeitar as regras deste Manual de Estágio;
• apresentar postura ética em relação às informações e às atividades da escola,
evitando comentários inoportunos;
• desenvolver todas as atividades programadas, respeitando os prazos
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estabelecidos;
• registrar sistematicamente as atividades desenvolvidas, na ficha de
acompanhamento, conforme as orientações do Plano de Trabalho;
• entregar, no prazo estabelecido, os documentos necessários formais do estágio;
• encaminhar as dúvidas sobre o estágio ao Tutor a Distância sempre que tiver
dificuldades na realização de algum procedimento/atividade do estágio.
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2. PARTICIPANTES DO ESTÁGIO
O desenvolvimento do Estágio Curricular Obrigatório acontece mediante a
participação dos seguintes envolvidos: a Coordenação do Curso EAD; o Setor de Estágios; o
Tutor a Distância; o Polo de Apoio Presencial; o Supervisor de Campo; e o Estudante.
2.1 Coordenador do Curso
A Coordenação do Curso EAD executa a política de estágios em consonância com as
normas gerais da instituição; elabora o Manual do Estágio Curricular; e articula, mediante a
atuação dos Tutores a Distância, do Polo de Apoio Presencial e do Supervisor de Campo, as
atividades a serem realizadas e os respectivos prazos. Além disso, viabiliza, com os Tutores a
Distância, a avaliação da documentação pedagógica do estágio (Ficha de Acompanhamento
e Ficha de Avaliação da Regência) e do Relatório de Estágio.
2.2 Setor de Estágio
O Setor de Estágio recebe as solicitações de celebração de convênios e parcerias das
unidades; realiza o cadastro das instituições concedentes do estágio; orienta e esclarece
dúvidas quanto aos convênios e parcerias; confere e aprova a documentação acadêmica
relativa a convênios e cadastro das instituições.
2.3 Tutor a Distância
O Tutor a Distância esclarece as dúvidas dos alunos referentes à documentação
decorrente da realização do estágio; e participa do processo de avaliação da documentação
do estágio, com o acompanhamento do Coordenador do Curso.
2.4 Polo de Apoio Presencial
O Polo de Apoio Presencial contata as instituições de ensino concedentes de estágio
para análise das condições dos campos; ajuda os alunos na escolha do campo de estágio;
acompanha a execução das atividades realizadas pelos alunos de acordo com as orientações
presentes no Plano de Trabalho; acompanha a elaboração do relatório do estágio; verifica o
preenchimento correto das Fichas (de Acompanhamento e de Avaliação da Regência) e
assina-as.
2.5 Supervisor de Campo
O Supervisor de Campo é o professor da respectiva licenciatura, regente da sala de
aula, ou outro integrante da equipe pedagógica da escola (diretor ou diretor auxiliar),
conforme campo de estágio, que acompanha as atividades do aluno.
Nos estágios de regência, o Supervisor de Campo avalia o aluno, preenchendo a Ficha
de Avaliação.
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2.6 Estudante
O Estudante observa as orientações transmitidas em videoaula, além das datas
disponíveis no AVA; realiza as atividades solicitadas no Plano de Trabalho; preenche o
formulário de cadastro de empresa; e recolhe as assinaturas no termo de compromisso;
comparece ao campo de estágio nos dias e horários previstos; registra todas as atividades
desenvolvidas na Ficha de Acompanhamento; recolhe as assinaturas nas Fichas de
Acompanhamento e de Avaliação, conforme campo de estágio; no período estipulado em
cronograma, posta as fichas e o relatório de estágio, seguindo Modelo disponível no AVA.
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3. DOCUMENTAÇÃO DO ESTÁGIO
O Estágio Curricular Obrigatório estabelece-se por meio de documentos
imprescindíveis:
3.1 Carta de Apresentação de Estágio
Documento que o acadêmico entrega no campo de estágio para comprovação de sua
inserção na Universidade. O aluno faz o download do arquivo da carta de apresentação,
disponível no AVA, imprime, preenche, obtém a assinatura do Polo de Apoio Presencial e
apresenta na escola onde pretende estagiar. Mediante a aceitação do estagiário, o
estudante solicita informações específicas da escola (razão social; CNPJ; nome do
responsável pela instituição, além de seu cargo e endereço/telefone) e do Supervisor de
Campo (nome; formação acadêmica; e carga horária semanal que ele trabalha na escola).
3.2 Documentos de convênio
O aluno informa para o responsável do polo a escola em que irá realizar o estágio e
fornece os dados da escola e os do Supervisor de Campo para que seja realizado o cadastro
em sistema. Após a análise do setor de estágio, o polo associa o aluno ao campo de estágio.
Assim, a tela de cadastro do estágio é disponibilizada no AVA do aluno para preenchimento
do período em que ele realizará o estágio (data de início e data final), o horário em que
estará na escola, considerando a carga horária de campo do respectivo estágio. O setor de
estágio terá até 10 dias úteis para verificar as informações preenchidas pelo aluno. Após
essa análise, o termo de compromisso e o cadastro de empresa ficam disponíveis no AVA
para o aluno imprimir e recolher as assinaturas junto à escola. Esses documentos assinados
devem ser entregues no polo para serem digitalizados e enviados via coletor.
Atenção:
• Esses documentos devem ser providenciados antes do início do estágio.
• A regularização desses documentos junto ao setor de estágio, dentro do prazo
estabelecido, é um componente para aprovação do aluno no estágio.
• O aluno não pode ultrapassar o limite de seis (6) horas diárias de atividades na escola.
3.3 Ficha de Acompanhamento
Todas as atividades propostas devem ser registradas na Ficha de Acompanhamento,
a ser preenchida durante a realização de estágio, com as seguintes informações: o período
ou a data de realização de cada atividade; a carga horária e a descrição da atividade
realizada (conforme Plano de Trabalho). Essa ficha deve ser assinada pelo Supervisor de
Campo (responsável pelo atendimento ao aluno no campo de estágio) e pelo Polo de Apoio
Presencial.
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3.4 Ficha de Avaliação
Para os estágios que contemplem a regência, a Ficha de Avaliação deve ser entregue
para o Supervisor de Campo, ou seja, para o professor regente da turma em que o aluno está
realizando a regência. O professor regente observa as aulas ministradas pelo aluno
estagiário, preenche e assina a ficha. Essa ficha deve, ainda, ser assinada e carimbada pelo
Diretor da Escola e Polo de Apoio Presencial.
Atenção:
• Em caso de não preenchimento correto de todos os itens mencionados ou na ausência
das assinaturas e/ou carimbo, as fichas serão rejeitadas.
• No final do semestre, as Fichas de Acompanhamento e de Avaliação, conforme campo de
estágio, devem ser digitalizadas e salvas em um único arquivo para postagem no AVA, de
acordo com o calendário acadêmico.
3.5 Relatório do Estágio
Documento que o aluno deve elaborar ao final do período de estágio, contemplando
todas as atividades realizadas, conforme orientações estabelecidas no Plano de Trabalho.
Esse documento deverá ser postado em um arquivo único, formato Word, no AVA, no
final do semestre letivo, de acordo com o cronograma acadêmico, seguindo Modelo
disponível no ambiente virtual.
Atenção:
• Não serão aceitos arquivos em PDF.
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4. CARGA HORÁRIA E ATIVIDADES DO ESTÁGIO
Para cada Curso de licenciatura, há um estágio com carga horária específica,
envolvendo atividades de observação e regência ou atividades de gestão educacional.
No arquivo disponível no AVA, denominado Plano de Trabalho, são especificadas
todas as atividades que você deve realizar no respectivo estágio.
5. ORIENTAÇÕES GERAIS PARA A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES
Para realizar as atividades do respectivo estágio do semestre, o acadêmico deve
consultar no AVA os anexos referentes aos Planos de Trabalho, Modelo de relatório, e
documentação pedagógica.
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6. ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
Para a montagem final do relatório de estágio, o acadêmico deverá fazer o download do
Modelo no AVA e reunir todo o material elaborado no desenvolvimento das diferentes
atividades descritas no Plano de Trabalho.
6.1 Orientações gerais para elaboração do relatório
• Seguir as orientações do Plano de Trabalho quanto à composição estrutural.
• Revisar os textos. Deslizes com a norma culta podem ser evitados a partir de uma
boa revisão de textos. O revisor de textos do Word é uma ferramenta que auxilia
nas correções, devendo ser utilizado sempre, mas com cuidado, observando se
as correções propostas pelo programa são, de fato, corretas e/ou adequadas. O
aluno deve adquirir, também, o hábito de consultar dicionários. Além disso, a
linguagem acadêmica deve ser privilegiada.
• Inserir cabeçalho em todos os diários de observação. O diário de observação tem
um modelo de cabeçalho que deverá se repetir em todos para identificação da
turma e horário das aulas. É necessário que essa orientação seja seguida à risca.
• Realizar relato crítico-reflexivo das aulas observadas. Uma observação críticoreflexiva vai um pouco além de descrever os fatos ocorridos durante as aulas, ou
apenas comentar a forma como ocorre a avaliação da aprendizagem. Por meio
da sua observação como estagiário, é possível notar o quanto o Acadêmico pôde
perceber a dinâmica utilizada nas aulas e a sua visão crítica quanto à postura do
professor e dos alunos.
• Escrever individualmente seus relatos, mantendo-se fiel às próprias observações,
mesmo que tenha realizado o estágio na mesma turma/escola em que outro
colega de curso. Dificilmente duas pessoas têm o mesmo ponto de vista sobre
algum fato. Assim, o diário deve ser escrito individualmente.
• Apresentar as referências de acordo com as normas da ABNT. As aulas e o
material didático do curso podem e devem aparecer nas referências.
Atenção:
• Para o relatório, devem ser seguidos alguns critérios básicos de formatação, tais como:
formato Word, fonte Arial ou Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5,
alinhamento justificado, margens de 3 cm (superior e esquerda) e 2 cm (inferior e direita),
tamanho da página equivalente ao papel A4. Em síntese, seguir o Modelo disponível no
AVA.
• Não serão aceitos arquivos enviados em PDF.
• No caso de identificação de qualquer fragmento plagiado, o trabalho será invalidado, e o
Acadêmico será reprovado.
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7. POSTAGEM DO RELATÓRIO E DA DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA
7.1 Data de entrega do Relatório de Estágio
O período de postagem do Relatório de Estágio é informado no calendário
acadêmico, disponibilizado no AVA.
O Acadêmico deve realizar as atividades do Plano de Trabalho de seu estágio dentro
do prazo previsto em cronograma, de forma progressiva, registrando regularmente todas as
ações na Ficha de Acompanhamento.
7.2 Postagem da documentação pedagógica
Conforme prazo estabelecido em cronograma, a Ficha de Acompanhamento e a Ficha
de Avaliação, conforme campo de estágio, deverão ser postadas no sistema, devidamente
preenchidas.
Atenção:
Verifique o Plano de Trabalho do estágio que você está cursando para realizar o
preenchimento correto da carga horária e das atividades.
Não se esqueça de colher as respectivas assinaturas, conforme sinalizado.
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8. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO
O Relatório de Estágio é avaliado pelo Tutor a Distância, de acordo com os seguintes
critérios:
8.1 Normalização
Nesse critério, é observado o atendimento às normas da ABNT, bem como a
adequação do material apresentado, segundo o Modelo disponibilizado no AVA.
8.2 Linguagem
Nesse critério, são observados elementos como:
• ortografia, aspectos redacionais, adequação à variedade padrão escrita da Língua
Portuguesa;
• coerência textual, manutenção de fios condutores no texto, uso de elementos
coesivos de referência e de sequência; e
• adequação do vocabulário.
8.3 Estrutura
Nesse critério, é observada a presença de todos os elementos descritos na
composição do Relatório de Estágio, conforme orientações do Plano de Trabalho e do
Modelo disponibilizado no AVA, tais como:
• elementos pré-textuais (capa, folha de rosto e sumário);
• elementos textuais (introdução, atividades do Plano de Trabalho e considerações
finais);
• elementos pós-textuais (referências e anexos).
• adequação à proposta apresentada neste Manual de Estágio.
Atenção:
• A avaliação final da disciplina é resultado da avaliação do Relatório de Estágio e da
entrega, com preenchimento correto, da documentação pedagógica (Ficha de
Acompanhamento e Ficha de Avaliação, conforme campo de estágio).
• Para aprovação no estágio, o Cadastro de Estágio e Termo de Compromisso também
devem estar regularizados.
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9. INFORMAÇÕES IMPORTANTES
Para a adequada finalização das atividades de estágio, é essencial que o Acadêmico
se atente às seguintes informações:
• A data de entrega do Relatório final, seguindo os prazos informados no AVA.
• O correto preenchimento da ficha de acompanhamento. Todas as atividades
propostas devem ser relatadas na Ficha de Acompanhamento, conforme Plano
de Trabalho do estágio e calendário escolar.
• As fichas devem conter todas as assinaturas previstas: do Polo de Apoio
Presencial, do Supervisor de Campo e do Estagiário. O Diretor da Escola deve
assinar e carimbar as fichas.
• Coerência das datas ou períodos das atividades realizadas no campo de estágio
(escola), registradas na Ficha de Acompanhamento.
• O horário de estágio e a jornada a serem cumpridos devem ser compatíveis com
o horário das instituições educacionais onde o estágio é realizado.
• A carga horária diária em campo, ou seja, na escola, não poderá ultrapassar seis
(6) horas.
• As Fichas de Acompanhamento e de Avaliação, conforme campo de estágio,
devem ser conferidas e assinadas pelo Polo de Apoio Presencial. Esses
documentos deverão ser digitalizados e enviados, no prazo definido, para que o
Tutor a Distância faça a conferência.
• As Fichas de Acompanhamento e de Avaliação, conforme campo de estágio,
comprovam a realização das atividades previstas no Plano de Trabalho. Não
serão aceitos documentos preenchidos de forma incorreta e sem as devidas
assinaturas e carimbos.
• A realização do Estágio Curricular não acarreta vínculo empregatício de qualquer
natureza.
• O estágio deve ser realizado em escola de ensino regular. Não é permitido o
estágio de regência na Educação de Jovens e Adultos - EJA.
Bom trabalho!
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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