Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL DE ESTÁGIO Gestão Escolar Carga horária - 50 horas Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 CARTA AO ESTUDANTE “Quando se une a prática com a teoria tem-se a ação criadora e modificadora da realidade”. (Paulo Freire) Prezado(a) estudante, Parabéns! Você chegou a mais uma etapa de extrema relevância para sua vida profissional: o estágio. O estágio é regulamentado pela lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, segundo a qual Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. (BRASIL, 2008) Além disso, e em apoio à Estratégia 15.8 do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei 13005/2014), destaca que, com essa lei, busca-se “valorizar as práticas de ensino e os estágios nos cursos de formação de nível médio e superior dos profissionais da educação, visando ao trabalho sistemático de articulação entre a formação acadêmica e as demandas da educação básica [...]” (BRASIL, 2014). Portanto, com o objetivo de cumprir o que é estabelecido por lei, a Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER apresenta o manual com as orientações para a realização do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar para a elaboração do relatório de estágio supervisionado. Destaca-se, que para a realização de tais atividades, é imprescindível a leitura integral do presente documento. Bons estudos práticos! Coordenação Curso Licenciatura em Licenciatura em Educação Física Coordenação Núcleo de Pesquisa e Prática Pedagógica Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 1. EXPLICANDO O ESTÁGIO Etimologicamente, o vocábulo “estágio” origina-se do Latim medieval stagium, e significa “residência, morada”. O dicionário eletrônico Houaiss define estágio como “período de prática em posto, serviço ou empresa para que um médico, um advogado etc. se habilite a exercer bem sua profissão.” De acordo com a Lei 11.788/2008, Art. 1 o , Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (BRASIL, 2008). Pode-se também compreender o estágio como uma atividade de investigação, compreensão, reflexão, análise, interpretação e intervenção na realidade, que enriquece e consolida a formação profissional dos alunos. O estágio supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do diploma no curso de Licenciatura em Educação Física. Trata-se de um elemento relevante para a formação inicial do licenciado ao aproximá-lo do contexto em que atuará futuramente. Em nossa instituição o ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO está regulamentado pela Resolução nº 50/2012 do CEPE, que trata da necessidade de o aluno, durante o curso, estabelecer a relação da teoria com a prática para realizar sua formação docente. Tal exigência é determinada pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96. Para a realização do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar, é imprescindível a leitura integral deste documento, que apresenta as orientações para a realização do estágio supervisionado e para a elaboração de seu relatório. ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO ESCOLAR PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR O Estágio terá, como finalidade a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação, investigação e planejamento na gestão escolar. A realização de um estágio, cujo objeto de estudo é a gestão escolar, está diretamente relacionada à equipe pedagógica (diretor, supervisor, orientador, coordenador) e, principalmente, ao pedagogo, que é o profissional que tem, como função, organizar e articular o trabalho pedagógico na escola, atuando com diferentes segmentos da comunidade escolar, tais como: professores, funcionários, pais, alunos, direção escolar etc. (BELLARDO, 2009). Assim sendo, durante o estágio, devem ser observados espaços de ação coletiva como: conselho de classe, associação de pais, grêmio estudantil, reuniões pedagógicas, reuniões de pais, entre outros. Além dessas atividades de gestão escolar vinculadas ao trabalho da equipe pedagógica, outros elementos relacionados à organização escolar devem ser observados. São eles: • Formação continuada • Hora-atividade • Planejamento de ensino • Memórias de reuniões ou atas • Organização dos espaços escolares • Entorno educacional • Demandas e desafios da comunidade • Principais problemas sociais e pedagógicos enfrentados pela escola • Projetos de interação com a comunidade Assim, neste estágio, o aluno deverá acompanhar o trabalho dos gestores, coordenação e direção da escola, além de verificar a atuação do próprio professor de Educação Física nos mecanismos de gestão da instituição de ensino. 3. TEORIA E PRÁTICA Esses dois elementos constitutivos do trabalho estão presentes tanto nos meios acadêmicos quanto no mundo do trabalho, sendo a teoria, própria da atividade acadêmica, e a prática, personificada pela escola/instituição. O papel do futuro professor, em relação a esses dois elementos constitui-se em uni-los, conjugá-los, de modo que essa experiência agregue conhecimento, criatividade e crescimento em sua docência. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Durante todo o período de estágio, o aluno também deverá articular teoria e prática, utilizando, para a elaboração do relatório de estágio, os referenciais bibliográficos indicados pelo professor da disciplina de Estágio Supervisionado: Gestão Escolar, além de obras pesquisadas pelo próprio aluno, bem como conhecimentos acumulados durante o desenvolvimento de outras disciplinas do curso. Enfim, o estágio deverá propiciar aos alunos, iniciantes ou não, aprofundamento científico e vivência de práticas profissionais fundamentadas em atitude crítica e criativa, frente à realidade em transformação e deve, em última instância, revelar a íntima relação entre teoria e prática. 4. POR QUE TODOS DEVEM REALIZAR O ESTÁGIO? 1. Para poder aliar a teoria à prática, no que tange à sua formação profissional e pedagógica. 2. Porque a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 determina essa exigência. 3. Porque as diretrizes do curso de Licenciatura em Educação Física indicam a carga de estágio curricular estipulada para a realização durante o curso. 4. Para os que já atuam na profissão e buscam aperfeiçoamento, certificação e/ou progressão na carreira, o estágio significa: espaço de formação contínua; reflexão sobre a própria prática; análise de outras práticas a partir das teorias estudadas. Enfim, o estágio para quem já exerce a profissão de professor constitui a oportunidade de investigar, refletir e (re)construir os saberes docentes, em um processo de “formação contínua realimentada por uma teoria que ilumine a prática e uma prática que resignifique a teoria” (PIMENTA; LIMA, 2004). 5. ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR 5. 1. ORGANIZAÇÃO INICIAL O estágio pode ser realizado individualmente ou em grupo. No caso da realização do estágio em grupo, tanto o relatório quanto o projeto de ensino deverão ser construídos colaborativamente pela equipe. As experiências individuais de cada um dos membros da equipe, vivenciadas durante a aplicação do mesmo plano de ação, irão compor o texto do relatório de estágio. É importante ressaltar que, caso o relatório seja feito em grupo, o número máximo de participantes será de quatro estagiários. Além disso, todos devem pertencer ao mesmo número de oferta. O relatório deverá ser postado no AVA para ser avaliado pelo Setor de Estágios em Curitiba, PR. No caso de o relatório Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 ter sido elaborado em grupo, a postagem será feita somente por um dos membros da equipe. Ele será o responsável por vincular o RU dos demais colegas, no momento da postagem no AVA. Ao se pensar na elaboração do relatório de estágio em grupo, alguns pontos precisam ser avaliados: a. Todos os integrantes podem e têm acesso à instituição escolhida para o estágio? b. Todos os alunos pertencem ao mesmo número de oferta? c. Trabalhar em grupo pode ser um grande desafio. Portanto, a escolha dos colegas para compor uma equipe de estágio deve ser criteriosa. Somente a amizade não pode ser critério de escolha, é preciso considerar se os integrantes conseguirão trabalhar em equipe. d. O relatório de estágio é elaborado em grupo, porém a ficha de frequência e a ficha de avaliação de desempenho é individual. ATENÇÃO: MESMO EM GRUPO, A PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA ALUNO É INDISPENSÁVEL NO PROCESSO. . 5. 2. LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO A cada etapa da disciplina Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Educação Física, o aluno deverá ficar atento aos locais para a realização do estágio. No Estágio Supervisionado: Gestão Escolar, os locais deverão ser: Escolas públicas da Educação Básica. Escolas particulares da Educação Básica. 5. 4. ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO O Estágio Supervisionado: Gestão Escolar deverá possibilitar a inserção do futuro professor no contexto profissional, de modo a compreender dinâmicas de funcionamento das escolas como ambientes educativos, conhecer e aprofundar aspectos da gestão na escola. As principais atividades a serem realizadas durante o estágio supervisionado são apresentadas a seguir: a) Observação do trabalho realizado pela direção da escola. b) Participação/ação. c) Elaboração de um plano de ação. d) Elaboração do relatório de estágio. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Total da carga horária das atividades de estágio: 50h, distribuídas em: 30h em campo, sendo: 2 horas de atividades nas quais o aluno deverá entrar em contato com as instituições ou escolas. 8 horas para entrevista e verificação de informações pertinentes ao estágio (projeto pedagógico). 20 horas de visitas para observação participativa junto ao pedagogo ou profissionais atuantes na direção da escola. 20h das demais atividades (videoaulas, leituras, elaboração de plano de ação, elaboração de relatório, etc.) 6. ÉTICA: COMO PORTAR-SE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sugere-se que o estagiário se atente aos seguintes pontos: 1. Respeitar as normas da instituição onde se realizará o estágio. 2. Ter comprometimento. 3. Comportar-se com discrição e ética profissional diante de fatos e situações observadas durante o estágio. 4. Cumprir o seu planejamento de estágio. 5. Realizar as tarefas que lhe forem solicitadas pela escola/instituição com seriedade e responsabilidade. 7. Entregar ao órgão competente todos os documentos que forem solicitados, SEM RASURAS. 8. Manter uma postura ético-profissional no desenvolver do estágio, respeitando horários, assuntos sigilosos da instituição de ensino e as normas por ela estabelecidas, bem como tratar de forma cortês os professores, funcionários e alunos da mesma. 9. Abster-se de utilizar telefones celulares, internet, mensagens telefônicas etc. durante o estágio. 10. Vestir-se adequadamente tendo cuidado na escolha da roupa. O uso do jaleco é aconselhável. 7. ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO O relatório é um documento construído tendo como principal base a coleta dos dados da OBSERVAÇÃO e PRÁTICA. A formulação do mesmo está contemplada na carga horária das demais atividades voltadas ao estágio (20 horas). Para tal documento, você deverá respeitar as normas de formatação a seguir: Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 A formatação do texto a ser entregue é um critério bastante valioso na graduação. Seguir padrões e estruturas acadêmicas faz com que seu trabalho tenha um caráter acadêmico, fundamental para ser compreendido na área universitária. No Brasil, seguimos a estrutura de textos indicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Será a partir desta padronização que o orientador saberá se os seus trabalhos estão em conformidade com padrões à sua apresentação gráfica. Assim, devem ser seguidas algumas recomendações referentes ao formato, margens e paginação (NBR 14724, p.2011). O trabalho acadêmico deve ser em folha tamanho A4. A fonte utilizada deve ser Arial, tamanho 12. Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3cm à esquerda, 2cm à direita, 3cm na parte superior e 2cm na parte inferior. O texto deve ser digitado com espaço 1,5. Os parágrafos devem iniciar a 1,25cm a partir da margem esquerda (ou um TAB do computador). Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples). Todas as páginas após a folha de rosto devem ser numeradas, a partir do número 2 (a folha de rosto é contata, porém, não numerada). Prezado aluno, o seu relatório deverá conter todos os itens apresentados abaixo: 7.1 CAPA e FOLHA DE ROSTO (modelos ao final deste documento) SUMÁRIO 7.2 INTRODUÇÃO (o título INTRODUÇÃO não pode ser substituído) - A introdução deve ter no mínimo, 1 (uma) página e, no máximo, 2 (duas) páginas e deve ser construído em texto discursivo. Faça uma breve apresentação do relatório de Estágio Supervisionado: Gestão Escolar. Inicie essa apresentação explicando como se constitui uma atividade de estágio supervisionado, registrando as suas especificidades de forma sucinta, porém esclarecedora. Complemente essa apresentação contextualizando o estágio que foi realizado (quando, onde e por quem foi realizado). Indique os objetivos do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar (esses objetivos encontram-se no plano de ensino da disciplina disponível no AVA ) e os objetivos do presente relatório. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Justifique a importância do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar para a formação profissional do acadêmico em Educação Física. Descreva a metodologia adotada durante a realização do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar. Apresente, sucintamente, os itens que serão trabalhados no relatório. 7.3 DESENVOLVIMENTO (o título DESENVOLVIMENTO deve ser substituído por outro que representa o trabalho realizado como, por exemplo: A ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA) O item desenvolvimento deve ter, no mínimo 5 (cinco) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas (incluindo o plano de ação) e ser construído em linguagem discursiva. 7.3.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTIUIÇÃO ESTAGIADA - Este item deve ter, no máximo, 15 linhas e ser construído em linguagem discursiva. a. Localização da escola/instituição (rua, número, bairro, CEP, cidade, estado, telefone, site, e-mail). b. Horário de funcionamento. c. Níveis/etapas e/ou modalidade de atendimento (educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, ensino fundamental II – modalidade normal, ensino médio, educação profissional). d. Número de alunos(as) da escola/instituição. e. Número de alunos(as) em processo de inclusão na escola/instituição. f. Período de realização do estágio. EXEMPLO de relatório fazendo uso de linguagem discursiva: O Estágio Supervisionado: Gestão Escolar foi realizado na Escola ______________, situada à rua __________, número ___, no bairro ____, CEP______, localizada na cidade de ____, no estado ______. O contato com a escola pode ser realizado por meio do telefone ( ) ______ e do e-mail ________. A escola oferta atendimento no ensino fundamental II e no ensino médio no período matutino, vespertino e noturno. A instituição atende a um total de _____ alunos, desse total _____ são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de ___ de _____ de ____ a ___ de ____ de _____ no período ____, sendo observada a turma de ___ (aqui apontar quais turmas/ etapas / modalidades). Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 7.3.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO - Este item deve ter, no mínimo 1 (uma) página e, no máximo 3 (três) páginas, e deve ser construído em linguagem discursiva. Por meio de consulta ao projeto pedagógico da escola/instituição ou de entrevista com o pedagogo, ou diretor da escola, identificar a concepção de educação adotada pela escola/instituição quanto à compreensão de ser humano, de educação, de sociedade, do papel do professor/profissional diretor(a) e do papel social da escola/instituição adotada pela instituição estagiada. Por meio de entrevista com o diretor ou pedagogo, identifique e explique a concepção de gestão adotada pela escola. 7.3.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (texto em linguagem discursiva) Um dos problemas encontrados por observadores de escolas, experientes ou não, é decidir sobre o foco da atenção. Desta forma, destacamos, a seguir, o que você precisará observar: 7.3.3.1 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL (DESCRIÇÃO DO LOCAL) Você deverá redigir um texto discursivo que contemple os seguintes pontos: O local tinha um tamanho adequado ao número de alunos? (Considerar o número total de alunos da escola, o número de turmas). Quais eram as principais características local? (Principais aspectos a serem considerados: condições estruturais do prédio, iluminação, ventilação, limpeza, decoração, recursos tecnológicos, distribuição dos alunos, conservação e disposição dos móveis, acústica, climatização). Que outros aspectos relevantes foram observados quanto à caracterização dos espaços da escola/instituição do estágio supervisionado? 7.3.3.2 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA Você deverá redigir um texto discursivo descrevendo: A formação dos profissionais que atuam na instituição; A experiência profissional dessas pessoas. Como é a atitude deles perante os alunos. Exemplos de aspectos a serem considerados: acessibilidade, gentileza, preocupação com o bem-estar, abertura para troca de experiências, atitudes de estímulo à participação, disposição para solução das dúvidas dos alunos, atitude em relação à interação, tratamento igualitário a todos os alunos da turma, estímulo a projeções críticas Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 do aluno referentemente ao conteúdo dado. 7.3.3.4 ROTEIRO PARA AS ATIVIDADES DE ENTREVISTA, VISITA E OBSERVAÇÕES a) CONTEXTUALIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO • Em que região da cidade a instituição estagiada está localizada? • Em que datas as observações ocorreram? • Qual etapa de educação (infantil, fundamental ou médio) é ofertada pela instituição? • Atende alunos(as) com necessidades educacionais especiais? b) CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO • Cite as principais características físicas da escola estagiada considerando os seguintes aspectos: condições estruturais do prédio, iluminação, ventilação, limpeza, decoração, recursos tecnológicos, acústica, conservação e disposição dos móveis. c) CARACTERIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS • Qual o número total de alunos? • Como é a comunicação dos alunos com os profissionais de educação da escola? d) CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA Como é o perfil de cada profissional que compõe a equipe pedagógica na escola estagiada? Aqui podem ser citados o diretor, o coordenador, a secretária, o pedagogo, ou seja, os profissionais da equipe pedagógica da escola estagiada. Observar os seguintes aspectos: formação, tempo de serviço, tempo de serviço na escola e experiência na área educacional. Procure analisar, além da aparência, a intencionalidade com que foi planejado cada elemento da organização escolar. Formação continuada: como é o processo de formação continuada (cursos, seminários, conselho de classe)? Como está organizada a hora-atividade na escola? e) CONSELHO DE CLASSE Como é a atuação do professor de Educação Física no conselho de classe? Como acontece o conselho de classe? Lembre-se de que o conselho de classe é um elemento balizador na definição da concepção que orienta a gestão escolar. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 f) REUNIÕES COM OS PAIS Como é a atuação do professor de Educação Física nas reuniões com os pais? Como ocorrem as reuniões com os pais (horário, dia, disposição das cadeiras, pauta da reunião)? Nas reuniões com os pais, acontecem palestras, dinâmicas de grupo? Como acontece a comunicação por escrito com os pais (agenda, bilhetes, avisos)? Como é a participação dos pais nas reuniões escolares? g) ATENDIMENTO AOS PAIS E À COMUNIDADE Como está distribuído o tempo para atendimento às famílias e aos alunos? Em que momento a comunidade participa das atividades da escola? Como está a relação entre docentes e pais? Aponte aspectos relevantes dos espaços físicos observados que podem interferir e/ou contribuir com atividades relacionadas à comunidade? (Exemplo: não há espaço para reuniões) Quais são as demandas e os desafios que a comunidade apresenta? Além dessas atividades de gestão escolar vinculadas ao trabalho da direção e coordenação da escola, outros elementos relacionados à organização escolar devem ser observados. São eles: a. Calendário escolar b. Horários da escola c. Planejamento de ensino d. Memórias de reuniões ou atas e. Critérios para organização das turmas h) MODELO DE PLANO DE AÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO – GESTÃO ESCOLAR 1) O plano de ação de Gestão Escolar é uma proposta de trabalho a ser desenvolvida com o objetivo de organizar, reorganizar ou provocar mudanças em um determinado aspecto da realidade observada. 2) A partir da observação da realidade e da identificação de problemas no período de estágio e na pesquisa desenvolvida, o aluno deverá elaborar um plano de ação para “enfrentar” uma problemática identificada, colocando-se na condição do profissional de educação. OBS: A elaboração desse plano é obrigatória, porém, NÃO é necessária a sua aplicação. 3) ROTEIRO DO PLANO DE AÇÃO: A. Tema Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Apresentar, em uma frase, o assunto para o qual o plano de ação será proposto. Delimite o aspecto relacionado ao processo de aprendizagem no espaço escolar (no período específico em que o estágio foi desenvolvido) para o qual as ações serão direcionadas. Ex.: O papel do professor na gestão escolar democrática. B. Justificativa Explicar, em um parágrafo, a importância e a necessidade da organização das atividades em relação ao tema apresentado no item A. C. Objetivos Indicar no mínimo 2 e no máximo 5 objetivos do plano de estágio. Os objetivos devem apresentar, de maneira breve e clara, o que se pretende atingir/conseguir por meio das ações que serão propostas. Os objetivos devem iniciar com um verbo no infinitivo. Ex.: Verificar de que forma o professor pode contribuir para ampliar a participação dos pais nas reuniões escolares. D. Proposta de trabalho Apresentar uma relação de ações, atividades e/ou exercícios que precisam ser desenvolvidos para atingir os objetivos propostos. Selecionar, no mínimo, 2 e, no máximo, 5 proposições. Deve ser explicada detalhadamente a aplicação da proposta apresentada. Obs.: Quando é proposta desenvolver alguma atividade com os pais, informar e descrever qual será a ação, em que momento será realizada e como conduzi-la com êxito. 7.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS (o título CONSIDERAÇÕES FINAIS não pode ser alterado) - Este item deve ter, no mínimo, 1 (uma) página e, no máximo, 2 (duas) páginas e deve ser construído em texto discursivo. Apresente uma síntese de suas principais observações e/ou intervenções realizadas durante o Estágio Supervisionado: Gestão Escolar. Enfatize as ações significativas (positivas) vivenciadas na escola/instituição. Realize uma reflexão a respeito das contradições decorrentes das condições concretas de trabalho e da atuação da direção da escola (coordenação), em relação ao referencial teórico que você acessou durante o desenvolvimento do estágio (este referencial teórico deve ser pesquisado por você). Construa uma explanação sobre a contribuição do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar para a sua formação profissional e sobre de que maneira o estágio pode aproximá-lo da realidade do cotidiano escolar, tendo em vista sua formação em Educação Física. 7.5 REFERÊNCIAS Apresentar, em ordem alfabética e de acordo com a formatação estabelecida pelas normas acadêmicas do Centro Universitário Internacional UNINTER, as referências utilizadas na produção escrita deste relatório. Obs.: Listar apenas as referências que foram citadas no corpo do texto do relatório. Na lista de referências, podem ser relacionados: livros, sites, textos publicados na internet, revistas, jornais, documentos internos da instituição pesquisada, entre outros tipos de publicações. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Exemplos de referências: Revista: LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Espanha n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr. 2002b. Livros: AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. SILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2009. LAGO, Samuel Ramos (ed.) PCNs da leitura à prática. Campina Grande do Sul: Lago, 1998. SOARES, Magda. Letramento: um tema de Três Gêneros – 2ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Texto retirados da internet: ANDRADE, C. D. A palavra mágica. Disponível em:
Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA MANUAL DE ESTÁGIO Gestão Escolar Carga horária - 50 horas Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 CARTA AO ESTUDANTE “Quando se une a prática com a teoria tem-se a ação criadora e modificadora da realidade”. (Paulo Freire) Prezado(a) estudante, Parabéns! Você chegou a mais uma etapa de extrema relevância para sua vida profissional: o estágio. O estágio é regulamentado pela lei Nº 11.788, de 25 de setembro de 2008, segundo a qual Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei no 5.452, de 1o de maio de 1943, e a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996; revoga as Leis nos 6.494, de 7 de dezembro de 1977, e 8.859, de 23 de março de 1994, o parágrafo único do art. 82 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e o art. 6o da Medida Provisória no 2.164-41, de 24 de agosto de 2001; e dá outras providências. (BRASIL, 2008) Além disso, e em apoio à Estratégia 15.8 do Plano Nacional de Educação – PNE (Lei 13005/2014), destaca que, com essa lei, busca-se “valorizar as práticas de ensino e os estágios nos cursos de formação de nível médio e superior dos profissionais da educação, visando ao trabalho sistemático de articulação entre a formação acadêmica e as demandas da educação básica [...]” (BRASIL, 2014). Portanto, com o objetivo de cumprir o que é estabelecido por lei, a Escola Superior de Educação do Centro Universitário Internacional UNINTER apresenta o manual com as orientações para a realização do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar para a elaboração do relatório de estágio supervisionado. Destaca-se, que para a realização de tais atividades, é imprescindível a leitura integral do presente documento. Bons estudos práticos! Coordenação Curso Licenciatura em Licenciatura em Educação Física Coordenação Núcleo de Pesquisa e Prática Pedagógica Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 1. EXPLICANDO O ESTÁGIO Etimologicamente, o vocábulo “estágio” origina-se do Latim medieval stagium, e significa “residência, morada”. O dicionário eletrônico Houaiss define estágio como “período de prática em posto, serviço ou empresa para que um médico, um advogado etc. se habilite a exercer bem sua profissão.” De acordo com a Lei 11.788/2008, Art. 1 o , Estágio é ato educativo escolar supervisionado, desenvolvido no ambiente de trabalho, que visa à preparação para o trabalho produtivo de educandos que estejam frequentando o ensino regular em instituições de educação superior, de educação profissional, de ensino médio, da educação especial e dos anos finais do ensino fundamental, na modalidade profissional da educação de jovens e adultos (BRASIL, 2008). Pode-se também compreender o estágio como uma atividade de investigação, compreensão, reflexão, análise, interpretação e intervenção na realidade, que enriquece e consolida a formação profissional dos alunos. O estágio supervisionado é um dos componentes curriculares obrigatórios para a obtenção do diploma no curso de Licenciatura em Educação Física. Trata-se de um elemento relevante para a formação inicial do licenciado ao aproximá-lo do contexto em que atuará futuramente. Em nossa instituição o ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO está regulamentado pela Resolução nº 50/2012 do CEPE, que trata da necessidade de o aluno, durante o curso, estabelecer a relação da teoria com a prática para realizar sua formação docente. Tal exigência é determinada pela atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96. Para a realização do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar, é imprescindível a leitura integral deste documento, que apresenta as orientações para a realização do estágio supervisionado e para a elaboração de seu relatório. ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO – GESTÃO ESCOLAR PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 2 OBJETIVOS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR O Estágio terá, como finalidade a análise reflexiva do contexto escolar, por meio de observação, investigação e planejamento na gestão escolar. A realização de um estágio, cujo objeto de estudo é a gestão escolar, está diretamente relacionada à equipe pedagógica (diretor, supervisor, orientador, coordenador) e, principalmente, ao pedagogo, que é o profissional que tem, como função, organizar e articular o trabalho pedagógico na escola, atuando com diferentes segmentos da comunidade escolar, tais como: professores, funcionários, pais, alunos, direção escolar etc. (BELLARDO, 2009). Assim sendo, durante o estágio, devem ser observados espaços de ação coletiva como: conselho de classe, associação de pais, grêmio estudantil, reuniões pedagógicas, reuniões de pais, entre outros. Além dessas atividades de gestão escolar vinculadas ao trabalho da equipe pedagógica, outros elementos relacionados à organização escolar devem ser observados. São eles: • Formação continuada • Hora-atividade • Planejamento de ensino • Memórias de reuniões ou atas • Organização dos espaços escolares • Entorno educacional • Demandas e desafios da comunidade • Principais problemas sociais e pedagógicos enfrentados pela escola • Projetos de interação com a comunidade Assim, neste estágio, o aluno deverá acompanhar o trabalho dos gestores, coordenação e direção da escola, além de verificar a atuação do próprio professor de Educação Física nos mecanismos de gestão da instituição de ensino. 3. TEORIA E PRÁTICA Esses dois elementos constitutivos do trabalho estão presentes tanto nos meios acadêmicos quanto no mundo do trabalho, sendo a teoria, própria da atividade acadêmica, e a prática, personificada pela escola/instituição. O papel do futuro professor, em relação a esses dois elementos constitui-se em uni-los, conjugá-los, de modo que essa experiência agregue conhecimento, criatividade e crescimento em sua docência. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Durante todo o período de estágio, o aluno também deverá articular teoria e prática, utilizando, para a elaboração do relatório de estágio, os referenciais bibliográficos indicados pelo professor da disciplina de Estágio Supervisionado: Gestão Escolar, além de obras pesquisadas pelo próprio aluno, bem como conhecimentos acumulados durante o desenvolvimento de outras disciplinas do curso. Enfim, o estágio deverá propiciar aos alunos, iniciantes ou não, aprofundamento científico e vivência de práticas profissionais fundamentadas em atitude crítica e criativa, frente à realidade em transformação e deve, em última instância, revelar a íntima relação entre teoria e prática. 4. POR QUE TODOS DEVEM REALIZAR O ESTÁGIO? 1. Para poder aliar a teoria à prática, no que tange à sua formação profissional e pedagógica. 2. Porque a atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – Lei nº 9394/96 determina essa exigência. 3. Porque as diretrizes do curso de Licenciatura em Educação Física indicam a carga de estágio curricular estipulada para a realização durante o curso. 4. Para os que já atuam na profissão e buscam aperfeiçoamento, certificação e/ou progressão na carreira, o estágio significa: espaço de formação contínua; reflexão sobre a própria prática; análise de outras práticas a partir das teorias estudadas. Enfim, o estágio para quem já exerce a profissão de professor constitui a oportunidade de investigar, refletir e (re)construir os saberes docentes, em um processo de “formação contínua realimentada por uma teoria que ilumine a prática e uma prática que resignifique a teoria” (PIMENTA; LIMA, 2004). 5. ORGANIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO: GESTÃO ESCOLAR 5. 1. ORGANIZAÇÃO INICIAL O estágio pode ser realizado individualmente ou em grupo. No caso da realização do estágio em grupo, tanto o relatório quanto o projeto de ensino deverão ser construídos colaborativamente pela equipe. As experiências individuais de cada um dos membros da equipe, vivenciadas durante a aplicação do mesmo plano de ação, irão compor o texto do relatório de estágio. É importante ressaltar que, caso o relatório seja feito em grupo, o número máximo de participantes será de quatro estagiários. Além disso, todos devem pertencer ao mesmo número de oferta. O relatório deverá ser postado no AVA para ser avaliado pelo Setor de Estágios em Curitiba, PR. No caso de o relatório Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 ter sido elaborado em grupo, a postagem será feita somente por um dos membros da equipe. Ele será o responsável por vincular o RU dos demais colegas, no momento da postagem no AVA. Ao se pensar na elaboração do relatório de estágio em grupo, alguns pontos precisam ser avaliados: a. Todos os integrantes podem e têm acesso à instituição escolhida para o estágio? b. Todos os alunos pertencem ao mesmo número de oferta? c. Trabalhar em grupo pode ser um grande desafio. Portanto, a escolha dos colegas para compor uma equipe de estágio deve ser criteriosa. Somente a amizade não pode ser critério de escolha, é preciso considerar se os integrantes conseguirão trabalhar em equipe. d. O relatório de estágio é elaborado em grupo, porém a ficha de frequência e a ficha de avaliação de desempenho é individual. ATENÇÃO: MESMO EM GRUPO, A PARTICIPAÇÃO INDIVIDUAL DE CADA ALUNO É INDISPENSÁVEL NO PROCESSO. . 5. 2. LOCAIS PARA A REALIZAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO A cada etapa da disciplina Estágio Supervisionado no curso de licenciatura em Educação Física, o aluno deverá ficar atento aos locais para a realização do estágio. No Estágio Supervisionado: Gestão Escolar, os locais deverão ser: Escolas públicas da Educação Básica. Escolas particulares da Educação Básica. 5. 4. ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO O Estágio Supervisionado: Gestão Escolar deverá possibilitar a inserção do futuro professor no contexto profissional, de modo a compreender dinâmicas de funcionamento das escolas como ambientes educativos, conhecer e aprofundar aspectos da gestão na escola. As principais atividades a serem realizadas durante o estágio supervisionado são apresentadas a seguir: a) Observação do trabalho realizado pela direção da escola. b) Participação/ação. c) Elaboração de um plano de ação. d) Elaboração do relatório de estágio. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Total da carga horária das atividades de estágio: 50h, distribuídas em: 30h em campo, sendo: 2 horas de atividades nas quais o aluno deverá entrar em contato com as instituições ou escolas. 8 horas para entrevista e verificação de informações pertinentes ao estágio (projeto pedagógico). 20 horas de visitas para observação participativa junto ao pedagogo ou profissionais atuantes na direção da escola. 20h das demais atividades (videoaulas, leituras, elaboração de plano de ação, elaboração de relatório, etc.) 6. ÉTICA: COMO PORTAR-SE DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO Sugere-se que o estagiário se atente aos seguintes pontos: 1. Respeitar as normas da instituição onde se realizará o estágio. 2. Ter comprometimento. 3. Comportar-se com discrição e ética profissional diante de fatos e situações observadas durante o estágio. 4. Cumprir o seu planejamento de estágio. 5. Realizar as tarefas que lhe forem solicitadas pela escola/instituição com seriedade e responsabilidade. 7. Entregar ao órgão competente todos os documentos que forem solicitados, SEM RASURAS. 8. Manter uma postura ético-profissional no desenvolver do estágio, respeitando horários, assuntos sigilosos da instituição de ensino e as normas por ela estabelecidas, bem como tratar de forma cortês os professores, funcionários e alunos da mesma. 9. Abster-se de utilizar telefones celulares, internet, mensagens telefônicas etc. durante o estágio. 10. Vestir-se adequadamente tendo cuidado na escolha da roupa. O uso do jaleco é aconselhável. 7. ROTEIRO PARA A ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO O relatório é um documento construído tendo como principal base a coleta dos dados da OBSERVAÇÃO e PRÁTICA. A formulação do mesmo está contemplada na carga horária das demais atividades voltadas ao estágio (20 horas). Para tal documento, você deverá respeitar as normas de formatação a seguir: Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 A formatação do texto a ser entregue é um critério bastante valioso na graduação. Seguir padrões e estruturas acadêmicas faz com que seu trabalho tenha um caráter acadêmico, fundamental para ser compreendido na área universitária. No Brasil, seguimos a estrutura de textos indicada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Será a partir desta padronização que o orientador saberá se os seus trabalhos estão em conformidade com padrões à sua apresentação gráfica. Assim, devem ser seguidas algumas recomendações referentes ao formato, margens e paginação (NBR 14724, p.2011). O trabalho acadêmico deve ser em folha tamanho A4. A fonte utilizada deve ser Arial, tamanho 12. Com relação às margens, a folha deve apresentar margem de 3cm à esquerda, 2cm à direita, 3cm na parte superior e 2cm na parte inferior. O texto deve ser digitado com espaço 1,5. Os parágrafos devem iniciar a 1,25cm a partir da margem esquerda (ou um TAB do computador). Os títulos das seções devem ser separados do texto que os precede ou que os sucede por uma entrelinha dupla (um espaço duplo ou dois espaços simples). Todas as páginas após a folha de rosto devem ser numeradas, a partir do número 2 (a folha de rosto é contata, porém, não numerada). Prezado aluno, o seu relatório deverá conter todos os itens apresentados abaixo: 7.1 CAPA e FOLHA DE ROSTO (modelos ao final deste documento) SUMÁRIO 7.2 INTRODUÇÃO (o título INTRODUÇÃO não pode ser substituído) - A introdução deve ter no mínimo, 1 (uma) página e, no máximo, 2 (duas) páginas e deve ser construído em texto discursivo. Faça uma breve apresentação do relatório de Estágio Supervisionado: Gestão Escolar. Inicie essa apresentação explicando como se constitui uma atividade de estágio supervisionado, registrando as suas especificidades de forma sucinta, porém esclarecedora. Complemente essa apresentação contextualizando o estágio que foi realizado (quando, onde e por quem foi realizado). Indique os objetivos do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar (esses objetivos encontram-se no plano de ensino da disciplina disponível no AVA ) e os objetivos do presente relatório. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Justifique a importância do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar para a formação profissional do acadêmico em Educação Física. Descreva a metodologia adotada durante a realização do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar. Apresente, sucintamente, os itens que serão trabalhados no relatório. 7.3 DESENVOLVIMENTO (o título DESENVOLVIMENTO deve ser substituído por outro que representa o trabalho realizado como, por exemplo: A ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA) O item desenvolvimento deve ter, no mínimo 5 (cinco) páginas e, no máximo, 10 (dez) páginas (incluindo o plano de ação) e ser construído em linguagem discursiva. 7.3.1 IDENTIFICAÇÃO DA ESCOLA/INSTIUIÇÃO ESTAGIADA - Este item deve ter, no máximo, 15 linhas e ser construído em linguagem discursiva. a. Localização da escola/instituição (rua, número, bairro, CEP, cidade, estado, telefone, site, e-mail). b. Horário de funcionamento. c. Níveis/etapas e/ou modalidade de atendimento (educação infantil, anos iniciais do ensino fundamental, ensino fundamental II – modalidade normal, ensino médio, educação profissional). d. Número de alunos(as) da escola/instituição. e. Número de alunos(as) em processo de inclusão na escola/instituição. f. Período de realização do estágio. EXEMPLO de relatório fazendo uso de linguagem discursiva: O Estágio Supervisionado: Gestão Escolar foi realizado na Escola ______________, situada à rua __________, número ___, no bairro ____, CEP______, localizada na cidade de ____, no estado ______. O contato com a escola pode ser realizado por meio do telefone ( ) ______ e do e-mail ________. A escola oferta atendimento no ensino fundamental II e no ensino médio no período matutino, vespertino e noturno. A instituição atende a um total de _____ alunos, desse total _____ são alunos em processo de inclusão. O estágio foi realizado no período de ___ de _____ de ____ a ___ de ____ de _____ no período ____, sendo observada a turma de ___ (aqui apontar quais turmas/ etapas / modalidades). Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 7.3.2 CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DA ESCOLA/INSTITUIÇÃO - Este item deve ter, no mínimo 1 (uma) página e, no máximo 3 (três) páginas, e deve ser construído em linguagem discursiva. Por meio de consulta ao projeto pedagógico da escola/instituição ou de entrevista com o pedagogo, ou diretor da escola, identificar a concepção de educação adotada pela escola/instituição quanto à compreensão de ser humano, de educação, de sociedade, do papel do professor/profissional diretor(a) e do papel social da escola/instituição adotada pela instituição estagiada. Por meio de entrevista com o diretor ou pedagogo, identifique e explique a concepção de gestão adotada pela escola. 7.3.3 DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO (texto em linguagem discursiva) Um dos problemas encontrados por observadores de escolas, experientes ou não, é decidir sobre o foco da atenção. Desta forma, destacamos, a seguir, o que você precisará observar: 7.3.3.1 CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL (DESCRIÇÃO DO LOCAL) Você deverá redigir um texto discursivo que contemple os seguintes pontos: O local tinha um tamanho adequado ao número de alunos? (Considerar o número total de alunos da escola, o número de turmas). Quais eram as principais características local? (Principais aspectos a serem considerados: condições estruturais do prédio, iluminação, ventilação, limpeza, decoração, recursos tecnológicos, distribuição dos alunos, conservação e disposição dos móveis, acústica, climatização). Que outros aspectos relevantes foram observados quanto à caracterização dos espaços da escola/instituição do estágio supervisionado? 7.3.3.2 CARACTERIZAÇÃO DOS PROFISSIONAIS QUE ATUAM NA ESCOLA/INSTITUIÇÃO ESTAGIADA Você deverá redigir um texto discursivo descrevendo: A formação dos profissionais que atuam na instituição; A experiência profissional dessas pessoas. Como é a atitude deles perante os alunos. Exemplos de aspectos a serem considerados: acessibilidade, gentileza, preocupação com o bem-estar, abertura para troca de experiências, atitudes de estímulo à participação, disposição para solução das dúvidas dos alunos, atitude em relação à interação, tratamento igualitário a todos os alunos da turma, estímulo a projeções críticas Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 do aluno referentemente ao conteúdo dado. 7.3.3.4 ROTEIRO PARA AS ATIVIDADES DE ENTREVISTA, VISITA E OBSERVAÇÕES a) CONTEXTUALIZAÇÃO DAS OBSERVAÇÕES DE ESTÁGIO • Em que região da cidade a instituição estagiada está localizada? • Em que datas as observações ocorreram? • Qual etapa de educação (infantil, fundamental ou médio) é ofertada pela instituição? • Atende alunos(as) com necessidades educacionais especiais? b) CARACTERIZAÇÃO DOS ESPAÇOS DE OBSERVAÇÃO • Cite as principais características físicas da escola estagiada considerando os seguintes aspectos: condições estruturais do prédio, iluminação, ventilação, limpeza, decoração, recursos tecnológicos, acústica, conservação e disposição dos móveis. c) CARACTERIZAÇÃO DOS ENVOLVIDOS • Qual o número total de alunos? • Como é a comunicação dos alunos com os profissionais de educação da escola? d) CARACTERIZAÇÃO DA EQUIPE PEDAGÓGICA Como é o perfil de cada profissional que compõe a equipe pedagógica na escola estagiada? Aqui podem ser citados o diretor, o coordenador, a secretária, o pedagogo, ou seja, os profissionais da equipe pedagógica da escola estagiada. Observar os seguintes aspectos: formação, tempo de serviço, tempo de serviço na escola e experiência na área educacional. Procure analisar, além da aparência, a intencionalidade com que foi planejado cada elemento da organização escolar. Formação continuada: como é o processo de formação continuada (cursos, seminários, conselho de classe)? Como está organizada a hora-atividade na escola? e) CONSELHO DE CLASSE Como é a atuação do professor de Educação Física no conselho de classe? Como acontece o conselho de classe? Lembre-se de que o conselho de classe é um elemento balizador na definição da concepção que orienta a gestão escolar. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 f) REUNIÕES COM OS PAIS Como é a atuação do professor de Educação Física nas reuniões com os pais? Como ocorrem as reuniões com os pais (horário, dia, disposição das cadeiras, pauta da reunião)? Nas reuniões com os pais, acontecem palestras, dinâmicas de grupo? Como acontece a comunicação por escrito com os pais (agenda, bilhetes, avisos)? Como é a participação dos pais nas reuniões escolares? g) ATENDIMENTO AOS PAIS E À COMUNIDADE Como está distribuído o tempo para atendimento às famílias e aos alunos? Em que momento a comunidade participa das atividades da escola? Como está a relação entre docentes e pais? Aponte aspectos relevantes dos espaços físicos observados que podem interferir e/ou contribuir com atividades relacionadas à comunidade? (Exemplo: não há espaço para reuniões) Quais são as demandas e os desafios que a comunidade apresenta? Além dessas atividades de gestão escolar vinculadas ao trabalho da direção e coordenação da escola, outros elementos relacionados à organização escolar devem ser observados. São eles: a. Calendário escolar b. Horários da escola c. Planejamento de ensino d. Memórias de reuniões ou atas e. Critérios para organização das turmas h) MODELO DE PLANO DE AÇÃO ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE AÇÃO – GESTÃO ESCOLAR 1) O plano de ação de Gestão Escolar é uma proposta de trabalho a ser desenvolvida com o objetivo de organizar, reorganizar ou provocar mudanças em um determinado aspecto da realidade observada. 2) A partir da observação da realidade e da identificação de problemas no período de estágio e na pesquisa desenvolvida, o aluno deverá elaborar um plano de ação para “enfrentar” uma problemática identificada, colocando-se na condição do profissional de educação. OBS: A elaboração desse plano é obrigatória, porém, NÃO é necessária a sua aplicação. 3) ROTEIRO DO PLANO DE AÇÃO: A. Tema Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Apresentar, em uma frase, o assunto para o qual o plano de ação será proposto. Delimite o aspecto relacionado ao processo de aprendizagem no espaço escolar (no período específico em que o estágio foi desenvolvido) para o qual as ações serão direcionadas. Ex.: O papel do professor na gestão escolar democrática. B. Justificativa Explicar, em um parágrafo, a importância e a necessidade da organização das atividades em relação ao tema apresentado no item A. C. Objetivos Indicar no mínimo 2 e no máximo 5 objetivos do plano de estágio. Os objetivos devem apresentar, de maneira breve e clara, o que se pretende atingir/conseguir por meio das ações que serão propostas. Os objetivos devem iniciar com um verbo no infinitivo. Ex.: Verificar de que forma o professor pode contribuir para ampliar a participação dos pais nas reuniões escolares. D. Proposta de trabalho Apresentar uma relação de ações, atividades e/ou exercícios que precisam ser desenvolvidos para atingir os objetivos propostos. Selecionar, no mínimo, 2 e, no máximo, 5 proposições. Deve ser explicada detalhadamente a aplicação da proposta apresentada. Obs.: Quando é proposta desenvolver alguma atividade com os pais, informar e descrever qual será a ação, em que momento será realizada e como conduzi-la com êxito. 7.4 CONSIDERAÇÕES FINAIS (o título CONSIDERAÇÕES FINAIS não pode ser alterado) - Este item deve ter, no mínimo, 1 (uma) página e, no máximo, 2 (duas) páginas e deve ser construído em texto discursivo. Apresente uma síntese de suas principais observações e/ou intervenções realizadas durante o Estágio Supervisionado: Gestão Escolar. Enfatize as ações significativas (positivas) vivenciadas na escola/instituição. Realize uma reflexão a respeito das contradições decorrentes das condições concretas de trabalho e da atuação da direção da escola (coordenação), em relação ao referencial teórico que você acessou durante o desenvolvimento do estágio (este referencial teórico deve ser pesquisado por você). Construa uma explanação sobre a contribuição do Estágio Supervisionado: Gestão Escolar para a sua formação profissional e sobre de que maneira o estágio pode aproximá-lo da realidade do cotidiano escolar, tendo em vista sua formação em Educação Física. 7.5 REFERÊNCIAS Apresentar, em ordem alfabética e de acordo com a formatação estabelecida pelas normas acadêmicas do Centro Universitário Internacional UNINTER, as referências utilizadas na produção escrita deste relatório. Obs.: Listar apenas as referências que foram citadas no corpo do texto do relatório. Na lista de referências, podem ser relacionados: livros, sites, textos publicados na internet, revistas, jornais, documentos internos da instituição pesquisada, entre outros tipos de publicações. Centro Universitário Internacional Uninter Credenciado pela Portaria Ministerial Nº 688 D.O.U. de 25/05/2012 Exemplos de referências: Revista: LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação. Espanha n. 19, p. 20-28, Jan/Fev/Mar/Abr. 2002b. Livros: AMARILHA, Marly. Alice que não foi ao país das maravilhas: a leitura crítica na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006. SILVA, Mônica Caetano Vieira da; URBANETZ, Sandra Terezinha. O estágio no curso de Pedagogia. Curitiba: Ibpex, 2009. LAGO, Samuel Ramos (ed.) PCNs da leitura à prática. Campina Grande do Sul: Lago, 1998. SOARES, Magda. Letramento: um tema de Três Gêneros – 2ª ed., Belo Horizonte: Autêntica, 2009. Texto retirados da internet: ANDRADE, C. D. A palavra mágica. Disponível em:
Comentários
Postar um comentário