PLANO DE NEGÓCIO CIÊNCIAS
CONTÁBEIS (INSERIR O NOME DA EMPRESA)
(Letra: Times New Roman, 14, maiúsculas e em
negrito. O título
deve ser claro e conciso - não ultrapassar três linhas e utilizar parágrafo
único, não tecle “enter” no título, não esqueça de excluir este comentário).
Nome do(a)
Acadêmico(a)
Nome
Professor/Tutor
Centro
Universitário Leonardo da Vinci
Resumo (Item obrigatório)
Insira aqui o resumo do plano de negócio com, no
máximo, 300 palavras com espaço. A fonte utilizada é Times New Roman, 10,
espaço simples e parágrafo justificado. No resumo você precisa apresentar de
forma resumida todo o seu trabalho e suas secções. Dessa forma, inicia o resumo
com breve introdução e demais seções. Repare que aqui não apresenta gráficos e
tabelas, e não coloca as referências bibliográficas.
Palavras Chave: (Item
obrigatório) inserir
aqui as palavras chave (letra: Times New Roman, 10) separadas por ponto e vírgula (no mínimo 3 e máximo 5 palavras).
(Deixar
um espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
1 INTRODUÇÃO
(Item obrigatório) - TÍTULOS DOS TÓPICOS (Times new roman,
tamanho 12 - Espaçamento 1,5, negrito)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
A
introdução de um Plano de Negócios, você deve iniciar pela definição do negócio
da empresa. Neste tópico, você saberá como identificar e definir seu negócio,
sobre os objetivos da atividade que pretende abrir, porque pretende abrir, como
será sua organização e quais as pessoas que irão trabalhar na equipe com você e
sobre quais as motivações e oportunidades que geraram este projeto.
Este
modelo foi preparado usando o editor de texto MS-Word. Para a elaboração do Plano
de Negócio devem ser rigorosamente respeitados os padrões estabelecidos nos
próximos parágrafos. A forma mais simples de montar o seu Plano de Negócio da
forma requerida é substituir o texto do template
com o seu texto.
Tamanho
do Papel: Antes de digitar o texto,
assegure-se que a página está configurada para papel A4 (210 x 297 mm ), no modo retrato.
Margens
do texto: As margens devem ser de 3 cm na
borda superior, inferior e esquerda e 2,0 cm na borda direita.
Formato
da Página: Todo o texto deve ser
justificado (com exceção das referências).
Fontes: Use Times New Roman – fonte tamanho 12 - espaçamento de 1,5 entre
linhas e texto justificado.
Parágrafos:
1,25 cm do alinhamento esquerdo
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5)
Citações
longas – com mais de 5 linhas. (recuo de 4,0 cm da margem esquerda, fonte Times New
Roman – tamanho 10 - Espaçamento simples). Citações longas – com mais de 5
linhas. (recuo de 4,0 cm
da margem esquerda, fonte Times New Roman – tamanho 10 - Espaçamento simples)
Citações longas – com mais de 5 linhas. (recuo de 4,0 cm da margem esquerda,
fonte Times New Roman – tamanho 10)
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto
(Times New Roman).
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
2
IDENTIFICAÇÃO DO NEGÓCIO (Item
obrigatório)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
Neste
momento, deve ser escolhido a identidade do seu negócio, quem o formará, como
ele será. Veja o que deve ser informado:
O nome do
negócio e sua localização;
O número
do CNPJ – Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (Como será trabalhado de forma
simulada, utiliza-se o CNPJ da Uniasselvi: 01.894.432/0004-07);
Seus
dados pessoais;
Classificação
empresa (enquadramento de Porte): Microempresa (ME), Empresa de Pequeno Porte
(EPP).
Informar
o enquadramento tributário: Lucro Real ou Presumido;
Informar
o tipo Societário: Sociedade Limitada ou Sociedade Limitada
Quais os
parceiros e sócios do negócio? Procure explicar quanto cada um terá na
sociedade, quem serão os diretores e quem assinará documentos e contratos em
nome da empresa.
Informar
a constituição jurídica da empresa no órgão competente da cidade (Mais comum é a
junta comercial);
Veja exemplo:
A seguir
serão apresentados os objetivos da Velas Detudo Ltda., sua equipe e como se deu
o início da empresa:
Velas
Detudo Ltda.
Rua das
Flores, 200 – Bom Jardim – Várzea das Flores-MG – CEP: 30000-000
Telefax
(31) 3333-5487 - CNPJ: 01.234.567/0001-89
www.velasdetudo.com.br
A Velas
Detudo Ltda. é uma fábrica de velas de parafina e será registrada como
sociedade por cota de responsabilidade ilimitada ou empresa individual. Será
composta por um proprietário com experiência e habilidade na área. Obtivemos
informações com a prefeitura da cidade onde montaremos a fábrica de velas,
quanto às instalações físicas da empresa, para saber se elas estão de acordo
com a legislação vigente. Além disso, consultaremos o PROCON para adequar seus
produtos às especificações do Código de Defesa do Consumidor. O Corpo de
Bombeiros mais próximo de onde a fábrica será instalada também foi procurado. A
única proprietária da Velas Detudo é Maria Emília dos Santos Guerra, 25 anos,
solteira. Tem participação em 100% do capital. É responsável pelas atividades
técnicas, estratégicas, administrativas e comerciais. Endereço da proprietária:
Rua
Alazão de Azeredo, 500/202
CEP:
89627-000
Belo
Horizonte-MG
Telefone:
(31) 3388-9977
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
3 DEFINIÇÃO
DO NEGÓCIO (Item
obrigatório)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
Nesta
secção deve-se descrever o seu negócio, deixando bem claro para que ele é
criado. Apresente de forma resumida como o negócio será montado: o local
escolhido, o setor de produção ou prestação do serviço, os tipos de produtos e serviços
que serão oferecidos.
Este item
é fundamental para que o leitor entenda o que é o negócio e sinta que ele está
bem planejado. Por isso, não aumente nem diminua suas vantagens. A dica é
utilizar bom senso e ser realista. Isso mostrará que você está preparado e com
os pés no chão para montar o empreendimento.
Exemplo:
Velas
Detudo Ltda. é uma indústria de velas de parafina, incluindo velas comuns e de
7 dias. O processo de produção de velas é bastante simples. Os níveis dos
investimentos não são demasiadamente elevados, a mão de obra não necessita de
qualificação especial e é o tipo de empresa que possui um bom índice de
rentabilidade. O investimento inicial é de R$ 18.400,00 e foi integralizado
pela proprietária. Propõe-se à fabricação de velas comuns e de sete dias.
Entretanto, se tiver interesse e um pouco mais de recursos financeiros, a
empresa poderá investir também na produção de velas decorativas e para
aniversários. Os investimentos para essa diversificação não são pesados.
Concluímos que o grau de risco é médio.
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5);
(Um espaço antes do subtítulo- excluir essa
nota)
4
ESTRUTURAÇÃO DA EQUIPE (Item
obrigatório)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
Apresente
rapidamente um parecer sobre os sócios e sobre os principais funcionários. Qual
é a formação, quais são os conhecimentos e as experiências de cada um? Quais
serão suas tarefas quando o negócio começar a funcionar? Para o leitor do seu
plano de negócios, um empreendimento liderado por pessoas sem experiência e sem
capacidade não é um bom negócio. Por isso, mostre o contrário: que você e sua
equipe são capazes e têm motivação e garra para alcançar o sucesso!
Exemplo:
A equipe
é composta por 5 funcionários. (ATENÇÃO: PARA O PLANO DE NEGÓCIO CONSIDERE: Contratação de pelo
menos três funcionários através de CLT (Consolidação das Lei de Trabalho).
Aqui poderá ser considerado os 2 sócios, sendo que, destes sócios, pelo menos
um deve receber pró-labore; e mais 1 funcionário.
·
Proprietária
Maria
Emília dos Santos Guerra
Trabalhou
5 anos com produção de velas na Indústria Velas Luz e Vida na área de produção
e posteriormente administração.
·
Operadores
Marco
Antônio Mendes
Trabalha
há 3 anos com produção de velas de 7 dias. Trabalhava como autônomo numa
empresa de “fundo de quintal”.
Maria
Lúcia Álvares Albuquerque
Há 7 anos
trabalhou com produção de velas de 7 dias e decorativas na Indústria Velas Luz
e Vida.
·
Ajudante (embalador)
Rogério
Eduardo Marques
Não tem
nenhuma experiência profissional. Será orientado por Marco Antônio Mendes e
Maria Lúcia Álvares Albuquerque no processo de embalagem e armazenamento das
velas.
·
Motorista
Maurício
de Souza
As vendas
são feitas na fábrica e as entregas de pequenas e grandes encomendas são feitas
pelo motorista.
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5).
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
5
MOTIVAÇÃO E OPORTUNIDADES (Item
obrigatório)
(Um espaço antes do texto- excluir essa nota)
Motivação
e boas oportunidades são decisivas para o sucesso de um negócio. Com certeza,
quem estiver avaliando seu Plano de Negócios estará “de olho” nesses itens.
Relate neste tópico de onde vem sua motivação, por que você escolheu ser dono
do próprio negócio. Essa decisão veio de um sonho, de um desejo pessoal? Você e
sua equipe estão motivados o suficiente para enfrentar os desafios e
dificuldades que virão? Seja realista. Apresente resumidamente sobre o que faz
o seu negócio ser uma boa oportunidade (como vantagens em relação a produtos
concorrentes, inovações, boa localização etc.). Mostre que ele tem grandes
chances de dar lucro e que você e sua equipe estão determinados a vencer.
Exemplo:
·
Motivação
Sempre
tive muita criatividade e jeito em personalizar objetos. Na época da faculdade,
vendia velas decoradas de Natal e caixas de presentes para colegas e parentes e
isso, com certeza, foi o que me incentivou a sair da Indústria Velas Luz e
Vida, onde trabalhava, e abrir meu próprio negócio.
·
Oportunidades
Fabricar
velas é o tipo de negócio que não exige muito conhecimento. Talvez por esta
facilidade, este seja um segmento que exige muita criatividade, ou em que se
encontre um público consumidor cativo. Uma pequena fábrica de velas pode ser
implantada em quase todo território nacional, pois sua montagem não é complexa,
uma vez que exige infraestrutura simples, não requer grande soma de recursos em
máquinas e equipamentos; as matérias-primas utilizadas são de fácil aquisição;
utiliza-se mão de obra não qualificada e o mercado consumidor é amplo (BRIDI, 2007,
p. 75-79).
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento
1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
6
DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS E SERVIÇOS (Item
obrigatório)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
Nesta
etapa descrevem-se os produtos ou serviços e suas principais características,
tais como:
·
dados do produto/serviço;
·
dimensões (produto);
·
embalagem (produto);
·
métodos de atendimento (serviço);
·
benefícios que oferece;
·
demais características.
Exemplos:
Os produtos oferecidos por nossa empresa serão:
·
Cachorro-quente: salsicha, molho
de tomate, batata palha, queijo, milho,
vinagrete, passas, maionese e
ketchup. Será servido pelo funcionário, de acordo com o gosto do cliente. A
maionese e o ketchup estarão disponíveis nas mesas.
·
Sanduíche natural ou light: de
pão integral ou pão de fôrma, com
produtos light e pouco
gordurosos, nos sabores frango com milho e cenoura, atum com ervas, vegetariano
(salpicão), chester com ricota.
·
Refrigerantes (em lata):
Coca-Cola (normal e light), Kuat, Fanta (Laranja
e Uva).
·
Água Mineral (sem gás): garrafa
de 500 ml.
·
Refresco: natural, já adoçado,
nos sabores limão, laranja e caju.
·
Cerveja: Skol em lata.
·
Bombons caseiros: de coco com
leite condensado, brigadeiro e nozes.
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
7
TECNOLOGIA E PROCESSOS (Item
obrigatório)
(Um espaço antes do texto- excluir essa nota)
Nesta
etapa será apresentado o processo de fabricação ou elaboração do produto ou
serviço e a tecnologia que será utilizada. Antes de tudo, é necessário informar
como se dará a fabricação do produto, desde a matéria-prima até o produto
final, que será vendido ao consumidor. No caso de uma empresa de Serviços é
necessário apresentar cada passo da apresentação do serviço.
Se o
negócio for Comércio, apresenta-se o processo de compra e venda de mercadorias.
Além disso, é necessário dar informações sobre fornecedores, distribuidores e
sobre a mão de obra empregada. Pode-se apresentar o tipo de tecnologia
utilizada e de onde ela vem.
Exemplo:
Para um
processo produtivo simples e rápido, o leiaute da fábrica será da seguinte
maneira: uma área de recepção e estoque de matéria-prima; um tacho de
derretimento da matéria-prima; máquinas modeladoras; uma área de embalagem e
outra de estoque de mercadoria embalada e, por último, a expedição.
O local
planejado para as máquinas modeladoras é de fácil instalação de equipamento
hidráulico para o resfriamento da parafina. Será planejada, ainda, uma área
para o escritório e sanitários.
As
dimensões do galpão são reduzidas, correspondentes à área de produção, com a instalação
dos equipamentos necessários. A área é de 60 m².
Aqui cabe
observar que existem máquinas refrigeradas a ar, mas na empresa utilizaremos um
equipamento refrigerado à água.
O Corpo
de Bombeiros mais próximo foi consultado quanto às normas de segurança e
equipamentos necessários, principalmente em relação à quantidade e localização
dos extintores de incêndio.
O
processo para produção de velas tem o seguinte roteiro:
a)
Coloca-se a parafina em um recipiente próprio (tacho), onde é aquecida até a
fusão (entre 70 e 75 graus) pelo sistema de caldeira.
b) Depois
de fundida, a parafina é transferida para o depósito de alimentação das
máquinas modeladoras, onde recobre os pavios. Essas máquinas operam com sistema
de refrigeração para acelerar a extração das velas das máquinas e evitar a
colagem nas formas.
c)
Dependendo do sistema de refrigeração, o endurecimento das velas pode levar até
20 minutos. Após esse período, elas são retiradas das modeladoras.
d) A
retirada das peças dos moldes é feita através da manivela lateral da máquina,
que, ao ser girada, desloca as velas para uma forma de madeira colocada sobre a
máquina modeladora.
e) Em
seguida, o processo de produção é repetido e, após o resfriamento da nova
remessa de velas, realiza-se o corte do barbante e o envio da primeira produção
para o setor de embalagem. Este procedimento, além de facilitar o corte dos
barbantes, tem a conveniência de permitir que, durante o processo de retirada
das peças, estas puxem e centralizem os pavios nos moldes para a etapa
produtiva seguinte.
f) A
produção é então remetida para a embalagem do produto, em cartuchos com oito
velas cada cartucho, no caso das comuns, e em papel celofane, no caso das velas
de sete dias.
Após este
procedimento, os produtos são colocados em caixas de papelão com a seguinte
capacidade:
- 24
cartuchos de oito velas/caixa (velas comuns);
- 24
velas de sete dias/caixas.
g) Após a
embalagem, as caixas são estocadas para posterior expedição e comercialização.
h) As
sobras de parafina das máquinas e das peças defeituosas retornam ao tacho para
reaproveitamento em outras etapas produtivas.
O
processo de produção dura aproximadamente 20 minutos e as máquinas modeladoras
têm capacidade de produzir 408 velas comuns e 96 velas de sete dias. Estimando
10 minutos para colocação de parafina nas máquinas e mais 10 minutos para a
retirada das velas, colocação dos pavios (no caso das velas de sete dias) e
embalagem, calculamos que um ciclo produtivo completo deve durar 40 minutos.
Assim, o volume de produção mensal é de 107.712 velas comuns (ou 13.464
cartuchos de 8 velas comuns) e 25.344 velas de sete dias.
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
8
BENEFÍCIOS E VANTAGEM COMPETITIVA (Item
obrigatório)
(Um espaço antes do texto- excluir
essa nota)
Vantagem
competitiva é aquilo que o seu produto/serviço tem que os produtos dos
concorrentes não têm. É o que faz sê-lo único no mercado.
Pense:
por que o cliente escolherá o seu produto, e não o do concorrente? Nesta etapa,
apresentam-se os benefícios que ele trará ao consumidor, suas principais
vantagens e características.
Exemplo:
A
principal vantagem do meu negócio, Rapidog, que é a venda de cachorro quente,
será a sua mobilidade. Se um ponto não oferecer boas condições de venda, será
fácil escolher outro. Outra vantagem é que os gastos para iniciar a empresa
serão relativamente pequenos, já que os talheres, vasilhas, panelas e
instalações serão aproveitados da casa do dono.
O que
fará o negócio Rapidog ganhar a preferência do consumidor
será:
·
produtos saborosos e de
sustância, que valem por uma boa refeição;
·
alimentos saudáveis e com baixo
teor de gordura;
·
baixo custo;
·
rapidez no atendimento (fast
food);
·
fácil acesso (a Towner ficará em
frente à porta da faculdade ou no
máximo a meio quarteirão dela);
·
conforto (serão colocadas duas
mesinhas com cadeiras e sombrinha);
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um espaço antes do texto- excluir essa nota)
9
DEFINIÇÃO DE PREÇOS (Item obrigatório)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
O preço é
uma importante arma do empreendedor para aumentar suas vendas. É necessário
fazer uma análise dos gastos com a produção, o quanto as pessoas estão
dispostas a pagar pelo seu produto/serviço, qual é o preço da concorrência etc.
Após ter estas informações é possível estabelecer um preço ao produto/serviço.
Nesta
etapa, apresentam-se as vantagens sobre os preços da concorrência. Alguma
promoção? No futuro mudará o preço?
Exemplo:
Para
encontrar o preço de venda das mercadorias será preciso conhecer os indicadores
de venda (índices de comercialização, a margem de lucro e a taxa de marcação)
para garantir o pagamento de todas as despesas e o lucro do negócio.
O cálculo
do preço de venda unitário será a divisão do preço de venda total de cada
produto pelo número de velas produzidas.
Os preços
de venda do cartucho de 8 velas e da unidade de vela sete
dias são:
·
cartucho de vela comum: R$ 0,77;
·
unidade de vela sete dias: R$
0,93.
Fabricar
velas dá um bom retorno em pouco mais de 1 ano e 1 mês, com um ponto de
equilíbrio razoável (32,17%) e boa lucratividade (8,03%).
Porém,
temos que estar atentos aos concorrentes, que têm forçado os preços para baixo,
o que leva à redução da lucratividade da empresa (BRIDI, 2007, p. 83-88).
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
10 O
SETOR (Item obrigatório)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
O
objetivo deste tópico é mostrar, com clareza, por que é vantagem abrir um
negócio no setor que você está escolhendo para seu empreendimento.
Defina
bem se o seu setor será comércio, indústria ou serviços.
Para esta
etapa é necessário descrever todas as características do ramo em que seu
negócio vai atuar. Além disso, é necessário apresentar a sua importância na
região, se existem muitos concorrentes, sobre como as pessoas veem o tipo de
produto/serviço que você venderá, quando as pessoas procuram por ele etc.
Analise
ainda os riscos que o setor pode apresentar. O governo faz algum tipo de
controle na produção? Você pagará algum imposto especial pelo produto? Existe
matéria-prima na região para a fabricação do produto?
O setor
está em baixa ou em alta? Existe alguma tecnologia melhor do que a sua? As
vendas serão afetadas por fatores geográficos, como temperatura, estações do
ano, tempo?
Exemplo:
O mercado
é amplo. Há grande consumo de velas para fins religiosos, devido a uma gama
variada de religiões que utilizam o produto. Além deste uso, ele também serve
como fonte alternativa de luz. Se o empreendedor conseguir uma diversificação
de produção, aumentam as oportunidades de alcançar uma fatia maior de mercado.
Levaremos
em consideração o mercado local e/ou regional para instalação do negócio.
A mão de
obra pode ser contratada nas proximidades das instalações, por se tratar de um
processo de produção simples. Esta mão de obra pode ser facilmente treinada e
não exige maiores qualificações.
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
10.1 CLIENTELA
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
A
satisfação do cliente deve ser a razão de ser do seu negócio. E para satisfazer
o cliente você precisa primeiro conhecê-lo. A Pesquisa de Mercado ajudará você
nisso. Só através dela será possível criar estratégias, melhorar seu
produto/serviço para agradar o cliente e calcular o quanto irá vender.
Informe
aqui qual será o consumidor do seu produto/serviço. Diga onde ele está, qual é
o seu perfil (idade, sexo, condição financeira e social, estilo de vida), quais
são suas necessidades e comportamentos. Calcule também a quantidade de
possíveis consumidores e seu alcance (regional, nacional...).
Mostre
que existe um mercado consumidor para o seu produto ou serviço e o que você
fará para atendê-lo!
Exemplo:
Por
tratar-se de um produto consumido principalmente para fins religiosos, o
mercado consumidor é amplo e atinge todas as classes sociais.
As velas
decorativas, ornamentais ou de aniversário podem ser alternativas de maior
valor agregado para a empresa. Como já dissemos, a princípio este estudo se
concentrará em uma fábrica de velas brancas e de sete dias.
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
10.2 FORNECEDORES
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
Neste
ponto apresentam-se as empresas escolhidas para fornecer a matéria-prima para a
fabricação do seu produto ou para o desenvolvimento do seu serviço. Citam-se
também os fornecedores de máquinas, equipamentos e outros materiais.
Apresenta-se o local onde estas empresas estão situadas, por que foram
escolhidas, quais os pontos fracos e fortes de cada uma delas e qual o nível de
qualidade de seus produtos. Muita atenção na escolha do fornecedor, pois ele
afeta diretamente a qualidade do seu produto/serviço e o sucesso do seu
negócio.
Exemplo:
O
principal fornecedor de matéria-prima, a parafina, é a Petrobras. Já o barbante
é encontrado com facilidade no mercado. Os custos mensais dos materiais diretos
utilizados na fabricação são:
·
velas comuns − cartuchos de 8
velas (quantidade: 13.464);
·
parafina (kg): 3.500,64;
·
barbante (kg): 503,12;
·
sacos plásticos (milheiro):
71,36;
·
caixas de papelão: 224,40;
·
velas sete dias (quantidade:
25.344);
·
parafina (kg): 8.236,80;
·
pavios (milheiro): 640,95;
·
celofane (milheiro): 288,41;
·
caixas de papelão: 422,40.
A
aquisição da matéria-prima diretamente do fabricante não é fácil, pois a
Petrobras possui o monopólio tanto de sua produção quanto de sua distribuição.
Assim,
qualquer problema que possa ocorrer no setor (greve, paralisação, retração do
mercado, aumento da demanda etc.) pode ter seus efeitos refletidos na
fabricação de velas. Administraremos a escassez do produto através de um bom
nível de estoque, capital de giro satisfatório e muita criatividade, condições
essenciais para diminuir os riscos que envolvem a atividade.
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
10.3 CONCORRENTES
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
Não deixe
seu negócio à mercê da concorrência. Previna-se! É importante identificar quem
são os seus principais concorrentes, onde estão localizados, quais são os
pontos fortes e fracos de cada um e qual é o espaço que seus produtos/serviços
ocupam no mercado.
Quais as
vantagens e desvantagens que eles têm em relação ao produto/serviço oferecido
por você? Como eles distribuem e anunciam os produtos? O que pode ser feito
para superar as vantagens dos seus concorrentes?
Exemplo:
Apesar de
o consumo do produto ser grande, existe muita concorrência.
Pela
facilidade de produção, é um produto típico da chamada “economia informal”,
através dos fabricantes “de fundo de quintal”, que exatamente por esta situação
conseguem oferecer preços mais baixos, pois não pagam impostos nem quaisquer
outras obrigações legais.
Através
da pesquisa que realizamos, constatamos que a concorrência perde vendas devido
ao baixo conhecimento do produto pelos revendedores.
A
pesquisa é uma ferramenta de muitas aplicações e para diferentes objetivos.
Tanto a pesquisa de mercado como a pesquisa acadêmica, entre outras, sempre
farão parte do seu dia a dia e farão parte do seu futuro, direta ou
indiretamente. Por isso, a importância de bem compreendê-las (BRIDI, 2007, p.
91-94).Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
11 PROPAGANDA
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
Como você
divulgará seus produtos ou serviços ao público? Ou seja, como o público tomará
conhecimento da existência deles? O consumidor, primeiramente, precisa saber
que o seu produto existe e que lhe trará benefícios. Só assim ele poderá
comprar o seu produto.
Como a
propaganda atingirá o público que você deseja conquistar ou vender seu produto?
Primeiramente é necessário indicar onde será feita a divulgação, com que
frequência (de quanto em quanto tempo) e ainda qual será o seu custo. Para
escolher qual é a melhor maneira de divulgação, tome como base toda a Análise
de Mercado que você fez.
Lembre-se
de que a propaganda é a chave para formar uma imagem boa do seu produto ou do
seu negócio e aumentar suas vendas. Por isso, tenha cuidado ao escolher a forma
de divulgar seu produto.
Exemplo:
Os
produtos iniciais que a Velas Detudo irá fabricar são velas comuns e de sete
dias.
Serão
comercializadas em unidades e cartuchos. Haverá distribuição de fôlderes
informativos sobre o produto, suas características e vantagens. O processo de
fabricação é simples e não prejudica a qualidade do produto. A tecnologia
empregada na embalagem aumentará o prazo de validade do produto. A demanda para
este tipo de produto encontra-se em plena ascensão, alimentada pelos fins
religiosos e como alternativa de luz.
O produto
em questão já existe no mercado há muitos anos, porém sem que sejam
desenvolvidas técnicas para difundir e aumentar seu consumo.
A Velas
Detudo pretende manter um canal sempre aberto para sugestões, críticas, elogios
e quaisquer comentários que os consumidores queiram fazer, criando um constante
feedback dos clientes.
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12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
12 PONTO (CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
A decisão
sobre o local ou ponto onde o negócio funcionará é de extrema importância.
Afinal, o produto só será vendido se seus consumidores tiverem facilidade para
conhecê-lo e de chegar até ele.
Para
encontrar o melhor ponto, pense: quais são os hábitos dos clientes? Onde eles
estão? Etc.
Procure
informar onde e como o produto ou serviço será oferecido.
Tome como
base as seguintes perguntas:
·
Será em um ponto fixo ou móvel?
·
Por que o local foi escolhido?
·
Como é a concorrência no local?
·
É possível superá-la?
·
Como ela afetará seu negócio?
Exemplo:
Definido
o segmento de mercado no qual a Velas Detudo pretende atuar, praticamente foram
definidos também os canais através dos quais os produtos serão vendidos. Estes
canais serão: supermercados, lojas religiosas, lojas de departamento etc.
A forma
de distribuição pretendida inicialmente pela Velas Detudo seria intensiva para
os varejistas e estabelecimentos. Além disto, o setor varejista teria um
atendimento especial, por ser um mercado consumidor de velas em potencial. Para
este o prazo de entrega será de, no máximo, três dias, sendo o transporte feito
por veículo próprio da Velas Detudo.
A Velas
Detudo pretende, a longo prazo, ter sua sede própria e conquistar novos
mercados, mas não diversificar sua linha de produtos para não perder seu foco;
abrir filiais e, quem sabe, até mesmo exportar as velas para os países do
Primeiro Mundo.
Caro(a)
acadêmico(a)! A fim de complementar seus conhecimentos a respeito de como
traçar estratégias para colocar seu produto no mercado, sugerimos como leitura
complementar deste tópico o artigo de José Dornelas que tem como título: Plano
de Marketing no seu Plano de Negócios (BRIDI, 2007, p. 99-101).
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13 CONCLUSÃO (Item
obrigatório)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
Apresente
a conclusão da elaboração do plano de negócio.
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tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
(Um
espaço antes do subtítulo- excluir essa nota)
14 REFERÊNCIAS (Item
obrigatório)
(Um
espaço antes do texto- excluir essa nota)
As Referências, elemento obrigatório, devem ser elaboradas de acordo com
a NBR 6023/2018.
Use o
espaço abaixo para referências apenas citadas no artigo, conforme as normas da
Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: endereço do site. Acesso em: dia,
mês e ano.
SOBRENOME,
Nome. Título do livro: subtítulo (se
houver). Edição. Local: Editora, ano.
SOBRENOME,
Nome. Título do artigo. Título da
revista. volume, número do fascículo, páginas (inicial e final do artigo) e
ano.
SOBRENOME, Nome. Título do texto. Disponível em: endereço do site. Acesso em: dia,
mês e ano.
SOBRENOME,
Nome. Título do livro: subtítulo (se
houver). Edição. Local: Editora, ano.
SOBRENOME,
Nome. Título do artigo. Título da
revista. volume, número do fascículo, páginas (inicial e final do artigo) e
ano.
SOBRENOME,
Nome. Título do livro: subtítulo (se
houver). Edição. Local: Editora, ano.
Ou ainda,
conforme modelo abaixo:
RUBBA, P. A.;
HARKNESS, W. L. Examination of preservice and in-service secondary science
teachers' beliefs about science technology-society interactions. Science Education, v. 77, n. 4, p.
407-431, 1993.
FREIRE, G. Sobrados e mucambos: decadência do patriarcado rural no
Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1936. 405 p.
BRAYNER,
A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In:
SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais [...].
São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.
PASSOS,
L. M. M.; FONSECA, A.; CHAVES, M. Alegria de saber: matemática, segunda
série, 2, primeiro grau: livro do professor. São Paulo: Scipione, 1995. 136 p.
URANI, A. et
al. Constituição de uma matriz de contabilidade social para o Brasil.
Brasília, DF: IPEA, 1994.
Nota: cabe ao(s) autor(es) verificar se
os endereços eletrônicos (URL) citados no texto e/ou nas referências estão
ativos.
ANEXOS
Nesta
seção deve-se apresentar as abas da planilha financeira que você preencheu.
Você deve fazer um print da tela da planilha e colar, para exemplificar, iremos
colar as planilhas, veja abaixo. Note que cada planilha corresponde a uma aba
da planilha financeira que você preencheu no momento de pensar o negócio. Esta
planilha deve ser ajustada de acordo com a necessidade do negócio.
Texto
(Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman -
tamanho 12 - Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 -
Espaçamento 1,5); Texto (Times New Roman - tamanho 12 - Espaçamento 1,5);
A – PLANILHA: 1 – INVESTIMENOS
B – PLANILHA: 2 – MÃO-DE-OBRA
C – PLANILHA: 3 – DESPESAS ADMINISTRATIVAS
D – PLANILHA: 4 – PROJEÇÃO DE RESULTADOS
E – PLANILHA: 5 – PROJEÇÃO DO FLUXO DE CAIXA
F – PLANILHA: 6 – ANÁLISE
G – PLANILHA: 7 – ENTRADA DE DADOS
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