TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Semestre: 1º/4º “Desenvolvimento social e os moradores de rua”
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública CURSO: Tecnologia em Segurança Pública PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública Curso: Curso Superior de Tecnologia em Segurança Pública Semestre: 1º/4º Disciplinas: • Comportamento Organizacional; • Gestão de Projetos; • Homem, Cultura e Sociedade • Empreendedorismo. • Responsabilidade Social e Ambiental; Professores • Ana Céli Pavão • Natalia Martinêz Ambrogi Woitas • Maria Eliza Pacheco • Ewerton Cangussu • Maurilio Cristiano Batista Bergamo Competências: Compreender e aplicar conceitos pertinentes a fundamentos da Segurança Pública no que tange à: • Entender a influência do comportamento humano na área da Segurança Pública, bem como conhecer as variáveis pessoais, sociais e políticas que envolvem as relações interpessoais. • Conhecer as diversas correntes teóricas que explicam o homem, a vida em sociedade e as diversas formas de explicação da realidade social. • Compreender e aplicar conceitos teóricos em gestão de projetos e sua prática eficiente e estratégica dentro da Segurança Pública. • Conhecer as possibilidades de ações relacionadas ao planejamento de novos empreendimentos para ser capaz de contribuir com estratégias em busca de produtividade e PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública competitividade em organizações promotoras do desenvolvimento, emprego e renda. • Refletir sobre a relação entre a responsabilidade social e ambiental no desenvolvimento de atividades que buscam o desenvolvimento social. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe. • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. • Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva. • Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. • Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade. • Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. • Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão. • Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezado aluno Sejam bem-vindos a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Desenvolvimento social e os moradores de rua”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL • A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ou com alto grau de similaridade ao de outros alunos. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública • O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. • É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre; • Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho); • A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc). • O trabalho deverá ser postado obrigatoriamente em formato .doc/.docx (word), já que não serão aceitos trabalhos postados em pdf. Leitura e interpretação da SGA Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético “Desenvolvimento social e os moradores de rua” apresentado na sequência. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: Desenvolvimento social e os moradores de rua João é guarda municipal e atua todos os dias auxiliando a população de seu município nas mais diversas ocorrências. Um dos relatos mais frequentes é a presença de moradores de rua nas áreas públicas da cidade. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública Nos últimos meses, em diversas ocorrências atendidas, pôde constatar que a situação dessas pessoas está relacionada com a falta de oportunidades de trabalho, dificuldades para alimentação e higiene, consumo e venda de drogas, falta de moradia, falta de capacitação profissional, dentre outros. Pensando em ajudar essas pessoas, João conversou com outros colegas sobre a criação de uma empresa de manufaturas a partir do lixo reciclável, com o objetivo de oferecer trabalho para moradores de rua, que aprenderiam um ofício e se beneficiariam do lucro obtido pela empresa. Entretanto, por serem funcionários públicos, há impedimento de serem sócios de empresa privada. Sensibilizadas com a questão posta por seus maridos, as esposas se organizaram para elas próprias se responsabilizarem pela criação do empreendimento social. DISCIPLINAS: A) Comportamento Organizacional Em qualquer empreendimento, o desenvolvimento interpessoal assume relevância significativa, tendo em vista que, mesmo em atividades mais isoladas e individuais, as pessoas precisam se relacionar umas com as outras para realizarem seus trabalhos. Desse modo, o desenvolvimento interpessoal diz respeito às relações humanas e trata do processo de desenvolvimento de competências que possibilitam o relacionamento saudável e produtivo entre as pessoas, considerando o contexto em que atuam. Portanto, sabendo o quão essencial é o desenvolvimento de competências, discorra sobre o que é competência e quais elementos a constituem. Além disso, as competências comportamentais são aquelas que possibilitam o aprimoramento de comportamentos adequados a cada situação. Nessa perspectiva, selecione duas competências comportamentais imprescindíveis aos empreendedores, às quais as esposas dos funcionários públicos que se propuseram a organizar o empreendimento social precisarão desenvolver, descrevendo as principais características dessas competências. Referências: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública CINTRA & DALBEM. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. GRAMIGNA. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2ª ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007 (BIBLIOTECA VIRTUAL) B) Gestão de Projetos Para que um projeto seja bem implementado e aconteça com eficiência é necessário que suas fases sejam seguidas ordenadamente, bem executadas e monitoradas. As esposas sabem da importância do planejamento na elaboração de um projeto, no caso delas, na criação da empresa de manufaturas a partir do lixo reciclável. A líder que está encabeçando o projeto tem consciência de que é importante a sua postura como gestora neste momento. Ela sabe que uma gerente de projetos deve ser capacitada, assim como sua equipe e todos devem estar bem preparados para realizar o trabalho de forma eficaz. Para tal, devemos trabalhar o desenvolvimento da equipe de projetos. Neste contexto e com base em seus conhecimentos adquiridos na disciplina, responda: 1 – Por que o desenvolvimento da equipe de um projeto, como o da criação da empresa de manufaturas a partir do lixo reciclável, é tão importante? 2 – Qual o papel da líder, como gerente de projetos, no desenvolvimento da sua equipe de projetos? Referência PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. C) Homem, Cultura e Sociedade De acordo com a leitura do livro didático da disciplina de Homem, Cultura e Sociedade, unidade 2, a sociologia de Max Weber, busca compreender as bases da vida social humana e a organização da sociedade, a partir do conceito de ação social, ou seja, a conduta humana é dotada de sentido, motivos e de interesses racionais e emotivos. Portanto, toda ação social dos indivíduos PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública decorre de suas motivações e consciência de agir em relação aos outros. Essas condutas vão norteando o convívio entre os indivíduos e seus complexos vínculos e conexões. Questiona-se: • De acordo com a teoria weberiana é importante compreendermos as motivações dos guardas municipais e de suas esposas no atendimento dos moradores de rua? • Como descrever as desigualdades sociais apresentadas na situação problema e como explicar a ação social da guarda municipal, frente os problemas do cotidiano, a partir das teses de Max Weber? Referência CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016, p. 175-176. D) Empreendedorismo A criação de qualquer organização depende de planejamento e estudo. Ter somente uma boa ideia não significa que ela vá poder ser implementada com sucesso. Considerando este aspecto, a ideia de João e amigos deve gerar a redação de um plano de negócios. No seu texto, você deve dissertar sobre: A) O que é, para que serve e quais são as partes componentes de um plano de negócios. B) O que é empreendedorismo social. DORNELAS, José. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e diferenciar na sua empresa. 3. ed. LTC: Rio de Janeiro, 2015. ENDEAVOUR. O que é empreendorismo: da inspiração à prática. Disponível em: https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/ JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 252 p. PATRÍCIO, Patricia Sales; CANDIDO, Claudio Roberto (Org). Empreendedorismo: uma perspectiva multidisciplinar. LTC: Rio de Janeiro, 2016. SEBRAE. O que é ser empreendedor. Disponível em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-serempreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública E) Responsabilidade Social e Ambiental O trabalho proposto pela empresa idealizada pelos guardas municipais, contribui para o desenvolvimento social dos moradores de rua e para a preservação do meio ambiente, pois dá um novo destino aos materiais recicláveis. Projetos como esse proposto visam o equilíbrio social e à sustentabilidade, promovendo a aproximação e cooperação entre os indivíduos quem compõem a sociedade. O desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade social, por meio de empresas, partem de princípios éticos e objetivos bem definidos que venham a convergir em seu favor e é importante a sua propagação. Pensando na atuação dessa empresa e nas contribuições para a sociedade e sustentabilidade, reflita sobre os pontos a seguir e escreva suas ideias: • Qual a importância da utilização de mão de obra de pessoas em situação de vulnerabilidade para o desenvolvimento social? • Qual tipo de atividade poderia ser realizado por essas pessoas? • Seria possível algum tipo de capacitação profissional? • Quais benefícios para o meio ambiente esse tipo de atividade poderia trazer? Referência DELBONO, Benedita de Fátima. Responsabilidade social e ambiental. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Tecnologia em Segurança Pública • Mínimo 8 e no máximo 15 páginas; • A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto; • Apresentar o relatório contendo um diagnóstico dos fatos analisando detalhadamente os seguintes aspectos pertinentes a cada disciplina; • Referências (caso necessário); • O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; Lembre-se que seu tutor à distância está à disposição na sala do tutor ou por meio do sistema de mensagens para lhe atender em suas dúvidas e também repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida de um trabalho acadêmico de nível universitário. Um ótimo trabalho! Equipe de professores
Comentários
Postar um comentário