TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais Semestre: 1º “O indígena enquanto titular de direitos e deveres
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais
CURSO: Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e
Notariais
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais
Curso: Tecnologia em Serviços Jurídicos
Cartorários e Notariais
Semestre: 1º
Disciplinas:
• Direito Civil: Pessoas e Bens
• Responsabilidade Social e Ambiental
• Direito Penal – Parte Geral
• Homem, Cultura e Sociedade
• Teoria Geral do Direito Constitucional
Professores
• Cláudio César Machado Moreno
• Maurílio Bergamo
• Luana da Costa Leão
• Maria Eliza Pacheco
• Patrícia Graziela Gonçalves
Competências:
• Compreender e aplicar conceitos pertinentes às disciplinas
de Direito Civil: Pessoas e Bens; Responsabilidade Social e
Ambiental; Direito Penal – Parte Geral; Homem, Cultura e
Sociedade; Teoria Geral do Direito Constitucional, com o
objetivo de relacioná-los entre si para a resolução de demandas
diversas.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as competências e habilidades para:
• Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo,
promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e
integração do espírito de equipe.
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.
• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões
complexas com ética e responsabilidade.
• Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de
forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensinoaprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado
eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas
pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do
Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução
de problemas práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a
emancipação intelectual.
Prezados alunos (as),
Sejam bem-vindos a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) terá como temática “O
indígena enquanto titular de direitos e deveres”; escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
• A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de
outros alunos.
• O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo
o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para
a postagem da atividade.
• É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais
• Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes
obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do
trabalho).
• A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha
de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc).
Leitura e interpretação da SGA
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental
para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético “O indígena
enquanto titular de direitos e deveres” apresentado na sequência.
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
O indígena enquanto titular de direitos e deveres
Segundo dados levantados pelo IBGE em censo realizado alguns anos atrás, existem no Brasil
mais de trezentos povos indígenas, totalizando quase um milhão de pessoas. Até as décadas de 1970
e 1980, acreditava-se que o desaparecimento da população indígena brasileira seria inevitável;
contudo, o texto constitucional promulgado em 1988 – cuja elaboração foi permeada pela
participação de diversos grupos sociais, dentre os quais os indígenas, que estabeleceram uma série
de reivindicações – conferiu ao tema especial atenção, dedicando todo um capítulo, dentro do Título
da Ordem Social, para tratar dos índios.
Dentre outros, conferiu-se aos indígenas o direito originário às terras que tradicionalmente
ocupam, competindo à União demarcá-las, protege-las e fazer respeitar todos os seus bens. Este
assunto tem se revestido de polêmica recentemente, pois coloca em conflito interesses diversos. Um
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais
dos argumentos constantemente utilizados por aqueles que se opõem ao processo de demarcação é
o de que a população indígena usa mal o direito que lhe foi conferido, optando por abandonar seu
estilo de vida próprio, inclusive promovendo o desmatamento e comercialização ilegal de madeira.
Por outro lado, é inegável que a preservação da cultura e das tradições indígenas depende da
proteção de suas terras, diante do vínculo que há entre elas.
Diante das considerações acima, suponha que o cacique de determinada comunidade indígena
situada em terras demarcadas pela União, tenha se disposto a celebrar em um cartório extrajudicial
de títulos e documentos, uma escritura pública de venda e compra de imóvel, por meio da qual
alienava parte das terras ocupadas por seu povo a um grande fazendeiro da região. Ato contínuo à
celebração da escritura pública, o fazendeiro realizou o pagamento do valor ajustado por meio de
um cheque que foi descontado pelo cacique e pago pela instituição bancária, no dia seguinte. Ocorre
que quando da tentativa de se levar a escritura pública de venda e compra a registro, perante o
cartório de registro de imóveis da região, o fazendeiro comprador foi cientificado de que se tratava
de negócio jurídico impossível, sendo nula de pleno direito a escritura lavrada, razão pela qual dirigiuse à delegacia de polícia civil mais próxima, registrando um boletim de ocorrência pela suposta
prática do crime de estelionato.
Considerando o conteúdo estudado em cada uma das disciplinas elencadas acima, responda
aos seguintes questionamentos, de maneira fundamentada, expondo ao máximo seus
conhecimentos sobre os assuntos abordados.
Vamos lá?
Passo 1 – Direito Civil: Pessoas e Bens
Consideração o contexto narrado acima, responda fundamentadamente:
1) Um dos conceitos basilares do Direito Civil refere-se à capacidade civil, que pode ser definida
como a autorização legal para a prática legítima e válida dos atos da vida civil. A legislação
vigente traz hipóteses de capacidade, incapacidade absoluta e incapacidade relativa. Nesse
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais
sentido, os indígenas são plenamente capazes, ou sua capacidade civil sofre restrições?
Explique:
2) Paralelamente à capacidade civil, os indígenas possuem personalidade jurídica? São titulares
de direitos? Explique:
Passo 2 – Responsabilidade Social e Ambiental
Consideração o contexto narrado acima, responda fundamentadamente:
1) A discussão acerca da demarcação de terras indígenas traz consigo o diálogo sobre o
desenvolvimento sustentável e seus obstáculos na sociedade contemporânea. É sabido que
o desmatamento descontrolado é prática comum em certas regiões do país, como meio de
ampliação da atividade agropecuária. Existem instrumentos legais que coíbem este tipo de
conduta? De quem é a responsabilidade pela fiscalização e combate ao desmatamento?
2) Que medidas podem ser adotadas como alternativas ao desmatamento, pelo agronegócio,
visando viabilizar sua expansão, mas sem prejuízo irreversível ao meio-ambiente e às
comunidades locais?
Passo 3 – Direito Penal: Parte Geral
Considerando o contexto narrado acima, responda fundamentadamente:
1) Conceitua-se “imputabilidade penal” como a possibilidade de se atribuir a autoria ou
responsabilidade por fato criminoso a alguém, ou por circunstâncias lógicas ou por ausência
de impossibilidades jurídicas. Sabemos, no entanto, que certos indivíduos são considerados
pela lei como inimputáveis – caso dos absolutamente incapazes, por exemplo. Os indígenas
são considerados inimputáveis? Explique.
2) Na situação narrada, suponha que o tabelião responsável pela lavratura pública tenha
conscientemente contribuído para a prática do negócio nulo, visando impor prejuízo ao
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais
fazendeiro e garantir vantagem financeira a terceiro. Quanto ao notário, houve prática de
crime? Explique:
Passo 4 – Homem, Cultura e Sociedade
Considerando o contexto narrado acima, responda fundamentadamente:
1) A despeito da proteção e das garantias conferidas pelo texto constitucional, os indígenas
ainda são objeto de constante preconceito, exclusão e marginalização, quando em contato
com a cultura predominante em nossa sociedade. É comum presenciar a insatisfação coletiva
diante da constatação de que determinada comunidade indígena tem feito uso de bens de
consumo considerados “modernos” e que não tem origem tradicional em sua própria cultura.
A utilização de elementos de outras culturas pelo índio (carro, celular, televisão, remédio,
vestimentas, etc.) significa necessariamente o abandono de sua própria cultura? Explique:
2) Se por um lado as comunidades indígenas cada vez mais têm se aberto a influências de outras
culturas, buscando seus benefícios, também é verdade que muito da “cultura brasileira” tem
origem e raízes indígenas. Você é capaz de citar alguns exemplos desta realidade?
Passo 5 – Teoria Geral do Direito Constitucional
Considerando o contexto narrado acima, responda fundamentadamente:
1) Além do direito originário sobre as terras tradicionalmente ocupadas, que outros direitos e
garantias foram estabelecidos aos indígenas pela Constituição Federal de 1988?
2) Considerando a situação narrada, por que o negócio formalizado pela escritura pública foi
considerado como impossível? Explique.
Passo 6 – Fechamento: exemplificando boas práticas vivenciadas em sua atuação profissional
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais
Neste momento, você deverá exemplificar boas práticas vivenciadas por você no exercício de
suas atividades profissionais, que demonstrem os conhecimentos adquiridos com as disciplinas que
envolvem essa atividade e com questões cotidianas e regionais sobre os conceitos aqui abordados.
É bem provável que em algum lugar próximo a você, exista uma reserva indígena ou alguma
comunidade indígena, ainda que suas terras não tenham sido propriamente demarcadas. Você saberia como
proceder se um índio procurasse os serviços do cartório em que atua ou pretende atuar? Faça uma pesquisa
junto às serventias extrajudiciais de sua cidade, questione se já houve algum caso envolvendo indígenas e
descreva a situação e o desfecho alcançados.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
• CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: mínimo 8 e no máximo 15 páginas. A estrutura do trabalho
deverá ser a seguinte: capa; folha de rosto; sumário; introdução; apresentar o relatório contendo um
diagnóstico dos fatos analisando detalhadamente os seguintes aspectos pertinentes a cada
disciplina; conclusão; referências (caso necessário). - O trabalho deve ser realizado de acordo com as
seguintes normas: fonte arial, tamanho 12, justificado, espaçamento entrelinhas de 1,5, recuo em
primeira linha de 1,5 e margens superior e esquerda de 3 cm e inferior e direita de 2 cm.
REFERÊNCIAS
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm
BRASIL. Lei nº. 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm
BRASIL. Lei nº. 6.001, de 19 de dezembro de 1973. Dispõe sobre o Estatuto do Índio. Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6001.htm
BRAZ, Jacqueline Mayer da Costa Ude. Teoria Geral do Direito Constitucional, Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CIZOTO, S. A.; DIÉGUES, C. R. M. A.; PINTO, R. O. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
CARVALHO, Fernanda Lara de; BARBETA, Edvania Fátima Fontes Godoy. Teoria Jurídica Do Direito
Penal, Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Tecnologia em Serviços Jurídicos Cartorários e Notariais
DELBONO, B. de F. Responsabilidade Social e Ambiental, Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
Um ótimo trabalho!
Comentários
Postar um comentário