PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia CURSO: Pedagogia PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia Curso: Pedagogia Semestre: 4º / 5º Disciplinas: • Educação e Artes • Letramentos e Alfabetização • Literatura Infantojuvenil • Ludicidade e Educação • Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento • Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil Competências: • Compreender a importância de práticas culturais no ambiente escolar; • Elaborar uma proposta de ensino integrando diferentes áreas do conhecimento, efetivando assim, uma proposta interdisciplinar. Habilidades: • Refletir sobre a importância de articular as práticas pedagógicas ao meio social, político, cultural e econômico dos alunos; • Possibilitar a vivência artística no ambiente escolar estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva; • Elaborar uma proposta de ensino articulando a apresentação artística ao processo de ensino-aprendizagem, de modo interdisciplinar. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino e de aprendizagem que tem por objetivos: • Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos indicados; • Refletir sobre a atuação do pedagogo na proposição de vivências e apresentações artísticas; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia • Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental e articular as diferentes áreas do conhecimento; • Entender que as atividades planejadas na produção textual podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a atuação do professor-pedagogo na mobilização dos conhecimentos relacionados à Cultura e à arte no cotidiano escolar e a articulação dessa temática com a ludicidade, com a alfabetização e com o letramento. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), o ensino fundamental deve valorizar situações lúdicas de aprendizagem, oportunizar a reflexão sobre novas formas de relação com o mundo e oferecer, dentre outras vivências significativas para o desenvolvimento infantil, experiências que promovam o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e demais sistemas de representação. (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017). O documento apresenta como habilidades a serem desenvolvidas no campo das Artes: a identificação e apreciação crítica de diversas formas e gêneros de expressão musical; o reconhecimento e a experimentação das relações processuais entre as linguagens artísticas; o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial, a brasileira; entre outras habilidades. A realização de um sarau, contribui com o desenvolvimento dessas habilidades, enriquecendo assim, a cultura dos indivíduos envolvidos nesse processo. O contato com livros, poesias, trava-línguas e a arte de modo geral é de vital importância durante a infância e estimula o desenvolvimento da imaginação. Condurú e Santos (2018, p. 11) PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia afirmam que “quando apresentada à criança desde cedo, a literatura colabora para a socialização entre indivíduos e para a formação de um leitor ativo, que tem possibilidade de ampliar a sua visão de mundo”. Observamos, assim, que a leitura contribui com o bem-estar e o desenvolvimento global das crianças e por isso, deve ser estimulada desde a mais tenra idade. (CONDURÚ, M. T.; SANTOS, A. C. da S. A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA. Revista Íbero-americana de Ciência da Informação. Brasília, v. 11, n. 2, p. 410-430, maio/agosto 2018). Considerando a relevância da temática em questão, torna-se necessário refletir sobre o trabalho com a arte e a literatura na escola e a articulação de tais práticas nas propostas de ensino, entre elas, a alfabetização e o letramento de modo interdisciplinar, ou seja, considerando temáticas e conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento e estabelecendo relações que podem ser articuladas entre elas. A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar um texto crítico sobre a atuação do professor-pedagogo na mobilização dos conhecimentos relacionados à Cultura e à arte no cotidiano escolar e a importância de relacionar tais práticas com a ludicidade e o processo de alfabetização e letramento dos alunos. Em seguida, deve produzir uma proposta de ensino que articule a apresentação artística ao processo de ensino e de aprendizagem. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Marília é formada em Pedagogia há 10 anos. Atualmente, é professora de uma escola municipal, na qual atua no 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Todos os anos, Marília, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia junto com as demais professoras, organiza um Sarau Infantil, no qual, as turmas se organizam para a realização de apresentações culturais. Esse Sarau objetiva o contato das crianças com o universo da arte, da contação de histórias, da poesia, entre outros aspectos culturais que fazem parte do repertório infantojuvenil, permitindo, assim, que elas vivenciem culturas, práticas sociais e artísticas diferentes e relacionem tais vivências aos seus saberes escolares. Contudo, neste ano, a coordenação pedagógica solicitou que todas as atividades realizadas no Sarau fossem contempladas nas atividades pedagógicas diárias dos alunos, uma vez que as apresentações artísticas têm apresentado textos e práticas relevantes para o contexto pedagógico. Desse modo, elas devem articular a apresentação artística ao processo de ensino e de aprendizagem de suas turmas. Situação-problema: A partir da orientação da coordenação pedagógica, Marília deve, primeiramente, selecionar o texto literário e a música que seus alunos irão apresentar e, em seguida, construir uma proposta de ensino que contemple os dois textos em uma abordagem interdisciplinar que envolva a ludicidade, a alfabetização e o letramento. Assim que definiu a data de entrega da proposta de ensino, a coordenação pedagógica chamou a atenção dos professores sobre o cuidado necessário na escolha do texto literário e da música a serem apresentados. Diante de tal apontamento, a professora Marília ficou com algumas dúvidas: Quais critérios devem ser considerados no momento da escolha do texto literário e da música a serem trabalhados? Como realizar uma escolha adequada para o 2º ano do ensino fundamental? O que é necessário considerar? O seu desafio agora é: Se colocar no lugar da professora Marília e: • Refletir sobre a importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar, bem como sobre os critérios necessários para a escolha de textos e músicas para serem apresentados no “Sarau Infantil” com o 2º ano do ensino fundamental; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia • Produzir uma proposta de ensino enfatizando o caráter interdisciplinar no desenvolvimento de competências relacionadas à ludicidade, à arte, à literatura e ao processo de alfabetização e letramento dos alunos. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Após análise da situação-problema, você deverá: a) Ler os textos disponibilizados em anexo: Texto 1 A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA. Disponível em: https://docplayer.com.br/86934068- A-contribuicao-da-literatura-infantil-no-desenvolvimento-da-crianca-um-estudo-de-caso-noprojeto-literatura-da-biblioteca-do-sesc-doca.html. Acesso em: 23 jan. 2020. Texto 2 Que músicas escolher para um CD? Seleção e organização de repertório para a aula de música na escola. Música na Educação Básica. Disponível em: https://docplayer.com.br/68862562-Quemusicas-escolher-para-um-cd.html. Acesso em: 23 jan. 2020. Texto 3 O lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental: a brincadeira deve continuar. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID654 4_01082018100933.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2020. b) Produzir um texto argumentativo voltado à importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar, os cuidados necessários na escolha de textos e músicas a serem trabalhadas nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como às diferentes possibilidades de articulação de tais práticas ao processo de ensino e de aprendizagem de modo interdisciplinar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia c) Elaborar uma proposta didática, conforme modelo apresentado. (Essa proposta deve ser desenvolvida ao longo de 5 dias, sendo uma hora aula por dia, totalizando 5 horas/aula). ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados pelo acadêmico: 1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, os acadêmicos poderão utilizar os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre. 2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste tópico você deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização. 3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar um texto entre 4 a 6 páginas sobre a importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar, os cuidados necessários na escolha de textos e músicas a serem trabalhadas no ensino fundamental, bem como às diferentes possibilidades de articulação de tais práticas ao processo de ensino-aprendizagem de modo interdisciplinar. Você também deve apresentar uma proposta didática para o 2º ano do Ensino Fundamental, descrevendo seus elementos, etapas, etc. Adote o modelo a seguir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia Proposta didática Escola Nome fictício. Turma 2º ano Carga horária 5 dias, sendo uma hora aula por dia, totalizando 5 horas/aula. Conteúdos Neste item, devem ser apresentados os conteúdos que serão trabalhados com os alunos. Objetivos Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos. Eles se configuram como as metas traçadas para o aprendizado, as quais serão atingidas a partir das atividades desenvolvidas em sala. Procedimentos metodológicos São os caminhos percorridos para que os objetivos sejam atingidos. É um conjunto de técnicas e métodos que direcionam o modo como os conteúdos serão socializados. Não se esqueçam de descrever cada espaço de aprendizagem utilizado. Recursos didáticos São os materiais e/ou equipamentos que serão utilizados como suporte para a realização das atividades. Desenvolvimento Criar um roteiro com o passo a passo de como serão realizadas as aulas. Avaliação Modo como o professor irá acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços e o que ainda necessita de aperfeiçoamento. Referências Material teórico que subsidiou a construção das aulas. Vale lembrar que você não deve ir à campo, ou seja, para a escola. Trata-se de uma proposta fictícia, a partir de uma situação apresentada. 4º) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações finais, em até 1 página. É necessário apresentar a conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Manifeste o seu ponto de vista e opiniões sobre o assunto trabalhado, fundamentados nas referências bibliográficas. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. 5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver o trabalho. Orientações importantes: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia 1. A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE. 2. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme normas da ABNT. 4. Os trabalhos devem ser enviados em arquivo de Word. A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para a nota a ser atribuída pelo Tutor a Distância à produção textual: • Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. • Respeito ao número de páginas solicitadas. • Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. • Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu/sua Tutor/a à Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Um ótimo trabalho! Equipe de professores
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia CURSO: Pedagogia PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia Curso: Pedagogia Semestre: 4º / 5º Disciplinas: • Educação e Artes • Letramentos e Alfabetização • Literatura Infantojuvenil • Ludicidade e Educação • Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento • Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil Competências: • Compreender a importância de práticas culturais no ambiente escolar; • Elaborar uma proposta de ensino integrando diferentes áreas do conhecimento, efetivando assim, uma proposta interdisciplinar. Habilidades: • Refletir sobre a importância de articular as práticas pedagógicas ao meio social, político, cultural e econômico dos alunos; • Possibilitar a vivência artística no ambiente escolar estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva; • Elaborar uma proposta de ensino articulando a apresentação artística ao processo de ensino-aprendizagem, de modo interdisciplinar. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino e de aprendizagem que tem por objetivos: • Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos indicados; • Refletir sobre a atuação do pedagogo na proposição de vivências e apresentações artísticas; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia • Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental e articular as diferentes áreas do conhecimento; • Entender que as atividades planejadas na produção textual podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a atuação do professor-pedagogo na mobilização dos conhecimentos relacionados à Cultura e à arte no cotidiano escolar e a articulação dessa temática com a ludicidade, com a alfabetização e com o letramento. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), o ensino fundamental deve valorizar situações lúdicas de aprendizagem, oportunizar a reflexão sobre novas formas de relação com o mundo e oferecer, dentre outras vivências significativas para o desenvolvimento infantil, experiências que promovam o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e demais sistemas de representação. (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017). O documento apresenta como habilidades a serem desenvolvidas no campo das Artes: a identificação e apreciação crítica de diversas formas e gêneros de expressão musical; o reconhecimento e a experimentação das relações processuais entre as linguagens artísticas; o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial, a brasileira; entre outras habilidades. A realização de um sarau, contribui com o desenvolvimento dessas habilidades, enriquecendo assim, a cultura dos indivíduos envolvidos nesse processo. O contato com livros, poesias, trava-línguas e a arte de modo geral é de vital importância durante a infância e estimula o desenvolvimento da imaginação. Condurú e Santos (2018, p. 11) PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia afirmam que “quando apresentada à criança desde cedo, a literatura colabora para a socialização entre indivíduos e para a formação de um leitor ativo, que tem possibilidade de ampliar a sua visão de mundo”. Observamos, assim, que a leitura contribui com o bem-estar e o desenvolvimento global das crianças e por isso, deve ser estimulada desde a mais tenra idade. (CONDURÚ, M. T.; SANTOS, A. C. da S. A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA. Revista Íbero-americana de Ciência da Informação. Brasília, v. 11, n. 2, p. 410-430, maio/agosto 2018). Considerando a relevância da temática em questão, torna-se necessário refletir sobre o trabalho com a arte e a literatura na escola e a articulação de tais práticas nas propostas de ensino, entre elas, a alfabetização e o letramento de modo interdisciplinar, ou seja, considerando temáticas e conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento e estabelecendo relações que podem ser articuladas entre elas. A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar um texto crítico sobre a atuação do professor-pedagogo na mobilização dos conhecimentos relacionados à Cultura e à arte no cotidiano escolar e a importância de relacionar tais práticas com a ludicidade e o processo de alfabetização e letramento dos alunos. Em seguida, deve produzir uma proposta de ensino que articule a apresentação artística ao processo de ensino e de aprendizagem. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Marília é formada em Pedagogia há 10 anos. Atualmente, é professora de uma escola municipal, na qual atua no 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Todos os anos, Marília, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia junto com as demais professoras, organiza um Sarau Infantil, no qual, as turmas se organizam para a realização de apresentações culturais. Esse Sarau objetiva o contato das crianças com o universo da arte, da contação de histórias, da poesia, entre outros aspectos culturais que fazem parte do repertório infantojuvenil, permitindo, assim, que elas vivenciem culturas, práticas sociais e artísticas diferentes e relacionem tais vivências aos seus saberes escolares. Contudo, neste ano, a coordenação pedagógica solicitou que todas as atividades realizadas no Sarau fossem contempladas nas atividades pedagógicas diárias dos alunos, uma vez que as apresentações artísticas têm apresentado textos e práticas relevantes para o contexto pedagógico. Desse modo, elas devem articular a apresentação artística ao processo de ensino e de aprendizagem de suas turmas. Situação-problema: A partir da orientação da coordenação pedagógica, Marília deve, primeiramente, selecionar o texto literário e a música que seus alunos irão apresentar e, em seguida, construir uma proposta de ensino que contemple os dois textos em uma abordagem interdisciplinar que envolva a ludicidade, a alfabetização e o letramento. Assim que definiu a data de entrega da proposta de ensino, a coordenação pedagógica chamou a atenção dos professores sobre o cuidado necessário na escolha do texto literário e da música a serem apresentados. Diante de tal apontamento, a professora Marília ficou com algumas dúvidas: Quais critérios devem ser considerados no momento da escolha do texto literário e da música a serem trabalhados? Como realizar uma escolha adequada para o 2º ano do ensino fundamental? O que é necessário considerar? O seu desafio agora é: Se colocar no lugar da professora Marília e: • Refletir sobre a importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar, bem como sobre os critérios necessários para a escolha de textos e músicas para serem apresentados no “Sarau Infantil” com o 2º ano do ensino fundamental; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia • Produzir uma proposta de ensino enfatizando o caráter interdisciplinar no desenvolvimento de competências relacionadas à ludicidade, à arte, à literatura e ao processo de alfabetização e letramento dos alunos. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Após análise da situação-problema, você deverá: a) Ler os textos disponibilizados em anexo: Texto 1 A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA. Disponível em: https://docplayer.com.br/86934068- A-contribuicao-da-literatura-infantil-no-desenvolvimento-da-crianca-um-estudo-de-caso-noprojeto-literatura-da-biblioteca-do-sesc-doca.html. Acesso em: 23 jan. 2020. Texto 2 Que músicas escolher para um CD? Seleção e organização de repertório para a aula de música na escola. Música na Educação Básica. Disponível em: https://docplayer.com.br/68862562-Quemusicas-escolher-para-um-cd.html. Acesso em: 23 jan. 2020. Texto 3 O lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental: a brincadeira deve continuar. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID654 4_01082018100933.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2020. b) Produzir um texto argumentativo voltado à importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar, os cuidados necessários na escolha de textos e músicas a serem trabalhadas nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como às diferentes possibilidades de articulação de tais práticas ao processo de ensino e de aprendizagem de modo interdisciplinar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia c) Elaborar uma proposta didática, conforme modelo apresentado. (Essa proposta deve ser desenvolvida ao longo de 5 dias, sendo uma hora aula por dia, totalizando 5 horas/aula). ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados pelo acadêmico: 1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, os acadêmicos poderão utilizar os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre. 2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste tópico você deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização. 3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar um texto entre 4 a 6 páginas sobre a importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar, os cuidados necessários na escolha de textos e músicas a serem trabalhadas no ensino fundamental, bem como às diferentes possibilidades de articulação de tais práticas ao processo de ensino-aprendizagem de modo interdisciplinar. Você também deve apresentar uma proposta didática para o 2º ano do Ensino Fundamental, descrevendo seus elementos, etapas, etc. Adote o modelo a seguir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia Proposta didática Escola Nome fictício. Turma 2º ano Carga horária 5 dias, sendo uma hora aula por dia, totalizando 5 horas/aula. Conteúdos Neste item, devem ser apresentados os conteúdos que serão trabalhados com os alunos. Objetivos Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos. Eles se configuram como as metas traçadas para o aprendizado, as quais serão atingidas a partir das atividades desenvolvidas em sala. Procedimentos metodológicos São os caminhos percorridos para que os objetivos sejam atingidos. É um conjunto de técnicas e métodos que direcionam o modo como os conteúdos serão socializados. Não se esqueçam de descrever cada espaço de aprendizagem utilizado. Recursos didáticos São os materiais e/ou equipamentos que serão utilizados como suporte para a realização das atividades. Desenvolvimento Criar um roteiro com o passo a passo de como serão realizadas as aulas. Avaliação Modo como o professor irá acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços e o que ainda necessita de aperfeiçoamento. Referências Material teórico que subsidiou a construção das aulas. Vale lembrar que você não deve ir à campo, ou seja, para a escola. Trata-se de uma proposta fictícia, a partir de uma situação apresentada. 4º) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações finais, em até 1 página. É necessário apresentar a conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Manifeste o seu ponto de vista e opiniões sobre o assunto trabalhado, fundamentados nas referências bibliográficas. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. 5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver o trabalho. Orientações importantes: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia 1. A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE. 2. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme normas da ABNT. 4. Os trabalhos devem ser enviados em arquivo de Word. A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para a nota a ser atribuída pelo Tutor a Distância à produção textual: • Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. • Respeito ao número de páginas solicitadas. • Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. • Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu/sua Tutor/a à Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Um ótimo trabalho! Equipe de professores
Comentários
Postar um comentário