Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 Pedagogia Semestre: 4º / 5º Cultura e à arte no cotidiano escolar



PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia CURSO: Pedagogia PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia Curso: Pedagogia Semestre: 4º / 5º Disciplinas: • Educação e Artes • Letramentos e Alfabetização • Literatura Infantojuvenil • Ludicidade e Educação • Práticas Pedagógicas em Pedagogia: Práticas de Alfabetização e Letramento • Estágio Curricular em Pedagogia I: Educação Infantil Competências: • Compreender a importância de práticas culturais no ambiente escolar; • Elaborar uma proposta de ensino integrando diferentes áreas do conhecimento, efetivando assim, uma proposta interdisciplinar. Habilidades: • Refletir sobre a importância de articular as práticas pedagógicas ao meio social, político, cultural e econômico dos alunos; • Possibilitar a vivência artística no ambiente escolar estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva; • Elaborar uma proposta de ensino articulando a apresentação artística ao processo de ensino-aprendizagem, de modo interdisciplinar. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino e de aprendizagem que tem por objetivos: • Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos indicados; • Refletir sobre a atuação do pedagogo na proposição de vivências e apresentações artísticas; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia • Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental e articular as diferentes áreas do conhecimento; • Entender que as atividades planejadas na produção textual podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática a atuação do professor-pedagogo na mobilização dos conhecimentos relacionados à Cultura e à arte no cotidiano escolar e a articulação dessa temática com a ludicidade, com a alfabetização e com o letramento. Escolhemos essa temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), o ensino fundamental deve valorizar situações lúdicas de aprendizagem, oportunizar a reflexão sobre novas formas de relação com o mundo e oferecer, dentre outras vivências significativas para o desenvolvimento infantil, experiências que promovam o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e demais sistemas de representação. (BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017). O documento apresenta como habilidades a serem desenvolvidas no campo das Artes: a identificação e apreciação crítica de diversas formas e gêneros de expressão musical; o reconhecimento e a experimentação das relações processuais entre as linguagens artísticas; o conhecimento e a valorização do patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas diversas, em especial, a brasileira; entre outras habilidades. A realização de um sarau, contribui com o desenvolvimento dessas habilidades, enriquecendo assim, a cultura dos indivíduos envolvidos nesse processo. O contato com livros, poesias, trava-línguas e a arte de modo geral é de vital importância durante a infância e estimula o desenvolvimento da imaginação. Condurú e Santos (2018, p. 11) PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia afirmam que “quando apresentada à criança desde cedo, a literatura colabora para a socialização entre indivíduos e para a formação de um leitor ativo, que tem possibilidade de ampliar a sua visão de mundo”. Observamos, assim, que a leitura contribui com o bem-estar e o desenvolvimento global das crianças e por isso, deve ser estimulada desde a mais tenra idade. (CONDURÚ, M. T.; SANTOS, A. C. da S. A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA. Revista Íbero-americana de Ciência da Informação. Brasília, v. 11, n. 2, p. 410-430, maio/agosto 2018). Considerando a relevância da temática em questão, torna-se necessário refletir sobre o trabalho com a arte e a literatura na escola e a articulação de tais práticas nas propostas de ensino, entre elas, a alfabetização e o letramento de modo interdisciplinar, ou seja, considerando temáticas e conteúdos específicos das diferentes áreas do conhecimento e estabelecendo relações que podem ser articuladas entre elas. A partir do que foi exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar um texto crítico sobre a atuação do professor-pedagogo na mobilização dos conhecimentos relacionados à Cultura e à arte no cotidiano escolar e a importância de relacionar tais práticas com a ludicidade e o processo de alfabetização e letramento dos alunos. Em seguida, deve produzir uma proposta de ensino que articule a apresentação artística ao processo de ensino e de aprendizagem. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Marília é formada em Pedagogia há 10 anos. Atualmente, é professora de uma escola municipal, na qual atua no 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Todos os anos, Marília, PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia junto com as demais professoras, organiza um Sarau Infantil, no qual, as turmas se organizam para a realização de apresentações culturais. Esse Sarau objetiva o contato das crianças com o universo da arte, da contação de histórias, da poesia, entre outros aspectos culturais que fazem parte do repertório infantojuvenil, permitindo, assim, que elas vivenciem culturas, práticas sociais e artísticas diferentes e relacionem tais vivências aos seus saberes escolares. Contudo, neste ano, a coordenação pedagógica solicitou que todas as atividades realizadas no Sarau fossem contempladas nas atividades pedagógicas diárias dos alunos, uma vez que as apresentações artísticas têm apresentado textos e práticas relevantes para o contexto pedagógico. Desse modo, elas devem articular a apresentação artística ao processo de ensino e de aprendizagem de suas turmas. Situação-problema: A partir da orientação da coordenação pedagógica, Marília deve, primeiramente, selecionar o texto literário e a música que seus alunos irão apresentar e, em seguida, construir uma proposta de ensino que contemple os dois textos em uma abordagem interdisciplinar que envolva a ludicidade, a alfabetização e o letramento. Assim que definiu a data de entrega da proposta de ensino, a coordenação pedagógica chamou a atenção dos professores sobre o cuidado necessário na escolha do texto literário e da música a serem apresentados. Diante de tal apontamento, a professora Marília ficou com algumas dúvidas: Quais critérios devem ser considerados no momento da escolha do texto literário e da música a serem trabalhados? Como realizar uma escolha adequada para o 2º ano do ensino fundamental? O que é necessário considerar? O seu desafio agora é: Se colocar no lugar da professora Marília e: • Refletir sobre a importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar, bem como sobre os critérios necessários para a escolha de textos e músicas para serem apresentados no “Sarau Infantil” com o 2º ano do ensino fundamental; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia • Produzir uma proposta de ensino enfatizando o caráter interdisciplinar no desenvolvimento de competências relacionadas à ludicidade, à arte, à literatura e ao processo de alfabetização e letramento dos alunos. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Após análise da situação-problema, você deverá: a) Ler os textos disponibilizados em anexo: Texto 1 A contribuição da literatura infantil no desenvolvimento da criança: um estudo de caso no Projeto Literatura da Biblioteca do SESC DOCA. Disponível em: https://docplayer.com.br/86934068- A-contribuicao-da-literatura-infantil-no-desenvolvimento-da-crianca-um-estudo-de-caso-noprojeto-literatura-da-biblioteca-do-sesc-doca.html. Acesso em: 23 jan. 2020. Texto 2 Que músicas escolher para um CD? Seleção e organização de repertório para a aula de música na escola. Música na Educação Básica. Disponível em: https://docplayer.com.br/68862562-Quemusicas-escolher-para-um-cd.html. Acesso em: 23 jan. 2020. Texto 3 O lúdico nas séries iniciais do ensino fundamental: a brincadeira deve continuar. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID654 4_01082018100933.pdf>. Acesso em: 27 jan. 2020. b) Produzir um texto argumentativo voltado à importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar, os cuidados necessários na escolha de textos e músicas a serem trabalhadas nos anos iniciais do ensino fundamental, bem como às diferentes possibilidades de articulação de tais práticas ao processo de ensino e de aprendizagem de modo interdisciplinar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia c) Elaborar uma proposta didática, conforme modelo apresentado. (Essa proposta deve ser desenvolvida ao longo de 5 dias, sendo uma hora aula por dia, totalizando 5 horas/aula). ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados pelo acadêmico: 1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, os acadêmicos poderão utilizar os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre. 2º) Elaborar a Introdução da produção textual. Neste tópico você deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização. 3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar um texto entre 4 a 6 páginas sobre a importância da arte e da literatura infantil no ambiente escolar, os cuidados necessários na escolha de textos e músicas a serem trabalhadas no ensino fundamental, bem como às diferentes possibilidades de articulação de tais práticas ao processo de ensino-aprendizagem de modo interdisciplinar. Você também deve apresentar uma proposta didática para o 2º ano do Ensino Fundamental, descrevendo seus elementos, etapas, etc. Adote o modelo a seguir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia Proposta didática Escola Nome fictício. Turma 2º ano Carga horária 5 dias, sendo uma hora aula por dia, totalizando 5 horas/aula. Conteúdos Neste item, devem ser apresentados os conteúdos que serão trabalhados com os alunos. Objetivos Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos. Eles se configuram como as metas traçadas para o aprendizado, as quais serão atingidas a partir das atividades desenvolvidas em sala. Procedimentos metodológicos São os caminhos percorridos para que os objetivos sejam atingidos. É um conjunto de técnicas e métodos que direcionam o modo como os conteúdos serão socializados. Não se esqueçam de descrever cada espaço de aprendizagem utilizado. Recursos didáticos São os materiais e/ou equipamentos que serão utilizados como suporte para a realização das atividades. Desenvolvimento Criar um roteiro com o passo a passo de como serão realizadas as aulas. Avaliação Modo como o professor irá acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços e o que ainda necessita de aperfeiçoamento. Referências Material teórico que subsidiou a construção das aulas. Vale lembrar que você não deve ir à campo, ou seja, para a escola. Trata-se de uma proposta fictícia, a partir de uma situação apresentada. 4º) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações finais, em até 1 página. É necessário apresentar a conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto. Manifeste o seu ponto de vista e opiniões sobre o assunto trabalhado, fundamentados nas referências bibliográficas. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. 5º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver o trabalho. Orientações importantes: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia 1. A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE. 2. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme normas da ABNT. 4. Os trabalhos devem ser enviados em arquivo de Word. A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para a nota a ser atribuída pelo Tutor a Distância à produção textual: • Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. • Respeito ao número de páginas solicitadas. • Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. • Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu/sua Tutor/a à Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur