TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 Núcleo Comum dos Cursos ST da área de Gestão Semestre: 1º reg. / 4º Flex “Startup sustentável: um caso de empreendedorismo verde”
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: Núcleo Comum dos Cursos ST da área de Gestão
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Núcleo Comum dos Cursos ST da área de Gestão Semestre: 1º reg. / 4º Flex
Disciplinas:
Empreendedorismo
Gestão de Projetos
Modelos de Gestão
Homem, Cultura e Sociedade
Legislação Social e Trabalhista
Professores
Ewerton Cangussu
Natália Woitas
Emilia Okayama
Maria Eliza Pacheco
Janaina Vargas Testa
Competências:
Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas atinentes
às disciplinas de: empreendedorismo, gestão de projetos, modelos de
gestão, homem, cultura e sociedade e legislação social e trabalhista.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes
competências e habilidades:
Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o
acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.
Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas
organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva.
Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e
flexibilidade, que atuem de forma interdis ciplinar.
Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com
ética e responsabilidade.
Permitir que o indivíduo consiga ampliar sua visão de forma competitiva,
promovendo melhorias nas organizações.
Objetivos da Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e
eficaz.
Promover o estudo dirigido a distância.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo
Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação
intelectual.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Startup
sustentável: um caso de empreendedorismo verde”. Escolhemos esta temática para possibilitar a
aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido;
A produção textual deve ter pelo menos 15 slides. No entanto, as referências
não compõem o número de laudas especificadas;
A produção interdisciplinar é um trabalho original e, portanto, não poderá
haver trabalhos idênticos ao de outro aluno ou com reprodução de materiais extraídos
da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo o aluno reprovado na
atividade. Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em
lei, e deve ser evitada no âmbito acadêmico;
Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em PDF;
É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca
Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental
para o bom desenvolvimento do trabalho);
A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro dos slides
seguindo uma estrutura lógica;
Para o desenvolvimento do trabalho, recomenda-se consultar e se
fundamentar nas tele aulas, web aulas, sugestões de leitura e no livro-texto disponível na
Biblioteca Digital, bem como, contar com a orientação dos tutores a distância por meio
do sistema de mensagens.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
2. Leitura e interpretação da SGA
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas
a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a
Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é
fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em
sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá então ser considerado o caso hipotético
“Startup sustentável: um caso de empreendedorismo verde” apresentado na sequência.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Situação-problema:
Startup sustentável: um caso de empreendedorismo verde
Os dias de hoje são extremamente desafiadores para as pessoas, para as organizações, para
a sociedade, para as nações e para o próprio planeta. Vivemos num mundo globalizado, múltiplo,
complexo, desigual, disruptivo, desafiador. Novas tecnologias da informação e da comunicação
tomaram de assalto nossas vidas e nosso tempo. Desde que o ser humano passou a usar o seu
telencéfalo altamente desenvolvido para criar ferramentas que viabilizassem sua subsistência e seu
conforto, surgiram as invenções, a produção, o comércio, a exploração intensiva dos recursos do
planeta. Podemos observar a hegemonia do modo de produção capitalista e as suas interferências
com o abuso da exploração dos recursos naturais e com a poluição ambiental.
Neste contexto, começou-se a perceber que, para viabilizar a própria manutenção do modo
de vida atual, deveria haver uma preocupação maior com o grau de exploração dos recursos naturais.
Surgiram conceitos como responsabilidade social, socioambiental, socioambiental ampliada e
sustentabilidade. Estes temas são tratados com certo desdém por uma parte das nações, mas, por
outro lado, surgiram inúmeras organizações ambientais dispostas a alertar e a lutar por um modo de
produção que fosse menos predatório e mais responsável. Nada obstante, seus esforços se
mostraram insuficientes para gerar transformação em grande escala na sociedade. Para Michael
Porter (https://www.youtube.com/watch?v=0iIh5YYDR2o) isto acontece, justamente, pela
dificuldade de alocar recursos em volume suficiente para este tipo de causa. Onde encontrar estes
recursos? Os maiores volumes de recursos estão, justamente, na produção e no comércio. Isto
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
parece explicar o surgimento de um novo tipo de empreendimento que vem ganhando força nos
mercados mundiais: o empreendedorismo verde, que parece estar dando uma solução para este
dilema.
Considere um empreendedor que, orientado por sua genuína preocupação com o bem-estar
das pessoas e do planeta, decidiu constituir uma startup que operasse de uma forma mais alinhada
com seus valores, especializada em produzir bens a partir de lixo, como o plástico e outros resíduos
descartados. Este empreendedor sabe que a coleta dos resíduos é algo trabalhoso devido à grande
capilaridade que existe no consumo de plástico, que é muitíssimo disseminado.
Na construção de seu texto você deve elaborar um documento que o auxilie a obter o
conhecimento necessário para que suas atividades empresariais sejam bem-sucedidas. Seu texto
deve contemplar, numa dissertação, elementos que tratem de aspectos relacionados ao conteúdo
das disciplinas de: Empreendedorismo, Gestão de Projetos, Modelos de Gestão, Homem, Cultura e
Sociedade e Legislação Social e Trabalhista;
Passo 1: Empreendedorismo:
Faça uma pesquisa e responda:
a) Quais são as características do empreendedor social?
b) Quais são as características da economia ou empreendedorismo verde?
c) O que é uma startup?
Estímulo ao intraempreendedorismo entre os funcionários da empresa:
d) Considerando a SGA, o que é o intraempreendedorismo e quais os fatores devem estar
presentes para que ele seja estimulado dentro da organização?
Passo 2: Gestão de Projetos:
A comunicação é um fator chave em qualquer tipo de projeto, seja na esfera local, nacional
ou internacional. A comunicação é essencial em todos os meios para que haja alinhamento, troca de
experiências e definições importantes para que um projeto seja colocado em prática.
Infelizmente, a comunicação é apontada como a maior deficiência em gestores de projetos,
os quais, devem conhecer sua importância e trabalhar para desenvolvê-la no meio de trabalho.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Você, como fundador de sua startup e gestor deste projeto, deverá administrar e melhorar a
comunicação! Frente a isto, responda as questões com base na SGA e em seus conhecimentos
adquiridos na disciplina:
a) Quais os processos essenciais da gestão da comunicação na aplicação de um projeto, como o
de sua startup? Descreva-os.
b) Qual é o seu papel, como gerente de projetos, no gerenciamento da comunicação?
Passo 3: Modelos de Gestão:
Pensando em uma empresa de startup e a sua estrutura organizacional, pesquise e responda:
a) O que é uma empresa de estrutura orgânica e quais são as suas principais características?
b) Quais são os principais benefícios de se implantar essa estrutura em uma empresa de
tecnologia com vocação para inovação e resultados de sustentabilidade socioambiental?
Passo 4: Homem, Cultura e Sociedade:
Ao longo da história, diferentes sociedades mantiveram formas de relacionamento com a
natureza diferenciadas, conforme as condições do processo de transformação, para o atendimento
da sobrevivência humana. O modo de produção capitalista representa uma forma de produção
expansiva e linear, para garantir a ampliação do capital e a sua acumulação. Essa dinâmica, coloca -
se incompatível com a dinâmica da natureza, o tempo de recuperação dos ecossistemas não é
compatível com os tempos da produção econômica capitalista, tempo esse que está cada vez mais
curto, colocando em risco um conjunto de espécies e a própria dinâmica de funcionamento dos
ecossistemas.
Observa-se que em nenhum outro momento histórico da humanidade essa incompatibilidade
do capitalismo com o ecossistema foi tão dramática. A forma como utilizamos os espaços para a
produção social, tem ensejado uma serie de riscos sinérgicos, uma associação de dinâmicas da
natureza e dinâmicas tecnológicas, injustiças e desigualdades sociais que fazem parte dos desastres
ambientais.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Essas reflexões podem ser aprofundadas na leitura do livro didático da disciplina de “Homem,
cultura e sociedade, (unidade 3 e 4), CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota
Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira. Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016, p. 175-176.
Também para aprofundamento da questão, assista o vídeo: Capitalismo e Colapso Ambiental
- Luiz Marques. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_tuBDRmrqTs. Acesso 30 de jan.
de 2020
Desta maneira, questiona-se:
a) Sabendo que a degradação ambiental do planeta tem sua origem na atividade
humana, basicamente, na atividade econômica do capitalismo global, quais as
possibilidades de mudarmos esse quadro contraditório, buscando a preservação da
vida?
Passo 5: Legislação Social e Trabalhista:
No que diz respeito ao mundo do trabalho, as inovações tecnológicas e as novas demandas
produtivas também alçaram mudanças em relação às normas trabalhistas, de forma que a legislação
pudesse estar mais adaptada às exigências de mercado.
Considerando, por exemplo, o surgimento de demandas produtivas mais sazonais nas
empresas e menos fixas, a Lei nº. 13.467/2017, mais conhecida como “Reforma Trabalhista”, inseriu
no artigo 443 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) uma nova modalidade de contratação: o
trabalho intermitente.
Diante dessa inovação legislativa, pesquise e responda, de maneira fundamentada, aos
seguintes itens:
(I) Qual o objetivo do trabalho intermitente e quando ele pode ser utilizado?
(II) Quais são os direitos do empregado que desenvolve suas atividades por meio do trabalho
intermitente?
(III) Em sua opinião, o trabalho intermitente é um instrumento de modernização do trabalho ou pode
ser uma ferramenta de precarização do trabalho?
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
3 - Critérios avaliativos
Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a pontuação a ser
dados pelo tutor a distância.
Critério Significado
Coerência, clareza e
coesão
A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão,
apresentando os argumentos de modo claro e coeso.
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares no
texto argumentativo
No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias
apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam
conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre.
Riqueza de
argumentação
O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica
e contempla os pontos estabelecidos no roteiro.
Organização dos
conteúdos
O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que
incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente.
Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura
solicitada.
Observação: O seu tutor a distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual
por meio do sistema de mensagens.
4. Referências
BRASIL. DECRETO-LEI Nº. 5.452 de 1º de maio de 1943. Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Presidência da República, Brasília, DF, 1 de maio de 1943. Disponível
em:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del5452.htm. Acesso em 30 jan 2020.
CIZOTO, Sonelise Auxiliadora; DIÉGUES, Carla Regina Mota Afonso; PINTO, Rosângela de Oliveira.
Homem, cultura e sociedade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.
ENDEAVOUR. O que é empreendorismo: da inspiração à prática. Disponível
em: https://endeavor.org.br/tudo-sobre/empreendedorismo/
JULIANO, Marcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,
2016. 252 p.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Lourenço, A. G. & Schröder, D. S. (2003). Vale investir em responsabilidade social empresarial?
Stakeholders, ganhos e perdas. Responsabilidade social das empresas: a contribuição das
universidades, vol. 2. São Paulo/Petrópolis: Instituto Ethos, pp. 77-119.
MARTINEZ, L. Curso de direito do trabalho. 9. ed. São Paulo: Saraiva, 2018. Disponível em:
. Acesso em: 20 dez.
2018.
PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,
2016.
JULIANO, Márcio de Cassio. Empreendedorismo. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.
A., 2016.
PORTES, Michael. Por que os negócios podem ser úteis em resolver problemas sociais. Disponível
em: https://www.youtube.com/watch?v=0iIh5YYDR2o Acesso em 29.01.2020.
ROBBINS, Stephen P.; DECENZO, David A.. Fundamentos de Administração- Conceitos essenciais e
aplicações. São Paulo: Prentice Hall, 2004. (CAP. 03)
RODRIGUES, Edna de Almeida. Modelos de Gestão. Londrina: Editora e Distribuidora Educadional
S.A., 2006.
SEBRAE. O que é ser empreendedor. Disponível
em: https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/bis/o-que-e-serempreendedor,ad17080a3e107410VgnVCM1000003b74010aRCRD
TESTA, J. C. da S. V. Legislação social e trabalhista. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A.,
2018. Disponível em: . Acesso em: 20 dez. 2018.
Bom trabalho a todos!
Equipe de professores. L
Comentários
Postar um comentário