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CURSO Ciências Contábeis Disciplina Estágio Supervisionado Semestres 7/8 PRODUÇÃO TEXTUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO

1 CURSO Ciências Contábeis Disciplina Estágio Supervisionado Semestres 7/8 Professor André Juliano Machado PRODUÇÃO TEXTUAL DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO Prezados alunos, Seja bem-vindo a este semestre! O presente trabalho tem como objetivo principal a aproximação e a apropriação de conhecimentos das rotinas atribuídas ao contador, por meio do estudo das estruturas das demonstrações contábeis instituída pelo CPC 00 e NBC TG – Estrutura Conceitual e pela simulação das etapas e procedimentos aplicados aos processos contábeis PROPOSTA DE TRABALHO O que você deverá fazer? Inicialmente deverá ser desenvolvido um estudo sobre um dos principais Pronunciamentos Contábeis que regram a elaboração das demonstrações contábeis, o Pronunciamento Conceitual Básico – CPC 00 e NBC TG – Estrutura Conceitual. Deve ser efetuado a contabilização dos eventos contábeis em uma empresa fictícia, pelo período de 3 meses, aplicando na prática o aprendizado do curso de Ciências Contábeis. Para tanto você deverá utilizar um sistema informatizado, podendo ser um sistema de Gestão Contábil (software contábil) ou planilhas eletrônicas (Excel, BrOffice), devendo apenas observar as formalidades intrínsecas e legais atribuídas a cada relatório e/ou demonstrativo. Conte sempre com seu tutor a distância e com o professor para lhe auxiliar e tirar suas dúvidas. E aí, vamos lá?! CONTEXTUALIZAÇÃO Caro aluno, neste material você encontrará todas as informações necessárias para o desenvolvimento do portfólio do Estágio Supervisionado, releia-o sempre que necessário. 2 Neste trabalho você deverá desenvolver as operações de uma empresa, desde seu processo de abertura, que ocorrerá no dia 01/01/20XX até o fechamento de seu primeiro trimestre em 31/03/20XX, as operações estarão contidas nos tópicos abaixo. Cabe ressaltar que a atividade econômica desenvolvida pela empresa neste trabalho será de COMÉRCIO DE ROUPAS E CONFECÇÕES e o regime tributário a ser considerado deverá ser pelo Lucro Real Trimestral. Dessa forma a apuração das contribuições PIS e COFINS (para fins didáticos) será pelo Regime Não Cumulativo com a apropriação de crédito das referidas contribuições sobre as compras de mercadorias, despesas de depreciação, fretes sobre vendas e energia elétrica. Você deverá desenvolver todas as etapas apresentadas no presente trabalho, desde o estudo sobre o CPC 00 e NBC TG Estrutura Conceitual, passando pela a constituição da empresa, através da elaboração do contrato social, apresentação da forma de integralização do capital social e a atividade a ser desenvolvida, até as etapas de contabilização dos fatos contábeis provenientes dos dados apresentados. Será demonstrado a forma de aquisição dos itens de imobilizado e as suas respectivas depreciações subsequentes, depois serão contempladas as etapas de compra e venda de mercadorias, pagamento de duplicatas nas compras a prazo, recebimento de clientes das contas a receber, provisão de tributos federais e estaduais de forma não cumulativa e ao final, a apuração do resultado do trimestre com a apresentação do lucro e a provisão do imposto de renda e da contribuição social. I PARTE Nesta primeira parte de seu trabalho, você deverá desenvolver um estudo sobre os principais aspectos relacionados à Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro (CPC 00) que poderá ser consultado através dos links: http://www.cpc.org.br/CPC/DocumentosEmitidos/Pronunciamentos/Pronunciamento?Id=80>, (Acessado em 12 jul. 2018) e http://www1.cfc.org.br/sisweb/sre/detalhes_sre.aspx?Codigo=2011/001374 (Acessado em 12 jul. 2018), sua pesquisa deverá ter no mínimo 5 laudas, onde não poderá faltar: I. Apresentação sobre o CPC 00; II. Uma abordagem sobre o Capítulo 4 deste pronunciamento. 3 II PARTE – Contabilização Nesta fase, você deverá realizar as operações contábeis da empresa conforme as etapas propostas abaixo. Primeira etapa – Constituição Nesta parte do trabalho deve haver a formalização através da elaboração do contrato social da empresa, considerando como natureza jurídica Sociedade Empresária Limitada. O ramo de atividade será de Comércio Varejista de Artigos de Vestuário e Acessórios e a forma de integralização do capital social será totalmente em dinheiro no valor de R$ 400.000,00 e entregue pelos sócios já no início das atividades da empresa (02/01/20XX). O quadro societário da empresa será composto por dois sócios, ambos serão administradores e executarão atividades na empresa com remuneração mensal a título de pró-labore. Segunda etapa – Imobilizado Nesta segunda etapa você deverá demonstrar a forma de aquisição do imobilizado da empresa, que deverá ser realizada logo após a integralização do capital social, ou seja, no dia 02/01/20XX, registrando os lançamentos contábeis referentes as compras destes ativos. Os pagamentos pelas aquisições dos ativos deverão ser realizados dentro do mês de aquisição, considerando que não haverá crédito do ICMS, PIS e COFINS sobre estas operações. Deverá efetuar a apuração das despesas mensais de depreciação dos itens abaixo, considerando os meses completos para o cálculo da depreciação (30 dias). Não se esqueça de fazer o registro contábil das depreciações conforme a tabela apresentada abaixo: Veículos 20% a.a. Computadores e Periféricos 20% a.a. Móveis e Utensílios/Máquinas/Equipamentos 10% a.a. Edificações 4% a.a. 4  A empresa adquiriu os seguintes itens para móveis e utensílios: Móveis e Utensílios QTDE VALOR UNITÁRIO R$ MESA 2 GAVETAS 5 450,00 ARMÁRIO 5 PORTAS 2 550,00 AR CONDICIONADO 2 1.800,00 BEBEDOURO 2 550,00 APARELHOS DE TELEFONE 4 150,00 ARQUIVO – A 1 500,00 ARQUIVO – B 1 450,00 CADEIRA GIRATÓRIA 4 350,00 CENTRAL TELEFÔNICA 1 1.000,00 GÔNDOLAS DE ARMAZENAMENTO 8 150,00 BALCÃO 5 PORTAS E 3 GAVETAS 1 880,00 ESTOFADOS RECEPÇÃO 2 530,00 MESA DECORATIVA RECEPEÇÃO 1 650,00 EXPOSITOR – A 8 230,00 EXPOSITOR – B 3 410,00  Pela aquisição de computadores para o seu escritório: Computadores e Periféricos QTDE VALOR UNITÁRIO R$ IMPRESSORA LEXMARK 2 800,00 MICROCOMPUTADOR DESKTOP 5 2.000,00 IMPRESSORA CUPOM FISCAL/NFC-e 1 1.500,00 IMPRESSORA HP LASERJET MULTIFUNCIONAL 1 1.650,00  Pela aquisição de um veículo: Veículos QTDE VALOR UNITÁRIO R$ VEÍCULO 1 50.000,00  Pela aquisição de um terreno: Terrenos QTDE VALOR UNITÁRIO R$ TERRENOS 1 60.000,00  Pela aquisição de edificações: Edificações QTDE VALOR UNITÁRIO R$ EDIFICAÇÕES 1 150.000,00 5 Terceira Etapa – Compras e Vendas de Mercadorias Nesta etapa você deverá demonstrar as compras e vendas realizadas pela empresa durante o trimestre. Todas as compras de mercadorias devem ser lançadas com suas respectivas apropriações dos tributos a recuperar do PIS 1,65%, COFINS 7,6% e ICMS 18%. No registro contábil das operações de compras deverá ser realizado um mínimo de 5 compras por mês as quais deverão ser pagas nas seguintes condições: 30% à vista, 35% para 30 dias e 35% para 60 dias. Os valores das compras para o trimestre estão apresentados na tabela abaixo: COMPRA DE MERCADORIAS JANEIRO PROJEÇÃO DE COMPRAS VLR UNIT QTDE TOTAL COMPRA 1 - REF-0001 - TERNO MASCULINO 625,00 116 72.500,00 COMPRA 2 - REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 140,00 128 17.920,00 COMPRA 3 - REF-0003 – GRAVATA 30,00 144 4.320,00 COMPRA 4 - REF-0004 - BLUSA MASCULINA 225,00 48 10.800,00 COMPRA 5 - REF-0005 - SAPATO SOCIAL 145,00 96 13.920,00 TOTAL 532 119.460,00 COMPRA DE MERCADORIAS FEVEREIRO PROJEÇÃO DE COMPRAS VLR UNIT QTDE TOTAL COMPRA 1 - REF-0001 - TERNO MASCULINO 625,00 100 62.500,00 COMPRA 2 - REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 140,00 106 14.840,00 COMPRA 3 - REF-0003 – GRAVATA 30,00 119 3.570,00 COMPRA 4 - REF-0004 - BLUSA MASCULINA 225,00 40 9.000,00 COMPRA 5 - REF-0005 - SAPATO SOCIAL 145,00 79 11.455,00 TOTAL 444 101.365,00 COMPRA DE MERCADORIAS MARÇO PROJEÇÃO DE COMPRAS VLR UNIT QTDE TOTAL COMPRA 1 - REF-0001 - TERNO MASCULINO 625,00 104 65.000,00 COMPRA 2 - REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 140,00 112 15.680,00 COMPRA 3 - REF-0003 – GRAVATA 30,00 125 3.750,00 COMPRA 4 - REF-0004 - BLUSA MASCULINA 225,00 51 11.475,00 COMPRA 5 - REF-0005 - SAPATO SOCIAL 145,00 88 12.760,00 TOTAL 480 108.665,00 6 No registro contábil das operações de vendas deverá ser realizado um mínimo de 15 vendas por mês as quais deverão ser recebidas nas seguintes condições: 50% à vista, 25% para 30 dias e 25% para 60 dias. Os valores das vendas realizadas no trimestre estão apresentados nas tabelas abaixo: VENDAS DE MERCADORIAS VLR UNIT JANEIRO QTDE TOTAL COMPRA 1 REF-0001 - TERNO MASCULINO 1.250,00 20 25.000,00 COMPRA 2 REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 280,00 20 5.600,00 COMPRA 3 REF-0003 - GRAVATA 60,00 10 600,00 COMPRA 4 REF-0004 - BLUSA MASCULINA 450,00 10 4.500,00 COMPRA 5 REF-0005 - SAPATO SOCIAL 290,00 10 2.900,00 COMPRA 6 REF-0001 - TERNO MASCULINO 1.250,00 25 31.250,00 COMPRA 7 REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 280,00 30 8.400,00 COMPRA 8 REF-0003 - GRAVATA 60,00 40 2.400,00 COMPRA 9 REF-0004 - BLUSA MASCULINA 450,00 10 4.500,00 COMPRA 10 REF-0005 - SAPATO SOCIAL 290,00 25 7.250,00 COMPRA 11 REF-0001 - TERNO MASCULINO 1.250,00 25 31.250,00 COMPRA 12 REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 280,00 30 8.400,00 COMPRA 13 REF-0003 - GRAVATA 60,00 40 2.400,00 COMPRA 14 REF-0004 - BLUSA MASCULINA 450,00 10 4.500,00 COMPRA 15 REF-0005 - SAPATO SOCIAL 290,00 25 7.250,00 TOTAL 330 146.200,00 VENDAS DE MERCADORIAS VLR UNIT FEVEREIRO QTDE TOTAL COMPRA 1 REF-0001 - TERNO MASCULINO 1.250,00 21 26.250,00 COMPRA 2 REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 280,00 20 5.600,00 COMPRA 3 REF-0003 - GRAVATA 60,00 10 600,00 COMPRA 4 REF-0004 - BLUSA MASCULINA 450,00 10 4.500,00 COMPRA 5 REF-0005 - SAPATO SOCIAL 290,00 10 2.900,00 COMPRA 6 REF-0001 - TERNO MASCULINO 1.250,00 35 43.750,00 COMPRA 7 REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 280,00 38 10.640,00 COMPRA 8 REF-0003 - GRAVATA 60,00 49 2.940,00 COMPRA 9 REF-0004 - BLUSA MASCULINA 450,00 13 5.850,00 COMPRA 10 REF-0005 - SAPATO SOCIAL 290,00 31 8.990,00 COMPRA 11 REF-0001 - TERNO MASCULINO 1.250,00 35 43.750,00 COMPRA 12 REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 280,00 38 10.640,00 COMPRA 13 REF-0003 - GRAVATA 60,00 49 2.940,00 COMPRA 14 REF-0004 - BLUSA MASCULINA 450,00 13 5.850,00 COMPRA 15 REF-0005 - SAPATO SOCIAL 290,00 31 8.990,00 TOTAL 403 184.190,00 7 VENDAS DE MERCADORIAS VLR UNIT MARÇO QTDE TOTAL COMPRA 1 REF-0001 - TERNO MASCULINO 1.250,00 21 26.250,00 COMPRA 2 REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 280,00 21 5.880,00 COMPRA 3 REF-0003 - GRAVATA 60,00 10 600,00 COMPRA 4 REF-0004 - BLUSA MASCULINA 450,00 11 4.950,00 COMPRA 5 REF-0005 - SAPATO SOCIAL 290,00 10 2.900,00 COMPRA 6 REF-0001 - TERNO MASCULINO 1.250,00 44 55.000,00 COMPRA 7 REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 280,00 47 13.160,00 COMPRA 8 REF-0003 - GRAVATA 60,00 60 3.600,00 COMPRA 9 REF-0004 - BLUSA MASCULINA 450,00 16 7.200,00 COMPRA 10 REF-0005 - SAPATO SOCIAL 290,00 38 11.020,00 COMPRA 11 REF-0001 - TERNO MASCULINO 1.250,00 44 55.000,00 COMPRA 12 REF-0002 - CAMISA SOCIAL MASCULINA 280,00 47 13.160,00 COMPRA 13 REF-0003 - GRAVATA 60,00 60 3.600,00 COMPRA 14 REF-0004 - BLUSA MASCULINA 450,00 16 7.200,00 COMPRA 15 REF-0005 - SAPATO SOCIAL 290,00 38 11.020,00 TOTAL 483 220.540,00 Obs.: Todas as vendas de mercadorias devem ser lançadas com suas respectivas apropriações dos tributos a recolher do PIS 1,65%, COFINS 7,6% e ICMS 18%. Os fretes sobre vendas devem ser calculados utilizando o percentual de 5% sobre o valor bruto das vendas. O valor do frete não está incluso no preço das mercadorias, portanto, você deve realizar os lançamentos dos valores dos fretes de forma separada e considerando como uma despesa com vendas. Sobre os fretes sobre vendas também haverá a apropriação dos impostos (ICMS, PIS e COFINS), valores que serão utilizados como crédito em suas respectivas apurações. Quarta Etapa – Planilha de Controle de Estoques Nesta etapa você deve apresentar as planilhas de controle de estoque, com a demonstração dos estoques iniciais em cada um dos três meses, quantidade de mercadorias adquiridas e vendidas para cada um dos itens do estoque e ao final apresentar a planilha com os saldos finais em quantidade. Na sequência apresentar as planilhas com os valores monetários de cada um dos itens separados por mês, também apresentando os estoques iniciais em cada um dos três meses, demonstrar os valores totalizados por mês e por item para as compras, demonstrar os valores totalizados por mês e por item para as vendas e ao final apresentar a planilha com os saldos finais em valores. 8 Para a apuração do custo das mercadorias vendidas (CMV), utilizar o método do custo médio ponderado (CMP). A respeito do Custo das Mercadorias, o mesmo deve ser feito levando em consideração a APROPRIAÇÃO DOS CRÉDITOS TRIBUTÁRIOS sobre as compras (ICMS, PIS e COFINS). Você deve fazer o cálculo do valor que será apropriado como crédito destes impostos e esses valores não devem constar na apuração do custo das mercadorias. Quinta Etapa – Apuração dos tributos (PIS, COFINS e ICMS) Durante esta etapa você deve elaborar as planilhas de controle dos impostos que incidem sobre as vendas, apropriando e elaborando os lançamentos referentes ao débito dos tributos PIS 1,65%, COFINS 7,6% e ICMS 18%. O mesmo procedimento será feito com a planilha de controle destes tributos que também incidem sobre as compras, ou seja, os valores que serão utilizados como crédito na apuração dos impostos. Ao final, apresentar a planilha de apuração para cada um dos tributos, considerando as particularidades de tributação atribuíveis a cada um deles. Ex.: Recuperação de créditos de PIS e COFINS sobre as depreciações, energia elétrica e fretes. Recuperação de créditos de ICMS sobre a aquisição de imobilizado e energia elétrica. Sexta Etapa – Despesas Realizar a contabilização das despesas operacionais conforme a tabela apresentada abaixo considerando os mesmos valores para os meses de janeiro, fevereiro e março. DESPESAS OPERACIONAIS Administrativo Vendas Descrição Total % Valor % Valor Energia Elétrica 350,00 100% 350,00 0% 0,00 Telefone e Fax 280,00 100% 280,00 0% 0,00 Água e Esgoto 120,00 100% 120,00 0% 0,00 Honorários Contábeis 1.500,00 100% 1.500,00 0% 0,00 Material de Consumo e de Escr. 200,00 100% 200,00 0% 0,00 Vigilância Monitorada 250,00 100% 250,00 0% 0,00 Limpeza e Conservação 120,00 100% 120,00 0% 0,00 Combustíveis 550,00 100% 550,00 0% 0,00 Propaganda 800,00 0% 0,00 100% 800,00 Correios e Telégrafos 100,00 100% 100,00 0% 0,00 TOTAL 4.270,00 3.470,00 800,00 9 A título de despesas financeiras deverá ser considerado como taxa de manutenção bancária o valor de R$ 70,00 a cada mês contabilizado. Você deve também realizar a apropriação dos impostos a recuperar sobre a Energia Elétrica relacionada nas despesas operacionais da empresa, para fins didáticos as alíquotas utilizadas serão: ICMS 25%, PIS 1,65% e Cofins 7,6%. Sétima Etapa – Contabilização da Folha de Pagamento Durante esta etapa, você deverá fazer os lançamentos de acordo com os dados apresentados na planilha disponibilizada abaixo, referente as folhas de pagamento dos meses de janeiro, fevereiro e março. Dessa forma, os lançamentos de provisão dos salários e encargos sociais serão os mesmos para cada um dos meses do trimestre. Não se esqueça de efetuar os lançamentos referente às provisões para férias e 13º salários, pois estes impactarão no resultado e consequentemente na apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social sobre o lucro apurado no trimestre. Apresentamos na folha de pagamento, o desconto do vale transporte que se refere a participação do empregado neste benefício, o qual deverá ser lançado a crédito no resultado. O gasto referente a aquisição do vale transporte computado pelo valor mensal de R$ 316,80, deverá ser registrado como despesa operacional. Esse valor se refere ao VT utilizado pelos empregados para seu deslocamento para o trabalho nos 22 dias úteis em cada mês do trimestre. O lançamento desta despesa com vale transporte se faz necessário, pois o desconto em folha se refere apenas ao percentual de participação do empregado, sendo de responsabilidade da empresa, adquirir o vale transporte e fornecê-lo de forma antecipada aos seus funcionários. 10 FOLHA DE PAGAMENTO REFERENTE AO EXERCICIO 2018 PRÓ-LABORE DE JANEIRO A MARÇO PROVENTOS DESCONTOS 20% NOME Cargo Salário Fixo Comissões DSR s/Com Rem. Total INSS % INSS R$ DEP IR V.TRANSP TOTAL DESC SAL FAM LÍQ. A PAGAR FGTS INSS Sócio A Sócio 5.000,00 0,00 5.000,00 11,00% 550,00 1 322,46 872,46 4.127,54 1.000,00 Sócio B Sócio 5.000,00 0,00 5.000,00 11,00% 550,00 0 365,12 915,12 4.084,88 1.000,00 TOTAIS 10.000,00 0,00 0,00 10.000,00 1.100,00 687,58 0,00 1.787,58 8.212,42 2.000,00 FOLHA DE PAGAMENTO DO DEPARTAMENTO ADMINISTRATIVO JANEIRO A MARÇO PROVENTOS DESCONTOS 8,00% 28,80% 1/12+1/3 1/12. 36,80% NOME Cargo Salário Fixo Comissões DSR s/Com Rem. Total INSS % INSS R$ DEP IR VL.TRANSP TOTAL DESC SAL FAM LÍQ. A PAGAR FGTS INSS FÉRIAS 13º SAL ENCARGOS Empregado ADM_01 Gerente Geral 3.500,00 0,00 3.500,00 11,00% 385,00 2 0,00 385,00 3.115,00 280,00 1.008,00 387,92 291,67 250,09 Empregado ADM_02 Auxiliar Administrativo 2.000,00 0,00 2.000,00 9,00% 180,00 0,00 120,00 300,00 1.700,00 160,00 576,00 221,67 166,67 142,91 Empregado ADM_03 Serviços Gerais 1.000,00 0,00 1.000,00 8,00% 80,00 0,00 60,00 140,00 860,00 80,00 288,00 110,83 83,33 71,45 TOTAL 6.500,00 0,00 0,00 6.500,00 645,00 0,00 180,00 825,00 0,00 5.675,00 520,00 1.872,00 720,42 541,67 464,45 FOLHA DE PAGAMENTO DO DEPARTAMENTO DE VENDAS JANEIRO A MARÇO PROVENTOS DESCONTOS 8,00% 28,80% 1/12+1/3 1/12. 36,80% NOME Cargo Salário Fixo Comissões DSR s/Com Rem. Total INSS % INSS R$ DEP IR VL.TRANSP TOTAL DESC SAL FAM LÍQ. A PAGAR FGTS INSS FÉRIAS 13º SAL ENCARGOS Empregado VEN_04 Vendedor A 1.200,00 1.836,43 336,10 3.372,53 11,00% 370,98 0,00 0,00 370,98 3.001,55 269,80 971,29 373,79 281,04 240,98 Empregado VEN_05 Vendedor B 1.200,00 1.836,43 336,10 3.372,53 11,00% 370,98 0,00 0,00 370,98 3.001,55 269,80 971,29 373,79 281,04 240,98 TOTAL 2.400,00 3.672,87 672,20 6.745,06 741,96 0,00 0,00 741,96 0,00 6.003,11 539,60 1.942,58 747,58 562,09 481,96 TOTAL FOLHA DE PAGAMENTO 8.900,00 3.672,87 672,20 13.245,06 1.386,96 0,00 180,00 1.566,96 0,00 11.678,11 1.059,60 3.814,58 1.467,99 1.103,76 946,40 ENCARGOS PROVISÕES ENCARGOS ENCARGOS PROVISÕES 11 Oitava Etapa – Contabilização e Apropriação do Seguro Nesta etapa, você deverá elaborar os lançamentos que se referem a contratação do seguro conforme a apólice disponível abaixo, realizando em seguida os lançamentos de apropriação das despesas com o seguro de acordo com o regime de competência. DADOS DO SEGURADO SEGURADO COMÉRCIO VAREJISTA LTDA. (Ajustar conforme contrato social) CNPJ 11111.111/0001-11 ENDEREÇO Avenida Olímpica, 1200 - Centro - Londrina - PR - CEP 86076-140 DADOS DA APÓLICE VIGÊNCIA: DAS 00 h DE 01/01/2018 ÀS 24 h DE 31/12/2018 NA-400 PLANILHA DE PAGAMENTO DO SEGURO VENCIMENTO VALOR DA PARCELA 30/01/2018 1.250,00 01/03/2018 1.250,00 31/03/2018 1.250,00 30/04/2018 1.250,00 TOTAL PAGO 5.000,00 12 PLANILHA DE APROPRIAÇÃO DO SEGURO MÊS/ANO PARCELA APROPRIADA DIAS SALDO A APROPRIAR 01/01/2018 416,67 30 4.583,33 01/02/2018 416,67 30 4.166,67 01/03/2018 416,67 30 3.750,00 01/04/2018 416,67 30 3.333,33 01/05/2018 416,67 30 2.916,67 01/06/2018 416,67 30 2.500,00 01/07/2018 416,67 30 2.083,33 01/08/2018 416,67 30 1.666,67 01/09/2018 416,67 30 1.250,00 01/10/2018 416,67 30 833,33 01/11/2018 416,67 30 416,67 01/12/2018 416,67 30 - TOTAL 5.000,00 360 Nota Etapa – Apuração de Resultado Durante esta etapa, você deve apresentar todos os lançamentos que se referem ao encerramento das contas de resultado do trimestre. Após a apuração do resultado, deverá ser realizado o cálculo e a provisão dos tributos sobre o lucro, IRPJ e CSLL, apresentando a memória de cálculo e efetuando os lançamentos contábeis desta etapa. Décima Etapa - Relatórios e Demonstrativos Contábeis Após efetuados todos os lançamentos contábeis do trimestre que foram estabelecidos nas etapas anteriores, você deverá elaborar os demonstrativos contábeis do trimestre. Os demonstrativos devem conter o Livro Diário com os termos de abertura e encerramento, Balanço Patrimonial, DRE - Demonstrativo de Resultado do Exercício, DMPL – Demonstração de Mutações do Patrimônio Líquido, DFC – Demonstrativo de Fluxo de Caixa, Notas Explicativas, Plano de Contas e a Carta de Responsabilidade da Administração. 13 CHECK LIST – Estrutura mínima para entrega do Portfólio Seu trabalho deverá ter a seguinte composição mínima: 1. Capa; 2. Folha de Rosto; 3. Dedicatória; 4. Agradecimentos; 5. Resumo; 6. Listas; 7. Sumário; 8. Introdução; 9. Metodologia; 10. Desenvolvimento; a. Estrutura Conceitual para Elaboração e Divulgação de Relatório Contábil-Financeiro 11. Considerações Finais e Referências. 12. Apêndice - Anexos a. Contrato Social b. Livro Diário i. Termo de Abertura ii. Diário – Lançamentos Contábeis iii. Balanço Patrimonial (considerando o zeramento) iv. Demonstração do Resultado do Exercício v. Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido; vi. Demonstração de Fluxo de Caixa Direto vii. Notas Explicativas viii. Plano de Contas ix. Termo de Encerramento c. Memória de cálculo referente a apuração do Imposto de Renda e Contribuição Social d. Apurações, análises, e outros documentos se houver. 14 ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE. O trabalho deverá ser realizado de acordo com a NBR 14724 – Trabalhos acadêmicos - Apresentação, disponibilizado na Biblioteca Digital, na pasta Padronização. Podendo ser utilizado o arquivo, disponibilizado na mesma pasta, Modelo para elaboração de Trabalho acadêmico. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Orientamos que a inserção seja feita com pelo menos duas semanas de antecedência, pois dessa forma o tutor à distância poderá avaliar e orientar para que possam ser feitas as alterações que porventura sejam necessárias e inserir novamente antes do prazo final, evitando assim prejuízos no conceito. Verifique se a atividade foi inserida corretamente, pois caso não seja enviada ou não atender as especificidades exigidas, você corre o risco de ser reprovado. Acompanhe seu trabalho no seu ambiente virtual. Todas as fontes de pesquisas citadas deverão ser referenciadas no texto e relacionadas ao final da atividade em Referências Bibliográficas. Os tutores à distância e professores deverão ser contatados, sempre que necessário, para orientações sobre o desenvolvimento da atividade. 15 ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO  CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: mínimo 10 páginas “sem considerar o apêndice”; A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Introdução  Na introdução deve ser exposta a problemática sobre o tema.  Deverá ser relatado o assunto que será abordado, os objetivos, as justificativas para o desenvolvimento do trabalho.  É aconselhável que a introdução seja elaborada somente após a conclusão do texto. Desta forma, você conseguirá descrever exatamente o que foi feito em todo trabalho. Desenvolvimento  O desenvolvimento é a parte principal do trabalho.  No desenvolvimento, você demonstra que dá conta do tema: aprofunda conceitos, defende ideias e também apresenta ideias de outros autores. Será o momento da revisão bibliográfica e da apresentação, se necessário, das citações, conforme normas da ABNT NBR 10520 – para citações em documentos.  Aqui deve ser contemplado os itens de pesquisa relacionados acima. Conclusão  Aqui então, será o momento da argumentação final, isto é, o seu parecer referente a todo conteúdo estudado para a elaboração e solução dos problemas apresentados no seu trabalho. Referências  Este é o local onde são mencionados todos os livros, artigos, e materiais utilizados para desenvolvimento do trabalho.  As referências utilizadas em todo o trabalho acadêmico, deverá atender a normatização da ABNT NBR 6023 – Informação e documentação- Referência, além de ser referenciada cientificamente, deve corresponder fidedignamente aos autores citados no corpo do trabalho. Apêndice  Todos os materiais e relatórios que complementem o desenvolvimento do seu trabalho. Bom trabalho a todos! Equipe de professores.

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