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Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital a Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) “Monte di Bacon

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL Curso Superior de Tecnologia em Marketing Digital PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL Curso: MARKETING DIGITAL Semestre: 1º Disciplinas:  Gestão Mercadológica  Pesquisa de Mercado e Comportamento do Consumidor  Digital Branding  Empreendedorismo e Inovação  Planejamento Estratégico Professores  Profª Dalila Gimenes Da Cruz  Prof. Henry T. Nonaka  Profª Luisa Maria Sarábia Cavenaghi  Profª Mônica Maria Silva  Profª Dayane Freire Romagnolo Competências:  Esse processo visa capacitar e qualificar o aluno para atuar de forma eficiente nas esferas organizacionais, em relacionamentos e interações no ambiente on-line de modo estratégico, criativo e inovador, sendo capazes de gerenciar as relações da empresa com seus respectivos públicos-alvo no que diz respeito à identificação, planejamento, implementação e o controle de ações de marketing digital que potencializam a presença digital e o melhor posicionamento das marcas. Habilidades:  Promover a aplicação prática dos principais temas estudados nas disciplinas do semestre. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. Prezado aluno, Seja bem-vindo à este semestre! PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL A proposta da Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) está fundamentada no tema: “Recuperação da Imagem da marca”. A seleção desse eixo temático está pautada na possibilidade de essa proposta viabilizar a abordagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas deste semestre. A seguir, apresentamos as orientações gerais para a elaboração do trabalho. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos.  O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo ao prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade.  É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;  Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Virtual tem excelentes obras que tratam dos temas propostos - a pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho;  A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT. Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) A “Monte di Bacon” é uma empresa de fast-food localizada na cidade de Londrina/PR. A “Monte di Bacon” foi fundada no ano de 2001 na cidade de Londrina por um empresário do ramo alimentício chamado Flávio que queria oferecer ao mercado consumidor um lanche de qualidade e PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL sabor incomparável. Assim, a marca registrada de seus lanches são os molhos diferenciados e a grande quantidade e qualidade do bacon que acompanha. Durante os anos de existência da “Monte di Bacon” o mercado consumidor respondeu muito bem aos produtos. Ano após ano as vendas só aumentaram e o que foi iniciado com apenas uma lanchonete, agora no ano de 2020, a “Monte di Bacon” já conta com 4 estabelecimentos na cidade de Londrina, e com um faturamento bastante promissor. No ano de 2019, devido a alta nas vendas, Flávio estava pensando em tornar o seu negócio uma franquia e espalhar seus lanches para locais mais distantes. Tudo parecia muito bem para a “Monte di Bacon”, porém no final do ano de 2019, no mês de outubro, houve um problema com alguns lanches oferecidos pela “Monte di Bacon”. Devido a desatenção de um funcionário da empresa, alguns produtos (matéria-prima) que compunham os lanches estavam vencidos, mesmo assim foram incorporados ao produto e vendidos a vários clientes. O resultado disso tudo, foi que vários clientes passaram mal e foram até hospitalizados devido ao consumo dos lanches da “Monte di Bacon”. Uma situação complicada se configura para a empresa. A notícia se espalhou (principalmente pelas redes sociais), vendas começaram a cair, telejornais começaram a transmitir as notícias sobre a intoxicação, diversas pessoas começaram a questionar também a questão do quanto os lanches da “Monte di Bacon” são saudáveis (devido ao fato de conter muito bacon) e Flávio começa então a passar por um pesadelo, a imagem da marca “Monte di Bacon” começa a se deteriorar, o que fazer nesse momento? A crise se instala. Será que é melhor Flávio abandonar o negócio? Mas ele investiu muito dinheiro e esforço em todos esses anos de existência. Caro aluno você possui uma empresa de consultoria, e foi contratado por Flávio para tentar resolver seus problemas. É necessário trabalhar para tentar resgatar a imagem da marca. Sua empresa de Consultoria é focada em soluções de Marketing Digital. Você irá prestar consultoria a “Monte di Bacon” visando melhorar a imagem da marca. Pense em como poderia resolver esse problema. Existem várias ações para tentar contornar essa situação, não será dado nenhuma pista dessas opções de ações. A proposta é justamente que PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL você use a criatividade e o “jogo de cintura” para pensar em alternativas de solução para os problemas. A proposta é que você pense em alternativas de solução usando ferramentas e ações de Marketing Digital para que a “Monte di Bacon” possa voltar aos seus planos de expansão de mercado. Lembrem-se que as ações de Marketing não podem ser realizadas de forma isolada, é preciso que haja um esforço integrado de todas as ferramentas e ações para que o resultado esperado possa ser alcançado. As ações devem conter um teor “colaborativo” entre si. Então mãos à obra! Orientações específicas para a execução do trabalho Passo 1: Gestão Mercadológica A “Monte di Bacon” encontra-se em uma situação delicada e precisa elaborar uma ação de marketing visando reverter a imagem negativa da empresa. Uma das formas mais indicadas para se elaborar uma ação de marketing é utilizar o composto mercadológico ou os 4 Ps do marketing. O seu desafio como consultor da “Monte di Bacon” é fazer um mapeamento utilizando os conceitos básicos do composto mercadológico (produto, preço, praça e promoção), sem deixar de fora a importância e as estratégias do marketing digital que vêm sendo utilizadas no cenário atual. Para essa atividade você deverá: a) Fazer uma análise da situação vivida pela Monte di Bacon e de que forma os elementos do composto mercadológico estão sendo afetados (produto, preço, praça e promoção). b) Com base na análise realizada, propor ações de marketing que ajudem a empresa a reverter a situação atual e voltar a ganhar a confiança de seus clientes. Essas ações também devem abranger os 4Ps (produto, preço, praça e promoção). c) Além dos conceitos básicos que definem o composto de marketing, quais ações envolvendo o marketing digital podem ser usadas pela empresa? Apresente 3 sugestões. A Monte di Bacon passa por uma grave crise de imagem que pode destruí-la. No entanto, o papel dos gestores é rever o planejamento e pensar estrategicamente. Por isso, sua empresa PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL de consultoria deve assessorar Flávio e sua equipe no processo de recuperação da reputação da Monte di Bacon. Com o auxílio do planejamento estratégico, será necessário: d) Estabelecer a missão, visão e valores da empresa, a fim de que eles sejam repassados aos clientes, evidenciando a transparência da empresa e a preocupação com seus stakeholders. e) Apresentar uma nova logomarca, repaginada, que leve ao consumidor uma imagem com mais credibilidade. Passo 2: Pesquisa de Mercado e Comportamento do consumidor Você irá trabalhar aspectos da realização de uma pesquisa visando entender como está a imagem da marca “Monte di Bacon” na visão do consumidor, após o incidente das intoxicações. Uma pesquisa pode indicar qual a impressão dos entrevistados com relação a uma determinada marca, segundo Kotler (2000): Os gerentes de marketing frequentemente encomendam estudos formais de marketing sobre problemas e oportunidades específicos. Eles podem solicitar uma pesquisa de mercado, um teste de preferência de produto, uma previsão de vendas por região ou uma avaliação de propaganda. Definimos pesquisa de marketing da seguinte maneira: Pesquisa de marketing corresponde à elaboração, à coleta, à análise e à edição de relatórios sistemáticos de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa. (KOTLER, 2000, p. 125) Para essa atividade você deverá: a) Descrever quais são os passos para realização de uma pesquisa. b) Descrever qual o OBJETIVO GERAL e quais os OBJETIVOS ESPECÍFICOS dessa pesquisa. c) ELABORAR UM QUESTIONÁRIO (Lembrando que a principal intenção da realização do questionário é tentar descobrir como está a imagem da Monte di Bacon (após o incidente), porém, podem tentar incluir outras perguntas para buscar outras informações também. d) Descrever quais podem ser os resultados obtidos a partir das perguntas contidas no questionário. (Descrever o que se deseja saber com cada pergunta do questionário). e) Propor algumas ações a partir dos resultados que se espera coletar na pesquisa. Passo 3: Digital Branding PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL O digital branding compreende a personalidade da organização, serviço ou produto, e faz parte do resultado da soma de todas as experiências que um consumidor tem com a marca. Dentro desse processo temos elementos como a identidade visual, mas atualmente temos pontos muito importantes de contato com o cliente que se trata das interações nas mídias sociais e resenhas online. (ROWLES, 2019) Após realizar a pesquisa de mercado você já conseguiu identificar como está a imagem da marca “Monte di bacon”. Agora seu trabalho será criar uma campanha de marketing para reposicionar a marca da empresa, essa campanha deverá buscar reverter a imagem negativa que possa ter ficado em relação a qualidade do lanche após o episódio de contaminação. Para essa atividade: a) Elabore uma campanha que traga para o público informações de como são tomados os cuidados com a higiene e qualidade dos produtos. b) Escolha uma ou mais redes sociais para divulgar essa campanha e justifique por que escolheu. c) Procure integrar uma campanha on-line com uma off-line. Ou seja, coloque estratégias para que o cliente que está interagindo com sua marca possa ser direcionado do meio físico para o digital e vice-versa, como cupons, concursos, etc. Passo 4: Empreendedorismo e Inovação Após realizar a pesquisa de mercado, você possui alguns subsídios para pensar nas mudanças que podem ser realizadas em relação à empresa “Monte di Bacon”. Será necessário trabalhar com a inovação. a) Qual o tipo de inovação será mais indicado para a empresa, a inovação incremental ou a inovação radical? Por quê? Explique a diferença entre os dois tipos de inovação e justifique a sua escolha. b) Embora a situação pela qual a “Monte di Bacon” passou quase pôs fim ao sonho de seus fundadores, eles acreditam que é possível colher um aprendizado importante com ela e pediu a ajuda de sua equipe para utilizar este episódio como uma oportunidade de aprendizado para toda a equipe. Neste sentido explique como a empresa pode utilizar os aspectos da gestão do conhecimento? Explique a partir da essência da gestão do conhecimento. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL Passo 5: Planejamento Estratégico Além da implementação de um plano de gestão de crises, será importante verificar se as estratégias traçadas estão dando resultados conforme planejado. Para isso, você deve: a) Elaborar e apresentar ao dono da Monte di Bacon, Flávio, um painel de desempenho estratégico, que contempla os objetivos, medidas de desempenho, metas e iniciativas do negócio. As metas são definidas a partir das medidas de desempenho, que são definidas a partir dos objetivos, e as iniciativas representam as ações necessárias para viabilizar a efetivação dos objetivos. Veja: Painel de desempenho estratégico PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL Fonte: Adaptado de Pinto (2016). Com o painel de desempenho, Flávio e sua equipe poderão definir e monitorar os objetivos estratégicos para o negócio e consequente recuperação da imagem da marca. Defina pelo menos 2 (dois) objetivos para cada perspectiva (Financeira, Cliente, Processos, Aprendizado e Crescimento) e o que deverá ser feito pela empresa para atingi-los. BIBLIOGRAFIA KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Do tradicional ao digital. Rio de Janeiro: Sextante, 2017. KOTLER, P. Administração de marketing: a edição do novo milênio. São Paulo, Prentice Hall, 2000. ROWLES, Daniel. Digital Branding: Estratégias, Táticas e Ferramentas para impulsionar o seu negócio na era digital. São Paulo, Autentica Business, 2019. PINTO, L. F. G. Planejamento estratégico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: Mínimo 7 e no máximo 15 páginas; O trabalho apresentado deve conter: Capa; Folha de Rosto; Sumário; Desenvolvimento para os Passos 1 ao 5; e Referências. O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT (NBRs correspondentes – Citações e Referências).  A produção textual deve ter, no mínimo, 7 e, no máximo, 15 laudas (páginas). No entanto, as referências não compõem o número de laudas especificadas. A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um texto que deverá ser postado em seu Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).  Este trabalho deve ser realizado INDIVIDUALMENTE;  A capa do trabalho deverá conter o nome do(a) aluno(a); PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL  Todos os procedimentos devem ser realizados dentro do prazo devido.  A produção textual deve ser cadastrada em arquivo Word;  A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT. O aluno deve acessar a “Biblioteca”  “Biblioteca Digital”, em “Padronização”, escolher a opção “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”. Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em formato PDF. Para o desenvolvimento do trabalho, você deverá consultar e se fundamentar nas teleaulas, webaulas, sugestões de leitura e no livro-texto disponível na Biblioteca Digital, bem como contar com a orientação dos Tutores a Distância por meio do sistema de mensagens. CRITÉRIOS AVALIATIVOS Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância ao seu trabalho: Critério Significado Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. Aplicação dos conteúdos interdisciplinares No texto escrito (com as justificativas e argumentações), as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre. Riqueza de argumentação O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. Resolução dos Passos 1 a 5 Entrega do texto com os aspectos qualitativos e quantitativos, levando em consideração o processo de expansão do negócio a partir de suas diretrizes estratégicas, análise macroeconômica, sua interação com o mercado e desempenho no longo prazo. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à ortografia e à estrutura solicitada. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI TECNOLOGIA EM MARKETING DIGITAL Observação: O seu Tutor a Distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

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