PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Curso Superior de Tecnologia em Gestão de
Recursos Humanos
PRODUÇÃO TEXTUAL
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INDIVIDUAL – PTI
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TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Curso:
Tecnologia em Gestão de
Recursos Humanos
Semestre: 2º flex / 3º reg
Disciplinas:
Comportamento Organizacional;
Recrutamento e Seleção;
Rotinas Trabalhistas e Departamento Pessoal;
Inovações em Aplicações de Pessoas - ONLINE;
Auditoria e Consultoria em RH.
Professores
Ana Celi Pavão;
Marilucia Ricieri;
Eric Ferreira dos Santos;
Nádia Bruneta;
Dalila Gimenes da Cruz.
Competências:
Compreender e aplicar conceitos de comportamento
organizacional, de inovações em aplicações de pessoas,
práticas trabalhistas e auditoria e consultoria em recursos
humanos, assim como entender os aspectos humanos que
envolvem os processos de recrutamento e seleção.
Habilidades:
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as seguintes competências e habilidades:
Fornecer sólida formação humanística e visão global que
habilite o acadêmico a compreender os meios social,
político, cultural e econômico.
Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência
concreta nas organizações, estimulando uma postura
investigativa e de análise crítico-reflexiva.
Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar.
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Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões
complexas com ética e responsabilidade.
Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de
forma competitiva, promovendo melhorias nas
organizações.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino
aprendizagem que tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o
auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências
requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores
em Tecnologia do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítica e
da emancipação intelectual.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) tem como objetivo possibilitar
a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos contemplados nas disciplinas deste semestre.
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Neste trabalho você desenvolverá a atitude de investigação relacionada a uma Situação
Geradora de Aprendizagem (SGA) embasados em conhecimentos construídos em cada disciplina ao
longo do semestre.
ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Na Produção Textual Individual (PTI) você deverá conhecer o contexto da Situação Geradora
de Aprendizagem (SGA) para realizar as tarefas propostas.
Siga as orientações fornecidas neste material e embase-se em fundamentações teóricas
diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares,
sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você).
SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)
Situação-problema:
Na onda das empresas antenadas com a importância das pessoas para o desenvolvimento de seus
negócios, a empresa Open Mind vem buscando inovações em seus processos.
A Open Mind foi criada em 2015 e atua na área de serviços tecnológicos e soluções de negócios para
médias e grandes empresas. Atualmente conta com um quadro de 155 funcionários.
Ao realizar o planejamento estratégico da empresa, a diretoria chegou à conclusão de que a área de
recursos humanos da Open Mind precisa se atualizar em relação às novas tendências e inovações em
gestão de pessoas. Uma das estratégias encontradas foi a contratação de uma consultoria externa
para auxiliar a empresa na adequação de processos ultrapassados e ineficientes que ainda são
realizados e propor novas práticas inovadoras que levem a Open Mind a se manter na vanguarda da
gestão de pessoas.
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Agora é com você!
Seu trabalho é colocar-se no papel dos consultores contratados pela Open Mind e resolver os desafios
que serão propostos a seguir, considerando os conteúdos trabalhados nas disciplinas do semestre.
DESAFIO 1 – COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O contexto atual do trabalho tem se tornado cada vez mais dinâmico e ávido por mudanças, sendo
que a competitividade e a capacidade para inovar passaram a ser características imprescindíveis para
que as organizações se mantenham no mercado. Não é diferente com a Open Mind. Contudo, não
podemos esquecer que qualquer organização, por mais moderna e tecnológica que seja, precisa das
pessoas para alcançar seus objetivos. Sendo assim, é fundamental considerar a qualidade de vida das
pessoas em seus ambientes de trabalho. Desde o ano da sua criação, a Open Mind ainda não
estruturou um Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) que pudesse contemplar todas
as dimensões (biológica, psicológica, social e organizacional). A única ação que tem sido feita é a
aplicação da Ginástica Laboral para os funcionários, três vezes na semana, já que a maioria fica o
tempo todo sentada, nem sempre com a postura correta e concentrada na tela do computador.
Sendo assim, considerando que a Open Mind está ciente da importância de promover ações de bem
estar e saúde aos seus colaboradores, descreva uma proposta de um Programa de Qualidade de Vida
no Trabalho (PQVT) que abarque as dimensões biológica, psicológica, social e organizacional, e que
contenha os seguintes tópicos: a proposta descrita com as práticas que serão aplicadas, os objetivos
a serem alcançados, as etapas de implantação da proposta e os resultados esperados.
REFERÊNCIAS:
CINTRA & DALBEM. Comportamento organizacional. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
S.A., 2016.
LIMONGE-FRANÇA. Qualidade de vida no trabalho – QVT: conceitos e práticas nas empresas da
sociedade pós-industrial. Editora: Atlas, 2004 (MINHA BIBLIOTECA).
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DESAFIO 2 – RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O atual contexto econômico e social exige que as organizações passem a atuar sob novos padrões de
qualidade, produtividade e competitividade, o que requer a adoção de modelos de gestão que
considerem as pessoas como a maior riqueza das organizações, valorizando sua capacidade
intelectual em detrimento de sua força física. O trabalho e o emprego assumiram novas
configurações, e o processo de Recrutamento e Seleção, considerado como atividade fundamental
para o crescimento e desenvolvimento do negócio, passa a considerar a nova realidade do mercado
de trabalho. Diante desse contexto, a Open Mind identificou que precisa modernizar-se e
acompanhar as tendências na captação de talentos que algumas empresas do segmento vêm
praticando. Até o momento, a Open Mind havia definido como política de recrutamento e seleção,
práticas que privilegiam somente o recrutamento externo. Sabe-se que o Recrutamento Externo
acontece quando a empresa busca no mercado de trabalho os candidatos para o processo de seleção,
optando em captar candidatos que vão agregar novos pensamentos, experiencias e competências ao
seu quadro funcional. Sendo assim, a consultoria externa que a Open Mind contratou tem um desafio
à frente em demonstrar para a direção e os gestores, a importância de implantar o recrutamento
interno na organização.
Caro aluno, para tanto, é preciso que você apresente para a diretoria da Open Mind:
1- Definição de Recrutamento Interno;
2- Aponte 3 vantagens da prática do Recrutamento interno;
3- Existem desvantagens? Descreva 3 desvantagens da prática do Recrutamento Interno.
REFERÊNCIAS
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
NAPOLI, Cláudia Cardoso Moreira et al. Recrutamento e seleção. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2014
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DESAFIO 3 – ROTINAS TRABALHISTAS E DEPARTAMENTO PESSOAL
A empresa de consultoria externa contratada, na busca de melhorar os processos internos para
propor novas práticas inovadoras, decidiu analisar o relacionamento entre o empregado e o
empregador. O relacionamento entre o empregado (funcionário) e o empregador vai além que a
formalidade contratual. As rotinas trabalhistas e as atividades de departamento pessoal não se
limitam as formalidades contratuais, mas envolvem análises de fatores estruturais, estratégicos e
inovadores.
É o caso do poder empregatício que corresponde ao conjunto de atribuições asseguradas pela ordem
jurídica, concentradas na figura do empregador, para o exercício da relação de emprego. Em outras
palavras, o empregador exercer o poder disciplinar que consiste na possibilidade de aplicar
penalidades aos empregados que descumprirem as obrigações relativas ao contrato de trabalho. Por
outro lado, possibilita que ele crie uma harmonia no ambiente de trabalho de modo tal que consiga
preservar a ordem e a disciplina no local de trabalho, garantindo a hierarquia instituída na empresa,
além do bem comum de toda a comunidade de trabalho.
Deste modo, pode-se considerar que as penalidades podem ser punitivas (punir a falta cometida),
educativas (prevenir futuras faltas do trabalhador) ou políticas (manter a ordem, resguardando o
cumprimento das regras impostas). Isto demonstra a relevância do poder disciplinar do empregador,
inclusive dos responsáveis e os gestores de modo geral.
De outra forma, é possível entender que o empregado deve obedecer ao seu empregador, sob pena
de aplicação de sanção disciplinar, contudo a obediência diz respeito à relação contratual de trabalho
firmada na condução das atividades operacionais. À vista disso, há penalidades aplicáveis que podem
ou não melhorar o comportamento organizacional ou levar a uma demissão por justa causa. As
penalidades são divididas em: advertência verbal, advertência escrita, suspensão e demissão por
justa causa.
Diante disso, considerando que a Open Mind deseja se manter na vanguarda da gestão de pessoas,
a consultoria externa está a sugerir aos empregadores que, quando utilizarem uma penalidade
política, busquem aplicar advertências verbais com alto nível de clareza e com uma postura
diferenciada na comunicação. Caro Aluno, você considera essa ação, aplicada com rigor, pode
contribuir para melhorar os processos da empresa, tornando-os mais eficientes?
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REFERÊNCIAS
FIDELIS, Gilson José. Gestão de Pessoas: rotinas trabalhistas e dinâmicas do departamento de
pessoal. 4. ed. rev. e atual. São Paulo: Érica, 2016. Disponível: <
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536522562/ >
GARCIA, Roni Genicolo. Manual de rotinas trabalhistas: problemas práticos na atuação diária. 10.
ed. São Paulo: Atlas, 2018. Disponível em: <
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597018257/ >
MENEZES, Cláudio Armando Couce de Menezes et al. Direitos fundamentais e poderes do
empregador: o poder disciplinar e a presunção de inocência do trabalhador. Revista Ltr: legislação
do trabalho, São Paulo, SP, v. 78, n. 12, p. 1433-1442, dez. 2014.
COSTA, José Manoel da. MACHADO, Vânia de Almeida Silva. Legislação e práticas trabalhistas.
Londrina: Editoa e Distribuidora Educacional S.A., 2014. 184p. Disponível em: <
https://plataforma.bvirtual.com.br/Acervo/Publicacao/9912 >.
SILVA, Marilene Luzia da. REZENDE, Mardele Eugênia Teixeira. Rotinas trabalhistas: legislação e
práticas para gestão de pessoas. 2. ed. São Paulo: Érica, 2016. Disponível em: <
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788536517957/ >
DESAFIO 4 – INOVAÇÕES EM APLICAÇÃO DE PESSOAS
A consultoria externa contratada identificou que, mesmo com a iniciativa de implementação
constante de programas de T&D, aos 155 funcionários, a Open Mind não dispõe de estratégias
formais de identificação ou reconhecimento do desenvolvimento de novas habilidades e, portanto,
não gerencia nem valoriza adequadamente seus talentos. Os profissionais por sua vez, não se sentem
desafiados e alegam falta de atividades que mobilizem políticas de remuneração e benefícios
compatíveis com suas funções. Qual é a proposta para solucionar as lacunas descritas, considerando
a necessidade de implementar soluções tecnológicas?
REFERÊNCIAS:
JULIANO, Marcio de Cassio. Inovações em aplicação de pessoas. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2017.
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DESAFIO 5 – AUDITORIA E CONSULTORIA EM RH
A diretoria da Open Mind sempre demonstrou preocupação com os valores da empresa, e buscou
realizar todos os seus processos por meio de uma conduta baseada na legalidade e na ética. Porém,
recentemente passou por uma reestruturação do seu departamento pessoal e o chefe atual verificou
que algumas irregularidades vinham sendo praticadas. Aproveitando a consultoria para a promoção
de melhorias e implementação de inovações na empresa, a diretoria da Open Mind pediu um apoio
para resolver esta situação detectada pelo chefe do departamento pessoal. Os consultores sugeriram
a contratação de uma auditoria especializada para levantar as irregularidades e prevenir problemas
futuros.
A diretoria da empresa, ao contratar os auditores, apresentou a eles os princípios balizadores de
conduta da Open Mind, descritos a seguir:
Obedeça às leis e regulamentos aplicáveis à nossa conduta nos negócios;
Seja honesto, justo e confiável em todas as suas atividades e relacionamentos na empresa;
Evite qualquer conflito de interesse entre assuntos profissionais e pessoais;
Estimule uma atmosfera na qual práticas trabalhistas justas se estendam a todos os
membros da empresa;
Através da liderança em todos os níveis, mantenha uma cultura na qual a conduta ética seja
reconhecida, valorizada e exemplificada por todos os colaboradores.
Diante desses princípios de valores, os auditores realizaram uma auditoria no sistema de RH da
empresa e identificaram algumas inconsistências:
Excesso de Jornada de trabalho
Foi identificado, através da auditoria, que em alguns casos os funcionários vêm prorrogando, num
mesmo dia, sua jornada de trabalho em até 5 horas.
Funcionário Data Jornada Total
Antônio José da Silva 12/07/2018 12 horas e 55 minutos
Bernadete de Souza 16/07/2018 12 horas e 37 minutos
Adriana Rodrigues Pereira 16/07/2018 12 horas e 22 minutos
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Tereza Nunes 16/07/2018 13 horas
Complete com as informações da auditoria:
- Qual a Infração cometida?
- Quais são as penalidades previstas para esse tipo de infração?
- Quais são as suas recomendações para a empresa?
Multas por atrasos de rescisões
A empresa vem pagando multas por atraso na quitação das rescisões de alguns funcionários, como
citados abaixo:
Funcionário Multa
Juliano Dias da Mota R$4.500,00
Elza Correia R$6.300,00
Vinícius Gomes Pelegrino R$5.500,00
Complete com as informações da auditoria:
- Qual a Infração cometida?
- Quais são as penalidades previstas para esse tipo de infração?
- Quais são as suas recomendações para a empresa?
REFERÊNCIAS
BUSSE, Angela Maria Fagnani; MANZOKI, Simone Luiza. Auditoria de recursos humanos. Curitiba:
Intersaberes, 2014.
CINTRA, Josiane et al. Auditoria e consultoria em recursos humanos. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2016.
LIMA, Rinaldo José Barbosa. Auditoria em recursos humanos. São Paulo: Pearson Prentice Hall,
2009.
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NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A resolução da situação-problema deve ser registrada em forma de Relatório e postada no
Ambiente Virtual. Para realização da atividade você deverá seguir algumas normas:
1. A produção Textual Individual deverá ser apresentada em estrutura de trabalho acadêmico:
CAPA
FOLHA DE ROSTO
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
Na introdução você deve apresentar o objetivo da atividade e
contextualizar a situação-problema proposta.
2. DESENVOLVIMENTO
No desenvolvimento devem ser apresentados todos os 5
desafios propostos pelos professores das disciplinas do
semestre:
2.1 Desafio 1 – Comportamento Organizacional
2.2 Desafio 2 – Recrutamento e Seleção
2.3 Desafio 3 – Rotinas Trabalhistas e Departamento Pessoal
2.4 Desafio 4 – Inovações em Aplicação de Pessoas
2.5 Desafio 5 – Auditoria e Consultoria em RH
3. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Importância da realização da atividade para a formação
profissional
REFERÊNCIAS
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2. Dicas Importantes:
O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT. Para isso, acesse:
http://www.unoparead.com.br/sites/bibliotecadigital/. Ao acessar a Biblioteca Digital, na parte
inferior direita da página inicial clique em “Padronização” e escolha a opção “Modelo para
elaboração de Trabalho Acadêmico”.
Esta produção textual interdisciplinar deve contemplar todos os tópicos solicitados no item
“ORIENTAÇÕES PARA PRODUÇÃO TEXTUAL”, tendo no mínimo 8 (oito) páginas e máximo 15
(quinze) páginas, incluindo Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais, e excluindo os
elementos pré e pós-textuais (capa, folha de rosto, sumário, referências, anexos e outros).
Somente serão aceitos trabalhos feitos no editor de texto WORD.
Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com seu Tutor
Eletrônico, preferencialmente na sala do tutor.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
Critério Significado Valor/Peso
Coerência O texto apresenta argumentação crítica e
fundamentada
20%
Aplicação dos
conteúdos
interdisciplinares
As ideias apresentam relação direta com a
Situação Geradora de Aprendizagem e
contemplam os conteúdos trabalhados nas
disciplinas de forma clara.
30%
Estruturação
adequada
As ideias apresentadas estão estruturadas de
acordo com as orientações propostas.
20%
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Considerações finais O trabalho apresenta considerações finais –
importância da realização da atividade para a
formação profissional.
15%
Aplicação das normas Respeito às normas da ABNT 15%
Bom trabalho a todos!
TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de S...
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