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TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 Curso: Tecnologia em Logística Semestre: 3º / 2º

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística CURSO: Tecnologia em Logística PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística Curso: Tecnologia em Logística Semestre: 3º / 2º Disciplinas:  Gerenciamento de Transporte e Abastecimento  Análise de Custos  Gestão da Qualidade  Processos Logísticos  Sistemas de Informação Gerencial Professores  Prof. Me. Eduardo de Faria Nogueira  Prof. Me. Valdeci da Silva Araújo  Profª. Me. Alessandra Petrechi  Prof. Me. Valdeci da Silva Araujo  Profª. Dra. Iolanda Cláudia Sanches Catarino Competências: Compreender e aplicar conceitos pertinentes ao Gerenciamento de Transporte e Abastecimento; Análise de Custos; Gestão da Qualidade; Processos Logísticos; e a aplicação de Sistemas de Informação Gerencial. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades:  Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.  Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.  Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.  Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística  Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade.  Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:  Favorecer a aprendizagem.  Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.  Promover o estudo dirigido a distância.  Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.  Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.  Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.  Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.  Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística Prezado aluno (a), Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso da empresa “Sabores & Sonhos”, apresentado na sequência. 1. Leitura e interpretação da SGA a) Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a empresa Sabores & Sonhos. b) Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por vocês). Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Indústria de Doces Caseiros Sabores & Sonhos A empresa Sabores & Sonhos é uma fabricante de doces caseiros artesanais e já atua no mercado desde 1978. Embora tenha iniciado suas atividades com a intenção de atender apenas a demanda local, o fato de constantemente trabalhar com alto padrão de PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística qualidade e a satisfação plena dos seus clientes contribui substancialmente para o seu crescimento e reconhecimento no mercado nacional. Nos últimos anos, os gestores da empresa constataram uma queda nas receitas e, após algumas pesquisas, constataram que isso vem ocorrendo em virtude das mudanças no hábito de vida de seus consumidores que têm buscado por mais qualidade de vida, saúde e bem-estar fato este que reflete diretamente na demanda de produtos alimentícios uma vez que todos eles são à base de açúcar comum. Conforme pesquisa da Agência Euro Monitor, divulgada em fevereiro de 2019, a venda dos produtos considerados “saudáveis” cresceu em média 18,6% ao ano desde 2015. Por consequência, a venda destes produtos rendeu às indústrias brasileiras R$ 93, 5 bilhões em 2017, o que colocou o Brasil em 5º lugar no ranking dos principais países que atuam neste setor. Deste modo, de olho nessas oportunidades e a fim de recuperar essas perdas, seus gestores decidiram por lançar um novo produto no mercado: um doce de leite que atenda os consumidores diabéticos (diet) ou que optaram por alguma dieta restritiva (light). Conscientes que esta pode ser a última chance de manter a empresa competitiva no mercado, sabem que este novo produto deve ser minuciosamente planejado antes de seu lançamento, ou seja, não há margens para erros. O processo do doce leite diet é bastante parecido com o processo do doce tradicional, porém, o grande desafio está em obter a mesma textura e sabor uma vez que há troca de vários ingredientes como, por exemplo: adição de leite em pó a fim de assegurar a mesma consistência do doce tradicional, adição de bicarbonato de sódio a fim de reduzir o amargor do adoçante e também, utiliza-se Sorbitol (adoçante) ao invés de açúcar. Há de se considerar que este novo produto, deverá apresentar o mesmo sabor, as mesmas características e quantidades verificadas nos produtos tradicionais. A empresa pretende criar uma nova linha específica para a produção deste novo produto e pretende distribuí-lo em estabelecimentos comerciais que já revendam produtos light e dietéticos. Portanto, é este cenário que você irá atuar a fim de contribuir com sugestões e ensinamentos com o objetivo de estruturar o novo produto de maneira que ele possa ter PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística sucesso. É importante destacar que, por desenvolvimento de produtos, entende-se o planejamento, a análise e as verificações pertinentes aos procedimentos que garantam o nível máximo de qualidade do produto, do seu processo de fabricação, considerando todos os custos e despesas incorridos. 2. Agora, é com vocês! Você foi contratado como consultor e deverá resolver as seguintes questões em relação a Indústria de Doces Caseiros Sabores & Sonhos: a) No que se refere à Análise de Custos: A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde financeira da empresa assim como o cálculo do lucro. Os gestores da empresa Sabores & Sonhos estão preocupados com essas informações, pois precisam tomar algumas decisões. Nesse sentido foram retirados alguns dados da empresa em determinado período em 2019, sendo os mesmos listados a seguir: Receita total: R$ 385.000,00 Custos fixos totais: R$ 90.500,00 Custos variáveis totais: R$ 54.000,00 Despesas variáveis totais: R$ 33.400,00 Despesas fixas totais: R$ 28.300,00 Considerando as informações listadas, calcule a margem de contribuição total e o lucro do período em questão. Bibliografia Recomendada: IUDÍCIBUS, Sérgio de; MELLO, Gilmar Ribeiro de. Análise de custos: uma abordagem quantitativa. São Paulo: Atlas, 2013. LEONE, George S. G.; LEONE, Rodrigo José Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2010. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. 2016. b) No que se refere à Gestão da Qualidade De maneira geral, a administração de todo e qualquer tipo de processo produtivo, independentemente do campo de atuação, requer a gestão da qualidade e sua aplicação nos processos e práticas inerentes a fabricação que resulta nos produtos ofertados ou na prestação de serviços. Deste modo, no contexto da Sabores & Sonhos não é diferente e, logo, a decisão frente à criação da nova linha específica para a produção de seu novo produto demanda a utilização de ferramentas importantes em qualidade no que tange ao desenvolvimento de produtos a fim de definir, identificar e eliminar falhas, problemas ou erros potenciais antes que o produto final chegue ao usuário. Partindo do exposto, você e sua equipe deverão então aplicar o método de Análise dos Modos e Efeitos de Falha – ou Failure Mode and Effects Analysis – (FEMEA) a fim de gerenciar um dos aspectos da qualidade neste processo produtivo deste tipo de doce de leite que a Sabores & Sonhos irá oferecer. Para isto, conforme teoria proposta, você e sua equipe deverão seguir o roteiro a seguir, o qual compõe tal mecanismo para controlar o processo de fabricação a partir da lógica de redução de riscos de ocorrência das falhas. Pensem em uma etapa central do processo produtivo deste novo produto e responda: 1. Descrição do item e/ou funções (atividade, tarefa etc.) 2. Qual seria a falha potencial que poderia acontecer nesta atividade? 3. Qual seria o problema acarretado ao usuário decorrente da ocorrência desta falha? 4. Quais foram os motivos que levaram a esta falha? 5. Como seria feito o controle para prevenir que esta falha viesse a ocorrer? 6. Como seria feito o acompanhamento para detecção da falha? 7. Quais as ações práticas para prevenção ou até mesmo extinção da falha? 8. Qual o responsável pela ação a ser realizada e em qual etapa do processo produtivo? PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística 9. Como será acompanhado o plano de ação e seus respectivos resultados para a produção deste produto? 10.Quais foram os principais aspectos do produto levados em consideração para este processo analisado? Bibliografia Recomendada: FERREIRA, Leonardo, Et al. Gerenciamento e Controle da Qualidade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional. S.A., 2016. c) Referente aos Processos Logísticos: A logística é o conjunto de atividades que integra, coordena e controla o fluxo físico de materiais e de informações nas fases de: compra, armazenagem, manipulação de material, movimentação, distribuição e transporte. Dentre os subprocessos que compõem a logística, a logística de suprimentos torna-se imprescindível pelo fato de ser ela a responsável pela entrada de todos os suprimentos, ou seja, todos os insumos necessários a atender a demanda, como por exemplo, as matérias primas, até a liberação para que possam ser efetivamente consumidos. Envolve as atividades de seleção de fornecedores, aquisição, definição dos meios de transporte, processos de armazenagem, a gestão e ainda coordena o fluxo de informações relacionadas a estes insumos. Neste contexto, a fim de que a Sabores & Sonhos não venha apresentar problemas com alguns fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores não qualificados) cabe a você e sua equipe neste momento elaborar um manual que servirá para orientar o desenvolvimento, avaliação e cadastro de novos fornecedores. Isso significa dizer que nenhum fornecedor poderá trabalhar com a Empresa Sabores & Sonhos caso todos os requisitos e critérios não estejam de acordo com este manual uma vez que, se um único fornecedor falhar, pode comprometer toda a operação, e consequentemente os processos logísticos, da empresa. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística Bibliografia Recomendada: FERREIRA, Leonardo, Et al. Processos logísticos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. PIRES, Silvio R. I.. Gestão da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2016. d) Referente ao Gerenciamento de Transportes e Abastecimento: Com base no contexto apresentado e diante das etapas anteriores, para que a empresa Sabores & Sonhos desenvolva seus processos gerenciamento de transporte e abastecimento, você e sua equipe deverão detalhar os seguintes pontos:  Descreva, no mínimo, 03 tipos de estabelecimentos comerciais (locais, regionais, estaduais) que a empresa Sabores & Sonhos deverá prospectar para distribuir seus novos produtos.  Desenvolva um breve plano de gestão de distribuição, identificando e justificando suas escolhas a respeito dos seguintes itens: (1) principais regiões a serem atendidas; (2) a expectativa de demanda para distribuição dessas regiões (estimativa de quantidade de produtos por região; percentual por região; etc.); (3) os critérios para a escolha dos transportes (veículo ou frota própria; transportadoras contratadas; motoristas terceirizados; etc). Respondam todas as questões, descrevendo as possíveis soluções para a empresa Sabores & Sonhos. Bibliografia Recomendada TAVARES, Roberto dos Santos. Gerenciamento de Transportes e Abastecimento. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018. e) No que se refere aos Sistemas de Informação Gerencial: Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) proporcionam aos gerentes o controle e monitoramento das operações, e apoiam o planejamento e a tomada de decisão. Os SIG geram informações das diversas áreas funcionais de uma organização, a partir da integração PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística com os Sistemas de Processamento de Transações (SPT) e com os Sistemas de Planejamento de Recursos Empresariais (ERP). Considerando o contexto da SGA, os gestores da empresa Sabores & Sonhos decidiram investir na reestruturação dos sistemas de informação e para isso, definiram a implantação de um Sistema de Gestão do Relacionamento com o Cliente (CRM - Customer Relationship Management) como ferramenta indispensável para assegurar inteligência competitiva e estabilidade de sua posição no mercado. Agora, é o momento de você e sua equipe elaborarem um plano para a implantação do CRM, considerando os principais objetivos de um CRM, que poderão auxiliar a organização no tratamento das informações antes, durante e após a comercialização do novo produto da Sabores & Sonhos. O roteiro deve contemplar: 1. A descrição dos benefícios e melhorias que o CRM proporcionará para a empresa e principalmente para gerenciar relacionamentos com os clientes. 2. A descrição do processo de gestão e das funcionalidades do CRM Operacional e Analítico que o sistema CRM contemplará; 3. A descrição das ferramentas e recursos tecnológicos que o CRM adotará, considerando principalmente as tendências de inteligência artificial e análise de dados; Bibliografia recomendada: GORDON, Steven R. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro: LTC, 2013. Disponível em < http://bit.ly/CRM-Gordon_MHisa > acesso em 30 jan. 2020. O’BRIEN, James A. Administração de sistemas de informação. 15 ed. Porto Alegre: AMGH, 2013. Disponível em < http://bit.ly/CicloDesenv_MHisa > acesso em 30 jan. 2020. STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W.. Princípios de sistemas de informação. 11 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. Disponível em < https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522124107 > acesso em 30 jan. 2020. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO  O trabalho será realizado em GRUPOS compostos por no mínimo 2 alunos e máximo 7 alunos, integrantes do mesmo curso e série;  A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos. O tutor presencial cadastra os grupos. Importante: somente o líder do grupo conseguirá cadastrar o trabalho na área restrita;  A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos ao de outros alunos ou grupos;  O líder do grupo deve postar o trabalho na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;  É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;  Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho);  A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR EM GRUPO – PTG Tecnologia em Logística ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO  CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: mínimo 8 e no máximo 15 páginas; A estrutura do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto; Sumário. Apresentar o desenvolvimento contendo um diagnóstico dos fatos analisando detalhadamente os aspectos pertinentes a cada disciplina; Referências; - O trabalho deve ser realizado de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”; Bom trabalho a todos! Equipe de professores

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