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Tecnologia em Logística
CURSO: Tecnologia em Logística
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Curso: Tecnologia em Logística Semestre: 3º / 2º
Disciplinas: Gerenciamento de Transporte e Abastecimento
Análise de Custos
Gestão da Qualidade
Processos Logísticos
Sistemas de Informação Gerencial
Professores Prof. Me. Eduardo de Faria Nogueira
Prof. Me. Valdeci da Silva Araújo
Profª. Me. Alessandra Petrechi
Prof. Me. Valdeci da Silva Araujo
Profª. Dra. Iolanda Cláudia Sanches Catarino
Competências: Compreender e aplicar conceitos pertinentes ao
Gerenciamento de Transporte e Abastecimento; Análise de
Custos; Gestão da Qualidade; Processos Logísticos; e a
aplicação de Sistemas de Informação Gerencial.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá
desenvolvido as competências e habilidades:
Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo,
promovendo a capacidade de adaptação, comunicação
e integração do espírito de equipe.
Fornecer sólida formação humanística e visão global
que habilite o acadêmico a compreender os meios
social, político, cultural e econômico.
Promover formação teórico-prática possibilitando a
vivência concreta nas organizações, estimulando uma
postura investigativa e de análise crítico-reflexiva.
Formar profissionais com visão integral, capacidade de
adaptação e flexibilidade, que atuem de forma
interdisciplinar.
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Capacitar para que os indivíduos possam tomar
decisões complexas com ética e responsabilidade.
Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão
de forma competitiva, promovendo melhorias nas
organizações.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de
ensino-aprendizagem que tem por objetivos:
Favorecer a aprendizagem.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo
aprendizado eficiente e eficaz.
Promover o estudo dirigido a distância.
Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e
o auto aprendizado.
Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
Auxiliar no desenvolvimento das competências
requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos
Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.
Promover a aplicação da teoria e conceitos para a
solução de problemas práticos relativos à profissão.
Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico
e a emancipação intelectual.
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Prezado aluno (a),
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções
voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação
do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A sua participação na
consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de
competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual
deverá ser considerado o caso da empresa “Sabores & Sonhos”, apresentado na
sequência.
1. Leitura e interpretação da SGA
a) Na Produção Textual em Grupo (PTG) vocês deverão, em um primeiro momento,
conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve a empresa Sabores
& Sonhos.
b) Em um segundo momento, vocês deverão se envolver com a Situação Geradora de
Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para
realizar essas tarefas, sigam as orientações fornecidas nesse material e nas
fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros
materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por
vocês).
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Indústria de Doces Caseiros Sabores & Sonhos
A empresa Sabores & Sonhos é uma fabricante de doces caseiros artesanais e já
atua no mercado desde 1978. Embora tenha iniciado suas atividades com a intenção de
atender apenas a demanda local, o fato de constantemente trabalhar com alto padrão de
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qualidade e a satisfação plena dos seus clientes contribui substancialmente para o seu
crescimento e reconhecimento no mercado nacional.
Nos últimos anos, os gestores da empresa constataram uma queda nas receitas e,
após algumas pesquisas, constataram que isso vem ocorrendo em virtude das mudanças
no hábito de vida de seus consumidores que têm buscado por mais qualidade de vida, saúde
e bem-estar fato este que reflete diretamente na demanda de produtos alimentícios uma vez
que todos eles são à base de açúcar comum.
Conforme pesquisa da Agência Euro Monitor, divulgada em fevereiro de 2019, a
venda dos produtos considerados “saudáveis” cresceu em média 18,6% ao ano desde 2015.
Por consequência, a venda destes produtos rendeu às indústrias brasileiras R$ 93, 5 bilhões
em 2017, o que colocou o Brasil em 5º lugar no ranking dos principais países que atuam
neste setor.
Deste modo, de olho nessas oportunidades e a fim de recuperar essas perdas, seus
gestores decidiram por lançar um novo produto no mercado: um doce de leite que atenda os
consumidores diabéticos (diet) ou que optaram por alguma dieta restritiva (light).
Conscientes que esta pode ser a última chance de manter a empresa competitiva no
mercado, sabem que este novo produto deve ser minuciosamente planejado antes de seu
lançamento, ou seja, não há margens para erros.
O processo do doce leite diet é bastante parecido com o processo do doce tradicional,
porém, o grande desafio está em obter a mesma textura e sabor uma vez que há troca de
vários ingredientes como, por exemplo: adição de leite em pó a fim de assegurar a mesma
consistência do doce tradicional, adição de bicarbonato de sódio a fim de reduzir o amargor
do adoçante e também, utiliza-se Sorbitol (adoçante) ao invés de açúcar.
Há de se considerar que este novo produto, deverá apresentar o mesmo sabor, as
mesmas características e quantidades verificadas nos produtos tradicionais.
A empresa pretende criar uma nova linha específica para a produção deste novo
produto e pretende distribuí-lo em estabelecimentos comerciais que já revendam
produtos light e dietéticos.
Portanto, é este cenário que você irá atuar a fim de contribuir com sugestões e
ensinamentos com o objetivo de estruturar o novo produto de maneira que ele possa ter
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sucesso. É importante destacar que, por desenvolvimento de produtos, entende-se o
planejamento, a análise e as verificações pertinentes aos procedimentos que garantam
o nível máximo de qualidade do produto, do seu processo de fabricação, considerando todos
os custos e despesas incorridos.
2. Agora, é com vocês!
Você foi contratado como consultor e deverá resolver as seguintes questões em
relação a Indústria de Doces Caseiros Sabores & Sonhos:
a) No que se refere à Análise de Custos:
A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde
financeira da empresa assim como o cálculo do lucro. Os gestores da empresa Sabores &
Sonhos estão preocupados com essas informações, pois precisam tomar algumas decisões.
Nesse sentido foram retirados alguns dados da empresa em determinado período em 2019,
sendo os mesmos listados a seguir:
Receita total: R$ 385.000,00
Custos fixos totais: R$ 90.500,00
Custos variáveis totais: R$ 54.000,00
Despesas variáveis totais: R$ 33.400,00
Despesas fixas totais: R$ 28.300,00
Considerando as informações listadas, calcule a margem de contribuição total e o lucro do
período em questão.
Bibliografia Recomendada:
IUDÍCIBUS, Sérgio de; MELLO, Gilmar Ribeiro de. Análise de custos: uma abordagem
quantitativa. São Paulo: Atlas, 2013.
LEONE, George S. G.; LEONE, Rodrigo José Guerra. Curso de Contabilidade de Custos.
4.ed. São Paulo: Atlas, 2010.
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PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional
Ltda. 2016.
b) No que se refere à Gestão da Qualidade
De maneira geral, a administração de todo e qualquer tipo de processo produtivo,
independentemente do campo de atuação, requer a gestão da qualidade e sua aplicação
nos processos e práticas inerentes a fabricação que resulta nos produtos ofertados ou na
prestação de serviços.
Deste modo, no contexto da Sabores & Sonhos não é diferente e, logo, a decisão frente à
criação da nova linha específica para a produção de seu novo produto demanda a utilização
de ferramentas importantes em qualidade no que tange ao desenvolvimento de produtos a
fim de definir, identificar e eliminar falhas, problemas ou erros potenciais antes que o produto
final chegue ao usuário.
Partindo do exposto, você e sua equipe deverão então aplicar o método de Análise dos
Modos e Efeitos de Falha – ou Failure Mode and Effects Analysis – (FEMEA) a fim de
gerenciar um dos aspectos da qualidade neste processo produtivo deste tipo de doce de
leite que a Sabores & Sonhos irá oferecer. Para isto, conforme teoria proposta, você e sua
equipe deverão seguir o roteiro a seguir, o qual compõe tal mecanismo para controlar o
processo de fabricação a partir da lógica de redução de riscos de ocorrência das falhas.
Pensem em uma etapa central do processo produtivo deste novo produto e responda:
1. Descrição do item e/ou funções (atividade, tarefa etc.)
2. Qual seria a falha potencial que poderia acontecer nesta atividade?
3. Qual seria o problema acarretado ao usuário decorrente da ocorrência desta falha?
4. Quais foram os motivos que levaram a esta falha?
5. Como seria feito o controle para prevenir que esta falha viesse a ocorrer?
6. Como seria feito o acompanhamento para detecção da falha?
7. Quais as ações práticas para prevenção ou até mesmo extinção da falha?
8. Qual o responsável pela ação a ser realizada e em qual etapa do processo produtivo?
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9. Como será acompanhado o plano de ação e seus respectivos resultados para a
produção deste produto?
10.Quais foram os principais aspectos do produto levados em consideração para este
processo analisado?
Bibliografia Recomendada:
FERREIRA, Leonardo, Et al. Gerenciamento e Controle da Qualidade. Londrina: Editora
e Distribuidora Educacional. S.A., 2016.
c) Referente aos Processos Logísticos:
A logística é o conjunto de atividades que integra, coordena e controla o fluxo físico de
materiais e de informações nas fases de: compra, armazenagem, manipulação de material,
movimentação, distribuição e transporte. Dentre os subprocessos que compõem a logística,
a logística de suprimentos torna-se imprescindível pelo fato de ser ela a responsável pela
entrada de todos os suprimentos, ou seja, todos os insumos necessários a atender a
demanda, como por exemplo, as matérias primas, até a liberação para que possam ser
efetivamente consumidos. Envolve as atividades de seleção de fornecedores, aquisição,
definição dos meios de transporte, processos de armazenagem, a gestão e ainda coordena
o fluxo de informações relacionadas a estes insumos.
Neste contexto, a fim de que a Sabores & Sonhos não venha apresentar problemas com
alguns fornecedores (entrega, prazos, contratos de fornecimento, fornecedores não
qualificados) cabe a você e sua equipe neste momento elaborar um manual que servirá
para orientar o desenvolvimento, avaliação e cadastro de novos fornecedores. Isso
significa dizer que nenhum fornecedor poderá trabalhar com a Empresa Sabores & Sonhos
caso todos os requisitos e critérios não estejam de acordo com este manual uma vez que,
se um único fornecedor falhar, pode comprometer toda a operação, e consequentemente os
processos logísticos, da empresa.
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Bibliografia Recomendada:
FERREIRA, Leonardo, Et al. Processos logísticos. Londrina: Editora e Distribuidora
Educacional S.A., 2016.
PIRES, Silvio R. I.. Gestão da cadeia de suprimentos. São Paulo: Atlas, 2016.
d) Referente ao Gerenciamento de Transportes e Abastecimento:
Com base no contexto apresentado e diante das etapas anteriores, para que a empresa
Sabores & Sonhos desenvolva seus processos gerenciamento de transporte e
abastecimento, você e sua equipe deverão detalhar os seguintes pontos:
Descreva, no mínimo, 03 tipos de estabelecimentos comerciais (locais, regionais,
estaduais) que a empresa Sabores & Sonhos deverá prospectar para distribuir seus novos
produtos.
Desenvolva um breve plano de gestão de distribuição, identificando e justificando
suas escolhas a respeito dos seguintes itens: (1) principais regiões a serem atendidas; (2) a
expectativa de demanda para distribuição dessas regiões (estimativa de quantidade de
produtos por região; percentual por região; etc.); (3) os critérios para a escolha dos
transportes (veículo ou frota própria; transportadoras contratadas; motoristas terceirizados;
etc).
Respondam todas as questões, descrevendo as possíveis soluções para a empresa Sabores
& Sonhos.
Bibliografia Recomendada
TAVARES, Roberto dos Santos. Gerenciamento de Transportes e Abastecimento.
Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2018.
e) No que se refere aos Sistemas de Informação Gerencial:
Os Sistemas de Informação Gerencial (SIG) proporcionam aos gerentes o controle e
monitoramento das operações, e apoiam o planejamento e a tomada de decisão. Os SIG
geram informações das diversas áreas funcionais de uma organização, a partir da integração
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com os Sistemas de Processamento de Transações (SPT) e com os Sistemas de
Planejamento de Recursos Empresariais (ERP). Considerando o contexto da SGA, os
gestores da empresa Sabores & Sonhos decidiram investir na reestruturação dos sistemas
de informação e para isso, definiram a implantação de um Sistema de Gestão do
Relacionamento com o Cliente (CRM - Customer Relationship Management) como
ferramenta indispensável para assegurar inteligência competitiva e estabilidade de sua
posição no mercado.
Agora, é o momento de você e sua equipe elaborarem um plano para a implantação do
CRM, considerando os principais objetivos de um CRM, que poderão auxiliar a organização
no tratamento das informações antes, durante e após a comercialização do novo produto da
Sabores & Sonhos. O roteiro deve contemplar:
1. A descrição dos benefícios e melhorias que o CRM proporcionará para a empresa e
principalmente para gerenciar relacionamentos com os clientes.
2. A descrição do processo de gestão e das funcionalidades do CRM Operacional e
Analítico que o sistema CRM contemplará;
3. A descrição das ferramentas e recursos tecnológicos que o CRM adotará,
considerando principalmente as tendências de inteligência artificial e análise de
dados;
Bibliografia recomendada:
GORDON, Steven R. Sistemas de informação: uma abordagem gerencial. Rio de Janeiro:
LTC, 2013. Disponível em < http://bit.ly/CRM-Gordon_MHisa > acesso em 30 jan. 2020.
O’BRIEN, James A. Administração de sistemas de informação. 15 ed. Porto Alegre:
AMGH, 2013. Disponível em < http://bit.ly/CicloDesenv_MHisa > acesso em 30 jan. 2020.
STAIR, Ralph M.; REYNOLDS, George W.. Princípios de sistemas de informação. 11
ed. São Paulo: Cengage Learning, 2015. Disponível em <
https://integrada.minhabiblioteca.com.br/books/9788522124107 > acesso em 30 jan. 2020.
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ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
O trabalho será realizado em GRUPOS compostos por no mínimo 2 alunos e máximo
7 alunos, integrantes do mesmo curso e série;
A formação dos grupos é de responsabilidade dos alunos; no entanto, solicitamos
que sigam as orientações passadas pelo tutor sobre a formação dos grupos. O tutor
presencial cadastra os grupos. Importante: somente o líder do grupo conseguirá
cadastrar o trabalho na área restrita;
A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos
idênticos ao de outros alunos ou grupos;
O líder do grupo deve postar o trabalho na pasta específica (na pasta atividades
interdisciplinares) obedecendo o prazo limite de postagem conforme disposto no
cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;
É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre;
Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Digital
tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental
para o bom desenvolvimento do trabalho);
A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da
ABNT (Capa, Folha de rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências,
etc).
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ORIENTAÇÕES PARA FORMATAÇÃO DO TRABALHO
CONFIGURAÇÕES DO TRABALHO: mínimo 8 e no máximo 15 páginas; A estrutura
do trabalho deverá ser a seguinte: Capa, Folha de rosto; Sumário. Apresentar o
desenvolvimento contendo um diagnóstico dos fatos analisando detalhadamente os
aspectos pertinentes a cada disciplina; Referências; - O trabalho deve ser realizado
de acordo com as normas da ABNT; acesse a Biblioteca Digital, clique em
“Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e
“Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”;
Bom trabalho a todos!
Equipe de professores
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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