PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
CURSO: Ciências Contábeis
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Curso: Ciências Contábeis Semestre: 6º / 7º semestre
Disciplinas: • Controladoria
• Direito Tributário
• Perícia e Auditoria
• Práticas Contábeis I
Professores • Eric Ferreira dos Santos
• Dirceu Carneiro de Araujo
• Patrícia Graziela Gonçalves
• Regis Garcia
Competências: • Identificar e analisar deficiências de controle interno.
• Analisar as características dos regimes de tributação da pessoa jurídica.
• Aplicar análises e cálculos de perícia e auditoria.
• Compreender os registros contábeis iniciais das pessoas jurídicas e a função
dos sistemas de informações contábeis e gerenciais.
Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes
competências e habilidades:
• Possibilitar o desenvolvimento de trabalhos em grupo, promovendo a
capacidade de adaptação, comunicação e integração do espírito de equipe.
• Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o
acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico.
• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas
organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise críticoreflexiva.
• Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e
flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar.
• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com
ética e responsabilidade.
• Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva,
promovendo melhorias nas organizações.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que
tem por objetivos:
• Favorecer a aprendizagem.
• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.
• Promover o estudo dirigido a distância.
• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.
• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.
• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo
Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.
• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas
práticos relativos à profissão.
• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação
intelectual.
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PREZADO (A) ALUNO (A),
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática o caso da
“Veste Formosa S.A.”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar
dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre.
Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a
elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância,
considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental
para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação
profissional. Nessa produção textual dever, então, ser considerado o caso hipotético da Veste
Formosa S.A. apresentado na sequência.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
A Veste Formosa S.A. é uma empresa brasileira que atua no mercado há 5 meses e que
possui marcas reconhecidas em diversas áreas de negócios. Ela comercializa mercadorias de moda
masculina e feminina para a adultos e crianças, tais como: camisas, camisetas, calças, bermudas,
saias, pijamas, entre outros, além de acessórios para a moda.
A empresa adota as práticas contábeis, para o registro de operações e elaboração das
demonstrações contábeis, segundo as disposições contidas na Lei das Sociedades Anônimas (Lei nº.
6.404/76), inclusive as decorrentes da Lei nº. 11.638/2007, bem como aos preceitos e orientações
das Normas Brasileiras de Contabilidade. Em razão do processo de convergência das normas
brasileiras aos padrões internacionais, a empresa tem adotado a mudança nas práticas contábeis
brasileiras, conforme a Deliberação CVM nº. 610/2009 que aprovou o Pronunciamento Técnico CPC
43 que trata da adoção inicial dos pronunciamentos técnicos CPC 15 a 40.
A empresa deseja investir na melhoria e implementação de controles internos, dado ao fato
que os gestores reconhecem que precisam ajustar as operações internas ao nível de eficiência
desejado, para que possa minimizar falhas internas e reduzir os riscos da operação da entidade e da
tomada de decisão. A empresa reconhece que pode existir falhas internas e deseja minimizar isso,
embora ainda não saiba pontualmente os problemas que impactam nas atividades internas. Por essas
questões, a empresa reconhece também a controladoria como uma fundamental área para o
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aumento da eficácia e eficiência da gestão. Por outro lado, a desconfiança dos sócios quanto a
informação reportada pela contabilidade, alertou a empresa quanto à necessidade de contratar uma
auditoria a ser realizadas sobre as demonstrações contábeis. A atuação da controladoria diante das
necessidades da Veste Formosa S.A fornece segurança e base, entre outras coisas, aos
procedimentos de auditoria contábil que avalia se, aquilo que foi implementado, em termos de
controles e procedimentos internos, está funcionado ou não como deveria, atestando a
confiabilidade das informações contábeis ao ponto de não existir erros relevantes no conjunto das
demonstrações contábeis que afetem o processo decisório.
Diante disso, você foi contratado pela empresa para analisar as situações organizacionais.
Assim, veja e analise os atos e fatos administrativos da Veste Formosa S.A abaixo e faça o que se pede
nas atividades.
Situação-problema
Você foi designado, apoiado pela controladoria, na condição de auditor, para revisar a parte
do imposto de renda de Veste Formosa S.A., referente às demonstrações contábeis-financeiras
levantadas em 31/12/2019. Você observou que a conta de Provisão para o Imposto de Renda,
classificada no passivo circulante, apresentou um saldo de $62.055,00 em 31/12/2019. Além dessa
informação patrimonial, a controladoria disponibilizou o acesso aos controles internos com os
cálculos de imposto de renda e as demonstrações contábeis, como a Demonstração do Resultado do
Exercício (DRE).
Observou-se que a empresa havia apurado o Lucro Real da seguinte forma:
Lucro operacional antes do imposto de renda 321.234
( + ) Inclusões diversas (incluindo multas por infrações fiscais) 30.000
( - ) Exclusões (Despesas dedutíveis) (101.814)
Lucro Real – calculado pela empresa 249.240
A empresa calculou o imposto de renda da seguinte forma:
Lucro Real 249.240
Taxa de imposto de renda 25%
Imposto de Renda calculado 62.355
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Você obtive a seguinte DRE:
Receita Bruta de Vendas 840.000
( - ) Deduções, Abatimentos e Impostos (20.000)
Receita Líquida de Vendas 820.000
( - ) Custos das Mercadorias Vendidas (210.000)
Lucro Bruto 610.000
( - ) Despesas com Vendas (30.000)
( - ) Despesas Gerais e Administrativas (94.000)
( + ) Outros ganhos 144.000
Lucro Antes do Imposto de Renda 630.000
( - ) Imposto de Renda (62.355)
Lucro Líquido do Exercício 567.645
ATIVIDADE 1
Diante das informações apresentadas, realize o que se pede:
a) Determine os erros de procedimentos que a auditoria identificou no que tange a base de
cálculo do imposto de renda;
b) Recalcule os novos valores do lucro real e do imposto de renda;
c) Compare os valores de cálculo para o imposto de renda realizado pela empresa e pela
auditoria. Efetue os lançamentos contábeis necessários para registrar possíveis
diferenças detectadas pela auditoria;
Observações: desconsidere quaisquer efeitos de contribuição social. Para esta atividade, o imposto
de renda é calculado a uma taxa de 25%.
Em uma outra análise, você e a controladoria examinaram as demonstrações financeiras,
procedimentos e controles internos da empresa que recentemente instalou e atualizou uma rede de
computadores para melhorar as atividades internas. Os comentários a seguir foram levantados:
“Visando facilitar as operações, a empresa melhorou seu sistema de processamento de dados,
adquirindo uma rede de computadores. A empresa fornecedora que instalou os computadores
providenciou adequada assistência na implantação do sistema e treinou o pessoal que iria trabalhar
na área do centro de processamento de dados, em programação, análise e operação do sistema,
contudo não treinou o pessoal do Contas a Receber. Cada aplicativo é operado por um determinado
colaborador, o qual é responsável por sua manutenção, por seu processamento e por dar explicações
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sobre o programa. Neste procedimento não está incluída a prática de se fazer backup das
movimentações diárias e cada funcionário é responsável por seus próprios aplicativos. Pelo menos
um funcionário do centro de processamento de dados permanece neste setor durante o horário de
expediente, e somente os funcionários do CPD têm acesso às chaves. O sistema de documentação
consiste no material fornecido pela companhia que instalou o computador, sendo composto por um
apêndice de formatos de registro e uma lista de programas. Essa documentação e os relatórios diários
são mantidos em um canto da sala do CPD. Os produtos da empresa são enviados diretamente do
setor de estocagem, os quais enviam relatórios de saída para a contabilidade geral. Nesse setor, um
auxiliar de faturamento registra os preços dos itens e registra a sequência numérica dos relatórios de
saída de cada estoque. O auxiliar também confere diariamente e manualmente os relatórios com as
unidades vendidas e com os preços unitários. Os relatórios de saída e os relatórios de venda são
enviados para o CPD para conferência e processamento. Após o processamento são emitidas as notas
fiscais em seis vias, e um registro diário de vendas mostra os totais das unidades vendidas e os
respectivos preços unitários, os quais são comparados pelo operador do computador com os
relatórios de vendas. Todas as cópias das notas fiscais são devolvidas ao auxiliar de faturamento. O
auxiliar envia três cópias para o cliente, uma cópia para o setor de estocagem, mantém uma cópia
em um arquivo pela sequência numérica e retém uma cópia em um arquivo corrente para um registro
detalhado das contas a receber.”
ATIVIDADE 2
a) Descreva eventuais falhas de controle interno, do ponto de vista da controladoria.
b) Indique o que você recomendaria para saná-las.
Observações: CPD - Centro de Processamento de Dados. CPD corresponde ao departamento da
empresa que guarnece os dados em sistema.
Como você pode observar, a empresa optou pelo Lucro Real como regime de tributação,
ainda que tenha calculado, incialmente, o valor do Imposto de Renda de maneira errônea. O regime
de tributação caracteriza-se pela forma com que o contribuinte deve tributar seus resultados,
operações, rendimentos ou rendas. Para fins de Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e de
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Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) há 3 regimes de tributação distintos: Lucro Real;
Lucro Presumido; Simples Nacional.
Você sabe que a escolha do regime tributário é um dos passos mais importantes para o
sucesso de uma empresa. Uma opção malfeita nesta etapa do processo pode gerar a necessidade do
pagamento de um conjunto de impostos inadequado, comprometendo sensivelmente a saúde
financeira do negócio, ou até mesmo gerando problemas fiscais com a Receita Federal.
ATIVIDADE 3
Nesse sentido, você deve:
a) Apresentar para a empresa todas as informações relativas a cada regime de tributação
hoje existentes, incluindo as regras para enquadramento no que se refere a receita bruta
e tipo de atividade desenvolvida, bem como base de cálculo, período de apuração e
alíquota.
b) A partir da análise teórica, sugerir o regime de tributação que apresenta as melhores
vantagens para a empresa no que se refere, principalmente, a apuração do Imposto de
Renda, tendo em vista a sua receita bruta e o tipo de atividade desenvolvida.
Observações: você e sua equipe encontrarão informações importantes sobre os regimes de
tributação em:
Acesso em: 30 jan. 2020.
Como é possível observar na SGA, a empresa em questão foi recentemente constituída, ela
está em operação há apenas 5 meses. Ocorre que no processo de auditoria uma das técnicas envolve
a verificação da correção dos procedimentos de registro dos fatos principais que afetam o patrimônio
da entidade, como, por exemplo, a constituição patrimonial. Você, enquanto responsável por aferir
os registros que foram executados nesse sentido, precisa demonstrar aqui que conhece o processo
constitutivo bem como a forma de registro contábil que resultou na formação inicial do patrimônio
da empresa, portanto, contamos com seu conhecimento mais uma vez. Para fins de evidenciação
sobre a correção deste processo, você deverá considerar as informações adicionais que seguem:
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1. A ata de constituição da empresa Formosa traz como valor de capital social o montante de R$
500.000,00, divididos em 5.000 ações que foram subscritas no ato da constituição sendo que
80% foram integralizadas em 10 dias pelos acionistas mediante transferência bancária
conforme prevê as regras estatutárias da companhia.
2. Os outros 20% deverão ser integralizados no prazo de um ano.
ATIVIDADE 4
Seu desafio consiste em:
a) Realizar os lançamentos na forma como deveriam ter sido realizados pela
contabilidade da empresa para sirva de base para a sua conferência.
b) Levantar o Balanço Patrimonial após estes lançamentos demonstrando como ficaria
a situação patrimonial logo após a subscrição e integralização do capital social pela
empresa conforma as regras estatutárias descritas.
NORMAS PARA ELABORAÇÃO DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. O trabalho será realizado individualmente.
2. Importante: Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta
específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem,
conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da
atividade.
3. O trabalho final que será postado no ambiente virtual de aprendizagem deve conter de 05
até, no máximo, 08 laudas (considerando-se apenas a produção textual em si, com
introdução, desenvolvimento e conclusão, excetuando-se os elementos pré e pós-textuais).
4. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão do curso, sendo organizado no
que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto,
espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências,
entre outros elementos importantes). Essas orientações estão disponíveis na Biblioteca
Digital da instituição e podem ser acessadas no link “Padronização”.
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5. Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver
trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da
internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade.
Lembre-se de que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610),
e deve ser evitada no âmbito acadêmico.
6. Importante: Não serão aceitos, sob nenhuma hipótese, trabalhos enviados em PDF.
CRITÉRIOS AVALIATIVOS
A seguir, apresentamos a você alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para o
conceito a ser atribuído pelo Tutor a Distância à produção textual:
a) Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT.
b) Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada.
c) Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão.
d) Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos:
clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
e) Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos textos e sites citados.
Ótimo trabalho a todos!
Equipe de professores
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
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