Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 Administração - Contabilidade - Economia Semestre: 2º / 3º “Consequências da Recuperação Judicial da Sociedade Empresária”

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Curso: Administração - Contabilidade - Economia Semestre: 2º / 3º Disciplinas: • Direito Empresarial; • Gestão de Projetos; • Análise de Custos; • Microeconomia; • Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento. Professores • Taigoara Finardi Martins; • Natália Martinêz Ambrogi Woitas; • Valdeci da Silva Araújo; • Cleverson Neves; • Renato José da Silva. Competências: • Compreender e aplicar conceitos teóricos em direito empresarial. • Entender a dimensão de um projeto e a gestão sustentável do mesmo. • Aplicar técnicas de precificação de produtos. • Avaliar mercado consumidor. • Analisar a viabilidade de projetos de investimentos. Habilidades: Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as seguintes competências e habilidades: • Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico. • Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva. • Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino aprendizagem que tem por objetivos: • Favorecer a aprendizagem. • Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. • Promover o estudo dirigido a distância. • Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado. • Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. • Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação. Prezado aluno Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “Consequências da Recuperação Judicial da Sociedade Empresária”. Escolhemos esta temática para possibilitar a aprendizagem interdisciplinar dos conteúdos desenvolvidos nas disciplinas desse semestre. Na atividade de produção textual, você deverá seguir as instruções e questionamentos relacionados a cada disciplina estudada no semestre, a fim de elucidar e resolver a situação-problema (situação geradora de aprendizagem– SGA) proposta. Para tanto, apresentamos a seguir as orientações da atividade. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL • A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI • O trabalho deve ser postado na pasta específica (na pasta atividades interdisciplinares) obedecendo ao prazo limite de postagem conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. • É importante que você leia os materiais disponíveis das disciplinas do semestre; • Além da pesquisa nos materiais das disciplinas, lembre-se de que a Biblioteca Virtual tem excelentes obras que tratam dos temas propostos. (A pesquisa é fundamental para o bom desenvolvimento do trabalho); • A Produção Textual deverá ser desenvolvida inteiramente dentro das Normas da ABNT (Capa, Folha de Rosto, Sumário, Desenvolvimento, Conclusão, Referências, etc.). 2. Leitura e interpretação da SGA Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas a elaboração do trabalho disponibilizadas ao longo do semestre, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras. A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Contextualização e Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Situação-problema: A empresa “SILVA & SILVA - COMÉRCIO E IMPORTAÇÃO LTDA.”, foi constituída sob a forma de sociedade limitada, a partir da iniciativa de seus sócios quotistas, mediante integralização do capital social correspondente ao número de quotas distribuído entre cada um deles, consoante disposições legais aplicáveis. Pretendendo se dedicar ao ramo de cosméticos, optou por adotar o nome fantasia “Pretty Cachos” pelo qual passou a ser conhecida e reconhecida por fornecedores e clientes; ao longo dos anos, com o crescimento expressivo de suas atividades e faturamento, a empresa Pretty Cachos promoveu a sua expansão de sua estrutura física e administrativa, investindo em equipamentos, instalações, contratação de funcionários, publicidade recorrente, etc. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Ocorre que após a vertiginosa crescente que culminou no pico de sucesso, fatores externos e internos – tais como a redução da demanda pelo surgimento de empresas concorrentes e dificuldades na gestão e controle das atividades da empresa, que se tornaram excessivamente complexas – o faturamento mensal entrou em profundo declínio e, em poucos meses, a antes lucrativa sociedade passou a acumular prejuízos sequenciais. Em consequência disso, o pagamento a fornecedores começou a enfrentar obstáculos que geraram desgaste e queda da produtividade; a deterioração do ambiente de trabalho, pelo corte drástico de certos benefícios antes conferidos aos funcionários, gerou uma onda de insatisfação e, em razão disso, diversos colaboradores passaram a buscar outras oportunidades e alguns, mesmo depois do desligamento voluntário ou demissional, ingressaram com reclamações trabalhistas pela via judicial. Com o desaparecimento súbito do capital de giro, o corpo administrativo optou por buscar recursos perante instituições bancárias, ainda que a juros exorbitantes, para evitar a paralisação completa das atividades da sociedade. No entanto, apesar do fôlego inicial, o agravamento do cenário forçou a inadimplência dos contratos de empréstimo bancário, em favor do pagamento dos funcionários e fornecedores remanescentes. Diante deste quadro, os sócios quotistas, extremamente preocupados com o futuro da empresa, procuraram uma renomada equipe externa de assessoria, na tentativa de encontrar soluções para a crise instalada, que se aprofundava. Após cuidadosa análise e auditoria, constatou-se que o passivo da sociedade, naquele ponto, já superava seus ativos, e que seria necessária uma medida radical para viabilizar a perpetuação da existência da sociedade. Sugeriu-se que a empresa promovesse o requerimento de sua recuperação judicial, nos moldes do art. 47 da Lei n.º 11.101/2005, cujo objetivo é viabilizar a superação da situação de crise econômico-financeira do devedor, a fim de permitir a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores, promovendo, assim, a preservação da empresa, sua função social e o estímulo à atividade econômica. O plano de recuperação judicial a ser apresentado contemplaria uma série de medidas necessárias ao restabelecimento da saúde financeira da empresa. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Paralelamente a isso, diversas alterações na gestão e condução administrativa e comercial das atividades da sociedade deveriam ser implementadas, visando reverter o processo de derrocada em curso. É inevitável o fato de que a Pretty Cachos passou por dificuldades no mercado, frente à alta concorrência, empecilhos internos e ameaças externas. Para conseguir se reerguer estrategicamente a Pretty Cachos buscou realinhar alguns aspectos de sua imagem para fins estratégicos. Para isso, estuda a elaboração de um projeto que visa a reestruturação da sua marca, por meio de desenvolvimento de novos designs nas embalagens dos produtos (sendo estas embalagens recicláveis), novas fórmulas dos cremes capilares, as quais são menos agressivas ao meio-ambiente e adotar um grande apelo sustentável, algo que pode ser bem visto pelos seus consumidores. A gestão da sustentabilidade dentro de sua gestão de projetos foi uma grande saída para a organização, a qual pode se realinhar e se tornar mais competitiva no mercado. Para viabilizar esse projeto, a Pretty Cachos está negociando um aporte financeiro junto a investidores chineses, os quais veem potencial no mercado brasileiro de cosméticos capilares. Agora, é com você! A partir da situação geradora de aprendizagem (SGA), que envolve uma série de fatos, o seu desafio é apresentar soluções aos problemas decorrentes desta situação, considerando os aspectos pertinentes às disciplinas “Direito Empresarial; Gestão de Projetos; Análise de Custos; Microeconomia; Análise de Investimentos e Fontes de Financiamento”. Passo 01 A recuperação judicial surgiu como uma alternativa à falência, para empresas que atravessam momento de crise financeira. A vantagem da recuperação judicial, é que diferente da falência, ela visa preservar a existência da empresa e de sua função social, garantindo a manutenção da fonte produtora, do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores. A recuperação judicial está disciplinada pela Lei n.º 11.101/2005, que traz diversas regras de observância obrigatória no processo. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Com base nestas informações, responda: ATIVIDADE a) quais são os requisitos legais necessários, cumulativamente, para que o empresário devedor possa requerer a recuperação judicial? b) na narrativa contida na SGA, observamos que a empresa em análise optou por requerer a recuperação judicial, na tentativa de superar sua crise financeira. Dentre os diversos meios e medidas previstos pela legislação, quais poderiam ser adotados, neste caso, para alcançar o resultado desejado? Bibliografia Recomendada BRASIL, Presidência da República, Lei n.º 11.101 de 09 de fevereiro de 2005, regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, Brasília - DF, 09/02/2005, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11101.htm (acesso em 31/01/2020). Passo 02 A Sustentabilidade pode ser vista de forma ampla, tendo diversas dimensões, como a questão social, cultural, ecológica, ambiental e econômica. A ONU (Organização das Nações Unidas) oferta uma visão da sustentabilidade com três bases essenciais: social, econômica e ambiental (PAES E VILGA, 2016, p. 231). A gestão da sustentabilidade dentro do gerenciamento de projetos tem sido crucial e pode ser um diferencial competitivo para muitas empresas na atualidade. Analise a figura a seguir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Figura 1 – Intersecção Sustentável Fonte: Paes e Vilga (2016, p. 230). ATIVIDADE Sabemos da importância do fator econômico para uma empresa, mas também devemos considerar a dimensão ambiental, priorizando iniciativas sustentáveis e a ecoeficiência. Os consumidores da atualidade são mais críticos e defendem projetos e causas sustentáveis. A Pretty Cachos se utilizou da gestão da sustentabilidade para se recolocar no mercado. Neste contexto, discorra sobre o que é a ecoeficiência. E, como a empresa pode adotar condutas ecoeficientes como diferencial de mercado? Bibliografia Recomendada PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. Passo 03 A margem de contribuição é uma informação fundamental para determinar a saúde financeira da empresa assim como o cálculo do lucro. Os gestores da empresa Pretty Cachos estão preocupados com essas informações, pois precisam tomar algumas decisões. Nesse sentido foram retirados alguns dados da empresa em determinado período em 2019, sendo os mesmos listados a seguir: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Receita total: R$ 1.350.000,00 Custos fixos totais: R$ 250.000,00 Custos variáveis totais: R$ 688.500,00 Despesas variáveis totais: R$ 461.500,00 Despesas fixas totais: R$ 102.000,00 Considerando as informações listadas: ATIVIDADE Calcule a margem de contribuição total e o resultado operacional líquido (lucro ou prejuízo) do período em questão. Bibliografia Recomendada PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. 2016. LEONE, George S. G.; LEONE, Rodrigo José Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2010. Passo 04 Os gestores da empresa Pretty Cachos, diante da proposta de recolocação mercadológica querem saber como a demanda por seus produtos agora sustentáveis, podem ser ampliadas, sem que haja necessidade de ofertá-las a preços menores que os já praticados no mercado. ATIVIDADE Neste contexto, você caro aluno será responsável por apresentar de uma forma suscinta e objetiva aos gestores da Pretty Cachos, a partir dos conhecimentos teóricos e práticos adquiridos sobre a oferta e a demanda embasadas na teoria do consumidor, ponderará saídas estratégicas para alavancagem do negócio sem que haja redução de receitas. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Bibliografia Recomendada: PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. Tradução: Eleutério Prado, Thelma Guimarães e Luciana do Amaral Teixeira. 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. RETAMIRO, W. Microeconomia. Londrina: Distribuidora Educacional S.A., 2016. Passo 05 A Pretty cachos está passando por uma reestruturação jurídica e administrativa. Em termos financeiros, a empresa está em negociação com investidores estrangeiros para o desenvolvimento de novos projetos de expansão e assim retomar a competitividade de mercado. Sendo assim, está sendo estudado um aporte de R$ 1.000.000,00 para o desenvolvimento de novas embalagens e de novas fórmulas de cremes capilares. Porém, antes da captação dos recursos, os investidores analisam a viabilidade econômico-financeira desse projeto. Tendo como base o montante a ser aplicado de R$ 1.000.000,00, a principal atividade neste momento é a tomada de decisão de investimento. Assim, será necessário realizarem um estudo sobre a viabilidade do projeto e, com isso, gerar um relatório com os resultados do estudo. Com base nos orçamentos de custos e aquisições dos projetos, bem como das receitas esperadas no aprimoramento dos produtos e expansão do mercado, a diretoria da empresa elaborou a projeção de fluxo de caixa para o período de 5 anos. Figura 02 - Projeção de Fluxo de caixa projeto. Fonte: Elaborado pelo autor (2020). PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Com base nessas informações você deverá apontar a viabilidade econômico-financeira do projeto. Assim, considerando uma Taxa Mínima de Atratividade (TMA) de 10%, responda: ATIVIDADE A) Qual o Valor Presente Líquido (VPL) do projeto de investimento? B) Considerando os resultados do (VPL) o projeto deve ser aceito ou rejeitado pela empresa? Bibliografia Recomendada: CAMARGO, Camila. Análise de investimento e demonstrativos financeiros. Curitiba: Ibpex, 2007. 256p. GITMAN, Lawrence J.; JOEHNK, Michael D. Princípios de investimentos. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2005. 456p. STOPATTO, Mauro. Análise de investimentos e fontes de financiamento. – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 244 p. ESTRUTURA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deverá obedecer às normas técnicas da ABNT, incluindo os elementos pré e pós textuais (quando houver). Veja a seguir algumas orientações: INTRODUÇÃO Na introdução você deverá apresentar um breve panorama do ambiente organizacional e os objetivos dessa atividade. DESENVOLVIMENTO No desenvolvimento, você deverá abordar todos os aspectos solicitados pelos professores do semestre. Para o embasamento teórico, você deverá utilizar os Livros Textos das disciplinas do curso, web aulas, tele aulas, materiais complementares disponibilizados juntamente com as tele aulas e aulas atividades, materiais disponibilizados na biblioteca digital e as bibliografias sugeridas pelos professores. CONSIDERAÇÕES FINAIS Nas considerações finais você deverá fazer uma análise dos principais aspectos discutidos ao longo do trabalho. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Aqui devem constar todos os materiais consultados e referenciados na PTG. Observação: O seu tutor a distância estará à disposição para orientações sobre a Produção Textual por meio do sistema de mensagens. Critérios de avaliação dos trabalhos pelo tutor à distância Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e a pontuação a ser dados pelo tutor a distância. Critério Significado Coerência, clareza e coesão A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados em TODAS as disciplinas do semestre. Riqueza de argumentação O conteúdo tem relação direta com o tema, traduz uma reflexão crítica e contempla os pontos estabelecidos no roteiro. Organização dos conteúdos O desenvolvimento do trabalho deve seguir uma sequência que incorpore os conteúdos apresentados de forma condizente. Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito à escrita ortográfica e estrutura solicitada. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Referências BRASIL, Presidência da República, Lei n.º 11.101 de 09 de fevereiro de 2005, regula a recuperação judicial, a extrajudicial e a falência do empresário e da sociedade empresária, Brasília - DF, 09/02/2005, disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/lei/l11101.htm (acesso em 31/01/2020). CAMARGO, Camila. Análise de investimento e demonstrativos financeiros. Curitiba: Ibpex, 2007. 256p. GITMAN, Lawrence J.; JOEHNK, Michael D. Princípios de investimentos. 8 ed. São Paulo: Pearson, 2005. 456p. LEONE, George S. G.; LEONE, Rodrigo José Guerra. Curso de Contabilidade de Custos. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2010. PAES, E. S; VILGA, V. F. Gestão de projetos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. PAIM, Wilson Moisés. Análise de custos. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional Ltda. 2016. PINDYCK, R. S.; RUBINFELD, D. L. Microeconomia. Tradução: Eleutério Prado, Thelma Guimarães e Luciana do Amaral Teixeira. 7. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2010. REBELATTO, Daisy (Org.). Projeto de investimento: com estudo de caso completo na área de serviços. Barueri: Manole, 2004. RETAMIRO, W. Microeconomia. Londrina: Distribuidora Educacional S.A., 2016. STOPATTO, Mauro. Análise de investimentos e fontes de financiamento. – Londrina : Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016. 244 p.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur