PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
CURSO: Pedagogia
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
Curso: Pedagogia Semestre: 6º/ 7º
Disciplinas: • Aprendizagem de Ciências Naturais
• Aprendizagem da Língua Portuguesa
• Aprendizagem da Matemática
• Aprendizagem da Geografia e História
• Pedagogia em espaços não escolares
• Estágio Curricular em Pedagogia III – Gestão Educacional e
Espaços não escolares
Competências: • Articular conhecimentos científicos e culturais, valores
éticos e estéticos inerentes aos processos de aprendizagem,
de socialização e construção do conhecimento, no âmbito
do diálogo entre diferentes visões de mundo;
• Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação
com as demais áreas do conhecimento.
Habilidades: • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a
construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;
• Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre
temáticas relevantes;
• Desenvolver um trabalho interdisciplinar, estabelecendo
diálogo entre a área educacional e as demais áreas do
conhecimento.
Objetivos da
Aprendizagem:
A produção textual é um procedimento metodológico de ensino e
de aprendizagem que tem por objetivos:
• Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos
textos indicados;
• Refletir sobre a atuação do pedagogo na proposição de
vivências em diferentes espaços de aprendizagem;
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
• Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido
nos anos iniciais do ensino fundamental e articular as diferentes
áreas do conhecimento;
• Entender que as atividades planejadas na produção textual
podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular.
Prezado aluno,
Seja bem-vindo a este semestre!
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “As
práticas de Leitura em uma classe hospitalar”. Escolhemos essa temática para favorecer o estudo
sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares.
A pedagogia hospitalar realiza o acompanhamento pedagógico de crianças que se encontram
hospitalizadas e que, por isso, não podem frequentar a escola regular. Segundo Farfus (2012), a
atuação de profissionais da educação não se restringe mais a ambientes formais de educação, mas
deve ser efetivada em múltiplos espaços, como empresas, hospitais e associações que promovem
ações educativas. (FARFUS, Daniele. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012).
A leitura costuma ser fortemente incentivada em espaços escolares, mas também pode ser
estimulada em espaços não escolares. Considerando o trabalho desenvolvido na classe hospitalar,
pode-se, inclusive, pesquisar livros que tenham temáticas que podem ser integradas a outros
componentes curriculares. Vale lembrar que a BNCC (BRASIL, 2017) prevê "sobre formas de
organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica
das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação
à gestão do ensino e da aprendizagem" (BRASIL, 2017, p.12).
Observa-se, assim, que a leitura pode ser uma grande aliada do professor que precisa
desenvolver práticas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento das crianças atendidas. Esse
profissional precisa também incorporar uma consciência humanizada em sua prática pedagógica,
contribuindo com a integração dos profissionais envolvidos no ambiente escolar.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
Considerando a relevância da temática em questão, torna-se necessário refletir sobre a
atuação do pedagogo em espaços não escolares, as particularidades do acompanhamento
pedagógico desenvolvido em ambientes não escolares, a importância da leitura nesse ambiente e a
possibilidade de articular temática e conteúdos pertencentes aos diferentes componentes
curriculares em tais práticas.
A partir do exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de
Aprendizagem.
ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL
1. Leitura e interpretação da SGA
Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar
um texto crítico sobre “As práticas de Leitura em uma classe hospitalar”. A seguir, deve produzir um
projeto de leitura a ser desenvolvido nesse espaço.
Situação Geradora de Aprendizagem (SGA)
Laura é professora-pedagoga dos anos iniciais do Ensino Fundamental há alguns anos. Ela atua
na parte da manhã em uma escola municipal no interior de Minas Gerais e já trabalhou desde o 1º
até o 5º ano. A professora recebeu um convite para lecionar para crianças hospitalizadas.
Inicialmente, sentiu-se bastante insegura, já que nunca havia trabalhado em espaços não escolares,
entretanto, resolveu vencer mais esse desafio e aceitou o convite.
As possibilidades de atuação do pedagogo em ambientes não escolares têm sido cada dia
mais evidentes. Hospitais, empresas, ONGs, igrejas e associações buscam, com frequência, por esse
tipo de profissional. Logo após a sua contratação, a professora Laura foi comunicada pela direção do
hospital que ela deveria desenvolver um projeto de leitura no hospital, pois eles acreditavam que a
leitura poderia ser um importante aliado no acompanhamento pedagógico a ser desenvolvido com
as crianças.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
Situação-problema:
A partir da orientação realizada pela direção do hospital, a professora Laura começou a refletir
sobre a elaboração do projeto solicitado, mas muitas dúvidas permearam seus pensamentos: “Esse
projeto de leitura será somente para as crianças ou poderá ser ampliado para os seus familiares?”,
“Como posso articular os livros lidos pelas crianças com os conteúdos de cada componente
curricular?”,
Enquanto ainda estava conhecendo o hospital e imersa em meio a tantas perguntas, a direção
do hospital comunicou a professora que ela deveria entregar por escrito um projeto de leitura para
ser desenvolvido com as crianças que seriam atendidas na classe hospitalar no prazo de uma semana.
A direção precisava do projeto em mãos para conseguir doações de livros para desenvolver o projeto.
A partir da informação recebida, a professora começou a elaborar o projeto.
O seu desafio, agora, é:
Se coloque no lugar da professora Laura, reflita sobre as particularidades do trabalho a ser
desenvolvido no ambiente escolar e elabore um projeto de leitura voltado às crianças de 6 a 10 anos
de idade.
ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO
Após análise da situação-problema, você deverá:
a) Ler os textos indicados:
Texto 1: O papel da literatura infantil para crianças e adolescentes hospitalizados no enfrentamento
dos medos infantis. (Disponível em: https://educere.bruc.com.br/cd2011/pdf/5380_3364.pdf)
Texto 2: Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo. (Disponível em:
http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7725)
Texto 3: Leitura significativa – prática em todas as disciplinas do currículo escolar. (Disponível em:
https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/502/244)
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
b) Produzir um texto argumentativo sobre a relevância da atuação do pedagogo em
espaços não escolares, as particularidades presentes na pedagogia hospitalar e o papel
da leitura para crianças hospitalizadas.
c) Elaborar um projeto de leitura a ser aplicado em uma classe escolar com crianças de 6 a
10 anos de idade.
A partir da leitura da situação-problema apresentada e a necessidade de elaborar o projeto
em questão, seguem algumas questões relevantes para nortear a reflexão sobre o caso relatado:
a) Quais as particularidades do acompanhamento pedagógico em classes
hospitalares?
b) Quais os cuidados necessários para o trabalho a ser desenvolvido nesse
ambiente?
c) Como é possível desenvolver um trabalho em parceria com a família?
Após a reflexão sobre essas questões, seguem orientações para o desenvolvimento do
trabalho:
• Para o desenvolvimento da proposta de ensino, a ser elaborada para esta PTG,
você deverá, obrigatoriamente, fundamentar-se nos conceitos teóricos desenvolvidos pelos
estudos das disciplinas do semestre.
ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL
A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados
pelo acadêmico:
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, o acadêmico poderá utilizar
os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre e outros materiais que julgar adequados.
2º) Elaborar a Introdução da produção textual, neste tópico, você deverá fazer, com até uma página,
uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua
realização.
3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar um texto, entre 4 a 6 páginas, sobre a
atuação do pedagogo em espaços não escolares, as particularidades do acompanhamento
pedagógico desenvolvido em ambientes escolares, a importância da leitura nesses ambientes e a
possibilidade de articular temática e conteúdos pertencentes aos diferentes componentes
curriculares em projetos de leitura.
Você também deve apresentar um projeto de leitura a ser aplicado em uma classe escolar com
crianças de 6 a 10 anos de idade.
Adote o modelo a seguir:
Proposta
Tema Nome fictício.
Justificativa Refere-se à explicação sobre a importância do trabalho (projeto).
Objetivo geral
Definição do que se trata a ideia central do trabalho. Deve expressar, de
forma clara, qual é a intenção daquele projeto.
Objetivos
específicos
Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento do trabalho realizado
com os alunos. Se configura como as metas traçadas para o aprendizado,
as quais serão atingidas a partir das atividades desenvolvidas em sala.
Metodologia
São os caminhos percorridos para que os objetivos sejam atingidos. Tratase de um conjunto de técnicas e métodos que direcionam o modo como
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
os conteúdos serão socializados. Não se esqueçam de descrever as ações
que serão realizadas.
Recursos
didáticos
São os materiais e/ou equipamentos que serão utilizados como suporte
para a realização das atividades propostas.
Avaliação
Modo como o professor irá acompanhar o processo de aprendizagem dos
alunos, verificando os avanços e o que ainda necessita de
aperfeiçoamento.
Referências Material teórico que subsidiou a construção das aulas.
4º) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações finais, apresentando a conclusão do seu
trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto (até 1 página). Manifeste o ponto de
vista e opiniões sobre o assunto trabalhado, fundamentas nas referências bibliográficas. Apresente
também as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado.
5º) Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou
registros.
6º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver
o trabalho.
Orientações importantes:
1. A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE.
2. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Não existe
prorrogação para a postagem da atividade.
3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão, sendo organizado no que
tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos,
adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros
elementos importantes), conforme normas da ABNT.
PRODUÇÃO TEXTUAL
INTERDISCIPLINAR
INDIVIDUAL – PTI
Pedagogia
4. Os trabalhos devem ser enviados em arquivo de Word.
A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para a nota a
ser atribuída pelo Tutor a Distância à produção textual:
• Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT.
• Respeito ao número de páginas solicitadas.
• Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução,
desenvolvimento e conclusão).
• Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma
padrão.
• Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos:
clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade.
• Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente
citados.
Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe atender
em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta
oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível
universitário.
Um ótimo trabalho!
Equipe de professores
CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19 GUARULHOS 2020 Prezados Acadêmicos! O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci
Comentários
Postar um comentário