Pular para o conteúdo principal

TRABALHO PRONTO WPP 27 99750-6033 Pedagogia Semestre: 6º/ 7º

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia CURSO: Pedagogia PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia Curso: Pedagogia Semestre: 6º/ 7º Disciplinas: • Aprendizagem de Ciências Naturais • Aprendizagem da Língua Portuguesa • Aprendizagem da Matemática • Aprendizagem da Geografia e História • Pedagogia em espaços não escolares • Estágio Curricular em Pedagogia III – Gestão Educacional e Espaços não escolares Competências: • Articular conhecimentos científicos e culturais, valores éticos e estéticos inerentes aos processos de aprendizagem, de socialização e construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo; • Relacionar os conhecimentos relativos à área de atuação com as demais áreas do conhecimento. Habilidades: • Utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para a construção de conhecimentos pedagógicos e científicos; • Realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos sobre temáticas relevantes; • Desenvolver um trabalho interdisciplinar, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento. Objetivos da Aprendizagem: A produção textual é um procedimento metodológico de ensino e de aprendizagem que tem por objetivos: • Interpretar os fundamentos teóricos apresentados nos textos indicados; • Refletir sobre a atuação do pedagogo na proposição de vivências em diferentes espaços de aprendizagem; PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia • Identificar as especificidades do trabalho a ser desenvolvido nos anos iniciais do ensino fundamental e articular as diferentes áreas do conhecimento; • Entender que as atividades planejadas na produção textual podem ser aplicadas no contexto do estágio curricular. Prezado aluno, Seja bem-vindo a este semestre! A proposta de Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) terá como temática “As práticas de Leitura em uma classe hospitalar”. Escolhemos essa temática para favorecer o estudo sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares. A pedagogia hospitalar realiza o acompanhamento pedagógico de crianças que se encontram hospitalizadas e que, por isso, não podem frequentar a escola regular. Segundo Farfus (2012), a atuação de profissionais da educação não se restringe mais a ambientes formais de educação, mas deve ser efetivada em múltiplos espaços, como empresas, hospitais e associações que promovem ações educativas. (FARFUS, Daniele. Espaços educativos: um olhar pedagógico. Curitiba: Intersaberes, 2012). A leitura costuma ser fortemente incentivada em espaços escolares, mas também pode ser estimulada em espaços não escolares. Considerando o trabalho desenvolvido na classe hospitalar, pode-se, inclusive, pesquisar livros que tenham temáticas que podem ser integradas a outros componentes curriculares. Vale lembrar que a BNCC (BRASIL, 2017) prevê "sobre formas de organização interdisciplinar dos componentes curriculares e fortalecer a competência pedagógica das equipes escolares para adotar estratégias mais dinâmicas, interativas e colaborativas em relação à gestão do ensino e da aprendizagem" (BRASIL, 2017, p.12). Observa-se, assim, que a leitura pode ser uma grande aliada do professor que precisa desenvolver práticas pedagógicas que auxiliem no desenvolvimento das crianças atendidas. Esse profissional precisa também incorporar uma consciência humanizada em sua prática pedagógica, contribuindo com a integração dos profissionais envolvidos no ambiente escolar. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia Considerando a relevância da temática em questão, torna-se necessário refletir sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares, as particularidades do acompanhamento pedagógico desenvolvido em ambientes não escolares, a importância da leitura nesse ambiente e a possibilidade de articular temática e conteúdos pertencentes aos diferentes componentes curriculares em tais práticas. A partir do exposto, prossiga para a leitura e interpretação da Situação Geradora de Aprendizagem. ORIENTAÇÕES DA PRODUÇÃO TEXTUAL 1. Leitura e interpretação da SGA Por meio da leitura da SGA e, também, da situação-problema destacada, você deve elaborar um texto crítico sobre “As práticas de Leitura em uma classe hospitalar”. A seguir, deve produzir um projeto de leitura a ser desenvolvido nesse espaço. Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) Laura é professora-pedagoga dos anos iniciais do Ensino Fundamental há alguns anos. Ela atua na parte da manhã em uma escola municipal no interior de Minas Gerais e já trabalhou desde o 1º até o 5º ano. A professora recebeu um convite para lecionar para crianças hospitalizadas. Inicialmente, sentiu-se bastante insegura, já que nunca havia trabalhado em espaços não escolares, entretanto, resolveu vencer mais esse desafio e aceitou o convite. As possibilidades de atuação do pedagogo em ambientes não escolares têm sido cada dia mais evidentes. Hospitais, empresas, ONGs, igrejas e associações buscam, com frequência, por esse tipo de profissional. Logo após a sua contratação, a professora Laura foi comunicada pela direção do hospital que ela deveria desenvolver um projeto de leitura no hospital, pois eles acreditavam que a leitura poderia ser um importante aliado no acompanhamento pedagógico a ser desenvolvido com as crianças. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia Situação-problema: A partir da orientação realizada pela direção do hospital, a professora Laura começou a refletir sobre a elaboração do projeto solicitado, mas muitas dúvidas permearam seus pensamentos: “Esse projeto de leitura será somente para as crianças ou poderá ser ampliado para os seus familiares?”, “Como posso articular os livros lidos pelas crianças com os conteúdos de cada componente curricular?”, Enquanto ainda estava conhecendo o hospital e imersa em meio a tantas perguntas, a direção do hospital comunicou a professora que ela deveria entregar por escrito um projeto de leitura para ser desenvolvido com as crianças que seriam atendidas na classe hospitalar no prazo de uma semana. A direção precisava do projeto em mãos para conseguir doações de livros para desenvolver o projeto. A partir da informação recebida, a professora começou a elaborar o projeto. O seu desafio, agora, é: Se coloque no lugar da professora Laura, reflita sobre as particularidades do trabalho a ser desenvolvido no ambiente escolar e elabore um projeto de leitura voltado às crianças de 6 a 10 anos de idade. ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO Após análise da situação-problema, você deverá: a) Ler os textos indicados: Texto 1: O papel da literatura infantil para crianças e adolescentes hospitalizados no enfrentamento dos medos infantis. (Disponível em: https://educere.bruc.com.br/cd2011/pdf/5380_3364.pdf) Texto 2: Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo. (Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7725) Texto 3: Leitura significativa – prática em todas as disciplinas do currículo escolar. (Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/visaoglobal/article/view/502/244) PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia b) Produzir um texto argumentativo sobre a relevância da atuação do pedagogo em espaços não escolares, as particularidades presentes na pedagogia hospitalar e o papel da leitura para crianças hospitalizadas. c) Elaborar um projeto de leitura a ser aplicado em uma classe escolar com crianças de 6 a 10 anos de idade. A partir da leitura da situação-problema apresentada e a necessidade de elaborar o projeto em questão, seguem algumas questões relevantes para nortear a reflexão sobre o caso relatado: a) Quais as particularidades do acompanhamento pedagógico em classes hospitalares? b) Quais os cuidados necessários para o trabalho a ser desenvolvido nesse ambiente? c) Como é possível desenvolver um trabalho em parceria com a família? Após a reflexão sobre essas questões, seguem orientações para o desenvolvimento do trabalho: • Para o desenvolvimento da proposta de ensino, a ser elaborada para esta PTG, você deverá, obrigatoriamente, fundamentar-se nos conceitos teóricos desenvolvidos pelos estudos das disciplinas do semestre. ORIENTAÇÕES E NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL A produção textual deve ser organizada por meio dos seguintes itens, a serem considerados pelo acadêmico: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia 1º) Realização da leitura dos textos indicados. Além dessas indicações, o acadêmico poderá utilizar os materiais disponibilizados pelas disciplinas do semestre e outros materiais que julgar adequados. 2º) Elaborar a Introdução da produção textual, neste tópico, você deverá fazer, com até uma página, uma apresentação sobre o que será abordado no trabalho, expor os objetivos e a importância de sua realização. 3º) Para o Desenvolvimento do trabalho, você deve elaborar um texto, entre 4 a 6 páginas, sobre a atuação do pedagogo em espaços não escolares, as particularidades do acompanhamento pedagógico desenvolvido em ambientes escolares, a importância da leitura nesses ambientes e a possibilidade de articular temática e conteúdos pertencentes aos diferentes componentes curriculares em projetos de leitura. Você também deve apresentar um projeto de leitura a ser aplicado em uma classe escolar com crianças de 6 a 10 anos de idade. Adote o modelo a seguir: Proposta Tema Nome fictício. Justificativa Refere-se à explicação sobre a importância do trabalho (projeto). Objetivo geral Definição do que se trata a ideia central do trabalho. Deve expressar, de forma clara, qual é a intenção daquele projeto. Objetivos específicos Refere-se ao que se espera com o desenvolvimento do trabalho realizado com os alunos. Se configura como as metas traçadas para o aprendizado, as quais serão atingidas a partir das atividades desenvolvidas em sala. Metodologia São os caminhos percorridos para que os objetivos sejam atingidos. Tratase de um conjunto de técnicas e métodos que direcionam o modo como PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia os conteúdos serão socializados. Não se esqueçam de descrever as ações que serão realizadas. Recursos didáticos São os materiais e/ou equipamentos que serão utilizados como suporte para a realização das atividades propostas. Avaliação Modo como o professor irá acompanhar o processo de aprendizagem dos alunos, verificando os avanços e o que ainda necessita de aperfeiçoamento. Referências Material teórico que subsidiou a construção das aulas. 4º) Para finalizar, você deverá fazer suas Considerações finais, apresentando a conclusão do seu trabalho, sintetizando os elementos discutidos no seu texto (até 1 página). Manifeste o ponto de vista e opiniões sobre o assunto trabalhado, fundamentas nas referências bibliográficas. Apresente também as contribuições que o trabalho trouxe para o seu aprendizado. 5º) Anexos e apêndices: Apresentar, caso sejam utilizados, materiais, imagens, fotografias ou registros. 6º) Referências: não se esqueça de listar todos os autores e materiais que utilizou para desenvolver o trabalho. Orientações importantes: 1. A atividade deverá ser realizada INDIVIDUALMENTE. 2. Atenção ao prazo de inserção do arquivo na pasta do Ambiente Virtual. Não existe prorrogação para a postagem da atividade. 3. Deve conter, depois de pronto, capa e folha de rosto padrão, sendo organizado no que tange à sua apresentação visual (tipos e tamanhos de fontes, alinhamento do texto, espaçamentos, adentramento de parágrafos, apresentação correta de citações e referências, entre outros elementos importantes), conforme normas da ABNT. PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL – PTI Pedagogia 4. Os trabalhos devem ser enviados em arquivo de Word. A seguir, apresentamos alguns dos critérios avaliativos que nortearão a análise para a nota a ser atribuída pelo Tutor a Distância à produção textual: • Normalização correta do trabalho, em respeito às normas da ABNT. • Respeito ao número de páginas solicitadas. • Apresentação de uma estrutura condizente com a proposta apresentada (com introdução, desenvolvimento e conclusão). • Uso de linguagem acadêmica adequada, com clareza e correção, atendendo à norma padrão. • Abordagem de todos os itens propostos para reflexão, considerando os seguintes aspectos: clareza de ideias, objetividade, criatividade, originalidade e autenticidade. • Fundamentação teórica do trabalho, com as devidas referências dos autores eventualmente citados. Lembre-se de que seu Tutor a Distância está à disposição na Sala do Tutor para lhe atender em suas dúvidas e, também, para repassar orientações sempre que você precisar. Aproveite esta oportunidade para realizar um trabalho com a qualidade exigida por um trabalho acadêmico de nível universitário. Um ótimo trabalho! Equipe de professores

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ESTAGIO PRONTO TODOS OS CURSOS FAVENI

  CENTRO UNIVERSITÁRIO FAVENI                             RELÁTORIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PROJETO PRÁTICO PERÍODO PANDEMIA COVID - 19                                                                                                                    GUARULHOS 2020   Prezados Acadêmicos!   O estágio é um componente curricular de caráter teórico-prático que tem por objetivo principal proporcionar ao estudante a aproximação com a realidade profissional, com vistas ao aperfeiçoamento técnico, cultural, científico e pedagógico de sua formação acadêmica, no sentido de prepará-lo para o exercício da profissão e da cidadania. Durante o período da pandemia o Centro Universitário UNIFAVENI adotará esse modelo de projeto de estágio, para que os alunos concluintes não sejam prejudicados com relação ao término de seu curso. O projeto de estágio tem como finalidade acrescentar no conheci

TCC FAVENI PRONTO WORD PDF

PREZAD@ALUN@! LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES ABAIXO, ANTES DE ENVIAR O TCC. TCC (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - O trabalho (ARTIGO) deverá ser enviado em formato DOC ou DOC.X(Word). Reiteramos que TCC’s plagiados e com temas não condizentes com a área do curso serão REPROVADOS. Caso o TCC seja considerado PLÁGIO, o aluno estará sujeito a um ônus no valor de R$249,99 para uma nova correção. Reiteramos também que TCC’S reenviados para reformular não estarão condicionados a nenhuma taxa de cobrança. ATENÇÃO! A faculdade possui o PRAZO DE 30 DIAS PARA CORREÇÃO do TCC. Se desejar a conclusão de seu curso em determinada data, deverá regularizar as pendências e concluir o curso antecedência para que na data que necessita da certificação já esteja com o documento em mãos. Os professores não são responsáveis ou se comprometem em agilizar o processo de correção para alunos que não concluíram o curso e realizam inscrições em processos sel

tcc pronto faculdade IBRA

  TÍTULO DO TRABALHO: Subtítulo, quando houver [1] (Escrito em negrito, fonte tamanho 16, cor preta, caixa alta, caso insira subtítulo ele deve ser separado do título por dois pontos e apenas sua primeira letra ser escrita em caixa alta) Insira seu nome completo aqui [2] (Escrito em negrito, fonte tamanho 12, cor preta, caixa alta somente nas iniciais) Faça duas notas de rodapé, sendo a primeira no final do título (ou subtítulo) do trabalho com as informações referentes a seu curso. A segunda nota deve conter seu curso, conforme exemplo. Declaro que o trabalho apresentado é de minha autoria, não contendo plágios ou citações não referenciadas. Informo que, caso o trabalho seja reprovado duas vezes por conter plágio pagarei uma taxa no valor de R$ 250,00 para terceira correção. Caso o trabalho seja reprovado não poderei pedir dispensa, conforme Cláusula 2.6 do Contrato de Prestação de Serviços (referente aos cursos de pós-graduação lato sensu , com exceção à Engenharia de Segur